Blog do Jornal Dois Irmãos


25 de jul. de 2013

Seminarista será ordenado Diácono no próximo dia 4

O seminarista Cezar Luis Morbach, 28 anos, se prepara para um dos momentos mais importantes de sua vida religiosa. No dia 4 de agosto acontece sua Ordenação Diaconal, a partir das 15h30, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.
Desde muito cedo, Cezar esteve envolvido com atividades religiosas onde morava em Linha Níquel, uma comunidade de Campina das Missões. “Meus pais sempre foram muito religiosos e sempre estavam envolvidos com as atividades da Igreja. Fui me apegando cada vez mais as questões de Deus e em 1998, ainda muito jovem, participava de encontros vocacionais em um seminário de Cerro Largo”, conta. Porém, num segundo momento, outros anseios passaram a fazer parte da vida do seminarista. “Acompanhado da minha irmã, vim para Dois Irmãos em 1999, em busca de mais oportunidades de trabalho e estudo. Trabalhei na Herval, tinha um círculo de amigos, namorada, mas sentia um vazio. Sentia que faltava algo dentro de mim. Um dia, durante uma janta, um amigo meu que já era padre me pediu se eu não tinha vontade de entrar em um seminário, e depois daquele dia isso ficou dentro de mim. Uns dias depois saí de férias e, quando voltei, já estava com tudo decidido. Só dependia da liberação do pessoal da empresa, que foi muito gentil”, conta o seminarista. “Minha mãe foi a primeira a saber da minha decisão e uma coisa que ela me disse nunca vou esquecer: 'O barco passa uma vez. Ou a gente embarca, ou perde de vez'. Meus pais nunca induziram minha decisão, mas sempre me incentivaram em todas elas”, diz Cezar.
Em agosto de 2006, Cezar ingressou no Seminário Propedêutico da Diocese de Novo Hamburgo. Em 2007 e 2008, cursou Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Em 2009, retornou ao Rio Grande do Sul, para Viamão, mais precisamente ao Seminário Maior São Luiz Gonzaga, da Diocese de Novo Hamburgo. Iniciou o curso de teologia na PUC-RS. No ano de 2012, realizou o Estágio Pastoral na cidade de Monte Negro, em Rondônia. “Conheci 47 comunidades. Em um dia, eu e um padre andamos 300 km para visitar três comunidades. Participávamos das atividades com os grupos de jovens e das celebrações. Foi um período de grande aprendizado”, ressalta ele. Em janeiro deste ano retornou a Viamão, onde irá concluir no final deste ano a faculdade de Teologia.
O seminarista fala da grande expectativa para o dia 4 de agosto. “O coração está quase saindo pela boca. Se for olhar para o mundo de hoje, ele precisa de pessoas que tragam Deus para a vida das pessoas. Como sempre dizem, “Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos”. Só seremos felizes se dissermos 'SIM' ao chamado de Deus”, conclui Cezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário