Blog do Jornal Dois Irmãos


24 de abr. de 2014

Semana Municipal Antidrogas vai até dia 28 em Dois Irmãos

Membros do COMAD estiveram no JDI para
 divulgar as atividades da semana.
Começou nesta terça-feira, dia 22, a 6ª Semana Municipal Antidrogas - SEMAD, que neste ano traz o tema “Construindo o Futuro Sem Drogas”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), com apoio da prefeitura, Brigada Militar, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) e Lions Clube. A SEMAD se estende até segunda-feira, dia 28, com bate-papo nas escolas, peças teatrais, atividades recreativas e religiosas.
O grande objetivo é alertar pessoas de todas as idades, em especial os jovens, sobre os malefícios do consumo de drogas lícitas e ilícitas, além de conscientizar sobre a reflexão e a importância de ter uma boa perspectiva do futuro. Os bate-papos começaram ontem, com alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais 29 de Setembro (Moinho Velho) e Arno Nienow (Navegantes). “É um assunto que eles já sabem, mas queremos fortalecer para que eles realmente tomem consciência do quanto a droga faz mal”, destaca o soldado Josiel Neves, presidente do COMAD. “O tema da semana foca o futuro e queremos mostrar a eles que o uso de drogas os impedirá de ter justamente um futuro de sucesso”, diz Patrícia Mazzoni. “A droga vai impedir que o jovem realize os seus sonhos, os sonhos dos seus pais”, acrescenta Neves.
O COMAD ressalta ainda a grande preocupação quanto ao aumento gradativo do consumo de drogas. “Se comparar com outros anos, infelizmente vem aumentando a cada ano, e cada vez mais precocemente”, destaca Neves. “Hoje a droga já está nos locais públicos, nas praças, nas portas das escolas”, lamenta Adão Oliveira. A psicóloga Madalena Villanova destaca que o problema afeta todos os gêneros. “Vim de fora e, chegando aqui, passando pelas ruas, me deparei com meninas consumindo bebida alcoólica muito precocemente. Hoje em dia não tem mais questão de gênero. O problema está presente em todos os gêneros, níveis sociais”, completa ela.
O papel dos pais também foi questionado pelos integrantes do COMAD. “Se o pai e a mãe fumam e bebem dentro de casa, o filho tomará isso como exemplo. Em outros casos, os pais ficam contentes quando os filhos estão fora de casa. Mas como assim? Os pais devem saber onde os seus filhos estão, com quem estão, o que estão fazendo”, finaliza Patrícia.

PROGRAMAÇÃO

25 de abril
Manhã e tarde: Bate-papo nas escolas municipais Matheus Grimm (Portal da Serra) e Felippe Wendling (Bela Vista)
26 de abril
8h às 11h- Projeto Assim + Vida, no Parque Municipal Romeo Benício Wolf, com atividades de dança, judô, artesanato,
grafite, trilha ecológica, desenho e troca de livros
* Atividades religiosas sobre o tema da SEMAD, como cultos, missas e doutrinas
27 de abril
14h- Encontro da 6ª SEMAD, com atividades na Praça do Imigrante, paralelas a Mateada Artística. Entre as atrações estão:
Campeonato de Basquete de Rua, Roda de Capoeira Angola e Regional e Pista Freestyle para prática de skate
16h- Peça teatral “O Mágico de Oz” no Teatro Adriano Schenkel
28 de abril
Manhã e tarde: Bate-papo na escola municipal Carlos Rausch (Vale Direito)
16h- Solenidade de encerramento da 6ª SEMAD no Auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário