O Brasil já respira sua Copa do Mundo. Apesar dos atrasos nas obras e da promessa de protestos durante a competição, é certo que a grande maioria vai grudar os olhos na telinha em dias de jogos da Seleção Brasileira. Para tanto, alguns serviços sofrerão alteração no horário de atendimento. Para quem não lembra, na 1ª fase, o Brasil joga contra Croácia no dia 12 (quinta-feira), às 17h; contra México no dia 17 (terça-feira), às 16h; e contra Camarões no dia 23 de junho (segunda-feira), às 17h. Logo depois, nas oitavas de final, se ficar em 1º lugar no grupo A o Brasil joga no dia 28 (sábado), e se ficar em 2º, joga no dia 29 (domingo).
Já é certo que os bancos funcionarão em horário diferenciado nos dias de jogos do Brasil. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. A recomendação é do Banco Central, que autorizou a mudança no horário, desde que haja funcionamento mínimo de quatro horas durante o dia. Nos demais jogos, envolvendo seleções de outros países, o funcionamento das agências bancárias será normal.
A respeito do comércio local, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, até o momento nenhum estabelecimento comunicou alterações no horário de funcionamento. Algumas escolas vão liberar seus alunos durante os jogos. Veja como vai funcionar:
Rede Municipal
Segundo a secretária de Educação, Adriana Trierweiler, as escolas municipais não sofrerão alteração em seus horários. “Como os jogos serão no final da tarde, achamos melhor não liberar os alunos. Até por uma questão de segurança, pois os pais das crianças provavelmente não estarão em casa, sendo assim, com quem elas ficariam nesse tempo? O jogo do dia 17 de junho, que começará às 16h, será assistido na escola pelo menos no primeiro tempo, e a abertura da Copa também, pois é uma questão cultural. Estamos tomando providências para que todas as escolas da rede municipal possam transmitir os jogos”, explica Adriana.
Rede Estadual
Na escola estadual Affonso Wolf, o secretário Marcos Arnold informou que os alunos serão liberados uma hora antes do início dos jogos no período da tarde. No noturno, nos dias 12 e 23 de junho, em que os jogos começam às 17h, os estudantes entram em sala a partir do 2° período, ou seja, às 19h30. Na 10 de Setembro, a diretora Maria Helena Arnold Wolf diz que a situação ainda não está totalmente definida. A princípio, não haverá modificações no horário escolar. A situação ainda está sujeita a mudanças, devido ao transporte dos alunos. Na João Grawer Filho, a diretora Eunice Walcher confirmou que os alunos serão liberados em média 30 minutos antes do início de cada jogo, tendo a mesma regra para o dia da abertura da Copa.
Rede Particular
No Colégio Imaculada Conceição, os alunos serão liberados até 45 minutos antes do início de cada jogo da Seleção Brasileira, tendo a mesma regra para a abertura. A vice-diretora Luiza Kochhann Ruwer, enfatiza que os alunos que não puderem ir para casa vão poder assistir aos jogos na escola. “Temos um espaço para quem não quiser ou puder ir assistir ao jogo em casa. O importante é que todos nós possamos torcer juntos pela Seleção Brasileira”, informa Luiza.