Blog do Jornal Dois Irmãos


15 de out. de 2014

Tricampeão da Superliga, Jorginho Schmidt quer formar atletas em Dois Irmãos

Um dos grandes nomes do voleibol gaúcho está enxergando em Dois Irmãos a possibilidade de formar grandes atletas na modalidade. Na tarde desta segunda-feira, Jorge Augusto Schmidt, popular Jorginho, esteve na cidade e visitou também o Jornal Dois Irmãos.
O objetivo é desenvolver um Projeto de Voleibol aqui. Com uma trajetória de mais de 30 anos como treinador, é detentor de diversos títulos. É, inclusive, tricampeão da Super Liga de Vôlei, e vê grande potencial em Dois Irmãos. “O Brasil sempre teve gaúchos como base para as suas seleções, e isso é unânime entre grandes nomes do voleibol, como Bernardinho e Montanaro. Hoje em dia, não vemos mais atletas gaúchos nas bases. Fiquei impressionado com o porte físico das crianças e adolescentes de 12 a 14 anos aqui de Dois Irmãos. Braços compridos, mãos grandes, são fortes”, destaca Jorginho.

O que é o projeto

De acordo com Jorginho, o projeto já foi apresentado à prefeita Tânia da Silva e empresários de Dois Irmãos, na busca por incentivos financeiros, que é o que falta para que o projeto se firme no município. Para manter a equipe de profissionais durante as aulas, será necessário o investimento de R$ 15 mil por mês de patrocinadores. Redes e bolas de voleibol já foram disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Voleibol. As aulas serão gratuitas.
Local, datas e horários de treinos também já foram definidos durante visitas feitas por Jorginho, acompanhado do dois-irmonense Larte Stoffel, que também incentiva o projeto. As aulas acontecerão no Ginásio de Esportes do clube 7 de Setembro, nas terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. O trabalho será acompanhado por uma equipe formada por técnico, auxiliar técnico, coordenador físico, preparador físico e fisioterapeuta. “É um projeto sério, que visa a formação de atletas, com normas e comissão técnica”, conclui Jorginho.

Quem pode participar

O projeto será aberto para jovens de 12 a 14 anos de toda comunidade. “Não é preciso saber jogar voleibol. É preciso estar disposto a aprender”, completa Jorginho, destacando ainda a carência de atividades para esta faixa etária. “Nas visitas que realizamos, percebemos que depois dos 12 anos, eles não têm nenhuma atividade no contra turno escolar. Este também é um dos motivos pelos quais apostamos neste projeto”, destaca Jorginho. Uma das grandes apoiadoras está sendo Líxia Stoffel, superintendente da Fundação Assistencial de Dois Irmãos. Ela também destaca a necessidade de mais atividades. “No Turno Inverso, trabalhamos com crianças até 12 anos. E depois? Para onde vão? Isso nos preocupa”, ressalta.
No começo, devem ser disponibilizadas 60 vagas, 30 para meninas e outras 30 para meninos. As datas e formas de inscrições serão divulgadas posteriormente.

Quem é Jorginho?

Jorge Augusto Schmidt, o Jorginho do Vôlei, tem 57 anos e é treinador há mais de 30. É formado em Licenciatura em Educação Física pela Feevale e tem mais de 15 cursos de aperfeiçoamento no Brasil e exterior. Já comandou mais de 10 equipes, entre elas Sociedade Ginástica, Ulbra, Sogipa e a seleção portuguesa. O último trabalho como técnico foi em 2012, quando comandou a equipe de Montes Claros, em Minas Gerais. Também foi Técnico da Equipe Brasileira All Star Games em 1999, Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira em 1992, chefe de Delegação Brasileira na Liga Mundial em 1998 e participou como Técnico Observador nos Campeonatos Mundiais em 1990, no Rio de Janeiro, em 1994 em Atenas, na Grécia e no Campeonato Europeu em 1997, em Eindhoven, na Holanda. Ao longos dos mais de 30 anos de quadra, conquistou inúmeros campeonatos. Jorginho é tri-Campeão da Super Liga de Voleibol (1994/1995 – 1997/1998 e 1998/1999), vice-campeão da Super Liga de Voleibol (2001/2002), 3º Lugar da Super Liga de Voleibol (1995/1996- 2000/2001 e 2004- 2005), 4º Lugar da Super Liga de Voleibol (2002/2003- 1992/1993 e 1999/2000) e vice-campeão da Liga Europeia de Voleibol (2006/2007).

Parceria com 7 de Setembro

“Nosso clube entrará com o espaço físico para treinamentos durante a semana, e se for o caso, também, para jogos oficiais. Temos que criar outras opções de esporte e lazer na cidade. O projeto de vôlei me parece que tem tudo para ser um sucesso, só falta decolar”. 
Luciano Scholl, presidente da ACE 7 de Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário