Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de fev. de 2015

Matrículas seguem até dia 25 na Affonso Wolf

Nas escolas da rede estadual, as aulas começam no dia 26 de fevereiro. Na escola Affonso Wolf, do bairro Vale Verde, o período de matrículas encerra no dia 25.
De acordo com o diretor Paulo Renato Dapper (foto), ainda há vaga em todas as turmas. “Restam poucas vagas para o 7º ano, umas duas ou três, mas para as outras séries, temos vagas disponíveis”, ressalta. O diretor destaca ainda que a escola conta também com o 1º ano de turno integral, que atende crianças na média de 6 anos de idade, que passam o dia na escola. Paulo Renato destaca ainda que neste ano a escola contará com turmas de 1º e 2º ano do ensino médio durante a tarde. “Estamos disponibilizando estas duas turmas em razão do Projeto Jovem Aprendiz, do qual muitos alunos aqui da escola participam”, completa. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 20h. Já as matrículas para os cursos técnicos de Química e Design devem iniciar em março.
Na escola estadual 10 de Setembro, as vagas já foram preenchidas, segundo a direção.

Documentos necessários na Affonso Wolf:
- Uma foto 3 x 4;
- Certidão de Nascimento;
 - RG (se tiver);
- Documento do responsável se o aluno for menor de idade (RG e CPF).


* Em caso de transferência, é necessário apresentar ainda atestado de escolaridade e histórico escolar.

Comércio deixará de vender 15,5 bilhões devido aos feriados

O impacto dos feriados sobre a lucratividade do comércio brasileiro em 2015 deverá alcançar R$ 15,5 bilhões neste ano – resultado 22,5% maior que o de 2014, já descontada a expectativa de inflação prevista para 2015, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC). Além do menor número de dias úteis no ano corrente, contribui para o agravamento das perdas decorrentes do maior número de feriados a crescente relação folha de pagamento/receita operacional no comércio brasileiro em curso desde 2009.
No ano passado, além do meio expediente na quarta-feira de cinzas (5 de março) e também em 15 de novembro, um sábado, outros sete feriados nacionais integrais ocorreram em dias úteis para o comércio. Em 2015 o maior número de interrupções ocorrerá em função de dez feriados integrais entre segundas e sextas-feiras, além do meio expediente da quarta-feira de cinzas (em 18 de fevereiro).
Além de perdas parciais de vendas – parte dessas transações é concretizada antes ou após os dias não úteis –, o fechamento dos estabelecimentos ou a opção pela abertura das lojas em dias não úteis compromete a lucratividade do setor por meio da elevação extraordinária dos custos trabalhistas decorrentes das operações nesses dias.
Estimativas da CNC baseadas nos dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, apontam para a primeira queda do varejo ampliado nos últimos dez anos. Por outro lado, no ano passado a ocupação e o rendimento médio real dos trabalhadores formais do comércio cresceram 2,0% e 1,8%, respectivamente, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged). Ou seja, a massa de rendimentos do setor acusou expansão maior (3,8%) que o volume de vendas em 2014, mantendo, portanto, a tendência de crescimento da relação folha de pagamentos/receita operacional líquida em curso desde 2009.


 FERIADOS 2015

Janeiro
Dia 1º (quinta-feira) / Confraternização Universal

Fevereiro
Dia 17 (terça-feira) / Carnaval

Abril
Dia 3 (sexta-feira) / Paixão de Cristo
Dia 5 (domingo) / Páscoa
Dia 21 (terça-feira) / Tiradentes

Maio
Dia 1º (sexta-feira) / Dia do Trabalho

Junho
Dia 4 (quinta-feira) / Corpus Christi

Setembro
Dia 7 (segunda-feira) / Independência do Brasil
Dia 10 (quinta-feira) / Emancipação de Dois Irmãos
Dia 20 (domingo) / Revolução Farroupilha
Dia 29 (terça-feira) / Kerb de São Miguel

Outubro
Dia 12 (segunda-feira) / Nossa Senhora Aparecida

Novembro
Dia 2 (segunda-feira) / Finados
Dia 15 (domingo) / Proclamação da República

Dezembro
Dia 25 (sexta-feira) / Natal


Qual o impacto dos feriados na economia?


Joel de Souza

Proprietário da Tchê Farmácias de Dois Irmãos

“Acredito que por conta dos feriados deste ano as vendas sofram uma queda de 12% a 17%. O cliente da cidade, que geralmente faz suas compras aqui, acaba aproveitando os feriados e viajando para outras cidades, e, por consequência, fazendo suas compras por lá também. Sem contar o gasto que a empresa tem em pagar seus colaboradores com o estabelecimento fechado sem faturar. O impacto é visível, não dá para negar”.


Celestino Graeff

Proprietário da loja Michelle Modas

“Tenho vários modos de ver os feriados, se eles vão ser bons ou ruins para meu estabelecimento depende muito da data. Por exemplo, um feriado no sábado ou na sexta gera um prejuízo de 15% a 20% no mês como um todo, pois as pessoas deixam de circular pela cidade no fim de semana, que é quando acontece meu maior volume de vendas. Quando o feriado cai no meio da semana, ou seja, ninguém sai da cidade para viajar, eu acho o feriado muito positivo, pois as famílias aproveitam o dia para dar uma caminhada com mais calma pelo centro da cidade e acabam olhando as vitrines, despertando assim a vontade de comprar”.


Carla Wagner Schneider

Proprietária do Mercado Wagner


“Tenho cinco feriados durante o ano em que realmente não posso abrir o mercado, nos outros trabalhamos em horário reduzido, apenas na parte da manhã. Não vejo os feriados como inimigos, pois comer é uma necessidade e as pessoas acabam se reorganizando e adiantando as compras para o dia anterior ou para a parte da manhã, quando o mercado está aberto. O que me causa transtornos são as entregas de fornecedores que ficam completamente alteradas e muitas vezes chegam atrasadas por causa dos feriados”.


Vicente Bender

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos

“Com certeza há uma perda enorme em questões econômicas devido aos feriados. Se analisarmos o número de feriados e pontos facultativos no Brasil podemos ver que se trata de um número abusivo, mas é uma questão muito complicada, pois envolve questões políticas, religiosas e históricas. A cidade de Dois Irmãos serve muito bem de exemplo. Só em setembro temos quatro feriados, sendo um nacional (7), outro estadual (20) e dois municipais (10 e 29). É perceptível o impacto dos feriados no comércio e na indústria da cidade durante esse mês”.

5 de fev. de 2015

Arrombadores voltam a agir em Morro Reuter

Na última terça-feira, dia 3, mais um arrombamento à residência foi registrado em São José do Herval, no interior de Morro Reuter. O caso foi registrado ontem na Polícia Civil de Dois Irmãos.
De acordo com o relato da vítima à polícia, a ação ocorreu entre as 13h e 17h30, quando ela estava trabalhando. Ao chegar em casa, se deparou com duas janelas arrombadas- uma da frente e a outra nos fundos, e os cômodos todos revirados. Além disso, a energia elétrica da casa foi desligada e as fotocélulas arrancadas. Segundo a vítima, foi furtado um notebook, dois celulares, um monitor LCD, um relógio, uma mochila escolar, uma bolsa de viagem, uma espingarda de pressão, um teclado, um mouse, um estabilizador, dois pen drives, um controle remoto e R$ 400,00 em dinheiro. A suspeita é de que eles tenham entrado na propriedade pelo matagal que fica ao lado da casa.
Desde outubro do ano passado, com o caso desta semana, já são pelo menos 17 casos de arrombamento a chácaras e residências registrados na delegacia, ocorridos nas localidades do interior de Morro Reuter. A Polícia Civil já fez diligências nas localidades, em busca de depoimentos e possíveis suspeitos, mas por enquanto, ninguém foi preso.

CÂMERAS DE SEGURANÇA


As ações não ocorreram apenas no interior de Morro Reuter. A localidade de Picada Verão, em Dois Irmãos, também foi alvo. No dia 4 de novembro, uma residência foi arrombada no local. No último dia 26 de janeiro, a Polícia Civil divulgou imagens captadas por câmeras de segurança dessa mesma propriedade. Nelas é possível acompanhar um dos arrombadores chegando, entrando na casa e fugindo. O objetivo era de que o indivíduo pudesse ser reconhecido, porém, não se confirmou. Segundo a polícia, até agora, o homem não foi identificado. O vídeo está disponível na íntegra na página do Jornal Dois Irmãos no Facebook. A polícia pede que se alguém tiver pistas do suspeito, que entre em contato com a Delegacia pelo telefone 3564-1190. Segundo a polícia, os casos podem sim ter relação, em razão da proximidade.

Falta de luz prejudica empresas e moradores

Na manhã desta quinta-feira, faltou luz em vários pontos da cidade de Dois Irmãos. Moradores do bairro São João e da Estrada Campo Bom ficaram revoltados, pois o desabastecimento ocorreu no mesmo horário em que está programado para esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro.
O atelier de pintura de solados Via Sole, localizado na Estrada Campo Bom, ficou sem luz às 8h12. A solução foi rezar para que a energia fosse restabelecida o mais breve possível. Além dos 36 funcionários parados, os serviços encomendados sofreram atrasos. “Fomos informados através de correspondência sobre o desligamento programado para esta sexta-feira, dia 6. Estamos correndo contra o tempo para entregar os pedidos, tanto que vamos trabalhar hoje até as 19h30 e amanhã das 6h às 8h para compensar o tempo que vamos ficar parados nesta sexta-feira. Não bastasse isso, hoje também acabou faltando luz por aqui”, comenta Marcos Aurélio Santos, 46 anos, dono do atelier, indignado com a situação.
Na Preservar Tratamento e Reciclagem de Resíduos, a queda de luz também atrasou todo o processo do tratamento de efluentes. “De tempos em tempos falta luz por aqui, e quem paga o prejuízo são os próprios consumidores. Dependemos de energia elétrica para todas as etapas do processo de tratamento dos resíduos das indústrias de calçados de Dois Irmãos. Além de pagar os funcionários parados, atrasa todo o serviço. Iniciei mais cedo para fazer os relatórios da empresa, e com a queda de luz perdi tudo”, reclama Bernardo Blume, 42 anos, gerente administrativo da empresa. Ele também recebeu a notificação sobre o desligamento desta sexta-feira, mas acredita que a concessionária tenha se confundido com a data.
Com vários moradores e empresas contatando a AES Sul através da Central de Atendimento, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 9h35 da manhã.

O QUE DIZ A AES SUL

A assessoria de imprensa da AES Sul informou que houve um defeito transitório. “Não há nenhum dano físico e a energia já está restabelecida. Mas, para a normalização, é necessário percorrer os circuitos envolvidos para verificar se há ou não algum problema, uma vez que a rede é composta por dezenas de equipamentos e estruturas”, explica Bruno Marona. Foram atingidos 4 mil clientes entre 8h11 e 8h20. Às 8h20 a energia foi religada para metade deles e os demais tiveram o fornecimento normalizado às 9h30. O corte previsto para amanhã está mantido, das 8h às 14h, em várias ruas do bairro São João e da Estrada Campo Bom.

Restam poucas vagas na rede municipal

As aulas da rede municipal de ensino começam no dia 18 de fevereiro e os alunos que ainda não estão matriculados devem procurar a escola mais próxima o mais breve possível.
De acordo com Vanderleia Alles Linck, técnica de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o prazo máximo para matrícula é 12 de fevereiro. “Como o período de matrículas foi no final do mês de novembro, o número de vagas ainda disponíveis é pequeno, mas há vagas sim em todas as escolas, porém, nem sempre em todas as turmas”, reforça.
A coordenadora da SEMEC, Adriana Krug Führ, ressalta também que os alunos devem tentar se matricular na escola mais próxima de suas casas, prestando atenção ao zoneamento. Na próxima semana, horários estarão disponíveis nas nove escolas da rede para a realização de matrículas. Na segunda e quarta, o atendimento será apenas na parte da manhã, das 7h30 às 11h30. Na terça e sexta, ocorre durante todo o dia, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Também ainda podem ser feitas as matrículas para o EJA (Educação para Jovens e Adultos), da escola Paulo Arandt. A partir de agora, as matrículas poderão ser feitas por semestre. Mais informações pelo telefone 3564-4640. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência;
- Uma foto 3 x 4 (se o aluno utilizar transporte escolar é necessário duas fotos);
- Documentação do pai e da mãe (RG e CPF). Para o EJA, os documentos de pai e mãe são necessários apenas se o aluno for menor de idade.


* Em caso de transferência de alunos que já estudavam no município, é necessário apresentar ainda atestado de escolaridade e de que há vaga na outra escola. Já para os alunos que vêm transferidos de outro município é necessário apresentar atestado de escolaridade e de que há vaga na outra escola e ainda o histórico escolar.

4 de fev. de 2015

Prefeitura de Morro Reuter terá novo horário

A partir de março, a prefeitura de Morro Reuter adotará novos horários de atendimento ao público para reduzir gastos. O Decreto 011/2015 foi publicado nesta terça-feira, instituindo turno de horário misto para o Centro Administrativo. O atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h em segundas e terças; e das 7h às 13h em quartas, quintas e sextas.
Conforme o prefeito Adair Bohn, a medida deve gerar economia aos cofres públicos, além de ser sido um apontamento do Tribunal de Contas. “Não estamos infringindo nenhuma lei, é apenas uma medida de economia. Em outras cidades, o atendimento geralmente é em turno único. Aqui, os contribuintes terão horário de procurar o atendimento ao meio-dia”, afirma o prefeito, destacando que a mudança já vinha sendo estudada pelo Poder Executivo.
Entre as principais metas está a redução de energia elétrica, telefonia, uso de carros oficiais e mudança no horário de atendimento ao público nos setores administrativos. Não haverá redução de salários ou cortes de servidores. O servidor cumpre a carga de 34 horas semanais.

Vale lembrar que nos dias 16 e 17 de fevereiro não haverá expediente na prefeitura em razão do Carnaval. Os servidores já estão adiantando horários internos para compensar o dia 16.

Mais de 120 caminhões de entulhos recolhidos

O serviço de recolhimento de entulhos em Dois Irmãos quadruplicou nas últimas semanas.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mais de 120 caminhões de entulhos e móveis foram recolhidos em um período de 40 dias. Entre os lixos descartados estão galhos, grama, capim, cimento, restos de terra e de construção. Já entre os móveis mais descartados, estão geladeira, fogão, sofá, forno elétrico e armários.
É um verdadeiro mutirão de limpeza que ocorre diariamente pelas ruas da cidade. O secretário Elony Nyland acredita que o aumento de móveis e utensílios domésticos descartados nas últimas semanas tenha sido em função da facilidade de crédito, do décimo terceiro salário e da mudança das 240 famílias para os apartamentos do Residencial das Flores, no bairro São João.
- Nesta época, muitas pessoas acabam comprando coisas novas para sua casa. O recolhimento de entulhos e móveis acontece diariamente, e de forma gratuita. Mas no final e no início de ano o serviço quadruplicou, se comparado ao mesmo período dos anos anteriores – atesta Elony, ressaltando que de fevereiro até setembro este tipo de serviço diminui.
Nos bairros, o recolhimento acontece a cada quatro semanas. Já no Centro, é realizado semanalmente, sempre nas sextas-feiras. O secretário pede a conscientização dos moradores no sentido de separar os materiais corretamente, para facilitar a triagem durante o descarte.
- Os móveis não podem estar misturados entre os entulhos, e nem os entulhos devem estar misturados. A secretaria recomenda a separação dos materiais – comenta.

DEPÓSITO E DOAÇÃO


Os entulhos recolhidos pela prefeitura são depositados em um espaço público na estrada Picada Verão, e os móveis são encaminhados para a Usina de Reciclagem da cidade. Tais materiais podem ser deixados sobre as calçadas para o recolhimento, mas respeitando o limite de passagem dos pedestres. O secretário também pede a colaboração dos moradores, para que não descartem móveis e entulhos, em terrenos baldios. Os móveis em bom estado podem ser doados para a Assistência Social, que ajuda as famílias carentes.

