Blog do Jornal Dois Irmãos


19 de fev. de 2015

Márcio e Sérgio voltam a discutir sobre polêmica das creches

A polêmica da mensalidade das creches teve mais um capítulo na sessão desta quarta-feira. Márcio Goldschmidt (PT) voltou ao assunto, reiterando que a prefeitura dobrou o repasse para a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), que administra oito unidades educativas, enquanto que a mensalidade subiu 50% em dois anos, chegando a 200 reais em 2015. Neste período, de acordo com Márcio, o número de crianças atendidas se manteve em 800.
- Esse é um problema político que a prefeita Tânia (da Silva) criou em 2012, quando prometeu creche gratuita na campanha. Ou ela prometeu sem saber ou ela prometeu para enganar a população. Está na hora da Tânia administrar de verdade e parar de dar desculpas – disparou.
Na semana passada, no programa de Flávio Boff na rádio Encosta da Serra (103.5 FM), Márcio e Tânia chegaram a bater boca. Ele citou o episódio:
- Como solução milagrosa para o problema, ela disse que eu devia tirar minha filha da creche. Veja o cúmulo a que chegamos... Esse é o governo “feijão com arroz” que ela prometeu? Quero dizer que hoje nem feijão com arroz nós temos nas escolas – alfinetou o petista.
Sérgio Fink (PTB), como sempre, saiu em defesa da atual administração:
- De 2005 a 2008, o repasse para a FADI subiu 157%. De 2009 a 2012, aumentou 113%. Agora, ele também já subiu significativamente. No entanto, dizer que não aumentou o número de vagas é uma irresponsabilidade. Vamos aos números: 726 crianças em 2009; 845 em 2010; 810 em 2011; 798 em 2012 mais 207 do Turno Inverno; 847 em 2013 mais 215 do Turno Inverso; 925 em 2014 mais 330 do Turno Inverso – informou ele.
O vereador também aproveitou para alfinetar o líder da oposição:
- Na minha matemática, 1 + 1 continua sendo 2. O senhor é uma pessoa inteligente, mas tem que rever seus conceitos de fazer política. Está usando 1.255 crianças para atacar a prefeita Tânia. Sem contar que o senhor também é beneficiado, pois sua filha está na creche. Enquanto isso, eu tenho uma funcionária há três anos na lista de espera – disparou Sérgio.
Márcio voltou à tribuna:
- Não deve existir beneficiamento a ninguém; a lei é igual para todos. Não sei de onde o senhor tem esses números, pois eu trabalho com documentos oficiais. A prefeita foi eleita para resolver os problemas de Dois Irmãos. Ou será que a responsabilidade é do secretário Juarez (Stein, da Fazenda), de nós, vereadores? Vamos lutar para diminuir a mensalidade.

Durante a sessão, a oposição encaminhou dois pedidos de informações sobre os valores dos repasses e o número de crianças atendidas pela FADI. Ao final, Joracir Filipin (PT) destacou que, com os dados em mãos, será possível chamar a prefeita para tratar do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário