Blog do Jornal Dois Irmãos


31 de jul. de 2015

Dois Irmãos terá grande concerto de música clássica no dia 8


São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Gramado são as cidades contempladas com a série de concertos “Mestres da Música Clássica”. O projeto se iniciou no último dia 24 de julho e tem apresentações itinerantes até o dia 5 de dezembro. Com o objetivo de divulgar e celebrar a obra de importantes autores do gênero, o projeto terá concertos gratuitos pelo Rio Grande do Sul. 
 “Encontro com Rossini” é a primeira edição da série de concertos e apresenta a obra “Pequena Missa Solene”, de Gioachino Rossini (1792-1868). Essa é a última criação do autor, também considerada uma de suas obras-primas. O compositor italiano escreveu 40 óperas entre 1810 e 1829, mas, em 1863, surgiu com sua obra-prima, a “Pequena Missa Solene”, escrita sob encomenda para a consagração da capela privada da Condessa Louise Pillet-Will. Uma composição refinada e exótica que une piano e harmônio às vozes. 
Para a execução da obra foram reunidos importantes nomes da cena erudita local, sob a regência e direção artística de João Paulo Sefrin. Participam os solistas Angela Diel (mezzo-soprano), Rosemarie Oliveira (soprano), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). O espetáculo conta também com o coral Madrigal Presto, Cristina Caparelli ao piano, e Christoph Küstner e Alexandre Fritzen no harmônio.
Os primeiros concertos aconteceram em São Leopoldo (dia 24) e Canoas (dia 26). Dois Irmãos recebe o espetáculo no próximo dia 8 de agosto (sábado), no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, às 20h, com entrada franca. Toda a comunidade está convidada a prestigiar. A realização local é da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com apoio da prefeitura de Dois Irmãos, Conselho Municipal de Cultura,  Imobiliária Becker e Padaria Becker.

Mostra une imagens e poemas sobre idosos fotografados em 1997


O fotojornalista Octacílio Freitas Dias, 77 anos, a convite da nora, Renate Gigel, 67, voluntária em um lar de idosos, fotografou os moradores do Lar São Vicente de Paula, em Novo Hamburgo, numa manhã do ano de 1997. Foi através destas fotos que surgiu, recentemente, a ideia da exposição “Com olhos d’alma”, em que serão apresentados 10 fotografados, acompanhados de poemas de autoria de Renate.
O trabalho foi desenvolvido voluntariamente pelos autores da mostra. Renate e Octacílio contam que na época os idosos foram fotografados para atualizarem as fotos de perfil. “Eu presenteei eles com as fotos durante a Páscoa daquele ano”, conta ela. A mostra acontecerá de 17 a 30 de agosto, no Espaço Cultural Albano Hartz, em Novo Hamburgo. Ao todo são 32 imagens, entre fotografias e poemas, no tamanho de 30 por 42 centímetros. A mostra será organizada na seguinte sequência: uma foto negativa, o poema e a foto positiva.
Segundo Renate, o anseio da exposição nasceu de anos de convivência com os idosos abrigados no local, onde aflorou a vontade de registrar o que cada um deles despertou. “A ideia também se transformou em pequenos poemas, na tentativa de capturar “flashes” de sua personalidade, buscando o diálogo de nossas emoções, no reverso do corpo, clicado para ilustrar os textos”, explica ela.

EXPOSIÇÃO “Com olhos d’alma”
Local: Espaço Cultural Albano Hartz 
(Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro, Novo Hamburgo)
Visitação: 27 a 30 de agosto (entrada franca)
Segunda a sexta: 9h às 18h / Sábados: 9h às 12h

Quem são os autores
Renate Gigel, austríaca radicada no Brasil, fez da língua que aprendeu uma ferramenta de comunicação. Com longa passagem pela educação, cultura e ação social, passou a se dedicar à literatura e à escrita criativa com o convite feito para integrar a Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, onde está como presidente. Participante de 12 antologias, escreve uma coluna em periódico local, no www.alvales.blogspot.com.br e mantém uma  página no Facebook, além de promover projetos de difusão cultural. É detentora do troféu Carlos Drummond de Andrade, de Minas Gerais, prêmio Las Victórias, de Montevidéu, destaque ABDA, do Rio de Janeiro, prêmio Garcia Lorca, da Casa de Espanha, Troféu Tradição Farroupilha do DTG regional, Destaque Literário de Novo Hamburgo - 2014, Jornal Canudos, prêmio Destaque Literário Lions Distrito LD, entre outros. Sua característica são versos brancos e soltos, que permitem expressar sua percepção através de textos e poesias. 

Octacílio Freitas Dias trabalhou em jornais de Porto Alegre e em revistas nacionais. Durante oito anos, entre 1967 e 1975, fotografou para a Companhia Jornalística Caldas Júnior. Um de seus primeiros trabalhos foi registrar uma estranha luz sobre Porto Alegre, que lhe valeu o Prêmio ARI em 1967. Além disso, o fotógrafo realizou inúmeras exposições dos seus trabalhos. No ano de 2000, veio residir em Dois Irmãos e, em 2004, entrou para Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural, para o qual faz o registro fotográfico de todas as atividades e eventos até a presente data. Também é colaborador do Jornal Dois Irmãos.

Eleitores de Morro Reuter já podem fazer a revisão eleitoral e o cadastro biométrico


Para as eleições municipais de 2016, uma das grandes novidades para os eleitores de Morro Reuter será o sistema biométrico (através da impressão digital). O cadastro biométrico e a revisão eleitoral já podem ser feitas no Cartório Eleitoral, mas o prazo oficial começa a valer no dia 24 de agosto, tendo que ser concluído em três meses. 
Com o cadastro, o eleitor não vai precisar mais de nenhum documento para votar. Basta pôr a digital dos dedos polegares ou indicadores no aparelho para a leitura da digital. A foto estará anexada no livro de votação, possibilitando que o mesário confira a identificação do eleitor. “A revisão terá que ser realizada porque o número de eleitores é muito próximo do total de habitantes. A revisão e o cadastro são obrigatórios, caso o eleitor não compareça terá seu título cancelado”, explica Renato Souza Fritz, chefe do Cartório Eleitoral.
O não comparecimento do eleitor ou a não comprovação domiciliar implica no cancelamento do título. O título eleitoral é um documento importante, sendo exigido para concursos públicos e emissão de outros documentos, por exemplo. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Morro Reuter conta com 5.012 eleitores. No Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Morro Reuter tinha, em 2010, 5.676 habitantes. Renato destaca que já há uma tratativa com a prefeitura para instalar uma Central de Atendimento ao Eleitor no município, facilitando desta forma o deslocamento dos munícipes. Esta será a terceira revisão eleitoral que ocorre no município, sendo que a última foi realizada em 2007. 
A data das eleições de 2016 ainda não foi confirmada pelo TSE, mas possivelmente será no dia 2 de outubro. Já o segundo turno deve ocorrer no dia 30 de outubro.

Documentos necessários
O procedimento é simples e consiste na revisão dos dados dos eleitores, além da coleta das digitais, assinatura eletrônica e foto. Os documentos necessários são: documento de identificação (exceto passaporte), Título de Eleitor (se possuir) e comprovante de domicílio ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário (contas de luz, água, telefone). Na votação em outubro de 2016, o eleitor já passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

Dificuldades de deslocamento
Renato Fritz ressalta que, se houver alguém com dificuldade de locomoção ou acamado, é necessário entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Dois Irmãos pelos telefones (51) 3564- 1986 ou 3564-6533, de segunda a sexta, das 10h às 17h. O cartório fica situado na Av. São Miguel, 350, Centro de Dois Irmãos.

Cadastro biométrico para eleitores de Dois Irmãos
O cadastro biométrico também está disponível para os eleitores dois-irmonenses que procurarem o cartório. “Ainda não há datas e prazos para o cadastro biométrico dos eleitores de Dois Irmãos, mas já estará sendo feito o registro das pessoas que comparecerem ao cartório”, diz Renato, destacando que o cadastro dos 22.190 será impossível até as próximas eleições. Quem estiver cadastrado votará pelo sistema biométrico e os demais votarão pelo sistema biográfico.

30 de jul. de 2015

Mais um ataque a caixa eletrônico em Morro Reuter




Um caixa eletrônico do Banrisul, que fica no mesmo prédio da prefeitura de Morro Reuter, às margens da BR-116, foi mais uma vez alvo de bandidos. O ataque aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 29, com o auxílio de um maçarico. De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, que esteve no local na manhã desta quinta-feira, dia 30, a suspeita é de que o ataque tenha ocorrido entre 21h e 23h. 
De acordo com a Brigada Militar, eles foram acionados por volta das 23h, logo depois do alarme disparar na empresa de segurança responsável pelo local, que tem central em Porto Alegre. Ao chegar no prédio, os policiais se depararam com muita fumaça e  a porta do terminal trancada, e precisaram do auxílio do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos para ter acesso ao interior. Segundo a polícia, até o início da tarde não havia a confirmação sobre como os criminosos entraram no prédio e se alguma quantia em dinheiro foi levada.
Esta já é a terceira vez que o mesmo terminal é atacado. O primeiro ataque foi no dia 27 de julho de 2014, em um domingo, e o segundo ocorreu no dia 16 de outubro de 2014, em uma quinta-feira. Porém, desta vez as câmeras de segurança do local não flagraram a ação, pois o prédio da prefeitura, como quase todo o Centro de Morro Reuter, estava sem energia elétrica na noite de ontem.

Dois assaltos a pedestre em menos de duas horas


Na noite desta quarta-feira, dia 29, pelo menos dois assaltos a pedestre foram registrados em menos de uma hora e meia em Dois Irmãos. 
O primeiro foi por volta das 19h45, próximo à Ponte de Pedra, quase na entrada do bairro São João. De acordo com o relato da vítima à Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, ele foi abordado por três homens que estavam em um Uno Mille verde escuro. Um deles desceu e o rendeu com uma faca e em seguida fugiram levando um celular. Já o segundo assalto ocorreu por volta das 21h, na Av. Porto Alegre, no Centro de Dois Irmãos. Desta vez as vítimas foram dois jovens. Segundo um deles, um jovem de 17 anos, ele e a amiga, de 18 anos, caminhavam em frente ao Parque Municipal Romeo Wolf quando foram abordados por dois homens em uma motocicleta CG vermelha. “O caroneiro desceu da moto e nos rendeu com uma faca, e só gritava ‘passa, passa tudo, passa’. Os dois pareciam muito nervosos”, diz a vítima. 
Os bandidos fugiram em direção ao bairro União, levando a bolsa da garota e o celular do amigo. “A bolsa foi encontrada a umas duas quadras da casa dela, com todos os documentos. Do que tinha lá dentro, acabaram levando só o dinheiro e o celular dela”, relata o jovem.  

Dois Irmãos registrou 10 casos desde abril

De acordo com a Polícia Civil do município, desde abril foram registrados 10 casos de assalto a pedestre em Dois Irmãos. O mês com maior número de ocorrências é justamente julho, que contabiliza cinco casos até esta quarta-feira, dia 29. 
Os assaltos ocorreram em pelo menos sete bairros da cidade: Primavera, Beira Rio, Centro, Industrial, Floresta, São João e Navegantes. Segundo a Polícia Civil, na maioria das ações os assaltantes renderam as vítimas utilizando armas brancas (facas). “Em dois ou três casos as vítimas foram rendidas com armas de fogo, e nos outros foram somente ameaçadas”, informa um policial, destacando que em apenas dois casos o crime foi cometido por um indivíduo. Em todas as ações os bandidos fugiram levando carteiras, bolsas e celulares.
A Polícia Civil garante que já há suspeitos e que as ações estão sendo intensificadas para elucidar os assaltos. “Pedimos para que as pessoas que tiverem informações ajudem na investigação e entrem em contato conosco”, completa um policial. 

29 de jul. de 2015

Campeões do Municipal de Canastra são premiados na AECB União


Na última sexta-feira, dia 25, ocorreu o jantar de confraternização e premiação do XXIII Campeonato Municipal de Canastra, disputado na AECB União e promovido em parceria com a prefeitura. A equipe do Lúcio (foto) foi a grande campeã, terminando a competição com 10 vitórias em 13 partidas. As equipes do Jacó e do Lins vieram logo atrás, com 9 vitórias. No confronto de desempate, o vice-campeonato ficou com a equipe do Jacó. As equipes do Perci e do Armando ficaram com oito vitórias – no sorteio, o quarto lugar foi para a equipe do Armando.
O presidente do União, Ademir Klaus, agradeceu a participação de todos e parabenizou os vencedores. Além do troféu, os campeões ganharam um vale de 10 quilos de costela (oferecimento da Carnes & Cia) e um vale de 15 litros de chope (oferecimento da Hunsrück). O capitão Lúcio Kerkhofen recebeu a premiação em nome da equipe. A equipe do Jacó, segunda colocada, recebeu medalhas, 5 quilos de costela (Carnes & Cia) e 10 litros de chope (Hunsrück).  A equipe do Armando, que ficou em terceiro, recebeu medalhas e 5 quilos de galeto (Galeto & Cia). A equipe do Lins, quarta colocada, também recebeu medalhas e cinco quilos de galeto (Galeto & Cia).
As demais equipes participantes (5º ao 14º lugar) receberam um frango congelado cada. Veja no quadro abaixo quem participou da competição e como ficou a classificação:

EQUIPES PARTICIPANTES
Equipe do Lúcio: Lúcio, Tercio, Paulo, Valdir e Miguel
Equipe do Jacó: Jacó, Marcos, Ademir e Vitor.
Equipe do Lins: Lins, Dalceo, Nélio, Cláudio, Puda, André, Mariano, Fabiano e Penda.
Equipe do Armando: Armando, Laurindo, Nelson e Gastão.
Equipe do Perci: Perci, Pelé, Canhoto, Sidio, Valde e Hebo.
Equipe do Heltinho: Heltinho, Padeiro, Jaime, Lauro, Claudio, Jair e Evandro.
Equipe do Uli: Uli, Ernane, Luis, João Becker, Ramiro Kraemer e Renato Boll.
Equipe do Irineo: Irineo, Gilnei, Cristiano, Nelson e Geraldo.
Equipe do Nequinha: Nequinha, Yanes, Guido, Jocelito e Osvaldo.
Equipe do Márcio: Márcio, Chari, Nilton, Silvio, Gaspar, Valdir, Celso e Marquinhos.
Equipe do Volmir: Volmir, Inácio, Wianei e Kroetz.
Equipe do Spengler: Spengler, Lui, Xerox, Fuscão e Sérgio.
Equipe do Fibi: Fibi, Silveira, Bonetti e Elias.

Equipe do Oriço: Oriço, Astro e Astrinho.

HEMOCENTRO fará coleta de sangue para encontrar possíveis doadores de medula óssea em Dois Irmãos



Moradores de Dois Irmãos, Morro Reuter e de Campina das Missões deram início a uma mobilização para tentar ajudar uma menina diagnosticada com leucemia aguda no mês de abril. Júlia Spohr Viana tem 8 anos, faz sessões de quimioterapia e está na fila de espera por um transplante de medula óssea. Ela mora com os pais, Lisandra Spohr e Claudir Viana, ambos de 33 anos, e a irmã Flávia, de dois meses, no Loteamento Encosta Verde, em Dois Irmãos.
Lisandra conta que o câncer foi descoberto quando ela levou a filha ao médico por conta de uma alergia avermelhada nos braços. Desde então, Júlia vem batalhando contra a doença e tendo cuidados redobrados para que não fique com a imunidade baixa. No último domingo, dia 26, ela foi internada no Hospital Santo Antônio, do Complexo da Santa Casa, em Porto Alegre, para prosseguir com o tratamento. “É importante mencionar que essas doações não servirão apenas para ajudar a minha filha, mas sim, para todas as pessoas que estão na fila aguardando por um doador compatível”, diz a mãe, ressaltando que esta é uma grande chance para fazer o bem para o próximo.
Na segunda-feira, dia 3, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h, a Unidade Móvel do Hemocentro de Porto Alegre estará na Praça do Imigrante, no Centro, para coletar amostras de sangue na tentativa de identificar possíveis doadores de medula óssea. A iniciativa foi organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), que está engajada na procura por doadores compatíveis para a menina Júlia. Ao todo, serão disponibilizados 300 testes para as pessoas dispostas a fazerem sua doação, sendo que o atendimento irá até o final das fichas.

CIDADE MOBILIZADA
A prefeita Tânia da Silva salienta que essa mobilização pode ajudar não apenas à menina Júlia, mas a um grande número de pessoas por todo o Brasil que estão na fila aguardando por um transplante. “Existe um cadastro único para doadores, e quanto mais pessoas se disponibilizarem a ajudar, maior será número de possibilidades de que essas pessoas possam encontrar um doador compatível”, afirma a prefeita.
A superintendente da FADI, Líxia Stoffel, que esteve acompanhada da coordenadora da Unidade Educativa Bons Amigos, Maristela Steffen Wickert, informa que a direção, funcionários e pais estão mobilizados para ajudar Júlia, que foi aluna da instituição. “Até o momento já temos 80 pessoas que desejam ser doadoras, mas queremos incentivar que toda a comunidade se mobilize. Quanto mais pessoas estiverem cadastradas, maiores são as chances de quem está na fila de espera por um transplante”, lembra ela.

COMO FUNCIONA

Inicialmente, a pessoa deve preencher a ficha cadastral e assinar o Termo de Consentimento, que será detalhadamente explicado a cada doador. Em seguida, os técnicos do Hemocentro farão a retirada de uma amostra de sangue. Essa amostra vai identificar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma a cada 100 mil. Os resultados são confidenciais e servem apenas para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Não é necessário estar em jejum para a coleta da amostra. Pessoas saudáveis entre 18 a 54 anos podem ser doadoras. São retirados apenas 5 ml de sangue para o teste. Haverá uma equipe para auxiliar as pessoas na hora de preencher o cadastro. É necessário que a pessoa interessada em doar traga carteira de identidade.

28 de jul. de 2015

Ministério da Saúde convoca população para fazer o teste da hepatite C


Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado hoje (28), o Ministério da Saúde está convocando a população para fazer o teste da hepatite C e se vacinar contra as hepatites A e B. O teste pode ser feito nos postos da rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos.
O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido. Considerado pelo Ministério da Saúde como um grave problema de saúde pública, a hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde. Em Dois Irmãos, as vacinações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. É indispensável trazer a Carteira de Vacinações.
Segundo o Ministério da Saúde, são vacinas que já estão mudando a história dessas enfermidades. As próximas gerações muito provavelmente serão livres da hepatite A e da hepatite B. Mas para a hepatite C é preciso convocar todos aqueles com mais de 40 anos que tiveram procedimentos cirúrgico, que receberam sangue ou que fizeram qualquer tipo de procedimento antes de 1993, para que procurem o posto mais próximo para fazer a testagem da hepatite C. Sem o teste, a pessoa que tem o vírus só vai sentir sintomas quando a doença estiver em estágio muito avançado.

Hepatite A
A hepatite A é causada pelo vírus VHA e desde 2005 apresentou uma queda de 69% no número de casos. A doença se concentra em crianças entre 5 e 6 anos e a maioria dos casos é benigna. O vírus é transmitido basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. No ano passado foram registrados 6.363 casos, mas a doença não tem notificação obrigatória, então provavelmente este número é subnotificado. Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.

Hepatite B
A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso, ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado. São aproximadamente 17 mil novos casos por ano no país. O tratamento é todo oferecido na rede pública.

Hepatite C
A transmissão da hepatite C, causado pelo vírus HCV, se dá pelo sangue contaminado, por relação sexual, de mãe para filho e em ambiente hospitalar. O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, dia 27, um novo protocolo para o tratamento da doença com 90% de cura. A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil em tratamento, já que nem todos tem esta recomendação. Todos os anos surgem aproximadamente dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.

Como fazer o exame da hepatite?

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Jerri Adriani Meneghetti, as pessoas devem consultar num clínico geral, ou ginecologista, ou até com o médico da família em uma das unidades de saúde da cidade para solicitar os exames. Após é feita a coleta de sangue na própria e encaminhada para o Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre. O exame demora até cerca de um mês para ficar pronto. “As gestantes fazem os exames nos laboratórios da cidade, mas antes devem solicitar junto ao médico”, diz Jerri.

Cultura gaúcha estará em evidência em Dois Irmãos


Nos dias 15 e 16 de agosto estará acontecendo na Praça do Imigrante o VI Encontro Cultural e Artístico de Dois Irmãos (ECARDI), que irá reunir grupos tradicionalistas de cidades do Sul como Antônio Prado, Canoas, Caxias do Sul, Espumoso e Vacaria. Até agora, de acordo com a patronagem da ACTG Portal da Serra, que organiza o evento com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Cultura, já são 27 grupos inscritos, de pelo menos 10 CTG’s. O prazo de inscrição encerra no próximo dia 5 de agosto e mais grupos ainda podem entrar na disputa. No sábado, dia 15, a programação inicia às 13h, e contará com as apresentações das invernadas Mirim e Juvenil e das Danças Birivas. Já no domingo, dia 16, as invernadas Adulta e Veterana sobem ao tablado a partir das 10h. A comissão avaliadora será formada por Giovani Pereira, Lucas Schmaedeke e Nito Lorensatto e os resultados dos vencedores serão divulgados na tarde de domingo.

CTG’s inscritos até aqui:
- Aruá (Caxias do Sul)
- Brazão do Rio Grande (Canoas)
- Cancela do Imigrante (Antônio Prado)
- Imigrantes e Tradição (Caxias do Sul)
- Laço da Amizade (Caxias do Sul)
- Paixão Côrtes (Caxias do Sul)
- Pampa do Rio Grande (Caxias do Sul)
- Rancho Crioulo (Canoas)
- Rancho da Integração (Vacaria)

- Conjunto Folclórico Os Riograndenses (Espumoso)

Vereadores cobram ações no bairro Floresta


A oposição voltou a subir o tom das cobranças na sessão desta segunda-feira. A pauta principal da noite foi a falta de ações e obras no bairro Floresta / Vale Verde. Na última sexta-feira, dia 24, o Poder Legislativo realizou um encontro na Associação de Moradores do Vale Verde. Os pedidos da comunidade devem ser encaminhados na sessão da próxima semana.
Léo Büttenbender (PT) destacou algumas solicitações dos moradores:
- Entre os principais pedidos estão ônibus circular dentro do bairro, quebra-molas em alguns trechos da Rua Esteio, passeio público ao longo da Rua Affonso Wolf, mais segurança na pracinha do Vale Verde e uma solução para o problema da água que desce da BR-116 e atinge a Rua João Theobaldo Dapper, inundando as casas – enumerou.
Segundo Márcio Goldschmidt (PT), ficou acertado na reunião que será dado um prazo de três meses para que a prefeitura realize ações pontuais, como limpeza de bueiros, troca de lâmpadas e instalação de lombadas. Se nada for feito, os moradores querem um encontro com a prefeita, o vice-prefeito, todos os secretários municipais e vereadores.
- Tinha menos gente na reunião deste ano porque o pessoal está cansado de ser enrolado. Sempre prometem e nada acontece. O mais grave é que são coisas pequenas, simples de fazer. Se o município opta por não fazer obras no bairro, é uma questão de gestão. Mas essas coisas pequenas, que incidem no dia a dia da população, não podem ser deixadas de lado.
Eliane Becker (PP) afirmou que alguns serviços são feitos, mas admitiu que, diante do atual cenário econômico do país, o município é obrigado a fazer escolhas.
- A prioridade hoje é a saúde, além da manutenção da estrutura que está aí – comentou a progressista.

Pedidos não atendidos
Jair Quilin (PDT) não poupou a administração, dizendo que 99% dos pedidos encaminhados na reunião do ano passado no Vale Verde não foram atendidos.
- Não sei se é a comunidade que mente ou se é a prefeita (Tânia da Silva), mas acho que a população não mente. Veja o secretário de Obras (Carlos Arnold) mais nos bancos de que nos bairros. Aliás, as secretarias de Obras e de Serviços Urbanos estão uma bagunça, parece que não estão se respeitando, que até briga deu lá – disparou o pedetista.
Para Jailton Proença (PDT), a prefeitura deveria agradecer ao Poder Legislativo pela iniciativa de ir até os bairros e ouvir as demandas da comunidade.
- O Executivo está tendo uma grande oportunidade de atender a todos os bairros. São pedidos pequenos, mas importantes, que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. A gente até dizia que o Miguel (Schwengber) perdeu a eleição porque fez as obras grandes e deixou de lado as pequenas. Até acredito que o município não tenha muitos recursos, mas com um Orçamento de R$ 60 milhões não podemos deixar de atender a comunidade nessas pequenas coisas.

Situação deplorável
Sérgio Fink (PTB) reforçou o coro da crise econômica no país:
- A gente lamenta que o país e o Estado estejam passando por uma situação tão deplorável em termos de recursos. São atrasos de repasses para todos os lados, e isso acaba afetando todos os municípios. Os programas criados pelo Governo do Estado e pela União, principalmente nas áreas de saúde e educação, são muito bons. O problema está nos repasses atrasados ou que não suprem o valor real da despesa, e o município se vê obrigado a cobrir essa diferença. Sorte que o povo de Dois Irmãos é ordeiro e cumpridor dos seus deveres.

Cobrança mais forte
Joracir Filipin (PT) reiterou que será dado prazo de três meses para a prefeitura atender aos pedidos dos moradores do bairro Floresta / Vale Verde.
- Se nada for feito depois de três meses, nós vamos tomar atitudes mais fortes – adiantou o presidente.
Ele também prometeu aumentar a cobrança a respeito de projetos aprovados pela Câmara de Vereadores e que ainda não saíram do papel.
- No começo do ano aprovamos o projeto para uma Academia de Saúde no bairro São João, e até agora a obra não aconteceu. A revitalização da praça do São João foi aprovada em fevereiro, mas também não saiu. O calçamento na Picada 48 foi aprovado em abril, e até agora nada. Se nós aprovamos aqui, tem que ser feito. Se existem problemas, nós podemos ajudar para liberar. Só não dá para esperar quatro, cinco, seis meses e nada acontecer.

Mais três reuniões nos bairros
Depois do encontro no Floresta / Vale Verde na última sexta-feira (foto), a Câmara de Vereadores terá mais três reuniões nos bairros nas próximas semanas. Os moradores das localidades do Vale Esquerdo e do Vale Direito terão a oportunidade de expor suas reivindicações no dia 7 de agosto. A reunião no Moinho Velho acontece no dia 21 de agosto. Falta definir apenas a data do encontro com a comunidade do Centro.

27 de jul. de 2015

Santa Catarina e Gunners decidem Municipal de Futsal


Santa Catarina/ Táxi do Betinho e Gunners venceram os jogos de volta da semifinal do Municipal de Futsal 1ª Divisão, na última sexta-feira, dia 24, e farão a grande final da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio Albano Hansen, no Travessão.
O primeiro a garantir vaga na decisão foi o Gunners, que goleou o Arcanjos/ Farina Motos por 7 a 1, com gols de Tiago Haupenthal (2), Edo, Tiago Birk, Leandro e Thiago Vepo (2). Cleidison descontou. O goleiro Leandro, autor de um dos gols, foi o nome do jogo. Na segunda partida, o Santa Catarina/ Táxi do Betinho também goleou o Nativus, por 7 a 3, e ficou com a outra vaga da final. A vitória foi comandada por Dindo (3) e Kiko (4). Thomas, Willian e Gabriel descontaram. Autor de quatro gols, Kiko foi o destaque da partida, em compensação, segundo a organização, chutou um atleta adversário fora do lance de jogo e acabou expulso. Assim, está fora das duas partidas da decisão.

Os jogos de ida das finais serão na próxima sexta-feira, dia 31, às 20h, no Ginásio Felippe Wendling, no bairro Bela Vista. Primeiro jogam Nativus e Arcanjos / Farina Motos, na disputa pelo 3º lugar, e na sequência entram em quadra Gunners e Santa Catarina/ Táxi do Betinho. Os confrontos de volta serão na semana seguinte, no Ginásio Albano Hansen.

Mais de 600 veículos na Procissão dos Motoristas



A manhã deste domingo começou nublada com garoa fina, mas isso não intimidou os motoristas a participarem da tradicional carreata para receber a benção dos seus veículos em comemoração ao Dia do Motorista, em Dois Irmãos. A programação iniciou com missa na Igreja Matriz e seguiu carreata pelo Centro em direção ao bairro Primavera. A benção foi feita pelos padres Dirceu Ritter e André Wobeto na rua São Leopoldo. Segundo Cristóvão Backes, da Comunidade Católica São Cristóvão, do bairro Moinho Velho, 645 veículos, entre carros e caminhões, participaram da procissão. Ao meio-dia, foi servido almoço no salão da comunidade do bairro Moinho Velho.

Dia do Colono teve festa animada no Travessão Rübenich


Os agricultores deixaram a lida do campo de lado e prestigiaram a 19ª Festa do Colono durante o último sábado, no bairro Travessão Rübenich, em Dois Irmãos. O evento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter aconteceu no Centro Comunitário Jacob Feiten. A programação iniciou com culto ecumênico e ao meio-dia foram servidos 400 almoços. A tarde foi de competição e altas risadas com as tradicionais brincadeiras do Dia do Colono, como dança da laranja, debulhar milho, teste de habilidade de empilhar copos, encher balão, dança da cadeira e corrida do ovo, carteado e adivinhar o peso. Os três melhores em cada categoria foram premiados com medalhas. A animação da reunião dançante ficou por conta da bandinha típica alemã Goela Seca.

Lançada a 2ª edição da revista Palavra de Educador


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC) lançou na última quinta-feira, dia 23, no Complexo do SESI, a segunda edição da revista Palavra de Educador. A secretária de Educação, Adriana Strasburger Trierweiler, explica que são 81 professores que elaboraram 56 artigos, relatando experiências sobre as diversas formas de aprender e ensinar. Ela destaca que a publicação teve grande sucesso em 2014 e muitos profissionais já aguardavam a oportunidade de novamente poderem compartilhar suas experiências.
Nesta edição, a novidade é a apresentação da ilustração criada por um estudante da escola Matheus Grimm, que venceu um concurso envolvendo estudantes do 9º ano do ensino fundamental. As escolas apresentaram aos seus alunos a oportunidade de fazerem um desenho colorido, utilizando a reflexão de Cora Coralina, com a temática Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. “Entendemos que a revista faça parte do processo de formação continuada e que promova a integração e a divulgação das ricas experiências da rede”, avalia a secretária Adriana.
A inspiração para o conteúdo temático da edição 2015 foi a palestra que deu início ao ano letivo, com o professor Júlio Furtado. A revista seguirá a mesma temática, mostrando que existem diferentes formas e espaços de ensinar e aprender. A revista também está disponível para a leitura na Biblioteca Pública.