Blog do Jornal Dois Irmãos


30 de jan. de 2014

Associação Amigos dos Animais ameaça fechar as portas do canil

A Associação Amigos dos Animais de Dois  Irmãos ameaça fechar as portas do canil a partir 
de segunda-feira, dia 3, de acordo com a presi-dente Marli Terezinha da Silva, que esteve no JDI  na tarde desta quarta, dia 29. O motivo é a su-per lotação do espaço que fica na rua Padre Va-lentin Weschenfelder, 137, no bairro Industrial.  Além disso, o canil está localizado num imóvel  cedido gratuitamente pelo dois-irmonense Auri  Fink, que pretende construir no local. “Temos só  a agradecer pelo apoio dele, que além de ceder o  pátio nos fundos da casa, ainda pagava a conta da água e luz da associação”, comenta Marli. Os 58 cães que estão no espaço serão deixados  nas casas de pessoas voluntárias. O abandono e  a grande capacidade de reprodução são os res-ponsáveis pela grande quantidade de animais.  Na manhã dessa quarta-feira, por exemplo, foi  abandonada uma poodle com cocker e quatro filhotes no portão do canil. Outro caso de maus  tratos foi registrado na semana passada, na Av.  Sapiranga. Conforme a associação, um senhor  matou um cachorro a pauladas. A ocorrência  foi registrada na Delegacia de Polícia de Estân-cia Velha e, segundo Marli, as medidas cabíveis já  estão sendo tomadas. “Apenas desenvolvemos um 
trabalho voluntário. Não é a nossa obrigação reco-lher e cuidar dos animais abandonados por pessoas  irresponsáveis”, contou Marli, destacando que só com tapinha nas costas, beijinhos e elogios não  tem como manter os animais da associação. É o quinto ano que a associação está na ba-talha para manter as portas abertas. A prefeitu-ra cedeu recentemente um terreno na Estrada Picada Verão, perto do Cemitério Municipal, e também um  ônibus. “A Associação agradece o terreno, mas o volun-tariado acredita que seja inviável. A maior dificuldade é  se deslocar diariamente até o local. Será que não existe  um local mais próximo da cidade?”, questiona Marli.

EM BUSCA DE APOIO
Marli é a presidente da associação
A diretoria da associação pede o apoio das  empresas e também dos vereadores que prome-teram ajudar antes das eleições.  “Estamos sentido que a força pública é pou-ca, estamos enfrentando um problema de saúde  pública. Precisamos de mais apoio da prefeitura.  Precisamos que seja feita uma campanha de cas-tração em massa, uma campanha de conscienti-zação e a micro-chipagem dos animais. Imagi-nem se todos esses cães que cuidamos estivessem  nas ruas, a cidade não seria tão elogiada pelos  turistas”, afirma a presidente Marli, salientando  que o bom trato dos animais é fundamental  para a existência de qualidade de vida.  Diante desse quadro, a Associação Amigos  dos Animais de Dois Irmãos precisa urgente de ajuda, principalmente com a doação de um ter-reno e um carro tipo um Fusca para transporte dos animais. Este trabalho não pode parar por-que a situação dos animais ficará bem pior.

BRECHÓ E CAMISETAS
No próximo dia 22 de março será realizado o  tradicional Brechó da Associação. O evento será  das 9h às 17h, na Praça do Imigrante. Todo o di-nheiro arrecadado será revertido para a castra-ção de animais de rua. “Aceitamos doações como  roupas, móveis, utensílios domésticos. Toda ajuda  é bem vinda”, diz a presidente Marli.  As novas camisetas da Associação Amigos  dos Animais de Dois Irmãos também já po-dem ser adquiridas por R$ 30 na Fashion Mul-timarcas e na K&K Vídeo Locadora. Interessados em  fazer doações em dinheiro, podem depositar na Conta  Corrente 06.036092.0-6, Agência 0197, do Banrisul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário