Blog do Jornal Dois Irmãos


6 de mai. de 2015

Antiga Matriz terá exposição de fotografias de casamentos


A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos promove a partir do dia 15 de maio a exposição de fotografias de casamentos realizados na Antiga Matriz de São Miguel. A abertura acontece às 20h, com apresentação do Coral Cantares, e visitação vai até o dia 31 de maio, sempre às sextas e sábados, das 15h às 18h, e domingos, das 13h30 às 17h.
A exposição reunirá mais de 100 fotos de casamentos antigos, coletadas junto a famílias de Dois Irmãos. Serão expostos também objetos como: vestidos de noiva, roupas de noivo, presentes, convites e lembranças. É uma exposição da memória da Antiga Matriz e das pessoas que fizeram e fazem a história da comunidade dois-irmonense. O evento ocorre no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, com entrada franca. A realização é da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural, com apoio de prefeitura, Conselho Municipal de Cultura, Foto Enio, Pé da Serra Floricultura, Foto Enio Produções Digitais e Imobiliária Becker.
Durante o período da exposição, a Antiga Matriz receberá mais três atrações culturais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/05 (segunda-feira), às 19h30
Leitura dramática de Romeu e Julieta, texto de William Shakespeare, com concepção e direção de Joel Garcia
Dia 26/05 (terça-feira), às 19h30
Mostra Vitali de Cinema – Festival do Gordo e o Magro
Dia 31/05 (domingo), às 18h
Encerramento da Exposição de Fotografias de Casamentos com Concerto da Orquestra de Flautas Transversas IPDAE – Porto Alegre



Centro de Artes e Esportes terá inauguração na sexta


A área externa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU´s), construído no bairro Bela Vista, em Dois Irmãos, será entregue para a comunidade nesta sexta-feira, dia 8, em cerimônia programada para as 18h30. O terreno de 3 mil metros quadrados conta com diversos equipamentos e espaços para diversão e cultura da comunidade.
O CEU´s deverá integrar num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, com o objetivo de  promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social em cidades brasileiras. Neste primeiro momento está sendo disponibilizado o espaço externo, sendo que os serviços serão instalados gradativamente nos próximos meses. O projeto todo contempla espaço para biblioteca, cine teatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, salas de atividades, além de pista de skate, quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.
O valor repassado pelo governo federal para a obra foi de 2 milhões e 20 mil reais, tendo uma contra partida de R$102.456,87 da prefeitura (até o momento). A área total construída, segundo o arquiteto responsável pela obra, William Engeroff, é de 1.018 metros quadrados. Ele destaca como espaço inovador o auditório público. “Além de ser o primeiro auditório público da cidade, é moderno, com isolamento acústico e sala com comando de som”, explica. O auditório, no entanto, ainda não será utilizado.
A gestão dos CEU's é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. O endereço é Rua Fortaleza, 707, Loteamento 48.

Vandalismo antes mesmo da inauguração

Apesar de a praça ser destinada à comunidade, o secretário de Habitação e Planejamento, Nei Fernando Ferraz, lamentou as depredações registradas antes mesmo da entrega oficial da obra. “Quando cheguei à praça, vi crianças já brincando no local, o que é bom. Infelizmente, eu também notei algumas partes quebradas, como as traves das goleiras da quadra poliesportiva”, comentou o secretário. “A praça é para o uso da própria comunidade. Por isso, mantê-la em bom estado é essencial para que todos continuem desfrutando dos espaços que ela oferece”, acrescentou.

Maio Amarelo é lançado em Dois Irmãos


Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, na prefeitura, o movimento internacional Maio Amarelo. O objetivo é trazer para o debate a conscientização para reduzir acidentes de trânsito. Dois Irmãos é uma das poucas que aderiram ao Maio Amarelo em todo o Estado, e mesmo com índices considerados baixos de morte no trânsito, as autoridades presentes ontem no lançamento concordaram em participar das ações educativas.
O movimento foi apresentado pelo especialista em segurança no trânsito Ricardo Schiavon, que elogiou a decisão da cidade em participar. Entre as atividades propostas está a pintura de faixas de pedestres na cor amarela para chamar a atenção dos que transitam pelas vias. Além disso, de acordo com o tenente José Francisco Antônio Maria, a Brigada Militar também vai intensificar seu trabalho de fiscalização e trabalhar na conscientização com palestras nas escolas, apresentadas pelo soldado Josiel Neves.
Alguns dados foram apresentados pelo diretor do Departamento de Trânsito, Mauro Agostini. Eles revelam que, no ano de 2012, 433 acidentes de trânsitos foram registrados em Dois Irmãos. Outros 403 acidentes ocorreram em 2013 e 449 no ano de 2014. Em cada um desses três anos aconteceram duas mortes, totalizando seis acidentes fatais no município. A prefeita Tânia da Silva fez um comentário, durante a reunião, sobre os acidentes ocorridos na cidade. “Para os municípios maiores, acidentes de trânsito são só estatísticas, mas na nossa cidade isso é diferente, pois como a população é menor, nós normalmente conhecemos o acidentado e a família dele, e isso é algo que nos abala muito”, afirmou Tânia.

Moradores sofrem com falta de luz


Os fortes ventos registrados no final da tarde do último domingo, dia 3, ainda geram transtornos em Dois Irmãos. Das 17h15 de domingo até as 16h desta segunda-feira, dia 4, residências e empresas do bairro União ficaram com a energia em meia fase, em razão de um poste que estava quase caindo na rua Nicolau Mallmann. A situação do poste se mantinha a mesma até o início da tarde desta terça-feira, dia 5. A única diferença é que quatro cavaletes “isolavam” o local.
De acordo com moradores, a área foi isolada por uma equipe da AES Sul por volta das 16h desta segunda-feira, dia 4, que interrompeu o abastecimento de energia elétrica. Desde então, toda a parte do bairro União que fica depois da ponte, está sem luz. “Mais uma vez estamos há horas sem luz. Desde ontem, estamos fazendo apenas serviços manuais. Se a energia não for reestabelecida, não teremos mais o que fazer, pois até os serviços manuais estão acabando”, diz Jeferson Fröhlich, das Esquadrias Aloysio, empresa que fica na rua Germano Henrique Hoppen. “Domingo, logo que ficamos com meia fase, liguei para a AES Sul. Fiquei cerca de 20 minutos no telefone e informaram que dentro de duas horas e meia o problema estaria solucionado, mas até agora nada”, lamenta o proprietário da empresa, Aloysio Fröhlich. “O grande problema da AES Sul é não ter nenhum serviço preventivo. Por que o poste está daquele jeito? Porque estava podre. Por que quando alguém liga informando sobre um poste podre eles não podem vir e arrumar logo? Se fizessem isso, com certeza não teríamos tantos problemas com a falta de energia elétrica”, lamenta Jeferson.
Já nesta segunda-feira, dia 4, Aloysio ligou para um vereador daqui. Ele lamenta o descaso do político. “Ele me respondeu ‘eu sou só um vereador e a prefeitura não tem o que fazer’. Se eles não têm alcance para chegar até o poder público, como nós, meros clientes, vamos chegar à ele? O único acesso que nós temos à AES Sul é através do 0800. Sabemos que eles tem mais poder de acesso que nós”, questiona ele. Outra empresa que também está parada devido a falta de luz é a 6B Calçados, que também fica na rua Germano Henrique Hoppen.
Entre os moradores, a indignação também toma conta. “Na segunda-feira saí de casa as 5h45 para trabalhar, e não tinha luz. As 18h30, quando retornei do serviço, a situação era a mesma. Liguei para a AES Sul e a resposta que eu tive é que até as 20h30 o problema seria resolvido. O que não se confirmou e eu voltei a ligar. Nesta segunda vez, uma moça disse que tinha acontecido um acidente e um carro teria derrubado um poste. É vergonhoso. Tem famílias com crianças pequenas, inclusive. O que custava mandar uma equipe até o local”, questiona o morador Hector Paes.

Bairro Floresta - Na manhã desta terça-feira, dia 5, uma moradora da travessa Teobaldo Engelmann entrou em contato com a redação do JDI para falar de sua indignação com a falta de luz também no bairro Floresta. A moradora relata que está sem energia elétrica desde as 16h da tarde de segunda-feira. “Além da travessa, a rua República também está sem energia elétrica desde o mesmo horário. A equipe da AES Sul simplesmente chegou ao bairro, desligou o fornecimento de energia elétrica e foi embora. Quando tento entrar em contato com a empresa para solicitar o serviço de reparo eles informam que não há previsão para a volta e o pior: não tem absolutamente ninguém trabalhando no local. Estou muito indignada com tanto descaso”, afirma a moradora.

AES Sul - A redação do JDI entrou em contato com AES Sul para saber se existe uma previsão para a normalização do serviço nos bairros de Dois Irmãos. Por telefone, a assessoria da empresa afirmou que o motivo dos transtornos continua sendo os fortes temporais do último domingo e que por este motivo muitos reparos ainda estão sendo feitos na rede elétrica, o que exige seu desligamento.

Salão de Negócios encerrou neste domingo na Praça


Encerrou neste domingo, dia 3, o 5º Salão de Negócios e Feira Agropecuária de Dois Irmãos. De acordo com a prefeitura, mais de 12 mil pessoas passaram pela Praça do Imigrante e visitaram o evento nos dois últimos finais de semana, passeando pelos corredores e prestigiando os 37 expositores do salão e os mais de 300 animais em exposição na feira. Neste último final de semana, entre as atrações estiveram ainda os Jogos Rurais, que ocorreram no sábado, dia 2, e a apresentação de cães adestrados da Cão C-4 Monello, na tarde de domingo.

Vento destruiu parte da estrutura

Com as fortes rajadas de vento que ocorreram por volta das 16h, parte da estrutura onde ficava a praça de alimentação, na Feira Agropecuária, ficou destruída e o local precisou ser desativado. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, apesar do estrago todas as pessoas que estavam no local estão bem.


Atleta de Ivoti vence a Rústica do Trabalhador


Na última sexta-feira, dia 1º de maio, ocorreram as disputas da tradicional Rústica do Trabalhador de Dois Irmãos, que este ano chegou a sua 17ª edição. As provas ocorreram na Av. Porto Alegre, em frente ao Clube União, e reuniram cerca de 700 corredores de todo o estado nas categorias menores e na prova principal. O grande vencedor da prova principal foi o atleta Anderson Douglas Hepp, de Ivoti, que completou o percurso de 5km em 15 minutos e 39 segundos. No feminino, a primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Cristiane Hartmann, que finalizou o percurso em 19 minutos e 27 segundos.
Confira as classificações das categorias:

CATEGORIAS MENORES

Mamadeira Masculino (2012)  
Percurso: 50 metros
1º) Gustavo Alflen (Wommer Runner)
2º) Thomas Seger (Pingo de Gente)      
3º) Leonardo R. Scholles (Beira Rio)       
4º) Artur Scherer (Pingo de Gente)       
5º) Moises Fuhr (Pingo de Gente)         
Mamadeira Feminino (2012)    
Percurso: 50 metros
1º) Rafaella Stoffel Callai (Pingo de Gente)
2º) Giovana Anschau (Bruxinha Faceira)
3º) Katiely Engerhoff (Pingo de Gente)
4º) Fernande Back                         
5º) Rafaeli Rohr (Bons Amigos)

Bebê Masculino (2011)               
Percurso: 60 metros
1º) Kaio Bender (Bons Amigos)
2º) Guilherme Wommer (Wommer Runners)
3º) Pedro Lauermann F. (Primavera)
4º) Esteban Ferreira                     
5º) Kaue Dicheti (Bons Amigos)               
Bebê Feminino (2011) 
Percurso: 60 metros
1º) Mabel Santos (Bem Me Quer)          
2º) Laura Boufleur (Imaculada)                
3º) Valentina Lambano                
4º) Manuela Borges (Bem Me Quer)    
5º) Milena Fernandes  

Chupeta Masculino (2010)        
Percurso: 70 metros
1º) Erick Schnorr (Paulo Arandt)              
2º) Eduardo Michel                       
3º) Mateus Silva (29 de Setembro)        
4º) Rian Balefo (29 de Setembro)           
5º) Heitor Costa                                             
Chupeta Feminino (2010)          
Percurso: 70 metros
1º) Monalisa Gregorius (Clarice Arandt)
2º) Vitoria Loeblens (29 de Setembro)
3º) Cassia Schaeffer (Imaculada)            
4º) Alicy Machado (São Miguel)              
5º) Isabele Wilchen (Pingo de Gente)

Dente de Leite Masculino (2008 e 2009)
Percurso: 80 metros
1º) Cauã Schereen (Paulo Arandt)         
2º) Pietro Buhler (Albano Hansen)         
3º) Lucas Schmitt                           
4º) Cristian Majolo (Carlos Rausch)        
5º) Guilherme Schuck (Albano Hansen)
Dente de Leite Feminino (2008 e 2009)
Percurso: 80 metros
1º) Stefany Rasch (Turno Inverso)
2º) Emily Backes (Turno Inverso)            
3º) Amanda Schulz (Turno Inverso)       
4º) Milena Wagner (Turno Inverso)       
5º) Kamily Balem                            

Fraldinha Masculino (2006 e 2007)        
Percurso: 200 metros
1º) Eric Oliveira (Imaculada)      
2º) Maiquel Hass (Primavera)   
3º) Gustavo Mattos (10 de Setembro)
4º)  João Pedro Spech (Imaculada)        
5º Lugar- Francisco Fick  (Imaculada)
Fraldinha Feminino (2006 e 2007)   
Percurso: 200 metros                 
1º) Fernanda Freitag (29 de Setembro)
2º) Elen Fenner (29 de Setembtro)        
3º) Bianca Rambo (Paulo Arandt)           
4º) Lavinia Raimundo (Mário Sperb)
5º) Kauane Almeida (Mário Sperb)
               
Pré-Mirim Masculino (2004 e 2005)      
Percurso: 300 metros
1º) Gustavo Rabelo (29 de Setembro)
2º) Hakauan Kamphorst (União)
3º) Junior Perete (29 de Setembro)
4º) Augusto Scholles     
5º) Eric Machado (Arno Nienow)            
Pré-Mirim Feminino (2004 e 2005)
Percurso: 300 metros
1º) Elen Krein (Carlos Rausch)  
2º) Giovana Calonigo                    
3º) Larissa Rabelo (29 de Setembro)     
4º) Taís Wommer (Wommer Runners)
5º) Aline Dullius (Albano Hansen)
               
Mirim Masculino (2002 e 2003)               
Percurso: 400 metros
1º) Douglas Silva (Matheus Grimm)       
2º) Tiago Bauer (Carlos Rausch)               
3º)  Ruan Aguiar                                             
4º) Israel Dickel (Matheus Grimm)         
5º) Willian Siqueira                        
Mirim Feminino (2002 e 2003)
Percurso: 400 metros
1º) Tainá Weber (Matheus Grimm)       
2º) Giovana Hartmann                 
3º) Cauana Alves (Primavera)   
4º) Leticia Lima (10 de Setembro)           
5º) Leticia Wommer (Wommer Runners)

Infantil Masculino (2000 e 2001)            
Percurso: 1000 metros
1º) Tiago Trierweiler (Imaculada)            
2º) Pedro Hartmann     
3º) Matheus Werner                    
Infantil Feminino (2000 e 2001)
Percurso: 1000 metros
1º) Evelyn Neis (Matheus Grimm)         
2º) Milena Cigersa                         
3º) Grazieli Gruber (Imaculada)               
4º) Horrana Rosa                            
                              
Prova Principal
Geral Masculino
1º) Anderson Douglas Hepp (15min39) 
2º) Cezar Camillo (16min05)
3º) João Ronaldo da Silva Martins (16min15)
Geral Feminino
1º) Cristiane Hartmann (19min27)  
2º) Elisete Silva (20min46)  
3º) Fernanda Lasta (21min52)   

Cultura no Parque reúne mais de 12 mil



A última sexta-feira, 1º de maio, foi de festa em Dois Irmãos em homenagem ao Dia do Trabalhador. De acordo com os organizadores, mais de 12 mil pessoas prestigiaram a primeira edição do projeto Cultura no Parque, que aconteceu no Parque Municipal Romeo Wolf durante todo o dia. O projeto é uma realização da Associação de Funcionários do Grupo Herval e da prefeitura.
Pela manhã, foram disponibilizados diversos serviços de saúde, atividades recreativas e distribuição de mudas. Já à tarde, a festa seguiu com shows de Dudu Gaiteiro, Jéssica Hansen, Os Serranos, Leonna, Claus e Vanessa e Lucas e Felipe. Entre as atrações estiveram ainda apresentações da Banda Marcial Herval e do grupo de danças tradicionalistas do DTG Porteira Aberta.
Segundo a prefeita Tânia da Silva, o evento superou todas as expectativas. “Foi um sucesso! Desde cedo, o parque esteve lotado. Tivemos uma grande participação do público, que com carinho, também tomou cuidado em manter o parque bonito. A comunidade que prestigiou o evento está de parabéns. Nos divertimos, nos integramos e tomamos muito chimarrão juntos”, destaca a prefeita.

Atividades para a criançada

O Leo Clube Dois Irmãos foi fundado em março deste ano e na última sexta-feira promoveu a sua terceira ação em prol da comunidade, durante o Cultura no Parque. Desta vez, o objetivo foi proporcionar atividades especiais para a criançada. “O evento é destinado, principalmente, aos adultos, trabalhadores. Por isso, pensamos em algo para atrair as crianças também, para que os filhos destes trabalhadores tivessem atrativos”, destaca Kristiely Berlitz, de 16 anos.
Entre as atrações estiveram a Hora do Conto, troca de livros, cantos infantis e distribuição de balões e pirulitos. “Com a troca de livros, por exemplo, queremos promover a leitura”, destaca Betina Ludwig, de 17 anos.