Blog do Jornal Dois Irmãos


4 de set. de 2013

Dois Irmãos recebe dois profissionais através do programa “Mais Médicos”

O programa Mais Médicos, do Governo Federal, que visa levar profissionais a municípios carentes e/ou com defasagem de profissionais na área médica, começou a funcionar nessa segunda-feira, dia 2, inicialmente com profissionais graduados em instituições de ensino brasileiras. Com uma bolsa de 10 mil reais mensais, cerca de 40 a 50% desse valor será repassado à atenção básica das cidades onde esses profissionais atuam. Os municípios entrarão com uma contrapartida, custeando alimentação e moradia dos médicos.
Em Dois Irmãos, foram apresentados na manhã de hoje os dois novos médicos que integrarão as unidades de saúde do município e que devem começar a atuar já a partir de hoje. Segundo a prefeita Tânia da Silva, a expectativa pela chegada dos profissionais era grande. “Vibramos com o programa Mais Médicos, pois esses profissionais trarão o que a nossa comunidade necessita”, destaca ela, explicando, porém, que mesmo com a presença desses novos médicos, Dois Irmãos ainda não conseguirá atingir cobertura total de atendimento médico. “Infelizmente, mesmo com a chegada deles, não conseguiremos, ainda, oferecer um atendimento pleno à população”, lamenta a chefe do executivo.
Para o vice-prefeito e, também, secretário da saúde, Jerri Meneghetti, com a chegada desses novos profissionais para atuar nas unidades de saúde, espera-se ampliar a cobertura de atendimento na atenção básica.

QUEM SÃO ELES
Clínicos gerais, os dois médicos ficaram sabendo que haviam sido selecionados para trabalhar em Dois Irmãos há aproximadamente três semanas. Eles já estão, inclusive, residindo no município e começam a atuar essa semana.
A médica Mariele Ribeiro Corrêa, 30 anos, é de São Leopoldo e formou-se pela Ulbra em dezembro de 2011. Ela atuava anteriormente em Estratégia da Saúde Familiar, no município de Canoas. “Meu objetivo é ajudar a população e ser acolhida por ela”, afirma a médica, que trabalhará no posto de saúde do bairro São João.
O outro profissional é Gustavo Reis Krammer, 25 anos, de Cerro Largo, que se graduou pela UNOESC, de Santa Catarina, em julho desse ano, e irá integrar a Unidade de Saúde do bairro Travessão. Apesar de ser seu primeiro emprego, ele destaca que o foco na faculdade sempre foi o setor primário, e acredita que esse fator irá contribuir muito para o seu trabalho com a população. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero estar junto da população podendo colaborar com a comunidade e, ao mesmo tempo, adquirir experiência”, afirma Gustavo.

PROVAB
Além dos novos profissionais do programa Mais Médicos, desde maio Dois Irmãos conta também com o médico Gabriel Sucolotti Panosso, 25 anos, que veio através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Natural de Frederico Westphalen, ele atende atualmente no Posto de Saúde do Bela Vista.
Para Gabriel, o trabalho que vêm realizando junto à comunidade vai de encontro ao trabalho que será realizado pelos novos profissionais. “O que estamos tentando criar é uma consciência de que quem deve ir até as pessoas somos nós, profissionais da área da saúde, e não esperar que elas necessitem de atendimento e venham até nós”, observa ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário