Blog do Jornal Dois Irmãos


27 de jun. de 2014

Pacientes reclamam de demora no atendimento no Hospital São José

Na tarde desta quinta-feira, dia 26, pacientes entraram em contato com a redação do Jornal Dois Irmãos para reclamar da demora no atendimento do Hospital São José, em Dois Irmãos. 
A redação foi até o local, e quando chegou, de fato, várias pessoas aguardavam atendimento. Algumas delas, inclusive, estavam de pé. Ao conversar com elas, as reclamações se confirmavam. A moradora do bairro Floresta, Elaine Finkler, de 41 anos, tinha hora marcada com cardiologista às 14h30. “Cheguei aqui por volta das 14h20, e até agora (já eram quase 15h20) não me chamaram nem para fazer a ficha”, disse ela, incomodada com a situação. A mesma situação foi enfrentada por Maria Helena Trindade, de 57 anos, moradora do Portal da Serra, que aguardava também uma consulta junto com o filho. “Cheguei aqui as 14h10 e esperei quase uma hora para fazer a ficha. Precisamos sair do trabalho para vir até aqui, e recebemos apenas comprovante para a hora da consulta, isso não está certo, se quando chegamos aqui precisamos esperar durante tanto tempo”, comentou Maria Helena.
Rosilei Belo, de 40 anos, moradora do Centro, também lamentou a situação: “Quando marcamos as consultas, elas mesmas pedem para que as pessoas não venham muito tempo antes do horário para evitar aglomerações aqui no hospital, mas chegamos aqui, pouco antes da consulta, e temos que esperar”. 

O que diz o hospital

De acordo com Lucas Schneider,  diretor administrativo do Hospital São José (que é administrado pelo Instituto Vida) o que ocorreu ontem foi um fato esporádico. Segundo ele, em muitos casos, os pacientes chegam ao hospital muito tempo antes dos seus horários, e por isso, a aglomeração de pessoas. “Tem pacientes que tem consulta às 16h e chegam às 14h, achando que é por ordem de chegada, mas não é”, destaca ele. Sobre o fato de mais de uma pessoa ter o mesmo horário marcado com a mesma especialidade- como ocorreu nesta quinta-feira, quando três pessoas tinham consulta marcada com cardiologista às 14h30- Lucas explica o motivo. “Houve vezes em que, por exemplo, havia 10 pessoas marcadas com cardiologista, e destas, 3 a 4 faltavam, ou seja, o médico ficava parado. Em razão disso, em conversa com a Secretaria de Saúde, que é responsável pela marcação de consultas, foi decidido que mais de uma pessoa seria marcada para o mesmo horário, já que muitas faltavam. Até então, isso vinha dando certo, mas estamos diariamente ajustando diversas questões, e vamos rever isso mais uma vez”, ressalta o diretor. 

26 de jun. de 2014

Projeto de saúde e bem-estar leva movimentos aos bairros

Prefeita Tânia esteve visitando o grupo no bairro Bela Vista
Promover a saúde e a integração são objetivos do programa que leva Ginástica nos Bairros, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. As atividades reúnem, em sua maioria, mulheres que decidiram que as lidas domésticas não devem ser o único exercício e que cuidar de si e fazer novas amizades é fundamental para uma vida alegre e saudável. Dessa forma, dezenas de pessoas, pelo menos uma vez por semana estão participando das aulas ministradas pela professora de Educação Física Josiane Zimmer.
As comunidades dos bairros Centro, Navegantes, São João, Bela Vista, Travessão, São Miguel e localidades próximas estão tendo a oportunidade de participar do programa voltado a moradores em geral, hipertensos, diabéticos, cardiopatas e obesos. “As aulas incluem práticas de alongamento, exercícios físicos diversos com pesos, elásticos e outros equipamentos; e também caminhadas orientadas”, explica Josiane. Todos os participantes são submetidos a uma avaliação médica antes de serem liberados.
A prefeita Tânia da Silva visitou na tarde de ontem o grupo que participa das atividades nos bairros Bela Vista e Portal da Serra. “Fico muito feliz de ver um grupo como este se divertindo junto e ao mesmo tempo todos aproveitando para cuidarem de sua saúde. É gratificante para nós enquanto Administração, sabermos que estamos investindo em um projeto que está sendo bem aceito pela comunidade”, destaca a prefeita.

Consulado Suíço fez a festa em Dois Irmãos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 25 de junho, exatos quatro anos após ser eliminada pela Seleção de Honduras no Mundial de 2010, a Suíça superou o trauma da eliminação e desta vez foram eles que mandaram os hondurenhos de volta para casa na Copa do Mundo do Brasil. Com uma bela vitória de 3 a 0, com três gols de Shaqiri, os europeus garantiram vaga nas oitavas de final da Copa 2014, e fizeram a felicidade da torcida suíça por todo o mundo e na Arena Amazônia.
Parte desta alegria toda da classificação foi vivida aqui em Dois Irmãos, onde um grupo de descentes suíços assistiu à partida na Sociedade Atiradores. Eles aproveitaram ainda para saborear o Café Colonial da cidade. E eles foram pé quentes. Antes da partida, apostas bem otimistas já eram dadas por eles, como 3 a 1 e 2 a 1. Fora de campo, do lado de cá do telão, a torcida já mostrava um belo espetáculo. A sociedade dois-irmonense ganhou as cores da Suíça. Bandeiras, balões e descentes trajados com roupas típicas criavam um ambiente familiar, destacando o vermelho e branco. Com a festa do lado de fora das quatro linhas, os comandados do técnico Ottmar Hitzfeld deram a resposta dentro de campo. A cada gol, a vibração era maior.
O grupo que assistiu à partida contava com cerca de 40 pessoas, integrantes da Associação Suíço Valesana do Brasil . De acordo com Ivo Sartor, presidente da associação, os outros dois jogos da Seleção Suíça foram assistidos em Caxias do Sul, na Casa das Etnias. “Todos estes eventos estão sendo proporcionados pelo governo da Suíça através da associação, da embaixada e do consulado suíço daqui”, destaca ele.
A Associação Suíço Valesana foi fundada em 1992 e hoje conta com cerca de 100 famílias, espalhadas pelo Vale do Rio Pardo, Serra e Grande Porto Alegre.
AGORA, OS HERMANOS!
Com a classificação em 2º lugar no grupo E, a Suíça enfrenta nas oitavas de final a Argentina, que ficou em 1º no grupo F. O jogo será terça-feira, dia 1º de julho, às 13h, em São Paulo. Nem precisa dizer que os suíços também terão a torcida brasileira a seu favor.

25 de jun. de 2014

Jovem de 20 anos mata pai a facadas em Morro Reuter

Rapaz teria agido para defender a mãe durante uma briga

Uma briga de família terminou em tragédia ontem à noite, na Rua Pedro Zimmer, no Centro de Morro Reuter. Um jovem de 20 anos matou o próprio pai a facadas, após ver a mãe sendo agredida por ele. A tragédia aconteceu por volta das 21h40. A mãe saiu correndo, pedindo ajuda, e os vizinhos acionaram o socorro. Nícolas Aristides Nunes Teijido, de 48 anos, chegou a ser socorrido pela ambulância do Posto de Saúde de Morro Reuter até o local, onde foi entubado e recebeu os primeiros atendimentos. Já por volta das 22h15, foi transferido ao Hospital de Pronto Atendimento de Canoas, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Segundo informações preliminares, o jovem teria desferido facadas na costela, tórax, face e crânio. Os golpes foram desferidos por um facão de aproximadamente 30 cm.
Ainda na noite de ontem, o jovem de 20 anos e a mãe foram levados à Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, para registrar ocorrência e prestar depoimento. Na manhã de hoje, o caso já passou para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos. À tarde, a delegada Ariadne Langanke, acompanhada de policiais civis, foi até o local do fato, onde estava o jovem, a mãe e o outro filho do casal, um garoto de 15 anos. De acordo com a delegada Ariadne, o jovem está muito abalado, e em conversa informal reiterou o que já havia dito no depoimento prestado na DPPA, assim como na versão da mãe. “O que eles nos falaram informalmente nesta tarde coincide com o que eles disseram ontem na delegacia”, reforça ela. Ainda segundo a delegada, o garoto contou como tudo ocorreu. “Ele disse que estavam tomando café quando os pais começaram a discutir. Quando a mãe se levantou e foi em direção ao quarto, o pai teria a agredido e foi aí que ele interveio na briga para defender a mãe”, destaca ela. 
Tanto no depoimento quanto na conversa desta tarde, mãe e filho alegam que o pai tinha um comportamento agressivo. O casal ficou separado por 10 meses e reatou faz poucos dias. “A mãe contou que eles eram casados há 22 anos. Teriam ficado 10 meses separados e que ele teria voltado a morar em casa no último dia 3 de junho. Mãe e filho relatam que ele era uma pessoa agressiva, inclusive, que o humilhava na frente dos amigos”, diz a delegada. “O garoto chegou a dizer que a vida deles teria se tornado um inferno desde que o pai tinha voltado para casa”, relembra ela. A família morava há apenas três anos no local. Ainda segundo a delegada Ariadne, o jovem teria agido em legítima defesa de terceiros, neste caso, em legítima defesa da mãe. A família é de Santana do Livramento, mas já morava há vários anos em Morro Reuter.
Nesta quinta-feira, o irmão de 15 anos e uma vizinha devem prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos. 

23 de jun. de 2014

SER Campinas e Balança Rede garantem vaga na semifinal

SER Campinas garantiu a vaga com dois empates

São Pedro deu trégua e finalmente foram disputados os jogos de volta da 2ª fase do Campeonato Municipal de Futebol 2014.
SER Campinas e Balança Rede entraram em campo com vantagem, fizeram o dever de casa e garantiram vaga na fase semifinal da competição, se juntando a Green Brush e União, que classificaram direto. Com os resultados deste sábado, no próximo dia 29 começam as semifinais, com SER Campinas x União e Balança Rede e Green Brush.
No primeiro jogo de sábado, SER Campinas e Arcanjos empataram em 2 a 2. O Arcanjos saiu na frente, com gol de Paulo aos 40 minutos do primeiro tempo. O resultado classificava o Arcanjos. No segundo tempo, o Campinas veio mais determinado e logo aos 4 minutos conseguiu o empate com Fabinho. E virou aos 7 com Cordinha. O Arcanjos ainda conseguiu o empate aos 21 minutos com Rudinei, de pênalti, mas o Campinas segurou o placar e garantiu a classificação.
Na segunda partida da tarde, empate em 2 a 2 também entre Balança Rede e Minuano. O Balança Rede podia até perder por um gol de diferença. O Minuano, precisando vencer, foi atrás do resultado. O primeiro tempo terminou sem gols, em compensação, os quatro saíram no segundo. Jonatha abriu o placar para a equipe do Minuano logo aos 2 minutos da etapa complementar. Aos 6, Mattheus empatou para o Balança Rede. Dindo virou aos 18. Atrás no placar, o Minuano ainda chegou ao empate com Jonatha, aos 37 minutos, mas não conseguiu a vitória.
Balança Rede agora vai enfrentar o Green Brush

O presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), Valdir Schmitt, o Ninho, destacou a boa atuação das equipes. “Foram dois jogos emocionantes e bem disputados. Todos os times buscaram o resultado”, diz ele, parabenizando as equipes. “Parabéns às equipes classificadas e parabéns às equipes que, apesar da luta, não conseguiram seu objetivo mas tiveram espírito esportivo”, conclui o presidente Ninho.
Nesta segunda-feira, dia 23, tem reunião da LIFADI, às 19h30, no União. De acordo com o presidente Ninho, em caso de vitória do Brasil nesta tarde ou de classificação em 1º lugar no seu grupo, os primeiros jogos da semifinal serão disputados no próximo domingo, dia 28 de junho. “Quem sabe será a solução para os próximos anos, jogar aos sábados e domingos, e não ao meio-dia. Defendo essa ideia há muito tempo. Quem sabe o público faz os clubes aderir ao que me parece ser a solução, já que não temos mais amador aos domingos e nem campos suficientes aos sábados”, destaca ele. Os jogos de abertura da semifinal serão no União. Às 13h30 jogam SER Campinas x União e às 15h30, Balança Rede x Green Brush. União e Green jogam por dois resultados iguais.
Os destaques do campeonato são Feno (Green Brush) e Bobi (Minuano), com 5 votos cada. Feno também é um dos artilheiros, com 7 gols, ao lado de Fusca e Ivan, do Balança Rede. O melhor ataque é o do Balança (25 gols) e a melhor defesa é a do União (5 gols). O Minuano é o time mais disciplinado.

Concurso cultural vai resgatar memórias da imigração alemã

Participe você também com suas fotos antigas!

A Curto Arte e o Coral Cantares, em parceria com o Jornal Dois Irmãos, a Rota Brasil e a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, estão promovendo o concurso cultural Registros da Memória.
O objetivo é homenagear os 190 anos da imigração alemã no Brasil, e premiar uma foto que registre pessoas, casais ou grupos com trajes germânicos em bailes tradicionais de antigamente. O concurso também será de grande valia para aumentar o acervo fotográfico da nossa história no município. A foto deve ser de, no mínimo, 15 anos atrás.
Para concorrer, basta enviar as informações pessoais com nome, CPF, telefone para contato, e-mail, endereço, autorização de uso de imagem e a foto digitalizada para o e-mail curtoarteprojetos@gmail.com, ou entregar diretamente na Companhia de Teatro Curto Arte até o dia 20 de julho. O sorteio que premiará um casal com uma viagem para a Ferrovia do Vinho, patrocinada pela Rota Brasil, acontecerá na noite do Baile “Unser Schöne Ballzeit”, no dia 25 de julho, na Sociedade Atiradores de Dois Irmãos. Na noite, além do sorteio, haverá a exposição das 15 melhores fotos no local, destacando que a foto exposta não é necessariamente a vencedora da viagem, já que essa será premiada por sorteio.
Todas as fotos participantes serão publicadas em edições do Jornal Dois Irmãos e cada participante pode concorrer com no máximo três fotografias antigas. É muito importante que se apresente o nome correto de quem doou a foto e se possível acrescentar dados como ano em que foi tirada, qual a comemoração e nomes de quem aparece na foto (quando possível).
O regulamento completo está disponível na página do evento:

https://www.facebook.com/pages/190-Anos-da-Imigra%C3%A7%C3%A3o-Alem%C3%A3-no-Brasil/1429290547336811?fref=ts