Blog do Jornal Dois Irmãos


4 de nov. de 2014

Feira do Livro começa nesta quarta-feira


A 25ª Feira do Livro de Dois Irmãos é atração a partir desta quarta-feira, na Praça do Imigrante. Ao longo do dia estão previstos bate-papos com escritores, apresentações de teatro e dança. A abertura oficial acontece às 19h30, seguida do espetáculo O Músico e o Mágico. Neste primeiro dia passarão pelo evento as escritoras Monika Papescu e Viviane Juguero, além da peça Macaco Bacana, com sessões às 10h e às 13h30.
- Convido as pessoas a prestigiarem a programação da nossa Feira do Livro. Acredito que não é preciso ter shows caríssimos e grandiosos. A gente precisa mostrar o que tem a nossa cidade e região. Vamos apresentar a peça ‘Epopeia’, teremos a Orquestra de Picada Café, encontro com escritores e artistas locais, além de outras atrações – diz o patrono da 25ª Feira do Livro de Dois Irmãos, Carlos Alberto Klein, o popular Betinho.
A programação segue até domingo, dia 9. Leia abaixo uma entrevista especial com o patrono.


      Betinho Klein

“Temos que mostrar nossa cultura”


O Patrono da 25ª Feira do Livro de Dois Irmãos recebeu a redação do JDI para uma entrevista permeada de revelações e muito bom humor. 
Carlos Alberto Klein, popular Betinho, 45 anos, é um importante ator, diretor e escritor da região do Vale do Sinos e Encosta da Serra. 
Ele foi patrono da Feira do Livro de São José do Hortêncio no último ano, mas está orgulhoso em ser convidado em sua cidade natal para representar este evento cultural.

Como se sentiu ao ser convidado para patrono da Feira do Livro?
Betinho- Fiquei muito feliz, ainda mais por a Feira do Livro trabalhar a arte com a literatura. Sem dúvida, não tem como se afastar dessas duas artes quando se trabalha em teatro. Ao mesmo tempo é um presente para mim. Ter o reconhecimento cultural da cidade onde cresci é muito importante. Isso acaba englobando toda a cidade, minha equipe de trabalho do teatro, a plateia. É mais uma etapa, mais um desafio para mim.

O Patrono é só uma homenagem ou ele tem um papel especial no evento?
Betinho- O patrono tem vários bate-papos com o público e acaba tendo a oportunidade de falar um pouco da sua trajetória, principalmente focando na questão de que dá para se viver da cultura e da arte no Brasil. A oportunidade de ser patrono permite mostrar isso aos jovens, que existem muitas profissões diferenciadas nessas áreas.

Qual a importância da Feira do Livro para a cidade?
Betinho- Eu considero que uma Feira do Livro, não só em Dois irmãos, mas em todo o Brasil, tinha que ser evento obrigatório. Essa aproximação com os livros é de extrema importância na vida de qualquer pessoa. A família pode prestigiar um evento saudável, em que se respira literatura e cultura. O Rio Grande do Sul é onde mais se promove feiras do livro no Brasil. A grande maioria dos estados não tem feira, e Dois Irmãos já chega a sua 25ª edição. É um evento de cunho social. Antigamente, lia-se um livro e nem questionávamos quem era o escritor e o ilustrador. Hoje, temos a oportunidade de saber por que ele escreveu o livro, como construiu aquele personagem, como viveu o cenário daquela literatura e quem ilustrou. Tudo isso graças a feira do livro. 

Como avalia o tema “Arte e Literatura, Todas as Formas de Leitura”? 
Betinho- Não tem como separar as três áreas. Ainda estamos a passos lentos no Brasil, mas os filmes nacionais melhoraram muito, as artes plásticas conseguem defender uma ideia, uma identificação daqueles que desenham, e hoje tu escreve um livro e te aproxima do público. Eu acho que o tema é fantástico, e mais do que nunca temos que acreditar que isso precisa ser implantado nas escolas. Precisamos fazer com que crianças, jovens e adultos acreditem que a arte, a cultura e a literatura são mais que lazer, elas tem uma solução social no país. O próprio turismo agrega a arte e a literatura. Várias atrações da programação são ligadas a essas áreas.

E qual a importância deste tema no cotidiano de crianças e adultos?
Betinho- Isso se torna uma provocação saudável para as pessoas, no momento em que se afirma que a arte pode se transformar em literatura e vice-versa. Por exemplo: escrever um curta-metragem e criar um filme, escrever uma peça de teatro e querer colocar essa história no palco. Eu acho que é uma provocação saudável, que tem de ser contínua.

Quantos livros lançados? Será lançada mais alguma obra na feira?
Betinho- Como dramaturgia, tenho mais de 20 textos teatrais. Tenho publicado um livro chamado “Projeto Raízes”, com os três textos dos espetáculos teatrais “Esperando o Thiltapes”, “Natal na Colônia” e “O Retrato”. Muitas pessoas me pediam os textos, aí resolvi lançar esse livro. Neste sábado (dia 8), durante a Feira do Livro, estarei lançando o livro “Herta em: Uma visita especial”, com texto de Simone Saueressig e ilustrações de Beto Soares.

Tens algum artista como inspiração para tuas peças teatrais?
Betinho- Eu procuro buscar principalmente a realidade do povo, da imigração alemã, mostrar no palco um pouquinho da vida dessas pessoas. Uma pessoa que me inspirou muito, principalmente na peça “Esperando o Thiltapes”, foi o artista plástico Flávio Scholles. Através dos seus quadros, ele mostra a realidade dos imigrantes alemães que se transformou ao longo dos anos; ele acompanhou essas mudanças. E nós temos que mostrar a nossa cultura, o que nós vivemos e o que nós somos. Nós herdamos características da Alemanha, mas nós temos características próprias. A gente trouxe um grupo de teatro da Alemanha nas últimas semanas e percebemos que não falamos um dialeto errado, pois compreendemos o idioma. Isso é um verdadeiro intercâmbio cultural. O Flávio Scholles, para mim, é uma inspiração, pois ele pintou as mulheres vendendo flores, as famílias indo para a roça de manhã cedo... Essas são as características e riquezas da nossa região que não podemos perder. 

Quem é Carlos Alberto Klein?
Betinho- Um sujeito gordinho, fofinho e bonitinho (risos). É um cara que sempre pensou em viver da cultura, desenvolver a cultura. O meu maior foco é de que a cada ano sempre pudesse ter novos desafios. Nasci em Dois Irmãos e vivi praticamente toda a minha vida aqui. Realizei um dos meus sonhos que era ter um teatro próprio na cidade de Dois Irmãos, de ter pessoas trabalhando junto comigo na cultura e de formar uma plateia. Sou uma pessoa de coisas simples, que gosta daquilo que faz, um verdadeiro apaixonado pelo seu trabalho e que sempre tenta buscar novos caminhos e novas lideranças.

Feira de Saúde e Bem Estar será sábado no Parcão

Unidade Móvel do Hemocentro estará em Dois Irmãos para coleta de sangue


O Lions Clube de Dois Irmãos promove no próximo sábado, dia 8, a 2ª Feira de Saúde e Bem Estar. O evento ocorre no Parque Municipal Romeo Wolf, das 9h às 16h. Serão oferecidos diversos exames gratuitos como Hepatite (HBsAg), Hepatite C, Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, Tipagem Sanguínea, PSA (próstata), HIV e testes de visão. No turno da tarde haverá oficina de corte de cabelo e manicure. Além disso, das 9h às 16h, será realizada a campanha de doação de sangue, com o ônibus do Hemocentro no local. Para a doação, os interessados devem fazer inscrição prévia através dos telefones 3564-1124 ou 3564-1184, na Secretaria Municipal de Saúde. A presidente do Lions Clube de Dois Irmãos, Marisa Feiten, convida todos para participar do evento gratuito. “Será um dia dedicado à saúde e ao bem estar das pessoas. Além disso, venha doar sangue, que é um gesto tão simples e que salva tantas vidas”, convida Marisa.

Requisitos para doar sangue

Estar em boas condições de saúde; levar documento oficial de identidade com foto; ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais); Pesar 50 kg  ou mais; não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa; ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Alguns Impedimentos Definitivos

Doença de Chagas ou Malária; hepatite após os 10 anos de idade; ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV; uso de drogas injetáveis.
Alguns Impedimentos Temporários
Gripe ou febre; gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; realização de tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses; exposição à situação de risco para a AIDS (como por exemplo ter múltiplos parceiros sexuais ou ter parceiros usuários de drogas).

Etapas para a doação

Recepção onde apresenta um documento de identificação. Verificação dos sinais vitais (batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura, e peso), e teste de anemia, quando é coletada uma pequena gota de sangue para verificar se o candidato a doador não é ou está anêmico. Entrevista confidencial e avaliação com o médico, quando a sinceridade nas respostas às perguntas é fundamental. Todas as informações prestadas pelo doador são tratadas com sigilo absoluto pelos técnicos do HEMORGS. Coleta de sangue (aproximadamente 450 ml). Doador recebe um lanche e é aconselhado a tomar bastante líquido e repousar.

3 de nov. de 2014

Reunião na prefeitura debate investimentos em segurança


Uma importante reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, na prefeitura, para tratar de novos investimentos na área de segurança pública. 
O motivo principal do encontro era a devolução de 200 mil reais das economias do Poder Legislativo para os cofres da prefeitura. No entanto, o debate sobre investimentos em segurança acabou se estendendo por quase uma hora. Participaram da reunião a prefeita Tânia da Silva, o vice-prefeito Jerri Meneghetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Jailton Proença; a delegada Ariadne Langanke, o comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, tenente Francisco Antônio Maria; o presidente do Consepro, Marco Alles; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Marcelo Carpes; além de outras autoridades e secretários municipais. 
A prefeita Tânia afirmou que os 200 mil das economias do Poder Legislativo serão usados para realizar melhorias na base da Brigada Militar e na instalação de câmeras de segurança no bairro Travessão. Ela ressalta que não foi por falta de recurso que essas melhorias não foram feitas ainda. “Antes, é preciso realizar um levantamento de locais estratégicos e empresas para prestar o serviço de instalação dos equipamentos”, disse ela. O presidente do Consepro reforçou as palavras da prefeita. “O número de empresas que se ofereceram para realizar a execução do projeto foi imensa, porém, cada uma aparecia com um valor, uma tecnologia e um sistema diferentes. Então resolvemos contratar um engenheiro para desenvolver um projeto e apenas contratar uma empresa para executá-lo depois”, comentou Marco Alles. 
O tenente Francisco ressaltou a importância de trabalhar em conjunto nessas situações. “A missão da BM termina onde a da Polícia Civil começa. Porém, trabalhamos de forma integrada”, afirmou. O tenente já fez um levantamento prévio dos pontos mais críticos no Travessão para auxiliar no projeto. O presidente da Câmara lembrou que a ideia das câmeras de segurança surgiu assim que teve início a onda de assaltos na cidade. “Nossa maior preocupação no momento é a segurança da população. Hoje estamos cumprindo o que foi dito no mês de julho, durante a audiência pública”, disse ele, sobre a devolução do recurso. O major Carpes reconheceu a importância de uma administração municipal pensar na base e na estrutura da segurança. “Aqui se vê um município e uma comunidade comprometidos com a segurança pública e seu planejamento. Se depender de mim, do tenente e da delegada, a comunidade será muito bem atendida”, afirmou. 

SERÃO 200 MIL NO PROJETO

Na audiência de julho, a prefeita afirmou que investiria 200 mil reais no projeto das câmeras. Com a devolução dos 200 mil do Poder Legislativo, ela não pretende mais utilizar os 200 mil do recurso livre da prefeitura, como já havia antecipado. “Os valores investidos em segurança pública no município chegarão aos R$ 600 mil em 2014”, concluiu ela.

Moradores do Travessão definem pautas para audiência desta quarta


Policiamento 24 horas e câmeras de monitoramento foram às prioridades definidas durante a reunião dos moradores do bairro Travessão São Luís, em Dois Irmãos, na última sexta-feira à noite, na sede da Associação de Moradores.
Essas prioridades serão levadas para a audiência pública marcada para quarta-feira, dia 5, às 19h, na Câmara de Vereadores. Cerca de 100 moradores estiveram presentes e trouxeram a sua opinião, indignados com a atual situação da falta de segurança que enfrentam.
Conforme o presidente da Associação de Moradores do Travessão, Marcos Lauxen, as duas providências precisam ser apresentadas na audiência pública e os moradores precisam de uma resposta concreta das autoridades. “Não podemos ficar a mercê dos bandidos”, disse ele, preocupado com a segurança da comunidade. Uma moradora ressaltou que no bairro existem 60 empresas, que pagam impostos, além de todos os moradores do bairro que pagam IPTU e tem direito a educação, saúde e segurança. “Precisamos de uma viatura no bairro 24 horas, pois quando ocorre um assalto, a viatura leva 15 minutos até se deslocar para o bairro”, comentou.
Outro morador ressaltou que o problema do bairro virou politicagem, e precisam de uma resposta urgente para o problema que os moradores sofrem com a insegurança. Uma moradora tambem destacou que todos que vivem no bairro devem ajudar a denunciar qualquer carro ou movimento suspeito. “Precisamos publicar nas redes sociais e acionar a polícia, precisamos pensar na segurança do coletivo”, afirmou.
Na audiência deverão estar presentes a prefeita Tânia da Silva, a delegada Ariadne Langanke, o comandante da Brigada Militar tenente Francisco Antônio Maria, o presidente do Consepro, Marco Alles; e vereadores. Os moradores também levarão cartazes em forma de protesto e quem vai apresentar as reivindicações será o presidente da Associação de Moradores e o morador Nelson Kozenieski. 

SAÍDA 

A saída dos moradores para a audiência pública está prevista para as 18h30, em frente a sede da Associação de Moradores do Travessão.

Assuntos abordados pelos moradores

* Voltar a ter posto da Brigada Militar no bairro Travessão, como há 14 anos. Local sugerido pelos 
   moradores foi nos fundos do Posto de Saúde;
* Guarda Comunitária, com moradia fixa no bairro;
* Falta de iluminação pública em algumas vias do bairro;
* Aumento do auxílio moradia aos policiais;
* Hipótese de realizar uma manifestação, fechando a BR- 116, ou na frente da prefeitura, e sede da 
   Brigada Militar e Polícia Civil.

Campanha de prevenção da leptospirose é intensificada com o calor


A Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Meio Ambiente está intensificando a campanha de prevenção da leptospirose. Com a chegada do verão devem ser intensificados os cuidados para que não ocorra a proliferação de ratos e outros animais transmissores de doenças.
Vários fatores podem colaborar para o aparecimento desses vetores. Manter criações de galinhas, porcos e gado próximas da residência pode atrair ratos devido aos restos de alimentos. É necessário manter os espaços limpos bem organizados e não deixar galpões velhos onde possa se acumular lixo. Pilhas de tijolos, telhas, restos de materiais de construção ou  lenha funcionam como casas para esses roedores. O ideal é manter os pátios limpos, acondicionar o lixo em lixeiras altas ou latas com tampas e não deixar restos de comida nos pratos dos animais de estimação ou outros animais domésticos. A chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rejane Juver enfatiza que os vetores só se proliferam porque encontram condições para se alimentarem e procriarem. “O lixo e o  acúmulo de entulhos nos pátios das casas, bem como alimentos estocados em galpões ou depósitos sem a devida higiene são locais propícios para a proliferação de ratos”, salienta ela.
Cuidados importantes são necessários para evitar o contágio da doença. O uso de luvas e botas quando forem mexer com lixo, entulhos, na terra ou em locais úmidos é imprescindível. É necessário canalizar saídas de águas, de pias, máquinas de lavar roupa ou louça, esgoto e até mesmo da chuva, para evitar o acúmulo em valas. Também os bueiros e ralos devem ser mantidos com grades de malha mais fina e tampas. “Detalhes como fendas nas paredes, frestas em telhados, forros ou janelas podem ser espaços abertos para que esses roedores entrem nas casas. Se forem encontrados alimentos que tenham a embalagem roída, com vestígios de urina ou fezes de roedores, descarte imediatamente. Procurem guardar os alimentos em potes fechados e  em locais altos”, sugere a chefe de departamento.  
Outra dica importante é não despejar óleo de cozinha ou comida nas bocas-de-lobo ou no terreno. É importante observar os dias e horário de retirada em seu bairro para que os resíduos domésticos, sejam colocados nos locais no máximo duas horas antes do recolhimento, evitando  o acúmulo e também que cães, gatos ou outros animais rompam os sacos ou sacolas, espalhando o material pela rua. “Lembramos a comunidade de que aos sábados à tarde e aos domingos, não há coleta. O ideal é que depositem seus resíduos em casa, em recipientes fechados, até a segunda-feira”, sugere Rejane.

Jornalista de Liechtenstein visita Dois Irmãos


Jornalismo é jornalismo em quase todo lugar do mundo. Mas é sempre curioso escutar a rotina de um jornalista que trabalha numa rádio de um país de 36 mil habitantes espalhados em 160 km² de território. 
Andreas Semjon Krättli, 36 anos, é da cidade de Triesen, no pequeno país de Liechtenstein. Ele é formado em jornalismo e atua desde 1998 na Rádio Liechtenstein, única rádio do país. Assim como no Brasil, ele conta que é difícil conseguir uma vaga na área da comunicação. E a carga horária é de 9 até 10 horas diárias. “Outra característica forte em nosso país, é que os veículos de comunicação são controlados pelos partidos políticos”, conta ele. 
Liechtenstein é um dos países mais ricos da Europa, sendo que o salário de um jornalista varia de quatro a sete mil francos suíços. Com a cotação da moeda em torno de R$ 2,60, o salário pode chegar até R$ 15 mil mensais. O motivo que o trouxe ao Brasil foi a brasileira Cristine Isabel Anschau. Ela reside há dois anos no país e está namorando o jornalista há um ano. Além de conhecer os familiares da brasileira, já estão providenciando a papelada dela para o casamento, que deve acontecer o mais breve possível. Quem quiser conhecer a Rádio Liechtenstein deve acessar o site www.radio.li. A única dificuldade que pode ser encontrada pelos ouvintes brasileiros é que os locutores falam em dialeto, somente as notícias são transmitidas no alemão.

Impressão do Brasil

O jornalista está encantado com a receptividade dos brasileiros. “Aqui percebo que as pessoas são amigáveis, alegres e com sorriso estampado no rosto. Acredito que em Liechtenstein, as pessoas são muito invejosas e deixam de viver, para guardar dinheiro”, conta ele, que ficará no Brasil até o próximo dia 22 de novembro.