Blog do Jornal Dois Irmãos


30 de abr. de 2015

Salão de Negócios segue até domingo


O 5º Salão de Negócios e Feira Agropecuária de Dois Irmãos vive seus últimos dias a partir desta sexta-feira, dia 1º de maio. A mostra de produtos e serviços dos micros e pequenos empreendedores, além de uma exposição de animais e equipamentos agrícolas, seguirá movimentando a cidade até domingo, dia 3, sempre das 10h às 19h. Ao todo, são 47 estandes e 312 animais. Também participam expositores de máquinas e veículos: Cooperativa Agropecuária Petrópolis – PIA, com equipamentos agrícolas e laticínios; MCA Metalúrgica com a Serraria Móvel, Sinoscar, Unyterra Máquinas Agrícolas e a Mahindra Tratores.
O evento também conta com inúmeras atrações especiais. No sábado, dia 2, acontecem os Jogos Rurais, com provas de serrote, lançamento de milho no balaio, corrida do ovo, debulha de milho, bater no prego e adivinhar peso – esta última prova é durante todo o dia, sem limite de participantes. Já no domingo, dia 3, a partir das 10h, tem a apresentação de cães adestrados e a palestra “Potencialize Suas Vendas: Conheça e Aplique o Funil de Vendas”, na Casa do Produtor. A inscrição é 1 quilo de alimento não perecível que será doado a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos.

Dois Irmãos já vacinou 900 contra a gripe


A campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, dia 27, em todo o Rio Grande do Sul, e vai até 22 de maio. A vacinação foi antecipada em uma semana em relação ao restante do país, para que a público alvo esteja imunizado antes da chegada do frio. Em Dois Irmãos, houve bastante procura nos três dias de vacinação. Ao todo, 6.000 pessoas devem ser vacinadas no município – até quarta, dia 29, cerca de 900 pessoas haviam sido imunizadas.
Segundo a enfermeira e responsável pelas imunizações de Dois Irmãos, Gisele Domingues de Mattos, devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto, além de doentes crônicos com recomendação médica, profissionais da área da saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A orientação da Secretaria de Saúde é procurar os postos o quanto antes, pois a imunização demora alguns dias para ter o efeito desejado. Conforme Gisele, todos os postos da cidade estão aplicando a vacina, exceto o do bairro Navegantes e o Postão 24h. No Centro, a vacina pode ser feita entre às 7h30 e 16h30, e nos demais postos, como nos bairros São João, Bela Vista, Travessão e São Miguel, das 8h às 16h.
Gisele lembra também que no próximo dia 9 de maio (sábado) será realizado o Dia D da vacinação, quando todos os postos da cidade, inclusive o do bairro Navegantes, estará imunizando contra a gripe, das 8h às 17h. Para agilizar o atendimento, Gisele orienta que os pacientes tenham em mãos a Carteira de Vacinação.

Cultura no Parque em homenagem ao trabalhador


A festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, que já é tradicional em Dois Irmãos, está ganhando um novo formato. Com atividades para toda a família, nesta sexta-feira, dia 1º de maio, será realizada a primeira edição do projeto Cultura no Parque. O evento acontece no Parque Municipal Romeo Benício Wolf (foto), no Centro da cidade, com entrada franca.
O projeto Cultura no Parque é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como principal objetivo valorizar e intensificar a diversidade, integrando atrações estaduais com artistas locais. Será um encontro de gerações e troca de experiências. Na parte da tarde, o evento contará com os seguintes shows musicais e atrações culturais: abertura oficial com apresentação da Banda Marcial Herval (14h); ACTG Portal da Serra (14h45), Dudu Gaiteiro (15h), Os Serranos (16h), Leonna (17h45), Claus e Vanessa (18h30), Jéssica Hansen (19h30) e Lucas e Felipe (20h15). A programação, no entanto, começa pela manhã, às 9h, com vários serviços gratuitos à disposição da comunidade, como exames médicos, yoga e quiropraxia.
O projeto é uma realização da Associação dos Funcionários do Grupo Herval e da Prefeitura, com patrocínio master do Grupo Herval, além dos patrocínios da Cervejaria Hunsrück e da Kinei; planejamento cultural e produção da Um Cultural e financiamento do Pró-Cultura RS.

ORIENTAÇÕES

O acesso do público se dará através de dois pontos: Av.Porto Alegre e Rua Dr.Ricardo Sprinz (Rua da Corsan). A passarela que liga ao Bairro Navegantes estará fechada. Cadeirantes e portadores necessidades especiais devem acessar o local da festa pela Rua Dr. Ricardo Sprinz. Nos acessos do público serão utilizados detectores de metais. O acesso de Serviços se dará pela Rua Prof. Arno Nienow (fundos do Projeto Geração de Renda).

FOOD TRUCKS

Tendência gastronômica mundial, os famosos “Food Trucks” são uma das apostas da primeira edição do projeto Cultura no Parque. Com espaço exclusivo para os carros, a comunidade terá acesso a deliciosas opções para aproveitarem a programação.


SERVIÇOS GRATUITOS

9h às 12h: Atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. Durante toda a manhã os seguintes serviços estarão à disposição: presença de técnicos de enfermagem e enfermeiros; verificação de pressão arterial, teste de glicemia; avaliação e orientação nutricional; atividades recreativas com PIM (Programa Infância Melhor); informações e orientações com Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Bolsa Família, Pastoral da AIDS e SAMU; distribuição de chás com a Comissão dos Chás; teste de visão com Lions Clube, venda de produtos com CRAS (Geração de Renda); informações e venda de camisetas com a Liga Feminina de Combate ao Câncer; distribuição de mudas para arborização urbana ou de jardim com o Departamento de Meio Ambiente; dicas de cuiadados e informações sobre coluna com a quiropraxista Perla Goulart;
9h30: Espaço Levitta com Josiane Zimmer;
10h: Yoga S’ikii para a comunidade com Elisete Zaisov.

29 de abr. de 2015

Exposição de quadros em pele no Travessão

O artista Junior Rick, de Novo Hamburgo, está expondo suas obras de arte em pele no Shopping Portal da Serra, no Travessão, desde o último dia 21 de abril. A exposição segue até o dia 3 de agosto e fica aberta diariamente das 10h às 19h, com entrada franca. Nas sextas, sábados e domingos, os visitantes podem ter uma aula de arte com o próprio artista, que recepciona um a um.
Segundo Junior, esta é sua primeira exposição, mas ele já comercializou obras para vários estados brasileiros e até para fora do Brasil. “Convido a todos a apreciarem a sofisticação da pele nos quadros”, diz o artista, ressaltando que trabalha com temas variados, como cenas, cavalos, famosos e abstratos. Junior tornou-se artista há cerca de seis meses, mas já trabalhava com couro há mais de uma década. Após o dia 3 de agosto, a exposição segue para a Rua Coberta da 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Júnior conta que, com a experiência no ramo coureiro, decidiu trazer as peles para as paredes. “Os quadros em peles proporcionam interatividade por ser possível o toque na tela, diferente das obras plásticas que não proporcionam isso. Os quadros ficam bonitos em qualquer ambiente da casa, escritório ou estabelecimento comercial”, afirma ele.
As obras podem ser adquiridas no local ou pelo site www.palominoarte.com.br.


27 de abr. de 2015

Expositores já comemoram bons resultados



O 5º Salão de Negócios e Feira Agropecuária começou na sexta-feira, dia 24, na Praça do Imigrante, em Dois Irmãos, e já traz bons resultados aos expositores. Já neste primeiro final de semana, o movimento foi intenso, com a presença de visitantes de várias cidades da região.
Durante os três primeiros dias, os visitantes puderam prestigiar os mais de 37 expositores do Salão de Negócios e os mais de 300 animais expostos na Feira Agropecuária, além de máquinas e equipamentos agrícolas e veículos. O evento segue no próximo final de semana, de 1º a 3 de maio, aumentando ainda mais a expectativa dos micro e pequenos empreendedores.
Além dos expositores, outras atrações especiais podem ser prestigiadas durante o evento. Entre elas, os Jogos Rurais, que acontecem no dia 2, a partir das 15h, a apresentação de cães adestrados, no dia 3, a partir das 10h, e a palestra “Potencialize suas vendas: conheça e aplique o funil de vendas”, também no dia 3, a partir das 10h, na Casa do Produtor. 

Os irmãos Edson Paulo Kunrath, 41 anos, e Valdecir Kunrath, 39, da Kunrath Móveis Sob Medida, localizada no Parque Industrial, participam pela primeira vez do salão e destacam a boa oportunidade de divulgar a empresa e, consequentemente, o trabalho que desenvolvem ao longo de três anos no ramo de móveis. “Nos surpreendemos com os resultados até aqui. Fizemos novos contatos e até recebemos solicitações de orçamento. Conversamos com pessoas que já nos conheciam, mas não sabiam da nossa empresa”, destaca Edson. “O salão está sendo muito positivo para a exposição do nosso trabalho”, completa Valdecir.

Também pela primeira vez no evento, Elaine Zimmer, de 52 anos, e Ilene Backer, de 53 anos, da Cia das Tortas, do bairro Primavera, também já comemoraram os resultados do primeiro final de semana. “O resultado está sendo muito satisfatório. Percebemos que está sendo a base para uma boa propaganda do nosso negócio, e o que queremos é justamente isso, expor nosso trabalho para as pessoas”, destaca Ilene.

Crime organizado também atua em Dois Irmãos


Golpe nacional contra DPVAT, envolvendo advogados, médicos e fisioterapeutas também foi descoberto em fraude judicial na Comarca de Dois Irmãos 

No dia 13 de abril, a Polícia Federal iniciou a operação Tempo de Despertar, para desbaratar quadrilhas que atuam junto aos Fóruns nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Essas quadrilhas são integradas por criminosos que se escondem em várias profissões. São policiais, médicos, fisioterapeutas, advogados, agentes de seguro, empresários e a PF acredita que a própria empresa Líder, administradora do DPVAT, tenha gente dela envolvida na fraude. 
Todas essas pessoas se uniam de forma criminosa para fraudar documentos e laudos médicos e fisioterapêuticos, visando extorquir dinheiro do DPVAT, o seguro obrigatório. 
Para conseguir seu intento, os quadrilheiros criaram uma rede criminosa na qual participavam policiais civis e militares, agentes de seguro, advogados, médicos e empresários. Em conluio, todos eles participavam desse esquema que criava laudos e documentos falsos que iriam instruir processos nos Fóruns para, de forma ilícita, receber pagamentos pelo seguro DPVAT. 
Só no dia 13, data em que a operação contra esse crime organizado começou, foram detidos: 
- 10 agentes da polícia civil,
- 1 delegado de polícia,
- 1 policial militar,
- 3 advogados,
- 3 médicos,
- 2 fisioterapeutas e
- 15 empresários.
Segundo a Polícia Federal, a gangue criou uma rede, unindo pessoas criminosas que lhe permitia ter informações privilegiadas a respeito de acidentes de trânsito. Policiais envolvidos e patrocinados por essa rede, avisavam sobre quem havia se acidentado, e inclusive criavam falsos boletins de ocorrência. 
O grupo criminoso sabia, por exemplo, quem estava dando entrada em hospitais, e já um agente corria para lá, a fim de pegar procuração das vítimas dos acidentes. Muitos deram procuração ainda em cima de macas, antes mesmo de ser atendido no hospital. E a maioria nem nunca soube que estavam “processando o DPVAT”.
Em outros casos, nem acidente havia ocorrido. E com boletins de acidente falsamente criados por policiais, mais procurações falsas criadas por advogados e laudos falsos emitidos por médicos e fisioterapeutas, o grupo entrava em juízo para cobrar o seguro DPVAT. E caso o processo fosse julgado favoravelmente, a quadrilha “rachava” o lucro obtido.

Um crime técnico

Para ganhar o processo, o grupo criminoso se baseava num “furo da lei”. Nesse tipo de processo, o julgamento se dá por mera questão de direito e não existe necessidade de audiência. É julgamento de pura questão de direito, e a decisão é baseada em boletins de ocorrência, em laudos médicos e em laudos fisioterápicos. 
Sabendo disso, os advogados criminosos criavam falsas procurações (usando o nome de quem nunca lhes deu procuração) e sustentavam seus pedidos no processo com laudos médicos e fisioterapêuticos falsos, vindo de profissionais igualmente criminosos. E, assim, eles ganhavam as ações judiciais, baseando o julgamento em laudos fraudados.
Só no primeiro dia de atuação, a Operação Tempo de Despertar levantou 28 milhões de reais em fraude direta contra do DPVAT. Mas a Polícia Federal acredita que essa cifra pode chegar a centenas de milhões de reais, ou mesmo a bilhões de reais, quando o pente fino for passado no Brasil inteiro. 
E é aqui que entra a cidade de Dois Irmãos. 


Em agosto de 2013 promotor apresentou a denúncia por crime organizado contra dois advogados, médico e fisioterapeuta


No dia 12 de agosto de 2013, após ouvir depoimentos e constatar a fraude em andamento contra o seguro DPVAT, o promotor Wilson Grezzana fez uma Denúncia Crime contra os advogados Ernani Jorge Korbes e Ernani Nicolau Korbes, e também contra o médico José Luis Grutcki e contra a fisioterapeuta Ana Valeria Melo Averbeck.
Na denúncia, o promotor afirma, baseado em documentos, que entre 9 de maio de 2011 e 30 de abril de 2012, em diversas oportunidades os denunciados “em comunhão de esforços... falsificaram e fizeram uso de documentos particulares falsos, tendo por objetivo o ingresso de ações judiciais, perante a vara judicial da Comarca de Dois Irmãos, a despeito da vontade dos titulares dos respectivos direitos, instruindo ditas ações com documentos e provas manifestamente falsos”.
Segundo o promotor, esse plano criminoso foi arquitetado mediante divisão de tarefas: 
O médico José Luis Grutcki emitia laudos falsos para comprovar lesões sofridas em acidentes de trânsito e que, segundo ele, tinha levado o paciente a ter “lesão permanente”. Só que essas lesões nunca tinham existido.
Já a fisioterapeuta Ana Valéria Melo Averbeck, segundo o promotor criava laudos igualmente falsos, que confirmavam essa lesão e sequelas, e ainda se prestava a preencher recibos de sessões de fisioterapia para tratar esses danos, sessões que nunca existiram.
De posse desses laudos médicos e fisioterápicos falsos, disse o promotor, os advogados Ernani Jorge e Ernani Nicolau Korbes criavam ações judiciais contra o seguro DPVAT, em nome de pacientese “a despeito da autorização destes”, e o faziam com “assinaturas falsas” (tudo conforme perícia feita em documentos).
Segundo o promotor, os dois advogados, o médico e a fisioterapeuta associaram-se em quadrilha para cometer crimes contra o consórcio DPVAT. 
Foram vários processos fraudados pela quadrilha, segundo o promotor. E, na denúncia, o promotor cita três ações ajuizadas: uma em nome de Daniela Aparecida dos Santos Oliveira, outra em nome de Fabiana Marmitt e outra em nome de Lisandro Rocha, onde era tudo falso: procuração, declaração de insuficiência de recursos, laudos médicos, laudos funcionais, recibos de sessões de fisioterapia... nada correspondia a verdade, era tudo fraudado. Nem mesmo as pessoas que estavam “entrando com o processo” sabiam que o processo existia.
Em outras ações, diz o promotor, como no caso dos processos de Maria Alves de Lima, Maria Alaídes de Lima, Dircinei Maria Swarowski, Alisson Vicente Braz da Silva, Marciano dos Santos Costa e Nereu Soares Flor, os advogados entraram com as ações em nome dessas pessoas sem que elas lhes dessem autorização para isso. O que significa, em última análise, que elas jamais saberiam que teriam direito a receber o valor pago pelo seguro, caso a ação fosse julgada procedente. Nesse caso, quem receberia, segundo o promotor, seriam os (falsos) procuradores.
Ainda segundo o promotor, depois que a fraude foi descoberta no Fórum, os advogados teriam procurado essas pessoas, para que fossem ao Fórum desmentir o que haviam dito na primeira vez em que lá estiveram. E algumas dessas pessoas, seduzidas pelo dinheiro que supostamente receberiam, chegaram ao ponto de desmentir o que tinham dito. Mas foi em vão, pois o promotor mandou todo o material para ser feita perícia de assinaturas, no IGP, e viu-se que a primeira assinatura, que constava nas procurações, era manifestamente falsa. Outras pessoas, no entanto, com mais honra que as outras, confirmaram tudo, dizendo que não tinham sofrido a lesão, que não tinham dado procuração para os advogados, que nunca tinham visto o médico e que jamais haviam feito as sessões de fisioterapia.
A denúncia contra o quarteto foi recebida e passou a ser o processo crime 145/213 1261-7, que tramita no Fórum da Comarca de Dois Irmãos. Durante o curso desse processo, e por ter sido quem deu início à investigação do crime organizado em andamento, a juíza Ângela Dumerque se deu por impedida para o julgamento, e o processo segue e será julgado, agora, por um juiz substituto.
O promotor Wilson informou o fato ao GAECO, o Grupo de Operações de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, que investiga esse tipo de fraude em rede.

Crime organizado caiu em DI graças a uma carta com AR

Em 2013, o Fórum de Dois Irmãos enviou uma carta com aviso de recebimento (AR) para Daniela Aparecida dos Santos Oliveira, informando-a do andamento do seu processo contra o seguro DPVAT. 
Normalmente essa correspondência seria enviada ao “procurador” dela, o advogado que, em tese, tinha a procuração (autorização) dela para entrar em juízo. 
Ao receber a correspondência, Daniela levou um susto, pois não sabia que havia processo usando o nome dela para cobrar dinheiro do DPVAT. 
Imediatamente Daniela foi ao Fórum, e disse que não só não estava processando o DPVAT, como afirmou ser falso tanto o laudo médico quanto o laudo fisioterápico que constava do processo. 
Ela nunca havia dado procuração para o advogado cobrar o DPVAT.Ela nunca havia falado com médico e ela também nunca havia falado com a fisioterapeuta. E, pior: ela não queria processar o DPVAT, pois embora tivesse tido um acidente, não havia sofrido sequela. E tudo que estava naquele processo, disse ela, era falso.
Esse fato foi informado à juíza Ângela Roberta Paps Dumerque, e ela solicitou que fosse feito uma checagem em todos os processos no qual atuavam os advogados que haviam apresentado aquela procuração falsa, com laudos médico e fisioterápico igualmente falsos. 
Os funcionários  do Fórum começaram a ligar para cada pessoa e descobriram que havia uma série de processos instruídos por procuração falsa e com laudos idem. 
Diante disso, a juíza mandou notificar o promotor de justiça, para que procedesse na denúncia, se achasse que era o caso, e informou igualmente a OAB, para que averiguasse os advogados, e os conselhos de medicina e fisioterapia, para que procedessem contra os profissionais envolvidos.

O que é o DPVAT?

DPVAT é o seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Esse seguro é administrado pela empresa Líder. Essa empresa é um consórcio criado através da união de todas as empresas seguradoras que operam no Brasil. 
Conhecido por seguro obrigatório, o DPVAT é arrecadado quando se faz o licenciamento anual do veículo. 
O valor da arrecadação é dividido em 3 partes: 
- 50% vai para o consórcio pagar acidentes de trânsito
- 45% vai para o Sistema Único de Saúde (SUS) e
- 5% vai para a máquina administrativa do DENATRAM.
Ele é recolhido em todos os Estados. Mas ninguém sabe exatamente (exceto a empresa Líder) quanto é arrecadado anualmente no DPVAT. Isso porque o DENATRAM afirma que existe um número X de veículos no Brasil, enquanto as montadoras de veículos afirmam ser outro o número.