Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de jun. de 2014

A Copa do Mundo está chegando!

O Brasil já respira sua Copa do Mundo. Apesar dos atrasos nas obras e da promessa de protestos durante a competição, é certo que a grande maioria vai grudar os olhos na telinha em dias de jogos da Seleção Brasileira. Para tanto, alguns serviços sofrerão alteração no horário de atendimento. Para quem não lembra, na 1ª fase, o Brasil joga contra Croácia no dia 12 (quinta-feira), às 17h; contra México no dia 17 (terça-feira), às 16h; e contra Camarões no dia 23 de junho (segunda-feira), às 17h. Logo depois, nas oitavas de final, se ficar em 1º lugar no grupo A o Brasil joga no dia 28 (sábado), e se ficar em 2º, joga no dia 29 (domingo).
Já é certo que os bancos funcionarão em horário diferenciado nos dias de jogos do Brasil. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. A recomendação é do Banco Central, que autorizou a mudança no horário, desde que haja funcionamento mínimo de quatro horas durante o dia. Nos demais jogos, envolvendo seleções de outros países, o funcionamento das agências bancárias será normal. 
A respeito do comércio local, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, até o momento nenhum estabelecimento comunicou alterações no horário de funcionamento. Algumas escolas vão liberar seus alunos durante os jogos. Veja como vai funcionar:

Rede Municipal
Segundo a secretária de Educação, Adriana Trierweiler, as escolas municipais não sofrerão alteração em seus horários. “Como os jogos serão no final da tarde, achamos melhor não liberar os alunos. Até por uma questão de segurança, pois os pais das crianças provavelmente não estarão em casa, sendo assim, com quem elas ficariam nesse tempo? O jogo do dia 17 de junho, que começará às 16h, será assistido na escola pelo menos no primeiro tempo, e a abertura da Copa também, pois é uma questão cultural. Estamos tomando providências para que todas as escolas da rede municipal possam transmitir os jogos”, explica Adriana.

Rede Estadual
Na escola estadual Affonso Wolf, o secretário Marcos Arnold informou que os alunos serão liberados uma hora antes do início dos jogos no período da tarde. No noturno, nos dias 12 e 23 de junho, em que os jogos começam às 17h, os estudantes entram em sala a partir do 2° período, ou seja, às 19h30. Na 10 de Setembro, a diretora Maria Helena Arnold Wolf diz que a situação ainda não está totalmente definida. A princípio, não haverá modificações no horário escolar. A situação ainda está sujeita a mudanças, devido ao transporte dos alunos. Na João Grawer Filho, a diretora Eunice Walcher confirmou que os alunos serão liberados em média 30 minutos antes do início de cada jogo, tendo a mesma regra para o dia da abertura da Copa.

Rede Particular
No Colégio Imaculada Conceição, os alunos serão liberados até 45 minutos antes do início de cada jogo da Seleção Brasileira, tendo a mesma regra para a abertura. A vice-diretora Luiza Kochhann Ruwer, enfatiza que os alunos que não puderem ir para casa vão poder assistir aos jogos na escola. “Temos um espaço para quem não quiser ou puder ir assistir ao jogo em casa. O importante é que todos nós possamos torcer juntos pela Seleção Brasileira”, informa Luiza.

4 de jun. de 2014

Projeto Miniempresa é destaque no Imaculada Conceição

Está acontecendo no Colégio Imaculada Conceição, em parceria com a Junior Achievement, o projeto Miniempresa. A Junior Achievement é a maior e a mais antiga organização de educação para economia e negócios do mundo. Beneficia mais de 20.000 jovens todos os anos só no do Rio Grande do Sul e desperta o espírito empreendedor ainda na idade escolar.
O projeto é desenvolvido na escola, uma vez por semana, nas noites de terça-feira, das 19h às 22h30, e envolve alunos do 1° e 2° ano do ensino médio. O trabalho inicia com um temporal de ideias, onde são apresentados diversos projetos. Em seguida é feita uma pesquisa de mercado para ver qual o produto que terá a melhor aceitação. Dentro do projeto se desenvolve a parte teórica, uma ideia inicial de como surge uma empresa, a necessidade de buscar capital, como se controla uma empresa. Após, se passa para a parte prática que é a confecção do produto, acompanhamento e controle através de relatórios, venda do produto e no final serão feitos os fechamentos com balanços. Na última jornada acontece uma assembleia com a presença de todos os acionistas, para prestação de contas e devolução dos valores das ações corrigidos com lucros ou despesas. Sobre os salários, são retidos os encargos sociais e sobre as vendas, os impostos serão revertidos para uma entidade social escolhida pelos alunos.
A empresa criada pelos alunos esse ano é denominada Zenp SA/E, que está produzindo e comercializando pufes. Estes pufes são feitos com baldes plásticos reutilizados (de gorduras e outros materiais consumidos em restaurantes, padarias e confeitarias). Para orientar os alunos, o projeto conta com a ajuda de advisers que prestam esse serviço de modo voluntário. O setor financeiro é orientado por Roseli Reis Engelmann, de marketing por Joel Serafim Fagundes, de produção com Everton Fritsch, de RH por Gabriel Fröhlich, e por fim, na coordenação do programa está Luiza Kochhann Ruwer.
Da parte dos alunos também existe uma diretoria montada. Rafael Kasper cuida do RH, Jéssica Hansen do financeiro, Laura Vargas na produção, Daiana Rodrigues setor de marketing, Gabriele Giehl como vice-presidente e Andressa Bassani como presidente. Os alunos Lucas, Bibiana e Kauan, participantes do projeto, contam com animação que receberam muitas encomendas, tantas que o serviço de costura será terceirizado para que a “empresa” consiga cumprir os prazos. Além dos 18 funcionários/alunos, a empresa tem 36 acionistas.






SERVIÇO
O Pufs Zenp SA/E podem ser adquiridos com integrantes do projeto, pelo telefone (51) 9990-0249, com Andressa, ou através da página no Facebook: https://www.facebook.com/zenpsae?fref=ts. Cada peça é R$30,00.

3 de jun. de 2014

Prefeitura convoca suplentes para o Residencial das Flores


A lista de selecionados para cadastro reserva do Residencial das Flores está sendo divulgada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação. O secretário Nei Fernando Ferraz esclarece que dos 312 inscritos que foram chamados - 240 titulares e 72 suplentes - somente 234 compareceram. Os inscritos que constam na nova listagem deverão apresentar a documentação citada ao lado para que a empresa possa efetuar os acordos neste sábado, dia 7 de junho, na Associação de Moradores do Bairro São João (Rua Roraima, 131, Bairro São João) das 8h30 às 12h. Todas as pessoas que constam na lista devem providenciar os documentos e entregá-los nesta data, frisando que a documentação é fundamental para a montagem dos dossiês que serão enviados para análise da Caixa Econômica Federal.

A Secretaria de Planejamento e Habitação, o Conselho de Habitação e a empresa ACORDAR vem trabalhando em conjunto para que todo o processo de entrega de documentações e chamada das famílias seja bem sucedida. "A maior dificuldade encontrada pelas famílias até agora tem sido o limite de renda imposto pelo programa, em que a renda acima de R$ 1.600,00 não se enquadra nesse critério, e isso tem causado enorme frustração nos mesmos", ressalta o secretário.
Ele observa que quanto a esses critérios nada pode ser feito pela Administração Municipal, já que a obra é totalmente financiada com recursos federais. "Lembro também que tal limite de valor foi o que impossibilitou os servidores da segurança pública serem beneficiados com aptos no Residencial das Flores", conclui Nei.

NOVOS CONVOCADOS

Grupo I - Vagas Especiais
Grupo familiar composto por idosos (maior de 60 anos):
Apolonia Steffens
Lenir Lima do Amaral

Grupo familiar composto por pessoas com deficiência:
Bruno da Silva Garcia
Hilda Klein
Sandra Ionara dos Santos
Vera Lucia Machado de Lima

Grupo II – Grupo Geral
Adriana de Oliveira Feijo
Aline Lemos Nekel
Andrei Carlos Ragiuk
Aramy Leguica Dinat
Arno Adelmo Assmann
Bruna Nubia Agostini
Carla Silvia Szmidtke Castro
Carmen Steinborn
Clairton Lima de Melo
Daniel Junior Vargas
Elemar Pagel
Eliane Alves Rebelo
Iara Okaszeski da Silva
Ivete Friedrich de Oliveira
Jacinta Stein Thomas
Juliano Cezar Aliati
Lucia Maria Weitzmann
Maria Da Silva dos Santos
Maria Lourdes Bender
Maria Rockenbach Langer
Marli Linz
Noeli Celia Engel
Ondina Antunes da Rosa
Patricia Dapper
Patricia Nunes Xavier
Renata Goncalves Weschenfelder
Renata Marques Souto
Ronilso da Silva Machado
Rose Sirlei Bender
Sidinei Pacheco
Teresinha de Souza
Terezinha de Fatima Ribeiro da Silva
Vanda do Carmo Semioni
Vanderlei Adanski

* Lista divulgada pela prefeitura

Museu comemora seu aniversário no domingo

No próximo domingo, dia 8,  Dois Irmãos estará promovendo a festa de aniversário dos 25 anos do Museu Histórico Municipal. A programação contará com atividades culturais e artísticas durante à tarde, com início às 14h30.
Entre as atrações programadas está a apresentação do cantor e compositor uruguaio, Mário Barros que a partir das 16h apresentará um repertório de músicas nativistas latino americanas. Suas composições são essencialmente culturais, promovendo um intercâmbio do folclore nativista com clássicos do folclore latino, além de composições próprias.
As apresentações terão ainda abertura com o Grupo Reviver e, na sequência, a participação do Grupo de Dança Baumschneis e do Grupo de Dança Lederthal, de Estância Velha.
HISTÓRIA - Em 1985, surgiu na cidade, a ideia de construir um museu. Um local onde as pessoas pudessem enxergar sua história. Então uma casa, abandonada em estilo enxaimel foi adquirida pelo Município, em 1985, com o propósito de lá implantar um museu. A propriedade pertenceu à família de Carlos e Carolina Schaffer Kieling. Em 15 de maio de 1986 foram iniciados os trabalhos de restauração da Antiga residência enxaimel, localizada na Av. São Miguel, 1658. Na noite do dia 21 de dezembro e 1986 foi inaugurada a casa que futuramente abrigaria o Museu Histórico Municipal. Sua abertura oficial ocorreu em 3 de junho de 1989.
ATIVIDADES - O espaço mantém as seguintes atividades: Pesquisa e organização de exposições; Atendimento a público, escolas e pesquisadores; Restauração e Conservação do acervo; Educação patrimonial nas escolas, com palestras sobre a história de Dois Irmãos; Organização de eventos culturais, como a Festa do Museu, em conjunto com a Associação do Patrimônio Histórico Cultural, que faz suas reuniões na sede do Museu Histórico; e Visitas guiadas e com orientação turística.