Blog do Jornal Dois Irmãos


21 de mai. de 2015

Mudança na concessão do Paradouro foi aprovada



Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Morro Reuter, na terça-feira à noite, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de abertura de licitação e concessão da área pública do Paradouro, local onde funciona o Restaurante Paradouro. A concessão atual termina no próximo dia 1º de junho e, por isso, foi votada em regime de urgência pelos edis. A nova lei aprovada dá concessão de uso pelo prazo máximo de 10 anos para quem vencer a licitação. O lance mínimo estipulado para os interessados é de R$ 5 mil, valor que será cobrado de aluguel mensalmente. Além disso, o local destina-se a utilização para fins gastronômicos e atividades do ramo turístico. A lei solicita que o interessado que ganhar a licitação utilize o segundo andar do prédio para pousada. Caso o interessado opte por não fazer, serão acrescidos 15% sobre o valor da melhor proposta a quem usar o segundo piso para moradia ou outros fins. Atualmente, o prédio vem sendo usado sem cobrança de aluguel, apenas com a exigência da manutenção do local.

Morro Reuter terá revisão eleitoral e cadastro biométrico


Para as eleições municipais de 2016, uma das grandes novidades para os eleitores de Morro Reuter será o sistema biométrico. A inovação, testada por várias cidades do Estado, proporciona ao cidadão na hora de votar a identificação do eleitor a partir de suas impressões digitais. Ainda não há prazo definido para o início do cadastro das digitais dos 5.021 eleitores do município, de acordo com a juíza eleitoral da Comarca de Dois Irmãos, Ângela Roberta Paps Dumerque, que também responde por Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
Juntamente com o cadastro da biometria, os eleitores de Morro Reuter terão que fazer a revisão eleitoral. “A revisão terá que ser realizada porque o número de eleitores é muito próximo do total de habitantes”, explica a juíza, destacando que a sua intenção e da prefeitura de Morro Reuter é instalar uma Central de Atendimento ao Eleitor no município, para que os eleitores não precisem se deslocar até o Cartório Eleitoral de Dois Irmãos. Esta será a terceira revisão eleitoral que ocorre no município, sendo que a última foi realizada em 2007. Conforme a juíza, o não comparecimento do eleitor ou a não comprovação domiciliar implica no cancelamento do título. O título é um documento importante, sendo exigido para concursos públicos e emissão de outros documentos, por exemplo. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Morro Reuter tinha, em 2010, 5.676 moradores, e na estimativa para 2014 aparecem 6.056.
O procedimento é simples e consiste na revisão dos dados dos eleitores, além da coleta das digitais, assinatura eletrônica e foto. A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de 10 a 15 minutos para a realização da revisão eleitoral e cadastro biométrico. Os documentos necessários para a realização serão: documento de identificação (exceto passaporte), Título de Eleitor (se possuir) e comprovante de domicílio ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial, ou comunitário (contas de luz, água, telefone). Na votação em outubro de 2016, o eleitor morro-reutense já passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

ATENÇÃO!

É importante destacar que não há datas e prazos definidos para o processo de revisão e cadastro biométrico. As informações serão divulgadas posteriormente. Em caso de dúvida, o eleitor pode procurar o Cartório Eleitoral de Dois Irmãos (Av. São Miguel, 350), ou entrar em contato pelos telefones (51) 3564-1986 ou 3564-6533, de segunda a sexta, das 10h às 17h.

20 de mai. de 2015

Novo sargento na Brigada Militar em Morro Reuter


“Denunciar qualquer anormalidade para a Brigada Militar averiguar”.
É dessa forma que se apresenta o novo sargento Elton de Souza Dhein (foto), 33 anos, que assumiu há poucos dias a Brigada Militar de Morro Reuter. Com experiência de 10 anos na corporação, o sargento Elton já atuou nas cidades de Caxias do Sul, Porto Alegre, Canela, Gramado e Ivoti. A transferência de Ivoti para Dois Irmãos ocorreu no dia 1º de abril.
Ele ressalta que o apoio da comunidade é imprescindível para garantir a segurança de todos. “Qualquer anormalidade, veículo ou pessoas suspeitas, os moradores devem contatar a Brigada Militar”, diz Elton, que já percorreu a cidade por cerca de cinco horas para conhecer suas principais estradas. O que dificulta um pouco o policiamento em Morro Reuter é a sua extensa área geográfica de 88,066 km², além dos mais de 400 quilômetros de estradas.

As denúncias devem ser feitas pelo número de telefone de emergência 190, 3569-1468, 9289-2431 ou pelo 3564-6872 (BM de Dois Irmãos).

Nova sede do Ministério Público é inaugurada


A nova sede do Ministério Público de Dois Irmãos foi inaugurada na manhã desta quarta-feira. O prédio fica na Rua Novo Hamburgo, 2173, bairro Floresta, ao lado da obra do futuro Fórum.
Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o promotor público Wilson Grezzana, a juíza Ângela Roberta Paps Dumerque, o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga; o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Sérgio Hiane Harris; a prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva; o prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn; e o prefeito de Santa Maria do Herval, Rodrigo Fritzen; entre outras autoridades locais e da região.
O promotor Wilson, em um discurso emocionado, lembrou um pouco da sua trajetória até chegar em Dois Irmãos no ano de 1995. “Já surgiram várias oportunidades de remoção desta Comarca, mas todas foram recusadas. Apesar de não ter laços familiares na região, fui muito bem acolhido aqui”, contou ele, não esquecendo de citar as partidas de futebol com os amigos e do “Schoff-Kop”, jogo de carteado denominado em alemão e que significa cabeça de carneiro (em tradução livre).
Sérgio Harris recordou o início do Ministério Público no município, quando era instalado em uma pequena sala do Poder Judiciário. “Nós temos aqui um prédio com alicerce, pilares, areia, tijolos e outros materiais. Mas nada disso adianta se não tivéssemos o alicerce moral e espiritual, e isso é a legitimação alcançada com o nosso trabalho”, afirmou o presidente da associação, destacando que a conquista da sede dá um sentimento de orgulho e felicidade, mas um misto de mais responsabilidade diante da comunidade.
A prefeita Tânia ressaltou a disposição do promotor e da juíza da Comarca. “Indiferente das bandeiras partidárias na cidade, eles estão sempre a postos para nos ajudar em qualquer horário ou qualquer assunto”, diz a prefeita. O procurador Eduardo destacou que, no Rio Grande do Sul, 14 Comarcas estão sem sedes próprias. “Este é um prédio da cidadania. Uma sede bem equipada, com mais condições de trabalho e melhorias no atendimento a comunidade”, diz o procurador, convidando a comunidade a vir esclarecer suas dúvidas na nova casa.
Após o pronunciamento, foi feito o desenlace da fita inaugural e o descerramento de duas placas, sendo uma do registro de inauguração da Promotoria de Justiça e outra da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Ministério Público do Estado. Por fim, o promotor apresentou seu novo local de trabalho para os presentes na cerimônia.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O horário de atendimento ao público no novo prédio é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. O telefone de contato é 3564-1600.

19 de mai. de 2015

Seis meses para desocupar prédio do Postão


No último dia 29 de abril, o Ministério da Previdência Social apresentou à prefeitura de Dois Irmãos, através da Coordenadoria Regional de Novo Hamburgo, um ofício solicitando a desocupação do prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), órgão do Ministério onde funciona o Posto 24h, popularmente conhecido como Postão. A informação chegou ao Jornal Dois Irmãos no final da manhã desta terça-feira, dia 19, e foi confirmada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Jerri Meneghetti, no início da tarde.
De acordo com Jerri, contando do dia 29 de abril, a prefeitura tem prazo de 180 dias (seis meses) para a desocupação do prédio. “O espaço é cedido pelo Ministério, que também custeava os gastos de água e luz. E, desde 2004, eles vêm insistindo pela desocupação. A grande maioria dos municípios já entregou os prédios. Aqui na região são poucos os que ainda não desocuparam, e Dois Irmãos é um deles”, comenta o secretário, ressaltando que no último dia 14 o fato foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde, e colocado em discussão. “Nós temos dois caminhos. Um é a desocupação, e o outro é insistir em ficar lá até ser construído um novo espaço, o que tende a gerar uma ação judicial contra a prefeitura”, diz Jerri.

EMERGÊNCIA NO HOSPITAL
Porém, a hipótese mais provável, até o momento, é trazer a urgência e emergência do Posto 24h para dentro do Hospital São José, segundo Jerri. “Esta foi a proposta que surgiu na quinta-feira, quando o assunto foi debatido junto ao Conselho de Saúde. Um estudo já está sendo feito para avaliar se é viável ou não”, completa ele, destacando os benefícios que essa transição pode trazer. “Os atendimentos estariam centralizados, a comunicação entre as equipes médicas seria mais fácil e rápida e os pacientes não precisariam ser deslocados de um espaço para o outro para fazer um exame de raio X, por exemplo”, reforça o secretário.  
Ainda segundo Jerri, o hospital “a princípio, tem espaço físico e capacidade” para os atendimentos de emergência. Além disso, ele destaca que o custo seria menor. “Atualmente, o investimento mensal no Posto 24h é de 400 mil reais, e, caso a emergência passe para o hospital, a tendência é de que esse valor diminua”, reforça. “O prédio é do município e podemos mexer no que for preciso. Qualquer valor que for destinado à estes espaços será um investimento”. Jerri informa ainda que, a partir do mês de maio, até encerrar o prazo de 180 dias, cerca de 47% dos valores das contas de água e luz terão que ser pagos pelo município.

O QUE DIZ A PREFEITA
De acordo com a prefeita Tânia da Silva, o pedido de desocupação se deve a necessidade de um espaço maior para o INSS. “Eles alegam que precisam de mais espaço para atender a comunidade, já que atendem os municípios de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval”, diz ela, ressaltando que “há males que vem para o bem”. “Eles estão pedindo a desocupação desde 2006, com ofícios e conversas. Porém, agora nos deram um prazo. Acho que isso vai fazer com que a gente cresça e tenho certeza de que é pelo bem do município”.

NOTA DA REDAÇÃO

A ideia de passar a urgência e emergência para dentro do hospital não é nova, mas até hoje não saiu do papel. Será que agora vai?

18 de mai. de 2015

Três Passos e Hooligans avançam no Veterano


Estão definidos os confrontos pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol Sete Veterano de Dois Irmãos. Três Passos e Hooligans venceram os jogos da 2ª fase e também garantiram vaga, juntando-se a Guarani e Minuano, que já estavam classificados.
Jogando no campo do União, no domingo, o primeiro a assegurar uma das vagas foi o Hooligans, que entrou em campo com a vantagem do empate e acabou vencendo o Alianza por 2 a 1, com gols de Maiquel e Feld. Edison descontou. O destaque do jogo foi Feld. Na segunda partida, o SER Campinas também entrou em campo com a vantagem do empate, mas acabou perdendo a vaga para o Três Passos, que comandou uma bela vitória por 4 a 1. Os gols da classificação foram de Cleider (2), Hilário e Josse. Darlei descontou de pênalti para o Campinas. Com dois gols na partida, Cleider foi o nome do jogo. As semifinais acontecem no próximo domingo, dia 24, no campo da Associação de Moradores do Travessão. Às 9h15 jogam Guarani x Três Passos, e às 10h15 se enfrentam Minuano e Hooligans.

Já o Campeonato Municipal de Futebol Sete Adulto terá sua grande final no próximo sábado, dia 23, também no campo da Associação de Moradores do Travessão. Arcanjos e Estrela decidirão o título em jogo único, às 15h. Se houver empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis. Não haverá disputa de 3º lugar, que ficará com o time que foi eliminado para o campeão na fase semifinal. O Arcanjos derrotou o Arsenal e o Estrela eliminou o Nativus.

Idosos dão show nos Jogos da 3ª Idade


No último sábado, dia 16, aconteceram os Jogos de Integração da 3ª Idade, promovidos pelo Departamento de Desporto de Dois Irmãos. Durante todo o dia, mais de 700 idosos de 15 cidades da região participaram de alongamentos, jogos de câmbio e basquete reloginho, caminhada orientada, dança, jogos de mesa e bocha, no Colégio Imaculada Conceição. Teve também erva mate e água quente disponibilizada pela Natumate durante todo o dia, garantindo boas rodas de chimarrão acompanhadas de conversas regadas a muitos sorrisos.
A abertura do evento, logo cedo pela manhã, foi prestigiada por autoridades locais, entre elas a prefeita Tânia da Silva, secretários e vereadores. Durante seu pronunciamento, a prefeita aproveitou ainda e parabenizou o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física, Astério Mombach, que atua no Departamento de Desporto. “O Astério é o maior incentivador do esporte e da hidroginástica para os idosos. Cobra das pessoas e os incentiva a praticar exercícios físicos. É uma das pessoas que faz a diferença no nosso município”, destacou ela, ressaltando ainda que “o idoso de Dois Irmãos pode ser considerado sim uma pessoa ativa”.

A prefeita agradeceu também aos grupos que participaram do evento. “Aqui em Dois Irmãos amamos receber pessoas, por isso somos um doce de cidade. A todos que estão aqui hoje, o nosso muito obrigado, e voltem sempre”, finaliza.

Dia 24 tem Encontro de Fuscas na Fenac


Tudo cabe em um Fusca: amizades, romances, família, aventuras e histórias. É com essa chamada no seu folder de divulgação que o Clube Fusca Show, de Novo Hamburgo, convida para o 12º Encontro Estadual de Fuscas, que será realizado no próximo domingo, dia 24 de maio, das 9h às 17h, nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
O evento contará com a participação de proprietários e colecionadores de toda a região. A expectativa dos organizadores é reunir 500 veículos antigos, entre fuscas e derivados, e o público é estimado entre 5 e 8 mil pessoas. O espaço abre para os expositores no sábado, dia 23, das 14h às 19h, e no domingo, das 8h às 13h. Podem participar modelos originais ou modificados, com troféu de participação, camiseta para os inscritos, troféu para o clube com maior número de carros inscritos e troféu de premiação para veículos. Haverá exposição de carros de corrida da Copa Fusca e cerca de 50 veículos do Top Classic. “Todos estão convidados a prestigiar, é um evento para toda a família”, diz Eduardo Dapper, um dos sócios do Clube Fusca Show, que foi fundado há 15 anos. Além da exposição de carros, terá mercado e exposição de peças e acessórios. A entrada por veículo participante será R$ 25,00 e um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma instituição de caridade da região. O ingresso para visitante é R$ 10,00. Mais informações no site www.fuscashow.com.br.
Na foto, em frente ao Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos, estão Matheus Bertoletti, com seu Fusca de 1969; João Führ e Daniel Premaor, com o Fusca de 1983; Eduardo Dapper, com a Variant de 1973; e Luís Rauber, com o Fusca de 1953. 

Acidente e falta de luz na Av. Irineu Becker


Por volta das 9h30 desta segunda-feira, dia 18, um caminhão de uma empresa dois-irmonense que transportava uma retroescavadeira derrubou fios de alta tensão e entortou um poste de energia elétrica na Av. Irineu Becker, na entrada da cidade. O fato ocorreu no momento em que o caminhão, que vinha da BR-116, fazia a conversão para entrar no pátio da empresa, que fica à esquerda. Desde então, o local ficou isolado e o trânsito interrompido nos dois sentidos, desde a entrada da cidade até a esquina com a rua São Leopoldo. Por volta das 16h, uma equipe da AES Sul seguia trabalhando no local, mas a energia não havia sido restabelecida.
Além de residências, estabelecimentos, empresas e serviços públicos também foram afetados pela falta de luz. Na rodoviária, por exemplo, o local de embarque e desembarque de passageiros precisou ser alterado. A empresa também teve o sistema comprometido e ficou impossibilitada de vender passagens. Transtornos também foram registrados na empresa de calçados Usaflex, onde cerca de 300 funcionários do setor de costura ficaram praticamente parados. “Era por volta das 10h quando ficamos sem luz. Desde então estamos realizando apenas serviços que não necessitam de maquinário”, lamentou um funcionário.
O Fórum de Dois Irmãos também esteve paralisado durante quase todo o dia. “Estamos completamente parados, pois todo o nosso trabalho depende do sistema. Esperamos que o serviço seja normalizado o mais breve possível”, destacou a juíza Ângela Paps Dumerque. 

Caminhada para romper o silêncio


Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes nesta segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, através do Departamento de Assistência Social e com o apoio de diversas entidades locais, promoveu uma caminhada pelas ruas centrais de Dois Irmãos.
A ação teve como lema “Vamos Romper o Silêncio!”. O grupo partiu da Praça do Imigrante, seguindo pela Av. 25 de Julho em direção a Av. Irineu Becker e Av. São Miguel, até o Largo Felippe Seger Sobrinho, onde encerrou o evento. Pela manhã, no bairro São João, atividade semelhante ocorreu pelas principais ruas do bairro e reuniu cerca de 150 pessoas, a maioria de estudantes da escola municipal Paulo Arandt. Segundo Leila Giehl, do Departamento de Assistência Social, a ideia principal é alertar sobre as violências que crianças e adolescentes sofrem todos os dias. “As pessoas devem denunciar qualquer anormalidade percebida com crianças e adolescentes para os órgãos competentes”, diz ela, destacando que na cidade, foram registrados 18 casos nos últimos 12 meses. Participaram da caminhada estudantes das escolas 10 de Setembro e Primavera, do Colégio Imaculada Conceição, Projeto Global, Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), ONG São Francisco, Associação do Bairro Navegantes, além de representantes da CAPS, CREAS, SMED, COMAD, CMDCA, Brigada Militar, Polícia Civil, APAE e Secretaria de Saúde, entre outros.
Qualquer denúncia contra abusos de crianças e adolescentes pode ser feita pelo Disque 100, que funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. Denúncias também podem ser feitas para o Conselho Tutelar pelos telefones 3564-1984 ou 9199-1869 (plantão), Polícia Civil pelo 3564-1190 e Brigada Militar pelo 190.