Na tarde desta quinta-feira, dia 26, pacientes entraram em contato com a redação do Jornal Dois Irmãos para reclamar da demora no atendimento do Hospital São José, em Dois Irmãos.
A redação foi até o local, e quando chegou, de fato, várias pessoas aguardavam atendimento. Algumas delas, inclusive, estavam de pé. Ao conversar com elas, as reclamações se confirmavam. A moradora do bairro Floresta, Elaine Finkler, de 41 anos, tinha hora marcada com cardiologista às 14h30. “Cheguei aqui por volta das 14h20, e até agora (já eram quase 15h20) não me chamaram nem para fazer a ficha”, disse ela, incomodada com a situação. A mesma situação foi enfrentada por Maria Helena Trindade, de 57 anos, moradora do Portal da Serra, que aguardava também uma consulta junto com o filho. “Cheguei aqui as 14h10 e esperei quase uma hora para fazer a ficha. Precisamos sair do trabalho para vir até aqui, e recebemos apenas comprovante para a hora da consulta, isso não está certo, se quando chegamos aqui precisamos esperar durante tanto tempo”, comentou Maria Helena.
Rosilei Belo, de 40 anos, moradora do Centro, também lamentou a situação: “Quando marcamos as consultas, elas mesmas pedem para que as pessoas não venham muito tempo antes do horário para evitar aglomerações aqui no hospital, mas chegamos aqui, pouco antes da consulta, e temos que esperar”.
O que diz o hospital
De acordo com Lucas Schneider, diretor administrativo do Hospital São José (que é administrado pelo Instituto Vida) o que ocorreu ontem foi um fato esporádico. Segundo ele, em muitos casos, os pacientes chegam ao hospital muito tempo antes dos seus horários, e por isso, a aglomeração de pessoas. “Tem pacientes que tem consulta às 16h e chegam às 14h, achando que é por ordem de chegada, mas não é”, destaca ele. Sobre o fato de mais de uma pessoa ter o mesmo horário marcado com a mesma especialidade- como ocorreu nesta quinta-feira, quando três pessoas tinham consulta marcada com cardiologista às 14h30- Lucas explica o motivo. “Houve vezes em que, por exemplo, havia 10 pessoas marcadas com cardiologista, e destas, 3 a 4 faltavam, ou seja, o médico ficava parado. Em razão disso, em conversa com a Secretaria de Saúde, que é responsável pela marcação de consultas, foi decidido que mais de uma pessoa seria marcada para o mesmo horário, já que muitas faltavam. Até então, isso vinha dando certo, mas estamos diariamente ajustando diversas questões, e vamos rever isso mais uma vez”, ressalta o diretor.