Blog do Jornal Dois Irmãos


14 de mar. de 2014

FIMEC espera 40 mil visitantes


A FIMEC - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, vai movimentar os pavilhões da Fenac na próxima semana, de 18 a 21 de março. São mais de 600 expositores representando cerca de 1.200 marcas do mundo inteiro. Entre eles, está a H Química, de Dois Irmãos. A expectativa é receber cerca de 40 mil visitantes e profissionais.


A 38ª edição da feira acontece em momento importante para o setor. “O importante é que a FIMEC está sempre se atualizando, acompanhado as necessidades do setor, de seus expositores e também do público visitante. Este é um evento que, como diz o próprio slogan, é o único que tem tudo. Temos um

cenário positivo para o lançamento de produtos, a troca de informações e o encaminhamento de negócios”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. Esta também é a primeira edição da FIMEC a contar com a presença do Trensurb operando a pleno em Novo Hamburgo. A estação Fenac está localizada em frente ao parque de exposições, facilitando o deslocamento de expositores e visitantes. “Já tivemos uma operação experimental durante a Festa Nacional do Calçado e os resultados foram excelentes. A partir do Trensurb, a Fenac será um dos únicos centros de feiras e eventos da América Latina a contar com um transporte oderno, seguro, rápido e eficiente chegando até a sua porta. Quem vem de outros estados e países, por  exemplo, pode embarcar no Aeromóvel, junto ao Aeroporto Salgado Filho, fazer a conexão com o Trensurb e desembarcar diretamente na Fenac, sem precisar utilizar a BR 116. E isto, nos tempos atuais, é um grande diferencial”, afirma Desiam.
Elivir Desiam

O evento é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com o patrocínio da Transduarte e Sicoob/Ecocredi, e conta com a parceria das principais entidades do setor: ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da
Indústria do Couro; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos
para os Setores do Couro, Calçados e Afins; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; e Universidade Feevale.

ESTÚDIO FIMEC
Uma das novidades na edição deste ano é o Estúdio Fimec, que conta com coordenação de Luís Coelho, da Coelho Consultoria, e do Studio 10, por meio dos estilistas Christian Thomas e Carla Dal Bosco. O Estúdio Fimec é um espaço que reúne a capacidade de criação e design das empresas de componentes
e matérias primas participantes da feira. “A Fimec abre este espaço com o objetivo de mostrar ao mercado o nosso potencial, o que podemos criar e desenvolver”, explica o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

O Estúdio surge como uma iniciativa diferenciada, a começar pela sua localização, no Pavilhão 11, junto à Fábrica Conceito. É um projeto que envolve alguns dos principais profissionais do setor e que se propõe a ser um marco dentro da feira. Para atingir os objetivos propostos, o Estúdio Fimec preparou uma pesquisa exclusiva de tendências, repassada aos expositores que aderiram ao projeto. Com base neste trabalho as empresas e profissionais de sua preferência desenvolveram seus produtos, com total liberdade de interpretação e expressão. O resultado pode ser conferido durante todos os dias da feira.

“A evolução tecnológica acontece em ritmo intenso, a moda se transforma com velocidade incrível e a informação circula por meios antes inimagináveis. E a FIMEC, atenta a este novo momento, mantém seu foco em proporcionar o melhor ambiente possível para que a Fenac seja, realmente, durante quatro dias, o centro das atenções mundiais quando o assunto é o calçado e tudo mais que envolve este produto”, acrescenta o diretor-presidente da Fenac.

13 de mar. de 2014

Dois Irmãos busca uma nova opção para atrair turistas e consumidores

Dois Irmãos está numa posição geográfica privilegiada. Situada na Grande Porto Alegre, nossa cidade fica no máximo a 60 quilômetros de uma área onde vivem 4 milhões e meio de pessoas. E Dois Irmãos precisa tirar proveito disso.
Nossa cidade já tem dois grandes eventos:
- O Natal dos Anjos, em dezembro, para o qual vêm dezenas de milhares de pessoas; e
- O Kerb de São Miguel, em setembro, que igualmente recebe grande número de turistas.
O comércio e o setor de serviços agradecem. Mas Dois Irmãos pode mais. E por isso, a partir deste ano a cidade contará com um novo evento, a Choco Circus – Um Doce de Páscoa.
A Choco Circus ocorrerá no entorno da Antiga Igreja Matriz. Nela terá espaço para chocolateiros. Nela terá espaço para alimentação. Nela terá espaço para diversos empreendimentos locais. E nela terá, sobretudo, muito espaço para um tributo de amor e respeito a Páscoa, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Choco Circus será um evento encantador. Haverá uma decoração muito linda do circo que será armado no local e também em seu entorno. Quem está cuidando da decoração é a senhora Ana Kuhn, com apoio de voluntárias e voluntários da cidade.
Realizado com a determinação e humildade cristã, a Choco Circus – Um Doce de Páscoa dará espaço para todos os talentos locais em canto, música e arte. O evento ocorrerá dos dias 10 a 20 de abril, abrindo nos dias de semana às 17 horas e fechando às 22 horas. E nos finais de semana os horários serão diferentes.
Dois Irmãos é uma cidade que já tem muitas coisas boas. Boa renda. Boa educação. Boa segurança. Boas Igrejas. Boa limpeza. E acima de tudo temos boa cultura. E a ideia da Choco Circus – Um Doce de Páscoa é criar-se uma nova festa que atraia os moradores da Grande Porto Alegre. A Choco Circus pretende mostrar que Dois Irmãos tem tudo isso de bom e que os turistas não precisam simplesmente passar por aqui, mas que eles também pode parar aqui, consumir aqui e desfrutar dessa cidade lindamente organizada que é Dois Irmãos.
Um evento como esse merece ser saudado e apoiado por todos que amam esta cidade e acreditam que ela pode ser mais em tudo, inclusive turisticamente.

Estudantes recebem orientações para o uso das redes sociais sem se expor

O Colégio Imaculada Conceição percebe que cada vez mais cedo, as redes sociais fazem parte do cotidiano dos seus alunos. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no dia a dia, desde que bem utilizadas.
Foi com essa preocupação que os 26 alunos do 5º ano receberam orientações para o uso seguro das redes sociais, nesta quarta-feira. Com o Facebook projetado contra a parede, a professora de informática, Fabiane Schmitt, 43 anos, explicou como usar a rede social e não se expor. “Dos 26 alunos 70% têm perfil nas redes sociais”, diz Fabiane.
João Vitor Dapper, 9 anos, já não vive mais sem o Facebook. “Uso praticamente todos os dias. A rede social é interessante para olhar fotos, conversar com os amigos”, conta João, ressaltando que tem 360 amigos em apenas um ano de perfil criado na rede social.
João verificando as
atualizações dos amigos
“As orientações passadas em aula foram bem importantes, pois sempre temos algumas dúvidas de quem adicionar como amigo, o quê compartilhar”, diz João. Já a colega Caroline da Fé Linck, 9 anos, tem a senha da rede social compartilhada com a mãe. “As orientações em sala de aula foram muito importantes, principalmente, no que diz respeito a segurança da nossa privacidade”, diz Caroline, que criou perfil no Facebook há um mês.
Conforme a professora, não adianta ir contra as redes sociais, precisa ser abordado a favor da educação. “Os aluno podem usar as redes sociais, mas nos horários de intervalo para não atrapalhar e dispersá-lo em sala de aula”, diz Fabiane.
Caroline dando uma
 espiadela no Facebook.
Ainda segundo a professora, é importante os pais terem a senha e procurarem interagir com o filho nas redes sociais. “Desta forma podem acompanhar os filhos e ter a oportunidade de aprender com o próprio filho”, diz Fabiane, destacando que usar a internet pode unir laços, aprender juntos, por mais que eles (os alunos) não queiram é de suma importância.
A próxima orientação sobre redes sociais será prática. Os alunos vão abrir as suas redes sociais e poderão tirar suas dúvidas.

DICAS DA PROFESSORA

Acompanhe abaixo, algumas formas de usar as redes sociais e sem se expor preparadas pela professora de informática:
  • Não se cadastre em todas as redes sociais a que você é convidado. Selecione as que mais se adaptem a seu gosto e estilo.
  • Não compartilhe informação pessoal em excesso.
  • Ajuste as opções de privacidade ao nível desejado.
  • Aceite como amigos somente pessoas que conhece.
  • Evite links e aplicações suspeitas – seus contatos podem ter sido infectados.
  • Tente conectar-se sempre a partir de redes confiáveis.
  • Tenha em mente que informações deletadas da internet podem continuar online.
  • Não compartilhe nunca sua senha de acesso e não utilize a mesma senha em redes diferentes.
  • Não exponha informação (dados, fotos, etc) de outros sem autorização.
  • Reporte ou denuncie os perfis falsos ou ofensivos.

12 de mar. de 2014

Mulheres são homenageadas com ação de embelezamento

Jocemara maquiando a
aposentada Loiva Dapper
Cerca de 50 mulheres participaram da ação de embelezamento promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Morro Reuter, no sábado à tarde, no Ginásio Municipal. A ação ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e proporcionou às mulheres maquiagem, penteados, book, coquetel com comes e bebes, atividades com música e ginástica laboral. Um verdadeiro momento de diva.
Conforme a assistente social Daniele Becker Gaedicke, o evento em sua segunda edição teve como objetivo valorizar a mulher. “Proporcionamos um momento de embelezamento e que fosse também para a reflexão do papel delas, dos direitos e ter uma vida digna”, diz Daniele, destacando que o evento foi totalmente gratuito, sendo que o foco eram as mulheres do programa Bolsa Família. A aposentada Loiva Dapper, 65 anos, aproveitou a oportunidade e deixou fazer maquiagem. “Este é o primeiro ano que participo. E deixei fazer maquiagem, pois no dia a dia muitas vezes não pegamos um tempo para fazer”, diz Loiva. A adolescente Marilaine da Silva Gonçalves, 13 anos, deixou fazer penteado, maquiagem e depois foi fotografada para deixar registrada a produção. “Estou adorando o evento dedicado para todas as mulheres. Acho importante a valorização de todas nós”, diz ela.
Marilaine posando para o book fotográfico
As oficinas foram ministradas pela equipe da Cia Teatral Art’ Manhas, de Nova Prata, que resgatou a feminilidade da mulher que no dia a dia, acaba se ocupando de tudo, da casa dos filhos, do trabalho, reservando pouco tempo para si mesmo, para sua auto-estima. “As mulheres precisam se valorizar todos os dias, e tem que manter o espírito de mulher sempre”, diz Jocemara Fochesatto, da Cia Teatral Art’





Dia Internacional da Mulher

Em Dois Irmãos, em razão da data, a equipe do Centro de Atendimento às Mulheres promoveu um pedágio em três locais da cidade, nas avenidas Irineu Becker, João Klauck e São Miguel. Durante a atividade, entregaram folders falando sobre o papel da mulher e ao combate da violência doméstica, e ainda arrecadaram valores em dinheiro em prol do centro de atendimento. Foram arrecadados mais de dois mil reais, que serão investidos na manutenção e os serviços que precisam ser utilizados pelas mulheres atendidas pelo centro. Na foto acima, Tauana Leite, Erica Dorneles, Natanael Giehl e Leandra Dorneles ajudando no pedágio.

11 de mar. de 2014

Câmara aprova projeto para festa de Páscoa em noite das mulheres

“Choco Circus - Um Doce de Páscoa” será atração em abril em Dois Irmãos

As mulheres dominaram Dois Irmãos. Hoje temos prefeita, juíza, delegada, vereadora e mais uma série de autoridades femininas no comando de empresas e entidades. Por tudo isso, é justa a homenagem que elas recebem todos os anos da Câmara de Vereadores. A noite desta segunda-feira foi especial, com discursos emocionados, flores e bombons.
Mais tarde, talvez inspirados pela delicadeza feminina que tomou conta do ambiente, os vereadores tiveram uma sessão tranquila, sem grandes embates. Dois projetos de Lei foram aprovados por unanimidade. O projeto 044/2014 autoriza a prefeitura a conceder auxílio financeiro de 100 mil reais para a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com o propósito de subsidiar a execução do Projeto “Choco Circus - Um Doce de Páscoa”. O evento será realizado no mês de abril, contando com atividades culturais e religiosas, visitação das escolas e oficinas de pintura, entre outras atrações especiais. A programação se concentrará no Largo Felippe Seger Sobrinho.
O vereador Sérgio Fink elogiou a criação de um novo evento para atrair turistas a Dois Irmãos. “É um projeto que está sendo desenvolvido pela mesma equipe que criou o Natal dos Anjos. Espero que seja mais um grande atrativo da nossa cidade”, disse ele. Joracir Filipin destacou o engajamento da comunidade em novas ideias. “É importante ter pessoas que trabalhem de forma voluntária. Já estive conversando com o Tarcísio (Zimmermann, presidente da Corsan), e talvez se consiga um patrocínio da Corsan”, afirmou Filipin. Márcio Goldschmidt e Jailton Proença também elogiaram a iniciativa, mas chamaram a atenção para o “valor significativo” que está sendo liberado. “Espero que seja utilizado com responsabilidade”, comentou Márcio.
O outro projeto aprovado foi o 045/2014, que abre crédito de 48 mil reais para manutenção de serviços assistenciais da saúde. Os vereadores também aprovaram dois projetos de resolução, dois requerimentos e três pedidos de informação. Além disso, apresentaram uma indicação e nove pedidos de providências. A sessão teve a volta de Paulo César Gehrke, que assumiu no lugar de Leonel Dornelles; e a estreia do suplente Luiz Batista, que entrou no lugar de Antônio Renz. Batista só ficou nesta sessão. Na semana que vem, assume Marcão Lima.

10 de mar. de 2014

Paróquia São Miguel lança Renovação Catequética

A Paróquia São Miguel de Dois Irmãos lançou neste ano, em manual, o projeto “Renovação Catequética da Paróquia São Miguel de Dois Irmãos”, para os catequistas, catequizandos e pais da cidade.
O projeto teve início em outubro passado com encontros semanais nas quartas-feiras, na casa de Dulce Maria Hummes Schneider, uma das escritoras do manual. O trabalho foi inspirado no livro “Confirmados na Fé”, lançado pela Diocese de Joinville.
O projeto dois-irmonense tem como objetivo estabelecer uma linguagem especialmente para os adolescentes e jovens em preparação ao sacramento da confirmação ou crisma, dentro da realidade da cidade. O trabalho foi elaborado pelo padre Dirceu Ritter e pelas professoras Dulce Maria Hummes Schneider, Ivone Terezinha Neumann Moraes e Maria Helena Vier Becker. Conforme os organizadores, como as pessoas devem ter acompanhado na caminhada do Papa Francisco no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, os apelos foram veementes para toda a Igreja compreender as mudanças necessárias, no sentido de promover uma autêntica comunicação de fé, acolhendo a pessoa como “única” e amada por Deus, e isso motivou a realização do projeto. “Estas mudanças também são necessárias na catequese, e a nossa paróquia assim o entendeu e aceitou o desafio de propor esta renovação catequética que privilegie as atitudes de serviço, diálogo, testemunho e anúncio”, explicam os escritores.
Ainda segundo os escritores, a catequese nos dias atuais é o caminho da vida, é a descoberta da Santidade que existe em tudo o que Deus criou. “É um trabalho do reino de Deus, onde não se pode semear sem buscar a presença antiga, permanente e inspiradora de Jesus Cristo”, explicam eles, destacando que a catequese não é tarefa exclusiva da Igreja, mas os pais devem ser os primeiros evangelizadores de seus filhos.
O lançamento do projeto de renovação catequética foi realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro, para os cerca de 80 catequistas da cidad
e que evangelizam em torno de 1.000 crianças e jovens. Além disso, os catequistas receberam treinamento ministrado pelas Irmãs Terezinha Maria Mocellin e Celestina Zardo, da Diocese de Joinville, Santa Catarina.

FORMAÇÃO CONTÍNUA
A catequese já existe há muitos anos e o projeto tem a grande tarefa de re-humanizar as pessoas e a sociedade, trazendo alegria ao Evangelho. Conforme os escritores, o catequista, que é uma testemunha qualificada de Cristo, precisa estar em contínua formação e renovação humana e cristã. “Acreditamos que a catequese na Paróquia São Miguel já tem uma caminhada. Nossos catequistas têm boa vontade, senso de responsabilidade, profunda espiritualidade e inserção na comunidade. Além disso, contamos com o apoio e a participação dos pais na missão catequética, dando exemplos na vivência litúrgica dos sacramentos, na oração e na escuta da Palavra de Deus”, dizem eles.
Ivone destaca que os encontros semanais foram importantes tanto para desenvolver a atividade intelectual dos organizadores, mas também para a sua recuperação de AVC que teve no último ano. “Os encontros sempre foram bastante produtivos. Além dos questionamentos que surgiram para refletir. Acho que como professora aposentada ainda posso dar a minha colaboração, e nós temos que dar o melhor de nós para a Igreja e a comunidade”, comenta Ivone, destacando que a maior preocupação durante a elaboração do projeto foi trazer um Deus ativo para a catequese, um Deus que se enxerga na natureza, quando abrimos a janela de casa.

Leia mais na edição impressa.