Blog do Jornal Dois Irmãos


18 de nov. de 2014

Bebê nasce dentro da ambulância do SAMU


O dia 17 de novembro de 2014 ficará marcado na vida da técnica de enfermagem Juliana Abegg, de 38 anos, e do condutor Antônio Carlos Fagundes do Amaral, de 44 anos. Eles integram a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Movél de Urgência) de Dois Irmãos e na última segunda-feira enfrentaram uma situação inusitada: uma mãe deu a luz ao filho dentro da ambulância. 
Era 12h04 quando a equipe do SAMU do município foi acionada para socorrer uma gestante na rua Walter Backes, no bairro São Miguel. Ao chegar no local, se depararam com uma jovem de 26 anos já em trabalho de parto. Ela foi levada até a ambulância e deu à luz a um menino ainda a caminho do hospital, dentro da ambulância do SAMU. Com a sensação de dever cumprido, Juliana e Antônio visitaram o menino e a mãe ainda nesta segunda-feira, no Hospital São José. Os dois integram a equipe de socorristas desde o início do SAMU em Dois Irmãos, há mais de três anos, e está foi a primeira vez que enfrentaram uma situação como essa. “Temos que estar prontos para tudo. Quando somos acionados, tudo para nós é urgência, até chegarmos no local e sabermos o que realmente está ocorrendo”, diz Antônio, destacando que, independente da situação, é preciso ser racional. “É preciso ser racional. Estamos vivendo emoções, mas é preciso usar toda a nossa razão durante os atendimentos, para que seja realizado da melhor e mais segura maneira possível”, acrescenta ele. 
Juliana relembra com um belo sorriso no rosto cada momento do atendimento. “Recebemos o chamado às 12h04. A única informação que tínhamos era de que se tratava de uma gestante com sangramento. Quando chegamos lá, nos deparamos com a jovem já em trabalho de parto. A partir daí, foi uma corrida contra o tempo. A casa dela era de difícil acesso e tivemos todo o cuidado de conduzi-la até a ambulância com segurança”, conta a técnica de enfermagem, lembrando, emocionada, a hora do nascimento do menino. “Não deu mais tempo para nada. Estávamos ainda à caminho do hospital, quando às 12h24 o bebê nasceu, dentro da ambulância. Quando ele nasceu, não tinha reação nenhuma, não se mexia e estava roxo. Comecei a aspirar ele e foi aí que começou a reagir. Foi nesse momento que ele realmente veio ao mundo. Graças as capacitações que tive, soube como agir”, completa ela. 

Daniel nasceu com 2,8 kg e 48 centímetros

Após os momentos de apreensão, a mãe Daiane Proença, de 26 anos, e o pequeno Daniel, estão bem e hoje já devem receber alta do Hospital São José. Daniel nasceu de 39 semanas e saudável, com 2,880 kg e 48 centímetros. E cabelos pretos. “Não senti dores. Foi tudo muito rápido”, diz Daiane, agradecendo a Juliana e Antônio. Daiane também é mãe de João, de 6 anos, e Lucas, de 2. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário