Blog do Jornal Dois Irmãos


18 de jul. de 2013

Maus tratos preocupam Associação dos Animais

Diversos casos de maus tratos de animais foram registrados nos últimos meses em Dois Irmãos e a situação vem preocupando cada vez mais a Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos, entidade que acolhe animais de rua que necessitam de cuidados. 
São diversos tipos de agressão, desde pauladas, até queimaduras graves. Os casos mais recentes indignaram ainda mais a Associação dos Animais. “São casos absurdos. As pessoas precisam saber que existe Lei que pune maus tratos, além de multas que devem ser pagas pelos agressores. Em Dois Irmãos, infelizmente, esta lei não é cumprida, e gostaríamos de saber o porquê”, destaca Vera Sbroglio, presidente da entidade. 


 Outro caso foi registrado no bairro Bela Vista em junho. Foram recolhidos um poodle branco e uma schnauzer com yorkshire. O poodle estava todo sujo, com pelo longo. Foi acolhido pela associação, recebeu os cuidados necessários e já foi adotado por uma família de Nova Petrópolis. Já a outra cadelinha, a Duda, como é chamada pelas voluntárias da associação, foi atropelada e sofreu 10 fraturas, por todo o corpo. Foi também acolhida pela associação, e em seguida levada a uma clínica, onde passou por cirurgia e recebeu todos os cuidados. Ficou em uma casa de família durante a recuperação e foi adotada por uma menina de Nova Petrópolis.

 No final de junho, este mestiço labrador preto foi abandonado nas proximidades do ginásio de esportes do bairro Navegantes, e, em seguida, atropelado por um veículo que não parou para prestar socorro. Foi socorrido por um motoqueiro, por volta das 10h30, que parou no local e entrou em contato com a Associação dos Animais, pedindo ajuda. De acordo com Sara Braum Capeletti, o cão foi recolhido pela prefeitura por volta das 14h30, depois de muita insistência. Ainda aguarda por adoção. 

 Um dos casos mais graves foi registrado no final do mês passado, quando uma cadela de raça indefinida foi espancada e teve as orelhas queimadas no bairro Bela Vista. “Uma menina me ligou chorando no telefone, contando sobre a agressão. Já era por volta das 11h30. Pedi ajuda e quando chegamos lá, a cadela tinha sido socorrida por um funcionário da prefeitura, que logo enfaixou a cabeça dela. Ela ainda conseguiu se arrastar até o Posto de Saúde do bairro, depois ficamos sabendo que as meninas do posto cuidavam e alimentavam ela, por isso procurou ajuda lá. Levamos para a clínica veterinária e ela ficou internada quase duas semanas, se recuperando aos poucos. Hoje, ela foi adotada por uma das meninas do posto, e está sendo muito bem tratada”, conta Sara Capeletti, da Associação dos Animais.

 Este poodle foi recolhido na Picada Verão, próximo a Usina de Reciclagem, com um arrame no pescoço. Por sorte, foi acolhido a tempo, e salvo. Hoje já foi doado e convive em um novo lar. 

Na Av. Sapiranga, uma cadela preta, de mistura maltês com poodle, foi abandonada dentro de uma caixa, no meio da estrada. O animal foi socorrido por um motoqueiro, que a levou até a associação. É muito mansa e dócil, e também aguarda por um novo lar.

 Esta cadelinha seguiu uma moradora do bairro Primavera até em casa e está à procura do dono ou de um novo lar. 

Associação pede ajuda
Em diversos casos, os animais precisam passar por processos cirúrgicos de urgência. Apesar de a Associação Amigos dos Animais procurar por clínicas veterinárias com preços mais acessíveis, eles seguem sendo altos, diante das arrecadações da entidade. Da prefeitura, a Associação recebe R$ 3.500,00. “As cirurgias de urgência não podem ser pagas com este valor, porque nestes casos não temos como buscar três orçamentos em razão do curto tempo. Conseguimos descontos nas clínicas, mas mesmo assim pagamos tudo com muito sacrifício. Pedimos que, aqueles que puderem nos ajudar doando qualquer quantia, façam. Temos duas cirurgias que ainda não foram pagas, totalizando R$ 1.100,00”, diz Vera. Quem quiser entrar em contato com a associação, pode ligar para o telefone 9947-4189. Vera ressalta ainda que, quem deixa o animal com corrente curta, em casa estragada, prato de comida e pote de água sujo, e também em local sujo, também é maus tratos. 

Próximos eventos da Associação dos Animais
- 25/07, às 19h30: Eleição da nova diretoria e novos voluntários da entidade, na Sociedade Santa Cecília;
- 27/07, das 9h às 16h: Brechó da Associação na Praça do Imigrante. A entidade segue aceitando doações para o evento, que podem ser entregues no Supermercado Dois Irmãos, K&K Vídeo Locadora e Fashion Multimarcas.
- Doa-se três gatos, um branco com cinza e dois pretos. Contato pelo telefone 9947-4189.

Nenhum comentário:

Postar um comentário