Blog do Jornal Dois Irmãos


31 de mai. de 2014

CAUSA NOBRE

Tania emprestou uma peruca para Jureci da Costa
que está com câncer de mama.

Cabeleireira mobiliza região na doação de cabelos para confecção de perucas a quem tem câncer

 Uma menina de 8 anos com câncer e careca usou o salão de beleza da cabeleireira Tania Martyni, 46 anos, como cenário para fotografar. E a partir de então a profissional teve a ideia de ajudar as pessoas com essa doença, através da doação de cabelos para a confecção de perucas. Tudo isso começou há cerca de dois meses, e até agora ela já arrecadou material suficiente para seis perucas. Tania é cabeleireira há 21 anos, em Novo Hamburgo, e convida todos os salões de beleza de Dois Irmãos a se mobilizarem nesta causa tão importante, principalmente, para mulheres e meninas que sofrem com a doença. 
Segundo a profissional, o cabelo que muitas vezes é lixo nos salões pode ajudar na auto-estima de muitas pessoas. “É um projeto a longo prazo, e nós cabeleireiros podemos nos reunir para ajudar”, diz Tania, destacando que a sensação de ver a felicidade dessas pessoas não tem preço. Após o corte, o material é amarrado em mechas com borrachinhas. O próximo passo é fazer uma parceria com alguma empresa que possa confeccionar as perucas. Para doar, é preciso cortar no mínimo 10 cm de cabelo. “Estamos tentando agendar uma reunião com o diretor da SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul), para ver a possibilidade das detentas confeccionarem as perucas”, conta a cabeleireira. 
A pequena Allicy de Lima, 7 anos, doou 46cm do cabelo
para a confecção de perucas

Para participar da doação, basta ligar para 3594-8682 ou 9735-0045, e agendar um horário com 5% de desconto. 

O horário de funcionamento do salão de Tania é de terça a sábado, das 9h às 20h. O endereço é rua Pedro Adams Filho, nº 6664, Novo Hamburgo.

30 de mai. de 2014

Dois Irmãos começa a celebrar os 190 anos da imigração alemã

Ao som de bandinha típica alemã, o ator e diretor Carlos Alberto Klein, da Curto Arte, e coralistas da Associação Cultural Cantares, estiveram pelas ruas de Dois Irmãos na manhã desta sexta-feira para divulgar oficialmente a abertura das comemorações alusivas aos 190 anos da Imigração Alemã no Brasil. Eles visitaram, inclusive, o Jornal Dois Irmãos, a prefeitura municipal e pontos turísticos da cidade.
Nesta sexta, o maior objetivo foi divulgar o baile alemão típico de antigamente, que acontece no dia 25 de julho, a partir das 22h, na Sociedade Atiradores. No baile, além de decoração típica e animação das bandas Baila Baila e K’necus, haverá ainda a venda de früschtück. Os ingressos podem ser a
dquiridos a partir de terça-feira, dia 3, na Curto Arte e com membros do Cantares. O ingresso de casal é 25 reais e o individual é 15. Reservas de mesas, a 20 reais, também podem ser feitas na Curto Arte a partir de segunda-feira, dia 2. “Para o baile, sugerimos que todos se vistam com trajes festivos, como era o costume da tradição germânica”, destaca a companhia.
Antes do baile, haverá uma caminhada luminosa, onde toda a comunidade está convidada a participar. A saída será às 21h, em frente ao Jornal Dois Irmãos, com destino à sociedade. A caminhada lembrará as antigas saídas noturnas, onde os imigrantes levavam suas próprias luminárias, feitas com materiais recicláveis. Uma bandinha acompanhará todo o trajeto percorrido.

29 de mai. de 2014

Eles também estão ligados na onda virtual

Lá em 2005, iniciava no Colégio Imaculada Conceição um projeto de informática para envolver, em especial, os idosos, com o objetivo de aproximá-los das novas tecnologias do mundo. Hoje, quase 10 anos depois, a professora de informática Fabiane Schmitt segue com o trabalho, reunindo cada vez mais o público da terceira idade.
Atualmente, 55 alunos integram o projeto “A Terceira Idade e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, divididos em três turmas, nas terças e quintas-feiras à tarde. Uma das turmas, inclusive, foi criada em parceria com um projeto da prefeitura. “O foco é a internet, as redes sociais, as ferramentas com as quais eles podem interagir com as outras pessoas. Hoje, por exemplo, eles estão aprendendo a mexer nos e-mails”, diz Fabiane.
A aluna Helga Maioli, de 72 anos, moradora do Centro, ingressou no projeto com o objetivo de aperfeiçoar o que já sabia. “Eu queria aprender mais, saber como funciona tudo desde o início. Utilizo muito a internet para mandar e receber mensagens”, diz ela.
A colega Ana Birck Horn, de 53 anos, também moradora do Centro, viu no projeto uma agrande oportunidade de aperfeiçoamento. “Vamos aprendendo aos poucos. Eu via meus filhos mexendo no computador e ficava do lado, acompanhando, aí surgiu a curiosidade. Meu marido também incentivou”, afirma ela, feliz com o novo aprendizado.






Projeto no Imaculada Conceição oferece aulas de informática para quem não nasceu na era do computador. Na foto, a aluna Ana Birck Horn, de 53 anos, recebe o auxílio da monitora Laura Fleck Harff.

Escola 29 de Setembro inaugura brinquedoteca

“Não há nada mais sério que uma criança brincando”.

Com essa preocupação e o objetivo de estimular o aprendizado e garantir o direito de brincar dos alunos, que a escola municipal 29 de Setembro, no bairro Moinho Velho, inaugurou sua brinquedoteca na manhã desta quarta-feira. O espaço já faz a alegria das crianças com jogos lúdicos e brinquedos diversos. Ele foi instalado num ambiente de 60m² no mezanino do ginásio de esportes da escola. 
De acordo com o diretor Gerson Kolling, a ideia da brinquedoteca já vinha sendo analisada há mais tempo e foi feito em parceria com o Conselho Escolar. “Os brinquedos ficam num ambiente mais apropriado para elas brincarem e a sala de aula também fica mais organizada”, diz ele, ressaltando que já foram encaminhados alguns projetos para a compra de mais brinquedos e jogos lúdicos.A secretária municipal de Educação, Adriana Trieweiler, parabenizou a iniciativa e criatividade da escola na criação do espaço. “Os momentos de prazer na infância são fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada um”, diz Adriana.
A inauguração contou com a presença do vice-diretor Lúcio Habitzreuter, as professoras Vanessa Orsi, Rosa Maria Lutz e Leonara Davila, e a coordenadora da Secretaria de Educação Adriana Krug.

28 de mai. de 2014

O desafio é ter uma vida mais saudável!

Dois Irmãos e Morro Reuter se mexeram literalmente nesta quarta-feira, 28 de maio, com a realização do Dia do Desafio 2014. Escolas, indústrias, comércio, grupos de melhor Idade, academias, núcleos esportivos e a comunidade em geral praticaram atividades físicas diversas.
Alunos da escola estadual 10 de Setembro, por exemplo, tomaram as ruas do Centro de Dois Irmãos para fazer uma caminhada. Já o Colégio Imaculada Conceição parou por 15 minutos nos dois turnos para fazer atividades de alongamento e aquecimento em dupla, no pátio da escola. Pela manhã, 300 alunos, professores e funcionários participaram das atividades. O número chegou a 133 na parte da tarde. Funcionários da prefeitura também se movimentaram por 15 minutos. Na disputa entre cidades, Dois Irmãos enfrenta a cubana Villa Clara-Cifuentes.
Em Morro Reuter, os alunos do Projeto Bom Dia Escola fugiram da rotina e praticaram atividades ao ar livre. O município está competindo com a cidade de Bom Sucesso de Itararé, em São Paulo.
A cidade vencedora do desafio será a que reunir o maior número de pessoas desenvolvendo alguma atividade física por pelo menos 15 minutos. A coordenação regional está sob a responsabilidade do SESC/Novo Hamburgo, juntamente com as cidades integradas.

DIA DO DESAFIO
A campanha incentiva a prática contínua de atividades físicas. Foi criado no Canadá e é difundida mundialmente pela Tafisa (The Association For International Sport for All), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O evento tem como objetivo a mobilização do maior número de pessoas de todas as idades, numa competição saudável.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje.



27 de mai. de 2014

Pedestres escapam do pior em acidente impressionante

Colisão envolvendo dois veículos na Av. Irineu Becker ainda atingiu um terceiro, provocando grande estrondo

Meriva invadiu a acalçada e ainda atingiu um carro
estacionado depois de atravessar a frente da Scenic
na sinaleira da Irinei Becker
 Um acidente impressionante por pouco não terminou em tragédia na manhã de hoje. A colisão entre dois veículos aconteceu na sinaleira entre as avenidas Irineu Becker e 25 de Julho, por volta das 11h15, e ainda atingiu um terceiro carro que estava estacionado. O mais incrível é que um dos veículos invadiu a calçada, parando cerca de 50 metros depois.
De acordo com informações da Brigada Militar, o Scenic placas IME-1578, conduzido por Renato Dieter, 54 anos, seguia pela Av. Irineu Becker, no sentido bairro/Centro, e a Meriva placas IQG-6241, conduzida por Soni José dos Santos, 49 anos, trafegava pela Av. 25 de Julho, também e em direção ao Centro, quando colidiram no cruzamento. A Meriva ficou desgovernada, subiu a calçada e ainda bateu de raspão numa árvore, só parando quando atingiu o Focus placas JOO-7799, de Jorge Vanderlei Stein, 39 anos, que estava estacionado na Irineu Becker. Segundo a Polícia Civil de Dois Irmãos, a Meriva teria passado o sinal vermelho.
Quatro pessoas estavam na veículo. Um deles era o pequeno Vinícius dos Santos, de 2 anos, que estava sendo levado ao Hospital São José para ser atendido em razão de um corte na boca, ocasionado por um tombo em casa. Dos quatro ocupantes, apenas o menino e o avô, Soni, precisaram de atendimento. Soni foi levado ao Posto 24h. Passou por raio-X, mas não teve ferimentos e foi liberado no início da tarde. O pequeno Vinícius foi levado ao Hospital São José e posteriormente encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde passaria por avaliação de um especialista e faria uma sutura, em razão do corte na boca.

“Só deu tempo de pular para o lado”
No momento da colisão entre os dois veículos, havia pessoas caminhando na calçada. Um deles era o vendedor da loja Solar Marcelo Eckert, 30 anos. Ele é de São José do Hortêncio, mas veio a Dois Irmãos para substituir a colega Greice Blume, que trabalha na Solar de Dois Irmãos e está afastada do trabalho em razão da tragédia ocorrida com sua filha na madrugada de segunda-feira. Por pouco, Marcelo não foi atingido pela Meriva. “Ouvi o estouro, olhei para trás e vi o carro vindo desgovernado. Só deu tempo de pular para o lado. Se eu não olho para trás, teria passado por cima de mim”, conta ele, aliviado. Quem também escapou por pouco foi seu Rodolpho Lautert, 74 anos, que entrou correndo na Artepell. “Vi o carro vindo e corri para dentro da loja”, relatou ele, ainda bastante nervoso.

26 de mai. de 2014

Prefeitura de Dois Irmãos concede área para o CTG Liberdade Gaúcha

CTG Liberdade Gaúcha firmaram parceria na manhã do último sábado, dia 24, com a assinatura do termo de concessão da área de 1.238,25 m², no bairro São João, para uso da entidade. Neste local o CTG poderá construir sua sede que fica localizada na Rua Monte Sinai.
A prefeita Tânia da Silva assinou, juntamente com o patrão da entidade, Ildo Simon, o termo que autoriza o CTG a utilizar o terreno para o desenvolvimento de atividades culturais. Segundo Tânia, o tradicionalismo deve sempre ser incentivado como forma de preservar as raízes da nossa cultura. Ela parabenizou o envolvimento dos integrantes que se empenharam para agilizar a documentação que possibilitasse a concessão. Ainda esta semana deverá ser protocolado um pedido junto ao Departamento de Meio Ambiente para que possa ocorrer a limpeza da área, a fim de erguer uma estrutura provisória até a construção do galpão.
A solenidade no local contou com a presença de representantes da administração, entre eles o vice-prefeito Jerri Meneguetti e o secretário de Planejamento e Habitação, Nei Fernando Ferraz. Representantes do CTG e da Associação de Moradores também estiveram presentes.