3 de fev. de 2015

Sinalização sofre com vandalismo e ação do tempo

Várias placas de trânsito e de sinalização de ruas carecem de troca ou manutenção em Dois Irmãos. A situação é constatada no Centro e também nos bairros, dificultando a vida de motoristas e pedestres. E as razões do problema são muitas: pichação, vandalismo, desgaste natural e até falta de manutenção.
No Moinho Velho, por exemplo, placas duplas e amareladas de “Pare” chamam a atenção, assim como uma placa de velocidade permitida pichada – de 40 km/h passou para 0 km/h. Já no bairro Floresta, na esquina das ruas Conceição e Santo Antônio da Patrulha, falta a indicação de preferência. Em vários pontos da cidade também é impossível identificar o nome das ruas, sem contar os postes em que sobrou apenas a armação.
Segundo Carlos Kasper, que responde pelo Departamento Municipal de Trânsito durante as férias do titular Mauro Agostini, a prefeitura está fazendo um levantamento da sinalização que precisa ser trocada ou consertada. “Assim que é identificado ou denunciado algum tipo de irregularidade, a prefeitura faz a troca ou conserto necessário”, comenta.
O vandalismo é um dos principais inimigos, provocando prejuízos aos cofres públicos. “Para se ter uma ideia, uma placa de parada obrigatória custa 45 reais. Já as maiores, podem chegar a 120 reais a unidade”, informa Carlos.




Rua Pedro Gregórius fica no Vale Direito

Muitos moradores e visitantes ficam em dúvida a qual localidade pertence a Rua Pedro Gregórius, em Dois Irmãos: ao Vale Direito ou ao Vale Esquerdo?
Popularmente, muitos associam ao Vale Esquerdo, outros, ao Vale Direito, ou então apenas como “Rua do Meio”, pois ela fica bem no meio das duas localidades. Até os moradores mais antigos têm dúvidas na hora de passar seu endereço. É o caso de Luis Carlos Klein, 47 anos, popular Lui. “Quando faço compras e necessito de tele-entrega, eu explico que é a rua que fica entre os bairros Vale Esquerdo e Vale Direito, além de dar como ponto de referência um estabelecimento comercial localizado no início da rua (o famoso Mercado Staudt)”, diz Lui, que vive com a dúvida há 13 anos, tempo em que mora naquela rua.
O endereço que consta na conta de energia elétrica vem como bairro Vale Direito na residência da dona de casa Emilia Weilant, 43 anos. “Já surgiu aquela dúvida sobre qual bairro pertencemos. Eu sempre uso como Vale Direito. Na entrega das compras, dou como ponto de referência o estabelecimento comercial localizado no início da rua”, conta Emilia.


O QUE DIZ A PREFEITURA

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Habitação, Nei Fernando Ferraz, a rua Pedro Gregórius pertence oficialmente ao Vale Direito. Já a rua José Armildo Schmidt e parte da rua Esteio e da Av. 25 de Julho (depois da rua 29 de Setembro, em direção ao norte), pertencem ao Vale Esquerdo. Aliás, aqui mais um detalhe: no cadastro municipal, o Vale Esquerdo e o Vale Direito constam como localidades, e não como bairros.

Dois Irmãos receberá 35 jovens estrangeiros

Fundado em março de 2012, o Lions Clube Dois Irmãos é uma das entidades mais atuantes no município. Segundo o companheiro Lindomar Junqueira de Lima, o clube da cidade é reconhecido como um dos mais dinâmicos e jovens do mundo. “Nossa média de idade é muito jovem se comparada a outros grupos”, ressalta ele.
O dinamismo e a juventude do Lions de Dois Irmãos fizeram com que ele fosse reconhecido pelo Lions Internacional, e a em julho deste ano, irá recepcionar 35 jovens estrangeiros, membros de Leo Clubes ou apadrinhados e indicados por integrantes de Lions Clubes de todo o mundo. De acordo Lindomar, ainda não se sabe de quais países serão os jovens, porém, que eles têm entre 18 e 22 anos. “Outro motivo pelo qual fomos escolhidos foi o fato de estarmos perto do mar, da capital, da serra e termos uma cultura muito rica, em especial, aqui em Dois Irmãos”, completa. O grupo irá permanecer durante duas semanas em Dois Irmãos.
A chegada está prevista para o dia 18 de julho. A partir daí, guiados pelos companheiros do Lions Clube do município, o objetivo é levá-los para conhecer alguns dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, inclusive na serra gaúcha, em cidades como Canela e Gramado. “É um grupo jovem e eles querem ter adrenalina. Estamos pensando em diversas atividades, como por exemplo, raffting”, comenta Lindomar, destacando que a cultura daqui também estará em evidência. “Queremos mostrar um pouco da tradição gaúcha e germânica, mostrar parte da nossa culinária, da música e dos nossos costumes”, acrescenta o companheiro.

APOIO DE EMPRESAS

Uma comissão organizadora (foto) foi formada pelo Lions para recepcionar o grupo. Lindomar destaca ainda que a ajuda de empresas do município também será bem vinda. “Recepcionar o grupo é algo muito importante para a cidade de Dois Irmãos. O nome do nosso município estará sendo levado à diversos países por estes jovens, por isso, contamos com a ajuda de empresas e pessoas daqui, seja na recepção, no transporte e na alimentação. Estamos buscando parceiros”, conclui Lindomar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9972-3015 (Adriana), 9991-2573 (Luana), 9988-4107 (Marisa) e 9981-3676 (Lindomar).

PARA FAZER INTERCÂMBIO

Da mesma maneira que em julho Dois Irmãos estará recebendo jovens através do intercâmbio, jovens daqui também podem ter essa oportunidade, de conhecer algum país através de intermédio do Lions. Segundo Lindomar, é preciso ter entre 17 e 22 anos, ser filho de um membro do Lions, ter boa saúde, conhecimento do idioma do país para o qual deseja ir e ser apadrinhado por um clube do Lions. Preenchendo estes requisitos, deve-se preencher um formulário, realizar entrevista e participar das reuniões.

2 de fev. de 2015

Morro Reuter encaminha melhoria de ruas

Foi encaminhado nesta segunda-feira dia 2, junto a Caixa Econômica Federal de Novo Hamburgo, o projeto de melhoria de infraestrutura urbana das ruas Travessão e João Link Filho, na área central de Morro Reuter. O supervisor Augusto Lanner Cardoso, da GIGOV Governo, a CEF tem até o dia 13 de fevereiro para analisar as retificações solicitadas ao projeto e emitir a ordem para licitação da obra. O investimento na Rua Travessão prevê a ampliação da canalização de águas pluviais, que vai dar fim aos constantes problemas de alagamentos em dia de chuvas fortes. Após as obras de canalização pluvial, a via receberá capeamento asfáltico e colocação de piso tátil no passeio público. Já a Rua João Link Filho deverá ser praticamente toda refeita para receber nova capa asfáltica, bem como novo passeio público. O investimento nestas duas obras está orçado em 304 mil reais, todo com recursos do Ministério das Cidades. Na foto, o prefeito Adair Bohn com o secretário Marcelino e o engenheiro Edison.

Novos espaços para estacionar no Centro

Motoristas terão que se acostumar com a mudança na hora de estacionar na Avenida 25 de Julho e na Rua São José, no Centro de Dois Irmãos. Nas últimas semanas estão sendo pintadas faixas por servidores públicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, delimitando o espaço para estacionar carros e motos.
O Departamento Municipal de Trânsito fez a alteração considerando o grande fluxo de veículos que transitam nestes locais e o número reduzido de vagas para estacionar. Segundo o arquiteto e urbanista com especialização em Segurança do Trânsito Ricardo Schiavon, foi delimitado o espaço exato que cada carro pode ocupar através da demarcação de faixas. “O Departamento de Trânsito acredita que isso vai melhorar a mobilidade das pessoas nestes trechos. Ocorriam casos em que os motoristas usavam uma vaga e meia, às vezes até mais. É importante que os motoristas se conscientizem e respeitem a sinalização do limite de cada vaga”, diz ele. Por enquanto, a demarcação será feita apenas nestes locais.
O motorista Dárius Alves, 34 anos, gostou da mudança, pois sentia dificuldade em conseguir um espaço para estacionar na área central. “Eu achei o máximo. Ficou mais organizado e os motoristas só vão usar uma vaga, pois muitas vezes usavam mais de uma. Espero que façam em toda a cidade”, comenta. A vendedora de uma loja de roupas Juceli Webrat, 22 anos, discorda da opinião do motorista e achou péssima a mudança. “Com a delimitação os motoristas acabam perdendo o espaço que fica livre dentro da delimitação. Se antes cabiam três carros, agora só cabem dois. Deveriam investir em outras áreas básicas da cidade, ao invés de gastar com essas faixas”, opina ela, destacando que já flagrou muitos motoristas não estacionando dentro da delimitação.

Conforme o sargento Adilson Silveira, da Brigada Militar, os veículos estacionados fora da área demarcada não serão autuados, pois não existe regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro para estes casos.

Assalto com reféns no bairro União

Mais uma família viveu momentos de terror e tortura em um assalto à mão armada na noite deste domingo. É o segundo caso em menos de uma semana. Novamente pai e filho foram amarrados, ameaçados e feitos reféns sob a mira de armas. Desta vez, o crime ocorreu em uma casa no bairro União – na semana passada, o alvo foi uma residência no Industrial.
Tudo começou por volta das 23h45. O pai chegou, abriu o portão do pátio e entrou com seu carro. Os bandidos entraram logo atrás, com outro carro. “Até pensei que poderia ser alguém querendo informação, mas logo anunciaram o assalto. Foi tudo muito rápido”, diz a vítima. Conforme seu relato, eram cerca de cinco homens armados, com camisetas cobrindo parte do rosto. Ele não conseguiu identificar o carro dos assaltantes. Como a esposa está viajando, na casa estava apenas seu filho. “Eles nos mandaram deitar de barriga pra baixo e amarraram nossas mãos e nossos pés com cadarços e fita adesiva. Foi uma verdadeira tortura. Volta e meia um deles encostava a arma na nossa cabeça e mandava ficar quieto, se não iam nos matar”, relata.
Ainda muito abalado, ele calcula que a ação tenha durado aproximadamente uma hora. Os bandidos reviraram toda a casa e levaram o que puderam em dois carros – o deles e o da vítima, um Gol 2012, placas IRW-3649. “Eles encheram os dois carros. Levaram praticamente tudo: televisão, microondas, aparelho de som, vários outros equipamentos eletro-eletrônicos, celulares e até a bicicleta de trilha do meu filho”, conta. “Eles fizeram uma verdadeira bagunça. Jogaram até ovos na parede. Parece que largaram uma dinamite na casa”, acrescenta ele.
As vítimas não conseguiram ver maiores características dos assaltantes. “Deu para perceber que dois deles pareciam nervosos. Os outros três estavam mais calmos”, comenta o pai. Antes de fugir, os marginais ainda furaram com faca os quatro pneus do carro de uma revenda em que o filho da vítima trabalha. “Moro aqui há 34 anos e nunca tinha passado por isso. É uma tortura muito grande. Felizmente, não nos machucaram, estamos bem, graças a Deus”, diz ele.
Após conseguirem se soltar, pai e filho acionaram a Brigada Militar. “Eles prestaram uma assistência extraordinária”, comenta. O caso foi registrado de madrugada na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo e será investigado pela Polícia Civil de Dois Irmãos.

AÇÃO PARECIDA


O modo de ação da quadrilha é muito semelhante ao assalto registrado na semana passada, no bairro Industrial. Naquele caso, pai e filho foram surpreendidos pelos bandidos quando saíam de casa para almoçar, por volta das 11h20. Eles também amarraram as vítimas com cadarços, fizeram uma verdadeira limpa na casa e fugiram com o carro da vítima.