Blog do Jornal Dois Irmãos


26 de jul. de 2013

MORRO REUTER

Crédito facilitado incentiva empreendimentos em Morro
Gabriela Casa, agente de microcrédito no município
 Um novo incentivo de crescimento para as boas idéias em Morro Reuter. Através do Programa Gaúcho de Mi­crocrédito, iniciativa do Governo Es­tadual e Banrisul, os empreendedores do município têm acesso ao crédito de forma rápida e simplificada, sejam eles autônomos ou sociedades, formais ou informais. O objetivo do programa, é estimular ideias e proporcionar o crescimento, através de empréstimos financeiros para diversos fins, como capital de giro ou investimentos fixos.
De acordo com a Agente do Micro­crédito em Morro Reuter, Gabriela Casa, o processo é simples e de juros baixos. “Para o acesso ao programa, os interessados precisam somente ser maior de 18 anos, possuir 6 meses de experiência na atividade, e apresentar avalista com renda fixa. A partir de um cadastro prévio, damos andamento ao pedido, que normalmente demora duas semanas para ser processado e analisado pela Instituição Financeira. É uma maneira fácil e rápida de in­vestimento para pequenos e médios empresários, com juros muito abaixo dos apresentados em outras formas de financiamento”, explicou.

O atendimento aos interessados pelo programa acontece junto à Se­cretaria de Indústria e Comércio, na rua Anita Garibaldi, 219. Para maio­res informações, o contato pode ser feito através do e-mail industriae­comercio@morroreuter.rs.gov.br ou pelo fone 3569-1455.

Empresas beneficiadas com lei de incentivo
Secretário Afonso Bastian dando encaminhamento
 à solicitações da lei 1244
Em vigor desde 2011, o Programa de Incentivos Fis­cais do município já benefi­ciou diversas empresas de Morro Reuter, já instaladas, e que promovem melhorias ou crescimento de seus es­paços físicos. Só no ano de 2013, foram 17 incentivos dados no município através do programa.
De acordo com o secre­tário da Fazenda, Afonso Bastian, o programa é dire­cionado para a parceria em serviços de máquinas pesa­das, como patrola, retroes­cavadeira e caminhão: “ A lei 1244, de 2011, instaurou uma política de incentivos às empresas já instaladas no município. Através dela, a administração pública ofe­rece serviços de remoção de entulhos, terraplana­gem para estacionamento e outros, como limpeza e arrumação de pátios, com fornecimento de materiais como brita e saibro”, ex­plicou Afonso.
Para receber o auxílio, é necessário que o empresá­rio faça um pedido através do setor de protocolos da prefeitura, que será enca­minhado à Secretaria de Fa­zenda e Planejamento para o andamento. Vale lembrar que o benefício só será con­cedido para o empresário que estiver em dia com seus débitos tributários, e que o mesmo deverá entrar com uma contrapartida de 40% do valor total do serviço ou material solicitado, a ser pago em até 30 dias.

Em quatro meses, 170 carteiras 
de identidade confeccionadas
Johnni Alberto Kasper é o oficial administrativo responsável
pela confecção das carteiras de identidade
O acesso fácil e rápido a serviços básicos ao cidadão, que em um passado recente só seria possível indo até a cidade vizinha, já fez com que 170 cidadãos de Morro Reuter recebes­sem suas carteiras de identidade. Após a im­plantação da confecção do documento junto ao CRAS do município, que ocorreu no mês de abril deste ano, 170 cidadãos já receberam seus RGs sem precisar sair de sua cidade.
Segundo a Assistente Social, Daniele Ga­edicke, o processo é rápido e sem burocracia. “A pessoa interessada em confeccionar seu documento, deve dirigir-se ao CRAS portanto certidão de nascimento ou casamento original e foto 3x4. O serviço está aberto à residentes ou não no município”, explicou.
Confira abaixo os horários de atendimento
para a confecção do documento:
Segunda-feira das 8h às 11h30
Terça-feira das 8h às 12h e 13h às 17h
Quarta-feira- das 8h às 13h
Quinta-feira das 8h às 11h30 e 13h às 16h
Sexta-feira das 8h às 14h

Departamento de Turismo auxilia artesãos
Confecções das carteirinhas podem ser encaminhadas
junto ao Departamento de Turismo
Aconteceu na última semana a confecção de novas carteiras de artesão para os associados à AAMOR - As­sociação dos Artesãos de Morro Reuter. A confecção foi feita pelo coordenador do Sine Novo Hamburgo e filiado à FGTAS - Fundação Gaúcha do Trabalho Social, João Henrique Moura de Castilhos. Na ocasião aconteceu tam­bém a renovação e inclusão de técnicas do artesanato aos artesãos do município.
A Presidente da Associação, Deisi Rafaeli Schneider, destaca os benefícios em ser associado: “Muitas vezes, um artesão sozinho não consegue ter a real dimensão das oportunidades que pode ter através de seu artesanato. Nós, quanto Associação, buscamos sempre novas atividades e novidades para nossos associados. Queremos crescer jun­tos, criando oportunidades e valorizando os trabalhos de­senvolvidos em nosso município”, comentou.
Para aderir à Associação, é necessário o preenchimento de um cadastro, que pode ser realizado no Departamento de Turismo. Maiores informações através do e-mail: deisi­tur@hotmail.com ou do fone (51) 3569.1455

Serviços Urbanos trabalha no embelezamento dos jardins
Com o aumento do nú­mero de turistas que visi­tam o município aos finais de semana, devido à baixa temperatura registrada nos últimos dias, a Secreta­ria de Serviços Urbanos trabalha intensamente na manutenção dos jardins no município.

Na manhã desta quinta, foi o canteiro da rótula principal do município que re­cebeu uma atenção especial, onde foram removidas as folhas caídas dos coqueiros. 


Administração na busca de novas tecnologias
Na visita à Imigrantes, Adair e Marcelino conferiram
nova tecnologia para localidades do interior
 A cidade de Imigrantes recebeu nesta semana a visita de prefeitos de todo o Estado, que buscam no­vas tecnologias de baixo investimento para seus municípios. O prefeito Adair Bohn, na compa­nhia do secretário de Obras, Marcelino Dürin­gs, esteve no município para conhecer um novo procedimento de vedação de ruas de chão batido, que promete uma redução de 95% de poeira em dias quentes e barro em dias de chuva.
Prefeito e Secretário retornaram otimistas com a nova tecnologia, e a possibilidade de aplicação em Morro Reuter é grande: “Muitas vezes o município não possui verba suficiente para o asfaltamento ou calçamento das vias de chão batido. Com esta nova tecnologia de baixo custo, que nada mais é do que um produto químico, biodegradável, aplicado nas ruas, poderemos dar melhores condições de trafegabilidade aos moradores das nossas localidades do interior”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário