Blog do Jornal Dois Irmãos


12 de jul. de 2013

Alunos da Albano se mobilizaram em apoio ao Dia Nacional de Lutas

A turma do 1º ano A, da professora Silvana Maria da Silva, com o auxílio de instrumentos musicais pediam por saúde e educação. “Queremos um Brasil Melhor”, exclamavam eles
Na escola Albano Hansen, no bairro Travessão, estudantes e professores aproveitaram o dia de hoje, 11, parase mobilizar em apoio aoDia Nacional de Lutas, que levou às ruas trabalhadores de várias cidades do país, principalmente as capitais, nesta quinta-feira. Com ajuda dos professores, estudantes da educação infantil ao 9º ano da escola exerceram seus direitos, ao fazer várias reivindicações,dizendo o que pensavam,e assim promovendo uma saudável discussão entre toda a comunidade escolar.
Professores da escola procuraram mostrar aos alunos
a importância deles serem cidadãos críticos e ativos
A vice-diretora da escola, Vera Bock, destacou que esse dia ficará marcado não apenasna história do país, mas também da escola e que era impossível permitir que os estudantes ficassem alheios a tudo que está acontecendo. “Essas mobilizações estão sendo noticiadas no rádio, na TV e na internet. Não podíamos vir para escola e seguir dando aula como se nada estivesse acontecendo. Alunos e professores precisavam fazer parte desse momento histórico”, destaca ela.

.Com os rostos pintados, alunos
confeccionaram cartazes
Cada professor encontrou uma maneira de trabalhar o tema com os alunos, fosse produzindo cartazes ou em rodas de conversa. “Notei que era importante conversar com os  alunos, principalmente o 9º ano, explicandopara eles que, mais importante do que participar de uma mobilização, é fazer parte dela. Que eles precisam estar conscientes de pelo o que estão lutando”, destaca a professora de português-inglês, Marina. Para a coordenadora pedagógica da escola, Maria Helena da Costa, o momento foi bastante oportuno, pois conseguiu sensibilizar e mostrar aos alunos como exercer seus direitos, dizendo o que pensam de forma pacífica e ordeira.

Garota e Garoto Estudantil 2013


Já estão abertas as inscrições para o concurso Garota e Garoto Estudantil de Dois Irmãos 2013. O evento será no dia 13 de setembro, na Sociedade Atiradores, a partir das 22h. Será eleita a Garota e Garoto na categoria Infanto (10 a 13 anos) e na Adulto (de 14 a 21 anos). As inscrições devem ser feitas até a última semana de agosto, na Kinei Calçados e Confeccões. Para participar, meninas e meninos devem ser estudantes de escolas municipais, estaduais ou particulares de Dois Irmãos. Após o desfile, tem festa jovem com Beto Malboro. A coordenação é de Marcos Borba e Aline Bazotto. Mais informações pelos telefones 8445-1009, 9988-6037 ou 9343-7240. Em 2012, Marina Oorts foi eleita Garota Estudantil de Dois Irmãos. 

Dois Irmãos promove Concurso de fotografia

Para comemorar o Ano da Alemanha no Brasil, O Departamento Municipal de Turismo promove o concurso fotográfico “Dois Irmãos no Ano da Alemanha no Brasil”. Podem participar fotógrafos amadores, com idade a partir dos 14 anos, sendo obrigatório ao concorrente residir, trabalhar ou estudar em Dois Irmãos.
O principal objetivo do concurso é proporcionar aos amantes da fotografia a oportunidade de registrar as diversas faces das raízes germânicas manifestadas no município de Dois Irmãos, como por exemplo, as bandinhas típicas, coros, arquitetura, costumes, trabalho, religiosidade, monumentos, gastronomia, artes, atividades desportivas e outras vertentes que possam, sob análise mais aprofundada, ser consideradas fruto da colonização alemã. 
As inscrições deverão ser feitas pessoalmente, junto ao Departamento de Turismo da prefeitura, em segundas-feiras, das 7h30 às 18h30 e de terça a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou junto ao seu representante, no período 8 de julho a 15 de agosto de 2013. Cada participante receberá um número de inscrição e podendo inscrever até três fotografias. As fichas de inscrição estão disponibilizadas no Departamento de Turismo e também no site www.doisirmaos.rs.gov.br. Mais informações no Departamento de Turismo, ou por e-mail turismodi@hotmail.com ou através do telefone 3564-8840.

Premiação
Serão premiadas do 1° ao 5° lugar. As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por três fotógrafos profissionais atuantes no mercado, indicados pela organização do concurso. Os vencedores serão comunicados por e-mail ou telefone no dia 2 de setembro e receberão um certificado. Suas fotografias serão transformadas em postais da cidade. Todas as fotografias, premiadas ou não, ficarão para o acervo do Departamento de Turismo de Dois Irmãos, podendo ser utilizadas pelos promotores do concurso, em qualquer forma, tempo ou lugar, sem obrigação de cachês, taxas ou direitos para os autores, comprometendo-se a publicar sempre o nome do autor dos trabalhos.

Exposição
Além disso, serão escolhidas até 20 fotos para compor a exposição “Dois Irmãos no Ano da Alemanha no Brasil”, que ficará disposta na Praça do Imigrante, durante a realização do evento em comemoração ao aniversário do município, no próximo dia 10 de setembro.

10 de jul. de 2013

Dois Irmãos sediará curso de Urgência e Emergência dia 19

Dois Irmãos será sede do curso de Qualificação em Urgência e Emergência, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O curso é aberto a participantes de municípios vizinhos e tem como objetivo promover a qualificação e extensão do ensino para a categoria da Enfermagem em Porto Alegre e Região Metropolitana, através de palestras, workshops e oficinas. O curso é destinado a profissionais da saúde, em especial enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares, condutores e médicos. Ele será realizado no dia 19 de julho, na Câmara de Vereadores, das 8h30 às 17h. A parte prática ocorrerá na Praça do Imigrante. A abertura contará com a presença do presidente do Coren-RS, enfermeiro Ricardo Rivero. O conselheiro do Coren, Abelardo Gomes, e sua equipe ministram a palestra com o tema: Avaliação inicial ao paciente politraumatizado. Já o médico Rondon Cademartori de Moura e a enfermeira Adelaide (Cerest/Canoas) trabalham a Reanimação Cardiopulmonar. Também será abordada a legislação e ética. A Qualificação em Urgência e Emergência é gratuito e as vagas são limitadas a 200 participantes. As inscrições podem ser feitas através do site http://eventos.coren-rs.com.br/

JDI divulga lista de achados e perdidos

Mais de 80 documentos trazidos ao Jornal Dois Irmãos seguem na caixa de Achados e Perdidos. São documentos que as pessoas encontram perdidos nas ruas, em estabelecimentos, em bancos, enfim, documentos encontrados e que são entregues no JDI. Entre eles, RG, CPF, Carteira de Habilitação, documentação de veículo, Título Eleitoral, cartões de banco e planos de saúde, Certificado de Dispensa de Incorporação, Cartão de Identificação Militar, Carteira de Trabalho, rescisões de contrato e até mesmo contas de energia elétrica. Também foram trazidas chaves, óculos de grau, entre outros itens. Abaixo, segue a lista de documentos entregues no JDI. Para retirar, é necessário vir até o JDI (Av. São Miguel, 1286), de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Título Eleitoral
- Carlos Alexandre Pereira Bolzan
- Fernando Paim Menezes
- Gelacio Luis Vier
- Jaime Lima da Rosa
- Maria Clarisse Zimmer (documento dentro de carteira preta de couro)
- Pedro Manoel Rodrigues da Silva
- Pedro Renato Klagenberg Júnior

CPF
- Cristiane Presti Werle
- Deizi Cristiani Drey
- Eronita Ema Joras Gonçalves
- Gisele Machado Bastos
- Jaime Lima da Rosa
- Leonardo Birk
- Maria Clarisse Zimmer (documento dentro de carteira preta de couro)
- Mateus Almeida Bender
- Maximiliano Rambor dos Santos
- Pedro Renato Klagenberg Júnior
- Rosane Maria Diel de Oliveira
- Rosangela Beatriz Bonemann
- Viviane Patrícia Bender

Carteira de Identidade
- André Felipe da Silva
- Ana Maria Ferreira da Silva
- Armando Wingert
- Daiane Steffen
- Davi de Oliveira dos Santos
- Debora Leticia Geraldo
- Deizi Cristiani Drey
- Erica Kaefer Dapper
- Erni Colotilde Martin de Souza
- Evelyn Kwiatkowski
- Ezio de Oliveira
- Felipe Jorge Magalhães da Fé
- Gelácio Luís Vier
- Giseli Machado Bastos
- Guilherme Augusto Kuhn
- Israel Macedo Moreira
- João Rafael Pierine Tubias
- José Michael de Oliveira
- Juliana Rodrigues Ochoa
- Luiz Fernando Dumerque do Espírito Santo
- Maicon dos Santos
- Marcia Madalena Machnach
- Marciano Moraes de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Marisa Rosália Prass
- Marlen Monteiro Soares
- Marlene Braga Ribeiro
- Moacir Batista da Silva
- Pedro Renato Klagenberg Júnior
- Rosane Elisabete Kichler de Moura
- Sônia Mara Cavalheiro

Carteira Nacional de Habilitação
- Fernando Paim Menezes
- Maicon dos Santos
- Marciano Moraes de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Noeli Correa de Abreu

Documentação de Veículo
- Barbara Tatiane da Silva
- João Batista Vogel
- Marciano Moraes de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Rosângela Braun
- Valdomiro Pereira da Silva (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Viviane Patrícia Bender

Cartões (de banco, farmácia)
- Cassiana Henkes
- Cristiane Presti Werle
- Daniela L. dos Santos
- Darciso de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Giseli M. Bastos
- Jéssica Pies
- Josue Padilha
- Lucas Schneider
- Marciano Moraes de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Priscila D. Machado

Carteira da AUDI
- Eduardo H. Müller

Certificado de Dispensa de Incorporação
- Ezio de Oliveira
- Fernando Paim Menezes
- Jaime Lima da Rosa
- Marciano Moraes de Moura (documento encontrado dentro de carteira marron de couro)
- Maicon dos Santos

Cartão de Identificação Militar
- Pedro Renato Klagenberg Júnior

Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Ânderson de Lima Lemes
- Claudete Rodrigues
- Ezio de Oliveira 
- Fábio Scherer
- Felipe Jorge Magalhães da Fé

Demais tipos de documentos
- Anderson de Lima Lemes
- Armando Wingert

Dois Irmãos terá mais de 40 jovens na Jornada Mundial da Juventude

última Jornada Mundial da Juventude foi em 2011
A 28ª Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, deve reunir cerca de 2 milhões de jovens do mundo inteiro e cerca de 20 mil jovens do Rio Grande do Sul. De Dois Irmãos, 43 pessoas irão participar da JMJ- entre elas, 12 pais e tios do CLJ e os outros, todos jovens que tem entre 14 e 25 anos, também membros do CLJ.

A saída do grupo dois-irmonense será no dia 20 de julho, às 14h, em frente à Igreja Matriz de São Miguel. Porém, além de participar da JMJ, nos dias anteriores ao evento, o grupo passará também por Aparecida e Canção Nova, cidades de grande tradição religiosa. “Vamos viajar de ônibus e visitar estas cidades, e aí sim seguir para o Rio de Janeiro, onde chegaremos no dia 22”, explica Anderson dos Santos, de 21 anos, membro do CLJ. “Todos estão muito empolgados para a viagem. Todos os jovens, sem dúvida, irão voltar realizados da JMJ, e receberão grandes ensinamentos para toda a vida”, diz Anderson. “Além disso, será uma grande troca de experiências, já que vamos estar em contato com pessoas do mundo todo. Vamos conhecer a cultura religiosa deles e eles a nossa. Tudo que vamos aprender lá, traremos como sugestão para os nossos jovens, para a nossa paróquia”, ressalta Ronei Kotz, de 24 anos, também membro do CLJ. 
Para se preparar para o evento no Rio de Janeiro, o grupo dois-irmonense se reúne todas as terças-feiras na Igreja Matriz de São Miguel e participa de missa e após realizam estudos bíblicos ou a oração do terço.  



Famílias dois-irmonenses abrigarão jovens argentinos 
No dia 17 de julho, 15 jovens argentinos chegam a Dois Irmãos e ficaram hospedados na casa de 12 famílias do município. Todos eles irão participar da Jornada no Rio, e embarcam para lá no dia 21. “Já no dia 17, às 19h, será realizada uma missa de acolhida à eles”, diz Anderson, destacando a colaboração das famílias que irão os receber em suas casas. “Todas as famílias aceitaram prontamente em hospedar estes peregrinos argentinos, e desde já, agradecemos à todas”, completa.
A Jornada Mundial da Juventude tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) e contará com a participação do Papa Francisco, que chega no dia 22 de julho e fica até o final do evento.

Café do Lions é dia 20 de julho

Que tal reservar um dia na semana e convidar os amigos e a família para saborear um delicioso café colonial? Além de desfrutar de um momento agradável e feliz, você pode ajudar o Lions Clube de Dois Irmãos a promover suas campanhas de mobilidade, saúde e visão. No próximo dia 20 de julho acontece a segunda edição do Café Lions, das 15h às 18h30, na Sociedade Atiradores. No evento, além de várias delícias entre doces e salgados, serão sorteados brindes arrecadados no comércio local e haverá atrações especiais, como desfile, visita da Tia Herta, apresentação do Coral Cantares e do Coral Prontomed. 
De acordo com a presidente do Lions de Dois Irmãos, Marisa Feiten, o evento terá lojas expondo produtos para venda. “É com foco no objetivo, força para lutar e fé para vencer. É com este lema que convido toda a comunidade a participar deste evento que já chega em sua segunda edição. O dinheiro arrecadado na promoção será investido em boas causas para a comunidade de Dois Irmãos”, diz Marisa, que esteve no JDI nesta quarta-feira ao lado da secretária do clube, Simone Feiten, e da associada Marlene Feller. 
O cartão do café custa 30 reais. Reservas podem ser feitas através dos telefones (51) 8040-7721, 3556-4533, 9988-4107, 3564-2333, 9863-5129, até o dia 18.

Quer se associar ao Lions?
Participe das reuniões na primeira e terceira quarta-feira de cada mês, na Sociedade Atiradores, a fim de saber mais sobre o clube e seus projetos de trabalho. Atualmente, o Lions Clube de Dois Irmãos tem 32 associados.

Paralisação desta quinta pode afetar Dois Irmãos


O Dia Nacional de Lutas, programado para amanhã, dia 11 de julho, pode afetar Dois Irmãos. Apesar da maioria das empresas, bancos, escolas e lojas funcionar normalmente, alguns serviços podem ser afetados em razão da falta de transporte e do bloqueio de rodovias na Região Metropolitana. Foi por isso que o Colégio Imaculada Conceição, por exemplo, resolveu suspender as aulas nesta quinta-feira. A rede municipal e a estadual de Dois Irmãos terão aula normalmente. As prefeituras de Dois Irmãos e Morro Reuter também funcionarão.

Secretaria de Saúde
O Hospital São José, o Postão 24h e os demais postos de saúde funcionarão normalmente nesta quinta-feira. No entanto, o secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, admite a possibilidade de haver falta de médicos e demais profissionais da área. “Temos médicos e enfermeiros que moram em outras cidades e talvez encontrem dificuldades para chegar ao trabalho em razão de paralisações no transporte público ou do bloqueio de rodovias”, explica. 
Quanto aos pacientes de Dois Irmãos que tem consultas e procedimentos marcados em Porto Alegre, Jerri informa que todos serão levados com o transporte da prefeitura às 5h da manhã. “Normalmente, temos dois horários, às 5h e às 9h30. Porém, em razão da paralisação, amanhã teremos apenas o das 5h, já para evitar transtornos nas rodovias. O alerta partiu da Polícia Rodoviária Federal”, afirma ele, destacando que a Secretaria de Saúde entrou em contato com os cerca de 30 pacientes para avisar sobre e a mudança.  “O horário de volta irá depender das paralisações”, conclui. 

Empresa de Transportes Wendling 
Segundo o diretor Leandro Wendling, em reunião com o DAER e a Metroplan ficou estabelecido que serão afetados apenas os ônibus que fazem linha com a Capital. Ou seja, a linha Nova Petrópolis-Porto Alegre da empresa não estará em funcionamento amanhã, dia 11. Porém, as linhas que circulam na região metropolitana, em cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo, estarão funcionando normalmente, assim como as linhas municipais, que também não serão afetadas em nenhum horário.

Sindicato das Indústrias de Calçados 
O presidente do Sindicato Patronal, Paulo Vicente Bender, informou que, a princípio, as empresas trabalharão normalmente. Ele ainda relatou que não houve a necessidade de se convocar reunião geral com representantes das indústrias, já que não foi percebida nenhuma mobilização neste sentido por parte da comunidade em geral na região.

Colégio Imaculada Conceição
O Colégio Imaculada Conceição não terá aula nesta quinta-feira. Porém, os pais que não tiverem onde deixar seus filhos poderão levá-los até a escola no horário de aula. “Estaremos acolhendo os alunos durante todo o dia”, destaca a diretora, Irmã Irene Cavalli. “A decisão foi tomada hoje pela manhã, em apoio à paralisação que será feita em todo o país. É um momento de reflexão, a oportunidade de nós nos sintonizarmos com um momento histórico do nosso país”, diz ela, ressaltando ainda que alguns profissionais que atuam na escola moram em outras cidades e teriam dificuldades para chegar à escola.

Brigada Militar e Polícia Civil
O efetivo da Brigada Militar de Dois Irmãos irá atuar normalmente nesta quinta-feira. De acordo com o tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da BM do município, militares não tem direito a aderir à manifestações ou greves, correndo o risco de ser punido. A Delegacia de Polícia de Dois Irmãos também estará atendendo normalmente.

Sindicato de Bancários - NH
De acordo com Joey de Farias, secretário de comunicação do sindicato, ao qual o município de Dois Irmãos faz parte, houve uma assembleia geral da categoria ontem, onde uma quantia razoável de bancários se mostrou favorável à paralisação. Ainda assim, ele acredita que os serviços dos bancos não serão comprometidos em função da manifestação em função da falta de funcionários.

Sindicato dos Empregados no Comércio - NH
Segundo o presidente Vitor Luís Gatelli, a recomendação do sindicato, até o momento, tem sido que cada comerciário avalie a importância de participar da manifestação, e que este dia de trabalho sacrificado irá beneficiar a todos de uma forma geral.

Fórum de Dois Irmãos
Terá apenas expediente interno. Porém, se o Tribunal da Justiça do Estado orientar até o final do dia de hoje pela paralisação, não haverá nem expediente interno no Fórum.

Dois Irmãos não vai aderir à paralisação desta quinta

Uma paralisação geral programada para esta quinta-feira, dia 11, pode afetar o funcionamento de inúmeros serviços no Rio Grande do Sul. Em diversas cidades do Estado, centrais sindicais planejam atos de mobilização, como caminhadas e paralisações. O chamado Dia Nacional de Lutas tem o objetivo de dar visibilidade às reivindicações apoiadas pelas entidades. Metalúrgicos, petroleiros, mineradores e químicos estão entre as categorias mais mobilizadas. 
A última grande greve geral no país aconteceu nos dias 14 e 15 de maio de 1989. Depois disso, houve ao menos duas convocações, em 1991 e 1996, mas nenhuma contou com grande adesão. Algumas entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), evitam falar em greve geral. No site, a informação é de que será um dia com “atos, paralisações, atrasos na abertura de agências bancárias e na entrada das fábricas”. Só vão parar, conforme a CUT, “algumas categorias, como rodoviários e metroviários”. 
Em Dois Irmãos, no entanto, as empresas e instituições de ensino devem continuar trabalhando e atendendo normalmente. Veja o que elas dizem:

Empresa de Transportes Wendling
Segundo o diretor Leandro Wendling, os ônibus da empresa irão circular normalmente dentro do município. Porém, hoje à tarde haveria uma reunião no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal e Metroplan, para definir como será a circulação desses veículos nas rodovias, entre elas, a BR-116. A informação será divulgada na edição de amanhã, dia 10, do Jornal Dois Irmãos.

Sindicato dos Sapateiros de Dois Irmãos
“Em princípio, a CUT estadual e federal definiu que as paralisações devem acontecer nas regiões metropolitanas, mas as pessoas têm a possibilidade de fazer pequenas paralisações na cidade”, destaca o presidente do Sindicato dos Sapateiros, Romeo Schneider.
Agências Bancárias
As agências de Banco do Brasil, Sicredi Pioneira e Bradesco não terão paralisação e estarão atendendo normalmente nesta quinta-feira. A Caixa Econômica Federal teria uma assembléia na tarde de hoje, mas a princípio também não deve aderir. O Banrisul também não definiu ainda e até o fechamento da edição não foi possível contato com o Itaú/Unibanco.

Rede Municipal de Ensino
A Secretaria de Educação informa que o assunto foi debatido nesta segunda e que as escolas da rede municipal não serão afetadas pela manifestação.

Escola Estadual 10 de Setembro
De acordo com a diretora Maria Helena Arnold Wolf, a maioria dos professores da escola 10 de Setembro foi contrária à mobilização. Sendo assim, haverá aula normalmente nesta quinta-feira, dia 11.

Escola Estadual Affonso Wolf
A direção da escola do Vale Verde informa que deixou a critério da comunidade escolar (composta por alunos, pais, professores e funcionários) decidir se irão aderir ou não à paralisação. Porém, os professores que forem a favor da manifestação deverão comunicar a direção antecipadamente, para que seja possível reorganizar as turmas devido a sua ausência.

Escola Estadual João Gräwer Filho
Segundo a diretora Eunice Walcher, seguindo a orientação da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE-RS) a respeito das manifestações gerais que vem acontecendo no Estado, a escola do bairro Travessão optou por não aderir à paralisação geral.

Escola Estadual João Wagner 
De acordo com a vice-diretora Elaine Maria Benke Marusiak, os professores da escola estadual de Morro Reuter ainda não sabem se vão paralisar.

Travessão Rübenich prepara mais um Kerb da Bergamota

                            Guilherme Kauã Becil, 7 anos
Neste final de semana, dias 13 e 14 de julho, a comunidade dois-irmonense e também visitantes de toda a região poderão prestigiar o Kerb da Bergamota, que acontece no Centro Comunitário Jacob Feiten, no bairro Travessão Rübenich. 
A programação contará com almoços, bailes, Missa Festiva e exposição de produtos derivados da bergamota. De acordo com Everton Fritsch, integrante da Associação da Rota Colonial Baumchneiss- organizadora do evento com apoio da prefeitura municipal- na exposição dos produtos os visitantes poderão conferir bergamotas, chope de bergamota, quentão de bergamota, outros produtos coloniais e também artesanato. “Queremos resgatar parte da antiga tradição do Travessão Rübenich, afinal, é uma festa da colheita, a colheita da bergamota”, destaca ele, já convidando a todos para prestigiar o evento do final de semana. 
No sábado, dia 13, terá almoço com galeto e saladas, servido a partir das 11h. Haverá serviço de vianda. Já na parte da tarde, das 13h30 às 18h30, segue o baile com a Banda LS8. O cartão para o almoço é 13 reais individual e pode ser adquirido na Pastelaria Spaço Raro ou com integrantes da Associação da Rota Colonial Baumschneis, ou ainda no local. 
Já no domingo, dia 14, a programação do Kerb da Bergamota inicia já pela manhã, às 9h30, com Missa Festiva, seguida do pronunciamento de autoridades. Ao meio-dia terá almoço com churrasco e saladas a partir das 11h30. Também haverá serviço de vianda. À tarde, segue o baile com Musical Encanto, das 14h às 18h. O cartão é 20 reais individual e pode ser adquirido na Spaço Raro ou com integrantes da Associação da Rota Colonial, ou ainda no local. O ingresso para os bailes é gratuito. A expectativa é servir de 300 a 400 almoços em cada um dos dias da festa. 

8 de jul. de 2013

ESPORTE

União goleia o Arcanjos por 4 a 1 


No sábado, finalmente foram disputados os primeiros jogos pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol 2013. As partidas aconteceram no Parque Antártica, reunindo bom público. O primeiro confronto foi bastante equilibrado. Gunners e SER Campinas buscavam o gol a todo o instante, mas a partida terminou empatada em 0 a 0. O SER Campinas ainda desperdiçou um pênalti, com Cordinha chutando para fora. Novo empate no próximo sábado garante a classificação do Gunners. O SER Campinas tem a obrigação de vencer.


No segundo jogo da tarde, o União partiu com tudo para cima do até então invicto Arcanjos e goleou por 4 a 1, ficando muito perto de mais uma decisão. Os três últimos gols saíram no final do jogo e a equipe ainda teve o zagueiro Carlos expulso. Os gols do União foram anotados por Maiquel, Mattheus, Hauly e Índio, que entrou no segundo tempo e foi o grande nome do jogo. Além de marcar o seu, deu passes para outros dois gols. Agora, o União pode até perder por dois gols para se classificar. O Arcanjos está na obrigação de vencer por três gols de diferença.

Os jogos de volta da fase semifinal serão no próximo sábado, dia 13, na Baixada Setembrina, com Arcanjos x União às 13h30 e Gunners x SER Campinas às 15h30. 


Rodada transferida no Estadual Master

A chuva deste domingo adiou mais uma rodada pelo Campeonato Estadual de Futebol Master 2013. O Vila Rosa tinha jogo marcado contra o Frigosul, em Canoas, enquanto que o Morro Reuter estava de folga. Assim, os confrontos da quarta rodada do returno ficam para o final da tabela. A quinta rodada está confirmada para o próximo domingo, dia 14 de julho, quando o Vila Rosa enfrenta o São José, em Porto Alegre, e o Morro Reuter joga contra o Renner, em Montenegro. A equipe morro-reutense lidera a chave A com 19 pontos. Já o Vila Rosa está com 13 pontos na tabela de classificação.

Continental é Campeão!

Equipe conquistou o título inédito em Morro Reuter
Na sexta-feira foi disputada a grande final do 4º Aberto de Futsal de Morro Reuter, no Ginásio Municipal. O título ficou com o Continental, que venceu Os Marvados por 4 a 3. Logo no começo da partida, Luciano acertou um chute indefensável e fez 1 a 0 para Os Marvados. Atrás no placar, o Continental foi para cima e numa cobrança de escanteio Sidnei deixou tudo igual. Com o empate, a equipe da casa cresceu e numa tabela entre Igor e Maninho, virou a partida com Igor. Quando tudo indicava que o primeiro tempo acabaria assim, Jeferson acertou um chute de longe e deixou tudo igual novamente. No início da segunda etapa, logo no primeiro lance, Sidnei deixou o Continental novamente em vantagem, fazendo 3 a 2. Após sofrer o terceiro gol, Os Marvados foi com tudo para cima do adversário e, numa jogada de triangulação, Bruninho entrou cara a cara e não perdoou, empatando em 3 a 3. Com o empate, as duas equipes seguiam na busca pela vitória e, numa jogada coletiva, a bola sobrou para Anderson que não perdoou, definindo o placar em 4 a 3 para o Continental e garantindo a conquista.

Milan, Independente e Gunners em vantagem no Municipal de Futsal

Na sexta-feira, no Ginásio Arno Nienow, foi disputada a rodada de ida das quartas-de-final do Campeonato Municipal de Futsal de Dois Irmãos – 1ª Divisão. Apenas o confronto entre Arcanjos B e Arcanjos não teve vencedor. Nas demais partidas, Milan, Independente e Gunners venceram e estão em vantagem para os confrontos de volta, no próximo dia 12.
Arcanjos B e Arcanjos empataram em 4 a 4 na abertura da rodada. Cleber (2), Neguinho e Feijão fizeram os gols do Arcanjos B, enquanto que Elvis (2), Fernando e Coquinha marcaram para o Arcanjos. Quem vencer a partida de volta, garante vaga nas semifinais. Novo empate leva a decisão para a prorrogação, com o Arcanjos tendo a vantagem do empate por ter feito melhor campanha. Na sequência, o Milan venceu o Nativus pelo placar de 3 a 1, com gols de Cássio (2) e Nilo, descontando Devanir. Agora, o Milan joga por um empate, enquanto que o Nativus precisa vencer para forçar a prorrogação. Empate na prorrogação garante a vaga ao Milan, que tem melhor campanha. No terceiro confronto da noite, o Independente venceu o Santa Catarina / Via Sul por 2 a 1, com gols de Tomás e Júlio, descontando Chila. Com a vantagem, o Independente joga pelo empate na próxima sexta-feira. Já o Santa Catarina precisa vencer no tempo normal e na prorrogação. Fechando a noite, o atual campeão Gunners goleou o Kandangos por 6 a 2, com gols de Perereca (2), Schollinha, Thiago Vepo, Luizinho e Marcelo. Para o Kandangos, Boby marcou duas vezes. Agora, o Gunners joga pelo empate. Já o Kandangos precisa vencer no tempo normal e na prorrogação.
A rodada de volta das quartas de final acontece na próxima sexta-feira, dia 12, a partir das 19h30, também no Ginásio Arno Nienow. A ordem dos confrontos será a seguinte: Gunners x Kandangos, Independente x Santa Catarina, Nativus x Milan e Arcanjos x Arcanjos B.

Bombeiros fazem simulações de resgate na Semana de Prevenção


De 1º a 7 de julho o Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos promoveu a Semana de Prevenção, também em comemoração ao Dia do Bombeiro, que ocorreu no dia 2 de julho. Durante toda a semana foram realizadas diversas atividades, entre elas, palestras em escolas e distribuição de folders sobre ações preventivas. “No sábado, das 10h às 12h, uma equipe formada por cerca de 10 bombeiros, entre eles militares e voluntários, fez algumas simulações de resgate em acidente de trânsito, como remoção de vítima e combate á incêndio”, destaca o Sargento Morais. Ainda no sábado, em homenagem aos bombeiros militares e voluntários, foi realizada uma confraternização, em comemoração a data de 2 de julho. As simulações de resgate foram feitas no pátio em frente a corporação e puderam ser acompanhadas por toda a comunidade.

Hoje é Dia do Padeiro

O primeiro alimento consumido por muitas pessoas logo de manhã cedo é aquele pão gostoso e geralmente fresquinho. Mas para ter aquele pão fresquinho é necessário que o padeiro inicie cedo o seu trabalho. 
Hoje, dia 8, é o Dia do Padeiro, data de parabenizar estes profissionais por produzir incansavelmente essa grande variedade de delícias, que são verdadeiras fontes de carboidratos, responsável por fornecer energia para o corpo.
Não temos como saber quem foi o primeiro padeiro da História. O pão com suas mais variadas vertentes, cozido, com ou sem fermento, doce, salgado ou recheado está presente na imensa maioria das civilizações. É a referência básica em alimentação na maior parte do mundo. Os Cristãos têm na Bíblia várias referências ao pão, sendo a mais famosa a da Santa Ceia, onde o vinho é identificado como o sangue e o pão como o corpo de Cristo. 
Antigamente a profissão de padeiro era passada de “pai para filho”, pois a imensa maioria das padarias eram negócios familiares. O pai era padeiro e transmitia seus ensinamentos para os filhos que davam continuidade ao negócio. 

Origem da comemoração - A origem do Dia do Padeiro é relacionada a História de Santa Isabel. Isabel era Rainha de Portugal e seu reino passava por dificuldades no fornecimento de trigo e por consequência, para fabricar o pão. Isabel então manda vender suas jóias sem que seu marido saiba e com os recursos, manda trazer trigo para seu reino. Em uma das distribuições de pão para a população, onde ela estava presente, chega o Rei e ela surpreendida, esconde alguns pães em seu colo, dentro da saia. O Rei então perguntou o que ela tinha ali escondido. Ela diz que são rosas. O rei pede para ver e quando ela revela, os pães haviam se transformado em rosas, em um dos primeiros milagres da posterior consagrada Santa Isabel.
Por esse motivo a data de 8 de Julho é o Dia de Santa Isabel e também comemorado o Dia do Padeiro. Parabéns a todos os profissionais!

Cada padaria é uma escola

O dia do padeiro Marino Stoffel, 78 anos, começa cedo. O sol ainda nem nasceu, mas ele já está no seu local de trabalho, pronto para colocar a mão na massa. Na verdade, essa tem sido sua rotina há mais de meio século. “Em fevereiro de 1949, meu pai e meu tio fizeram uma parceria e abriram a empresa. Além deles, tinha também um confeiteiro que trabalhava com nós, que ensinou a nós três sobre o ofício. Eu tinha apenas 14 anos na época”, relembra ele. Mesmo depois de 64 realizando o mesmo trabalho, o padeiro afirma que não abandonaria o ofício para se dedicar a outro. “As pessoas precisam fazer o que gostam. Se eu estou há mais de seis décadas me dedicando a isso, é porque me faz muito bem”, explica Marino.
Ao longo de sua vida dedicada à empresa que ele ajudou a construir, Marino relata que, apesar das boas recordações, já passou por momentos difíceis. “Essas experiências ruins também ajudam muito no nosso crescimento. Dificuldades sempre vão existir, mas a gente tem que tentar sempre aprender com elas”. Questionado sobre o que alguém precisa ter para exercer a função, ele analisa: “Acho mais fácil ensinar as pessoas que não tenham trabalhado com isso antes. Facilita o aprendizado, porque a pessoa não traz ‘vícios’, pois cada padaria é uma escola”. Para ele, a forma como cada profissional prepara a massa, muda, e é isso que dá a cada produto um sabor diferente.

Paixão pela profissão

Em Dois Irmãos, a Padaria Becker que iniciou as suas atividades há 34 anos, oferece desde o pão branco, até uma grande variedade de pães integrais que são a novidade do momento. Entre eles, pães de chia, aveia, pão sem glúten e sem lactose. De acordo com os proprietários João Becker e Cristina Becker Zimmer, a nova variedade de pães integrais é mais uma alternativa para os clientes que buscam alimentos mais saudáveis e naturais. “Também era o pedido de muitos clientes”, diz João.
Mesmo com a grande variedade de pães integrais, a maior procura continua sendo o pão branco, conta João. A Padaria também oferece tele-entrega de segunda a sábado. Conheça mais sobre os produtos e a história da padaria no site produtosbecker.com.br.
Padeiro há 21 anos, Lauri Strassburger, 43 anos, conheceu a profissão através de um familiar. Começou como auxiliar e depois assumiu os desafios da profissão.
 “Inicio o meu trabalho diariamente às 4 da madrugada. Às vezes venho até antes pela grande demanda de encomendas e em função do frio, quando a massa demora mais para crescer. Em média ajudo a assar 2.000 pães e cucas todos os dias”, conta Lauri. Questionado se pretende algum dia trocar de profissão, ele afirma: “que vou ficar na profissão até me aposentar como padeiro, pois faço o que gosto”.
Como toda a profissão tem seus pontos negativos, o padeiro pode esquecer-se de colocar algum ingrediente no alimento ou os pães e as cucas não crescer em função do intenso frio do inverno, segundo o profissional. 
A colega de Lauri, Noeli Célia Engel, 47 anos, é auxiliar de padeiro há 12 anos. A auxiliar conta que a função dela é ajudar a colocar recheio nas cucas, negrinhos, branquinhos e risoles. “Adoro o que faço. Aqui não se faz de tudo um  pouco. Cada dia tem pedidos diferentes em quantidade, recheios. E a época com maior número de encomendas para o padeiro e auxiliar é o Kerb de São Miguel, onde não vencemos em fazer tantas cucas”, conta Noeli.

30 anos de dedicação como padeiro

Francisco Berres dedicou, dos seus 47 anos, 30 para a profissão de padeiro. Seu primeiro emprego no ramo de padaria foi aos 16 anos, na cidade natal de Cerro Largo, ao lado dos dois irmãos.
A maior satisfação para Francisco é receber elogios dos clientes pelas delícias que produz diariamente. Para os que querem começar na profissão, ele dá algumas dicas básicas. “Tem que ter vontade de aprender. Não é necessário ter cursos. Muitos conhecimentos  se aprendem na prática”, diz ele.
Francisco sabe fazer pães, cucas, pizzas, bolos, risoles e massas caseiras e todas as receitas já estão memorizadas. Ele garante que ficar olhando no papel perde muito tempo. E, literalmente, tem que colocar as mãos na massa de manhã cedo. “Começo às 4h da madrugada de segunda a sábado até as 15h30. Já me acostumei a rotina, pois nem preciso de despertador”, afirma.
Esta matéria foi produzida sem ele saber que era para o Jornal Dois Irmãos, a pedido dos proprietários e colegas de trabalho, Edemar, Rose, Rosália, Rosete e Chico, da Confeitaria Geni.

História diverte e educa pequenos no Imaculada

As crianças saborearam um mingau, assim como a personagem da história
A história da Cachinhos Dourados e os Três Ursos tem servido para encantar e ensinar uma turma do Colégio Imaculada Conceição. Na tarde da última quinta-feira, dia 4, as crianças da turma de Educação Infantil A tiveram uma surpresa ao chegar à sala de aula. Logo na entrada, a porta já estava toda decorada. Ao entrar na sala, as crianças foram surpreendidas mais uma vez com a sala toda enfeitada, e também com vários potinhos com mingau sobre as mesas, assim como na história.
De acordo com a professora da turma, Monisie Gamelli, a atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades das crianças. “Através da história, pude trabalhar com eles questões como a família, números e proporções, como o grande, o médio e o pequeno”, relata Monisie. Ainda de acordo com ela, a história já vinha sendo trabalhada na semana anterior e outras atividades já vinham sendo desenvolvidas a partir dela. A atividade segue nas próximas semanas. Através de sorteio, a boneca da Cachinhos Dourados irá acompanhar cada criança para casa durante um dia. Além dela, a bolsa e agenda da boneca também irão junto com as crianças.

Bierwagen volta às ruas no Kerb 2013

Último desfile do Bierwagen foi em 2007
O Bierwagen foi atração no Kerb de São Miguel durante mais de 15 anos e extinto em 2007. Em 2013, por iniciativa de antigos organizadores, ele está de volta. 
O Bierwagen trouxe ainda mais alegria à festividade, se consagrando como uma das principais atrações da festa que resgata e celebra a história do povo alemão. O Bierwagen é um caminhão que desfilou durante as festividades do Kerb, passando pelas principais avenidas de Dois Irmãos. Mas não era um caminhão qualquer. O Bierwagen era um caminhão todo decorado com flores naturais, com pessoas trajadas com roupas usadas pelos imigrantes alemães, trazendo na decoração as cores da Alemanha- preto, amarelo e vermelho, e distribuía chope para os festeiros que estavam nas ruas. A última participação do Bierwagen no Kerb foi em 2007.
Felippe
A ideia de criar o Bierwagen surgiu através de um grupo de amigos, membros da antiga Equipe Nazareth, que participava de gincanas que eram promovidas no município há anos atrás. Um dos que esteve durante todos estes anos à frente do Bierwagen foi Luiz Felippe Wittmann. “No início o Bierwagen era um caminhão pequeno e cerca de 80 pessoas participavam. Saíamos da Av. 25 de Julho e vínhamos em direção à Av. São Miguel. Quando começamos, eram barris de madeira, depois foram de inox e depois servimos com garrafas. Aos poucos fomos agregando outros grupos e diversos caminhões participavam do desfile, que iniciava então na Av. Irineu Becker, e aí sim seguia para o centro”, lembra ele, destacando que todo o trajeto era animado por músicas típicas alemãs. “Era uma verdadeira festa, as pessoas alegres participando. Realmente foi algo que marcou o Kerb de São Miguel”, diz Felippe, destacando que todo o chope distribuído era comprado por integrantes ou com doações de amigos. 
Sobre a volta do desfile no Kerb, Felippe destaca qual é o grande objetivo. “O Kerb não é mais o mesmo. Os integrantes antigos sentem falta do Bierwagen, assim como as outras pessoas sentem falta disso”, comenta ele. Neste ano, o desfile do Bierwagen está previsto para o dia 28 de setembro, no sábado, à tarde.