Blog do Jornal Dois Irmãos


19 de dez. de 2014

Depois de quase 11 anos, Irmã Irene está deixando o Colégio Imaculada Conceição

Depois de dez anos e nove meses à frente da direção do Colégio Imaculada Conceição, a Irmã Irene Tereza Cavalli, 57 anos, que faz parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, entra em uma nova etapa de sua vida religiosa: o trabalho missionário. A Irmã, que se tornou freira aos 19 anos e é natural de Caxias do Sul, embarcará em fevereiro de 2015 para o continente africano e iniciará sua etapa no trabalho além fronteiras, em países como Moçambique e Angola.
Diante desse novo desafio, a Irmã Irene destaca a importância de cada experiência em sua vida. “Depois de quase 11 anos nesta cidade, eu levo comigo um grande sentimento de saudade e gratidão por tudo. Quando cheguei a Dois Irmãos fui muito bem acolhida e só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa etapa”, diz ela. Sobre a nova experiência no continente africano, Irmã Irene adianta que ficará, nos primeiros dois a três meses, em Moçambique, e depois partirá para Angola, onde passará a maior parte da jornada que deve durar de dois a três anos. O trabalho missionário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria atua há anos no continente africano, sendo que duas irmãs que acompanharão a Irmã Irene nessa jornada já estão lá.
Quando questionada sobre suas expectativas para a nova experiência, ela conta que o trabalho missionário é um sonho antigo. “Manifestei meu desejo de participar do trabalho além fronteiras para a congregação há quatro anos. Em fevereiro de 2014 fui convidada e prontamente aceitei. O trabalho missionário é uma característica fortíssima da congregação e eu afirmo que estou indo por vontade própria, pois sempre foi um desejo meu. Com certeza será uma experiência de fé e esperança, e eu estou me preparando para vivenciar e fazer parte disso. Apesar de ser um grande desafio, me sinto muito confiante”, afirma Irmã Irene.
O primeiro ano no novo continente será dedicado para inculturação e familiarização com os costumes e a língua. Em seguida Irmã Irene decidirá se deseja atuar na área da pastoral, da educação ou da saúde. “O mais provável é que eu me envolva com a área da educação, já que sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Administração. Mas tudo varia conforme as necessidades da região em que vou exercer o trabalho missionário”, conclui a Irmã.

Sobre a Congregação
Fundada por Bárbara Maix há 166 anos, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria marca presença evangelizadora no mundo estando presente no Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Itália e Haiti. Com 740 Irmãs na Congregação, a sede geral está estabelecida em Porto Alegre, com a atuação das Irmãs em todo o Rio Grande do Sul nas áreas de educação, saúde, ação social e pastoral missionária. Os objetivos de cada Irmã, seguindo o projeto da fundadora Bárbara Maix, são realizar em tudo a vontade de Deus, viver em comunidade conforme o espírito dos primeiros cristãos, testemunhar o amor de Cristo com os mais necessitados criando relações de perdão e de solidariedade, lutar por saúde, moradia, educação, lazer, alimentação, trabalho e vida digna para todos.

Nova direção

A direção do Colégio Imaculada Conceição será assumida em 2015 pela Irmã Erena Bernardi, que deve chegar a Dois Irmãos entre os dias 20 e 25 de janeiro.
A Irmã Erena está vindo da cidade de Caxias do Sul, assim como a Irmã Irene.

Agradecimento

“Deixo meu sentimento de profunda gratidão pelo vivenciado e aprendido nesse período no Colégio Imaculada Conceição e ao povo de Dois Irmãos.
É cedo para saber se algum dia voltarei, mas deixo a cidade muito agradecida por tudo. Quero agradecer também à congregação que confiou em mim nessa nova missão”.

Moradores reclamam da pressão da água no Centro

Moradores reclamam da pressão e da falta de água na Av. São Miguel, próximo ao Museu Municipal. Eles contam que, ao abrir a torneira, sai um jato de ar ou a água vem com muita pressão. O problema perdura cerca de dois meses e se repete há três anos.
A dona de casa Maria Helena Hansen, 66 anos, já teve inúmeros prejuízos com o ar que vem junto com os canos da água. “Filtro de água, três bombas de água e bóia da caixa d’água foram alguns dos equipamentos danificados pelo ar ou pela forte pressão”, diz ela. Maria Helena ressalta que técnicos da Corsan visitaram sua casa e solicitaram que ela fizesse uma instalação próxima do relógio para diminuir a pressão da água, mas não resolveu a situação. “Tenho que evitar usar a máquina de lavar roupa, e isso causa transtornos nos afazeres da casa. Além disso, o relógio contabiliza o ar como se estivéssemos gastando água”, comenta.
A aposentada Santina Frizon, 60 anos, já quebrou inúmeras louças devido aos jatos de ar ou da água. “É um verdadeiro transtorno. O problema já perdura há três anos. Não é o ano todo, mas é um ou dois meses por ano”, diz ela. O morador Roque Nicodhemos, 51 anos, já teve prejuízos com uma máquina de lavar roupas que estragou em decorrência do ar que vem pelo encanamento da Corsan. “Já realizei inúmeros protocolos, até já levei uma garrafa com água para os vereadores, mas nada foi solucionado”, comenta Roque.

O que diz a Corsan

O chefe da unidade da Corsan de Dois Irmãos, Oneide Adel da Silva Castro, diz que teve conhecimento do fato há dois meses. “Conforme informações dos engenheiros da Corsan da Coordenadoria Regional de Campo Bom, não é problema de excesso de pressão, e sim de entrada de ar na tubulação, que tem ocorrido toda vez que há um desligamento do motor bomba do booster localizado na São Miguel. Isso pode acontecer quando falta energia elétrica ou se fazem consertos e substituição de equipamentos. O acionamento dos motores pode gerar a entrada de ar na rede, ocasionada pelo tipo de tubulação existente que é de menor diâmetro na sucção da saída do poço”, explica.
Segundo Oneide, será necessário substituir a tubulação de saída do poço até a rede na Av. São Miguel por uma tubulação de diâmetro maior. “Acredita-se que isto cessaria de vez a entrada de ar na rede de distribuição de água, que tem ocorrido ocasionalmente nas residências de alguns moradores próximos ao sistema de bombeamento”, afirma. Já foi realizado um projeto de investimento para aquisição de peças e materiais para atendimento desta demanda. “Mas, com a transição no Governo do Estado, estima-se que nos primeiros meses do ano de 2015 possamos realizar as melhorias necessárias, resolvendo de vez os transtornos que vem ocasionando insatisfação a estes moradores”, conclui o chefe da unidade.

Sete arrombamentos registrados em menos de dez dias na cidade

Desde o dia 9 de dezembro, uma série de sete arrombamentos à residência foi registrada em Dois Irmãos. Os fatos ocorreram no Centro, nos bairros Beira Rio e Moinho Velho e na Estrada Campo Bom.
Dos sete casos, apenas quatro foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos e estão sendo investigados. A polícia pede que os fatos sejam registrados pelas vítimas, para que ela possa fazer o seu trabalho. “Se o fato não é registrado na delegacia, é como se não tivesse ocorrido, como se não existisse”, destaca o inspetor Evair John.
O primeiro arrombamento à residência ocorreu no dia 9 de dezembro, na rua Caminho Particular, no Centro. A ação foi percebida por volta das 19h30, quando os proprietários chegaram em casa e perceberam que a janela do banheiro estava arrombada e os cômodos revirados. Foi furtado iPad, relógio e uma câmera digital.
O segundo caso foi registrado dia 11 de dezembro, na rua Alfredo Ponne, no Beira Rio. O arrombamento foi percebido logo após as 18h, quando os proprietários chegavam do trabalho. “Eles entraram pela janela do quarto dos fundos e levaram só uma pequena quantia em dinheiro e um tênis do meu marido. Ainda deixaram o sapato velho deles sobre a mesa. Reviraram tudo. Ainda comeram uma maça e deixaram jogada no pátio”, conta a vítima.
No dia 16, outras duas residências foram alvo de bandidos. Uma foi na Av. São Miguel, no Centro, onde a ação foi percebida por volta das 19h30. De novo, entraram pela janela do banheiro. Do local foi furtado notebook e câmera digital. De acordo com relato da vítima à Polícia Civil, uma TV ficou no sofá. O segundo caso ocorreu também no bairro Beira Rio. Desta vez, um homem chegou para oferecer serviços de manutenção de ar condicionado, e na sequência, invadiu uma residência. “Percebi que entraram na minha casa só por volta das 18h”, conta a vítima. “Minha vizinha estava em casa e de repente um homem chegou e pediu se tinha alguém em casa, dizendo que queria oferecer os serviços de manutenção. Ela respondeu que não e ele foi embora. Logo depois, outra vizinha viu o carro se aproximando e um menino fazendo sinal de que ele poderia se aproximar da minha casa. Ali um já tinha arrombado a porta janela e só esperava para carregar no carro”, conta ela, indignada. Ainda segundo a vítima, o veículo descrito pelas vizinhas é um Uno azul, de duas portas, modelo antigo.
O veículo já foi denunciado à Brigada Militar pelo menos duas vezes nos últimos dias. “Ela disse ainda que tinha uma criança no banco de trás do carro. É um absurdo. Saímos para trabalhar, batalhamos para conseguir as coisas e quanto voltamos para casa no final do dia, ela está arrombada”, destaca. Da residência foi levada uma TV 42’, um cobertor e um relógio. “O quadro da sala estava torto, talvez estivessem atrás de dinheiro”, finaliza ela.
Nesta quarta-feira, uma casa da rua Chico Mendes, no Moinho Velho, foi arrombada e a ação foi percebida por volta das 17h. A porta dos fundos foi arrombada e foi levado notebook, celular e bijuterias.