Blog do Jornal Dois Irmãos


20 de fev. de 2015

Paixão pelos gatos em Morro Reuter

Um sentimento de paixão despertado pelos gatos, fez a moradora da localidade de São José do Herval, Sônia Maria Brede Ornelas, 60 anos, abrir um gatil há 23 anos. Ela conta que conheceu os felinos aos poucos e foi se apaixonando. “Mesmo não gostando muito dos gatos no começo, eu vivia rodeada por eles. Comecei a ter gato de estimação até abrir o criadouro”, lembra ela.
Atualmente, o Gatil de Alles, conta com 36 gatos adultos, sendo destes 30 matrizes, e mais 32 filhotes. Sônia cria gatos das raças Persa, Himalaia, Exótico, American Shorthair e Ragdoll.
Vale ressaltar que o primeiro gato da raça American Shorthair para criação trazido para a América do Sul foi pela criadora em 2000. A divulgação da raça no país também aconteceu através dos comerciais televisivos e em revistas, principalmente pela empresa de Rações Whiskas. “O American Shorthair é originário dos Estados Unidos e até então pouco conhecido no Brasil. A primeira impressão de muitas pessoas sobre o gato American era que ele era um gato sem raça, mas aos poucos a raça foi sendo distinguida dos demais gatos”, conta ela.
A criadora já vendeu gatos para vários estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo e Amapá. Ela prefere vender os gatos para estados que tem vôo com conexão direta, para não judiar dos bichanos. “99% dos gatos da raça American Shorthair em São Paulo são da minha criação. Até já vendi dois gatos para o ator global Walcyr Carrasco”, diz Sônia.

Rotina na criação
A criação de gatos exige dedicação integral pela criadora, sacrificando as próprias férias e os finais de semana para cuidar bem de todos os bichanos. Além de Sônia, são mais 5 funcionários que ajudam na manutenção do espaço. “Os gatos precisam de banho, escovação do pelo, medicação e outros cuidados. A preocupação e os cuidados são os mesmos como se fosse um bebê, eles precisam ter tudo do melhor”, afirma ela.
Além disso, ela participa de exposições em vários estados do país e em outros países como Argentina e Uruguai. Em 2012, Sônia teve a oportunidade de visitar a exposição internacional World Cat Show 2012 – FIFe, que aconteceu em Zagreb, na Croácia.

Perfil de quem quer ter um gato
Os gatos, sem dúvida, são bichanos muito carinhosos e companheiros. A pessoa que quer ter um gato em casa precisa gostar primeiramente deles. “Além do amor e carinho, é necessário oferecer uma alimentação de qualidade, vermífugo e levar ao veterinário. Tem que estar disposto a cuidar bem dele”, acredita Sônia.
Cada gato tem a sua personalidade, e as pessoas interessadas em ter um bichano em casa devem conhecer as características de cada uma das raças.
Os filhotes dos gatos do Gatil de Alles são comercializados quando completam quatro meses de nascimento. Eles recebem vermífugos, vacinas e saem castrados. O preço médio de um gato pode variar de R$ 2 a R$ 3 mil. “É de extrema importância os gatos estarem castrados, para que haja um controle da raça e da população dos gatos”, conta ela, destacando que seus gatos têm excelente temperamento, pois recebem carinho, cuidado e manejo diário.

Lição de vida
Segundo Sônia, os gatos são bichos de estimação muito solidários entre si. “Um dia observei que duas gatas que viviam na mesma sala, uma delas ficou doente, e a outra gata cuidou da ninhada dela, sem a minha intervenção. São lições de convivência que deveriam ser seguidos pelos seres humanos. Os animais têm muito a nos ensinar”, afirma Sônia.

Ação social

Além da criação dos gatos do gatil, Sônia tem um gato e cachorros sem raça em sua casa. Todos os meses, ela realiza doação de ração para cerca de 20 gatos sem raça acolhidos das ruas, e cuidados por familiares. “Mesmo eu criando animais para comercialização, acredito que os sem raça devem ser bem cuidados da mesma forma”, destaca ela.

Bombeiros ganham nova viatura

Na manhã desta sexta-feira, dia 20, aconteceu a entrega de uma viatura para o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. O veículo, um Fiat Palio Adventure 2014/2015, já está equipado com rádio e sinalização de emergência e está avaliado em 60 mil reais, oriundos da Participação Popular e Cidadã de 2013 (Consulta Popular). Estiveram presentes na solenidade a prefeita Tânia da Silva, o vice-prefeito Jerri Meneghetti, o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Marco Alles, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, tenente Edson Luis Maicá Severo, e demais membros da corporação e autoridades do município.
O tenente falou da alegria de toda corporação por poder contar com mais esse reforço. “Podemos afirmar que Dois Irmãos é uma das unidades mais bem equipadas do Estado. Com o apoio da comunidade, do Estado e da prefeitura estamos conseguindo cada vez mais recursos. Nos últimos anos foram arrecadados mais de 800 mil reais, que foram investidos em viaturas. Hoje o Corpo de Bombeiro da cidade conta com 7 viaturas, 15 bombeiros militares e 15 bombeiros voluntários. Meu desejo é que a comunidade continue participando e acreditando no nosso trabalho”, diz ele.
A prefeita Tânia ressaltou a importância da boa estrutura da corporação na cidade. “O trabalho dos bombeiros é um desafio diário. Trata-se de salvar vidas e isso é muito admirável. Também não posso deixar de agradecer ao Consepro, que é o braço direito da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal. A comunidade precisa estar ciente da importância que a Consulta Popular tem para a todos”, declarou.

Despedida do Tenente Maicá

O tenente Maicá deixará o comando do Corpo de Bombeiros nas próximas semanas para trabalhar na área de segurança do gabinete do deputado estadual Marcel van Hattem, na Assembleia Legislativa. Foram oito anos e dois meses no comando da corporção.
- Só tenho a agradecer o apoio do efetivo, voluntários e prefeitura em todos esses anos. Meu sentimento é de dever cumprido. A prova disso está na estrutura física da corporação - disse.

O comando do Corpo de Bombeiros ficará com o Sargento Paulo Giovane de Moraes.

19 de fev. de 2015

É tempo de Campanha da Fraternidade

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira, dia 18, a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido para este ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema, “Eu vim para servir”. A principal ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa.
O padre Neimar Kunkel Pies (foto), da Paróquia São Miguel de Dois Irmãos, lembra que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. “Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais próxima da igreja. Nosso objetivo é que a população tome, primeiramente, consciência da importância desse novo tema, que é fazer com que o reino de Deus continue acontecendo na terra por meio da paz, justiça e amor. Todos sabem das inúmeras desigualdades que os menos favorecidos enfrentam hoje em dia, mas é com a intenção de reintegrar aqueles que um dia foram excluídos que a campanha deseja atuar. Nós como cristãos e igreja devemos estar atentos a isso”, diz ele.
O padre Neimar também explica que em primeiro lugar vem a conscientização e, em seguida, começam as ações da campanha na comunidade. “A disciplina de Ensino Religioso nas escolas, tanto da rede particular, municipal e estadual, solicitam o material da campanha para trabalhar em sala de aula com seus alunos. Além disso, durante os períodos da Páscoa e do Natal, são realizadas visitas às escolas, creches e lares, com o intuito de levar a mensagem da campanha para todos. Ainda assim nossa principal ferramenta continua sendo a missa, pois é um momento em que a igreja pode exercer a plena comunicação com a comunidade, então o apelo é que todos compareçam para conhecer um pouco mais sobre a nova Campanha da Fraternidade”, finaliza o padre Neimar. 

A campanha deste ano termina no dia 29 de março, no Domingo de Ramos.

Márcio e Sérgio voltam a discutir sobre polêmica das creches

A polêmica da mensalidade das creches teve mais um capítulo na sessão desta quarta-feira. Márcio Goldschmidt (PT) voltou ao assunto, reiterando que a prefeitura dobrou o repasse para a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), que administra oito unidades educativas, enquanto que a mensalidade subiu 50% em dois anos, chegando a 200 reais em 2015. Neste período, de acordo com Márcio, o número de crianças atendidas se manteve em 800.
- Esse é um problema político que a prefeita Tânia (da Silva) criou em 2012, quando prometeu creche gratuita na campanha. Ou ela prometeu sem saber ou ela prometeu para enganar a população. Está na hora da Tânia administrar de verdade e parar de dar desculpas – disparou.
Na semana passada, no programa de Flávio Boff na rádio Encosta da Serra (103.5 FM), Márcio e Tânia chegaram a bater boca. Ele citou o episódio:
- Como solução milagrosa para o problema, ela disse que eu devia tirar minha filha da creche. Veja o cúmulo a que chegamos... Esse é o governo “feijão com arroz” que ela prometeu? Quero dizer que hoje nem feijão com arroz nós temos nas escolas – alfinetou o petista.
Sérgio Fink (PTB), como sempre, saiu em defesa da atual administração:
- De 2005 a 2008, o repasse para a FADI subiu 157%. De 2009 a 2012, aumentou 113%. Agora, ele também já subiu significativamente. No entanto, dizer que não aumentou o número de vagas é uma irresponsabilidade. Vamos aos números: 726 crianças em 2009; 845 em 2010; 810 em 2011; 798 em 2012 mais 207 do Turno Inverno; 847 em 2013 mais 215 do Turno Inverso; 925 em 2014 mais 330 do Turno Inverso – informou ele.
O vereador também aproveitou para alfinetar o líder da oposição:
- Na minha matemática, 1 + 1 continua sendo 2. O senhor é uma pessoa inteligente, mas tem que rever seus conceitos de fazer política. Está usando 1.255 crianças para atacar a prefeita Tânia. Sem contar que o senhor também é beneficiado, pois sua filha está na creche. Enquanto isso, eu tenho uma funcionária há três anos na lista de espera – disparou Sérgio.
Márcio voltou à tribuna:
- Não deve existir beneficiamento a ninguém; a lei é igual para todos. Não sei de onde o senhor tem esses números, pois eu trabalho com documentos oficiais. A prefeita foi eleita para resolver os problemas de Dois Irmãos. Ou será que a responsabilidade é do secretário Juarez (Stein, da Fazenda), de nós, vereadores? Vamos lutar para diminuir a mensalidade.

Durante a sessão, a oposição encaminhou dois pedidos de informações sobre os valores dos repasses e o número de crianças atendidas pela FADI. Ao final, Joracir Filipin (PT) destacou que, com os dados em mãos, será possível chamar a prefeita para tratar do tema.

18 de fev. de 2015

Talentos locais já podem se inscrever para Choco Circus

Você tem uma banda? Um grupo de dança? Tem um dom artístico? E não sabe onde se apresentar? Venha para o palco da segunda edição da Choco Circus – Um Doce de Páscoa, que acontecerá entre os dias 25 de março até 5 de abril, no Largo Felippe Seger Sobrinho, no Centro de Dois Irmãos.
Serão 10 dias de muitas atrações artísticas, culturais e religiosas, para toda a família divertir-se e recordar o verdadeiro sentido das festividades da Páscoa.
A Choco Circus – Um Doce de Páscoa tem espaço para todos os talentos, principalmente os talentos locais. Para se inscrever, contate a organização do evento pelo telefone (51) 9603-3486 e chame os amigos para prestigiar seu talento.

Apresse-se, pois a programação está sendo concluída. Vai ser um show!

Começou mais um ano letivo

Na manhã desta quarta feira de Cinzas, dia 18, os alunos do Colégio Imaculada Conceição voltaram às aulas. Na rede municipal de ensino, cerca de 3 mil crianças e adolescentes também começaram o ano letivo. Segundo a coordenadoria da Secretaria de Educação, esse número pode variar, pois ainda estão sendo realizadas matrículas.
Com atividades de integração e uma recepção carinhosa por parte da equipe docente, a volta dos alunos foi um momento de reencontro com os colegas e amigos. O Colégio Imaculada Conceição recebeu os mais de 450 alunos com apresentação dos professores e da nova diretora, Erena Bernardy. Outra atividade com os alunos do 1º ao 5º ano foi realizada após o recreio, pela professora de Educação Física Rosália Hirsch. Os estudantes se alongaram e depois, de forma dinâmica, se apresentaram aos colegas.

Na escola municipal Carlos Rausch (foto), no Vale Direito, os alunos do turno da tarde também retornaram cheios de expectativa para mais um ano letivo. Segundo a diretora da escola, Eliana Büttenbender, os mais de 220 estudantes estão divididos em turmas boas de trabalhar. “Nós estamos esperançosos em desenvolver um bom trabalho ao longo de 2015”, acrescentou a diretora. A nova estudante do 1º ano do ensino fundamental Melina Rabuske Welter, de 6 anos, disse ter gostado da escola e da professora. “Já conheci alguns amigos e ainda quero conhecer mais”, afirmou a aluna da professora Sandra Altenhofen.