Blog do Jornal Dois Irmãos


19 de dez. de 2014

Depois de quase 11 anos, Irmã Irene está deixando o Colégio Imaculada Conceição

Depois de dez anos e nove meses à frente da direção do Colégio Imaculada Conceição, a Irmã Irene Tereza Cavalli, 57 anos, que faz parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, entra em uma nova etapa de sua vida religiosa: o trabalho missionário. A Irmã, que se tornou freira aos 19 anos e é natural de Caxias do Sul, embarcará em fevereiro de 2015 para o continente africano e iniciará sua etapa no trabalho além fronteiras, em países como Moçambique e Angola.
Diante desse novo desafio, a Irmã Irene destaca a importância de cada experiência em sua vida. “Depois de quase 11 anos nesta cidade, eu levo comigo um grande sentimento de saudade e gratidão por tudo. Quando cheguei a Dois Irmãos fui muito bem acolhida e só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa etapa”, diz ela. Sobre a nova experiência no continente africano, Irmã Irene adianta que ficará, nos primeiros dois a três meses, em Moçambique, e depois partirá para Angola, onde passará a maior parte da jornada que deve durar de dois a três anos. O trabalho missionário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria atua há anos no continente africano, sendo que duas irmãs que acompanharão a Irmã Irene nessa jornada já estão lá.
Quando questionada sobre suas expectativas para a nova experiência, ela conta que o trabalho missionário é um sonho antigo. “Manifestei meu desejo de participar do trabalho além fronteiras para a congregação há quatro anos. Em fevereiro de 2014 fui convidada e prontamente aceitei. O trabalho missionário é uma característica fortíssima da congregação e eu afirmo que estou indo por vontade própria, pois sempre foi um desejo meu. Com certeza será uma experiência de fé e esperança, e eu estou me preparando para vivenciar e fazer parte disso. Apesar de ser um grande desafio, me sinto muito confiante”, afirma Irmã Irene.
O primeiro ano no novo continente será dedicado para inculturação e familiarização com os costumes e a língua. Em seguida Irmã Irene decidirá se deseja atuar na área da pastoral, da educação ou da saúde. “O mais provável é que eu me envolva com a área da educação, já que sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Administração. Mas tudo varia conforme as necessidades da região em que vou exercer o trabalho missionário”, conclui a Irmã.

Sobre a Congregação
Fundada por Bárbara Maix há 166 anos, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria marca presença evangelizadora no mundo estando presente no Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Itália e Haiti. Com 740 Irmãs na Congregação, a sede geral está estabelecida em Porto Alegre, com a atuação das Irmãs em todo o Rio Grande do Sul nas áreas de educação, saúde, ação social e pastoral missionária. Os objetivos de cada Irmã, seguindo o projeto da fundadora Bárbara Maix, são realizar em tudo a vontade de Deus, viver em comunidade conforme o espírito dos primeiros cristãos, testemunhar o amor de Cristo com os mais necessitados criando relações de perdão e de solidariedade, lutar por saúde, moradia, educação, lazer, alimentação, trabalho e vida digna para todos.

Nova direção

A direção do Colégio Imaculada Conceição será assumida em 2015 pela Irmã Erena Bernardi, que deve chegar a Dois Irmãos entre os dias 20 e 25 de janeiro.
A Irmã Erena está vindo da cidade de Caxias do Sul, assim como a Irmã Irene.

Agradecimento

“Deixo meu sentimento de profunda gratidão pelo vivenciado e aprendido nesse período no Colégio Imaculada Conceição e ao povo de Dois Irmãos.
É cedo para saber se algum dia voltarei, mas deixo a cidade muito agradecida por tudo. Quero agradecer também à congregação que confiou em mim nessa nova missão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário