Uma tentativa de assalto acabou em tiroteio, perseguição e duas prisões na noite desta terça-feira, por volta das 20h40, na ERS-239, em Novo Hamburgo. A tentativa de assalto ocorreu por volta das 20h30, na BR-116, na altura do bairro Travessão, em Dois Irmãos. A vítima, um motociclista de 23 anos, seguia no sentido Novo Hamburgo/Dois Irmãos, quando foi abordada pelos dois indivíduos também ocupando uma moto. “Eles começaram a acelerar do meu lado e ameaçaram me matar se eu não entregasse a moto”, conta ele, ainda muito assustado. Ainda de acordo com o jovem, ele viu um homem suspeito quando saia de sua instituição de ensino na noite de ontem. “Saí da aula e vi um homem em uma moto, falando no celular e olhando para mim. Achei estranho, mas depois não dei mais bola”, completa o rapaz.
No momento em que a vítima era rendida pelos dois elementos, o tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, passava pelo local à paisana e percebeu a ação. “Quando cheguei, um dos bandidos gritava ‘atira, atira, mata, mata’ para o comparsa. A maior preocupação era com a vida da vítima”, destaca o tenente Francisco. A troca de tiros foi intensa no local e apavorou moradores do bairro. “Eles atiraram contra mim e contra a vítima”, completa ele. Durante a troca de tiros, os indivíduos chegaram a fugir do local, mas logo em seguida retornaram e efetuaram mais disparos. “Foi muito rápido, questão de segundos. Eles voltaram para terminar o serviço, gritavam que iriam nos matar. Um deles chegou a descer da moto para atirar. Eles só fugiram na hora em que ouviram sirenes se aproximando”, completa o tenente. Durante o tiroteio, o veículo particular do comandante de Dois Irmãos foi atingido pelos disparos.
|
Dulpa estava com um revólver e foi presa na ERS-239 |
Os dois seguiram em fuga pelo bairro Travessão e foram perseguidos por viaturas da Brigada Militar de Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Estância Velha, Lindolfo Collor e Presidente Lucena. Os bandidos ainda conseguiram retornar à BR-116 e fugir em direção à Novo Hamburgo. Por volta das 20h40, foram interceptados por duas viaturas da Brigada Militar de Estância Velha, na ERS-239, próximo da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Com eles foi apreendido um revólver marca Taurus calibre 38. Segundo o tenente Francisco, outras duas pistolas usadas pelos bandidos não foram localizadas.
Os dois indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foram autuados em flagrante por tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Jonatan de Oliveira Gonçalves, de 22 anos, não tinha antecedentes criminais. Ele foi encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. Já o comparsa, R. M. P., de 17 anos, tem antecedentes por roubo. Por volta das 14h desta quarta-feira, o menor foi apresentado pela Polícia Civil de Dois Irmãos ao promotor de justiça Wilson Grezzana, que encaminhou ao Fórum o pedido de internação provisória do jovem na FASE.
Dupla estava com um revólver e foi presa na ERS-239