Blog do Jornal Dois Irmãos


20 de nov. de 2013

Carro cai em valeta na Rua Princesa Isabel

No dia 4 de novembro, o Jornal Dois Irmãos publicou uma reportagem sobre os problemas e os perigos da Rua Princesa Isabel, no Loteamento Bonamigo. A situação precária da estrada de chão já gerou inúmeras reclamações de moradores, que há anos cobram uma solução da administração municipal. Entre os problemas destacados por moradores e motoristas, estão pedras soltas, valetas na beira da estrada e subidas íngremes que dificultam o trânsito de veículos.
O risco de acidentes é constante e vários casos já foram registrados na região. Na manhã de ontem, por exemplo, um Fiat Uno que descia uma das lombas da Rua Princesa Isabel, próximo à Estrada Campo Bom, perdeu o controle e saiu da pista, parando na valeta  em frente a uma residência. O fato foi registrado pela moradora Jéssica Lima. “Ouvi as pessoas falando alto e fui ver o que tinha acontecido. Foi quando deparei com o carro na valeta. Felizmente, ninguém se machucou”, completa ela, pedindo que aprefeitura apresente um projeto para melhorar as condições da rua. 
Alguns moradores que conversaram com a redação do JDI, pedem asfalto ou calçamento com bloquetos de concreto. Eles estão organizando, inclusive, um abaixo-assinado.

19 de nov. de 2013

Não basta só falar, é preciso mostrar!

Na sessão de ontem, pelo menos três vereadores fizeram questão de levar documentos e imagens para a tribuna. 
Primeiro, foi Léo Büttenbender (PT), que reclamou da letra de alguns médicos que atendem na saúde pública do município. Ele comparou um receituário feito em computador com outro entregue no Postão 24h. “Fui a duas farmácias e nenhuma conseguiu identificar o segundo remédio prescrito na receita do Postão. Temos que acabar com isso. Alguns médicos entregam um rascunho de receita, e se o farmacêutico tem dúvida, não pode entregar o medicamento. O pior é que me informaram que isso é comum acontecer”, comentou Léo, pedindo que o secretário Jerri Meneghetti alerte os profissionais da saúde. “Na semana que vem vamos entrar com uma medida nesta casa. Se for preciso, faremos até uma Lei Municipal”.

Por falar em saúde, o vereador Paulinho Quadri (PMDB) encaminhou a Indicação 86/2013, solicitando que seja regulamentado o uso obrigatório de crachá de identificação funcional para todos os servidores públicos municipais. O objetivo é facilitar a identificação de quem não presta bom atendimento ao cidadão. Paulinho também aproveitou para mostrar o projeto do Posto de Saúde que a atual administração pretende construir no bairro União. Na sequência, Joracir Filipin (PT) foi à tribuna com a foto da entrega de uma emenda de 200 mil reais, do deputado federal Ronaldo Zulke, destinada à construção deste posto de saúde. “Nós buscamos a emenda para construir no União. Se depois trocaram por equipamento, não é culpa nossa”, comentou Filipin.

Oposição quer anulação de concurso

A polêmica do concurso público teve mais um capítulo nesta segunda-feira. Vereadores da oposição chegaram a pedir a anulação da prova realizada no último dia 3 de novembro. Para quem não lembra, uma candidata registrou ocorrência da Delegacia de Polícia, alegando que uma colega recebeu a prova rasurada, com questões marcadas. A prefeitura, porém, afirma que ela recebeu uma prova de conferência, com a numeração das questões assinaladas a lápis, e não com as repostas nas alternativas. Os vereadores também apontaram falhas no edital de licitação – a prova exigiria redação de 20 linhas, mas no edital o número seria de 15. “O edital foi muito mal elaborado, contrataram uma empresa que tem vários processos. Isso mostra incapacidade da atual administração”, declarou Márcio Goldschmidt (PT). “Temos que pedir a anulação deste concurso e levar o caso ao Ministério Público”, corroborou Joracir Filipin (PT).

Visita ao Governador do Estado


O Governador do Estado, Tarso Genro, recebeu no Palácio Piratini a visita da prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, acompanhada do secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, João Luiz Weber, e das Soberanas Jéssica Kaefer, Taís Boesing e Tainá Gerlach. Na visita, ocorrida na última quinta-feira, dia 14, a prefeita Tânia convidou o governador Tarso Genro para o XVIII Natal dos Anjos, além de comentar sobre os projetos e eventos da cidade.

18 de nov. de 2013

Calendário Escolar não deverá ser afetado pela Copa em Dois Irmãos

Um assunto gerou polêmica e preocupação entre educadores, pais e alunos no início do ano letivo de 2013. A questão era referente ao artigo 64 da Lei Geral da Copa, que determinava o recesso nas instituições de ensino de todo o país durante o período em que a Copa do Mundo estivesse ocorrendo no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. Essa determinação afetaria diretamente o calendário escolar de 2014, resultando no adiantamento do início do ano letivo de 2014 para, consequentemente, no aumento do recesso escolar de julho, de 15 dias, em média, para um mês.
Encaminhando-se para o final de 2013, instituições já definem, porém, como ficarão seus calendários para 2014. Em conversa com a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Dois Irmãos, Adriana Trierweiler, ela relatou que as datas do calendário letivo de 2014 da rede municipal de ensino devem ser confirmadas nos próximos dias. “Para que fosse montado, esse calendário contou com as sugestões das escolas. Estamos em análise e, nos próximos dias, nos reuniremos com as equipes diretivas para comunicá-las a respeito”, destaca ela.
Apesar disso, a secretária afirma que o evento não ocasionará grande impacto no calendário letivo de 2014, como era previsto, não havendo necessidade de se estender o período de férias, que deve ocorrer na segunda quinzena de julho, ou de se adiantar o início das aulas. “Em dias de jogos, será preciso fazer algumas adaptações para que seja possível assisti-los, mas não será necessário modificar todo o calendário escolar em razão disso”, completa ela.

Rede Particular 

Segundo a irmã Irene Cavalli, diretora do colégio Imaculada Conceição, a instituição também não deve estender o período de recesso ou adiantar o início das aulas. “Caso seja necessário, poderemos alterar esse calendário que está estabelecido, pois já o planejamos nesse sentido. Porém, vimos que não há necessidade, a princípio, de fazer uma mudança tão drástica nele”, revelando que as aulas em 2014 no local começarão no dia 17 de fevereiro, com o recesso ocorrendo entre os dias 24 de julho e 1º de agosto de 2014.



Rede Estadual 
As escolas da rede estadual (Affonso Wolf, 10 de Setembro e João Gräwer Filho) de Dois Irmãos também não sofrerão grandes alterações em seus calendários em razão dos jogos da Copa. De acordo com o professor Paulo Renato Dapper, diretor da escola Affonso Wolf, o período de recesso não será estendido, porém, cada escola irá se organizar e se adaptar, para que alunos, professores e funcionários possam assistir aos jogos.

Morro Reuter recebe grande público na Festa da Lavanda


Durante os últimos quatro dias, o pequeno município de Morro Reuter, com quase 6 mil habitantes, ganhou a visibilidade de pessoas de todas as regiões do Estado, do país e até do mundo. A 2ª Festa Nacional da Lavanda reuniu mais de 50 mil pessoas, segundo o prefeito Adair Bohn, e superou todas expectativas. 
- A comunidade de Morro Reuter participou da festa todos os dias, recebemos pessoas de toda a região, de várias cidades do Estado. Recebemos também pessoas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e até visitantes do Chile e Japão. Não temos dúvida de que foi um evento que deu certo. Temos a lavanda como atrativo, mas acabamos ressaltando todos os nossos potenciais - destaca Adair.
O vice-prefeito Harri Becker concorda:
- De 1 a 10, a festa foi nota 11! Estamos muito satisfeitos. Recebemos visitantes de todos os cantos do Estado e país. As pessoas elogiaram a organização, a limpeza. O público nos surpreendeu. Os corredores estavam sempre cheios de gente. Conversamos com expositores, com visitantes, e todos estavam satisfeitos - afirma Harri.
O secretário de Turismo, Rodrigo Goettems também destacou o resultado muito positivo dos quatro dias de intensa programação. 
- Nós, como organização, tínhamos uma boa expectativa, e isso felizmente se confirmou. O público surpreendeu, e devemos isso também ao trabalho realizado por toda a equipe envolvida na Festa da Lavanda. Graças ao trabalho coletivo, todas as expectativas se confirmaram. Não só nos shows, mas em todas as atividades paralelas - encontro de carros e motos, exposições, caminhada, feira dos produtores - as pessoas estiveram presentes. Conversamos com expositores, e todos elogiaram, destacando os bons negócios realizados nestes quatro dias. Já estamos preparando a próxima edição - diz ele.
A Festa da Lavanda teve grandes atrações,  com destaque para os shows nacional de Armandinho e do sertanejo Gabriel Valim.