Blog do Jornal Dois Irmãos


16 de mai. de 2014

Consumismo ou vício?

Mulheres e seu amor pelos sapatos

Que a mulherada é louca por um par de sapatos  todo mundo sabe. Mas você sabia que essa paixão  pode ser considerada um vício? Uma pesquisa feita  pela Abicalçados mostra que 85% das mulheres classificam sapatos como um “vício”. O levantamento  foi realizado em seis capitais brasileiras, incluindo  Porto Alegre, com mulheres entre 15 e 54 anos.  A pesquisa revelou que a maioria das mulheres se  sente mais sexy usando um salto alto, mas também  não deixa de se sentir linda com uma sapatilha no  pé. Outro dado revelado é que a grande maioria das  entrevistadas compra em média dois pares de sapa-tos por semestre, e boa parte compra até três pares. Até aí nada que indique um vício, não é? Porém,  a metade das entrevistadas confessa que também  costuma comprar sapatos mesmo sem necessidade.

Ela supera dados da pesquisa!
Para entender um pouco mais essa  paixão, conversamos com Aline Barbosa  Soares, de 25 anos. Ela é tão apaixonada  por sapatos que está fazendo seu traba-lho de conclusão do curso de Publicidade  e Propaganda sobre o consumo. O traba-lho foi intitulado “Como as tendências da  moda influenciam no super consumo.”  E olha que de consumo a Aline entende.  “Comecei a gostar de sapatos há uns qua-tro anos, por trabalhar com eles tanto na  indústria e também em lojas. O preço era  mais baixo justamente por trabalhar no  meio. Isso se tornou um prato cheio para  alimentar a minha paixão”, resume.  Apesar de gostar de salto alto, ela tam-bém adora mocassins, pois são elegan-tes e confortáveis. Aline confessa que às vezes encontra dificuldade em comprar  sapatos por calçar “33”, numeração que  é produzida em menor escala. Muitas ve-zes, quando chegava um modelo que fa-zia seus olhos brilharem, já deixava de la-dinho para não correr o risco de ficar sem.  “Estou sempre ligada em blogs e sites de  vendas online para ficar por dentro das  novidades, e assim que possível adquirir  o meu par do modelo. E quando não con-sigo achar o sapato que procuro na loja,  compro online sem nenhum receio. Inclu-sive, minha última aquisição chegou hoje  (quarta-feira) de manhã”, conta ela. Aline diz que usa como critérios para  escolher os seus sapatos as tendências,  o preço e o conforto. “Como vou para  a faculdade, não posso deixar de levar  em consideração o conforto, pois muitas  vezes tenho que levar meus livros na bi-blioteca ou sair apressada para a sala”,  comenta. A fanática por sapatos compra  em média de um a dois pares por mês  e quase não encontra mais espaço para  guardar todos em casa. Para tanto, ela  costuma doar modelos mais velhos na  medida em que vai comprando os novos.  “Gosto tanto de sapatos que sempre co-meço a pensar no que vestir pelos pés.  Nunca penso em combinar o sapato com  a roupa, mas sim a roupa com o sapato  que já está escolhido”, conclui a jovem.


PADRASTO É INOCENTE

Jovem de 16 anos confessa estupro e tentativade homicídio contra criança de 1 ano e 11 meses

O homem de 43 anos, que na quinta-feira foi preso após ser acusado de estupro e tentativa de estrangulamento contra a enteada de 1 ano e 11 meses no bairro São João, em Dois Irmãos, é inocente. A suspeita de que a jovem de 16 anos, prima da mãe da vítima, fosse a autora do crime foi confirmada na tarde desta sexta-feira pela Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Durante a investigação, a jovem confessou o crime à polícia.
Em entrevista coletiva cedida no final da tarde desta sexta, o delegado substituto Alexandre Ferreira Quintão, disse que em depoimento, a jovem relatou que o que motivou o crime foi uma briga entre ela, a mãe e o padrasto do bebê. “Ela conta que eles brigaram em razão do sumiço de um chip de celular, que seria do padrasto”, conta o delegado. Ainda segundo ele, logo depois da briga ela teria entrado no quarto e chaveado a porta. A menor teria consumado o fato para se vingar da prima e incriminar o padrasto. Foi quando tudo ocorreu. No momento da ação, estavam no quarto ainda o filho da adolescente, de apenas 7 meses e as duas filhas da mulher, a vítima e outra menina de 3 anos.

Adolescente contou como foi ação
Em depoimento, a jovem contou como efetuou o crime. De acordo com ela, o bebê estava chorando. Primeiro ela teria colocado uma meia na boca da menina. Em seguida, tentou a sufocar com um travesseiro. Depois disso, quis estrangulá-la com o fio do carregador de celular. Por fim, achando que a menina já estava morta, introduziu, por mais de uma vez, uma colher no órgão genital da criança.
Já por volta das 17h30, o delegado encaminhava ao Ministério Público o pedido de soltura do padrasto e o pedido de internação da jovem, pois, segundo Quintão, ela não pode ficar solta. “Além de cometer um crime gravíssimo, a segurança dela está em risco”, diz ele, se referindo a revolta de toda a comunidade. “Ela tem personalidade confusa, com desenvolvimento mental incompleto. É bastante perturbada, não fala coisa com coisa, é incoerente. Já veio para cá com perturbação familiar”, acrescenta o delegado.


Confira matéria completa na edição desta segunda-feira. 

REVIRAVOLTA NO CASO DO SÃO JOÃO: O MONSTRO PODE SER OUTRO

O caso do bebê de 1 ano e 11 meses, que sofreu estupro e tentativa de estrangulamento no bairro São João, na madrugada desta quinta-feira, se torna ainda mais revoltante. 
A acusação inicial é de que o crime tenha sido cometido pelo padrasto da criança, um homem de 43 anos. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. Ainda nesta quinta-feira, outra possibilidade foi levantada pela Polícia Civil de Dois Irmãos, que investiga o caso. Através de material coletado durante exames realizados na vítima, existe a hipótese de que não tenha havido penetração de órgão genital na criança. Al-gum outro objeto pode ter sido usado para molestar a menina. Agora, a suspeita também recai sobre a jovem de 16 anos, que é prima da mãe do bebê e que, em seu depoimento na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, acusou o padrasto do crime. 
De acordo com a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, a mãe da criança ainda não prestou depoimento. “Apenas foram ouvidas a jovem e a vizinha que ajudou a socorrer a criança até o hospital”, confirmou o policial Tarcio Santos de Lima. Ele contou ainda que durante o dia de ontem foi coletado material do homem de 43 anos e também da jovem de 16. “Ambos estão passando por exames, a jovem, inclusive, foi submetida a exame psíquico na manhã de hoje (sexta-feira), em Porto Alegre”, informou o policial. Após ser levantada a suspeita de que a menina possa ter sido violentada com algum outro objeto, o setor de investigação da Polícia Civil retornou à casa onde a agressão aconteceu, em busca de possíveis vestígios. “Fomos até lá diversas vezes e colhemos materiais para a perícia. Agora, temos que aguardar os laudos dos exames que devem ficar prontos o mais rápido possível”, acrescentou. 
A Promotoria Pública de Dois Irmãos analisaria o material do inquérito nesta sexta-feira à tarde. De acordo com o promotor Wilson Grezzana, surgiu uma nova versão dos acontecimentos e tudo indica que a responsabilidade seja da adolescente. “Precisamos de alguns depoimentos para as versões fecharem”, declarou ele. Ainda na tarde de hoje, o delegado Alexandre Quintão daria uma coletiva sobre o caso.
O Jornal Dois Irmãos conversou com a vizinha que ajudou a mãe socorrer a criança de 1 ano e 11 meses na madrugada de ontem. Confira na edição impressa desta sexta-feira.

MAIO AMARELO tem atividades nas ruas e escolas


No último dia 6 de maio foi lançado oficialmente em Dois Irmãos o movimento “Maio Amarelo”. A ação mundial chama atenção para o trânsito seguro e a importância da conscientização de motoristas e pedestres.

No município, atividades serão desenvolvidas até o final do mês. Na manhã desta quinta-feira, o Departamento de Trânsito promoveu a Blitz Educativa na Av. 25 de Julho, em frente a Praça do Imigrante (foto). Houve distribuição de folders e os motoristas foram incentivados a usar o cinto de segurança, orientados sobre a importância do uso de cadeirinha para as crianças, a necessidade de parar para que os pedestres atravessem na faixa de segurança, entre outros. Aos motociclistas, foi ressaltada também a importância do uso do capacete de maneira correta.
As ações se estendem também nas escolas do município. Na escola municipal Carlos Rausch, no Vale Direito, em parceria com os alunos, diversas atividades vem sendo desenvolvidas em razão do movimento. No Dia das Mães, o presente foi decorado com um tope amarelo; no mural da escola, um alerta sobre os cuidados no trânsito chama a atenção da comunidade escolar; houve ainda reflexão e conscientização sobre os cuidados no trânsito na Hora Cívica.

15 de mai. de 2014

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-116



O Pálio seguia o sentido  capital - interior
Nesta quarta-feira, por volta das 20h10, um acidente entre dois veículos foi registrado na BR-116, na altura do bairro Travessão, próximo ao Restaurante Barbon. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal de São Leopoldo, o Meriva placas IQO- 0110, de Dois Irmãos, seguia no sentido interior/capital, e colidiu frontalmente contra a Pálio Weekend placas MLQ-5725, de Pomerode, em Santa Catarina, que trafegava no sentido contrário. A PRF não soube informar as causas do acidente.
A lateral da Meriva ficou destruída.
Os ocupantes do Pálio Weekend, Marlene Maria Bonat da Silva e Joaquim Onório da Silva, foram socorridos e encaminhados ao Posto 24h pelo Corpo de Bombeiros, e Lairton Gloss, ocupante do Meriva, foi socorrido e encaminhado ao posto pela equipe do SAMU. Marlene sofreu apenas escoriações, passou por raio X, ficou em observação e foi liberada ainda na noite de ontem. Joaquim, que conduzia o Pálio, alegou não precisar de atendimento, e também foi liberado. Já o condutor do Meriva sofreu cortes na testa e na mão direita, fez pontos, passou por raio X e foi medicado. Ele ficou em observação até a manhã de hoje.

14 de mai. de 2014

Afinal, o que mudou com o simulador de direção?


Quelen aplicando o exercício de percurso em via
Estima-se que desde sua implantação, em 19 de fevereiro, até meados de abril, os Centros de Formação de Condutores do RS já tenham realizado aproximadamente 78 mil aulas em Simuladores de Direção Veicular. O número é bastante significativo. Mas a pergunta é: o que mudou com a utilização do simulador?
O principal objetivo é usar a tecnologia para que os futuros condutores tenham noções de direção antes do acesso real ao veículo, que só acontece nas aulas práticas. No simulador, o aluno pratica vários exercícios como: ultrapassagem, cruzamento, retorno, percurso em via e aumento de velocidade. Além de diversas situações climáticas, como o modo noturno, com chuva, diurno, com neblina, e aquaplanagem. Para o diretor geral do CFC de Dois Irmãos, Jair Quillin, a aceitação e os benefícios da medida têm sido positivos. Apesar de o simulador acrescentar uma taxa no valor total da habilitação e aumentar o tempo médio para tirar a carteira por conta das cinco aulas de 30 minutos cada, os níveis de aprovação subiram para 95% no Estado, conforme relatórios apresentados. Outro dado que chama a atenção, é que o valor gasto em aulas práticas diminuiu. “Os alunos costumavam fazer 28 aulas práticas, e agora, com o simulador, eles fazem apenas o número necessário, que são 20 aulas. Isso representa uma economia de R$ 313,18, quando o valor das cinco aulas no simulador é de R$ 235,00”, comenta.
A instrutora do simulador, Quelen Jossiane Gayger, aprova a novidade. “Até para o instrutor fica mais fácil, é muito mais tranquilo ir para a rua com o aluno que já teve essa experiência”, compara ela, ao lado de Rudimar Brizola, que ontem fazia sua terceira aula no simulador. “Seria mais difícil ir para as ruas sem esse preparo”, admite ele.

LIÇÕES DO PASSADO


Ana Carolina e Gustavo cisitaram o Museu na manhã desta quarta
Com o tema “Coleções Criam Conexões”, teve início nesta terça-feira a programação da Semana dos Museus em Dois Irmãos. Um dos destaques da abertura, no Museu Municipal, foi o historiador Felipe Kuhn Braun, que apresentou uma série de imagens antigas, resgatadas junto às comunidades de origem alemã. Ele possui um acervo de 26.600 imagens catalogadas.
- O trabalho iniciou com uma caixa de fotos da minha família. Tenho percorrido várias regiões em busca de coleções. As famílias, no início, ficavam receosas de fornecer seus álbuns, então comecei a levar um scanner junto e fazer o trabalho lá mesmo. Isso colaborou para que as pessoas disponibilizassem mais fotos - comentou Felipe.
A imagem mais antiga da coleção do historiador data de 1868.
A Semana dos Museus segue com visitas de alunos das escolas de Dois Irmãos, que têm a oportunidade de aprender com o passado. A programação encerra no domingo, dia 18, com atrações culturais.


Coleções atraem estudantes na Semana dos Museus


Em todos os espaços do Museu, alunos
participam de atividades
Começou nesta terça-feira, dia 13, a Semana dos Museus em Dois Irmãos, com o tema “Coleções Criam Conexões”. O evento segue até domingo, dia 18, com atrações para toda a família. Até sexta, as visitas são destinadas a alunos, e no sábado, dia 17, será aberta para a comunidade, a partir das 13h30.
A abertura oficial, ontem à noite, foi marcada por muita cultura, contando com a presença do historiador Felipe Kuhn Braun, que trouxe ao público a palestra “Coleções de Fotografias”. Também participaram o coral Wir Lieben das Lieben e Cia de Dança Raízes da Paz, de Ivoti. A coordenadora de Cultura, Solange Kamphorst, agradeceu a participação de todos, em especial, do coral Wir Lieben das Lieben. “Temos a grata satisfação de contar sempre com a presença desse coral tão querido pela comunidade, que é responsável por um belo trabalho de resgate da memória de nossos imigrantes”, ressalta ela.
Até sexta-feira, dia 16, alunos de 5º e 6º anos das escolas de Dois Irmãos estarão visitando o Museu Histórico, onde terão a oportunidade de conferir exposições de canecões, sapatinhos, notas de dinheiro, discos, copos de cerveja e charges. Além disso, irão assistir a um vídeo contando a história do local. De acordo com Solange, durante a visita, eles também terão que responder a perguntas relacionadas às coleções. Na Casa Rosa, em frente ao Museu, outra atividade está sendo desenvolvida. Durante toda a semana, o colecionador Pedro Hugo Ferraz dos Santos estará expondo os seus álbuns de figurinha.
Na manhã de hoje, alunos do 6º ano da escola municipal 29 de Setembro, do bairro Moinho Velho, estiveram no Museu e se encantaram com o que viu. Os colegas Ana Carolina de Farias Zaconeli, 11 anos, e Gustavo Santos, 11 anos, observaram atentos cada item da exposição. “A exposição que mais me chamou a atenção foi a das notas de dinheiro, como por exemplo a de Cr$ 1.000,00. Também gostei da dos sapatinhos. Nunca tinha visto”, diz Ana Carolina. “Também gostei da de dinheiro, mas a que mais me chamou atenção foi a dos copos de cerveja, são todos grandes”, completa Gustavo.


Associação do Patrimônio escolhe sua nova diretoria

Na noite desta segunda-feira, a Associação Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural (AAPHeC) de Dois Irmãos elegeu a nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2014/2015, no Espaço Cultural da Antiga Igreja Matriz São Miguel, no Centro de Dois Irmãos. A atual presidente Leila Maria Fátima dos Santos foi reeleita, assim como o tesoureiro Ladislau Cochlar Junior e a 1ª secretária Vera Maria Rausch.
A presidente juntamente com os integrantes da diretoria da associação pretende dar continuidade aos eventos promovidos na gestão como exposições artísticas, eventos como Fim de Tarde na Matriz, Choco Circus – Um Doce de Páscoa, ciclo de palestras e apoio a projetos de entidades públicas.
Durante a reunião também teve como pauta os informes gerais, a prestação de contas e outros assuntos pertinentes da associação. Conforme Leila, a entidade tem atualmente 32 associados. “O principal objetivo da associação é preservar o patrimônio histórico e o desenvolvimento de atividades culturais na cidade”, comentou a presidente reeleita.
Os encontros da entidade acontecem nas segundas segundas-feiras de cada mês, às 18h, no Espaço Cultural da Antiga Igreja Matriz São Miguel. Os interessados em conhecer o trabalho da associação devem comparecer nos encontros.

DIRETORIA 2014/2015
Presidente: Leila Maria Fátima dos Santos
Vice-presidente: Mariano Wendling
1º Tesoureiro: Ladislau Cochlar Junior
2ª Tesoureira: Bronilda Carneiro Hackbart
1ª Secretária: Vera Maria Rausch
2ª Secretária: Fernanda Ferreira do Amaral
Conselho Fiscal
- Titulares: Rodrigo Ross Duarte, Lourdes Schäffer,
Renata Stoffel e Maria Elizabeth Bittencourt.
- Suplentes: Luana Gonzalez Khodjaoghlanian,
Márcia Sauerssig Wendling, Larissa Engelmann Weber
e Terezinha Ritter Malheiros.

13 de mai. de 2014

4º Salão de Negócios vai movimentar Dois Irmãos

Nos finais de semana dos dias 16 a 18 e 23 a 25 de maio, Dois Irmãos promove a 4ª edição da mais significativa mostra econômica local, que reúne Salão de Negócios e Feira Agropecuária. O objetivo é incentivar o setor produtivo formado por micros e pequenos empreendedores. A programação ocupará a Praça do Imigrante, com mostra de serviços, produtos e animais.
A prefeita Tânia Terezinha da Silva destaca a importância desse momento para a economia dois-irmonense. “É uma importante oportunidade para atrairmos turistas para nossa cidade e para que possamos incentivar o incremento das atividades dos nossos micro e pequenos empreendedores. Temos inúmeros segmentos que vem apresentando crescimento, como o alimentício e o moveleiro. Esta é uma excelente oportunidade de mostrar aos visitantes esse potencial”, enfatiza ela.
O evento foi ampliado neste ano, tendo em vista atender a solicitação dos expositores. O crescimento se deu tanto em número de estandes, somando 47 espaços, como em número de dias de promoção, passando para dois finais de semana. De acordo com o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, João Luiz Weber, os empreendedores motivados pelo sucesso da edição anterior solicitaram mais dias. “Temos significativo número de empreendedores nos segmentos de móveis, esquadrias, alimentos, serviços e agropecuário. Todo esse potencial poderá ser conhecido durante os seis dias de atividades’’, revela João Luiz. O evento não terminará com o encerramento das atividades na Praça do Imigrante. O secretário explica que no mês de junho serão oferecidas duas palestras em parceria com o SEBRAE, abordando temáticas como: qualidade, produtividade e empreendedorismo.
As atividades dentro do Salão de Negócios, nas sextas-feiras, serão facultativas para os empreendedores, já que neste dia o foco da programação estará mais voltado para escolas que levam seus alunos para visitar a Feira Agropecuária e os demais espaços.
Nos dias do evento, a Rua Gramado será fechada para o tráfego de automóveis das 7h às 19h e servirá de área de lazer para a comunidade. Também haverá espaço para atividades culturais e praça de alimentação. Nas sextas, o funcionamento será das 9h às 19h, e aos sábados e domingo, das 10h às 19h.

12 de mai. de 2014

Ocorrência começa com Maria da Penha e acaba com duas prisões por tráfico


No último sábado, dia 10, dois homens foram presos por tráfico de drogas no bairro Navegantes, em Dois Irmãos.
Com eles foi encontrado drogas, armas, veículos usados para a distribuição e dinheiro. Paulo dos Santos, de 33 anos, é natural de Miraguaí e estava em Dois Irmãos há quatro anos. O segundo indivíduo, Douglas Vidal Hackenhaar, de 23 anos, é morador de Alvorada. Paulo já estava sendo monitorado pela Brigada Militar de Dois Irmãos e acabou sendo surpreendido pela ação da polícia após se envolver em uma ocorrência de violência doméstica.
A ocorrência iniciou por volta das 11h, quando a BM foi acionada para atender a uma briga de casal na Rua Navegantes. Chegando ao local, a polícia localizou a vítima e o agressor, e também petecas de cocaína no interior da residência. O que até então era para ser uma ocorrência da Lei Maria da Penha, se somava ainda a um registro por posse de entorpecente. No momento, estava na casa ainda um terceiro indivíduo - Douglas - que se dizia amigo do casal e estaria fazendo uma visita.
No momento em que os policiais levavam a vítima e o agressor para o Posto 24h, Douglas, que foi orientando a aguardar na casa, tentou fugir. Foi aí que a polícia levantou mais uma suspeita. Ele foi abordado ainda na Av. Sapiranga. Com ele, foram encontradas uma arma calibre 38 com seis munições, sete petecas de cocaína e um celular. Segundo a polícia, Douglas era quem distribuía a droga na região.
Após abordar Douglas, a BM retornou a residência e passou a fazer buscas no local. Aí a confirmação de que o local era um ponto de tráfico. Durante a vistoria, a polícia localizou mais cocaína, duas balanças de precisão, cerca de R$ 4.500,00, uma espingarda, munições de calibre 38 deflagradas e intactas, mais de 10 chips de celular e sete celulares.
De acordo com o Tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, no total, foram encontradas 48 petecas de cocaína. “Já tínhamos denúncias contra o Paulo há mais de um ano e meio, mas não conseguíamos pegá-lo em flagrante. No sábado, quando ligaram para denunciar a Maria da Penha, logo desconfiamos de que se tratava do mesmo local indicado nas denúncias, e quando chegamos na casa, a suspeita se confirmou”, destaca o tenente.
Além de droga, armamento e grande quantia em dinheiro, a BM apreendeu ainda o veículo conduzido por Douglas, com placas de Ivoti, e duas motocicletas. Nas motos, inclusive, também foi encontrado droga dentro do tanque de gasolina e no baú. “Atrás da casa tem muito mato, e fizemos buscas em um longo trajeto, mas não localizamos mais nada”, acrescenta o comandante. Paulo e Douglas não tinham antecedentes criminais. Ambos foram indiciados por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Contra Paulo consta ainda o registro da ocorrência da agressão contra a companheira.

Felipe Braun lança novo livro sobre a imigração alemã


O jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun se prepara para lançar seu novo livro: Alemães no Brasil. Nesta obra, ele traz memórias e histórias de teuto-gaúchos, alemães que escolheram o Rio Grande do Sul para viver, e de muito de seus descendentes que já nasceram no Sul do Brasil.


O autor escreve sobre imigrantes nascidos no final do século XVIII e início do século XIX, portanto, estão registradas as vivências daqueles que chegaram nas primeiras levas do processo imigratório para o Sul do Brasil, os primeiros pastores e professores, líderes e demais colonizadores do Vale do Caí, do Vale do Sinos e do Vale do Taquari. Felipe também traz informações sobre o modo de vida e a trajetória de cada um deles, hábitos culturais do século XIX e do começo do século XX. “A maioria dos biografados nasceu no século XIX e pertencia a primeira geração nascida no Brasil. Parte dessas histórias já foi registrada de forma parcial, porém, vários desses registros foram se apagando com o passar das décadas e com o falecimento de todos seus descendentes mais próximos”, explica o autor, destacando muitos personagens e suas histórias tiveram relação direta com Dois Irmãos. O livro também traz muitas fotos e comemora os 190 anos da imigração alemã.

LANÇAMENTO - Através desta nova obra, Felipe Braun pretende preservar partes do histórico de vida desses pioneiros e de seus descendentes. O livro será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, às 20h, na Fundação Scheffel em Hamburgo Velho, na cidade de Novo Hamburgo.

Melhorias e duplicação da BR-116 sem data de início

A audiência pública de sexta-feira, que tratou sobre a duplicação e obras de melhorias na BR-116, entre Dois Irmãos e Novo Hamburgo, não deixou muita esperança de melhorias a curto prazo. O encontro foi organizado pelo presidente Comissão e Turismo da Câmara dos Deputados, Renato Molling, e reuniu prefeitos da região e representantes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na oportunidade, a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Silva entregou um ofício com as principais necessidades do município no que diz respeito à rodovia. Entre os pontos sugeridos está a necessidade de que seja construído um acesso ao Distrito Industrial no Km 225, melhoria do acesso nas proximidades da Malharia Daiane, uma passarela junto ao Grupo Herval no Km 223, bem como a constante manutenção da lateral da BR-116. “Sabemos da importância da duplicação, mas temos necessidade de soluções urgentes em pontos críticos e que não podem mais esperar”, enfatizou ela. Já o prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, pediu melhorias urgentes nos acessos aos bairros. “Nós estamos sofrendo um descaso com a nossa via que faz parte da Rota Romântica. Temos canaletas entupidas com pedras e folhas e falta de limpeza em plena véspera da Copa do Mundo”, disse ele.
Os representantes do DNIT esclareceram que o projeto de duplicação está sendo desenvolvido desde 2009, e deve ser licitado até o final deste ano, para que possa ser contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No projeto estão incluídos 12,5 quilômetros de duplicação de Novo Hamburgo até Dois Irmãos, três viadutos - um no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, junto ao Posto Sapatão, outro em Ivoti e o terceiro no acesso principal a Dois Irmãos. O que não tem previsão é o início das obras. A prefeita Tânia deixou claro que não gosta da ideia de ter um viaduto na entrada da cidade.
Outras sugestões de melhorias podem ser encaminhadas para o e-mail superintendencia.rs@dnit.gov.br/.