Tania emprestou uma peruca para Jureci da Costa que está com câncer de mama. |
Cabeleireira mobiliza região na doação de cabelos para confecção de perucas a quem tem câncer
Uma menina de 8 anos com câncer e careca usou o salão de beleza da cabeleireira Tania Martyni, 46 anos, como cenário para fotografar. E a partir de então a profissional teve a ideia de ajudar as pessoas com essa doença, através da doação de cabelos para a confecção de perucas. Tudo isso começou há cerca de dois meses, e até agora ela já arrecadou material suficiente para seis perucas. Tania é cabeleireira há 21 anos, em Novo Hamburgo, e convida todos os salões de beleza de Dois Irmãos a se mobilizarem nesta causa tão importante, principalmente, para mulheres e meninas que sofrem com a doença.
Segundo a profissional, o cabelo que muitas vezes é lixo nos salões pode ajudar na auto-estima de muitas pessoas. “É um projeto a longo prazo, e nós cabeleireiros podemos nos reunir para ajudar”, diz Tania, destacando que a sensação de ver a felicidade dessas pessoas não tem preço. Após o corte, o material é amarrado em mechas com borrachinhas. O próximo passo é fazer uma parceria com alguma empresa que possa confeccionar as perucas. Para doar, é preciso cortar no mínimo 10 cm de cabelo. “Estamos tentando agendar uma reunião com o diretor da SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul), para ver a possibilidade das detentas confeccionarem as perucas”, conta a cabeleireira.
A pequena Allicy de Lima, 7 anos, doou 46cm do cabelo para a confecção de perucas |
Para participar da doação, basta ligar para 3594-8682 ou 9735-0045, e agendar um horário com 5% de desconto.
O horário de funcionamento do salão de Tania é de terça a sábado, das 9h às 20h. O endereço é rua Pedro Adams Filho, nº 6664, Novo Hamburgo.