Blog do Jornal Dois Irmãos


9 de set. de 2014

Vereador Márcio faz alerta sobre “desindustrialização” na cidade

Petista cobra o atual governo sobre situação de empresas que estariam deixando Dois Irmãos

Neste segundo semestre de 2014, uma crise está afetando o setor coureiro-calçadista. Nos últimos meses, empresas de pequeno e grande porte se viram ameaçadas a fechar as portas. Muitas delas tiveram que reduzir o grupo de funcionários e dar férias fora de época. Outras, infelizmente, não resistiram à crise e fecharam. Com a situação, fortes foram e ainda são os rumores de que empresas dois-irmonenses se mudariam para outras cidades. O que também comprova a difícil fase do setor é o dissídio da categoria, que em agosto fechou em 7%, com aumento real de apenas 0,67%. 
O vereador Márcio Goldschmidt, do PT, esteve na manhã desta segunda-feira no JDI e manifestou sua preocupação sobre o tema. Para ele, Dois Irmãos está passando por um “processo de desindustrialização”, e não apenas no calçado. “Há rumores muito fortes de que Dois Irmãos perderá grandes empresas. Empresários já vieram até nós para dizer isso. E isso, não só no setor coureiro-calçadista, mas também em outros setores, como de química, por exemplo”, diz Márcio, destacando que cidades no entorno estão se mobilizando para atrair novas empresas, enquanto que aqui isso não ocorre. “Em Ivoti, estão construindo um Distrito Industrial e uma das empresas que vai se instalar lá é a Piá. Em Dois Irmãos, temos um Distrito Industrial, feito na administração do Miguel (Schwengber), e a prefeitura não se mobiliza para atrair novas empresas, sendo que há uma área de 3,5 hectares de terra, logo ao lado do distrito, adquirida no governo passado, pronta para receber novos empreendimentos”, lamenta ele. “A cidade deveria estar dando continuidade. Sinto uma certa morosidade do governo em atrair novas empresas”, completa Márcio. 
A primeira área de terra, onde hoje está instalado o Distrito Industrial, é de 2,8 hectares, e foi adquirida no governo do prefeito Renato Dexheimer. 

Mahindra produz 48 tratores por mês
A Mahindra chegou a Dois Irmãos durante o governo de Miguel Schwengber e, segundo Márcio, hoje está produzindo 12 tratores por semana, o que corresponde a 48 tratores por mês. “A Mahindra é uma das grandes empresas trazidas a Dois Irmãos, e ao atual governo, compete a tarefa de fazer com que a empresa fique no município. Há diversas empresas daqui que já prestam serviços para eles, e uma delas está justamente instalada no Distrito Industrial”, destaca Márcio. 

Vereador quer discussão sobre tema
De acordo com o vereador Márcio, uma das ideias é dar início a uma série de discussões sobre o assunto, levando-se ao debate com estudantes, empresários, prestadores de serviço e comerciantes locais. “É preciso unir um grupo e discutir sobre o que a cidade vai fazer daqui para a frente. Precisamos trazer ideias, soluções. Daqui a alguns anos, teremos que ter novas e mais empresas em Dois Irmãos”, ressalta ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário