Blog do Jornal Dois Irmãos


16 de abr. de 2015

Dois Irmãos escolhe Soberanas nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 17, serão eleitas as novas Soberanas de Dois Irmãos. A escolha acontece na Santa Cecília, a partir das 21h, com 10 candidatas. A entrada é gratuita.
Os compromissos das candidatas iniciam mais cedo, com um coquetel junto ao corpo de jurados e a comissão organizadora. Na sequência, elas desfilarão com vestidos da Studio Maia – Noivas e Eventos, momento em que serão avaliadas nos quesitos desenvoltura, graça e espontaneidade. Além da passagem de faixa da corte atual, formada pela rainha Jéssica Kaefer e pelas princesas Taís Maiara Boesing e Tainá Luana Gerlach (foto), o casal Lori e Darci Engelmann receberá a nova faixa de Rei e Rainha do Kerb. Outra atração da noite é o desfile de moda que acontecerá durante o intervalo, com a participação de Feito Você, O Boticário, Pegshoes e Óptica Hahn. Encerrando a noite, tem show com a banda Folha Seca.
Candidatas: Náthali Costa (17 anos), Kelly Daiana Cipriani Berlitz (20), Elisandra Vepo Obregon (19), Amanda Rafaela Stein (21), Camila Gibbert (18), Elis Gabriela Träzel (19), Adrieli Morgana Ritterbusch (21), Cassiane Postai (19), Márcia Corrêa Meireles (23) e Monique Käfer (18).

Prefeito de Morro Reuter tem reunião no DAER

O prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, e o secretário de Obras, Marcelino Durings, estiveram nesta quarta-feira na sede do DAER, em Porto Alegre. Entre as demandas solicitadas estão a manutenção periódica da VRS-873, o fechamento dos buracos e a colocação de redutor de velocidade em frente à escola municipal de São José do Herval. O antigo controlador eletrônico que havia no local foi retirado pelo Governo do Estado. “Também foi tratado o assunto do acostamento da VRS-873, na localidade de São José do Herval, solicitando seu alargamento para possibilitar passeio público mais seguro para pedestres e evitar que as pessoas tenham que transitar sobre a pista de rolamento”, comenta Adair. Segundo o engenheiro Rogério Brasil Uberti, diretor de operações do DAER, a questão dos buracos será resolvida o mais rápido posspivel. As outras demandas serão analisadas. Participaram ainda do encontro o assessor da Casa Civil, Daniel Kieling, e assessores do deputado Tiago Simon.

“Estou de alma lavada”, diz ex-prefeito Miguel


A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos recebeu, no início da semana, o ofício 2209/2015, do Tribunal de Contas do Estado, com a aprovação das contas do ex-prefeito Miguel Schwengber no exercício de 2012, último ano do seu mandato. O documento também recomenda a aprovação por parte do Poder Legislativo, o que deve ocorrer na próxima sessão. Na tarde desta quarta-feira, o ex-prefeito esteve no Jornal Dois Irmãos para manifestar sua alegria com a aprovação das contas. Ele ainda fez um desabafo sobre a última campanha eleitoral.

“Sinto uma alegria imensa, uma grande felicidade”

A notícia foi recebida com grande entusiasmo pelo ex-prefeito Miguel. “Para mim, está sendo um desabafo, me sinto de alma lavada. As contas do nosso governo foram aprovadas na sua integridade, com todos os votos favoráveis. Isso prova que tudo foi feito dentro da legalidade, sem nenhuma ressalva”, comenta.
Mesmo passados mais de dois anos, o período eleitoral ainda estava engasgado. “Na época da campanha, fizeram um reboliço a respeito das minhas contas. Fiquei guardando isso por muito tempo e agora o Tribunal de Contas julgou e aprovou por unanimidade. Hoje, sinto uma alegria imensa, uma grande felicidade em poder dar essa notícia”, afirma ele, sem esconder o sorriso de satisfação.
Miguel reitera que fez tudo com correção. “Algumas pessoas que acreditavam em mim me olhavam entristecidas por tudo o que era dito nas ruas. Agora, posso dizer para as pessoas que tinham dúvidas quanto a minha administração, que elas não precisam mais ter. Está provado que tudo foi feito com correção. Posso ter meus erros, meus limites, minhas deficiências, mas sempre fiz as coisas pensando no interesse da cidade. Não houve má fé”.

“Isso prova que o que disseram sobre mim não era verdade”

Apesar do desafogo, o ex-prefeito não esconde a mágoa de alguns adversários, entre eles os vereadores Paulinho Quadri (PMDB) e Sérgio Fink (PTB). “A decisão do Tribunal de Contas é a prova de que aquilo que disseram sobre mim não era verdade. O Paulinho Quadri dizia para as pessoas que eu ia sair algemado da prefeitura, que eu ia ser preso pelo Tribunal de Contas. O vereador Sérgio Fink também, certa vez, passou por mim de carro e fez esse sinal com as mãos (Miguel imita aquele gesto de atrás das grades com os dedos). São coisas muitos graves, que me feriram e que eu não esqueço. Por isso esse desabafo”, afirma Miguel.
Ele também contesta as acusações de ter deixado dívidas para trás. “Algumas pessoas ligadas à atual administração, por numerosas vezes, disseram que ficaram pagando contas no primeiro ano de governo, para justificar seu estado de letargia e inoperância. Colocavam a culpa na administração anterior, dizendo que havíamos deixado dívidas. Se fosse verdade, as contas não teriam sido aprovadas pelo tribunal”, garante. “Agora, cai por terra esse discurso falacioso de algumas lideranças do PMDB, do PP e do grupo do Sérgio Fink. Essas pessoas agiram de má fé”, completa o ex-prefeito.

“Agora eles não têm mais o que falar. Eles precisam trabalhar”


Miguel diz que não quer bater na atual administração, apenas defender o que foi feito na sua gestão. “Fui vereador por oito anos e votei pela aprovação das contas dos outros prefeitos. E olha que algumas apresentavam ressalvas. Se fosse hoje, o tribunal não deixava passar”, argumenta ele, dizendo que é normal ter alguns apontamentos. “No meu período, um dos apontamentos era sobre um funcionário que se aposentou com um valor maior, em 2001 ou 2002, e que caiu na minha gestão. É claro que não foi culpa de nenhum prefeito, pois quem faz esse cálculo é uma comissão qualificada para isso. Mas era nesse tipo de coisa que antes a oposição (atual situação) se apegava como tábua de salvação. Mas agora eles não têm mais o que falar. Eles precisam é trabalhar”, conclui Miguel, sentindo-se com dever cumprido.

15 de abr. de 2015

Mahindra busca área de terra para sua fábrica

A indiana Mahindra segue produzindo tratores em Dois Irmãos. A fábrica, que opera desde 2013 na cidade, já vinha trabalhando antes disso na instalação da unidade. Havia boatos que a Mahindra estaria encerrando a produção de tratores na cidade, mas Égisson Loreto, gerente geral da unidade Dois Irmãos, desmente a informação.
O gerente não esconde a preocupação com a atual situação da economia do país. “Estamos vivendo um momento de retração, fazendo com que as pessoas comprem menos tratores”, diz ele, destacando que a maior parte das vendas do maquinário agrícola é pelo Programa Mais Alimentos, que também sofreu aumento na taxa de juros. Ele acredita que a diversificação para o desenvolvimento econômico da cidade é importante. Conforme Loreto, os subsídios para a instalação da empresa na cidade foram isenção de impostos durante um ano e aluguel do prédio por um ano e meio. “Agora precisamos do apoio da administração para encontrar uma área de terras e construir a nova unidade fabril. E a prefeita se comprometeu e está nos ajudando”, afirma ele, revelando que outras cidades da região já ofereceram áreas para a instalação da nova unidade fabril. Os planos são aumentar a produção de 1,5 mil tratores/ano para 10 mil, mas para isso, será necessária a construção de nova unidade fabril, que deverá ter 12 mil metros quadrados, o triplo do atual espaço onde estão instalados. A nova unidade trará mais empregos para a cidade, quem atualmente já emprega 30 funcionários.
A prefeita Tânia da Silva esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, na última semana, reunida com o diretor Adriano Boff e a assessora técnica Luciana França. O objetivo do encontro foi buscar incentivos para as indústrias locais e prestar apoio à viabilização do projeto de efetivação da empresa de tratores no município. O gerente Égisson Loreto participou do encontro em Porto Alegre.

Dois Irmãos sedia única fábrica no Brasil


O faturamento da Mahindra em 2014 foi de cerca de R$ 30 milhões em Dois Irmãos. A estimativa em 2015 é de cerca de R$ 50 milhões. A fábrica Mahindra de Dois Irmãos é a única no Brasil. A sede fica localizada em Mumbai, índia. A montadora produz carros, motos, aviões, bancos, resorts e tecnologia da informação. Em fevereiro deste ano, a montadora fechou uma fábrica de produção de veículos Mahindra e motos Benelli em Manaus, capital do Amazonas. Segundo nota da empresa divulgada na época, a decisão se deu por causa do “completo panorama adverso do mercado automobilístico brasileiro, agravado pela depreciação do real”.

Dois Irmãos é a 8ª cidade mais igualitária do Brasil

Dois Irmãos é uma das melhores cidades para se viver no país, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil, divulgado nesta terça-feira, dia 14, no site da revista Exame. Segundo o levantamento, o município é o 8º mais igualitário do país. Isso quer dizer que ele concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência. A lista dos 35 melhores inclui ainda Morro Reuter (12° lugar) e Santa Maria do Herval (30° lugar).
A prefeita Tânia da Silva se mostrou muito contente com o resultado e destacou os pontos avaliados pelo levantamento. “Estou orgulhosa em dobro, pois somos o oitavo município do país no ranking, mas também o primeiro colocado do Vale dos Sinos”, comemora. Em relação a escolaridade, que foi o ponto melhor avaliado, e violência, pior entre os quesitos, ela ressalta: “Nós temos que continuar acreditando na educação como meio de reduzir os índices de violência. Também temos que levar em consideração o momento complicado que a segurança pública atravessa, e não nos esquecer que o problema com a violência é geral no Brasil”.
O índice de exclusão de Dois Irmãos é 0,825. Morro Reuter aparece com 0,816 e Santa Maria do Herval, com 0,801. A liderança é da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, com 0,842.

DADOS DA PESQUISA

Todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez. Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Cada um desses itens recebeu um peso dentro do IES, conforme a seguinte tabela: Pobreza (peso 17%), Emprego (17%), Desigualdade (17%), Alfabetização (5,7%), Escolaridade (11,3%), Juventude (17%) e Violência (15%). Os dados foram retirados dos Censos do IBGE de 2000 e 2010. A exceção são os dados de violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde. As informações encontradas foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida equivalem aos valores próximos de 0, e as melhores correspondem aos valores próximos de 1. O mesmo raciocínio vale para o Índice de Exclusão Social.

NÚMEROS DA REGIÃO

8º - Dois Irmãos (RS)
Índice de Exclusão                          0,825
Índice de Emprego                         0,897
Índice de Pobreza                          0,98
Índice de Desigualdade                               0,811
Índice de Alfabetização                               0,951
Índice de Escolaridade                  0,491
Índice de Juventude                     0,669
Índice de Violência                         0,962

12º - Morro Reuter (RS)
Índice de Exclusão                          0,816
Índice de Emprego                         0,769
Índice de Pobreza                          0,945
Índice de Desigualdade                               0,906
Índice de Alfabetização                               0,99
Índice de Escolaridade                  0,351
Índice de Juventude                     0,731
Índice de Violência                         1

30º - Santa Maria do Herval (RS)
Índice de Exclusão                          0,801
Índice de Emprego                         0,676
Índice de Pobreza                          0,967
Índice de Desigualdade                               0,96
Índice de Alfabetização                               0,98
Índice de Escolaridade                  0,228
Índice de Juventude                     0,746
Índice de Violência                         1


As 35 cidades mais igualitárias do Brasil*

Índice de Exclusão
1º - Pomerode (SC) - 0,842
2º - Vale Real (RS) - 0,833
3º - Picada Café (RS) - 0,832
4º - Schroeder (SC) - 0,831
5º - Elisiário (SP) - 0,830
6º - Borá (SP) - 0,828
7º - Jaraguá do Sul (SC) - 0,828
8º - Dois Irmãos (RS) - 0,825
9º - Treviso (SC) - 0,820
10º - Vila Flores (RS) - 0,819
11º - Feliz (RS) - 0,818
12º - Morro Reuter (RS) - 0,816
13º - Ascurra (SC) - 0,813
14º - Brusque (SC) - 0,813
15º - São José (SC) - 0,812
16º - Tupandi (RS) - 0,811
17º - Botuverá (SC) - 0,810
18º - Serafina Corrêa (RS) - 0,810
19º - Teutônia (RS) - 0,809
20º - São Caetano do Sul (SP) - 0,808
21º - São José do Hortêncio (RS) - 0,806
22º - Dourado (SP) - 0,806
23º - Gabriel Monteiro - 0,804
24º - Indaial (SC) - 0,803
25º - Capivari de Baixo (SC) - 0,803
26º - Blumenau (SC) - 0,803
27º - Arroio do Meio (RS) - 0,802
28º - Rio dos Cedros (SC) - 0,802
29º - Bady Bassitt (SP) - 0,801
30º - Santa Maria do Herval (RS) - 0,801
31º - Inúbia Paulista (SP) - 0,801
32º - Palmares Paulista (SP) - 0,800
33º - Orindiúva - 0,799
34º - Timbó (SC) - 0,798
35º - Bento Gonçalves (RS) - 0,798

* Fonte: http://exame.abril.com.br/

13 de abr. de 2015

Hospital São José recebe doações de poltronas

Tradicionalistas da cidade realizaram no último sábado, dia 11, a entrega das doações de poltronas e colchões para o Hospital São José de Dois Irmãos. Os itens foram adquiridos com o lucro do baile beneficente realizado no último dia 15 de março, na ACTG Portal da Serra, em prol da casa de saúde. A entrega contou com a presença de representantes da ACTG Portal da Serra, CTG Liberdade Gaúcha, DTG Porteira Aberta e dos piquetes Os Taura, Gaudérios do Pé da Serra e Morada Gaudéria, do vice-prefeito e secretário da Saúde, Jerri Meneghetti, e do diretor do hospital, Karison Furtado. O valor arrecadado foi de R$ 12.304,83. Segundo Oscar Bassotto, patrão da ACTG Portal da Serra, com o valor foi possível adquirir 21 poltronas para acompanhantes, 15 colchões piramidal e 67 jogos de fronha e lençol. “Os jogos de fronha e lençol tiveram que ser encomendados e serão entregues daqui a 20 dias”, explica Oscar. Todas as doações serão destinadas, exclusivamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Gauchão de Rugby é atração em Dois Irmãos

No sábado, dia 11, o Complexo Esportivo do SESI, em Dois Irmãos, sediou dois jogos válidos pelo Campeonato Gaúcho de Rugby 2015- 1ª Divisão. Ambas as partidas foram pela modalidade Rugby 15, a mais tradicional nesse esporte. Na partida intermediária, que iniciou às 13h30, o San Diego, de Porto Alegre, venceu o Brummers, de Ivoti, por 60 a 10. Já na partida principal, às 15h30, novamente vitória do San Diego sobre o Brummers, desta vez por 38 a 14.
O Rugby é um dos esportes que vem sendo difundido com força em todo o Brasil. O Brummers, por exemplo, foi fundado em Ivoti no ano de 2007, e hoje conta com atletas de todo o Vale do Sinos. O clube tem equipes nas categorias infantil, juvenil e adulto, nos naipes masculino e feminino e conta, inclusive, com uma atleta dois-irmonense, a jovem Débora Strassburger. Um dos atletas, Jardel Vettorato, que esteve em campo no sábado, também vem se destacando no esporte. Ele foi convocado para a Seleção Brasileira e no próximo dia 18 estreia no Sul Americano contra o Uruguai, em Montevidéu.

Projeto Rugby Escolar


Há pouco mais de dois anos, o ex-atleta de rugby Lucas Toniazzo, 34 anos, vem desenvolvendo o Projeto Rugby Escolar pelo Estado. O projeto é destinado a crianças e jovens de 7 a 15 anos e tem como objetivo difundir o esporte entre os alunos e também a formação de talentos. De acordo com Astério Mombach, do Departamento Municipal de Desporto, nos próximos dias o projeto será apresentando à prefeitura de Dois Irmãos, e há grande chance do mesmo ser desenvolvido nas escolas daqui. “Nossa ideia é fazer uma capacitação com os professores, e depois desenvolver esse esporte entre os alunos”, finaliza Astério. 

Biblioteca Pública adere ao “Mês do Perdão”

Neste mês de abril, a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt, no Centro de Dois Irmãos, aderiu ao “Mês do Perdão", para que os leitores que pegaram algum livro emprestado e esqueceram de devolver, tragam de volta sem pagar multa. O prazo segue até 30 de abril, tendo como principal objetivo recuperar o acervo da biblioteca.
Conforme levantamento feito pelos responsáveis pela biblioteca, 62 livros deixaram de retornar para o acervo em 2012, 36 em 2013, 40 em 2014 e cerca de 20 em 2015. Em menos de três anos e meio, 158 obras estão com o empréstimo atrasado. Atualmente, o espaço conta com um acervo de 36.500 exemplares e mais de 9 mil usuários cadastrados. A multa para quem atrasa a devolução é de apenas R$ 0,50 por dia e por livro, mas se o leitor fosse pagar a multa por um desses livros hoje, ficaria algo em torno de R$ 600,00 por cada livro. No “Mês do Perdão”, essa dívida é perdoada numa forma de ajudar o leitor e reaver os livros para que outros leitores possam usufruir.
Segundo a atendente Camila Sbeghen (foto), 26 anos, e o auxiliar de biblioteca Cleone Schallenberg, 23, mais de 15 mil livros foram emprestados em 2014. Cerca de 100 pessoas visitam o local para pesquisas, leituras e empréstimos de livros diariamente.

Tenha sua carteira de leitor

Você já tem a sua carteira de leitor? Não? Pois saiba que é muito simples para solicitá-la. Basta levar na biblioteca a carteira de identidade (para as crianças é válido a certidão de nascimento), comprovante de residência atual e uma foto 3x4. A primeira carteira é gratuita.

Horário de funcionamento


A biblioteca funciona de segunda a sábado. Na segunda-feira é das 13h às 19h. De terça a sexta-feira, das 8h às 19h. No sábado, das 8h às 11h. Mais informações e consultas ao acervo podem pelos telefones 3564-7306 e 9693-5035. A biblioteca fica na Av. 25 de Julho, 636.