Blog do Jornal Dois Irmãos


1 de nov. de 2013

Destaque Brasil vem com novidades

O Destaque Brasil abre a programação matinal da Band TV com um conteúdo interativo e inovador destinado aos empresários do RS e do Brasil. São 30 minutos de programação, com assuntos relacionados aos mais diversos segmentos da economia do Estado.
A Agro Brasil, de Porto Alegre, participa do Programa Destaque Brasil através da diretora-executiva Laura Emília Dias Neves e do Assistente de Marketing Leandro Leiria. Eles contam um pouco da trajetória da empresa especializada em gerenciamento de riscos e seguro agrícola.
O comentário de Luiz Carlos Zancanella, diretor-presidente da Safeweb, será sobre o Marco Civil na Internet, que deverá regulamentar o uso da internet no Brasil. Da Serra Gaúcha, Caxias do Sul, a Viezzer Engenharia retorna ao Programa com o diretor-executivo, Rafael Tregansin. O diretor faz uma análise de como tem sido o ano de 2013 para a empresa e fala dos principais projetos para 2014. O comentário do advogado Dr. Ruy Noronha desta semana será sobre o projeto legislativo que extingue o imposto de fronteira. 
De Venâncio Aires, a Tabacos Marasca também participa do Programa Destaque Brasil. O diretor Moacir Marasca apresenta a empresa que está há 17 anos no mercado e está entre as 100 maiores empresas exportadoras do RS.
Neste domingo, o jornalista Alan Caldas estreia como comentarista do Programa Destaque Brasil. Com base nos mais recentes acontecimentos noticiados pela mídia, o jornalista propõe uma reflexão de como é o país que os brasileiros querem para viver. A Andrade Neves Advogados Associados, da cidade de Novo Hamburgo, retorna ao Programa Destaque Brasil com a diretora Nádia Andrade Neves e a coordenadora previdenciária Leila Martins. Elas comentam sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal, do último dia 16 de outubro, que retira o direito de alguns aposentados a requererem na justiça a revisão das aposentadorias.
Não perca o Destaque Brasil deste domingo! 
O programa vai ao ar agora todos os domingos às 8h, pela Band TV, com apresentação de Davenir Breier (foto).

Secretaria de Turismo vai ganhar nova sede

Dando mais um importante passo na consolidação do turismo de Morro Reuter, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Desporto está de mudança. A partir do mês de dezembro, o novo endereço será a Rua 15 de Novembro, nº 27, em frente à Praça Municipal. A transferência da secretaria para uma sede própria e central fez-se necessária pela grande evolução da nova pasta nos últimos anos. “O antigo Departamento de Desporto e Turismo apresentou grande crescimento desde 2009. A cada ano, mais turistas visitam nosso município, firmando ainda mais nosso propósito de explorar as potencialidades que Morro Reuter possui. Em março deste ano, criamos então a secretaria, o que vem favorecendo a pasta em diversos âmbitos, inclusive na captação de recursos para eventos como a Festa da Lavanda. Logo, nada mais justo que proporcionarmos um local de referência para informações turísticas, em uma sede própria e mais espaçosa”, comentou o prefeito Adair Bohn.
Além dos trabalhos administrativos da pasta, o novo local abrigará outros serviços voltados para o turista. E os planos não param por aí. “Após estarmos efetivamente instalados, vamos formular uma central de informações turísticas, aberta aos finais de semana, para melhor atender nossos visitantes. Em seguida, os planos são de utilizar o espaço anexo à secretaria para formar o museu municipal. O local é ideal para este fim, pela sua localização e pelo estilo enxaimel de construção. Apesar de sermos um município jovem, temos muita história para mostrar, e nada melhor que um museu para abrigar estas memórias. O turismo em Morro Reuter vem tornando-se cada vez mais expressivo e, uma nova sede, muito bem localizada, nos ajudará no trabalho de difundi-lo cada vez mais”, destacou Rodrigo Goettems, titular da pasta.
A mudança para o novo endereço (atualmente a sede é anexa à Secretaria de Educação) vai começar somente após a Festa da Lavanda. Até lá, a Secretaria de Serviços Urbanos realizará as modificações necessárias no local.

Fest Bike Lavanda será dia 17 de novembro

A Festa Nacional da Lavanda terá um pedal entre os eventos especiais deste ano. No dia 17 de novembro, Morro Reuter reunirá ciclistas para comemorar também em meio à natureza e belas paisagens do município, localizado na Encosta da Serra. O passeio de bicicleta promete suar a camisa dos participantes, proporcionando lazer e boas emoções para quem gosta de pedalar por estradões e trilhas com mata nativa. Haverá opções de 15, 25 e 35km, em trajetos previamente demarcados. Os percursos vão de nível leve a elevado, com diversão para todos. E, depois do pedal, haverá descanso com música, produtos coloniais e as diversas atrações da exposição festiva realizada em homenagem à flor símbolo da cidade. 
As inscrições já estão abertas. Mesmo pessoas que não pedalam frequentemente podem participar, pois o percurso menor é para curtir, sem grandes subidas. Já para aqueles que gostam e praticam esportes radicais, o caminho mais longo reserva subidas e descidas fortes, com bastante esforço e vistas recompensadoras. A saída e a chegada será a Praça Central de Morro Reuter (Rua 15 de Novembro), com largada às 8h30. O valor da inscrição é R$ 20,00, incluindo infraestrutura de apoio, água e frutas durante o pedal, além de kits surpresa para os inscritos. Para a inscrição, o interessado deve encaminhar o nome, e-mail, telefone, cidade, RG ou CPF, para o e-mail apuanabike@yahoo.com.br. O evento é promovido pelo Pedal 4 Estações e Prefeitura Municipal de Morro Reuter, por meio da Secretaria de Turismo. 
Mais informações pelo e-mail ou telefone (51) 3596.3361 ou ainda via evento no Facebook.

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

A partir de hoje, dia 1º, Dois Irmãos ganha um novo colorido. Depois do Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora chegou a vez de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e os riscos do câncer de próstata, através da campanha do Novembro Azul. Num alerta especial à saúde do homem, na manhã de hoje voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer percorreram vários pontos da cidade para fazer a troca da cor dos laços, que estiveram rosa em outubro e agora ficam azuis, e que estão localizados na Praça do Imigrante, na prefeitura de Dois Irmãos, na Av. Irineu Becker, no Palco Móvel e agora também na Praça dos Três Poderes.
Realizado pela primeira vez em Dois Irmãos, de acordo com Carmen Zamboni, presidente da Liga de Combate ao Câncer de Dois Irmãos, o objetivo do Novembro Azul é alertar para o câncer de próstata, sobre os riscos e a importância da prevenção. “A partir de agora vamos intensificar a divulgação, através de palestras e panfletagem, entre outros recursos, da conscientização sobre o câncer de próstata, sem deixar de lado, é claro, a campanha de prevenção ao câncer de mama, que também atinge os homens”, afirma Carmen, completando que, apesar das campanhas de prevenção se intensificarem em outubro e novembro, esse trabalho de conscientização acontece durante todo o ano.
Por ano, são diagnosticados 47 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A doença é a principal causa de óbitos relacionada ao sexo masculino no mundo. Pesquisa realizada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com 5 mil homens de cinco capitais brasileiras, revela que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 44% nunca foram a uma consulta com um urologista.
Além disso, os novos casos de câncer devem aumentar 38,1% no Brasil ao longo desta década, passando de 366 mil casos diagnosticados em 2009 para mais de 500 mil novos casos em 2020, segundo um artigo assinado por mais de 70 especialistas na revista especializada Lancet Oncology.

AINDA SOBRE O OUTUBRO ROSA 
A presidente Carmen também agradeceu a cooperação dos comerciantes, que enfeitaram suas vitrines, e pessoas que utilizaram as camisetas alusivas ao Outubro Rosa, que deram mais visibilidade à campanha, destacando que, para o próximo ano, espera que ainda mais pessoas participem das programações promovidas pela campanha. Além disso, Carmen destaca que as caixinhas de doações do Outubro Rosa serão recolhidas a partir da próxima segunda-feira, dia 4.

31 de out. de 2013

Tribu di Arteiros é a grande campeã do ART IN VENTO

O grupo Tribu di Arteiros, de Morro Reuter, vem participando de diversos festivais de teatro por todo o Estado, e em cada um deles, vem representando muito bem a arte do teatro, levando aos palcos do Rio Grande do Sul peças para todos os públicos. O trabalho do grupo já foi reconhecido com prêmios em diversas categorias.
No último final de semana, a Tribu participou do Festival ART IN VENTO, de Osório, e novamente recebeu premiações. Subindo ao palco com o espetáculo infantil “Todos por uma coisa só”, o grupo recebeu premiações de Melhor Caracterização, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante para Diones Leidens, Melhor Atriz Coadjuvante para Raquel Backes, Melhor Ator para John Becker, Melhor Atriz e Direção para Rosmeri Lorenzon e Melhor Espetáculo pelo Júri Popular. Também receberam três indicações: Melhor Atriz Coadjuvante para Thaís Backes, Melhor Trilha Sonora e Melhor Iluminação para Tiago Silva.
Também no mesmo festival, a Tribu subiu ao palco com o espetáculo adulto “Remoto Controle”, e também foi premiado: Melhor Atriz para Rosmeri Lorenzon e Melhor Caracterização. Recebeu indicações de Melhor Figurino, Melhor Ator para John Becker, Melhor direção para Rodrigo Azevedo e Melhor espetáculo.

Show sobre rodas em Dois Irmãos, Morro e Herval

Um show sobre rodas está para acontecer na região e promete encantar o público das cidades de Santa Maria do Herval, Dois Irmãos e Morro Reuter na próxima semana. Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, será realizado, respectivamente, em cada uma dessas cidades, o espetáculo de patinação do Clube de Patinação Rosas de Sul, de São João do Oeste – SC, que possui um elenco de 38 patinadores com idade entre 10 e 24 anos.
Promovido pela Companhia de Teatro Curto Arte, com o apoio de parceiros, em Santa Maria do Herval o show acontecerá na Sociedade Santa Maria do Herval, no dia 8 de novembro, a partir das 20h, abrindo as apresentações. Interessados em assistir ao evento na cidade, podem adquirir ingressos antecipados na Lotérica e Bazar Ponto Certo, Restaurante Mallmann, Mercado Hansen (Boa Vista do Herval) e Associação Cultural Teewald. Já no dia 9, será a vez de Dois Irmãos sediar o espetáculo, que ocorrerá no Ginásio Esportivo da escola Arno Nienow, no bairro Navegantes, também a partir das 20h. Quem quiser garantir seu ingresso antecipado, pode adquiri-lo na Curto Arte, Posto Bruder e na escola Arno Nienow.
Finalizando as apresentações, será a vez de Morro Reuter, no dia 10, receber o show, que ocorrerá no Salão da Comunidade Católica, às 15h. Ingressos antecipados na Loja TaQi e na escola Edvino Bervian.

VALORES DOS INGRESSOS: - Antecipado: R$ 10,00 - Na hora: R$ 15,00 - Estudante: R$ 8,00

30 de out. de 2013

Eleição para presidência já agita bastidores da Câmara

Se não houver um fato novo até o dia 9 de dezembro, tudo indica que a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores será tranquila (ou não). A data da última sessão deve marcar a escolha de Sérgio Fink (PTB) para comandar o Poder Legislativo em 2014. Pelo menos esse é o acordo que a coligação formada por PMDB, PP e PTB tem com Jair Quilin, do PDT. 
- Existe um acordo por escrito, independente do posicionamento político na Câmara. Tenho certeza que ele (Jair) vai cumprir o acordo. Não há nada que possa motivar algo diferente – afirma Sérgio. 
Jair Quilin, atual presidente da Câmara, reconhece que existe um “pré-acordo”, mas diz que eventuais circunstâncias nas próximas semanas podem mudar o jogo.
- A princípio um pré-acordo, sugerido pelo Sérgio. No ano passado eles me procuraram para fazer esse acordo. Não tenho nada contra o Sérgio e por enquanto está tudo muito tranquilo na Câmara. No entanto, a gente sabe que, até lá, muita água pode rolar. A eleição, no dia, é uma coisa muito problemática. Eu posso assinar chapa com todos os partidos, mas é na hora da votação que tudo se decide. Em quem vou votar, todo mundo só vai saber no dia – comenta ele, sem dar certeza de nada, lembrando que este ano a eleição será com voto aberto.
Pelo acordo estabelecido a respeito da presidência, segundo o próprio Sérgio, a divisão dos quatro anos de mandato ficou assim: Jair Quilin em 2013, Sérgio Fink em 2014, Paulinho Quadri em 2015 e Jair Quilin novamente em 2016. Isso porque a situação tem quatro votos (além de Sérgio e Paulinho, Eliane Becker e Paulo César Gehrke), e o voto de desempate de Jair garante a vitória. Do lado da oposição, os votos são de Joracir Filipin, Márcio Goldschmidt, Léo Büttenbender e Jailton Proença. Tudo isso em tese, pois política é a ciência do improvável.
Quem não lembra a polêmica eleição no final de 2010, quando Sérgio Fink (então no PSDB) foi eleito presidente com os votos do PT e do PDT? Naquela época, a então oposição também tinha um acordo, que previa Sérgio como presidente em 2009, Tânia da Silva em 2010 e Eliane Becker em 2011, deixando o último ano em aberto. Um atrito de Sérgio com o Partido Progressista acabou afundando o acordo e ele assumiu novamente o Poder Legislativo no ano de 2011.
Assim, tendo o apoio de PT e PDT, há quem esperava que Sérgio fosse apoiar a candidatura do petista Eliseu Rossa na eleição seguinte. No entanto, a permanente queda de braço entre Executivo (Miguel Schwengber) e Legislativo (Sérgio Fink), principalmente na questão da compra do novo prédio da Câmara, minou qualquer possibilidade de acerto. Resumindo: Jerri Meneghetti, do PP, foi eleito presidente para 2012, tendo Jair Quilin como seu vice-presidente.
Quer dizer, eleição para presidente da Câmara em Dois Irmãos costuma ser uma caixinha de surpresas. Faltando pouco mais de um mês, veja ao lado o que dizem hoje (30 de outubro) os vereadores.

Jailton Proença (PDT)
Se existe acordo, eu não sei. Eu não fiz acordo com ninguém, e também não sei o que pode acontecer lá na frente. Eleição de presidente é sempre uma surpresa. Na prática, acordos nunca vingaram. Nós, da oposição, estamos conversando para ver uma chapa de coalização, inclusive, com o Jair. O PDT está unido, e seria burrice não nos unirmos neste momento.

Léo Büttenbender (PT)
Não sei do acordo, mas tudo é possível. De repente pode haver uma mudança na conversa que eles tiveram. O acordo que combinaram pode não acontecer, como também pode acontecer. Acredito que pode haver uma reviravolta no caso, dependendo de quem colocarão para compor a mesa diretora. No momento, todos são candidatos, não existe essa história de que a gente já fechou acordo. O certo é que quem assumir terá grande responsabilidade e vai trabalhar para manter a ordem, como todos os presidentes.

Joracir Filipin (PT)
O que sei é que o campo da esquerda vai ter candidato. Referente ao acordo, não tenho conhecimento. A gente está conversando e tudo pode acontecer.

Eliane Becker (PP)
Acredito que o acordo vai ser mantido. Eu ainda acredito na palavra das pessoas. A Câmara, em si, não tem grandes divergências entre situação e oposição. Não haveria motivos para não manter o que foi combinado. Até acho que eles (da oposição) farão propostas para alguns vereadores da situação, mas acredito que não tem como o Sérgio não ser o presidente.

Paulinho Quadri (PMDB)
Da minha parte, sempre cumpro acordos. Mas cada cabeça é uma sentença. Tenho certeza que o Sérgio também vai manter seu posicionamento e não tem por que o Jair não manter. Divergências políticas existem, mas palavra dada é palavra dada. Nossa turma, quando faz acordo, mantém o que foi estabelecido. 

Márcio Goldschmidt (PT)
Não chegamos a sentar para conversar francamente. Já tivemos conversas informais dentro do PT e também com o PDT, inclusive com o Jailton (Proença, presidente do partido). Aliás, o PDT é o único partido com o qual estamos conversando. O PT tem três vereadores, e também queremos um espaço dentro da Câmara. No entanto, só teremos algo mais concreto sobre a presidência nas próximas semanas.

 Paulo César Gehrke (PP)
Acredito que vai ser mantido. Não participei do acordo, mas acho que não vai ter nenhum problema.



Noite das Estrelas inicia amanhã na Affonso Wolf

Está chegando a grande Noite das Estrelas, festival artístico e cultural promovido pela escola Affonso Wolf, do bairro Vale Verde. A partir do tema “Globalização Cultural”, os estudantes, com o auxílio de professores, elaboraram apresentações artísticas a partir das peculiaridades culturais de cada país, principalmente no que se refere à música e aos ritmos. 
O Festival Noite das Estrelas IV irá ocorrer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a partir das 20h, no Ginásio Esportivo da escola, com entrada franca. Ao todo, serão cerca de 1.000 estudantes envolvidos no festival, em que cada turma ficou responsável por elaborar suas apresentações, a partir de ritmos característicos de cada país, que foram distribuídos entre as turmas conforme sorteio. Em seus dois últimos anos de realização, o festival atraiu até a escola um público de, aproximadamente, 3.000 pessoas nos dois dias em que foi realizado. 
Em sua quarta edição, esse ano o festival promete trazer ao público mais um grande evento, com turmas dos ensinos fundamental e médio mobilizadas em presentear o público com um grande espetáculo. Além de estimular o trabalho em equipe, o festival tem servido como uma ótima oportunidade para despertar as aptidões artísticas dos estudantes e também revelar novos talentos. 

Ensaio geral nesta quarta
Nos últimos dias, o envolvimento dos alunos tem sido ainda mais intenso com a organização e os últimos preparativos para a grande noite. Nesta quarta-feira, dia 30, os estudantes da Affonso Wolf puderam utilizar o ginásio da escola para realizar os últimos ensaios antes da apresentação oficial, aproveitando também para realizar os últimos detalhes e acertos para o festival. Na primeira noite de festival 21 turmas farão suas apresentações no local, e na segunda noite 20 turmas.

29 de out. de 2013

Situação e oposição voltam a trocar farpas sobre saúde

A saída da Allmed e do diretor técnico do Hospital São José repercutiram na sessão desta segunda-feira. De um lado, a situação elogiou a atitude da administração municipal. De outro, vereadores da oposição lamentaram o fracasso na gestão da saúde até o momento. Na sexta-feira, dia 25, o diretor técnico João Paulo Fischer protocolou a demissão da equipe que prestava atendimento de clínica geral no hospital. O motivo foi a exigência da prefeita Tânia da Silva e do secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, em afastar dois médicos envolvidos no caso do homem que morreu no Postão 24h. A família alega que ele teve o atendimento negado. João Paulo pediu prazo de 30 dias para resolver a questão, mas a administração não atendeu. Assim, ao meio-dia de sexta-feira, foi protocolada a saída da Allmed do hospital. as na saúde pública de Dois Irmãos preocupam:
- Sei de outros médicos do 24h que devem pedir afastamento em breve. Essa situação preocupa, e digo, aqui, que a Tânia e o Jerri não têm culpa do que está acontecendo. Temos que olhar onde está o problema. Na sexta, mesmo, uma médica disse que cansou de trabalhar no Postão, pois às vezes chegam pacientes que já exigem o que querem do médico sem deixar falar. Em boa parte, nós também somos culpados em exigir. Torcemos para que daqui para frente a Tânia e o Jerri acertem o caminho.

Foi só marolinha, diz Leonel
Leonel Dornelles (PTB) criticou os profissionais da saúde por tentar criar uma crise, referindo-se à saída da Allmed. Ele disse também que houve chantagem:
- O diretor disse que não teria como substituir os médicos, mas eles foram afastados até para preservar sua integridade. Esses profissionais ganham 85 reais por hora para atender. Num plantão de 24h, dá mais de 2 mil por dia. Não podemos aceitar que esses profissionais se dêem ao luxo de negar atendimento. Ainda bem que a administração agiu rapidamente. Em anos anteriores, várias vezes colocaram o dedo na cara das autoridades e elas abaixavam a cabeça para os médicos. Quem ganha 85 reais a hora tem que dar atendimento de primeiro mundo.
O vereador do PTB ainda ironizou a oposição e alfinetou a equipe que saiu do hospital:
- Para quem sempre cobra agilidade do governo, digo que nunca vi um problema que poderia se tornar um tsunami ser transformado numa marolinha em questão de duas horas. Não podemos ser manipulados por algumas pessoas que querem comandar a saúde na cidade.

Gestão da saúde é um fracasso!
Joracir Filipin (PT) discordou dos elogios da situação e afirmou que a gestão da saúde é um fracasso.
- A população começa a ter dúvidas, pois se prometeu tanto e, quase um ano depois, o que se viu até agora é mau atendimento. A gestão na saúde é um fracasso! Precisou morrer alguém para tomarem providências. No governo anterior, os vereadores da oposição fizeram protesto usando camiseta preta. Hoje são os familiares de quem morreu que vestem preto. Na época, a Tânia e o Jerri diziam que faltava “vontade política”. E agora? Agora, falta competência!
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) voltou à questão do salário dos médicos:
- Não podemos esquecer que médicos concursados ganham 34 reais por hora, e esses salários precisam ser melhorados. Não digo que está errado ganhar 85 reais, mas é preciso rever a situação de quem ganha 34. A Tânia e o Jerri devem olhar isso. Tem médicos concursados que são verdadeiros heróis – afirmou. 
Ele também rebateu as declarações da oposição sobre a gestão na saúde em Dois Irmãos:
- Vocês ainda vão ouvir falar muito da Tânia e do Jerri. Eles estão botando a casa em dia e a saúde, se Deus quiser, vai para os eixos – declarou o peemedebista.

Vão ouvir falar bem ou mal
O presidente Jair Quilin (PDT) aproveitou para um breve comentário a respeito da saúde pública:
- Esperamos que a marolinha não se transforme em tempestade. Se em duas horas estava resolvido, é porque tinham isso em mente. É claro que nós vamos ouvir falar da Tânia, bem ou mal. Mas a saúde precisa melhorar. Ainda no sábado, às 3h da manhã, uma garota foi ao Postão e a médica disse que não tinha estudado oito anos para atender bêbado – comentou o presidente.
Filipin voltou a se pronunciar no espaço de líder de bancada e bateu forte com a mão na tribuna:
- Já ouvimos falar muito da Tânia, e as pessoas estão falando muito mal. Mentiram para o povo. Prometeram saúde de primeiro mundo, mas a gente só vê problemas.
O peemedebista Paulinho Quadri não deixou por menos e ironizou a postura do colega:
- Vocês estão nervosos? Pois vão ficar muito mais nervosos a partir do ano que vem, quando a Tânia terminar de pagar as contas que vocês deixaram. Ela ainda vai fazer muito por Dois Irmãos - alfinetou o vereador.

PMDB de Dois Irmãos tem novo presidente


Na quinta-feira, dia 24, foi eleita a nova Executiva do PMDB de Dois Irmãos. O presidente nos próximos dois anos será o jovem Carlos Alberto Kasper, em substituição a Renato Dexheimer (agora, 2º vice-presidente). A reunião aconteceu na sede da AECB União e o trabalho da nova diretoria vale a partir do dia 2 de novembro. “O partido optou mais uma vez em unir experiência e juventude, com foco na renovação. A partir dessa ideia, a executiva foi formada com nome das mais diversas alas do partido, sendo aceita de forma unânime e com a colaboração de todos”, comenta Nei Fernando Ferraz, secretário geral do PMDB. Veja abaixo  como ficou:


28 de out. de 2013

Vandalismo preocupa na cidade

Uma série de atos de vandalismo vem preocupando as autoridades locais. São depredações do patrimônio público que revoltam e exigem providências. Os vândalos têm agido em vários pontos da cidade, com pichações, destruição e placas e lixeiras. De acordo com o secretário de Administração, Juarez Stein, a prefeitura pretende entrar em contato com o comando da Brigada Militar para discutir ações de combate ao vandalismo. “Nós temos que identificar os responsáveis. O número de casos vem crescendo muito”, comentou Juarez. Uma das placas de identificação de balneário, no final da Rua 10 de Setembro, foi instalada na semana passada e nesta segunda-feira já amanheceu depredada. “Os próprios moradores ajuntaram outras placas que foram arrancadas. Das lixeiras novas que a prefeitura instalou recentemente, acho que a metade já foi depredada. A situação está exagerada, pois estão destruindo até arbustos e arvorezinhas, sem contar as pichações em vários locais”, informou o secretário.

Moradora também reclama de vândalos
Na manhã de hoje, dia 28, uma moradora do bairro União entrou em contato com o Jornal Dois Irmãos para relatar que, nesse domingo, sua residência foi alvo de vandalismo. 
De acordo com a dona de casa Clarisse Engelmann, ontem, dia 27, por volta das 8h30, após ouvir o insistente latido dos cães, ela resolveu ir até a frente da casa para ver o que estava acontecendo e se deparou com um colchão de criança queimado sobre a sua lixeira. “Colocaram ele na lixeira e atearam fogo. Parece exagerado da minha parte reclamar, mas isso porque não aconteceu nada grave. Imagina se põem fogo nesse colchão e jogam para dentro do meu pátio, e pega fogo na minha casa, que é de madeira. Ia queimar tudo”, relata ela, que não soube informar por quanto tempo o colchão ficou em chamas no local.
Clarisse destacou que entrou em contato com o secretário de Serviços Urbanos, Elony Nyland, explicando o ocorrido e pedindo explicações. “Disse que eles não podem deixar esses móveis e outros objetos espalhados pelas ruas por tanto tempo. Tem muitas pessoas mal intencionadas, que fazem esse tipo de coisa por pura maldade”, alerta ela. “Quem vai ser responsabilizado agora? Desculpas não faltam. Uma hora é porque choveu muito e não deu para recolher e tantas outras explicações”, cobra ela. “Infelizmente, esse é mais um tipo de situação que vai ser esquecido, vai passar em branco, e não serão tomadas atitudes para resolvê-la”, lamenta Clarisse, que agora irá arcar com os custos para consertar a lixeira.

ENEM foi tranquilo em Dois Irmãos

Nesse final de semana, dias 26 e 27, milhares de pessoas foram para a sala de aula realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, que dá direito ao ingresso ao ensino superior e também ao certificado de conclusão do ensino médio, mobilizou cerca de 5,05 milhões de candidatos, dos 7,1 milhões inscritos para realizar a prova em todo o país. Em Dois Irmãos, havia 978 candidatos inscritos para realizarem a prova no município, divididos em três escolas: Affonso Wolf, Primavera e 10 de Setembro. Em comparação ao ano passado, o número de inscritos foi maior, já que em 2012 foram 799.
Na escola estadual do bairro Vale Verde, dos 406 previstos para realizar a prova, 102 não compareceram no primeiro dia e 114 deixaram de realizar a prova no domingo. Já na escola do bairro Primavera, dos 276 que realizariam a prova no local, foram 55 abstenções no sábado e 65 no domingo. E na escola 10 de Setembro, havia 296 pessoas inscritas para realizar a prova no local, destas 63 não compareceram no sábado e 67 no domingo. 
Para a professora Rosmeri Ceconi, coordenadora do Enem no município, o número considerável de abstenções na cidade está ligado, de certa forma, ao mau tempo no final de semana, que acabou ocasionando na desistência de candidatos.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO
A professora Rosmeri relatou também que sete pessoas solicitaram atendimento especial para realizarem a prova. Uma delas possuía deficiência física e outra recebeu a prova ampliada, em função de problema de baixa visão. Além desses, também foi providenciado atendimento diferenciado, por motivos religiosos, a quatro alunos sabatistas. Eles entraram juntamente com os demais candidatos, às 13h, mas só começaram a fazer a prova após as 18h. O horário para realização da mesma seguiu até as 22h30. Durante o tempo que permaneceram em sala, os candidatos não puderam conversar ou ter acesso a qualquer tipo de material didático e eletrônico. Além desses candidatos, uma lactante pediu atendimento especial durante a inscrição, mas não compareceu para realizar a prova.

PROVA TRANQUILA
O ENEM também ganhou as redes sociais nesse final de semana. Trazendo alguns casos curiosos e inusitados à tona, sobre candidatos que fotografam as provas e publicaram na internet, e acabaram sendo eliminados, e também de pessoas que chegaram atrasadas e não puderam fazer o Enem. Porém, em Dois Irmãos, a prova ocorreu normalmente, em ambos os dias, e em todas as escolas. “Não houve nenhum imprevisto e nenhum caso atípico foi registrado”, relata Rosmeri, destacando que, com o passar dos anos, os candidatos têm estado mais atentos às normas.

Dia do Sapateiro

Quem não gosta de calçar um sapato confortável, bonito e de bom acabamento? Para um calçado chegar a esse resultado, é necessário o empenho e a dedicação das mãos de grandes profissionais. Nesta sexta-feira, 25 de outubro, é comemorado o Dia do Sapateiro, uma das profissões mais antigas de que se tem notícia.
A paixão pelo setor calçadista já fez Eduardo Pedro Metz, 49 anos, popular Pinto, dedicar 35 anos de sua vida à profissão. Mesmo aposentado, ele pretende continuar trabalhando. “Eu me sinto motivado a continuar na profissão. É o que eu sei fazer bem e acredito que Deus me deu esse dom para o ofício. Não quero parar tão cedo, pois não quero ‘enferrujar’ em casa”, afirma ele, bem humorado. Enquanto conversava com a redação do Jornal Dois Irmãos sobre o trabalho, a esteira e a máquina de montar bico de seu Eduardo não paravam. A propósito, a relação entre os dois – Eduardo e a máquina – é de uma sintonia perfeita.
A colega Carine Arnold, 31 anos, é revisora de qualidade no setor do Corte, e trabalha há 13 anos no ramo calçadista. “Gosto da profissão e não me vejo fazendo outra coisa”, conta Carine. Apesar de gostar do que faz, seu grande sonho era ser juíza, profissão que admira, mas que não teve condições financeiras para continuar os estudos. Entre os pontos negativos da profissão, ela acredita que seja a desvalorização da categoria, tanto moral quanto financeira.  “Os pontos positivos são: amizade, coleguismo e o excelente ambiente de trabalho. Trabalho feliz”, diz ela. Ambos se orgulham da profissão e recomendam aos mais jovens.
Atualmente, o setor coureiro-calçadista de Dois Irmãos conta com aproximadamente 110 empresas e emprega cerca de 6.500 funcionários, de acordo com o Sindicato dos Sapateiros de Dois Irmãos e Morro Reuter.

Dia do Dentista

Quem, quando criança, nunca teve medo de ir ao dentista? Se você não tinha, ou não tem, parabéns! Sentar na cadeira do dentista ainda é assustador para muitas pessoas. Porém, tratamentos dolorosos já deixaram de ser uma realidade nos consultórios, devido a constante atualização desses profissionais e investimentos em equipamentos que proporcionam melhores resultados aos pacientes.
O medo, porém, nunca fez companhia a Gabriela Webster, 33 anos, em suas visitas ao dentista. Diferente da maioria, ela sempre adorou ir ao dentista, detalhe, aliás, que também a motivou a se tornar uma dentista. “Meu pai era médico, então sempre tive essa ligação com a área da saúde. Esse é um trabalho que exige muita habilidade manual, e eu gosto de trabalhar com as mãos”, afirma ela. Formada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2003, nos últimos nove anos, Gabriela tem se dedicado, principalmente, ao tratamento com implantes de rápida cicatrização.
Com seu consultório em Dois Irmãos desde 2004, Gabriela descreve a importância desse profissional para a vida das pessoas. “O dentista cuida, primeiramente, da saúde das pessoas, e a saúde bucal, reflete diretamente na questão estética e na autoestima delas”, relata Gabriela, destacando que, nos últimos anos, as técnicas odontológicas avançaram muito e que hoje o medo de ir ao dentista já não se justifica mais.
Apesar de essa ser uma área bastante concorrida, a dentista Gabriela acredita que o bom atendimento deva ser o diferencial no trabalho dos dentistas. “Além da qualidade do trabalho, o bom atendimento é um quesito que sempre faz a diferença. Muitas pessoas ainda tem receio em ir ao dentista, e para resolver isso, o dentista precisa fazer com que seu paciente fique à vontade e confiante no seu trabalho”, conclui Gabriela.

Empire Viagens e Turismo é a nova agência de Dois Irmãos

Apesar de estar a apenas um mês em Dois Irmãos, a história da Empire Viagens e Turismo é bem mais antiga, e começa no Rio de Janeiro, no ano de 1997. Com o nome já consolidado no mercado, a empresa se instala agora em Dois Irmãos para oferecer um serviço com a mesma qualidade que o da matriz, mas mais próximo do povo gaúcho. 
Localizada na Av. 25 de Julho, n.º 243, sala 03, a empresa é gerenciada por Ewerton Andrade Ferreira, diretor da filial em Dois Irmãos, e Monique Schneider Ferreira, gerente de vendas, profissionais dedicados e dispostos a transformar sua viagem em um momento inesquecível. O atendimento no local ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 19h30, sem fechar ao meio dia. Além da sede, outra opção para quem está atrás de ainda mais comodidade, é o site da empresa www.empiretur.com.br.
De acordo com Ewerton, atualmente, muitas pessoas tem utilizado a internet para montar e adquirir pacotes de viagem. “Hoje em dia, com a internet, a gente acaba tendo situações em que nem nos encontramos com o cliente. Isso gera uma comodidade ainda maior para ele e também demonstra a confiança que esse cliente deposita na empresa”, afirma Ewerton. Agência credenciada direta de empresas de cruzeiros marítimos como a Costa, a MSC e a Íbero, em dezembro, a filial da Empire Viagens e Turismo em Dois Irmãos irá levar um grupo de 17 pessoas para participar de seu primeiro cruzeiro, que sai do Rio de Janeiro e irá passar por Ubatuba e  Ilha Grande, retornando ao Rio. “Antes mesmo de ser inaugurada, já havia gente que tinha adquirido o pacote do cruzeiro com a Empire”, revela Monique.
Além disso, a Empire Turismo oferece aos clientes da região do Vale do Sinos serviço de transfer, que compreende levar e trazer o passageiro de casa até o aeroporto e vice-versa, com o objetivo de oferecer ainda mais praticidade, comodidade e conforto aos seus clientes. Outro ponto bastante frisado pela empresa é a questão da fidelização, preocupando-se em dar total assistência ao cliente não só durante a pré-venda, mas também no pós-venda.

Crise no hospital

Ao meio-dia desta sexta-feira, e após uma crise entre médicos da Allmed e a administração Tânia e Jerri, o diretor clínico do Hospital São José, doutor João Paulo Fischer, deixou o cargo. 
Com sua saída, saem, também, os médicos clínicos que atendiam o hospital. 
A razão da saída da equipe da Allmed e do pedido de demissão do diretor clínico ocorre, segundo o doutor João Paulo, após Tânia “exigir” a saída dos médicos Geison Fernandes e Richard Kuhne. 
“A razão de Tânia pedir a demissão dos médicos não se dá por questões técnicas, visto que tanto Richard quanto Geison são os clínicos que mais hora atendem no hospital”, diz João Paulo.
Desde o meio-dia desta sexta-feira, portanto, o hospital não tem mais diretor clínico e nem médico clínico. Isso significa que se tiver de ser baixado algum paciente, o hospital não poderá recebê-lo, a menos que Tânia consiga outros médicos para substituir os que saíram. O doutor João Paulo informou que a Allmed tem um contrato por licitação para atendimento do Postão 24h e outro, de emergência, para atendimento clínico no hospital e direção clínica. 
Esse contrato de emergência, segundo ele disse, estava vencido há sete dias, pois vinha sendo prorrogado mensalmente e nunca chegava com a necessária antecedência que garante o atendimento. 
A Allmed garante, no entanto, que aqueles pacientes que já estão baixados pelos médicos ligados a ela continuarão recebendo o atendimento, independente do rompimento do contrato, pois a relação médico paciente é profissional e não contratual. 
João Paulo informa, ainda, que neste momento o hospital segue tendo pediatria, obstetrícia e cirurgia, mas clínica geral não tem mais. A Allmed tem 29 médicos atendendo nos últimos 4 anos em Dois Irmãos.