Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de nov. de 2013

Agricultora de 86 anos ganha um trator no cinquentenário da Fetag


A manhã desta quarta-feira, dia 6, foi de muita emoção para a agricultora aposentada Maria Catharina Buttenbender, de 86 anos, residente na localidade de Walachai, em Morro Reuter. Ela recebeu a chave de um trator equivalente a R$ 80 mil do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber. 
A entrega do trator da marca LS, 75 CV, é alusiva à data de aniversário de 50 anos da federação comemorado no dia 6 de outubro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Maria teve a sorte grande de ganhar o prêmio principal entre os mais de 243 mil associados a Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e à Fetag em todo o Rio Grande do Sul. Maria é associada ao Sindicato dos Trabalhadores de Dois Irmãos e Morro Reuter desde 3 de novembro de 1968, ou seja, há três dias completou 45 anos de associada, segundo o presidente do sindicato local, Pedro Joãozinho Becker. Conforme o presidente da Fetag, Elton Weber, esta é uma campanha de sindicalização e premiação dos agricultores associados. “A premiação é comemoração ao cinqüentenário da federação, que tem o objetivo de valorizar o homem e a mulher que trabalham na agricultura. São pessoas que produzem os nossos alimentos, que criam animais e fortificam as entidades com a sua união”, parabenizou o presidente da Fetag.
Maria é viúva e mãe de nove filhos (um deles já falecido), entre eles, o ex-vereador de Morro Reuter Guilherme “Rocha” e o vereador de Dois Irmãos Léo Büttenbender. Ela dedicou sua vida à agricultura e quatro dos filhos seguiram a profissão. Um deles é Marcos Büttenbender, 49 anos, que estava emocionado por sua mãe ser a grande sortuda. “No dia 6 de outubro, quando minha mãe ficou sabendo que foi a ganhadora, ela até disse: ‘Vou voltar a trabalhar’”, contou Marcos. O trabalho, é claro, vai ficar por conta da família.

MAIS DE 100 PRÊMIOS

A Fetag tem filiados atualmente 651 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais espalhados em 423 municípios. E teve mais prêmio para Morro Reuter. O agricultor Léo Kraemer, 64 anos, da localidade de São José do Herval, ganhou uma das poupanças no valor de 500 reais. “Foi uma grande surpresa, não esperava por esse prêmio”, disse ele, que é associado ao sindicato desde os seus 16 anos. Ao todo, de acordo com o presidente da Fetag, foram sorteados mais de 100 prêmios entre poupanças de dinheiro, dois carros, duas motos, uma casa e dois tratores. Após a entrega da premiação, que ocorreu em frente ao Centro Comunitário São Nicolau, em Walachai, houve um almoço de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário