Blog do Jornal Dois Irmãos


11 de jun. de 2014

Católicos intensificam preparação para a festa de Corpus Christi

Cem dúzias de cascas de ovos devem ser usadas na
confecção do tapete da comunidade do Vale Direito
 A Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima, no Vale Direito, em Dois Irmãos, precisa de dias ensolarados para secar as 100 dúzias de cascas de ovos que serão utilizadas na confecção dos tapetes de Corpus Christi. O processo de secagem das cascas demora dois dias. Elas serão utilizadas para fazer os desenhos que necessitam da cor branca como, a hóstia sagrada.
Os desenhos estão sendo feitos pelos 50 catequizandos e oito catequistas da comunidade do bairro durante as aulas. Conforme Germano Thomé, os integrantes da comunidade se dividiram em diversas funções para que um grupo colorisse a serragem, outros desenhassem e um ficasse responsável em juntar e secar as cascas de ovos. “Eu fico feliz por poder ajudar. Os tapetes são feitos com materiais que geralmente seriam descartados. O trabalho final sempre fica muito bonito”, diz Germano, cuidando das casquinhas.


GRUPO DO ONDA


Serragem, areia colorida, flores e calcário serão os materiais usados para a confecção dos 28 metros de tapetes de Corpus Christi do grupo ONDA (Objetivo Novo Do Apostolado). De acordo com a coordenadora do movimento, Elizabete Wingert, popular Tia Bete, a festa cristã é uma grande oportunidade para as crianças e os jovens mostrarem os seus talentos na confecção dos símbolos. “O que mais me encanta é a união de todos. A troca de conhecimento entre eles, para ver um trabalho pronto e bonito, é muito importante”, diz Bete. Atualmente, o movimento conta com 60 integrantes. Grande parte deles estará envolvida também na confecção dos tapetes no dia 19 de junho, a partir das 6h30. Enquanto planejam os detalhes dos tapetes, eles também recordam das edições anteriores. “Um ano estavam de luvas e as mão congeladas, mas não foi motivo para desistirmos”, conta Mariele, aos risos.

Estudantes já estão no clima do Mundial

Dayohanna da Silva, 16 anos,
 aluna do 1º ano do ensino médio,
diz estar muito animada com a atividade na escola
 Foi dada a largada, e as instituições de ensino em Dois Irmãos já estão no embalo do Mundial de Futebol. A escola estadual Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, iniciou suas atividades voltadas ao evento nesta quarta-feira. Os alunos do ensino médio ficaram responsáveis por representar o Brasil em cada canto do pátio, e na manhã de hoje, dia 11, foram os 23 alunos da turma do 1° ano que deram o pontapé inicial no trabalho.
Para o ensino fundamental, também houve a elaboração de um cronograma muito bem planejado para que todas as atividades possam ser avaliadas em diversas disciplinas. As turmas de 6° a 9° ano, ficaram responsáveis por toda a decoração no lado interior das salas de aula. Foram formados oito grupos, e cada grupo terá a missão de pesquisar sobre quatro países que fazem parte do mesmo grupo na tabela da Copa. São informações como moeda do país, idioma, significado das cores da bandeira, fauna e flora, localização e muito mais.
A partir dessas informações, os estudantes devem desenvolver o trabalho de decorar o ambiente, além da entrega de um trabalho escrito.

Decoração aos poucos vai se espalhando pela escola

AVALIAÇÃO DISCIPLINAR

Esse empenho será avaliado nas disciplinas de Inglês, Artes, História, Português e Geografia, mas além de avaliativa, a atividade também serve para deixar a escola no clima da Copa do Mundo. São bandeirinhas, fitas verdes e amarelas e balões espalhados por toda parte. É obrigatório que o mascote Fuleco, a taça e o logo da Copa apareçam em todas as salas, e que cada grupo fixe na porta a chave que representa (A, B, C, D, E, F, G e H) e a bandeira dos quatro países componentes da chave. A iniciativa desta atividade foi do professor de Geografia e Sociologia, Geraldo Couto.

Leia a matéria completa na edição impressa desta quarta-feira.

10 de jun. de 2014

Rede municipal não vai liberar alunos nos jogos da COPA

Antenas foram instaladas nas escolas municipais para que estudantes assistam aos jogos. Sair da escola, só com pais ou responsável


A questão entre liberar mais cedo ou não os alunos da rede municipal de ensino nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo gerou polêmica, inclusive, dentro das escolas. A princípio, os alunos do município, tanto das escolas de ensino fundamental, quanto educação infantil e Projeto Global, assistiriam a abertura do mundial e o primeiro tempo do jogo do dia 17 de junho na escola.
Na tarde desta segunda-feira, a prefeita Tânia da Silva e a secretária de Educação, Adriana Trierweiler, anunciaram que todos os jogos da Seleção Brasileira que acontecerem no período de aula, serão transmitidos nas escolas, para todos os alunos da rede. Para que isso fosse possível, antenas foram instaladas para a transmissão. Porém, os pais ou responsáveis que estiverem disponíveis, se quiserem, podem buscar seus filhos para assistir aos jogos em casa.
Sobre o fato de não liberar os alunos para que assistam às partidas em casa, a prefeita Tânia destaca a preocupação quanto à segurança dos alunos. “O comércio, por exemplo, ainda não decidiu se trabalhará ou não nos horários dos jogos, e nós, como gestores, precisamos colocar em primeiro lugar a segurança das crianças e adolescentes, que, durante os horários de aula, estão sob a nossa responsabilidade. Nem todos os pais estarão disponíveis para ficar com os filhos. Muitos pais, inclusive, trabalham em outras cidades”, destaca a prefeita.
A secretária de Educação também destaca a segurança dos alunos, e ressalta que todos terão acesso tanto à abertura do evento, quanto aos jogos da seleção. “A abertura oficial da Copa do Mundo, por exemplo, é um evento cultural, e é muito importante que os alunos acompanhem este momento”, finaliza Adriana.

COMÉRCIO
Fecha ou não fecha? Essa é a questão que ronda o comércio nos últimos dias.
De acordo com Laurete Boll, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, há sim a possibilidade de muitos dos estabelecimentos comerciais dois-irmonenses estarem fechados pouco antes e durante os jogos do Brasil. “Não sabemos informar se alguns estarão fechados, mas muitos já comentaram sobre a possibilidade de fechar seus estabelecimentos durante estes horários”, diz ela, comentando ainda, sobre a possibilidade de a CDL também estar fechada a partir de um determinado horário.
Porém, não há nada definido por enquanto.
INDÚSTRIAS
As empresas Wirth, Usaflex, Henrich Carrano, Pegada e H. Kuntzler irão trabalhar em horário normal, tanto na abertura oficial da Copa do Mundo, quanto nos demais jogos da Seleção Brasileira no Mundial. O Grupo Herval tomaria sua decisão no final da tarde desta terça-feira.

ESTADUAL E PARTICULAR
Na rede estadual de ensino, todos os alunos também terão acesso à abertura e aos jogos do Brasil.
Na escola Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, no turno da tarde os alunos serão liberados uma hora antes do início de cada jogo. Já para o noturno, nos dias 12 e 23 de junho, quando as partidas iniciam às 17h, os estudantes entrarão em sala a partir do 2º período, às 19h30. Na escola 10 de Setembro, no Centro, os horários de aula seguem normais, porém, os alunos poderão assistir à abertura e aos demais jogos do Brasil na escola. Os pais que estiverem em casa podem buscar os filhos para assistir às partidas, ou ainda entrar em contato com a escola e autorizar a liberação do aluno. Na escola João Gräewer Filho, no Travessão, os alunos serão liberados em média 30 minutos antes do início da abertura e das partidas da seleção.
Na rede particular, o Colégio Imaculada Conceição, no Centro, informou que seus alunos serão liberados até 45 minutos antes do início de cada jogo, valendo o mesmo para a abertura do Mundial. Para os estudantes que não tiverem onde permanecer durante estes horários, ou quiserem assistir às partidas junto com os colegas, um telão será disponibilizado no colégio.

9 de jun. de 2014

Veículo incendiado na Picada Verão

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde de hoje, por volta das 15h20, para atender a ocorrência de um veículo em chamas na localidade de Picada Verão. Populares teriam avistado o automóvel pegando fogo e acionado a Brigada Militar. No caminho, a polícia encontrou o motorista do carro correndo em direção a Dois Irmãos. Ele contou ter sido feito refém e abandonado a cerca de dois quilômetros do local. Segundo o relato do motorista, ele foi abordado por dois homens armados, em um sítio na cidade de Sapiranga, e colocado no banco traseiro de um Vectra preto, seguindo em direção a Dois Irmãos. Um terceiro indivíduo teria levado seu automóvel, um Gol vermelho. O homem contou que entrou em desespero e começou a gritar muito para que fosse solto, sendo agredido inclusive com coronhadas. Mais adiante, a vítima foi abandonada e seu carro foi incendiado. O Corpo de Bombeiros esteve no local para controlar as chamas, mas o veículo ficou destruído. Até o fechamento desta edição, às 16h45, a vítima estava registrando ocorrência na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos.