Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de ago. de 2013

Setembrinos se preparam para mais uma viagem internacional

Turma do Expressinho do 7 está pronta para sacudir a América do Sul
 Depois da passagem do Veterano A do 7 de Setem­bro por gramados europeus, em 1999, agora a turma promete abalar as estruturas da América do Sul.
Integrantes do Expressinho organizam os últimos preparativos para uma viagem a Buenos Aires, na Ar­gentina, e Santiago, no Chile, de 22 a 26 de agosto. O roteiro, é claro, inclui um amistoso internacional contra o selecionado local, formado por brasileiros e chilenos. A partida será dia 24, às 11h da manhã, no Campo da Gerdau na cidade de Santiago do Chile.
Como estampava a reportagem especial do Jornal Dois Irmãos de 12 de novembro de 1999, a Europa nunca mais foi a mesma depois da passagem do fura­cão setembrino. E agora, na véspera da nova viagem, o que será da terra de Augusto Pinochet, Salvador Al­lende e Pablo Neruda? Quem poderá contar são os 26 setembrinos confirmados nesta aventura (ver relação abaixo). A propósito, o roteiro de viagem já está defi­nido. Na chegada, no dia 22, ocorre a aclimatação na cidade de Buenos Aires. No dia 23, tem a viagem a Val­le Nevado, El Colorado e Farellones; e janta no Res­taurante Giratório de Santiago. No dia 24, os atletas participam do jogo e de um city tour, e no dia 25 tem visita à vinícola Concha Y Toro, retornando no dia 26.

A viagem será de avião. O grupo chegará em Bue­nos Aires no dia 22, onde passará a tarde, e depois seguirá em novo vôo até Santiago. No último sábado, a turma esteve reunida com Marco Alles, da Rota Bra­sil Turismo, acertando os detalhes finais da excursão, que tem tudo para render boas histórias e muitas fo­tos. “Foto não vai faltar, pois o Bellarmino (Arandt) vai junto”, brinca Luciano Scholl, integrante do Ex­pressinho. Resta saber quem vai contar as histórias...


DELEGAÇÃO SETEMBRINA
QUEM VIAJA
Alberto Luciano Scholl
Arthur Exner
Ary Nienow
Bellarmino Arandt
Carlos Cristóbal Feiten
Celso Francisco Costa
César Nienow
Claiton Sander de Oliveira
Eduardo Martim Klaudat
Estevão Giovano Exner
Fábio Vier
Gilmar Lenhardt
Jardel André Kunz
João Paulo Fink
João Vítor Borba Hennemann
Jorge Luis Hennemann
José Marcelino Vier
Leandro José Wendling
Leandro Rolim Wendling
Lucas Argenta Neves
Paulo Roberto Hennemann
Roberto Hennemann
Rubem Ranft
Thobias Eduardo Johann
William Scholl
Ygor Exner

Adivinha qual foi o debate na Câmara de Vereadores?

A cansativa polêmica sobre a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) já tem data para acabar... Ou não! Na próxima semana, dia 14, será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com a participação de representantes do governo federal e dos municípios da região que podem ser beneficiados com a obra. A reunião é aberta ao público, com a primeira chamada às 18h30 e a segunda, às 19h.
Na sessão desta segunda-feira, o tema voltou à pauta, principalmente depois que a prefeita Tânia da Silva deixou claro que a prioridade é reestruturar o hospital e não construir a UPA.
- Apesar de a prefeita Tânia dizer que não quer construir a UPA em Dois Irmãos, nós temos que divulgar e esclarecer para a população o que é uma UPA. Se não construir, vamos ter que devolver 140 mil que já estão no município. Com isso, estaremos dizendo que Dois Irmãos não quer a UPA, que estamos bem e não precisamos de dinheiro. E se perdermos a UPA, vai ser muito difícil conseguir outro projeto grandioso na área da saúde – afirmou Joracir Filipin (PT).
Sérgio Fink (PTB) questionou o vereador da oposição:
- Filipin, pode dizer desde quando existe esse recurso de 140 mil no município? - perguntou ele, abrindo espaço para aparte.
Filipin foi à tribuna para responder:
- Desde 2012 já está depositado nos cofres do município.
O líder de governo, então, prosseguiu:
- Se o dinheiro já estava depositado em 2012, por que não iniciaram a construção? Por que não acreditavam na obra, talvez? Em 2009, 2010 e 2011 não foi apresentado nenhum orçamento para a construção da UPA em Dois Irmãos. Se isso é tão importante – a UPA é a “menina dos olhos” deles – por que em nenhum momento estava no Orçamento de vocês? – quis saber Sérgio.
Márcio Goldschmidt (PT) subiu à tribuna para rebater:
- A prefeita Tânia não quer construir a UPA, e isso é grave. Só espero que a partir da audiência pública eles mudem de opinião. Durante a campanha, falavam que a saúde estava péssima, mas até agora não apareceu nada novo. Falam que não vem recurso do governo federal, mas abdicam de mais de 2 milhões para construir a UPA e outros 2 milhões por ano para mantê-la - respondeu.
Paulinho Quadri (PMDB) parabenizou Tânia da Silva:
- Por que querer uma UPA com 2 milhões por ano, se nós vamos gastar isso com uma equipe 24h e ter que pagar outros 2 milhões para manter mais uma? Politicagem é vocês quererem trazer os vizinhos aqui... Tem que devolver logo esses 140 mil reais, pois construir uma UPA vai custar mais de 3 milhões, e de onde o município vai tirar dinheiro para contrapartida? - questionou o peemedebista.

“A Tânia não quer ouvir o povo”, diz Jair
O presidente Jair Quilin (PDT), por sua vez, lamentou a postura da prefeita da Tânia da Silva, que não pretende constuir a UPA em Dois Irmãos:
- Parece que a Tânia não quer debater o assunto, não quer ter diálogo, não quer ouvir o povo. Ela não é administradora, é enfermeira; assim como o Miguel era professor. A Tânia é política. E a Tânia foi eleita para ouvir o povo, mas não está ouvindo. Gostaria muito de discutir a questão da UPA para ter certeza de tomar a decisão correta – destacou Jair, reiterando que ela e seu vice Jerri Meneghetti (secretário de Saúde) também foram convidados para a audiência.
– É um assunto de interesse para Dois Irmãos. Por enquanto, ela está decidindo... Ou talvez algum ex-prefeito está decidindo por ela – completou.
No espaço de líder, Sérgio Fink voltou à tribuna:
- A UPA com certeza seria um grande negócio se fosse para atender exclusivamente o povo de Dois Irmãos. E por falar em democracia, eu lembro bem quando houve a discussão na Câmara sobre a vinda da Fundação Dr. Homero, em que o ex-prefeito (Miguel Schwengber) “bateu no peito” e deu no que deu. Dentro da sua limitação, este governo está fazendo muito. É difícil quando se pega uma prefeitura com as contas desorganizadas com estavam. É complicado reorganizar a casa, mas com certeza em breve teremos bons resultados – afirmou o vereador do PTB.
Enquanto o líder de governo voltava para seu lugar, o presidente Jair ainda comentou:
- Que a Tânia então não faça como o Miguel; que venha aqui e ouça a população – disse Jair.
Sobre o futuro do Hospital São José, Sérgio disse ontem que na semana que vem deve ir para a rua o edital de licitação da gestão dos serviços da entidade.

Agosto: mês do cachorro louco e faminto por sexo

Veterinária explica que neste mês aumenta o número de fêmeas no cio

Com certeza você já ouviu a expressão que agosto é o “Mês do cachorro louco”. Agosto também é considerado o mês do desgosto, azar e de muita energia negativa. São muitos acontecimentos históricos que podem fazer as pessoas acreditar que realmente possa ser um mês supersticioso. Entre alguns fatos históricos podemos citar que, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, no fim da II Guerra Mundial, Getúlio Vargas se matou em 24 de agosto de 1954, o Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961 e Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente de carro em 22 de agosto de 1976.
De acordo com a veterinária Katia Michele Hoffmann, o motivo da expressão do “Mês do cachorro louco” é que em agosto aumenta o número de fêmeas no cio por causa do clima. “Os machos ficam muito agitados com os "odores" que sentem no ar. Eles ficam parecendo 'loucos' e brigam para disputar quem vai cruzar com a fêmea, estes machos se machucavam muito por mordidas, levando a um aumento através da saliva da disseminação do vírus da raiva levando a doença”, diz a veterinária. Ainda segundo a veterinária, hoje em dia a doença da raiva é controlada com vacinação, mas mesmo assim as pessoas não devem deixar de vacinar anualmente os seus animais de estimação como cachorros e gatos.
Para evitar grandes problemas como as brigas entre os animais para disputar a fêmea, a veterinária orienta a castração. “É o método de controle mais eficaz e que não causa danos futuros tanto em cadelas quanto em gatas para evitar cio, gestações indesejadas, infecções de útero e tumores. Após serem castradas as fêmeas passam a ter uma vida mais longa e mais saudável”, explica Katia.

Dor, tristeza e revolta


Pai atropela as filhas gêmeas e a ex-sogra no São João.
Uma das meninas morreu na hora e ele fugiu do local


Tragédia aconteceu na Rua Rio de Janeiro, no bairro São João

O cenário era de tragédia no final da tarde de ontem, por volta das 16h50, na rua Rio de Janeiro, uma estrada de chão batido do bairro São João.
Duas meninas gêmeas, Lorrany Bach e Raiany Back, de 2 anos e 4 meses, e a avó, Romilda Tischer Vieira, de 64 anos, foram atropeladas por Orides Back, 30 anos, que dirigia o Gol azul placas IAZ-9675, de Dois Irmãos. Após atropelar a avó e as meninas, ele colidiu contra uma bananeira e fugiu do local sem prestar socorro.
O fato, que já era revoltante, mais tarde deu espaço a um sentimento ainda pior, uma mistura de indignação, desespero, surpresa: Orides é pai das meninas e ex-genro de Romilda. Uma delas, Raiany, morreu na hora, com grave ferimento na cabeça. A irmã e a avó foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe do SAMU. A avó foi levada ao Posto 24h, e em seguida encaminhada ao Hospital de Pronto Atendimento de Canoas, onde passou por uma bateria de exames. Não teve fraturas, apenas escoriações. Retornou ao posto e foi liberada na manhã de hoje. Já Lorrany segue em observação no Hospital São José de Dois Irmãos. Ela também não teve fraturas, apenas escoriações.
Segundo informações da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, Orides teria pego o carro minutos antes do fato em uma revenda de automóveis da Av. João Klauck para fazer um teste. O corpo da menina foi removido às 18h50, pela Funerária Schaumloeffel, após o trabalho do Instituto Geral de Perícias. A mãe das meninas, Rita Vieira, de 39 anos, por pouco, não chegou ao local da tragédia.
“Todos os dias ela passava na creche depois do trabalho para pegar a mochila das meninas, para que a mãe não precisasse levar. Ontem, quando ela chegou na creche, uma pessoa logo contou o tinha acontecido”, conta uma familiar. Ao receber a triste notícia, Rita passou mal e precisou ser socorrida ao Posto 24h.


A tristeza e a revolta
Desespero de amigos e familiares ao ver o corpo da pequena
O fato ocorreu próximo a um horário de intenso movimento perto do local, e em poucos minutos, moradores do bairro, conhecidos e familiares das vítimas chegavam à rua Rio de Janeiro. O sentimento era de revolta. Todos se questionavam sobre quem poderia ter atropelado as meninas e avó e ter fugido sem prestar socorro. “Isso é um monstro, não uma pessoa”, diziam os moradores. Até então, ninguém sabia quem era o motorista do Gol. A única pista era de que ele teria fugido para o matagal. A Brigada Militar fez buscas pelo mato, mas ninguém foi localizado.
A informação de que era o pai que poderia estar dirigindo o veículo veio a tona quase mais de uma hora depois do fato, quando um homem chegou no local informando que tinha visto Orides dirigindo o veículo por volta das 16h50, próximo a Ponte de Pedra, na entrada do bairro São João. Disse ainda que ele tinha deixado apagar o veículo e que tinha lhe cumprimentado. A partir daí, iniciou a busca pelo, até então suspeito, Orides Back.


Avó voltava da creche com as duas netas
O atropelamento ocorreu quando a avó voltava com as netas da creche Beira Rio, onde as meninas passam o dia desde janeiro de 2012. Buscar as netas fazia parte da rotina de Romilda, que levava as meninas para casa, na rua Tocantins. Por motivos de segurança, elas caminhavam pela Rua Rio de Janeiro, por ser menos movimentada.


Pais estavam separados
Velório da pequena Raiany ocorreu nesta terça-feira
Rita Vieira e Orides Back tiveram um relacionamento de quase dois anos. Há cerca de três meses, eles teriam se separado. Depois de um mês, Rita teria dado uma nova chance a Orides. Retomaram, mas a cerca de um mês estavam novamente separados.
De acordo com Nilvo Vieira, um dos irmãos de Rita, Orides sempre foi uma pessoa fechada. “Passava dias sem falar com a família. Chegava a passar 15 dias sem nem mesmo falar com a minha irmã. Sempre foi uma pessoa difícil de lidar”, conta ele, ressaltando ainda que, Orides “deu um recado” dias atrás. “Ele disse para um primo meu que mataria as meninas e depois se mataria, mas nunca achamos que ele seria capaz de realmente cometer essa brutalidade. Tenho vontade de falar muitas coisas para ele, mas a principal de todas, é falar o quanto ele é covarde”, diz o irmão, revoltado.
Ainda de acordo com o irmão, Orides seguia visitando as filhas, mas não podia entrar na casa. “Ele ficava na porta, abraçando as meninas”, lembra ele. Desde a separação, Orides estava morando no bairro Portal da Serra. Rita trabalha na Calçados Pegada. É natural de Herval Seco e está em Dois Irmãos desde 1988. Tem também um filho de 18 anos, do primeiro relacionamento.

Orides não teria ido trabalhar
Orides trabalha como pedreiro. Até pouco tempo atrás trabalhava em uma equipe e agora atuava junto a mais um colega. De acordo com um dos cunhados, Orides não teria ido trabalhar nesta segunda-feira. “Ele ligou para o companheiro de serviço e disse que não iria trabalhar porque estava com dor de barriga. Depois disso, ele não atendeu mais o telefone”, completa ele.

Raiany é lembrada com carinho por todos

Últimos trabalhinhos feito pela menina
Dia de comoção na creche Beira Rio
No local do acidente, a imagem do corpo de Raiany coberto por uma lona preta e com um par de sapatinhos deitados ao lado, emocionou a todos. Uma moça, visivelmente emocionada, falava da pequena. “Era uma menina calma, tranquila, querida, inteligente. Ainda na semana passada, ele (Orides) visitou as meninas na creche, e chorou muito, dizendo que estava arrependido. É inacreditável ele ter tido a coragem de fazer isso”, diz a moradora do bairro, que também trabalha na creche Beira Rio.
Na creche, a tristeza de todos era visível. “Era uma menina calma e sadia”, diz Líxia Stoffel, superintendente da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), segurando nas mãos os últimos trabalhinhos feitos por Raiany na creche. “Eles estavam trabalhando a amizade. Ela era uma menina muito querida”, completa, emocionada. Raiany era aluna da Turma 3A, e é lembrada também com carinho pela professora Viviane dos Santos. “Convivia com ela há cerca de 4 meses. A Raiany e a Lorrany sempre foram muito unidas, brincavam juntas, eram a dupla da turma. Sempre participativas e inteligentes. Uma protegia a outra”, conta Viviane.


Pai foi preso na manhã de hoje

Orides Back
Foragido desde o final da tarde de ontem, Orides Back, de 30 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil por volta das 10h30 desta terça-feira, na rua Picada 48, quase na divisa de Dois Irmãos com Ivoti. 
Segundo informações da Delegada Ariadne Langanke, da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, Orides será indiciado por homicídio doloso e tentativa de homicídio. Ainda segunda a delegada, buscas e investigações estavam sendo realizadas pela Polícia Civil e Brigada Militar desde o final da tarde de ontem. “Hoje pela manhã, na primeira hora, encaminhamos o pedido de prisão preventiva ao Fórum de Dois Irmãos, e seguimos as buscas. Dividimos nossa equipe e seguimos com diligências por toda a cidade. A prisão dele era uma questão de honra, precisávamos dar uma resposta a sociedade”, diz a delegada.
O enterro de Raiany foi às 14h desta terça-feira, no Cemitério Municipal de Dois Irmãos.

Orides nega intenção de matar, mas para delegada crime foi premeditado
Após a prisão, Orides prestou depoimento na Delegacia de Polícia acompanhado de seu advogado. De acordo com a delegada Ariadne, ele nega que tenha premeditado o crime. “Foi um depoimento longo. Ele declarou que tinha intenção de comprar o veículo, por isso havia pego para fazer um teste. Disse que queria ver as filhas e por isso foi até o bairro São João. No depoimento, relata que entrou na rua Rio de Janeiro em alta velocidade e acabou perdendo o controle do veículo e atropelando as três e que parou a uns 500 metros do local e, assustado, resolveu fugir para o mato”, relata.
Durante o depoimento, Orides teria dito também que há cerca de 1 mês a ex-companheira estava dificultando o seu contato com as filhas. “Este seria um dos motivos do desentendimento”, conta a delegada. A versão de Orides é contestada pela delegada Ariadne. “A convicção que tenho é de que foi intencional. Achei ele uma pessoa extremamente fria. E durante o depoimento ele deixou claro que não tinha a intenção de se entregar”, completa ela. Orides tinha duas passagens pela polícia, ambas de ameaça, em 2011. Ele foi encaminhado ainda na tarde de hoje ao Presídio Central de Porto Alegre.

Também na manhã de hoje, foram colhidos os depoimentos da mãe e da avó das meninas. A mãe, em seu depoimento na Polícia Civil, destacou que recebeu 80 ligações de Orides após a tragédia, mas não atendeu a nenhuma ligação.

5 de ago. de 2013

Crianças se apresentam na prefeitura

Prefeita adorou a homenagem e entrou na dança
Emoção e alegria marcaram a homenagem de aniversário para a prefeita Tânia da Silva, preparada pelos alunos das turmas 5 e 6 do Turno Inverso da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), na tarde desta segunda-feira. A homenagem dos 22 alunos foi através de apresentações de danças gauchescas em frente ao prédio da prefeitura de Dois Irmãos, preparadas durante a aula de Dança Gaúcha. Na ocasião também foi feito o lançamento dos novos trajes, segundo Simoni Hennemann, coordenadora do Turno Inverso. “Agradeço pela homenagem que foi uma verdadeira surpresa para mim e todos os funcionários da prefeitura. Nós precisamos destes momentos culturais”, disse a prefeita, que completou 50 anos no dia 16 de julho. A prefeita e o vice Jerri Meneghetti também dançaram a polonaise com os pequenos.

Placas da Rota Romântica ganham aplicativo inédito de realidade aumentada

As placas indicativas dos munícipios da Rota Romântica irão conter muito mais informações do que servir de ponto de referência na chega­da a uma das 14 cidades integradas ao roteiro. Utilizando uma nova tecnologia de realidade aumentada, chamada Trymax, basta posicionar tablets ou smartphones a logomarca da Rota Romântica para identificar fotos, mapas e even­tos. Semelhante a um código de barra ou QR Code, o aplicativo requer que o usuário aponte o seu aparelho para o marcador localizado na placa e clique na tela. O lançamento desta novidade ocor­rerá nesta quarta-feira, dia 7, às 16h, junto à placa indicativa da sede da Associação Rota Românti­ca (ARR), em Picada Café, na BR-116, km 193. Mais informações pelo telefone (54) 3285-2147 ou pelo e-mail contato@rotaromantica.com.br.

Carmen Zamboni é a nova presidente da Liga Feminina de Dois Irmãos


Sueli Gernhardt, antiga presidente da Liga, ao lado de
Carmen Zamboni, nova presidente eleita
 No último dia 26 foi eleita a nova diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos. A posse oficial foi no último dia 30, na sede da Liga. A nova presidente é Carmen Zamboni, e a vice-presiden­te é Cláudia Goetz. Ainda fazem parte da diretoria Es­ter Fritsch Koch (secretária), Tânia Koch (tesoureira), Cleia Cecília Prietsch (Conselho Assistencial), Sueli V. Gernhardt (Conselho Social) e Alice Effting Dexhei­mer (Conselho Educacional). No total, incluindo a di­retoria, a entidade conta com cerca de 70 voluntários.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Ir­mãos foi fundada em 2005 e desde 2011 conta com uma sede, localizada na rua Gramado, próximo a prefeitura. A entidade presta apoio a pessoas com câncer em Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Hoje, presta apoio a 76 pessoas, na maioria, mulheres. “O mais comum segue sendo o câncer de mama, mas também te­mos casos de câncer de pulmão, pele, próstata, útero, ová­rio e intestino”, destaca a presidente Carmen. Entre os 76 casos, estão pessoas de diversas idades. O caso de pesso­as mais jovens é de uma adolescente de 16 anos. Já os mais idosos ficam em torno dos 70 anos.
A Liga promove uma série de atividades em apoio às pessoas portadoras da doença. Porém, Carmen destaca que, para ser atendida pela Liga, a pessoa deve fazer um cadastro na entidade. “Visitamos cada uma das pessoas pelo menos uma vez por semana, aju­damos na medicação, analisando sempre a situação econômica de cada um, damos ranchos para os mais carentes, fazemos trabalhos com psicólogos”, diz ela, destacando ainda que, em alguns casos, são empresta­das cadeiras de roda e de banho, entre outros itens.

DOAÇÕES
Quem quiser colaborar com a Liga, pode doar ali­mentos e produtos de limpeza. Além disso, doações em dinheiro também podem ser feitas. Nestes casos, a pessoa recebe um comprovante da doação. “É uma contribuição espontânea, de qualquer valor. Pode ser feita na loja Trecos & Trecos Presentes e também na Liga”, destaca Carmen, agradecendo a todos que cola­boram com doações de qualquer tipo. “Muitas pessoas, em aniversários, pedem, ao invés de presentes, produtos de limpeza ou alimento, e doam para a Liga”, lembra a presidente. Além das doações, a Liga também promo­ve eventos para arrecadar fundos para a entidade.

O que é necessário para cadastro:

Para cadatrar quem necessita da ajuda da Liga Femi­nina de Dois Irmãos, é preciso apresentar carteira de identidade; CPF; comprovante de residência; compro­vante de renda; laudo médico; Cartão SUS.

União e Gunners empatam na primeira partida da final

Está tudo igual para a grande decisão do Municipal de Futebol de Dois Irmãos. No último sábado, dia 3, Gunners e União fizeram o primeiro jogo da final e empataram em 0 a 0, deixando a decisão para o próximo sábado, dia 10. A partida será no Clube União. O horário ainda não foi divulgado pela LIFADI.
A primeira partida da final foi nervosa e a arbitragem muito contestada pelos jogadores e torcida do Gunners. O juiz da partida, Márcio Coruja, distribuiu sete cartões amarelos e um vermelho. Alan, Luiz Borges, Mattheus e Paulinho Callai, do União, e Cleidison, Tiago Haupenthal e Márcio Anacleto, do Gunners, foram punidos com cartão amarelo. Já na segunda etapa, o técnico do Gunners, Ederson, foi expulso de campo, por também reclamar da arbitragem.
Durante o jogo, as duas equipes criaram boas chances de gol, mas não converteram. Os destaques da partida foram Tsuga (União) e Douglas Blume (Gunners).

Cadastro positivo entrou em vigor na quinta-feira

Cadastro pode ser feito na CDL de Dois Irmãos
(São Miguel Center, Sala 110), mediante preenchimento de termo
e com cópia de documento de identificação.
Com a promessa de revolucionar a maneira de emprestar dinheiro, entrou em vigor na última quinta-feira o cadastro positivo, um banco de dados universal que reunirá o histórico de quem paga as contas em dia. O novo cadastro vai contrapor a lista daqueles que estão no vermelho e representa uma esperança para a criação de um perfil individualizado de crédito.
A proposta das empresas que vão operar as informações cadastradas no sistema é customizar as taxas de juros conforme o comportamento financeiro do cliente. Os interessados na ferramenta vêm se cadastrando desde o ano passado, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução que regulamenta a prestação de informação aos bancos de dados por parte das instituições financeiras. Eles foram ativados, entretanto, a partir da última semana, quando passou a vigorar a norma. Na prática, nada deve mudar agora para o consumidor. “Os bons pagadores serão reconhecidos positivamente por pagar suas contas em dia. A expectativa é que as empresas, reconhecendo isso, atraiam esses consumidores, ofertando melhores condições na taxa de juros”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, Ademir Berlitz.
A inclusão deve ser autorizada pela pessoa, através de preenchimento de um termo de abertura. O registro é voluntário e deve ser feito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pela internet (www.cadastropositivoserasa.com.br) ou no comércio. O cadastro e acesso são gratuitos. O cadastro pode ser feito na CDL de Dois Irmãos, segundo a secretária Laurete Boll Wagner, no momento está apenas sendo coletadas as informações para o banco de dados. “Será um banco de dados a mais e dará mais certeza para as instituições. Além de trazer facilidade nas compras, crédito e maior facilidade na aprovação de empréstimo e financiamento”, explica Laurete.
Conforme o Banco Central, quem não desejar fazer parte do cadastro apenas pode ficar fora das possíveis vantagens, como redução na taxa de juros. Com o cadastro, os bons pagadores ganham poder de barganha, ou seja, terá melhores condições na taxa de juros.


COMO SERÁ O CADASTRO POSITIVO
1) Os bancos de dados terão registradas as informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor;
2) Se ele deixar de pagar uma conta por um mês, por exemplo, não sairá, mas terá essa informação registrada. O consumidor poderá solicitar impugnação de qualquer informação "erroneamente anotada" sobre ele;
3) O consumidor terá de dar autorização por meio de um documento específico ou de uma cláusula à parte em um contrato de financiamento ou compra a prazo, por exemplo;
4) As informações incluídas no cadastro devem ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão;
5) O compartilhamento de informações entre os bancos de dados só será permitido se for autorizado pelo cadastrado;
6) Os gestores dos bancos de dados serão obrigados a fornecer ao cadastrado todas as informações que houver no cadastro;
7) O cadastrado terá direito de saber quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou;
8) O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos;
9) O texto proíbe a anotação de informação considerada excessiva, que não tenha relação com a análise de risco de crédito;
10) O banco de dados, a fonte e o consulente são responsáveis objetiva e solidariamente pelos danos materiais e morais que causarem ao cadastrado.

Brigada Militar intensifica ações após arrombamentos na cidade

BM realizou blitz em vários pontos da cidade, inclusive no Centro
Só entre os dias 22 e 26 de julho, pelo menos quatro residências foram arrombadas em Dois Irmãos. Com o objetivo de inibir a ação dos bandidos, a Brigada Militar intensificou ações preventivas na última sexta-feira, dia 2, e também durante o final de semana.
Segundo o tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da BM de Dois Irmãos, barreiras policiais foram realizadas nas principais entradas do município. “Verificamos veículos com placas de outras cidades e os que estavam em atitude suspeita. Nos casos de arrombamento, muitas vezes eles vêm para cá nos finais de semana apenas para monitorar as casas e colher informações. Depois, durante a semana voltam para cometer os furtos e roubos”, destaca ele
O trabalho foi intensificado principalmente nos bairros São João e São Miguel. Foram quatro registros de posse de entorpecente, quatro veículos recolhidos, 12 veículos autuados, um motorista autuado por embriaguez ao volante, um acidente com dano material, 224 pessoas e 139 veículos abordados.

PRISÃO
Na prisão em flagrante por embriaguez, no sábado, o homem tem 30 anos e é morador de Campo Bom. Ele foi detido na Rua Amazonas, no São João, e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo. Posteriormente, foi levado ao Presídio Central de Porto Alegre. O teste do bafômetro acusou 0,71 mg/l de sangue.

2 de ago. de 2013

Eles venceram juntos essa luta

   Em 8 de julho de 1998, o Jornal Dois Irmãos divulgava uma matéria sobre um garoto de 16 anos, vítima de paralisia cerebral. O trauma no parto atingiu sua parte motora, os senti­dos e o intelecto. Na reportagem, ele, ao lado da mãe, contou sobre suas dificuldades, mas sempre fazia questão de destacar a vontade em progredir, em superar os desafios que lhe foram lançados desde pequeno.
Hoje, quase 16 anos depois, essa história já traz novas vitó­rias e uma série de superações. Rafael Alles hoje tem 31 anos. Os progressos, tanto na parte motora quanto nos sentidos, são impressionantes. Admirado por quem o conhece desde peque­no e também aqueles que o conhecem ha pouco tempo.

Nesta semana, anos depois da primeira conversa com o JDI, ele e a mãe Hilária Alles lembram emocionados de tudo o que já viveram. “Ele começou a caminhar aos 8 anos de idade, depois de quatro cirurgias. Tinha muita dificuldade na fala, nos movimentos. Fez fisioterapia durante muitos anos, frequentou a APAE de diversas cidades, inclusive Dois Ir­mãos. Uma das coisas que mais me chocou, mas que também foi uma das que mais me deu força para continuar lutando pelo progresso dele, foi quando uma moça me disse, na cara dura, que eu não podia ter pena dele”, conta Hilária. O pai de Rafael, José Remi, é falecido há quase oito anos. “Desde então, cumpri os papéis de pai e mãe. Superamos tudo juntos. Eu faria tudo de novo, é uma lição de vida”, completa Hilária, com um belo sorriso no rosto.

Campeão nos ringues da vida, e quem sabe um futuro campeão do Muay Thai
 A conversa entre o JDI e a mãe de Rafael aconteceu na Academia Xtre­me, em Morro Reuter, onde Rafael treina Muay Thai. Isso mesmo. Ele so­nha em ser um campeão dos ringues. Após o início nas aulas, uma melhora significativa foi percebida nele. Rafael iniciou os treinos em janeiro deste ano, e já recebe elogios do treinador e dos colegas. “Tenho muito orgulho de ver como o Rafa progrediu. Quanto mais difícil o desafio, mais gratificante. As limitações dele não impedem que ele faça atividades. O primeiro cruzado que ele deu foi emocionante. A cada conquista dele, a gente vibra junto. É um exemplo de superação. Além de tudo, ele tem uma força impressio­nante”, destaca o treinador Rossano Weber. “Depois de começar as aulas, ele teve melhora em tudo”, diz a mãe. “Ele não conseguia deixar o braço reto, hoje já consegue. Também tinha pro­blemas na movimentação do punho, hoje já não tem mais. A melhora dele é impressionante, e um motivo de orgu­lho para todos nós aqui da academia”, completa Rossano.

Rafael também agradece ao treina­dor e aos colegas pela paciência e de­dicação. “Nestes 7 meses vejo que sou outra pessoa. Eu não conseguia fazer quase nada. Hoje já faço o jeb direto, cruzado, apoio. Tenho um pouco de di­ficuldade no polichinelo, mas vou me­lhorar aos poucos. Meu pulso era tor­to, quase não conseguia mexer. Hoje, graças a Deus e ao meu treinador, já melhorei muito. Tudo isso ajudou tam­bém no meu trabalho”, diz Rafael, que trabalha no Mercado Piá, em Morro Reuter, há quase 3 anos. Com um sorriso meio tímido, ele fala do seu sonho. “Um dia ainda vou entrar no ringue e lutar como os meus colegas, como o meu amigo Ali­seu”, diz ele, emocionando a to­dos que estavam ali perto. “Ele nos acompanha em todos os eventos”, diz Rossano. “No primeiro, quando o Pin­ga entrou no ring, gri­tei tanto que quando ele saiu eu estava sem voz. Em todas as lutas, quando um da nossa equipe en­tra no ringue, eu fico muito nervoso”, conta Rafael, aos risos.

No trabalho...
    As aulas de muay thai refletiram também em melhoras no trabalho de Rafael, que é elogiado pela gerente Adriana Acker. “Ele tem melhorado na disciplina, assim como em todos os outros aspectos. Nunca tivemos pro­blemas com ele, bem pelo contrário, o Rafa é muito querido por todos aqui. É muito educado, respeita de maneira incisiva”, elogia Adriana, destacando que sempre há uma pessoa para dar suporte ao colega. “Ele trabalha no abastecimento de prateleiras e está sempre disposto a ajudar. É muito forte, inclusive. Além de tudo, ele acaba se socializando cada vez mais. Os meninos daqui gostam muito de conversar com ele sobre futebol”, diz ela.
Ah... disseram também que o Rafael não dei­xa mais cair garrafas de refrigerante pelo mer­cado. Quando questionado, ele dá risada.

Depois do calor, chuva volta ao RS

 A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul vinda do Uruguai traz chuva para todo o Estado. Desde a meia-noite, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorolo­gia (Inmet) registram chuva na metade Sul do Estado.
Em Dois Irmãos, há possibilidade de chuva ainda nesta sexta-feira. Para o sábado, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. As tempe­raturas variam entre 8ºC e 18ºC. Já no domingo, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A mínima será de 7ºC e a máxima não passa de 15ºC.

Nas outras regiões do Estado, diversas cidades já regis­traram chuva na manhã desta sexta-feira. Somente em Chuí, foram registrados 27,8 mm de chuva, o que representa 22% da média mensal de agosto. Antes das 8h, já tinha começado a chover em toda a Metade Sul e Fronteira Oeste. O Inmet emitiu alerta que há condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e ra­jadas de vento entre (60 a 90 km/h). Em Rio Grande, foram registradas rajadas 51,5 km/h. A mínima do Estado nesta manhã também foi registrada em Chuí, e a máxima em San­ta Maria, onde os termômetros marcaram 20,7°C.

De mão-beijada

  Responsável pela chave do caixa na prefeitura de Morro Reuter, o Secretário de Fazenda Afonso Bastian anda “pora­qui!” com o Governo Federal.
Segundo Afonso, as prefeituras estarão quebradas dentro de 3 ou 4 anos se a divisão do bolo financeiro arrecadado pelo Brasil continuar a ser feita prestigiando União e Estado enquanto massacra e desconsidera os municí­pios.
Para explicar o desres­peito da União com os Municípios, Afonso cita a reforma dos estádios de futebol Mané Gar­rincha, em Brasília, e o Maracanã, no Rio de Janeiro.
“Para reformar esses dois estádios, a presidente Dilma gastou 3 bilhões de reais. E quando os prefeitos foram a Brasília, nos dias 9 a 11 de julho, reclamar da falta de ver­ba na saúde, educação, saneamento e outras necessidades municipais, a presidente simplesmente liberou os mesmos 3 bilhões para os municípios”.
Dar aos 5 mil 565 municípios (que representam 200 mi­lhões de brasileiros) os mesmos 3 bilhões que gastou com a reforma de dois estádios de futebol “é um desrespeito e uma provocação da presidente Dilma”, diz Afonso.
E o secretário conclui, dizendo:

- Isso mostra que a saúde e a educação dos brasileiros não tem mínima importância para o Governo Federal. E o que irrita mais ainda quem atende diretamente as pessoas nos municípios, é o fato do governo Dilma dar o Maracanã de mão-beijada para o bilionário Eike Batista explorar e fa­turar, enquanto as filas espicham sem parar na saúde e em
outras necessidades municipais.

Faltam 55 dias para o Kerb 2013

 O Kerb de São Miguel é o evento que mais atrai visitan­tes da região a Dois Irmãos. A 55 dias da festa tradicional alemã, a expectativa já toma conta de parte da cidade. Neste ano, a festa traz o tema “O Ano da Alemanha no Brasil”.
Para alguns, é o momento de reviver lembranças do pas­sado, de reunir toda a família em volta da mesa farta, com as comidas típicas da culinária germânica, como linguiça, cuca, spritz bier, chucrute, entre outras receitas. Para ou­tros, principalmente para os integrantes de grupos festivos de Dois Irmãos, é também o momento de reunir os amigos e conhecidos, e comemorar com um chopp gelado, embala­dos ao som de bandinhas típicas e outros tantos ritmos. Mas, é, principalmente, o momento de homenagear os imigrantes alemães, destacando, além da culinária e da bandinha típica, toda a tradição que trouxeram ao nosso município, onde a história é preservada e contada pelos antigos até hoje.
A festa será nos dias 27, 28 e 29 de setembro, tomando conta das principais ruas da cidade e também com parte da programação distribuída no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelo Kerb de São Miguel. A programação da festa será divulga­da até o dia 10 de agosto, de acordo com o Secretário de Turismo, João Luiz Weber. Uma das principais atrações do Kerb será a volta do Bierwagen. Para quem não lembra, o Bierwagen é um caminhão todo decorado com as cores da Alemanha e que distribuía chopp aos festeiros.

Kerb dos grupos festivos será nos dias 28 e 29
Na grande maioria dos grupos festivos, o Kerb será nos dias 28 e 29 de setembro. Em Dois Irmãos, são cerca de 13 grupos, que estarão distribuídos nas principais avenidas da cidade. Os horários ainda não foram definidos.

De acordo com o secretário de Turismo João Luiz We­ber, a última reunião entre o departamento de turismo e grupos festivos foi na última segunda-feira, dia 29. Nesta reunião estava prevista a presença de representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, porém, não puderam comparecer. “Como não tivemos a presença da Brigada e bombeiros, aproveitamos para relembrar alguns assuntos importantes, quanto à organização dos espaços”, diz João Luiz, informando já que a próxima reunião deve ser realizada, no máximo, daqui a duas se­manas. “É importante que todos os grupos participem das reuniões, principalmente quando contarem com a presença de BM e bombeiros. Após a tragédia em San­ta Maria, no início deste ano, as exigências do Corpo de Bombeiros serão ainda maiores, e todas as orientações serão dadas nessa reunião”, destaca o secretário, ressaltando ainda

Vereadores voltam a ter sessão na segunda-feira

Última sessão foi marcada por discursos pesados
Depois de uma semana sem sessão, a Câmara de Vereadores de Dois Ir­mãos volta aos trabalhos nesta segun­da-feira, dia 5. A reunião começa às 19h. A maior expectativa é quanto aos debates entre situação e oposição. Na última sessão, dia 22, o presidente Jair Quilin (PDT) cobrou com veemência uma posição da prefeita Tânia da Sil­va em relação à construção da Unida­de de Pronto-Atendimento (UPA) e ao futuro da gestão do Hospital São José.

A prefeita Tânia da Silva deve en­caminhar pelos menos seis projetos de Lei para apreciação na segunda-feira. A propósito, desde o início do ano o Executivo encaminhou ao Legislativo 164 projetos de Lei. Os vereadores, por sua vez, já apresentaram 260 pedidos de providências, 47 pedidos de infor­mações e 46 requerimentos. O suplente Leonel Dornelles (PTB) assumirá a ca­deira de Paulo César Gehrke (PP), que estará de licença em agosto e setembro.

Consulta Popular terá votação nos dias 6 e 7

COMISÃO esteve reunida nesta quinta
A Comissão Organizadora da Con­sulta Popular em Dois Irmãos esteve reunida na manhã desta quinta-feira para realizar os ajustes finais antes da ativida­de, que ocorre na próxima semana.
A votação das prioridades para o município e também para a região do Vale do Sinos ocorre nos dias 6, pela internet (www.participa.rs.gov.br), e 7 de agosto pela internet e em 18 urnas dispostas em vários locais da cidade. To­dos os eleitores de Dois Irmãos podem participar. Quanto maior for o número de votos, maior será o recurso destinado pelo Estado para a cidade. Nos últimos anos, Dois Irmãos teve muitas conquis­tas através da Consulta Popular.
Na terça-feira, 6 de agosto, a votação será apenas pela internet. A comunida­de terá à disposição computadores para registrar seu voto em alguns pontos da cidade, como na Brigada Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal. Para votar pela internet é necessário cadastrar o nú­mero do Título de Eleitor e o RG.
No dia seguinte, 7 de agosto, a co­munidade tem a opção de votar pela in­ternet ou presencialmente em uma das 18 urnas espalhadas pela cidade, preci­sando apresentar apenas um documento original. Confira a seguir os locais de votação da Consulta Popular e participe:

LOCAIS E HORÁRIOS DE VOTAÇÃO
8h às 18h: Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Posto 24h, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Emater, Associa­ção de Moradores Navegantes, Grupo Herval
8h às 17h: Secretaria Municipal de Saúde, nos Postos de Saúde do Centro, São João, Travessão e Bela Vista
8h às 13h30: Prefeitura Municipal
11h30 às 13h30: Usaflex
A partir das 17h30: Em alguns supermercados a serem definidos

A partir das 18h: Escolas Affonso Wolf e Paulo Arandt

1 de ago. de 2013

Lideranças lamentam a morte do ex-prefeito

Sabá tinha 57 anos
Faleceu no final da tarde desta quarta-feira, por volta das 17h15, o ex-prefeito de Morro Reuter José Paulo Sabá Meyrer, 57 anos.
Sabá, como era conhecido, foi encontrado caído na pista de corrida do Complexo Esportivo do SESI, no bairro Vila Rosa. A ambulância do SAMU chegou a ser acionada, mas quando chegou ao local, constatou o óbito do ex-prefeito. A suspeita é de que ele tenha sofrido um ataque cardíaco fulminante.
Segundo sua filha Sara, Sabá realizou exames de rotina há duas semanas, quando seu médico teria comentado sobre a possibilidade da realização de um cateterismo. “O médico havia solicitado novos exames, que seriam feitos no próximo dia 8 de agosto. Enquanto isso, pediu que meu pai seguisse se cuidando e fazendo caminhadas. Ele ainda disse que não era para se preocupar, porque não era nada grave”, comentou ela. O corpo foi encaminhado ainda ontem ao Instituto Médico Legal (IML) e só foi liberado no final da manhã desta quinta.
Natural de Gravataí, Sabá morava há quase 50 anos em Morro Reuter. Foi motorista da empresa Maide, de Dois Irmãos, e há quatro anos era dono de uma loja de perfumes importados na BR-116, em Morro Reuter. Sabá deixa enlutada a mãe Edilce, os filhos Sara e Simão – do casamento de 25 anos com Liana Maria Backes – e Augusto e Mateus – do relacionamento atual com Jaqueline Scholles.
O velório aconteceu na Câmara de Vereadores de Morro Reuter e o enterro seria à tarde no Cemitério Católico do município.

HOMEM DE VISÃO
A morte de Sabá Meyer surpreendeu a todos na região, principalmente figuras ligadas à política. Ele foi o primeiro prefeito de Morro Reuter, no período de 1993 a 1996, e o terceiro, de 2001 a 2004. Antes, havia sido vereador em Dois Irmãos, no mandato de 1989 a 1992, quando Morro Reuter ainda era distrito. Lideranças locais lamentaram sua morte.

DECISÃO do Municipal começa sábado na Baixada Setembrina

Gunners chega à final com melhor camanha
Está chegando a hora da grande final do Campeonato Municipal de Futebol 2013. O primeiro jogo da decisão é neste sábado, às 15h, na Baixada Setembrina. De um lado, o União, com cinco títulos municipais na bagagem. De outro, o estreante Gunners, que logo na sua primeira participação já briga pelo título. O segundo jogo da final deve acontecer no dia 10, no Parque Antártica.
União vai em busca do sexto título municipal
Para Valdir Schmitt, o Ninho, presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), o Campeonato Municipal 2013 pode ser considerado um dos melhores dos últimos anos. “E as duas equipes que se credenciaram para a grande final foram merecedoras, pois souberam usar a experiência nos momentos decisivos. Será um

a disputa da ‘cria’ contra o ‘criador’, pois a base do Gunners se criou jogando no União e outros também tiveram passagem pelo clube. É um duelo da experiência contra a juventude”, comenta o presidente.
O Gunners teve a melhor campanha da fase classificatória, passando direto para as semifinais. Em 11 jogos até aqui, obteve sete vitórias, um empate e três derrotas. O ataque marcou 23 gols e a defesa sofreu 19. Os artilheiros da equipe são Cleidison (6 gols) e Márcio Anacleto (5). Já o União, que disputou as quartas de final, completou 13 partidas com seis vitórias, quatro empates e três derrotas. O time fez 29 gols e levou 20, tendo como goleadores os atacantes Hauly (7 gols) e Maiquel Pontes (6).
O presidente Ninho destaca mais alguns números do Municipal 2013. Em 53 jogos até o momento, foram marcados 189 gols, média de 3,56 por partida. Foram distribuídos 296 cartões amarelos (média de 5,58 por jogo), 16 vermelhos e 29 vermelhos com punição.
EM TEMPO - A final deste sábado vai deixar o presidente do União, Roque Blume, o Lins, de coração dividido, já que o filho Joe é atleta do Gunners.

Sipatq Herval reúne mais de 1.000 colaboradores

Lúcia e Alvicia, personagens da Companhia de Teatro Curto Arte,estiveram na empresa para convidar
a todos os colaboradores para participar das atividades
O Grupo Herval chega em 2013 10ª edição do Sipatq Herval - Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Qualidade, contando com a participação de mais de mil colaboradores da empresa.
Neste ano o evento traz o tema “Segurança no Trabalho. A ação é sua. O apoio é nosso. O resultado é de todos”. As atividades iniciaram na última segunda-feira, dia 29, e seguem até o sábado, dia 3.
Durante toda a semana diversas oficinas sobre importantes temas para vida profissional e pesso­al dos colaboradores estão sendo realizadas nos setores internos da empresa, entre elas: Prevenção e Combate a Incêndios, Alimenta­ção Saudável, Primeiros Socorros, Esporte Saudável e Finanças Pessoais. Entre outros temas abordados du­rante a Sipatq estão: Fumar porquê? Razões para não beber em excesso, Separação do lixo. Também estão sendo distribuídas mudas de árvores entre os partici­pantes, que recebem dicas de cuidados de plantio.
O encerramento da semana será no sábado, quando acontece uma gincana de integração na Sede da Asso­ciação dos Funcionários. Durante a gincana serão arre­cadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados a entidades de Dois Irmãos e região.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
De acordo com a organização, o objetivo do evento é proporcionar aos colaboradores uma semana de ati­vidade de integração cultural e social para a prática de assuntos ligados à segurança, saúde, qualidade e meio ambiente, onde os colaboradores são orientados da importância de hábitos saudáveis e de segurança para o bem estar, qualidade de vida pessoal e profissional.
A comissão organizadora é formada pelos setores de SESMT (Serviço de segurança e medicina do traba­lho), Qualidade, RH e Marketing da empresa.


Projeto vai levar técnicas de teatro para sala de aula

A partir deste mês de agosto, a Secretaria de Educação de Dois Irmãos dará início ao projeto “Teatro e Educação – Possibilidades para a Sala de Aula”. A atividade foi criada com a preocupação de atualizar e instrumentalizar os professores e tem como objetivo mostrar que a aula pode ir além do quadro e do livro didático, alcançando a imaginação dos alunos e reforçando o conhecimento ensinado através de recursos teatrais. “Estamos atendendo a um pedido dos professores, para que se tenham pessoas capacitadas nesta área em cada escola”, diz a secretária de Educação Adriana Trierweiler. O curso inicia no dia 15 de agosto e segue até o dia 31 de outubro, com aulas nas quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Projeto Global. É aberto a professores formados, ou em formação, das três redes de ensino, e será ministrado por Edmar Galiza. “Nos primeiros encontros, serão definidas as atividades que serão desenvolvidas durante as aulas. Estamos na expectativa. Tudo o que aprenderem no curso, poderão aplicar em suas aulas, em diversas disciplinas, ou ainda criar um grupo de teatro na escola onde atuam”, destaca a secretária. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 na Secretaria de Educação, ou pelo telefone 3564-8844.

Dia 10 de agosto tem Express Loucura

Organizadores já no clima da festa
No próximo dia 10 de agosto, a Express Loucura volta a agitar a Sociedade Atiradores. Em 2013, o tema será “A Volta do Cachorro Louco”, em razão do mês de agosto, que é justamente conhecido como “o mês do cachorro louco”. O evento já foi famoso em toda a região e considerado uma das melhores festas à fantasia. Neste ano, promete colocar todo mundo para dançar aos embalos dos Dj’s Vadão e Alemão, que levarão para a pista todos os gêneros musicais.
De acordo com os organizadores, que são a Fábrica do Som e a Ativa Produtora de Eventos, o objetivo é reunir pessoas de toda a região, resgatando o histórico da festa e promovendo novamente uma noite de muita loucura. “Queremos resgatar muitas das festas que aconteciam na Sociedade Atiradores, proporcionando novamente noites de muita diversão na cidade”, diz Charles Rohr, destacando que para o próximo ano uma parceria também já foi firmada. “Vamos trabalhar já a partir de agora para promover uma festa ainda melhor em 2014”, comenta.
Como nas edições anteriores, as melhores fantasias serão premiadas. O primeiro prêmio será 500 reais em dinheiro, e os demais são prêmios surpresa. “Também teremos sorteios de brindes durante toda a festa”, ressalta Charles.
Os ingressos serão vendidos na hora, masculino a 10 e feminino a 7. “Se você não for, você será o único que não irá”, diz Eduardo Georg. Mais informações pelo 9279-3126 ou 9659-6663.