Blog do Jornal Dois Irmãos


16 de ago. de 2013

AMIZADE que não se compra. Se encontra!


Quem na infância nunca teve vontade de ter um animal de estimação? Se teve, certamente desejou ter tido muitos outros. Qual a explicação para uma amizade tão fraterna entre dois seres que são incapa­zes de se entender através de palavras, mas que com olhares e gestos conseguem entrar na mais completa sintonia? Em Dois Irmãos, ultimamente essas belas amizades tem tido lugar certo para começar, e atende pelo nome de Associação Amigos dos Animais. Adotar, para essas pessoas que re­solveram dar a esses animais uma segunda chance, é muito mais do que um dever social, é um ato de amor a um ser que não pode se defender. O Jornal Dois Irmãos foi atrás de relatos e histórias de animais que passaram por “maus bocados”, mas que conseguiram encontrar pessoas que estavam dispostas a lhes dar atenção e carinho. Pessoas que não estavam preocupados com o “pedigree” ou idade de um animal, mas apenas em ter ao seu lado um companheiro fiel. Quem sabe esses relatos não consigam motivar você, leitor, a se dar a chance de encontrar um ver­dadeiro amigo.


“Mas o que esses animais te dão 
em troca é recompensador. Eles são dóceis,
 são fiéis.Verdadeiros amigos!”

Marcelo e Michele

Apesar de há muito tempo nutri­rem a vontade por ter um animal de estimação, a ocasião surgiu apenas depois que o casal saiu do apartamen­to em que moravam e foram viver em uma casa no bairro Travessão. “Todo mundo se compadece com a situação dos animais que são abandonados, mas são poucas pessoas que se dis­ponibilizam a abraçar a causa, que seja adotando ou aju­dando a associação”, destaca Marcelo Ba­zanella, sobre o que motivou o casal a adotar três cães num período de pouco mais de um mês. “Ao adotar um cão, você tem que estar ciente de que ele já vai vir com certos tiques, manias, e requerem certos cuidados. A Mel, por exemplo, como ficou mui­to tempo na rua, não há quem consi­ga tirá-la de dentro de casa”, explica Michele Baza­nella. “Mas o que esses ani­mas te dão em troca é recom­pensador. Eles são dóceis, são fiéis. Verdadeiros ami­gos!”. Além da Mel, uma cadela da raça Cocker, de 3 anos, o casal possui ainda mais dois cães, também adota­dos da associação. Xuxo, um Cocker com 7 anos, e John, aproximadamente 3 anos, mas que, por enquanto, ainda continua na associação. “Nesta se­mana o pátio deve ser cercado, com isso poderemos trazê-lo pra cá. Não fizemos antes, para evitar que ele pre­cisasse ficar acorrentado. Além disso, também vamos construir um espaço que seja para eles”, relata Michele.


“Animais têm sentimentos,são afetuosos e nos trazem
alegrias, além de estarem dispostos e receber atenção”

 A Mel desta história pertence a Vanderlei Phillipsen. Foi a fragilida­de, segundo o dono, que o sensibili­zou e o fez ficar encantado pela Boxer. Quando a encontrou, ele relata que, apesar dos esforços da associação, ela ainda encontrava-se muito debili­tada e desnutrida. Quando a acolheu, Vanderlei relembra que estava ela abrigada na casa de voluntários. “Ela precisava apenas de um lar e atenção. É um animal lindo, dócil e de grande porte, coincide com o animal que eu já tenho”, relata ele. O animal a qual Vanderlei se refere é Scooby, um Rot­tweiler que ele também adotou, po­rém ainda pequeno, de um casal que se mudou para outra cidade. “O con­vívio com a Mel trouxe organização para a minha vida. Além disso, é rela­xante vê-la se divertir com o Scooby ao brincar pelo pátio”, relata Vanderlei sobre a chegada de mais um animal em sua vida. “Animais têm sentimentos, são afetuosos e nos trazem alegrias, além de estarem dispostos e receber atenção. São bons companheiros e ofe­recem também proteção e momentos muito agradáveis”, afirma Vanderlei.



“Escolhi ela, pois tive a intuição de que ela

era a cachorrinha certa para a nossa família”

 Mesmo com apenas 11 anos, a estudante Patrini Birck tomou a iniciativa de adotar a cachorrinha Duda, depois de vê-la pela primei­ra vez. “Sempre quis uma cachor­rinha, e quando a vi me apaixonei por ela, era tudo o que eu mais queria. Um amigo para todas as horas, muito dócil e carinhosa”, descreve ela. Patrini relembra da situação a qual Duda havia sido exposta, durante o tempo que ficou na rua. “Ela estava muito magra, era tímida, assustada... Es­tava comendo lixo no bairro Bela Vista, tinha sido atropelada e teve 9 fraturas, o veterinário disse que ele não sabe como ela conseguiu se recuperar de tão machucada que estava”, relembra ela. Antes de encontrar Patrini, Duda havia sido adotada por outras pessoas que a abandona­ram. “Eu vi a foto dela, me comovi com a histó­ria e pedi para minha mãe ligar para a associação para ir olhá-la. Agora estamos todos felizes com a nossa linda Dudinha”, relata Patrini, destacan­do que com a companhia do animal ficou mais disposta e motivada a fazer as atividades do dia a dia. “Escolhi ela, pois tive a intuição de que ela era a cachorrinha certa para a nossa família. Aconselho todas as pessoas a adotarem um ani­mal. Nossa vida melhora muito, ao levar felici­dade a alguém que precisa tanto do nosso amor e carinho”, frisa Patrini.



“Adotar é um dos atos mais humanos que podemos ter.
Qualquer minuto que ele receber da sua atenção,
será o bastante para mudar a vida desse bichinho”

Apaixonada por animais desde sempre, a professora Sabrina Führ, 27 anos, destaca que adotar um animal é dar uma segunda chance a quem foi vítima do abandono e descaso alheio. “Muitas vezes esses bichi­nhos não receberam o amor e o carinho que eles tanto merecem”, afirma ela. Depois de tanto sofrimento vagando pelas ruas, com fome e bastante debilitado, Panho, o cachorro adotado por Sabrina, finalmente encontrou alguém que estava disposto a lhe dar todo o carinho e preocupação que ele merecia. Como se não bastasse, ga­nhou até um nome exclusivo. “O nome é uma adaptação da palavra Peng You, que significa amigo em Mandarim. O nome nos pareceu perfeito devido à amizade instantânea que desenvolvemos com o Panho”, relata Sa­brina. Ela relembra que a grande motivação ao escolher Panho, além da paixão por animais, foi a tristeza que o animal carregava no olhar de­pois de todo o sofrimento que passou. “Quan­do cheguei no canil todos os cachorros vieram felizes nos saudar nas grades, latiam e abana­vam seus rabinhos... Com exceção do Panho, que ficou sentado no fundo de seu cercadinho, cabisbaixo”, relembra ela. Apesar de ter muda­do bastante a sua rotina, a professora destaca que Panho é uma ótima companhia e que já não consegue mais se imaginar sem tê-lo ao seu lado. “Adotar é um dos atos mais humanos que podemos ter. Qualquer minuto que ele receber da sua atenção, será o bastante para mudar a vida desse bichinho. E a sua vida? Bom, lhes garanto que ela nunca mais será a mesma!”.

Seu filho está com vacinas atrasadas?

 Inicia no próximo dia 24 de agosto a Campanha Nacional de Multivacina­ção, que tem como objetivo principal atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação, na caderneta de saúde das crianças me­nores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias). A campanha segue até o próximo dia 30 de agosto e a meta é atender 1.100.000 crianças no país.
Em Dois Irmãos, no primeiro dia da campanha, 24 de agosto, será promovi­do o Dia D. Os pais e responsáveis po­derão levar seus filhos, acompanhados de suas cadernetas de vacinação nos postos do Centro, São Miguel, Traves­são, São João e Bela Vista, das 8h às 17h. De segunda a sexta-feira, os pos­tos do Centro, Travessão, São João e Bela Vista estarão atendendo das 7h30 às 16h30. O horário do posto do São Miguel ainda não foi definido. A che­fe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, destaca a importância da participação de todos para a atualização da carteira de vacinação. “As crianças têm que estar em dia com as vacinas. Isso dá segurança aos pais e à toda a comunidade”, completa ela.

Na campanha de multivacinação serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocó­cica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).  

Caminho da escola com ônibus novo

Receberam o ônibus em Esteio, o motorista Leandro Luft, o prefeito Adair Bohn,
o vice Harri Becker e o secretario de Educação Marcio Malgarin
Quarenta e três lugares, com acessibilida­de para cadeirantes e suspensão especial para rodar em estradas de interior. Este é o novo ônibus, modelo Volksbus 15-190 recebido pela Administração de Morro Reuter, na ma­nhã desta quinta feira, dia 15. A solenidade de entrega aconteceu junto ao Parque de Ex­posições Assis Brasil, na cidade de Esteio.
O reforço no coletivo escolar vai benefi­ciar os alunos da área urbana e rural, sobre­tudo aqueles que possuem dificuldades de locomoção, já que o novo veículo é adaptado com elevador para garantir a acessibilidade de todos os estudantes.
Para o secretário de Educação, Márcio Mal­garin, esta aquisição é uma grande benfeitoria para a comunidade escolar. “Proporcionar aos alunos mais conforto para que eles cheguem à escola com tranquilidade e segurança é ga­rantir mais qualidade para o aprendizado dos mesmos”, destacou. Ainda segundo ele, o veí­culo parte agora para a regularização burocrá­tica, e dentro de poucos dias, estará rodando no transporte escolar do município.
Mesmo em férias, o prefeito Adair Bohn acompanhou o vice-prefeito e atual chefe do executivo em exercício, Harri Becker, e o se­cretário de Educação à solenidade de entrega. ”Este é mais um veículo conquistado pela nossa administração para proporcionar me­lhores condições à nossa comunidade esco­lar. Não medimos esforços para buscar novas aquisições para nosso município, tanto é, que este é o décimo primeiro veículo conquistado desde o ano de 2009.”, comentou o prefeito.
Conforme o secretário Márcio, o município conta com mais um ônibus de 49 lugares, um micro-ônibus de 28 lugares e uma van de 14 lu­gares. Além de contar com oito linhas de trans­porte terceirizadas que diariamente realizam 630,9 quilômetros. A frota própria da Secretaria de Educação realiza 230 quilômetros diários.
“São transportados diariamente 507 estudan­tes da rede municipal e 349 da rede estadual de ensino. Vamos ver qual a linha terceirizada que é mais onerosa, para reduzirmos os gastos e usarmos o nosso novo ônibus”, explica Márcio.

O veículo foi entregue pela Secretaria Esta­dual de Educação de acordo com o tamanho da área municipal e o número de alunos transpor­tados, através do Programa Caminhos da Esco­la. O veículo teve um custo de R$ 196.500,00.

Cantando Herval é neste sábado

O IX Cantando Herval é atração neste sábado, dia 17, no Auditório do Grupo Herval. O evento inicia às 20h, com par­ticipação do Vocal Herval, Coral Munici­pal de Roca Sales, Coral de Estrela, Big Em Canto de Farroupilha e Grupo Vocal FAE (Faculdades Equipes de Sapucaia do Sul). O Vocal Herval tem a regência de Ronei Pehls e traz no seu repertório sucessos como “Nascemos Pra Cantar”, de Danny Moore, na versão de Chitãozi­nho e Xororó; “Girassóis”, de Duca Lein­decker, “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, e “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo Barros. O ingresso é 1 quilo de alimen­to não perecível ou produtos de higiene e limpeza que serão revertidos para en­tidades assistenciais de Dois Irmãos. Os convites podem ser adquiridos com co­ralistas do Vocal Herval ou na recepção do Centro Administrativo da empresa.

24ª Feira do Livro Falta pouco

 Cinema e Literatura -
Produzindo Leitores e
Criando Imaginação

É deste tema que parte a 24ª edição da Feira do Livro de Dois Irmãos, que acontece na próxima semana, de 21 a 25 de agosto, na Praça do Imigrante.

O evento literário contará com a par­ticipação de diversos escritores. Além do patrono José Clemente Pozenato, a feira receberá Alexandre Brito, Caio Ritter, Helô Bacichette, Jane Tutikian, Marô Barbieri e Letícia Wierzchowski, famosa autora de “A Casa das Sete Mulheres”, que já foi até minissérie na Rede Globo. Em todos os dias da pro­gramação haverá bate-papo com escri­tores. A programação também terá exi­bição de Cine 3D, mostra estudantil de produção audiovisual, mostras Cinema e Literatura do Cine - Sesc e Curtas da Casa de Cinema de Porto Alegre, além da exposição Cinema e Literatura.
Apresentações artísticas também estarão fazendo a alegria do público durante a feira, entre elas, “Música em Preto e Branco”, do Circo Petit Poa; “Bocalis interpreta Cinema”, do Grupo Bocalis; “Pois é Vizinha”, da Compa­nhia de Solos & Bem Acompanhados; “O Baile dos Anastácios”, do Oigalê; “Borimbolá No Mundo Paralelo”, do Borimbolá; Show e apresentação do documentário “Origens”, de Ernesto Fagundes; e “Homens de Perto 2”.
A coordenadora do Departamento de Cultura de Dois Irmãos, Solange Kamphorst, destaca a grande expecta­tiva para o evento deste ano, que pas­sou do Largo Felippe Seger Sobrinho para a Praça do Imigrante. “Depois de muito trabalho, está tudo pronto. Na segunda ou terça começamos a orga­nizar o espaço da praça”, comenta a coordenadora. Até agora, 1.860 alunos da rede municipal de ensino já estão agendados em atividades específicas da feira. “Todos estão convidados a prestigiar a feira”, convida Solange.
SEIS LIVREIROS

A 24ª Feira do Livro de Dois Irmãos contará com seis livreiros. Participa­rão da feira: Centro Espírita de Dois Irmãos, Brique de Nóia, DS Livros, Book Haus, Noble Book e Simusinos.

Por falar em UPA

Homem é detido por prática ilegal
da medicina na UPA de VACARIA

Nas últimas semanas, não se fala em outra coisa em Dois Irmãos. A polêmica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) teve um capítulo decisivo na quarta-feira, durante a audiência pública na Câmara de Vereadores. A prefeita Tânia da Silva confirmou que não vai construir a UPA e a prefeitura deve perder 140 mil reais destinados à elaboração do projeto. Tânia alega que a prioridade da atual administração é a reestruturação do Hospital São José e que o município não tem orçamento para construir a UPA.
O curioso é que, no mesmo dia da audiência em Dois Irmãos, um homem foi detido por exercício ilegal da medicina na UPA de Vacaria. Uma das autoridades presentes na audiência pública foi a secretária de Saúde do município serrano, Angelita Herrmann, que destacou a importância da unidade na melhora do atendimento à população. Leia a seguir a notícia publicada no site da Rádio Esmeralda (93.1 FM) Vacaria:

Identificado suspeito de exercício irregular
da medicina que atuou na UPA de Vacaria
A Polícia Civil, em operação conjunta das delegacias dos mu­nicípios de Vacaria e Bom Jesus, deteve na tarde de quarta-feira, dia 14, A.P., homem de 38 anos, natural de Bento Gonçalves, pela prática de crimes de exercício ile­gal da medicina. De acordo com a investigação, o suspeito estava exercendo irregularmente a medi­cina, sem ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), nas cidades de Vacaria, São José dos Ausentes e André da Rocha.
Segundo o delegado Ander­son Silveira de Lima, titular da DP de Vacaria, foram coletadas provas de que o investigado pres­tou atendimentos, neste mês de agosto, na Unidade de Pronto­-Atendimento (UPA) de Vacaria. Além disso, há fortes indícios de que ele tenha exercido irregular­mente a medicina em André da Rocha. Na quarta, por volta das 15h, a equipe de policiais civis coordenados pela delegada Tha­lita Giacomitti Andrich, de Bom Jesus, flagrou o suspeito nas de­pendências do posto de saúde de São José dos Ausentes. No local, foram extraídas fotocópias de documentos que comprovam que A.P. atendeu pacientes na cidade.
O suspeito foi levado para a DP de Bom Jesus. Em depoimen­to, ele disse ter cursado e se for­mado em medicina em Cuba e que estaria providenciando o registro no Conselho Regional de Medici­na do RS. A.P. irá responder a ter­mos circunstanciados instaurados pelas delegacias de Vacaria e Bom Jesus para apuração dos crimes de exercício ilegal da medicina. Cópias dos procedimentos serão en­viadas ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina.

15 de ago. de 2013

SEM UPA!

Prefeita Tânia joga a pá de cal
no projeto da nova emergência
Tânia disse que a prefeitura não tem
orçamento para construir uma UPA
Foi uma noite para discutir o que já estava decidido faz muito tempo: a prefeita Tânia da Silva não vai construir a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Dois Irmãos. Já passava das 21h quando ela finalmente se pronunciou na audiência pública desta quarta-feira, realizada na Câmara de Vereadores.
- Não podemos fazer a UPA porque não temos orçamento para isso. Há dois anos foi feita uma escolha: a compra do hospital. E nem preciso lembrar que ele não foi pago. Esse prédio com mais de 50 anos precisa ser reformulado, agora é municipal. Nosso sonho é que o governo federal e o Estado venham perguntar “o que vocês precisam?”, e não mandem projetos prontos. O que precisamos são as referências, e não o pronto-atendimento. Neste momento, temos que fortalecer a atenção básica e um prédio que já está aqui, que é o hospital – declarou ela, jogando a pá de cal sobre o projeto da UPA, encaminhado pela administração passada.
Pouco antes, o secretário de Saúde mostrou certa irritação:
Jerri estava irritado na tribuna
- A UPA não foi construída ainda porque a administração anterior não deixou projeto, sequer licitou. Talvez, não tinham tanto interesse assim ou foi por causa da dificuldade financeira. Estão fazendo a pirâmide inversa, querendo começar pelo telhado. Dois Irmãos ainda não tem condições de construir essa UPA. Foi deixada a pendência do hospital, que já pagamos 900 mil até aqui, e duas unidades básicas que temos que construir para não perder recursos. A UPA não é a solução de todos os problemas – disparou Jerri Meneghetti.
O secretário disse ainda que investir na UPA neste momento seria um atropelo:
- Um técnico do próprio Ministério da Saúde recomendou a devolução deste recurso (140 mil reais para fazer o projeto da UPA, cujo prazo encerra no final de setembro), em razão da reestruturação da atenção básica, que hoje não cobre 30%; e do Hospital São José – concluiu.
Nos bastidores, fala-se num grande projeto de ampliação e modernização do hospital, inclusive com a transferência da urgência e emergência para lá.
Agora, quando isso vai acontecer de fato, só Deus sabe.
Leia a cobertura completa da audiência de ontem, com opiniões contra e a favor no Jornal Dois Irmãos de hoje, dia 15/08.

Imaculada recebe intercambista belga

Turma da 3ª série do Imaculada. Apoio dos colegas tem sido fundamental, destaca Charlte
Charlotte com a colega Pâmela
Os próximos 10 meses serão de­safiadores para a estudante de in­tercâmbio belga Charlotte Alpaerts, 18 anos. Há pouco mais de uma se­mana no Brasil, no momento, a jo­vem tem contado, principalmente, com o auxílio de seus hostes (pes­soas, normalmente famílias, que ficam responsáveis por hospedar estudantes estrangeiros) e de seus colegas do 3º ano do Colégio Ima­culada Conceição, para se adaptar à nova rotina, hábitos e costumes brasileiros.
Moradora de Lier, uma cidade com pouco mais de 33 mil habi­tantes ao norte da Bélgica, a jovem relata que ao decidir participar do intercambio deu três opções de pa­íses entre os quais gostaria de realizar intercâmbio, no caso, Brasil, Argentina e Estados Unidos, ficando a cargo da organização responsável pelo inter­câmbio, a decisão de que ela viria ao Brasil.
Sobre as diferenças e semelhanças en­tre os dois países, a intercambista relata que a alimentação do brasileiro foi algo que lhe chamou muita atenção. “Vocês consomem muito arroz, feijão e carne no almoço e no jantar. É diferente, pois na Bélgica o essencial nas refeições são os vegetais. A impressão que eu tenho é de que não parece saudável”, relata ela. Além desse hábito, o costume do gaú­cho de compartilhar o chimarrão uns com os outros e o fato de ser comum as pessoas deixarem as portas de suas re­sidências abertas foram costumes que causaram certo espanto na estudante em sua chegada. Porém, a jovem belga destaca que ficou admirada com o sa­bor delicioso do churrasco e também da caipirinha.

Não foi apenas a rotina da jovem intercambista que mudou, a dos seus colegas e professores também. “Todos têm se esforçado em ajudá-la com o idioma, mas, principalmente, em fazê­-la se sentir à vontade”, destaca a es­tudante e colega de Charlotte, Pâmela Aimi. Sobre a família que tem a hos­pedado, Charlotte destaca que o empe­nho deles também tem sido decisivo na sua adaptação. “Eles me auxiliam mui­to com a questão da língua, mas não só isso. Eles se preocupam comigo e fa­zem de tudo para me deixarem confor­tável”, destaca ela, que está hospedada na residência da ex-prefeita de Morro Reuter, Elaine Capeletti.

21ª Seminarfest é neste domingo

Seminário Maria Auxiliadora de Dois Irmãos tem 24 seminaristas de diversas cidades da região
“A festa é uma oportunidade de encontro com a comunidade que nos ajuda na formação espiritual e financeira. Convido todos a participarem da missa e da confraternização”, convida o seminarista Diego Rafael Dullius, 17 anos, para a tradicional Seminarfest do Seminário Maria Auxiliadora de Dois Irmãos.
Conforme o reitor do seminário, padre Alex Graminho Boardman, a confraternização inicia às 10h, com a missa celebrada pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel, na Igreja Matriz São Miguel. “Na data também será celebrada a missa de 7º dia de falecimento do padre Neiton Hartmann e serão prestadas homenagens”, diz o padre.
Após, a partir das 11h30, será servido almoço na Sociedade Santa Cecília, tendo no cardápio saladas, churrasco, galeto e aipim. Durante o almoço terá animação de bandinha típica.
Às 14h30, inicia a reunião dançante com animação da Banda Real, de Nova Petrópolis. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos no preço de R$ 20 (adulto) e R$ 10 (criança). Podem ser adquiridos na Casa Paroquial ou pelo telefone 9811-0619 (Alex) ou 3564-1140 (paróquia).
Os recursos da festa são para o custeio do seminário e da vida dos 24 seminaristas. São jovens oriundos de toda a diocese como Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Igrejinha, Campo Bom, Santa Maria do Herval, Parobé, Estância Velha e Sapiranga.
Ainda segundo o padre Alex, são mais de 100 pessoas envolvidas voluntariamente na organização da festa que ocorre anualmente. A maioria dos donativos alimentícios foram doados por entidades e comércio. “Quero convidar todos a participarem da festa. É um momento de partilha na ajuda com as vocações sacerdotais. A expectativa é de que almocem na festa mais de 1.000 pessoas”, explica o padre.

Alegria de participar da festa
Diego Rafael Dullius, Crislei Gonçalves, padre Alex
Graminho Boardman e Guilherme Schonardie da Silva
ansiosos com a festa
Crislei Gonçalves, 17 anos,
de Campo Bom
“É uma festa desafiadora e alegre para todos os seminaristas. Encontramos pessoas de vários lugares. A alegria maior é ouvir das pessoas que estão sendo bem servidas”.


Guilherme Schonardie da Silva, 17 anos, de Novo Hamburgo
“O momento de festividade é essencial para termos contato com a família, amigos e a comunidade que rezam pelas santas vocações”.

Projeto Claquete explora a criatividade dos alunos

Poesia "Cruz de Giz" contada através de imagens
 Há quase um mês alunos das turmas 101 e 102 do 1º ano do Ensino Médio da escola estadual 10 de Setembro estão trabalhando no Projeto Claquete. O projeto foi idealizado pelo Departamento de Cultura e é desenvolvido por profes­sores nas escolas das três redes de ensino de Dois Irmãos. O projeto integra a programação da 24ª Feira do Livro do município, que acontece de 21 a 25 de agosto.
O Projeto lançou um desafio diferente: montar curtas-me­tragens e histórias contadas através de fotos. Todo o trabalho desenvolvido até a data da feira será mostrado no evento.
Marina, Erica e Paola
Na escola 10 de Setembro, os trabalhos estão sendo co­ordenados pelo professor de História, Luis Gustavo Bours­cheid. As duas turmas formam um grupo de cerca de 40 alunos. Eles estão trabalhando em dois curtas, uma comédia e um drama. O professor elogia o trabalho que está sendo realizado pelos alunos. “Eles estão muito empenhados, en­volvidos com a atividade. Em outros anos, nós professores tomávamos a frente de tudo, organizávamos as tarefas e as designávamos aos alunos. Neste ano não. A ideia foi exce­lente. Eles estão preparando o roteiro, providenciando ce­nário, executando funções de produtor executivo, diretor de arte, de fotografia, de busca de recurso. Tudo isso rompe a ideia de o professor coordenar tudo, de sempre os alunos in­terpretarem. Neste trabalho, eles são os produtores e os ato­res serão pessoas da comunidade. Em um dos roteiros, uma das alunas irá selecionar o elenco”, conta ele, impressionado com os resultados que o trabalho já apresenta. De acordo com ele, os curtas devem estar prontos até o final do ano.


Roteiristas e diretora
Um dos curtas está sendo montado baseado na obra “O Co­ração Comido”. “É uma história que se passa nos séculos 18,19 e nós estamos tentando retratar ela, mas nos dias de hoje, com algumas mudanças também. É uma mistura de romance, com mistério, drama, uma série de sentimentos. A história toda é baseada em uma menina que perde a mãe, e segue em busca de descobrir quem a matou”, contam as roteiristas Marina Klein Telles e Paola Christovão. A diretora do curta é Erica Dorneles.
Cruz de Giz contada em fotos

No trabalho que traz a proposta de contar uma história atra­vés de fotos, as turmas estão desenvolvendo um trabalho sobre a poesia “Cruz de Giz”, de Ber­told Bretch. “Traz a história de um homem que faz uma cruz branca na mãe com um giz, e com ela dá uma palmada nas costas de quem quer 'marcar' para ser morto. Ele conta isso para sua mulher, e um tempo depois ela percebe que ele havia tirado dinheiro de sua conta. Quando ela pede explicações, ele diz que as intenções eram boas, e põe a mão no ombro dela para se acal­mar. Ela corre assustada, vai para casa e olha as costas no espelho, para ver se não tinha a cruz branca”, conta o professor Luis Gustavo. Segun­do ele, este trabalho deve ser concluído nos pró­ximos dias e já apresentado na Feira do Livro.  

Sábado tem IX Cantando Herval

Neste domingo, dia 18, o tradicionalismo irá encantar os visitantes da Praça do Imigrante. A partir das 15h, as crianças da Escola de Música Tio Joaquim (foto) farão uma apresentação ao grande público, trazendo grandes nomes da música tradicionalista. O evento segue até as 17h30 e toda a comunidade está convidada a prestigiar. Também haverá a apresentação da Invernada Mirim do CTG Porteira Velha. Os alunos que irão se apresentar são: Vinícius Pereira Camargo, Fernanda Mesquita Rodrigues, Pedro Trindade, Dayane Runpel, Gabriele Krüger, Richert Dhojoe Rohte, Gabriel Mesquita Rodrigues, Diego Maradona Alves, Greice e Simone, Pedro Pereira Camargo, Natanael Giehl, Jéssica Hansen, Tainara Selch, Juan Pablo Lazzeri, Wiley Gulart Kunrath, Giovana Martina Negri, Pedro Patron, Emilli Cauane de Souza , João Gabriel Guimarães, Allan Vinícios e Eder Mathias Hansen, Andrei Eduardo da Silva, Julia Almeida e Ketlin Rodrigues dos Santos.
A noite de sábado, dia 17, será especial no Auditório do Grupo Herval, em Dois Irmãos, com a realização do IX Cantando Herval. O belíssimo espetáculo de vozes inicia às 20h. Eles irão cantar e encantar com “As Vozes que vêm do coração”. Além do Vocal Herval, também irão subir ao palco o Coral Municipal de Roca Sales, Coral de Estrela, Big Em Canto de Farroupilha e Grupo Vocal FAE (Faculdades Equipes de Sapucaia do Sul).
No repertório, o Vocal Herval, que é regido por Ronei Pehls, trará sucessos como “Nascemos Pra Cantar”, de Danny Moore, na versão de Chitãozinho e Xororó; “Girassóis”, de Duca Leindecker, “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, e “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo Barros. O ingresso para o evento é 1 quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene e limpeza que serão revertidos para entidades asistenciais de Dois Irmãos. Os convites podem ser adquiridos com coralistas do Vocal Herval ou na recepção do Centro Administrativo da empresa. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, Grupo Herval e Associação de Funcionários.

Sobre o Vocal Herval
O Grupo Vocal Herval iniciou suas atividades em setembro de 2002, numa idealização da Associação dos funcionários e dos diretores da Herval. Conta com 29 integrantes e tem como objetivo oportunizar ao funcionário do Grupo Herval e seus familiares, momentos de descontração, entretenimento e cultura através da música, desenvolvendo senso de responsabilidade, companheirismo e amizade. O Vocal Herval participa de Festivais de Coros, apresentações em hospitais, igrejas, asilos, escolas, eventos natalinos e atividades diversas da empresa. Contou para esta apresentação com a preparação vocal de Ana Cláudia Specht.
É regido por Ronei Phels, que aos nove anos teve seu começo musical, integrando o coro Canarinhos de Novo Hamburgo, onde estudou música e, aos 19 anos deu início à carreira de regência coral, regendo o Coro Canarinhos. Atualmente é regente de vários coros da Grande Porto Alegre. Tem participado de cursos de regência, harmonia e arranjos para coro, entre eles na Unisinos, Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, Oficina de Música de Curitiba, Teresópolis - RJ e Painel FECORS.

Avô que abusava de neto em Herval é condenado a 11 anos e 8 meses de prisão em regime fechado

Em 2 de novembro de 2012, um idoso de 64 anos foi detido, acusado de abusar sexualmente do neto de 14 anos. O caso aconteceu no bairro Vila Kunst e foi descoberto pelo filho do idoso entre os dias 15 e 19 de outubro. Ele acionou os policiais e o pai foi detido pela Brigada Militar de Santa Maria do Herval e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foi registrada a ocorrência. Na época, ele confessou o crime, prestou depoimento, mas não foi preso em flagrante. Foi liberado e passou a morar em Igrejinha, na casa de uma das filhas.
O garoto sofreu abusos dos 9 aos 14 anos. Os atos aconteciam sempre na casa do avô, em uma casinha construída no pátio da residência. Em depoimento, o garoto diz que nunca denunciou o avô porque sofria ameaças dele. De acordo com ele, o avô dizia que iria estuprar a sua irmã mais nova, caso contasse dos abusos para as pessoas.
Na manhã do dia 27 de novembro, o idoso foi preso em Igrejinha. O mandato de prisão preventiva foi expedido já no dia 23 de novembro pela juíza da Comarca de Dois Irmãos, Ângela Roberta Paps Dumerque, e cumprido pelos inspetores de polícia João Marcelino Fernandes e Aurélio Reis, da Delegacia de Polícia de Santa Maria do Herval. O idoso foi encaminhado a Penitenciária Estadual do Jacuí.
A partir daí, o caso correu em segredo de justiça e nesta terça-feira, dia 13 de agosto, foi dada a sentença final: o avô está condenado a 11 anos e 8 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A pena inicial fixada pela juíza Ângela Roberta Paps Dumerque era de 18 anos e 9 meses de reclusão (pena-base em 9 anos e 6 meses, diminuída em 6 meses pela confissão, aumentada em ¼ pelo fato do réu ser avô da vítima e acrescentada em 2/3 pela continuidade delitiva, ou seja, pelos abusos ter ocorrido mais de uma vez). Porém, a pena foi reduzida para 11 anos e 8 meses, após a defesa recorrer no caso, pedindo a absolvição ou a diminuição da pena. A defesa sustentou que “não há qualquer prova de ameaças feitas à vítima e que esta, em suas declarações, se contradiz em diversos pontos. Afirma também que nos depoimentos das testemunhas, há unanimidade em afirmar que era a vítima que procurava o réu”. Já a juíza Ângela, com base nos depoimentos ouvidos durante o processo, destaca que “não há dúvida de que o réu praticava ameaças verbais e psicológicas à vítima, visando constrangê-lo a praticar os atos sexuais descritos na denúncia, contra a vontade dele”.
O pedido da defesa foi avaliado pelos desembargadores Aymoré Roque Potter de Mello, Ícaro Carvalho de Bem e José Antônio Daltoé Cezar, o que acabou resultando na redução da pena carcerária.

Homem abandonou caixa com nove filhotes na Associação dos Animais



Uma atitude causou grande revolta e indignação nas voluntárias da Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos.
Na tarde de ontem, um homem teria levado até a associação uma caixa com nove filhotes dentro. No momento, nenhuma das voluntárias estava na associação e o homem simplesmente abandonou os cãezinhos no pátio do local. “O homem ainda conversou com o dono da casa, que cede os fundos para a associação, que lhe disse para ligar para uma de nós, mas ele não ligou e simplesmente abandonou eles ali”, conta Sara Braun, indignada com a situação. “Esses cãezinhos tem apenas 35 dias, e ainda precisam ficar junto da mãe por pelo menos mais 10 dias. Eles precisam mamar a cada duas horas. Pedimos que esse homem entre em contato com a associação, e deixe que os filhotes fiquem perto da mãe por pelo menos mais alguns dias. Vamos auxiliar no que for necessário, como cuidados e também levando ração e depois conseguimos novos lares para eles, onde eles irão ser bem cuidados”, pede Sara. “Será que esse homem consegue olhar para essa fêmea cheia de leite e não ter sentimento com ela e os filhotes?”, questiona a voluntária. A Associação pede que o dono entre em contato através do telefone 9947-4189.
A Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos protocolou na prefeitura o Projeto Castração, e pede que os donos dos animais colaborem e castrem as fêmeas.

Festa especial na Blumenhaus

Blumenhaus
É nesta sexta-feira, dia 16, mais uma super “Festa Maiores de 30”, promovida pela Blumenhaus Festas e Eventos, de Ivoti. Esta será uma edição especial em comemoração aos 25 anos de história da casa e contará com shows da banda Sunset Riders (cover da famosa banda Bee Gees) e de Gil Ferreira, com o melhor do pop rock dos anos 80/90/2000. Os ingressos antecipados já estão à venda por 25 (feminino) e 30 reais (masculino). Reservas pelos telefones 3563-4311 e 3563-1139.
Sunset Riders
Fundada no dia 16 de agosto de 1988, a Blumenhaus começou com floricultura e artigos para decoração, tornando-se ao longo do tempo uma casa de sucesso em toda a região. A proprietária Silvia Schneider agradece a parceria de todos. “Ao completarmos 25 anos de sucesso, fazendo aquilo que gostamos, queremos agradecer, pois sem este apoio e incentivo peculiar de cada cliente, fornecedor, amigo e colaborador, este sonho não seria possível de ser concretizado”, diz ela.

14 de ago. de 2013

‘Trilha Literária’ estimula estudantes para a 24ª Feira do Livro

Desde a última sexta-feira, as escolas das três redes de ensino do município vêm recebendo (ou ainda irão receber) a visita de personagens de contos de fada, como o Gato de Botas, a Bruxa Má e Branca de Neve dos contos, que invadiram as salas de aulas para levar os alunos em uma viagem através da imaginação, ao contar histórias aos alunos de maneira interativa, ao permitir que esses se tornem parte da história.
Conhecida como “Trilha Literária”, a atividade faz parte do projeto “Feira Vai à escola”, e de acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, tem como objetivo preparar e incentivar os estudantes a entrarem no clima da 24ª Feira do Livro, que ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto. De acordo com ela, a ideia do projeto surgiu com base em avaliações de edições passadas da feira. “Essa foi uma maneira encontrada para otimizar a organização do evento, levando um pouco da feira até a escola, e fazendo também com que os estudantes pudessem entrar no clima do evento”, destaca ela.
A Trilha Literária tem duração média de apresentação de duas horas em cada escola, sendo que fica a critério destas determinarem a organização das atividades entre as turmas. Assim, muitas têm optado por aliar a atividade a apresentações preparadas pelos seus estudantes. A interpretação dos personagens que realizam a Trilha Literária, no caso o Gato de Botas, a Bruxa Má e a Branca de Nece, fica a cargo de três atores que fazem parte da Tribu de Arteiros, grupo de artistas de Morro Reuter.
Para a realização do projeto, foi gasto um total de aproximadamente 4 mil reais pela prefeitura de Dois Irmãos, e segundo informações do Departamento de Cultura, o investimento já estava dentro do orçamento previsto para a Feira do Livro. A programação da atividade segue até o dia 20, antecipando o início da 24ª edição do evento.

Dois Irmãos entra no mapa do bolão

Marcelino Vier, Elton Mielke e Nicolas
Sociedade Atiradores sedia pela primeira vez a eliminatória estadual

  As novas pistas de bolão da Sociedade Atiradores estão ajudando a colocar Dois Irmãos no mapa do esporte no Rio Grande do Sul. Neste final de semana, pela primeira vez na história, o município vai sediar uma eliminatória semifinal, pelo Campeonato Estadual de Bolão 2013. No sábado, dia 17, jogam as equipes masculinas. No domingo, dia 18, é a vez dos times femininos. Os jogos acontecem a partir das 8h da manhã, nas quatro pistas inauguradas em março deste ano.
  A competição promete grande movimento em Dois Irmãos, trazendo jogadores e visitantes de várias cidades do Estado. “Nas últimas semanas, as equipes já têm vindo a Dois Irmãos para treinar e se ambientar com as pistas da Sociedade Atiradores. Ao todo, competirão 15 equipes masculinas e 11 femininas. As cinco melhores de cada classificam para a grande final do Campeonato Estadual de Bolão, que acontece em outubro, na Sociedade Recreativa Botafogo, de Bento Gonçalves”, explica Elton Mielke, presidente da Atiradores, convidando toda comunidade a prestigiar.

QUEM VAI JOGAR
  Pela semifinal masculina, jogarão: Sociedade de Canto União (Estância Velha), Clube do Comércio (Montenegro), Sociedade Cultural Esportiva Feliz (Feliz), Clube Esportivo Sete de Setembro (Lajeado), Sociedade Recreativa Ipiranga (São Leopoldo), Associação Atiradores Picada 48 Baixa (Lindolfo Collor), Sociedade Cultural Recreativa Aliança (Picada Café), Sociedade Cultural São Pedro (Pareci Novo), Sociedade Ginástica (Novo Hamburgo), Sociedade Recreativa São Francisco (Caxias do Sul), Sociedade Bolão Gaúcho (Santa Cruz do Sul), Associação Sul Rio-Grandense dos Viajantes (Porto Alegre) e Teresópolis Tênis Clube (Porto Alegre).
  Pela semifinal feminina, jogarão: Esporte Clube União Forquetense (Caxias do Sul), Sete de Setembro Campestre Clube (Sapucaia do Sul), Sociedade Cultural Recreativa Aliança (Picada Café), Clube Recreativo Dores (Santa Maria), Círculo Operário de Encantado (Encantado), Sociedade Cultural dos Motoristas (Venâncio Aires), Clube Internacional Cultural Recreativo (Cruz Alta), Sociedade Ginástica (Porto Alegre), Clube Mocidade Bailante (Novo Hamburgo), Teresópolis Tênis Clube (Porto Alegre) e um representante de São Leopoldo (ainda não confirmado).

Atiradores disputa eliminatória dia 24
  Por sediar a etapa eliminatória, a equipe dois-irmonense não estará competindo neste final de semana. A Seleção Masculina da Sociedade Atiradores vai disputar a eliminatória semifinal do próximo dia 24 de agosto, no Clube Esportivo Sete de Setembro, em Lajeado. Serão 15 times brigando por mais cinco vagas na decisão masculina, que acontece de 18 a 20 de outubro, na Sociedade Recreativa Botafogo, de Bento Gonçalves. O bolonista Lino Engler já está classificado para a final individual. Este ano, a Sociedade Atiradores também está competindo na categoria Master, destinada a jogadores de 50 anos em diante. Nesta categoria, a equipe já está na final, que acontece de 4 a 6 de outubro, na Sociedade Cultural Recreativa Aliança, de Picada Café. Na disputa individual, a Seleção Master será representada pelo bolonista Alberto Gressler.

Seleção Masculina
  Alberto Gressler, Andre Frohlich, Cláudio Kasper, Elton Mielke, Ilson Mielke, João Carlos Moraes, José Marcelino Vier, Lauri José Ely, Lino Engler, Luiz Fuhr, Nicolas Kasper, Pedro Darci Mossmann, Roque Luiz Schaab, Sebastião Zacharias e Tobias Muller.

Seleção Master
  Alberto Gressler, Ilson Mielke, João Carlos Moraes, José Marcelino Vier, Luiz Fuhr, Roque Luiz Schaab, Armando Schuch, Egon Froehlich, José Lauri Arnold, Edio Schuck, Paulo Alberto Johann e Selestino Schneider.

12 de ago. de 2013

Acidente na Av. 25 de Julho

Uno avançou sobre a calçada e subiu a mureta da calçada

Por volta das 7h25 da manhã deste sábado, dia 10, um acidente no Centro da cidade, envolvendo dois veículos, fez com que um deles invadisse uma calçada e subisse a mureta localizada sobre a mesma. O acidente ocorreu no semáforo localizado entre duas das principais avenidas da cidade, a 25 de Julho e a Irineu Becker. Felizmente, houve apenas danos materiais.

O acidente ocorreu quando a proprietária do veículo Uno, placas ITX-2329, de Dois Irmãos, Eliane Lubenow, 38 anos trafegava pela Av. 25 de Julho no sentido bairro-centro. Segundo a própria condutora do veículo, ao ver o sinal amarelo do semáforo, ela decidiu seguir, achando que seria possível cruzá-lo antes que ele fechasse. Já o motorista do veículo Golf, placas IKI-2965, de Ivoti, Evandro Ferrari, 34 anos, trafegava pela Av. Irineu Becker, também no sentido bairro-centro. Ao fazer a conversão para entrar na Av. 25 de Julho, o carro de Evandro acabou atingido pelo Uno. No intuito de tentar diminuir o impacto da colisão, Eliane ainda tentou desviar, mas acabou avançando sobre uma calçada e subindo uma mureta.

No momento do incidente, os dois condutores estavam sozinhos nos veículos. Ninguém ficou ferido. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar de Dois Irmãos.

Emoção no adeus ao padre Neiton

Corpo de Neiton foi velado na Igreja Matriz
No último sábado, a comunidade de Dois Irmãos prestou sua última homenagem ao padre Neiton Tiago Hartmann, falecido na última sexta-feira, dia 9, aos 31 anos. A missa de corpo presente foi rezada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel, na Igreja Matriz São Miguel.
Fiéis, familiares e amigos do vigário lotaram a Igreja Católica e compartilharam a dor da perda do jovem padre. A missa contou ainda com a presença de cerca de 90 religiosos de diversas paróquias da região e de outras cidades. Participaram da missa colegas e amigos de Porto Alegre, Montenegro, Osório, Caxias do Sul e até do Rio de Janeiro.
Familiares do padre Neiton são amparados
No sepultamento, realizado no Cemitério Católico I, novamente muita emoção. Ao rezar e cantar pelo padre Neiton, familiares, colegas e amigos não contiveram as lágrimas. Ele foi enterrado no túmulo do seu pai, Ivo José Hartmann, que faleceu quando ele ainda era criança. Além da comunidade religiosa e dois-irmonense, padre Neiton deixou enlutados a mãe Terezinha Norma Hartmann, o padastro Josefino Stoffel e a irmã Rosália Maria Hartmann.
Faleceu às 13h de sexta-feira
O padre Neiton faleceu no início da tarde de sexta-feira, por volta das 13h. Ele estava internado na UTI do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. A notícia foi confirmada pelo pároco Dirceu Ritter por volta das 14h. Neiton, que completaria dois anos de ordenação em dezembro, havia sido internado no início de julho para tratar de uma bactéria no pulmão. De acordo com informações da Paróquia São Miguel, o caso se agravou nas últimas semanas e ele acabou falecendo em decorrência de câncer.
O pároco lamentou a morte do jovem padre. “É uma grande perda para a comunidade de Dois Irmãos”, disse. Coroinha desde os 5 anos de idade, Neiton entrou para o seminário aos 13. Ficou afastado por três anos, mas voltou decidido pela sua vocação em 2004. Sua ordenação aconteceu no dia 9 de dezembro de 2011.
Edição do JDI já estava fechada
O Jornal Dois Irmãos recebeu a notícia da morte do padre Neiton por volta das 14h de sexta-feira. Como neste dia a edição é colorida, o fechamento ocorre mais cedo, sempre até as 13h.
Por isso, não foi possível publicar a notícia da morte do padre Neiton no jornal impresso de sexta-feira, dia 9. Na internet, a nota de falecimento foi publicada logo a seguir e alcançou dezenas de comentários e cerca de 700 compartilhamentos no Facebook, mostrando o quanto o padre Neiton era querido por todos.

Show de magia para os pais da escola Tiradentes


Professores e funcionários da escola
Os pais que são verdadeiros heróis para os seus filhos tiveram uma tarde especial no sábado, no ginásio da escola Tiradentes, na localidade de São José do Herval, em Morro Reuter.
Os heróis assistiram a apresentação do show de magia do mágico Eric Chartiot. E receberam uma homenagem através de uma mensagem.
De acordo com a diretora Alaide Teresinha Hertz, dos 85 estudantes da escola, praticamente todos os pais vieram. “Este momento foi preparado para a integração dos pais com a escola. Além de proporcionar arte e divertir a todos”, diz a diretora.
Cláudio Stoffel com os filhos João Pedro e José Eduardo
Após a apresentação e a mensagem, os pais, estudantes e até as mães puderam apostar no bingo que teve 17 rodadas com prêmios arrecadados do comércio. No prêmio principal foi sorteado um aparelho de DVD, um vale-compra de R$ 15, cuia e bomba de chimarrão.
Para Cláudio Stoffel, 43 anos, pai de João Pedro, 2 anos, e José Eduardo, 7, o momento de confraternização foi importante para lembrar o Dia dos Pais. “Muito boas as homenagens que a escola preparou para os pais”, diz Cláudio.

Não vão transportar todos os alunos da escola para a feira

Os vereadores do PT Léo Büttenbender e Márcio Goldschmidt (foto) não se conformam com a forma pela qual será realizada a 24ª Feira do Livro, entre os dias 21 a 25 deste mês.
Entre as várias reclamações deles, algumas se destacam.
Por exemplo:
- Não haverá transporte para todos os alunos irem da escola à feira e vice-versa;
- O local da feira será na Praça do Imigrante, e não mais no largo da Antiga Matriz;
- A demora na chegada dos livros-base para se fazer o trabalho pedagógico com os alunos em sala de aula, antes da feira;
- O baixo número de livros adquiridos para esse trabalho;
- O pé no freio que a administração Tânia e Jerri colocaram no projeto Sacola Literária;
- A falta de divulgação do evento.
De todas as reclamações dos vereadores Léo e Márcio, a mais contundente é em relação ao transporte dos alunos.
Léo informa que inicialmente nem sequer transporte haveria, mas que pressionados por uma reunião com os diretores na semana passada, a administração recuou na ideia de não ter transporte e resolveu colocar um ônibus por escola.
Márcio acredita que isso é ridículo, “pois existem escolas com 250 ou mesmo 300 alunos e que terão transporte apenas para 40 alunos, que é o que cabe num ônibus”.

Local é inadequado
No tocante ao fato da feira passar a ser na praça, Márcio e Léo acreditam que o que se poupa com as lonas ao aproveitar a cobertura já existente na praça, “se perde na qualidade do evento”. Na praça, afirmam eles, não será possível fazer as várias sessões de bate-papo com os autores ao mesmo tempo, como ocorria no Largo da Matriz, “quando eram utilizadas a área da igreja, a sala de pastoral, a santa Cecília e um local embaixo da lona”.

Poucos e atrasado
Os dois vereadores se dizem chocados com o fato de a prefeitura só haver adquirido 254 livros-base para os debates com os autores e esses livros só terem chegado poucos dias atrás. "Não haverá tempo hábil para debater com os alunos a obra do autor”, diz Léo. “E isso vai esvaziar intelectualmente o bate-papo com os autores”, conclui Márcio.

Tchau Sacola Literária
Os dois vereadores também alertam para a desaceleração “praticamente total” do projeto Sacola Literária. “Esse projeto foi criado justamente como preparatório para a feira do livro”, diz Márcio, “e a administração Tânia e Jerri praticamente paralisou o uso das sacolas”.
Márcio e Léo acreditam que a divulgação da feira está fraquíssima. “Eu só consegui saber dela porque o Jornal Dois Irmãos fez uma reportagem”, diz Léo.

Querem parar o transporte
“Mas o pior de tudo é a falta de transporte dos alunos”, afirmam os dois vereadores. Eles decidiram que vão sugerir à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que abra mão de algum recurso que esteja sobrando no orçamento do Legislativo, e esse dinheiro seja devolvido para prefeitura com a indicação de ser utilizado no transporte dos alunos.

Harri Becker assume em Morro Reuter

Adair e Harri
Pelos próximos 20 dias, a prefeitura de Morro Reuter estará sob o comando do vice-prefeito Harri Becker. O prefeito Adair Bohn saiu de férias na última sexta-feira, retornando aos trabalhos em 2 de setembro. O prefeito em exercício, Harri Becker, recebeu na tarde de hoje a prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, juntamente com seu vice e secretário da Saúde, Jerri Meneghetti. Na pauta do encontro, a questão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Participam do encontro o Secretário da Fazenda, Afonso Bastian, e o Secretário de Administração, Patricio Stoffel. O assunto será pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, na próxima quarta-feira, a partir das 18h30.