Blog do Jornal Dois Irmãos


22 de mai. de 2014

Produção de curtas-metragens na escola 29 de Setembro conta com ajuda de Brasília

Alunos durante videoconferência na tarde desta quinta 
Desde março, os alunos do 8º e 9º ano da escola municipal 29 de Setembro, bairro Moinho Velho, estão se transformando em atores, diretores e produtores de cinema.
As atividades estão sendo desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e Informática Educativa, o trabalho foi nomeado de Projeto Cinema na 29. O objetivo é produzir um curta-metragem, em que os alunos farão todo o trabalho, desde escrever o roteiro, produzir figurino, procurar local apropriado para filmagem, filmar e editar o filme.
Na manhã desta quinta-feira, por meio de videoconferência, Mirela Martoreli, coordenadora do site Nuvem TV, trabalhou com os alunos técnicas de desenvolvimento da criatividade para criação de roteiros. A coordenadora conversou com os alunos direto de Brasília. Conforme a professora de informática Rosmeri Ceconi, para os alunos a escrita do roteiro é a parte mais difícil, pois eles nunca tiveram contato com este tipo de escrita. “A aula de criação de roteiro possibilita a eles se apropriarem de técnicas que facilitam a escrita, para que o roteiro possa efetivamente virar filme”, diz a professora. O projeto deve ser concluído até final de novembro e apresentado no Festival de Danças da escola. O tema dos cinco curtas-metragens é livre.
Um dos grupos composto por Lucas Rockenbach, 14 anos, Evelyn de Mattos, 13, Douglas Gilberto Silva, 16, Isabel Cristina, 13, e Eliza de Oliveira, 15, já definiram o tema e personagem do curta. “Já fizemos muitas pesquisas e decidimos que contaremos a história de zumbis em Dois Irmãos. Já pesquisamos como fazer a maquiagem das cicatrizes”, comentam os estudantes do grupo, entusiasmados com o projeto. O título do curta do grupo será D.L.E.I.E. Zumbis, todos os integrantes do grupo terão que se revezar como personagens e nos bastidores.

É hora de recomeçar!

Desolada, dona Celma olha a destruição pela janela
Após ter a casa tomada pelo fogo na manhã desta terça-feira, a família de Valtair da Silva Rosa, de 55 anos, o Sargento Rosa, busca forças para recomeçar. Para isso, eles contam com a solidariedade de familiares, amigos, vizinhos e de pessoas que eles sequer conhecem.

A família perdeu tudo, desde móveis e documentos, até fotos que registraram os momentos vividos por eles nos 24 anos em que moraram na casa. O dinheiro economizado pela filha mais nova, Ana Paula, de 19 anos, que seria investido em sua faculdada de Administração de Empresas, também foi destruído. Atualmente, Rosa morava na casa com a esposa Celma, os filhos Diego e Ana Paula e o neto Nícolas, de apenas 4 anos.
Na tarde desta quarta, o Jornal Dois Irmãos esteve novamente no local do incêndio, acompanhado de dona Celma, que ainda com um semblante muito triste, lembra as cenas da tragédia de ontem, mas também, já agradece a todos que estão sendo solidários com a família. “Desde ontem, muitas pessoas vieram até nós para ajudar. Uma das cenas que mais me emocionou foi quando as crianças aqui perto de casa trouxeram brinquedos para o Nícolas. Um menino trouxe um brinquedo que até já estava quebrado, o outro veio com os braços cheios de ursinho. Me emocionei quando os vi, tão pequenos e com uma atitude tão bonita”, lembra ela.
Entre as coisas que foram destruídas pelo fogo estavam também injeções e outros medicamentos do sargento aposentado, que é transplantado de fígado há cerca de dois anos. A maior preocupação da família foi essa, manter o tratamento do pai em dia. “Durante um ano, ele precisa ir toda a semana para Porto Alegre. Uma das injeções, que custa 6 mil reais, ele recebe do governo, mas mesmo assim, todos os meses investimos cerca de R$1.500,00 em remédios. Todas as semanas ele passa por exame de sangue e consulta”, diz ela, destacando que a Secretaria de Saúde se colocou a disposição para transportar Rosa quando necessário. Como dona Celma comentou, desde ontem eles estão recebendo doações. Entre as coisas que ainda faltam estão mesa, cadeiras, sofá e geladeira. “Pagamos ontem a segunda prestação da TV e da geladeira”, lamenta ela.
De acordo com ela, nestes primeiros dias, a família está ficando na casa de conhecidos, mas já procura uma casa para alugar. “De preferência, que seja perto. O Rosa já disse que não vai sair daqui, e assim que a gente puder, vamos começar a construir nossa casa neste mesmo lugar”, ressalta Celma.
A perícia esteve no local esta manhã e uma das hipóteses é de que o incêncio tenha sido causado por um curto-circuito.


COMO AJUDAR - Quem quiser ajudar a família pode entrar em contato pelo 9786-8584. Doações também podem ser entregues na Escola de Música Tio Joaquim (Av. 25 de Julho, 1311). Contato pelo 3564-3748, 8400-9177 ou 9353-4171.

21 de mai. de 2014

Lavar as embalagens antes de colocar no lixo é o mais correto?

Todo dia, 17 toneladas de lixo chegam ao depósito da cooperativa
Você lava as embalagens dos produtos consumidos em casa antes de jogá-las na lata de lixo? Sim? Bom, com certeza a sua intenção é das melhores, e você deseja viabilizar a reciclagem na sua cidade. Mas esta pode não ser uma atitude tão sustentável quanto se imagina. Observando mais a fundo, nos deparamos com o desperdício de água potável e com o aumento da quantidade de esgoto despejado nos sistemas de coleta.
A fim de esclarecer algumas dúvidas a respeito desse assunto, visitamos a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, e falamos com o secretário da entidade, Roberto Araújo da Silveira. Roberto disse que é muito complicado dizer o que é certo e o que é errado nessa situação. É óbvio que as embalagens com restos de alimentos dificultam o trabalho e aumentam o tempo gasto para poder realizar a reciclagem desse material. Para isso, Roberto sugere uma alternativa muito sustentável. “As pessoas não precisam abrir a torneira e gastar água limpa para lavar os recipientes, elas podem fazer a limpeza, por exemplo, com a água da cuba que fica no fim da louça, ou então com o resto da água da máquina de lavar roupa. O importante é não deixar os potes muito sujos, ou com restos de comida grudados”.
Roberto mostra os livros que são descartados
Todos estão disponíveis para doação
Por muito tempo o lixo da cidade era encaminhado para Minas do Leão, mas desde o início do ano o lixo não aproveitado é encaminhado para São Leopoldo. A Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos é considerada modelo em organização e aproveitamento do material recebido. Por dia, o depósito recebe em média 17 toneladas de lixo seco e molhado, onde apenas o lixo seco pode ser aproveitado. São 24 pessoas trabalhando no depósito e 12 na coleta. “Hoje em dia conseguimos reciclar em média 20% do material que recebemos – isso corresponde a 110, 115 toneladas por mês. Se cada um fizesse sua parte separando o lixo do modo correto em casa, esse número seria ainda maior”, comenta Roberto.




DICAS IMPORTANTES
Muitas roupas também são encontradas
Roberto também chama a atenção para pequenos detalhes que fazem toda a diferença no trabalho deles. Então fizemos uma pequena lista de dicas e curiosidades para que cada um possa colaborar um pouco mais, afinal, a reciclagem ajuda a poupar recursos naturais do nosso planeta, e isso beneficia a todos.
1° Fazer uma composteira doméstica. Os resíduos orgânicos produzidos na sua casa não precisam ser desperdiçados nem descartados, você pode usá-los como adubo natural.
2° Lavar superficialmente as embalagens, de preferência sem gastar água potável.
3° Enrolar garrafas de vidro no jornal para evitar que elas se quebrem. Se possível colocar em uma caixa e identificar.
4° Caso a garrafa já esteja quebrada, coloque todos os cacos dentro de uma garrafa pet, ou de uma caixinha tetra pak (caixa de leite).
5° Não amassar nem rasgar o papel. Assim as folhas ficam mais visíveis, facilitando o trabalho de quem separa.
6° Separe o lixo seco do molhado. Além de facilitar o trabalho na cooperativa, você não estraga o material que poderia ser reaproveitado. Um ótimo exemplo disso é o papel, que quando entra em contato com o lixo orgânico fica inutilizável.
7° Sempre deixe o lixo na rua no horário certo. Quando o lixo fica para o outro dia ele corre o risco de ser revirado por animais e espalhado pela rua.

20 de mai. de 2014

União e Green Brush garantem vaga direta na fase semifinal

No sábado, dia 17, quatro jogos marcaram a última rodada pela fase classificatória do Campeonato Municipal de Futebol 2014. Com os resultados, União e Green Brush garantiram vaga direta nas semifinais, enquanto que Balança Rede, SER Campinas, Arcanjos e Minuano disputam as outras duas vagas. Gunners e Tutaméia foram eliminados.
O clima de decisão tomou conta das equipes e das torcidas. No Parque Antártica, o Arcanjos se manteve vivo na competição após vencer o Gunners por 2 a 0. Na sequência, vitória do SER Campinas por 3 a 0 sobre o Tutaméia. No último confronto disputado no campo do União, os donos da casa venceram o Minuano por 2 a 0. Na Baixada Setembrina, o Green Brush quebrou a invencibilidade do até então líder Balança Rede, vencendo por 2 a 1. Com o resultado, o Green Brush garantiu a vaga direta nas semifinais, deixando o Balança Rede em 3º lugar pelos critérios de desempate – os dois times fizeram 16 pontos. O União terminou líder com 17 pontos.
Na briga pela artilharia, Fusca (Balança Rede) e Feno (Green Brush) dividem a liderança com 7 gols cada. Feno, aliás, fez um belíssimo gol de falta na partida deste final de semana, sem chance de defesa para o goleiro Max Gallas. O jogador também é o principal destaque da competição até o momento, com cinco votos em sete rodadas. A equipe mais disciplinada é do Minuano, com 95 pontos perdidos. O melhor ataque é do Balança Rede, que já balançou as redes adversárias 22 vezes. A melhor defesa é do União, com apenas cinco gols sofridos.

COMO FICARAM OS
CONFRONTOS DA 2ª FASE:
Com a classificação definida, os confrontos da 2ª fase ficaram assim: Balança Rede (3º) x Minuano (6º) e SER Campinas (4º) x Arcanjos (5º). Por terem melhor campanha, Balança Rede e SER Campinas jogam por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. A rodada de ida será disputada no próximo sábado, dia 24, no Parque Antártica (campo do União), com Minuano x Balança Rede às 13h30 e Arcanjos e SER Campinas às 15h30. As partidas de volta acontecem no dia 31 de maio, na Baixada Rubra (campo do Vila Rosa), invertendo a ordem dos jogos.