Antenas foram instaladas nas escolas municipais para que estudantes assistam aos jogos. Sair da escola, só com pais ou responsável
A questão entre liberar mais cedo ou não os alunos da rede municipal de ensino nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo gerou polêmica, inclusive, dentro das escolas. A princípio, os alunos do município, tanto das escolas de ensino fundamental, quanto educação infantil e Projeto Global, assistiriam a abertura do mundial e o primeiro tempo do jogo do dia 17 de junho na escola.
Na tarde desta segunda-feira, a prefeita Tânia da Silva e a secretária de Educação, Adriana Trierweiler, anunciaram que todos os jogos da Seleção Brasileira que acontecerem no período de aula, serão transmitidos nas escolas, para todos os alunos da rede. Para que isso fosse possível, antenas foram instaladas para a transmissão. Porém, os pais ou responsáveis que estiverem disponíveis, se quiserem, podem buscar seus filhos para assistir aos jogos em casa.
Sobre o fato de não liberar os alunos para que assistam às partidas em casa, a prefeita Tânia destaca a preocupação quanto à segurança dos alunos. “O comércio, por exemplo, ainda não decidiu se trabalhará ou não nos horários dos jogos, e nós, como gestores, precisamos colocar em primeiro lugar a segurança das crianças e adolescentes, que, durante os horários de aula, estão sob a nossa responsabilidade. Nem todos os pais estarão disponíveis para ficar com os filhos. Muitos pais, inclusive, trabalham em outras cidades”, destaca a prefeita.
A secretária de Educação também destaca a segurança dos alunos, e ressalta que todos terão acesso tanto à abertura do evento, quanto aos jogos da seleção. “A abertura oficial da Copa do Mundo, por exemplo, é um evento cultural, e é muito importante que os alunos acompanhem este momento”, finaliza Adriana.
COMÉRCIO
Fecha ou não fecha? Essa é a questão que ronda o comércio nos últimos dias.
De acordo com Laurete Boll, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, há sim a possibilidade de muitos dos estabelecimentos comerciais dois-irmonenses estarem fechados pouco antes e durante os jogos do Brasil. “Não sabemos informar se alguns estarão fechados, mas muitos já comentaram sobre a possibilidade de fechar seus estabelecimentos durante estes horários”, diz ela, comentando ainda, sobre a possibilidade de a CDL também estar fechada a partir de um determinado horário.
Porém, não há nada definido por enquanto.
INDÚSTRIAS
As empresas Wirth, Usaflex, Henrich Carrano, Pegada e H. Kuntzler irão trabalhar em horário normal, tanto na abertura oficial da Copa do Mundo, quanto nos demais jogos da Seleção Brasileira no Mundial. O Grupo Herval tomaria sua decisão no final da tarde desta terça-feira.
ESTADUAL E PARTICULAR
Na rede estadual de ensino, todos os alunos também terão acesso à abertura e aos jogos do Brasil.
Na escola Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, no turno da tarde os alunos serão liberados uma hora antes do início de cada jogo. Já para o noturno, nos dias 12 e 23 de junho, quando as partidas iniciam às 17h, os estudantes entrarão em sala a partir do 2º período, às 19h30. Na escola 10 de Setembro, no Centro, os horários de aula seguem normais, porém, os alunos poderão assistir à abertura e aos demais jogos do Brasil na escola. Os pais que estiverem em casa podem buscar os filhos para assistir às partidas, ou ainda entrar em contato com a escola e autorizar a liberação do aluno. Na escola João Gräewer Filho, no Travessão, os alunos serão liberados em média 30 minutos antes do início da abertura e das partidas da seleção.
Na rede particular, o Colégio Imaculada Conceição, no Centro, informou que seus alunos serão liberados até 45 minutos antes do início de cada jogo, valendo o mesmo para a abertura do Mundial. Para os estudantes que não tiverem onde permanecer durante estes horários, ou quiserem assistir às partidas junto com os colegas, um telão será disponibilizado no colégio.