Blog do Jornal Dois Irmãos


19 de set. de 2013

Festa do Padroeiro é neste domingo

 Há poucos dias do Kerb, Dois Irmãos celebra nesse do­mingo, dia 22, a festa popular de São Miguel, padroeiro do município. Para comemorar, a Paróquia São Miguel preparou uma grande festa. A programação inicia a partir das 8h, com uma cavalgada, saindo da capela Nossa Senhora de Fátima, no Vale Direito, e percorrendo a Av. São Miguel, com a ima­gem do padroeiro, e irá se dirigir até a Paróquia, onde será realizada missa festiva na sequência. A partir das 11h, haverá uma recepção na Sociedade Santa Cecília, com a bandinha típica Guela Seca, de Feliz. No almoço, será servido galinha­da, churrasco e saladas, que serão servidos à mesa, a partir das 11h30. O serviço de viandas começa às 11h. O cartão é 20 reais e pode ser adquirido com os festeiros, na secretaria da paróquia ou no dia do evento.

Após o almoço, a festa continua. No local, às 14h, acon­tecerá a revelação do casal Miguel e Miguelina Mirim, onde jovens de várias comunidades disputam o título. Logo que o novo casal for conhecido, todos que participam da disputa irão realizar uma apresentação artística. Além disso, haverá também no final da tarde uma reunião dançante animada pela banda K’necus, após as 15h. De acordo com o padre Dirceu Ritter, um dos responsáveis pela organização do evento, o ob­jetivo da festa é promover a integração e resgatar o verdadei­ro sentido da festa. “Esta é uma festa paroquial que envolve todas as comunidades católicas em torno da fé, da tradição e da família, pois este é o real motivo do Kerb”, destaca ele.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora seus 50 anos com festa

 Nesta quinta-feira, dia 19, o Sin­dicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter comemo­rou seus 50 anos de fundação. Mais de 700 produtores rurais prestigiaram a programação de aniversário. Na oportunidade, aconteceu o lançamen­to da placa comemorativa à data, com a presença de fundadores, ex-presi­dentes e lideranças regionais.
O descerramento da placa na sede do sindicato foi feito pelo presidente Pedro Joãozinho Becker ao lado da prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, do prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, e do presidente da Fetag (Federação dos Trabalhado­res na Agricultura no Rio Grande do Sul), Elton Weber. Após o pronuncia­mento das autoridades, os produtores rurais e demais autoridades seguiram em desfile até a Igreja Matriz São Miguel, onde ocorreu um grande culto ecumênico. Ao meio-dia, foi servido almoço de confraternização na Sociedade Santa Cecília.

À tarde, teve apresentação de uma adaptação da peça “Nós Somos Mesmo Maravilhosas”, da Curto Arte, enfatizando a história do Sin­dicato dos Trabalhadores Rurais, e outra apresentação teatral com o grupo da terceira idade Reviver. A reunião dançante foi animada pela bandinha típica Os Farristas.

Alegria nas cores da Primavera


 A Primavera começa oficialmente às 17h44 deste domingo, dia 22 de setembro. De acordo com os me­teorologistas, a estação das flores terá menos calor do que o normal na região Sul do país.
Os dois primeiros meses terão pouca chuva. Em outubro, as tem­peraturas serão mais agradáveis, típicas de Primavera. O calor deve aumentar em novembro, em razão da pouca quantidade de chuva. Em dezembro, porém, deve cho­ver bastante, com temperaturas um pouco abaixo do normal para esta época do ano.

Em Dois Irmãos, as cores da Pri­mavera já mudam a paisagem. A primeira semana da nova estação será de tempo seco e temperatu­ras agradáveis. Logo pela manhã, ainda fará um pouco de frio, com a mínima chegando a 7ºC na terça­-feira. Ao longo do dia, porém, o calor aumenta e a máxima pode chegar a 27ºC na próxima sexta­-feira, dia 27. Não estão descarta­das pancadas de chuva nos dias 25 e 28, mas nada capaz de tirar o sono dos foliões do Kerb.

17 de set. de 2013

Motorista de Herval morre em acidente na BR-116 em Canoas


Um acidente de trânsito deixou uma pessoa morta na manhã desta terça-feira, dia 17, na BR-116, em Canoas.
A vítima fatal é Leonardo André Wagner, 36 anos. Ele morava em Santa Maria do Herval e trabalhava no Frigorífico Zimmer, de Sapiranga.
No momento do acidente, ele dirigia o caminhão da empresa placas IGG-9052, de Sapiranga, que colidiu na traseira de um caminhão guincho, placas IDO-5012, de Porto Alegre. A frente do veículo ficou destruída. Não se sabe quais as causas do acidente. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Capital, não há marcas de freio na pista.
Na carona do caminhão estava outro funcionário do frigorífico, Cladiel Henrique Sidekum, 32 anos. Os dois ficaram presos nas ferragens e a equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou cerca de uma hora até conseguir retirá-los do veículo. Eles foram socorridos pela equipe do SAMU ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Leonardo faleceu horas depois do acidente e o passageiro segue internado no HPS, com quadro estável. O acidente causou congestionamentos na via. Para os motoristas que saíam de Porto Alegre, o congestionamento chegava a seis quilômetros. No sentido interior-Capital, a lentidão registrava 10 quilômetros de extensão.
Durante mais de cinco anos Leonardo foi motorista da Secretaria de Saúde de Santa Maria do Herval. Na última eleição, concorreu a vereador pelo PMDB. Ele deixa enlutada a esposa Marciane e a filha Alana, de 8 anos. Pessoa muito querida, é lembrado com carinho pelos amigos e colegas de partido. “Ele era um grande amigo, um homem muito trabalhador”, diz a vereadora Fabiana Bassegio, colega de partido e amiga da família.
O corpo de Leonardo seria encaminhado no início da tarde ao Instituto Médico Legal de Canoas. Não há previsão de quando deve chegar a Santa Maria do Herval.

Acabar com estatística macabra do trânsito só depende de VOCÊ!

A Semana Nacional do Trânsito 2013 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, em solenidade na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. De 18 a 24 de setembro serão realizadas ações de conscientização na cidade, como pedágios educativos, palestras e apresentações teatrais. A Semana do Trânsito tem como tema nacional a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”, que busca reduzir em 50% o número de mortes nas estradas nos próximos dez anos. Já o tema municipal é “Eu no Trânsito – Pare. Pense. Mude”.
A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades locais e teve uma rápida palestra com Ricardo Schiavon, presidente do Movimento Gaúcho para o Trânsito Seguro (MGTS). Ele destacou que a diminuição das tragédias nas estradas depende do despertar da consciência individual. “Nossa vida é feita de escolhas, e com as escolhas que fizermos poderemos alcançar um trânsito mais seguro. Eu tenho que mudar esta realidade, pois a gente mudando nossas atitudes acaba respingando nos outros”, afirmou Ricardo Schiavon.
Atualmente, mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes de trânsito. “Mas esse número é bem maior, pois as estatísticas não incluem aquelas pessoas que acabam falecendo dois, três dias depois do acidente. Infelizmente, as pessoas só aprendem no amor ou na dor”, comentou. “De cada 10 mil infrações cometidas, apenas uma é autuada”, acrescentou o presidente do MGTS.
Para Jair Quilin, presidente da Câmara de Vereadores e diretor do CFC Dois Irmãos, é preciso maior severidade na punição aos maus motoristas. “Temos que trabalhar mais a questão do respeito no trânsito, principalmente em relação ao pedestre. A educação no trânsito tem que atingir forte o bolso dos motoristas infratores, inclusive com a retenção da carteira por dois anos”, disse ele. A prefeita Tânia da Silva reiterou a importância de cada uma fazer a sua parte para diminuir as estatísticas macabras das estradas brasileiras. “Segurança no trânsito depende de todos nós. Não posso cobrar dos outros se eu não fizer a minha parte”, afirmou.

Vereadores aprovam a concessão do hospital

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, por unanimidade, o projeto de Lei 207/2013, que trata da concessão do Hospital São José. O Poder Executivo encaminhou novo documento depois que a oposição derrubou o projeto 185, alegando falta de informações.
Antes da votação, alguns vereadores defenderam a iniciativa de reprovar o primeiro projeto e elogiaram as alterações feitas no segundo. “Só na mudança de concessão a título gratuito para concessão a título oneroso já tivemos um ganho para Dois Irmãos”, destacou o presidente Jair Quilin (PDT). Jailton Proença (PDT) concordou: “Agora vieram mais de 1.000 itens na descrição do que existe no hospital. A questão da concessão a título oneroso é importante, pois vai ser cobrado aluguel. A empresa também terá que pagar despesas como água e telefone”, disse ele.
Com o projeto aprovado pela Câmara, o documento volta para a prefeita Tânia da Silva sancionar a Lei e, assim, dar início ao processo de licitação. Segundo o secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, o edital já está pronto e a expectativa da administração é publicá-lo ainda este mês. “Os critérios estão todos definidos, falta incluir apenas a avaliação do imóvel. Como se trata de uma modalidade de valor alto, o edital permanece aberto por 30 dias. Depois de aberta a licitação, ainda haverá um prazo legal para recursos. Se tudo der certo, a instituição vencedora poderá assumir o hospital ainda este ano”, comenta. O custo médio do hospital varia de 510 mil a 520 mil reais/mês. Deste total, 133 mil são repassados pelo Estado, 35 mil pelo governo federal, através do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e restante vem do município. “Ainda não temos orçamentos de quanto teremos que repassar à instituição vencedora para assumir a gestão, mas é certo que terá de ser um valor inferior ao atual”, explica o secretário.
Hoje, o hospital atende 100% SUS e tem boa parte da sua capacidade de internação ociosa. Pelos critérios do edital, a instituição que vier a administrá-lo terá de manter 70% da capacidade SUS e poderá explorar os outros 30% através de convênios e serviços. “O máximo que tivemos até agora foram 32 internações simultâneas, ou seja, os 70% SUS atende toda a demanda com folga. Isso dentro da capacidade de serviços que temos atualmente. Os serviços que vierem a ser acrescentados também seguirão esse percentual”, conclui o secretário Jerri

O que diz o projeto 207/2013
Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a efetuar concessão de uso de bem público, a título oneroso, mediante processo licitatório, das dependências do Hospital São José com as respectivas instalações, equipamentos, instrumentos e mobiliário.
Art. 2º A concessão do bem descrito no artigo anterior tem por finalidade a prestação, no local, complementando aqueles diretamente prestados pelo município, de serviços médico-hospitalares aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante plantão de urgência/emergência durante 24 horas, consultas médicas, exames de diagnose, avaliações cirúrgicas, cirurgias eletivas e de urgência/emergência.
Art. 3º A concessão de uso será outorgada por contrato e o prazo da concessão de que trata a Lei é de até 60 meses, a contar da assinatura do contrato.
Parágrafo Único:

Findo o prazo da concessão, o imóvel com suas respectivas instalações, equipamentos, instrumentos e mobiliário retornará ao município, sem que caiba à concessionária qualquer direito a retenção das benfeitorias e a eventuais indenizações.

16 de set. de 2013

União solta grito de “É Campeão!”


 O União é novo Campeão Municipal de Dois Irmãos. A equipe conquistou o título após vencer a jovem equipe do Gunners por 1 a 0 no último sábado, dia 14, no Clube União. Esta é a sexta vez em que a equipe comanda­da pelo técnico Miguel Engelmann levanta o caneco. Desde que o campeonato passou a ser organizado pela Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), em 2002, foram cinco títulos: 2007, 2008, 2009, 2011 e 2013.
O gol que deu o título ao União foi mar­cado pelo experiente Paulinho Calai, que entrou no segundo tempo no lugar de Mai­quel Jacob. Calai mal entrou em campo e no primeiro toque na bola, aos 28 minutos, balançou as redes e fez a alegria do time e da torcida. O União ainda teve o jogador Alce­mar Cavalheiro expulso aos 35 minutos no segundo tempo, após o segundo cartão ama­relo, mas mesmo assim aguentou a pressão do Gunners e segurou o resultado.
A partida foi nervosa, com poucos lances de gol para os dois lados. “Houve muitos erros de passes, jogadas de gol tivemos poucas, mas como eu já havia dito seria campeã a equipe que errasse menos, e foi o que aconteceu. O bom goleiro do Gunners- que pra mim foi a revelação deste ano, apesar de não ter premia­ção- levou azar junto com a falta de experiên­cia. Deu rebote e aí do outro lado Calai, com experiência de sobra, fez o gol do titulo no seu primeiro toque na bola. Parabéns ao União pelo título e parabéns ao Gunners que "ven­deu" caro este título ao União, lutando até o fim em busca do empate”, diz Valdir Schmitt, pop­ular Ninho, presidente da LIFADI. Ele destaca também a disciplina de todas as equipes durante o campe­onato. “Tivemos alguns incidentes, mas nada de alarmante. Sabemos que podemos melhorar ainda mais e para isso todos nós, dirigentes de clubes, temos que adaptar os atletas e torcedores ao nosso regulamento e não adaptar o regulamento aos atletas e torcedores. Temos que "educar" para não punir, mas se for necessário, isso deve acontecer para o bem do futebol e a relação com o torcedor”, completa Ninho.
As duas equipes fizeram cam­panhas parecidas. O União dis­putou 15 jogos, conquistando 7 vitórias, 5 empates e sofreu 3 der­rotas. Terminou a competição com o melhor ataque, com 30 gols marcados. Sofreu 20. Já o Gunners classificou dire­to, e entrou em campo 13 vezes. Foram 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. A equipe marcou 23 gols e sofreu 20.

Nesta segunda-feira, dia 16, às 19h30, acontece reunião de encerramento da competição com integrantes da LIFADI no Clube União. Também será definida a data da janta de encerramento e entrega de premiação. Entre os premiados, Mar­celo, do Minuano, é um dos nomes. Foi eleito o melhor jogador em 8 rodadas e também é o artilheiro do campeonato com 10 gols marcados.

Presos três suspeitos de assaltar Sicredi no Morro

Foram presos por volta das 22h deste domingo, dia 15, três homens suspeitos de estarem envolvidos no assalto a Sicredi Pioneira de Morro Reuter, no último dia 6 de setembro. As prisões aconteceram em uma mansão na Vila Ipiranga, no bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga.
Além dos três homens, uma mulher também foi presa. David Luis Pedroso, 31 anos; os irmãos Alexandre Lisboa da Silva, 27 anos, e Sérgio Alexsandro Lisboa da Silva, 19 anos; e Charlene Amaro, 24 anos; foram detidos por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. No local foram apreendidas armas, toucas ninja, perucas, coletes à prova de balas, cerca de 500 miguelitos, três rádios na frequência da BM, uma moto, um veículo i30, placas de carros e maconha.
De acordo com o Tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, o que leva a suspeita dos indivíduos estarem envolvidos no assalto a Sicredi é pela coincidência dos modos operantes, dos materiais e armas utilizadas com as encontradas na casa, e também por informações obtidas pelo Serviço de Inteligência da Polícia. A suspeita é de que eles sejam integrantes de uma quadrilha que realizou assaltos a banco em diversas outras cidades e também sejam autores de roubos de cargas em cidades do Estado. O que reforça a suspeita de que as pessoas tenham relação com o roubo de carga foi a apreensão de um bloqueador de GPS, além de notebooks.

Confira a matéria completa, na edição impressa do Jornal Dois Irmãos.

Semana Farroupilha movimenta Dois Irmãos

O tradicionalismo e o orgulho do povo gaúcho tem sido exaltado de várias maneiras durante o mês de setembro, principalmente nesta semana, quando entidades tradicionalistas de todo o estado preparam suas programações específicas para comemorar a data. Em Dois Irmãos, nesta sexta-feira, dia 13, foi dado início oficialmente a 24ª Semana Farroupilha do município, que teve como marco inicial a cavalgada de condução da chama crioula, saindo, no final da tarde de sexta-feira, da Praça do Imigrante e seguindo até a ACTG Portal da Serra, onde foi realizada a cerimônia de abertura da Semana Farroupilha.
No local, durante a solenidade, LíriaLawisch, mais conhecida como Tia Líria, foi homenageada, em razão da sua grande contribuição à cultura local. No evento, o público pôde prestigiar também apresentações do Coral Cantares, Terúlia e invernadas artísticas da ACTG.
A semana segue ainda com uma vasta programação em várias entidades tradicionalistas no município. Confira:

Piquete Gaudérios
do Pé da Serra:
O responsável pelo piquete, que fica localizado em frente à ACTG, é Ismael Wingert. A partir de amanhã, dia 17, na programação do local haverá Bicho na chapa, às 20h, por 15 reais; quarta, dia 18 – Carne de Panela, às 20h, por 13 reais; quinta, dia 19, churrasco, às 20h, 18 reais; e sexta, dia 20, será servidocostelão, às 12h, por 18 reais.
Piquete Morada Gaudéria
(Sede Campestre):
Completando 10 anos em 2013, o piquete é a única entidade tradicionalista a ser comandada por uma mulher, a patroa Denize Backes Boufleur. A programação do local começa nessa quarta-feira, dia 18, e vai até o domingo, dia 22. Na quarta-feira à noite, a partir das 10h, será servido bife na chapa, com o valor de 14 reais; na quinta-feira, ao meio-dia será servido churrasco, por R$ 18, e às 20h será servido carne de panela, por R$ 12. Na sexta-feira, ao meio-dia, bife na chapa e medalhão de porco, por 14 reais, já à noite será servido rabada por R$ 12, a partir das 20h. No sábado, churrasco ao meio-dia, por R$ 18, e à noite galeto com massa, a partir das 20h, por 13 reais. No domingo, costelão acompanhado de galeto e carne de porco ao meio-dia, por 20 reais. E, para fechar a noite, será servido carreteiro, a partir das 20h, por R$ 10.
Piquete Liberdade
Gaúcha:
Localizado ao lado da creche São João, o piquete tem como responsável Ildo Simon. A programação do local começou nessa sexta-feira, dia 13, e segue até a sexta, dia 20. Nesta terça-feira, dia 17, às 20h, será servido massa com molho de frango e saladas. Valor R$ 12. Na quarta-feira, dia 18, às 19h30, missa crioula e após, às 20h30, será servido mandiocada. Valor R$ 10. Na quinta-feira, dia 19, às 20h, o jantar será carne de panela, salada, pão e aipim. Valor R$ 10. Na sexta-feira, dia 20, ao meio-dia, será servido o tradicional churrasco, aipim, salada e pão. Valor R$ 18. O encerramento oficial ocorre à tarde, após, show com Selsom Machado. Reservas e informações pelos telefones 9705-9723 ou 9704-8353.
Piquete Os Taura:
Coordenado pelo patrão Lídio Boiavski e a patroa Silviana Kolling Boiavski, está localizado na rua Humaitá, ao lado do salão Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bela Vista. Nesta terça-feira, dia 17, às 20h, terá feijoada. Valor R$ 12. Na quarta-feira, dia 18, ao meio-dia será servido carne de panela. Valor R$ 12. À noite, às 20h, galinhada. Valor R$ 10. Na quinta-feira, dia 19, ao meio dia será servido carne de panela. Valor R$ 10. À noite, às 20h, galeto e saladas. Valor R$ 12. Na sexta-feira, dia 20, às 9h30, missa crioula. Ao meio-dia será servido tradicional churrasco e saladas. Valor R$ 18. À noite, às 20h, o jantar será carreteirro. Valor R$ 10. O encerramento oficial da programação será no sábado, dia 21, após, o almoço que é costelão. Valor R$ 20. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9649-7761.
Piquete Pago
da Esperança:
o patrão do piquete localizado ao lado do Supermercado Fink, na Av. Irineu Becker, é Paulo Kolling. Na programação do local, a partir desta terça-feira , dia 17, será servido de almoço carreteiro e saladas. À noite, às 20h, será servido entrevero no pão. Na quarta-feira, dia 18, bife na chapa como almoço e à noite, galeto, saladas e massa com molho. Na quinta-feira, dia 19, carne de panela e diversas comidas. À noite, às 20h, rabada. Na sexta-feira, dia 20, será servido churrasco e saladas e à noite, às 20h, vaca atolada. No sábado, dia 21, será servido costelão a partir das 12h. À noite, às 20h, carreteiro e saladas. Reservas e informações podem ser obtidas pelo telefone 9605-4548.
Departamento de Tradições Gaúchas (DTG):
Em funcionamento desde o ano passado, o local este ano ganhou uma sede própria, um galpão localizado junto à Associação de Funcionários do Grupo Herval. O espaço é aberto à comunidade, membros ou não do Grupo Herval. O patrão do local é Milton José Minuzzo. Na programação, a partir dessa terça-feira, dia 17, à noite, Galeto e massa com molho + saladas diversas, R$ 10,00. Para a quarta-feira, dia 18, Noite da Costela. Não há mais cartão disponível. Na quinta, dia 19, à noite será servido vaca Atolada e saladas diversas, também há 10 reais. E na sexta-feira, dia 20 , ao meio-dia, costelão, maionese e saladas diversas, com o custo de 16 reais.