Blog do Jornal Dois Irmãos


3 de dez. de 2013

Morro Reuter busca incentivar cultivo e produção de lavanda

Em meio aos morros e ao verde da localidade do Morro do Pedro, próximo à divisa entre Presidente Lucena e Morro Reuter, existe uma flor roxa aromática que se destaca: um campo de lavanda. 
O publicitário hamburguense, Giano Carlo Jantsch, 41 anos, resolveu investir na produção de lavanda em agosto de 2012, em sua propriedade de 10 hectares, herdada de familiares. No momento, são 6 mil mudas plantadas em aproximadamente um hectare, mas ele já pensa em expandir o plantio. 
Em 2014, o grande objetivo do Poder Executivo de Morro Reuter é incentivar o cultivo da lavanda entre os produtores da cidade. “Queremos que seja mais um mote econômico para eles”, comenta Deisi Rafaeli Schneider, chefe do Departamento de Turismo. 
A expectativa de Giano é de que em dois anos recupere todo o investimento feito na produção da espécie Dentata, originária da França. Na primeira colheita, feita em março passado, de 250 quilos da planta jovem (flores e galhos), já foi extraído um litro de óleo. O líquido pode servir para a fabricação de outros produtos como sabonetes, fragrâncias e produtos de limpeza. O empreendedor vendeu a primeira produção para farmácias de manipulação. Segundo Giano, o óleo foi vendido a um preço médio de R$ 22 por 10 ml. A próxima extração será ainda neste mês. 
Toda a extração é manual e atualmente ele conta com quatro funcionários. As flores e os galhos são cortados numa altura de 15 centímetros, para que ela volte a brotar. A extração do óleo demora duas horas. Cada 100 quilos da planta produzem um litro de óleo. 
A única manutenção necessária neste tipo de plantação, segundo Giano, é a limpeza dos canteiros. “É uma flor resistente ao frio e calor. Esse é um dos motivos do empreendedor investir na lavanda”, diz ele. A moradora de Presidente Lucena, Irmgard Schmitt, 50 anos, é uma das quatro pessoas que ajudam na colheita da lavanda. “A colheita é fácil e eu gosto de fazer. Antes eu trabalhava com agricultura e silvicultura. Era um trabalho bastante pesado”, afirma ela, feliz com a lavanda.

NOVOS EMPREENDORES
Além disso, o empreendedor também já comercializou buquês para casamentos. O campo do empreendedor foi um dos locais visitados pelas pessoas que prestigiaram a Festa da Lavanda durante os roteiros diários. O campo de lavanda é livre de agrotóxicos. 
O vice-prefeito Harri Becker também deseja plantar lavanda em sua propriedade em Morro Reuter.

Um comentário:

  1. Adorei esta reportagem, fiquei tão encantada que coloquei na minha prova de geografia, quero que os meus alunos conheçam esta cidade linda.
    Pretendo visitá-los assim que passar em Gramado.

    Obrigada.
    Márcia Milani

    ResponderExcluir