Blog do Jornal Dois Irmãos


1 de nov. de 2013

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

A partir de hoje, dia 1º, Dois Irmãos ganha um novo colorido. Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora chegou a vez de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e os riscos do câncer de próstata, através da campanha do Novembro Azul. Num alerta especial à saúde do homem, na manhã de hoje voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer percorreram vários pontos da cidade para fazer a troca da cor dos laços, que estiveram rosa em outubro e agora ficam azuis, e que estão localizados na Praça do Imigrante, na prefeitura de Dois Irmãos, na Av. Irineu Becker, no Palco Móvel e agora também na Praça dos Três Poderes.
Realizado pela primeira vez em Dois Irmãos, de acordo com Carmen Zamboni, presidente da Liga de Combate ao Câncer de Dois Irmãos, o objetivo do Novembro Azul é alertar para o câncer de próstata, sobre os riscos e a importância da prevenção. “A partir de agora vamos intensificar a divulgação, através de palestras e panfletagem, entre outros recursos, da conscientização sobre o câncer de próstata, sem deixar de lado, é claro, a campanha de prevenção ao câncer de mama, que também atinge os homens”, afirma Carmen, completando que, apesar das campanhas de prevenção se intensificarem em outubro e novembro, esse trabalho de conscientização acontece durante todo o ano.
Por ano, são diagnosticados 47 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença é a principal causa de óbitos relacionada ao sexo masculino no mundo. Pesquisa realizada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com 5 mil homens de cinco capitais brasileiras, revela que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 44% nunca foram a uma consulta com um urologista.
Além disso, os novos casos de câncer devem aumentar 38,1% no Brasil ao longo desta década, passando de 366 mil casos diagnosticados em 2009 para mais de 500 mil novos casos em 2020, segundo um artigo assinado por mais de 70 especialistas na revista especializada Lancet Oncology.

AINDA SOBRE O OUTUBRO ROSA 
A presidente Carmen também agradeceu a cooperação dos comerciantes, que enfeitaram suas vitrines, e pessoas que utilizaram as camisetas alusivas ao Outubro Rosa, que deram mais visibilidade à campanha, destacando que, para o próximo ano, espera que ainda mais pessoas participem das programações promovidas pela campanha. Além disso, Carmen destaca que as caixinhas de doações do Outubro Rosa serão recolhidas a partir da próxima segunda-feira, dia 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário