Blog do Jornal Dois Irmãos


4 de set. de 2014

Projeto “Envolver para Transformar” começou sábado no bairro São João

Iniciou neste sábado o projeto Envolver para Transformar – Oficinas de Artes, na escola municipal Paulo Arandt, no bairro São João, em Dois Irmãos. O projeto proposto pela Associação de professores Municipais de Dois Irmãos (APROMUNDI) irá oferecer oficinas de teatro, fotografia, artes plásticas e pesquisa técnica, para capacitar os alunos e professores da cidade.
O projeto terá efeito evolutivo, oferecendo, na primeira fase, oficinas ministradas por profissionais das respectivas áreas para dois alunos de cada escola de Dois Irmãos, em cada segmento. Serão capacitados alunos das séries finais do Ensino Fundamental e das séries iniciais do Ensino Médio das três redes de ensino. Após esta primeira fase, os alunos que se tornarão capacitadores oferecerão as respectivas oficinas aos demais colegas de suas escolas.
Na oficina de Pesquisa Técnica, os alunos irão passar por todas as fases de pesquisa e terão como foco os hábitos culturais da população jovem de Dois irmãos, com faixa etária entre 15 e 25 anos.  Conforme a professora Vanessa Valiati, nos próximos encontros, os alunos terão que elaborar o questionário, realizar saída de campo, tabular os resultados e construir gráficos. Dentro da oficina de Artes Plásticas, com a artista Leila Blauth, os alunos estão aprendendo várias técnicas de pintura básicas. “Eu trouxe alguns dos meus quadros para inspirar os alunos. E expliquei como pintar paisagens”, conta ela. Nas próximas aulas, os alunos terão saída de campo e terão a liberdade de escolher o que querem pintar.
Na oficina de Fotografia, a fotógrafa Cristânia Kramatschke ensinou como manusear a câmera fotográfica, composição fotográfica, textura, observação da luz e sombra. “O principal objetivo da oficina é fazer os alunos ter a sensibilidade de enxergar as coisas de forma criativa”, diz a oficineira. Em teatro, os alunos estão aprendendo técnicas como exposição, jogos teatrais, construção da imagem e narração cênica, postura, foco e expressão vocal. As aulas são ministradas pela atriz Elisa Lucas.

PRÓXIMOS ENCONTROS
Os próximos encontros ocorrem nos dias 6, 13 e 27 de setembro. Após o término das oficinas, haverão apresentações de esquetes, exposição de artes plásticas e fotografia e o relatório com o resultado da pesquisa durante a Feira do Livro , do dia 5 a 9  de novembro, na Praça do Imigrante.

Conheça os oficineiros

Cristânia Kramatschke
Graduanda em fotografia pela Universidade Feevale. Além de ser formada em fotografia de moda pela ESPM. Ela atua como fotógrafa profissional nas áreas de eventos, publicidade e ensaios fotográficos. Desde 2008 fotografa os concertos da Osquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Fotografou os shows do projeto Mulheres na Matriz – Circuito Musical Acústico no espaço Cultural Antiga Igreja Matriz de São Miguel. Exposição na Pinacoteca da Feevale com duas séries fotográficas – Agonia e Retrato. Selecionada para expor a série CASAS MORTAS no Canela Foto Workshop, em Canela, RS. Exposição no Espaço Cultural Entre Linhas, NH, com as séries Agonia e Retrato.  Projeto de fotografia para a maquiadora Nani Gonzaga para Chilli Beans ART CLUB.

Leila Blauth
É artista plástica em Dois Irmãos. Desde 1996 dedica-se a pintura. Em 1999, época do lançamento da Rota Colonial Baumschneis, abriu um ateliê de pintura e artesanato, mas sempre se dedicou a pintura nas horas vagas. Desde 2011, dedica-se integralmente a pintura a óleo, aquarela, artesanato, madeira e tecido. Ela ministra aulas de pintura em seu ateliê localizado na Rua Sapiranga, 30, sala 207, no Centro de Dois Irmãos.

Elisa Lucas
Atriz, Produtora e Dramaturga. Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS) e Mestre em Ciências do Espetáculo (Universidade de Sevilha, Espanha). Atua em Teatro, Oficinas de Teatro, Contação de Histórias, Teatro Empresarial e Vídeo desde 2000 em Porto Alegre, RS.

Vanessa Valiati
Mestranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS, especializada em Economia da Cultura (UFRGS), graduada em Comunicação Social - Jornalismo (PUCRS). Tem interesse nas seguintes áreas: cibercultura, economia da cultura e comunicação, processos de colaboração em rede, produção audiovisual e indústrias criativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário