Blog do Jornal Dois Irmãos


23 de ago. de 2013

Expointer começa neste sábado

Claudio vai expor vaca da raça franqueira
Começa neste sábado, dia 24, a 36ª Expointer, no Parque de Expo­sições Assis Brasil, em Esteio. A maior feira agropecuária da Améri­ca Latina terá 4 mil animais de 150 raças diferentes em exposição. A abertura para o público será às 9h. No entanto, a partir das 8h já será re­alizada uma prova do Freio de Ouro e um julgamento de equinos. Os in­gressos custam R$ 10. Estudantes e idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 6 anos acompanhadas entram de graça. O estacionamento custa 25 reais por carro, dando di­reito ao ingresso do motorista. O horário da feira é das 8h às 20h30.
Claúdio Falkoski, 56 anos, do Sítio Ecológico Falkoski, é um dos exposito­res de Dois Irmãos na Expointer 2013. Este ano, no entanto, ele não vai expor produtos da sua propriedade no Travessão Rübenich. Através da Associação Brasileira de Cria­dores de Bovinos Franqueiros (ABCBF), da qual é associado, Cláudio levará uma vaca da raça Franqueira. “Vou expor pela segunda vez como pecuarista, e a minha vaca foi selecio­nada pela associação em função das orelhas e do focinho pretos, características da raça”, diz ele, com boas expectativas. Será sua 10ª parti­cipação na Expointer – oito vezes com produ­tos orgânicos e duas como pecuarista. A vaca foi transportada ontem até Esteio com o cami­nhão boiadeiro da prefeitura de Dois Irmãos.

CULTURA

Além da exposição de ani­mais, máquinas e implementos agrícolas, a Expointer 2013 tam­bém terá uma extensa progra­mação cultural, que abre neste sábado, às 14h, com o Grupo Andanças - Brasil fazendo uma homenagem ao Dia Internacional do Folclore (22 de agosto). Será realiazado um grande painel de danças folclóricas do mundo. Já no próximo dia 27, às 17h, Raul Quiroga realiza um espetáculo reunindo a música nativista do Rio Grande do Sul ao canto po­pular do Uruguai (país homena­geado esse ano). Diariamente, no palco principal e nas ruas do parque, haverá apresentações diversas de bandinhas alemãs, danças e corais africanos, italianos, alemães e portugueses; e música regional nativista, entre outras atrações. Essa diversidade proporcio­nará ao público e aos artistas o intercâmbio entre as diversas culturas através de espetá­culos qualificados de música, dança e circo.

Chama Crioula mantém acesa a paixão pelo tradicionalismo

Patrão Amarelo vai buscar a chama em General Câmara 
 A menos de um mês antes da abertura oficial dos fes­tejos, o Rio Grande do Sul já se prepara para a Semana Farroupilha. Símbolo dessa festividade, a Chama Criou­la está acesa no município de General Câmara, de onde cerca de 1,5 mil cavalarianos deverão extrair a centelha do fogo simbólico, percorrendo o território gaúcho em pe­quenos grupos até o dia 14 de setembro, data oficial de abertura dos festejos.
Em Dois Irmãos, a cente­lha da chama chegará pelas mãos do patrão da ACTG Portal da Serra, Cesar Luiz Barbosa. Segundo Amarelo, como é conhecido, ele será o representante do município, acompanhado de cavaleiros de outras 11 cidades, que compõe a 30ª região tradicio­nalista. A cavalgada inicia do dia 1º de setembro, partindo da localidade de Santo Ama­ro do Sul, interior do município de General Câmara, onde está acesa a Chama Crioula. Logo, a centelha da chama deve­rá chegar a Dois Irmãos no dia 7 de setembro, paralelamente ao Desfile Cívico que estará acontecendo neste dia. No dia 6 de setembro, porém, integrantes de piquetes e ACTG de Dois Irmãos se reunirão em Lomba Grande, bairro que compreende a zona rural do município de novo Hambur­go. De lá, partirão a meia­-noite do dia 7 de setembro em direção a Dois Irmãos.
O patrão Amarelo destaca que, ao todo, serão, aproxi­madamente, 160km de ca­valgada, onde deverá realizar uma média de 30km por dia. Para ele, é fundamental que o povo gaúcho mantenha ace­so no peito o orgulho de suas tradições. “Em um mundo globalizado, é preciso man­ter as raízes de onde o gaú­cho foi forjado, em cima do lombo de um cavalo, tanto para a guerra quanto para a lida campeira”, destaca o patrão da ACTG.

Depois da sua chegada, a chama permanecerá junto ao quartel do Corpo de Bombei­ros até o dia 13 de setembro. Neste dia, será realizado des­file oficial de abertura da Semana Farroupilha, que sairá da fren­te da Praça do Imigrante, indo até a ACTG Portal da Serra. No local, representantes de entidades tradicionalistas acenderão as suas chamas levando-as as sedes, onde permanecerão acesas até o dia 20 de Setembro, quando encerra a Semana Farroupilha.

Morro Reuter

Usina de Reciclagem receberá NOVO PAVILHÃO
para a separação das 6 toneladas de lixo diárias
Vice-prefeito Herri e os secretários Marcelino(Obras)
e Flavio (Serviços Urbanos) visitaram as obras do novo pavilhão
da Usina nesta quinta-feira a tarde.
 A Usina de Reciclagem de Morro Reuter está recebendo um novo pavilhão de 180m² facilitando a separação do lixo para os seis catadores que trabalham no local. As obras, que iniciaram nesta semana, estão sendo fei­tas pela prefeitura, com investimento de re­cursos próprios de R$ 50 mil.
De acordo com o secretário de Obras, Mar­celino Durings, a construção do novo pavi­lhão pré-moldado é para melhorar a condi­ção de trabalho dos catadores e se adequar a todas as normas ambientais. “A intenção é melhorar cada vez mais o espaço. Queremos colocar um piso impermeabilizante e tam­bém uma esteira que vai agilizar no processo de triagem”, diz Marcelino, acrescentando que na última semana, a Cooperativa de Re­ciclagem de Dois Irmãos fez a doação de um elevador de fardo para uso em recicladoras para a Cooperativa de Reciclagem de Mor­ro Reuter.Segundo Harri Becker, prefeito em exercício, recentemente todo o espaço que abriga a Usina foi cercado para que os ani­mais não entrem em contato com o lixo.
A separação e coleta de lixo ocorrem de segunda a sábado. Conforme o presidente da cooperativa, Claudiomir Wegner, são separa­das diariamente cerca de 6 toneladas de lixo.
“Com uma estrutura nova, vai melhorar 100% o nosso trabalho”, destaca Angela Ma­ria Froes, recicladora há 3 anos da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter. O lixo orgânico é transporta­do para Minas do Leão, onde é dado o destino correto conforme as normas ambientais. Se o tempo colaborar, a obra, que está sendo feita por uma construtora terceirizada, deve ficar pronta em até um mês. Outra novidade é que a Usina conta com espaço adequado para o de­pósito das podas de árvores.
Ainda segundo Harri, mes­mo estando como prefeito em exercício, não deixa de acompanhar as obras diaria­mente para saber do anda­mento delas.


“É inviável cumprir o prazo para
entrega da LDO”, afirma Afonso
 O secretário da Fa­zenda, Afonso Bastian, está elaborando a Lei de Diretrizes Orçamentá­rias (LDO) 2014, que é a previsão de todos os gas­tos do Poder Executivo. Obras, serviços, mate­riais de expediente, o pa­gamento dos servidores públicos, entre outros gastos, são calculados para o ano que vem.
O que será inviável neste ano é o prazo de entrega da LDO, que é no dia 30 de agosto, conforme a lei orgâni­ca, prevê o secretário Afonso. “Encaminhamos o Plano Plu­rianual (PPA) para a Câmara de Vereadores no dia 28 de junho e a recebemos de vol­ta apenas no último dia 14. O Poder Legislativo ficou com o projeto 47 dias e só retor­nou com apenas uma emenda. Isso inviabiliza a administra­ção a cumprir o prazo. Terí­amos poucos dias para a elaboração. Preciso me reunir com todos os secre­tários para saber as metas de cada Se­cretaria. São mais de 20 anexos”, diz ele, preocupado.
Ainda segundo Afonso, após o pro­jeto estar pronto, é necessário realizar uma audiência pública para apresentar aos municípes a previsão de gastos. Assim a populacão pode solicitar al­guma obra ou serviço que possa não estar na previsão. “Inviável cumprir esse prazo. Como será resolvido esse impasse eu não sei”, diz Afonso.


Pequenas empresas podem se
inscrever no “Parada Tri Legal”
  A Secretaria de Turismo de Morro Reuter convida micro e pequenas em­presas localizadas às margens da BR- 116, que atuam no ramo de atendimento ao turismo, para se inscrever no edital do projeto “Parada Tri Legal”, ideali­zado pela Secretaria de Turismo do RS (Setur), em parceria com o Sebrae.
Os estabelecimentos cadastrados participarão de uma seleção pública e as selecionadas receberão capacita­ção técnica gratuita do Sebrae em vários setores, além de integrarem uma rota de turismo sinalizada com placas e adesivos deste projeto. A inscrição deve ocorrer até o dia 30 de agosto. “É uma oportunidade única para capacitação dos profissionais de micro e pequenas empresas que estão localizadas às margens da BR-116, e que atuam com o ramo turístico, como restaurantes, atelieres e outros”, des­taca Rodrigo Go­ettems, secretário do Turismo, acres­centando que são importantes para a Copa do Mundo de 2014. Mais infor­mações com Ro­drigo, pelo e-mail turismo@morro­reuter.rs.gov.br.



Morro Reuter está no Cosems/RS
O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS) empossou na última quinta-feira a sua nova diretoria. O evento aconteceu no auditório da FAMURS, em Porto Alegre, e contou com a presença de lideranças do setor de todo o estado.
Na ocasião, a Secretária de Saúde de Morro Reuter, Dorothea Thobe, foi em­possada como representante da 7ª região de saúde junto ao conselho. “Fico feliz em poder levar Morro Reuter às maiores esferas da saúde no estado, e orgulhosa pela responsabilidade de repre­sentar os 15 municípios que compõem nossa região”, comentou a secretária.
A sétima região de saúde, da qual Mor­ro Reuter faz parte, é composta pelos mu­nicípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga e São José do Hortêncio. O presidente que assume os trabalhos do Cosems/RS é o secretário de saúde de Novo Hamburgo, Luís Carlos Bolzan.



Anelise Bredow está elaborando novo mapa
turístico do município
 Mais de 40 pontos turísticos e de lazer estarão reunidos em um único mapa turístico que será lançado até o final deste ano pela prefeitura de Morro Reuter, através da Secretaria de Turismo. O material trará as principais ruas de Morro Reuter, seus entornos e pontos turísticos para que os turistas não deixem de conhecer o Obelisco de Livros, a Igreja de Pedra de São José do Herval, o Morro da Embratel e tantas outras belezas.
De acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Goettems, o mapa será distribuído gratuitamente nas agências de turismo e pontos de pas­sagem de turistas. “As empresas e estabelecimentos que não estavam inclusos na última edição do mapa devem solicitar a atualização dos dados o quanto antes, com a chefe do Departamento de Turismo, Dei­si Schneider, pelo telefone 3569- 2458”, explica Rodrigo.
Na primeira edição do mapa, a capa foi elaborada pelo artista Flá­vio Scholles, a segunda pela artista Cláudia Sperb e a terceira, pela ar­tista plástica Anelise Bredow, que escolheu há 8 anos Morro Reuter para ser cidade de inspiração para as suas peças em cerâmica. Questiona­da sobre a sua inspiração para pro­duzir a capa, Anelise destaca: “que é o caminho de ‘criaturas’ especiais que vivem e passam pela cidade. Onde vivem e atuam ligados por um fio invisível. No trabalho também não pude deixar de registrar a cir­cunferência da lua e do sol que são muito lindos em Morro Reuter”.
No mapa também consta um bre­ve histórico em português e tradu­zido em inglês, espanhol, alemão e francês. Além de informações, como endereço de estabelecimentos comerciais, telefones úteis, o mapa também trará o caminho que levará para conhecer todos os lugares que não podem deixar de ser visitados.

FEIRA DO LIVRO é atração até domingo


A programação da 24ª Feira do Livro de Dois Irmãos segue até este domingo, dia 25. O frio que chegou com a chuva na manhã de hoje, dia 23, não foi suficiente para diminuir a animação e disposição de crianças e jovens, que têm sido maioria na Feira até o momento, em ra­zão das visitas promovidas pelas escolas ao evento, que acontece na área coberta da Praça do Imigrante.
No local, há estandes de livrarias, trazendo ao público grande variedades gêneros. De acordo com um dos livrei­ros, Valmir Dias, da livraria Noblebook, de São Leopoldo, as vendas nestes dias têm ocorrido dentro do que era es­perado, atraindo principalmente o público infanto-juvenil. Porém, a expectativa é de que aumentem no final de sema­na. “Nesses dois últimos dias, com a presença da comuni­dade que virá prestigiar o evento, as vendas devem crescer ainda mais”, observa ele, destacando que trouxe grande acervo, procurando agradar todos os públicos.

A jovem Tainá Eduarda Carvalho, 10 anos, da escola 10 de Setembro, aproveitou a visita junto com a escola para procurar alguma obra para adquirir. “Infelizmente, meus pais e eu vamos viajar no final de semana. Então tenho que aproveitar agora”, relata ela, que também afirma ter adorado o evento. “Além da venda livros, tem muitas ou­tras atividades divertidas para a gente fazer”, afirma.

PESQUISA DO PRÊMIO “Os Melhores do Ano 2013” já está nas ruas da cidade

Festa de 2012 premiou 77 empresas a profissionais de destaque
 Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, os formulários do prêmio “Os Melhores do Ano 2013” co­meçaram a circular pela cidade. Na próxima segunda-feira, dia 26, também serão distribuídos nas es­colas das três redes de ensino de Dois Irmãos, com o objetivo de oportunizar que toda a comunida­de participe da votação popular.
No total, são 105 categorias onde você irá votar nos quais jul­ga serem “Os Melhores do Ano 2013”. Participando da votação, você também concorre a 20 lindos prêmios, que serão divulgados nas páginas do Jornal Dois Irmãos.
Para participar da escolha e concorrer aos prêmios, basta pre­encher com seus dados e depo­sitar em uma das urnas que esta­rão espalhadas pela cidade. Já na manhã desta sexta-feira, diversos formulários foram entregues pre­enchidos no Jornal Dois Irmãos. Eles já estão concorrendo aos prêmios. Participe você também!

Na primeira edição, no ano pas­sado, 77 empresas e profissionais de Dois Irmãos receberam o prê­mio. Assim como no ano passado, somente ganhará o prêmio aquele que fizer mais votos. Se o mais vo­tado não desejar participar da fes­ta de entrega do prêmio, ninguém naquela categoria será premiado.

22 de ago. de 2013

Há quase 2 anos na fila do SUS, jovem pede ajuda para fazer cirurgia

Em 30 de outubro de 2011, Cristiano Schneider, hoje com 26 anos, sofreu um acidente de trânsito próximo à entrada da Colônia Japonesa, na BR-116. Ele seguia no sentido Dois Irmãos/Novo Hamburgo, quando colidiu seu carro frontalmente com um veículo que vinha no sentido contrário. O outro motorista abandonou seu carro e fugiu do local. “Entrei na justiça, mas até hoje nada se resolveu”, conta.
No acidente, Cristiano trincou o punho e fraturou o fêmur da perna esquerda. Ficou internado durante 50 dias aguardando por uma cirurgia. No dia 13 de dezembro, a cirurgia foi feita. Mas não deu certo. “A cirurgia não deu certo pois calcificou o osso, e desde então estou na fila do SUS aguardando uma nova cirurgia. Minha perna esquerda está 4,4 cm mais curta que a direita e só caminho com a ajuda de muletas”, diz o rapaz, que era motorista de caminhão. “Para uma pessoa que estava sempre na rua, trabalhando, ficar sem poder fazer nada é muito difícil”, lamenta Cristiano, destacando que já entrou em contato com vereadores, prefeitura e até deputado, mas até agora, não teve nenhum resultado. 
Com a dificuldade em conseguir ajuda, e com uma espera angustiante na fila do SUS, amigos e familiares estão promovendo uma Ação Entre Amigos, para arrecadar dinheiro para a cirurgia de Cristiano. De acordo com ele, hoje a cirurgia e os serviços pós-operatórios, custam cerca de 30 mil reais. A Ação Entre Amigos irá sortear 10 prêmios no dia 2 de dezembro, pela rádio Encosta da Serra. Cada número custa 5 reais. Quem tiver interesse em colaborar com a causa, números da rifa podem ser adquiridas também na Conveniência Rota 116 ou através do telefone 8481-4948. Doações espontâneas em dinheiro também podem ser feitas. “Agradeço a todas as pessoas que estão me ajudando”, completa. 

Morre popular Batista de Morro Reuter


Faleceu na noite de ontem João Batista Silveira Souza, de 46 anos, o popular Batista. Ele era proprietário da Farmácia Nova Associadas, no Centro de Morro Reuter, que existe há 16 anos no município.

Segundo a esposa Viviane Elena Holdefer, Batista estava internado há 13 dias no Hospital de Sapiranga, onde se tratava de uma pneumonia dupla. No último dia 7 de agosto ele procurou atendimento no Posto de Saúde de Morro Reuter por causa de uma gripe. No dia seguinte, procurou atendimento novamente e foi e internado no Hospital São José, em Dois Irmãos. Neste mesmo dia, em razão da gravidade da doença, foi transferido ao Hospital de Sapiranga, onde ficou internado todo o tempo na UTI.
Além da esposa, Batista deixa dois filhos - Paola, de 22 anos, do primeiro casamento, e João Henrique, de 15 anos -, a mãe e seis irmãos. Viviane e Batista estavam juntos há 21 anos e residiam em Dois Irmãos. Viviane vem se tratando de câncer no pâncreas. “Ele era uma pessoa nota dez”, descreve a esposa, muito abalada.
Batista era natural de Santo Antônio da Patrulha. Integrante do Clube Festivo 69, em Morro Reuter, era uma pessoa muito querida pela família e amigos. “Ele fazia parte do CF 69 há quase 10 anos. A última vez que jogou o Municipal foi em 2011, mas mesmo assim acompanhava e integrava a nossa equipe até hoje. Ele era um cara especial, se dava bem com todo mundo. Pra mim, em especial, ele era como um irmão. É uma grande perda para todos nós”, lamenta Polaco, integrante do 69.
O corpo de Batista foi velado até 16h em Morro Reuter e depois seguiu para o Crematório Jardim da Memória, de Novo Hamburgo.

21 de ago. de 2013

24ª Feira do Livro é atração em Dois Irmãos nos próximos dias

Equipe da biblioteca publica e Departamento de Cultura no Lounge
Cultura, diversão e lazer é o que não vai faltar em Dois Irmãos nos próximos dias. Começou hoje a 24ª edição da Feira do Livro de Dois Irmãos, que se estende até o domingo, dia 25, com uma programação diversificada, trazendo atrações para todos os públicos. O evento teve início logo pela manhã, às 8h30, sendo a primeira atividade o Despertando com o Desporto, em que o público presente participou de uma sessão de alongamento, entrando já no ritmo intenso da feira, que está recheada de atrações.
A 24ª Feira do Livro acontece na área coberta da Praça do Imigrante e tem como tema “Cinema e Literatura”. O dia hoje foi marcado pela presença das escritoras Marô Barbieri e Jane Tutikian, que estiveram no local em um bate-papo com o público a respeito de suas obras. Além delas, outra grande atração do evento foi o espetáculo “Quando Crescer Quero Ser Criança”, da ParaNóia Produções, que divertiu os presentes, principalmente as crianças. A partir das 18h30 acontece a abertura da Noite de Talentos com os alunos das escolas de Dois Irmãos, que ocorre até as 20h30.

OUTRAS ATRAÇÕES
Além dessas programações, o local ainda conta com outras atrações, como a Oficina de Ilustração, com a desenhista Ariadne Decker, que estará ensinando técnicas de desenho e ilustração para crianças e professores. A oficina ocorre na sala de vidro, espaço criado para o evento. Além desse, foi organizado também um lounge, espaço mais reservado preparado pela Biblioteca Pública e Departamento de Cultura, onde as pessoas podem ficar mais à vontade para lerem seus livros, nos sofás, pufes e mesas do local ou, até mesmo, descansarem. Nesse espaço, inclusive, estão à disposição livros, que foram arrecadados através de doações, e que podem ser levados pelo público. 

VALE-LIVRO
De acordo com informações da chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, os professores efetivos da rede municipal receberão um vale-livro no valor de 30 reais, que poderá ser utilizado para adquirir uma das obras que estão à venda no local. “A proposta do vale-livro é que ele sirva como uma ferramenta de aprimoramento para seus estudos”, afirma Solange, ressaltando que o vale-livro será repassado aos professores no próprio local do evento ou, então, pelas equipes diretivas das escolas. 

Expectativa da livreira
O dia começou cedo para a livreira de Novo Hamburgo, Helena Ziegler, 65 anos, para retomar a Dois Irmãos e atender dentro de sua banca os leitores da Feira do Livro. “A expectativa está muito boa, se comparar com as outras edições da feira. A população daqui realmente prestigia o evento literário”, conta Helena, que participa pela oitava vez. 
A Book Haus, banca de Helena, oferece variadas obras e estilos para agradar a todos os leitores. Livros que variam de R$ 0,50 até R$ 170, segundo Helena.




ELES ESTÃO ADORANDO
Mãe da pequena Paola e também de Lana, Schirlei Rossa afirma que está adorando a programação do evento e que pretende voltar nos próximos dias. “Acho bacana essas atrações aqui na feira, como espetáculos, por exemplo. É uma forma de despertar a atenção das crianças menores e incentivá-las a ler. Inclusive já compramos alguns livros”, destaca ela.
A estudante Bruna Paola de Oliveira, 9 anos, da escola Arno Nienow (Navegantes), não perdeu tempo e também já adquiriu um livro. “Achei muito divertido. Tem todo quanto é tipo de livro. E eles permitem que a gente sempre aprenda mais do que sabemos”, destaca a menina. 
A professora da escola Matheus Grimm (Portal da Serra), Patrícia Doerr veio acompanhada da sua turma de educação infantil, que prestigia o evento pela primeira vez. Para ela, essa tem sido uma excelente oportunidade de contagiar as crianças com o hábito da leitura. “Nós já vínhamos trabalhando com algumas obras em sala de aula. E isso acabou empolgando eles ainda mais a participar”, relata a professora, destacando, inclusive, que todos os alunos trouxeram dinheiro para poderem comprar alguma obra.

Vale em Cena traz “O Músico e o Mágico”

O Projeto Vale em Cena começou em maio, com a realização de apresentações culturais a ingressos populares nas cidades de Novo Hamburgo, Nova Hartz, Três Coroas, Sapiranga e Dois Irmãos. A programação acontece sempre nas últimas semanas de cada mês, e agora, em agosto, Dois Irmãos terá o espetáculo “O Músico e o Mágico”, com Carlos Badia e Eric Chartiot.
A apresentação será no próximo sábado, dia 24 de agosto, no Teatro Adriano Schenkel, com início às 20h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Companhia Curto Arte ou com o Grêmio Estudantil do Colégio Imaculada Conceição, no valor de R$ 8,00. Estudantes e idosos pagam R$ 5,00. Na hora, o ingresso custará R$ 10,00.
O Projeto Vale em Cena é uma realização da Curto Arte e tem como grande objetivo a formação de uma platéia cultural e conta com o apoio da prefeitura municipal, Corsan, Auto Shopping Sinos e Lojas TaQi.

SINOPSE “O Músico e o Mágico” é um espetáculo emocionante e, ao mesmo tempo, divertido, que reúne dois artistas ocupando a mesma rua: um mágico contador de histórias e um músico que toca e canta. Ambos tentam atrair a atenção dos pedestres e as suas contribuições financeiras. Porém, ao escolherem uma mesma rua para trabalhar, estabelece-se um conflito, e a partir daí surgem histórias engraçadas, surpreendentes e poéticas. O espetáculo mistura números de música e mágica que contam o desenvolvimento da história.

Uma árvore para cada nascimento


“A sociedade, como um todo, é responsável pelo meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível, incentivando a comunidade no plantio de árvores E contribuindo assim com a conscientização e preservação do meio ambiente”. É com este objetivo que o Lions Clube de Dois Irmãos lançou no último ano a campanha de plantar uma muda de árvore para cada nascimento na cidade.

De acordo com a presidente Marisa Feiten, todas as crianças nascidas no hospital ou registradas em Dois Irmãos terão uma árvore plantada pela cidade. No último sábado, dia 17, foram plantadas 56 mudas de várias espécies, como ipê amarelo, cerejeira e jabuticabeira, no Parque Municipal Romeo Wolf. Essas mudas representam os nascimentos do 2º semestre de 2012 – foram 100 nascimentos, mas as 44 mudas restantes serão plantadas após a autorização da prefeitura. “O clube espera a época propícia para o plantio e a autorização da Secretaria do Meio Ambiente no local apropriado”, explica Marisa. Os pais da criança são comunicados através de um cartão, entregue através do hospital ou do cartório, de que com o nascimento do seu filho está sendo plantada uma muda de árvore pelo Lions Clube. “O controle de nascimentos também é feito através do cartório”, explica a secretária Simone Feiten.
A ideia surgiu com o ex-presidente Everton Fritsch, atendendo a um chamado do presidente internacional, que solicitou a todos os clubes a pensar em projetos para plantio de árvores. Todos os associados do clube participam do trabalho, inclusive amigos parceiros. Porém, quem coordena o projeto e é responsável pela comissão é o voluntário Carlos Gilberto Kafer. O objetivo deste grupo voluntariado que trabalha para o bem da sociedade não é somente na área do meio ambiente, mas também na saúde, mobilidade e visão. “Queremos trazer mais áreas verdes para a cidade, além da conscientização de toda a população da importância de preservar o meio ambiente”, destaca Simone.

PRÓXIMAS AÇÕES DO LIONS CLUBE DE DOIS IRMÃOS
Agosto a Novembro – Concurso do Cartaz sobre a Paz.
Participantes: alunos de todas as escolas do município de 11 a 13 anos.
23/10/2013 – Jantar dos Baixinhos. Valor arrecadado: Natal da criança carente.
23/11/2013 – Feira da Saúde com testes de Acuidade Visual, exames de Diabetes, colesterol, Cadastro de Medula Óssea e doadores de sangue. “Queremos mostrar à comunidade os trabalhos do Lions Clube Dois Irmãos, junto com os parceiros, para poder proporcionar conscientização à saúde, promovendo os exames gratuitamente tendo como foco as boas práticas de saúde, alimentação equilibrada e desporto. O Lions Club tem como lema “servir” e o clube de Dois Irmãos vem seguindo esse lema”, explica Simone.
Testes de Acuidade visual em alunos das escolas do município e participação do Sábado Saúde realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
07/03/2014 – Cachorro-quente. Valor arrecadado: Fundo de Campanha.
19/04/2014 – Brechó. Valor arrecadado: Fundo de Campanha.
10/05/2014 – Galeto no Balde.
Valor arrecadado: Meio ambiente, compra de mudas e plantio de árvores. Fundo de campanha.

20 de ago. de 2013

Grupos questionam horários e plano de prevenção a incêndio

O tenente Francisco Antônio Maria disse hoje que uma nova reunião será realizada na sexta-feira, às 17h30, no quartel. A reunião contará com a participação da BM, do Corpo de Bombeiros, de representantes dos grupos festivos e membros da Secretaria de Turismo.
“No Kerb não podem faltar os grupos festivos, o desfile e a segurança pública, mas tudo precisa ser avaliado. So­bre a questão do horário, principalmente, na sexta-feira vamos discutir os prós e os contras”, diz o tenente, des­tacando que a decisão será tomada também com base no que será possível fornecer de policiamento. “Vamos ter que contar com o apoio de efetivos de outras cidades. São três dias que a BM vive em função do Kerb. Nossos trabalhos iniciam na sexta, seguem no sábado, durante o dia, noite e madrugada, e assim até o domingo. Inclusive, no domingo, temos jogo em Novo Hamburgo, e policias da região terão que dar apoio também”, ressalta o co­mandante, fazendo um alerta aos grupos: “O horário pode até mudar, mas de quem será a responsabilidade caso aconteça algo dentro dos grupos? Se acontecer uma desgraça, uma pessoa ferida, passando mal ou brigas? Temos responsabilidade em relação a vida das pessoas”.
Mais uma vez, o comandante destaca que, além da segurança dos grupos, a Brigada Militar precisa ga­rantir a segurança de toda a comunidade. “Precisamos garantir a segurança de quem está no kerb, nos grupos e das pessoas que estão nas suas casas”, conclui o tenente.
As regras estabelecidas para o Kerb de São Miguel estão dan­do o que falar na cidade. A mais polêmica diz respeito ao horário em que os grupos festivos podem distribuir chope e manter o som ligado: sábado das 10h às 19h30 e domingo das 10h às 18h.
Outra determinação bastan­te questionada pelos grupos é o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI), que deve ser elaborado por empresas especia­lizadas e encaminhado ao Corpo de Bombeiros para liberação.
Ontem à noite, representantes de grupos festivos se reuniram com os vereadores, na Câmara, para pedir que o Poder Legis­lativo interceda junto às autoridades competentes. O presidente Jair Quilin disse que procuraria o tenente Francisco Antônio Maria para falar sobre a situação. “A Brigada Militar (BM) não deve ficar determinando ho­rário. Temos diversas festas em outras cidades da região, e a BM não fica determinando isso. Eles precisam é dar se­gurança. Dois Irmãos tem uma festa por ano e a BM não tem capacidade para dar segurança?”, questionou ele.
EXIGIR PPCI É ABSURDO
Para Diego Petry, integrante +1 Clube Festivo, o ho­rário deve ser revisto. “A sugestão é estender uma hora a mais em cada dia, no mínimo, para desligar o som, e com meia hora de tolerância para dispersar o pessoal. Por exemplo: sábado até as 20h30 o som e o fechamento do grupo às 21h. No domingo até as 19h30 o som e o fe­chamento do grupo às 20h, para dar tempo de dispersar o pessoal e fechar tudo”, comenta. A questão do PPCI é considerada inviável. “É um absurdo por se tratar de local aberto. Como será feita a vistoria e a liberação de um dia para o outro se as estruturas são montadas de sexta para sábado? Vai ter fiscalização da noite para o dia? Um PPCI custa caro e demora para ser feito. O que podemos garantir é a colocação de extintores de incêndio e seguranças, como já é feito todo ano”, afirma Diego.
Bruno Vicente Bender, do Bullets United, lembra que os grupos investem pesado na festa. “Acredito que a Brigada Militar tenha suas razões para estabelecer este horário, mas os grupos não concordam em razão do tra­balho e dos altos valores envolvidos no evento, que ocorre apenas uma vez por ano em Dois Irmãos. Sobre o PPCI, é algo que não fará diferença alguma num local aberto, onde uma multidão assustada não será controlada, pois todos se direcionam para somente um local, a saída. E to­dos os grupos têm apenas uma entrada e saída”, diz ele.
FORÇA DA TRADIÇÃO
Diego também destaca a força da tradição do Kerb de São Miguel em Dois Irmãos e região. “Muitos dos que reclamam da barulheira e do horário, estarão pulan­do junto ou terão seus filhos lá. Kerb é uma vez por ano e não dói nada para ninguém ter bom senso. Não quere­mos ir contra nenhuma autoridade, nem fazer baderna. Queremos apenas que as autoridades e a população te­nham bom senso com os grupos por se tratar de um even­to que é uma vez por ano”, completa o integrante do +1.
A princípio, BM determinou das 10h às 19h30 sábado e das 10h ás 18h domingo

“O estranho é os horários só valem para os grupos”

Lucas Argenta Neves, presidente do grupo São Bei Kerb, questiona os horários da programação oficial. “Entendemos que alguns pouquíssimos grupos desres­peitaram o horário estabelecido no ano passado, mas estes receberam multas que deixaram clara a rigidez da BM, e acreditamos que não haverá reincidência. O estranho é que os horários só valem para os gru­pos, visto que os shows disponibilizados pela prefei­tura nunca sofreram as mesmas limitações”, diz ele, que também destaca investimento feito pelo grupo. “De que adianta, então, correr atrás de lugar, de som, de patrocinadores, camisetas, canecos e tudo o que for possível? Investir tempo e muito dinheiro, tentando dar uma festa boa para os nossos amigos, se depois os órgãos públicos simplesmente impõem mais e mais barreiras para estragar o que construímos?”, conclui.

 Sexta tem reunião na Brigada Militar
O tenente Francisco Antônio Maria disse hoje que uma nova reunião será realizada na sexta-feira, às 17h30, no quartel. A reunião contará com a participação da BM, do Corpo de Bombeiros, de representantes dos grupos festivos e membros da Secretaria de Turismo.
“No Kerb não podem faltar os grupos festivos, o desfile e a segurança pública, mas tudo precisa ser avaliado. So­bre a questão do horário, principalmente, na sexta-feira vamos discutir os prós e os contras”, diz o tenente, des­tacando que a decisão será tomada também com base no que será possível fornecer de policiamento. “Vamos ter que contar com o apoio de efetivos de outras cidades. São três dias que a BM vive em função do Kerb. Nossos trabalhos iniciam na sexta, seguem no sábado, durante o dia, noite e madrugada, e assim até o domingo. Inclusive, no domingo, temos jogo em Novo Hamburgo, e policias da região terão que dar apoio também”, ressalta o co­mandante, fazendo um alerta aos grupos: “O horário pode até mudar, mas de quem será a responsabilidade caso aconteça algo dentro dos grupos? Se acontecer uma desgraça, uma pessoa ferida, passando mal ou brigas? Temos responsabilidade em relação a vida das pessoas”.
Mais uma vez, o comandante destaca que, além da segurança dos grupos, a Brigada Militar precisa ga­rantir a segurança de toda a comunidade. “Precisamos garantir a segurança de quem está no kerb, nos grupos e das pessoas que estão nas suas casas”, conclui o tenente.  

PDT e PT votaram contra terceirização do hospital

Por 5 votos a 4, a oposição derrubou o projeto de Lei 185/2013, que autoriza a concessão de uso do Hospital São José. Votaram contra o projeto: Jair Quilin e Jailton Proença, do PDT; Joracir Filipin, Márcio Goldschmidt e Léo Büttenbender, do PT. Os votos a favor foram de Sérgio Fink e Leonel Dornelles, do PTB; Paulinho Quadri, do PMDB, e Eliane Becker, do PP.
O presidente Jair Quilin criticou a falta de informações:
- O projeto deveria vir mais especificado. Não constam quais os equipamentos que serão dados, é uma espécie de carta branca para quem assumir fazer o que quiser. Já mandaram a UPA embora e agora estão lavando as mãos no hospital – alfinetou Jair, pedindo que o projeto fosse retirado, corrigido e melhorado.
Léo concordou que o documento é bastante vago, com apenas três artigos. Márcio, Filipin e Jailton igualmente lamentaram a falta de informações no documento.
Sérgio Fink (PTB) declarou que o projeto é só uma formalidade para encaminhar o processo de licitação e que, posteriormente, o contrato terá todas as especificações.
- Dizer não a este projeto é dizer não à saúde pública de Dois Irmãos – disparou o líder de governo.
Depois da votação, a discussão continuou.
- Não entendo os dois vereadores que deram parecer favorável ao projeto na semana passada e agora mudaram de opinião – disse Sérgio Fink, referindo-se à Jailton e Léo na Comissão de Pareceres. – Eu lamento que o ranço político atrase a saúde em Dois Irmaos. Votaram contra a possibilidade de melhorar a administração do hospital. Hoje se votou pelo atraso na saúde – completou o líder de governo.
O presidente Jair Quilin não gostou e rebateu:
- Mandaram um projetinho muito fraco... Do jeito que os vereadores estão votando, estão sendo mandados pela prefeita Tânia, e muito bem mandados. A Tânia deve organizar melhor a sua área jurídica. Na verdade, ao reprovar este projeto, nós estamos ajudando ela – afirmou o vereador.
O líder de governo levou à tribuna um esboço do projeto de ampliação e modernização do Hospital São José. Segundo Sérgio Fink (PTB), a atual administração pretende construir um prédio de três pavimentos no terreno nos fundos do hospital, com 750m² cada. O local abrigaria nova emergência, salas de exames, cirurgias e leitos de UTI. O investimento só na construção pode chegar a R$ 5 milhões.
- Amanhã (hoje) a prefeita está indo a Brasília para apresentar o projeto no Ministério da Saúde e conversar com o deputado Eliseu Padilha. Logo também teremos audiência com o deputado Luiz Carlos Busato para buscar recursos – comentou.
Joracir Filipin (PT) ironizou e cutucou o líder de governo e a administração:
- Semana passada ele já veio aqui com um papelão (sobre o projeto da nova emergência) e agora vem com outro. Ele diz que a prefeita vai a Brasília atrás de recursos, mas como ela vai chegar lá para pedir alguma coisa se mandou 2 milhões embora?

PDT e PT votaram contra terceirização do hospital
 Líder de governo apresenta esboço
                                                 de ampliação do Hospital São José
PURA PIMENTA
Feijão tá queimando,
diz petista Márcio
Márcio Goldschmidt (PT) foi no embalo do colega de partido:
- Dizem que não têm dinheiro para fazer a UPA, mas apresentam uma maquete de papel para ampliar o hospital... Quer dizer, aí vai ter dinheiro? Para mim, isso se chama incompetência governamental. A Tânia disse que faria um “feijão com arroz”, mas o feijão tá queimando e o arroz tá secando. Se não mexer nesse cozido, o povo vai comer feijão queimado e arroz seco.
Jair Quilin (PDT) disse que a comida da prefeita Tânia já virou farofa:
- Essa é mais uma pegadinha da prefeita... Viviam criticando a administração passada, mas agora não tem nem projeto ainda e já estão noticiando. Viu como as coisas mudam? Daqui a pouco também vou trazer aqui coisas que só vão acontecer lá em 2020, 2030 – ironizou o presidente.
Sérgio não gostou e voltou à tribuna:
- Quem sabe se faz um bom feijão mexido para dar um novo sabor, mas talvez é isso que muitos não querem que aconteça. Não querem que venha para Dois Irmãos uma entidade grande como um Instituto de Cardiologia ou um Grupo Mãe de Deus.



O QUE DIZ O PROJETO
Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a efetuar concessão de uso de bem público, a título gratuito, mediante processo licitatório, das dependências do Hospital São José com as respectivas instalações, equipamentos, instrumentos e mobiliário.
Art. 2º A concessão do bem descrito no artigo anterior tem por finalidade a prestação, no local, complementando aqueles diretamente prestados pelo município, de serviços médico-hospitalares aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante plantão de urgência/emergência durante 24 horas, consultas médicas, exames de diagnose, avaliações cirúrgicas, cirurgias eletivas e de urgência/emergência.
Art. 3º O prazo de concessão de que trata esta Lei é de até 60 meses.

UPA ETERNA
Leia as principais declarações dos vereadores a respeito da polêmica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
Na audiência pública da semana passada, a prefeita Tânia da Silva confirmou que não fará a UPA e o assunto voltou a repercutir na sessão desta segunda.


Jair Quilin (PDT)
O efeito da decisão da prefeita é terrível. Estamos tirando 2 milhões de investimento na área da saúde. É algo que não terá retorno, vamos ficar atrasados.

Paulinho Quadri (PMDB)
Parabéns para a prefeita Tânia, que mostrou ‘braço’. Por que o governo passado não deixou 1,5 milhão de contrapartida? Dizem que deixaram 3 milhões em caixa, mas com um déficit de 6 ou 7 milhões. De onde vamos tirar 1,5 milhão para contrapartida? Esta administração tem os pés no chão e logo, logo nós vamos ter a melhor saúde para a população.

Márcio Goldschmidt (PT)
O deputado Henrique Fontana não quis acreditar na decisão que a Tânia tomou e disse que não vai medir esforços para sensibilizar o Ministério da Saúde a estender o prazo da UPA. Que a Tânia e o Jerri voltem atrás e não penalizem a população de Dois Irmãos. Se não fizerem a UPA, teremos mais quatro ou cinco anos com aquela estrutura velha do Postão.

Eliane Becker (PP)
Se havia tanto interesse em construir a UPA em Dois Irmãos, por que não fizeram antes? Se o Miguel tivesse liberado mais dinheiro para a saúde, com certeza não teria tido tanta reclamação. Expliquem para as pessoas o que a prefeitura está fazendo e o que está pagando hoje.

Sérgio Fink (PTB)
Foi deixado um projeto pronto para construir a nova emergência, com terreno de 4.380m² e 810 mil reais em caixa, mas eles não fizeram. Até o presidente da FAMURS já disse que a União não repassa todo o dinheiro para manter as UPAs, que faltam médicos. A UPA de Santa Maria, por exemplo, não recebe recursos do Estado há um ano. E, enquanto a secretária de Saúde de Vacaria fazia propaganda da UPA aqui, um médico de lá era preso por prática ilegal da medicina.

Joracir Filipin (PT)
Será que a opinião da população não vai sensibilizar a prefeita Tânia, que se elegeu em cima da saúde? É lamentável o que está acontecendo em Dois Irmãos.

Leonel Dornelles (PTB)
A secretária de Saúde de Vacaria disse que a UPA foi um “divisor de águas”, e no mesmo dia um safado se passando por médico era detido naquele município. É esse o exemplo de UPA que queremos? A UPA faz o mesmo serviço do Postão, só que além de atender a nossa gente, teríamos que atender mais seis cidades. Passaria de 28 mil para 70 mil habitantes.

Oposição derruba projeto de concessão do hospital

“É lamentável o que aconteceu”, diz secretário da Saúde
O secretário Jerri Meneghetti disse que os vereadores poderiam ter segurado o projeto mais tempo e solicitado informações. “Ninguém quis interferir no trabalho do Legislativo, como acontecia na gestão passada. Não fomos lá forçar nada. É lamentável que interesses político-partidários se imponham sobre tema tão importante. Agora, cabe à população julgar. Tivemos uma tentativa de enfiar goela abaixo a UPA, mas não podemos perder o foco. Como fazer a UPA se nós não temos nem 30% da atenção básica coberta, se não temos nem o hospital estruturado?”, questionou.
Segundo o secretário, a terceirização permitirá que o hospital continue atendendo a demanda do SUS e volte a atender convênios. “A instituição que vier a assumir vai aproveitar a mão-de-obra existente no hospital e muitos dos serviços médicos. Se não for assim, vai haver uma ruptura e teremos que começar do zero, com concurso público”, comentou. A prefeitura ainda não decidiu o que pretende agora, mas não descarta enviar um novo projeto. “Vamos procurar a melhor solução possível para essa situação que foi criada pelos vereadores da oposição”, concluiu Jerri.

19 de ago. de 2013

Horário do Kerb já provoca discussão

Brigada Militar determina festa das 10h às 19h30 sábado
e das 10h às 18h domingo


Na última sexta-feira, dia 16, representantes de sete grupos festivos, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e membros do Departamento de Turismo participaram de mais uma reunião sobre o Kerb de São Miguel, que acontece no final de setembro. Entre as questões colocadas durante a reunião, uma delas, em especial, está provocando polêmica, principalmente entre os grupos festivos: o horário de início e término da festa. No sábado, dia 28, o horário estipulado é das 10h às 19h30, e no domingo, das 10h às 18h, quando devem ser encerrados o som e a distribuição de bebidas.
O tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, explica as razões que levaram à decisão. “O horário foi definido por questões de segurança. É um evento que reúne muito público e precisamos contar com um número muito expressivo de policiais. Depois de certa hora, as ocorrências passam a aumentar, temos muitos casos de Maria da Penha, embriaguez ao volante, tentativas de estupro, e precisamos garantir a segurança de toda a comunidade, dos que integram os grupos festivos e das demais pessoas de Dois Irmãos. Além disso, no ano passado tivemos problemas com cerca de quatro grupos que não respeitaram o horário estabelecido”, comenta o tenente Francisco. “As pessoas que moram no Centro, onde acontece o evento, também querem ter o direito de ir e vir, de poder ter acesso às suas casas”, acrescenta o comandante.
De acordo com João Luiz Weber, secretário de Turismo de Dois Irmãos, a administração irá respeitar e acatar a decisão da Brigada Militar. “O horário foi definido por eles. A prefeitura gostaria de espichá-lo, mas não temos a concordância da Brigada Militar. A autoridade de segurança é a Brigada e a prefeitura irá acatar a decisão que foi tomada”, informa ele. De acordo com Gabriel Lauxen, representante do grupo festivo Só Chopps, o horário já está sendo contestado. “Como vamos parar de distribuir chopp tão cedo se temos integrantes nos grupos que param de trabalhar no final da tarde de sábado? Nas outras reuniões, a sugestão era de que o Kerb no sábado fosse até as 21h e no domingo até as 20h. Aí, na sexta-feira, eles chegaram lá e simplesmente comunicaram do horário que tinha sido definido”, comenta Gabriel.
Logo mais, na sessão da Câmara de Vereadores, integrantes de grupos festivos pretendem se reunir para expor sua posição ao Poder Legislativo. A sessão começa às 19h. Antes, às 18h, será realizada sessão solene em homenagem ao Dia do Estudante, com a participação de alunos na tribuna.

Família Deimling é a grande campeã do Campeonato de Canastra do União

Carlos, Marcos, Jaco e Rodrigo Deimling
Com uma ótima janta e, é claro, um bom carteado e uma cervejinha gelada, na noite de sexta-feira foram premiados os destaques do Campeonato de Canastra da AECB União, que contou com o apoio do Departamento de Desporto de Dois Irmãos.
A equipe capitaneada por Jacó Deimling foi a grande campeã deste ano, garantindo o título em um triangular final muito disputado. Como prêmio, a equipe formada por três irmãos e um sobrinho levou 500 reais em dinheiro e troféus. O vice-campeonato ficou com o time liderado por Dércio Gressler, que recebeu 300 reais e medalhas. A equipe de Nelson Stiehl terminou em terceiro lugar e a turma do popular Fritz garantiu a quarta colocação – ambas receberam 200 reais em dinheiro e medalhas.
A cerimônia de premiação foi comandada por Danilo Staudt, o Pelé, e Ademir Klaus, do União, e pelo chefe do Departamento de Desporto, Cláudio Neis. Eles elogiaram a participação de todas as equipes e parabenizaram os grandes campeões. A última colocação, o famoso “Urso”, ficou com a equipe do capitão Lagarto. Ao final, cada equipe também recebeu um frango caipira congelado.
A premiação do Campeonato de Canastra teve o apoio de Calçados Kipé, VKS Móveis, Restaurante Rock’s Bar, Cervejaria Hunsrück, Kinei, SS Serralheria, Celso Veículos, Biscoitos Kunst, HS Consórcio, Distribuidora de Bebidas Steffen, Idesa e Nutrifrango.

OS CAMPEÕES
Foi um título em família.
O Campeonato de Canastra 2013 ficou com os irmãos Jacó, Marcos e Carlos Deimling, e o sobrinho Rodrigo. O capitão Jacó destaca o caminho da vitória:
- Nós seguimos três regras básicas: 1º) Não reclamar do parceiro durante o jogo; 2º) Sempre acreditar que a jogada do parceiro foi a mais correta no momento; 3º) Os pontos do primeiro jogo são tão importantes quanto os do último. Sejam 10, 20 ou 30, devem ser aproveitados.

Semifinal do Estadual de Bolão traz 24 clubes para Dois Irmãos

Foi um final de semana histórico para a Sociedade Atiradores. Pela primeira vez, Dois Irmãos recebeu uma eliminatória semifinal pelo Campeonato Estadual de Bolão. A competição reuniu 13 equipes masculinas no sábado e 11 femininas no domingo. Entre os homens, cinco times garantiram vaga na grande final, que acontece de 18 a 20 de outubro, na Sociedade Recreativa Botafogo, em Bento Gonçalves. Entre as mulheres, foram seis classificados para a decisão do título, que será de 25 a 27 de outubro, também na cidade de Bento Gonçalves.
As novas pistas da Sociedade Atiradores, inauguradas em março, foram bastante elogiadas, principalmente pelos organizadores da Federação Gaúcha de Bolão.
- O evento foi ótimo, superou nossas expectativas. O pessoal da federação fez muitos elogios à nova estrutura da Sociedade Atiradores e disse que nós já podemos até nos credenciar para sediar uma final de Campeonato Brasileiro – comentou Elton Mielke, presidente da Atiradores.



Disputas aconteceram no sabado e domingo
 nas pistas da Atiradores
SELEÇÃO MASCULINA
No próximo sábado, dia 24, será a vez da Seleção Masculina da Sociedade Atiradores tentar uma das cinco vagas na grande final do Estadual de Bolão. A equipe disputará a eliminatória semifinal no Clube Esportivo Sete de Setembro, de Lajeado, contra outros 14 concorrentes.

AES SUL tem novo coordenador operacional

Luiz Petry, técnico da coordenação, coordenador Fabio calvo e  vereador Léo
O vereador Léo Büttenbender (PT) esteve no Jornal Dois Irmãos nesta segunda-feira para apresentar o novo Coordenador Operacional da AES SUL de Novo Hamburgo. Fábio Calvo, 35 anos, assumiu em junho no lugar de Carlos Torres. Natural de Santana do Livramento, ele mora na região há 10 anos. “A coordenação operacional é responsável por todas as obras de melhorias e manutenção corretiva e preventiva. Atendemos 11 municípios na região: Novo Hamburgo, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, Campo Bom, Sapiranga e Araricá”, explica ele.
Em 2013, segundo Fábio, a AES Sul deve alcançar 1 milhão de investimentos apenas em Dois Irmãos, o que inclui troca de postes, transformadores e obras na rede de extensão. “Estamos sempre à disposição da comunidade, com o objetivo de prestar um bom serviço na distribuição de energia elétrica com qualidade e segurança. Também estamos prontos para ouvir e atender as demandas encaminhadas pelo Executivo e pelo Legislativo”, afirma.
Léo destaca a importância deste canal de comunicação. “A AES Sul tem feitos importantes investimentos na cidade nos últimos três anos. Procuramos manter este contato para facilitar o encaminhamento das demandas e reivindicações da comunidade”, comenta o vereador.