Blog do Jornal Dois Irmãos


3 de jul. de 2013

“PUM- Histórias Mal Cheirosas” é neste domingo, no Teatro Adriano Schenkel

Espetáculo sobe ao palco neste domingo, dia 7 de julho

Neste final de semana sobe ao palco do Teatro Adriano Schenkel mais uma atração do Projeto Domingo Cultural, da Companhia de Teatro Curto Arte. O espetáculo “PUM- Histórias Mal Cheirosas” promete proporcionar muitas gargalhadas a crianças e adultos, a partir das 17h.
Na história, a Princesa Florinda prepara sua apresentação para o Grande Show de Talentos do Reino, só que quando fica nervosa Florinda sofre de um probleminha. Partindo de um tema engraçado e mal cheiroso, o espetáculo discutimo as diferenças e as igualdades. A grande questão abordada é: Até que ponto somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes?

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Curto Arte ou no Yázigi, à 12 reais. Amigos da Arte pagam R$ 7,50. Na hora, o ingresso é 15 reais. Mais informações pelo telefone 3564-4888. 

Manifestação foi pacífica e ordeira em Morro Reuter

Mais de 200 manifestantes foram às ruas na noite de ontem em Morro Reuter
A manifestação foi pacífica e ordeira em Morro Reuter na noite desta terça-feira. O percurso dos manifestantes iniciou às 19h, na Praça Central e seguiu pela Rua Independência até a prefeitura. Após, bloquearam um trecho da BR-116 e seguiram até a Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pelos vereadores.  Adilson Wolf, um dos organizadores da manifestação apresentou as pautas na casa do Legislativo. Entre as pautas nacionais estavam às mesmas que estão sendo protestadas por todo país como a corrupção, saúde, segurança, educação.
A nível estadual, a estrutura do politécnico implantado no ano passado em Morro Reuter na escola estadual João Wagner, porque não existe infraestrutura, nem preparo dos professores, nem espaço físico, salas, e outros recursos que possam fazer um ensino médio diferente.
Entre as reivindicações municipais, as tarifas do transporte público, que é de R$ 3,40, mais investimentos na educação, mais vagas nas creches, uma solução para a travessia dos moradores da BR-116 em direção ao bairro Linha Görgen, mais eventos culturais em finais de semana na praça, centro de capacitação, passe livre para os estudantes e melhorias na rua Travessão. “Política não é favor... Políticos, mexam-se. E lutem pelos que pagam seus salários. Começamos a entrar para o progresso. Estamos sim, em um processo, no qual, unidos venceremos, divididos, cairemos”, diz Adilson.
Comunidade teve voz também na Câmara de Vereadores

As pessoas também puderam dar sugestões e fazer reivindicações. O presidente do Executivo, Wanderlei Behling (PMDB) e a vereadora Carla Chamorro (PTB) se comprometeram em buscar alternativas para solucionar os problemas. O próximo passo dos manifestantes foi bloquear a BR- 116 que dá acesso ao bairro Linha Görgen. Eles sentaram na pista por três minutos e seguiram pela BR passando novamente pela 15 de Novembro e Anita Garibaldi até a Unidade de Saúde, onde pararam para protestar. E novamente foram até a prefeitura. Às 20h15, os manifestantes saíram do local, onde deixaram somente para trás os cartazes com suas reivindicações que usaram durante a manifestação. 

Ana Krüger abre projeto Mulheres na Matriz dia 7


A cantora Ana Krüger abre as atividades do projeto Mulheres na Matriz – Circuito Musical
Acústico, no próximo domingo, dia 7 de julho, às 18h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, em Dois Irmãos. O projeto, que trará ao público outros nove shows acústicos até o mês de dezembro, é realizado pela prefeitura municipal, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado, e conta ainda com o apoio da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos. A produção é da Imago Produtora.  

No show do próximo domingo, Ana encantará a plateia com o show Saudosa Maloca, ao lado de Pedro Tagliani (violão) e Fernando Sessé (percussão e sampler), que recriam sambas compostos desde a década de 30 até os dias atuais.  No repertório, músicas que retratam o Brasil. Sua cultura, a alegria, a malandragem, os sentimentos das pessoas simples, suas dores e seus amores.
O Espaço Cultural da Antiga Matriz comporta cerca de 250 espectadores. Todas as apresentações terão entrada franca. Os shows iniciam sempre às 18h30, exceto os de Ivone Pacheco, Simone Rasslan e Tamanco no Samba, que começam às 19h, em função do horário de verão.  

Quem é Ana Krüger?
Ana Krüger é mais conhecida pelo grande público como a voz do grupo Delicatessen, e já encantou plateias de várias partes do mundo com sua voz aveludada, interpretando ritmos de bossa, jazz e MPB. Ana é ganhadora de dois prêmios Açorianos. Em 2012, recebeu o prêmio de melhor intérprete e o Prêmio da Música Brasileira de melhor disco em língua estrangeira pelo disco Goodnight Kiss. Em 2009, o CD Delicatessen venceu o Prêmio Açorianos de Música em quatro categorias - inclusive a de melhor intérprete - e também o Prêmio da Música Brasileira como melhor disco em língua estrangeira. 

2 de jul. de 2013

Pianista português se apresenta hoje na Antiga Matriz


A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos promove hoje à noite o Recital de Piano com o conceituado pianista português, Filipe Pinto-Ribeiro. O evento inicia às 20h, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel e a entrada é franca. Prestigie!

Continental e Os Marvados estão na final do Aberto de Morro Reuter

Os Marvados
Em uma semifinal de grandes jogos, Continental/Metalúrgica Cecchin e Os Marvados garantiram vaga na grande final do Aberto de Futsal de Morro Reuter, que será disputada nesta sexta-feira, dia 5 de julho, no Ginásio Municipal. As duas equipes brigam pelo título inédito.
Os jogos da última sexta-feira levaram grande público ao ginásio. No primeiro jogo, o Continental/Metalúrgica Cecchin venceu o Retifica federal por 7 a 5. Na sequência, Os Marvados garantiu a vaga ao vencer o Pacotão por 5 a 2.
A disputada do 3º lugar entre Pacotão e Retífica Federal acontece também na sexta-feira, às 20h30. Logo após, às 21h30, acontece a decisão. A premiação do campeonato será após os jogos.

Continental Metalúrgica Cecchin

Quase 3 mil pessoas participam da Missa das Missões Populares


Mais de 2 mil e 500 religiosos da Comunidade Católica de Dois Irmãos participaram na tarde deste domingo, dia 30, da missa de encerramento das Santas Missões Populares, no Parque Municipal Romeo Wolf. A missa foi celebrada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel e pelos padres da Paróquia São Miguel. Antes, às 14h, católicos se reuniram em frente a Igreja Matriz de São Miguel, de onde seguiram em procissão até o local da missa campal. Realizadas desde o ano passado, as Santas Missões Populares passaram por todas as comunidades religiosas de Dois Irmãos. 
O pároco da Comunidade Católica, Dirceu Ritter, destaca que o objetivo principal é renovar a fé dos católicos. Logo após o início da celebração, os fiéis acompanharam a chegada da santa Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, trazida sob a proteção dos coroinhas pelas escadarias do Parque Municipal. - Fiquei muito feliz com a bela manifestação de fé dos religiosos. Nas missas dos finais de semana a Igreja também esteve lotada - destaca o padre Dirceu.

Dois Irmãos volta às ruas por mais saúde e educação


No domingo, dia 30, uma nova manifestação mobilizou crianças, jovens e adultos em Dois Irmãos.  Chamado de “2º Ato Contra a Corrupção- Dois Irmãos”, o manifesto iniciou por volta das 16h15, na Praça do Imigrante, seguindo pelas avenidas 25 de Julho e Irineu Becker com destino a BR-116. Em uma das paradas do manifesto, o grupo sentou na BR-116 para protestar. Os dois lados da via foram trancados pela Polícia Rodoviária Federal. Além disso, durante todo o trajeto, viaturas da Brigada Militar de Dois Irmãos acompanhavam a manifestação e abriam caminho aos manifestantes.
Segundo dados divulgados pela Brigada Militar na tarde desta segunda-feira, dia 1º, cerca de 200 manifestantes foram às ruas protestar contra a corrupção no país e lutar por melhorias em serviços básicos, como saúde, educação e segurança.  Carregando faixas, cartazes, buzinas, e gritando palavras de ordem como o famoso “Vem Pra Rua”, Mais professores, menos assessores”, Da Copa eu abro mão, quero mais dinheiro para saúde e educação”, “O povo acordou, o povo decidiu: ou para a roubalheira ou paramos o Brasil” e “Ei, você aí do lado, também é explorado”, mais uma vez o grupo deu um exemplo de cidadania e promoveu um manifesto pacífico.
Saindo da BR-116, os manifestantes seguiram novamente pela Av. Irineu Becker e adentraram a Av. São Miguel, seguindo, por fim, em direção a prefeitura municipal. Em frente ao Palácio 10 de Setembro, ao final do manifesto, parte do grupo deixou cartazes e faixas carregadas durante o evento, como forma de protesto.



Manifestantes trancaram a BR-116 no último domingo, na altura do KM 222


Manifestação em Morro Reuter é hoje
Nesta terça-feira, dia 2, o município de Morro Reuter também terá uma manifestação. A ideia surgiu através de alunos da escola João Wagner e foi acatada por professores, equipe diretiva, colegas e pessoas da comunidade. A manifestação terá início às 19h, na Praça Central, passando pela rua Independência e lateral da BR-116, seguindo então em direção à Câmara de Vereadores de Morro Reuter, onde hoje acontece sessão ordinária. A nível nacional, os assuntos a serem reivindicados são os mesmos de todo o Brasil. A nível estadual, a comunidade irá reivindicar a falta de estrutura no ensino politécnico, e, à nível municipal, serão manifestos em prol de mais creches, cursos qualificativos, eventos culturais, entre outros assuntos.