Blog do Jornal Dois Irmãos


26 de jul. de 2013

MORRO REUTER

Crédito facilitado incentiva empreendimentos em Morro
Gabriela Casa, agente de microcrédito no município
 Um novo incentivo de crescimento para as boas idéias em Morro Reuter. Através do Programa Gaúcho de Mi­crocrédito, iniciativa do Governo Es­tadual e Banrisul, os empreendedores do município têm acesso ao crédito de forma rápida e simplificada, sejam eles autônomos ou sociedades, formais ou informais. O objetivo do programa, é estimular ideias e proporcionar o crescimento, através de empréstimos financeiros para diversos fins, como capital de giro ou investimentos fixos.
De acordo com a Agente do Micro­crédito em Morro Reuter, Gabriela Casa, o processo é simples e de juros baixos. “Para o acesso ao programa, os interessados precisam somente ser maior de 18 anos, possuir 6 meses de experiência na atividade, e apresentar avalista com renda fixa. A partir de um cadastro prévio, damos andamento ao pedido, que normalmente demora duas semanas para ser processado e analisado pela Instituição Financeira. É uma maneira fácil e rápida de in­vestimento para pequenos e médios empresários, com juros muito abaixo dos apresentados em outras formas de financiamento”, explicou.

O atendimento aos interessados pelo programa acontece junto à Se­cretaria de Indústria e Comércio, na rua Anita Garibaldi, 219. Para maio­res informações, o contato pode ser feito através do e-mail industriae­comercio@morroreuter.rs.gov.br ou pelo fone 3569-1455.

Empresas beneficiadas com lei de incentivo
Secretário Afonso Bastian dando encaminhamento
 à solicitações da lei 1244
Em vigor desde 2011, o Programa de Incentivos Fis­cais do município já benefi­ciou diversas empresas de Morro Reuter, já instaladas, e que promovem melhorias ou crescimento de seus es­paços físicos. Só no ano de 2013, foram 17 incentivos dados no município através do programa.
De acordo com o secre­tário da Fazenda, Afonso Bastian, o programa é dire­cionado para a parceria em serviços de máquinas pesa­das, como patrola, retroes­cavadeira e caminhão: “ A lei 1244, de 2011, instaurou uma política de incentivos às empresas já instaladas no município. Através dela, a administração pública ofe­rece serviços de remoção de entulhos, terraplana­gem para estacionamento e outros, como limpeza e arrumação de pátios, com fornecimento de materiais como brita e saibro”, ex­plicou Afonso.
Para receber o auxílio, é necessário que o empresá­rio faça um pedido através do setor de protocolos da prefeitura, que será enca­minhado à Secretaria de Fa­zenda e Planejamento para o andamento. Vale lembrar que o benefício só será con­cedido para o empresário que estiver em dia com seus débitos tributários, e que o mesmo deverá entrar com uma contrapartida de 40% do valor total do serviço ou material solicitado, a ser pago em até 30 dias.

Em quatro meses, 170 carteiras 
de identidade confeccionadas
Johnni Alberto Kasper é o oficial administrativo responsável
pela confecção das carteiras de identidade
O acesso fácil e rápido a serviços básicos ao cidadão, que em um passado recente só seria possível indo até a cidade vizinha, já fez com que 170 cidadãos de Morro Reuter recebes­sem suas carteiras de identidade. Após a im­plantação da confecção do documento junto ao CRAS do município, que ocorreu no mês de abril deste ano, 170 cidadãos já receberam seus RGs sem precisar sair de sua cidade.
Segundo a Assistente Social, Daniele Ga­edicke, o processo é rápido e sem burocracia. “A pessoa interessada em confeccionar seu documento, deve dirigir-se ao CRAS portanto certidão de nascimento ou casamento original e foto 3x4. O serviço está aberto à residentes ou não no município”, explicou.
Confira abaixo os horários de atendimento
para a confecção do documento:
Segunda-feira das 8h às 11h30
Terça-feira das 8h às 12h e 13h às 17h
Quarta-feira- das 8h às 13h
Quinta-feira das 8h às 11h30 e 13h às 16h
Sexta-feira das 8h às 14h

Departamento de Turismo auxilia artesãos
Confecções das carteirinhas podem ser encaminhadas
junto ao Departamento de Turismo
Aconteceu na última semana a confecção de novas carteiras de artesão para os associados à AAMOR - As­sociação dos Artesãos de Morro Reuter. A confecção foi feita pelo coordenador do Sine Novo Hamburgo e filiado à FGTAS - Fundação Gaúcha do Trabalho Social, João Henrique Moura de Castilhos. Na ocasião aconteceu tam­bém a renovação e inclusão de técnicas do artesanato aos artesãos do município.
A Presidente da Associação, Deisi Rafaeli Schneider, destaca os benefícios em ser associado: “Muitas vezes, um artesão sozinho não consegue ter a real dimensão das oportunidades que pode ter através de seu artesanato. Nós, quanto Associação, buscamos sempre novas atividades e novidades para nossos associados. Queremos crescer jun­tos, criando oportunidades e valorizando os trabalhos de­senvolvidos em nosso município”, comentou.
Para aderir à Associação, é necessário o preenchimento de um cadastro, que pode ser realizado no Departamento de Turismo. Maiores informações através do e-mail: deisi­tur@hotmail.com ou do fone (51) 3569.1455

Serviços Urbanos trabalha no embelezamento dos jardins
Com o aumento do nú­mero de turistas que visi­tam o município aos finais de semana, devido à baixa temperatura registrada nos últimos dias, a Secreta­ria de Serviços Urbanos trabalha intensamente na manutenção dos jardins no município.

Na manhã desta quinta, foi o canteiro da rótula principal do município que re­cebeu uma atenção especial, onde foram removidas as folhas caídas dos coqueiros. 


Administração na busca de novas tecnologias
Na visita à Imigrantes, Adair e Marcelino conferiram
nova tecnologia para localidades do interior
 A cidade de Imigrantes recebeu nesta semana a visita de prefeitos de todo o Estado, que buscam no­vas tecnologias de baixo investimento para seus municípios. O prefeito Adair Bohn, na compa­nhia do secretário de Obras, Marcelino Dürin­gs, esteve no município para conhecer um novo procedimento de vedação de ruas de chão batido, que promete uma redução de 95% de poeira em dias quentes e barro em dias de chuva.
Prefeito e Secretário retornaram otimistas com a nova tecnologia, e a possibilidade de aplicação em Morro Reuter é grande: “Muitas vezes o município não possui verba suficiente para o asfaltamento ou calçamento das vias de chão batido. Com esta nova tecnologia de baixo custo, que nada mais é do que um produto químico, biodegradável, aplicado nas ruas, poderemos dar melhores condições de trafegabilidade aos moradores das nossas localidades do interior”, destacou o prefeito.

Esporte

 Municipal de Futebol vai conhecer seus finalistas no sábado
Apesar do frio, tudo indica que neste sábado, dia 27, finalmente será disputada a segunda rodada pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol. A previsão é de tempo seco. A Baixada Setembrina será palco de Arcanjos x União (13h30) e Gunners x SER Campinas (15h30). Como venceu o primeiro jogo por 4 a 1, o União pode até perder por dois gols de diferen­ça para chegar a mais uma final. No outro confronto, o Gunners tem a vantagem do empate. Na rodada de ida, as duas equipes ficaram no 0 a 0. “Se depender da vontade dos clubes, serão dois grandes jogos. O União tem boa vantagem, mas o Arcanjos não quer só cumprir tabela. Gunners e Campinas também prometem fortes emoções”, comenta Valdir Schmitt, o Ninho, presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI).

Noite de decisão no Municipal de Futsal

Nesta sexta-feira, dia 26, serão conhecidos os finalis­tas do Campeonato Municipal de Futsal de Dois Irmãos - 1ª Divisão. A segunda rodada das semifinais será no Ginásio Arno Nienow (Navegantes), a partir das 20h, com Gunners x Independente e Arcanjos x Nativus. As equipes de Gunners e Arcanjos jogam pelo empate, pois venceram na semana passada por 7 a 6 e 9 a 0, respecti­vamente. Independente e Nativus precisam vencer no tem­po normal e na prorrogação para chegaram na decisão.

Diversão não faltou na Festa do Colono

Cabo de Guerra foi uma das brincadeiras que animou os colonos
O que não faltou foi animação e risa­das durante os jogos da Festa do Colono, promovida nesta quinta-feira pelo Sindi­cato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter em parceria com a Emater. A festa iniciou pela manhã e ao meio dia foi servido almoço na Socieda­de Esportiva e Recreativa da localidade de Picada São Paulo, em Morro Reuter.
De acordo com o presidente do Sindica­to dos Trabalhadores Rurais, Pedro Joãozi­nho Becker, o principal objetivo da festa éa confraternização entre os agricultores das duas cidades. “É um momento de compar­tilhar as dinâmicas do dia a dia destes pro­fissionais”, conta. Ainda segundo o presi­dente, cerca de 450 pessoas almoçaram no local. Entre as brincadeiras que animaram o público de todas as idades durante a tar­de, estavam corrida de tora, cabo de guer­ra, debulhar milho, cortar lenha, jogos de cartas, adivinhar o peso do saco e chute ao gol. Além do divertimento, os vencedo­res das brincadeiras receberam uma pre­miação simbólica que foi uma medalha. “Participo da festa todos os anos. Acho muito importante essa comemoração di­recionada para nós agricultores. É como uma homenagem pelo nosso trabalho de agricultor que realizamos diariamente”, comenta a agricultora Adriana Graef, 39 anos, da localidade de Birckenthal.

Também estiveram prestigiando a festa o prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, e a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e demais autoridades.

PAPA FRANCISCO classifica como “inesquecível” acolhimento de fiéis

 O papa Francisco classificou como “ines­quecível” a Festa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Copacaba­na, no Rio, no final da tarde de quinta-feira.
Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Pontífice escreveu: “Inesquecível Festa de Acolhida em Copacabana! Que Deus lhes abençoe a todos! #Rio2013 #JMJ”. Ele clas­sificou a celebração como “festa da fé”. Es­pantou-se com a quantidade de gente diante de si, um público estimado em cerca de 1,5 milhão de pessoas, estendendo-se a perder de vista na areia e na Avenida Atlântica.

Neste sábado, dia 27, a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral de São Sebastião. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almo­ça com bispos e cardeais. No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração. No domingo, dia 28, pela manhã, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h, com transmissão ao vivo. À tarde, após um al­moço com sua comitiva, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Papa se reunirá ainda com voluntários da JMJ, no Riocentro, e participará da cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O em­barque para Roma está previsto para as 19h.

Pelo menos quatro casas foram arrombadas desde segunda-feira

Miolo de fechadura foi arrebentado
 Desde segunda-feira, dia 22, pelo menos qua­tro residências foram arrombadas em Dois Ir­mãos, porém, apenas em dois dos casos foi feito registro na Delegacia de Polícia Civil. Os casos foram nos bairros Loteamento Vitória, Primavera e Moinho Velho.
O primeiro registro foi na última quarta-feira, dia 24, quando uma residência foi arrombada na rua Emancipação, no Loteamento Vitória. De acordo com uma policial civil, o arrombamen­to só foi percebido por volta das 17h, quando o dono chegou em casa. De acordo com o relato da vítima aos policiais, eles arrancaram os mio­los do portão da rua e da porta da garagem para entrar na residência. Furtaram uma televisão, uma espingarda, uma espingarda de pressão e uma quantia em dinheiro.
Na manhã desta sexta-feira, o segundo regis­tro. Desta vez em uma residência da Avenida do Parque, no bairro Primavera. O arrombamento aconteceu nesta quinta-feira, e percebido por volta das 19h45. Os ladrões arrombaram o portão da frente e a porta de entrada da casa. Foram furtadas uma televisão, dois aparelhos eletro­domésticos, edredons, roupas e calçados.
Nos dois casos, os proprietários deixaram as residências pela manhã e só retornaram à noite.
Outros dois arrombamentos foram no bairro Moinho Ve­lho, e chegaram à Redação do JDI através de uma denúncia anônima. “Dois colegas tiveram suas casas arrombadas e li­teralmente saqueadas, levaram tudo ontem à tarde, ambas no bairro Moinho Velho”, diz a pessoa, mencionando ainda ou­tras duas residências que tiveram o miolo da fechadura arran­cadas, e também veículos que foram arrombados, e que esta­vam estacionados neste mesmo bairro em dia claro. “Alguém deve fazer algo para inibir estes delinquentes”, completa.
Em conversa com o Jornal Dois Irmãos, uma das vítimas que teve a casa arrombada no Moinho Velho contou como aconteceu. “São três casas em um mesmo terreno. Uma delas foi arrombada a uns 45 dias, e ontem a tarde, quando minha vizinha chegou em casa, viu as luzes da casa dela e da minha ligadas, o portão da frente e a porta da casa dela arrombada, com o miolo quebrado, e me ligou, isso por volta das 18h30. Fui imediatamente para casa e quando cheguei, me deparei com o miolo da porta da minha casa também quebrado”, conta a vítima. Dessa residência foi levado uma televisão 32’, um computador, bebidas e uma coleção de facas antigas. “Foi a primeira vez que passamos por uma situação como essa, e espero que seja a última. Percebemos policiamento no bairro, mas também sabemos que moramos em um bairro ao lado da BR-116, uma das principais rotas de fuga”, diz a vítima, destacando que nenhum dos vizinhos notou veículo ou pessoa em atitude suspeita.


O que dizem os moradores
“A viatura da Brigada Militar passa poucas vezes na minha rua. Acredito que se passassem mais vezes inibiria a ação desses ladrões aqui no bairro”, diz Joel Schneider, morador do bairro há 5 anos e foi assaltado uma vez em seu ambiente de trabalho.

A moradora Sueli Wandersand, de 65 anos, concorda com a opinião de Joel. “Como sou aposentada sempre estou em casa, mas vejo poucas vezes as viaturas da polícia. Eles po­deriam passar mais vezes”, diz Sueli.


Brigada Militar pede colaboração da comunidade
 De acordo com o Sargento Adélio, o policiamento já está sendo reforçado em ho­rário comercial. “Temos duas viaturas fazendo blitz nas principais entradas da cidade e as demais viaturas permanecem circulando entre os bairros de Dois Irmãos”, des­taca ele, ressaltando, mais uma vez, a importância da participação da comunidade na questão de segurança pública. “Sempre que houver uma pessoa ou veículo suspeito, a comunidade deve acionar a Brigada Militar. Vamos averiguar. Em um caso registrado a poucos dias, bandidos tentaram arrombar uma casa e o alarme disparou. Como nin­guém acionou a BM, eles arrombaram a casa ao lado. Se as pessoas tivessem acionado a polícia assim que ouviram o alarme disparar, este segundo arrombamento teria sido inibido”, destaca o sargento. Segundo ele , há possibilidade de as ações estarem sendo cometidas pela mesma quadrilha. “Há semelhança em todos os casos que chegaram a nós até agora. Em todos eles, foram estourados os miolos das portas das residências”, conclui ele.

Dois Irmãos terá falta de água

Na próxima semana, a Corsan fará manutenção nos reservatórios de Dois Irmãos. Em razão do serviço, o abastecimento de água será interrompido em parte da cidade. As interrupções acontecem entre segunda, dia 29, e quarta-feira, dia 31, a partir das 8h, com normalização durante a noite. Caso aconteçam problemas técnicos, os trabalhos poderão se estender até a quinta-feira. A Corsan orienta a comunidade a prevenir-se em relação ao desabastecimento de água.
Confira as datas e os bairros afetados:
Dia 29: Centro, Moinho Velho; Bela Vista; Portal da Serra; Vila Becker; Industrial; São Miguel; Floresta; Primavera; Loteamento Picada 48; União; Vale Verde; Picada Verão; Arlindo Schmith; e 11 Amigos.
Dia 30: União; Vale Verde; Picada Verão; Arlindo Schmith; 11 Amigos; Centro; São João; Navegantes; Vale Verde; Ramish e São Miguel.
Dia 31: Bairros São João e Navegantes e Loteamento Bonamigo.

JDI é homenageado pela administração municipal

O Jornal Dois Irmãos está completando 30 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 25 de julho. É uma história que começou em 1983, com uma publicação mensal. Depois, passou a ser quinzenal, semanal e há 20 anos o Jornal Dois Irmãos leva informação diariamente à casa dos seus leitores. Um motivo de orgulho partilhado por toda a comunidade dois-irmonense.
Logo na primeira hora da manhã, a prefeita Tânia da Silva fez uma visita à sede do JDI, para parabenizar os diretores da empresa e sua equipe de trabalho pelo aniversário de 30 anos. Ela veio acompanhada do vice-prefeito e secretário de Saúde Jerri Meneghetti, dos secretários Juarez Stein (Administração), João Luiz Weber (Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo), Adão Borges do Santos (Fazenda) e Nei Fernando Ferraz (Planejamento e Habitação); e dos ex-vereadores Flávio Müller e João Alberto Stoffel. O ex-prefeito Juarez destacou a importância do Jornal Dois Irmãos na história do município e João Luiz leu uma mensagem em nome da atual administração.
A prefeita Tânia parabenizou o editor Alan Caldas e entregou uma cesta de presente. Alan agradeceu o reconhecimento e relembrou um pouco do início da história do jornal. “Hoje, olhando para trás, quando decidi vir para cá ao invés de ir trabalhar nos grandes jornais, tenho certeza que faria tudo de novo. Do fundo do meu coração”, disse o editor, emocionado. João Alberto Stoffel afirmou que tem orgulho de ter sido o único vereador que parabenizou o Jornal Dois Irmãos na sua chegada, em 1983.

25 de jul. de 2013

Carlos Alberto Klein publica seu primeiro livro


Dos palcos, às páginas de um livro. A partir de agora, os espetáculos Esperando o Thiltapes, o Retrato e Natal na Colônia, da Companhia de Teatro Curto Arte, de Dois Irmãos, podem ser lidos e reinterpretados no livro “Projeto Raízes”, escrito pelo ator e diretor da companhia, Carlos Alberto Klein, o Betinho.
Na obra, além de estarem a disposição todos os textos teatrais na íntegra, Betinho também conta a sua história e a ligação com a cultura.
O objetivo do livro, de acordo com Betinho, é, justamente, possibilitar que a comunidade em geral e, também, a comunidade escolar, possa utilizar os textos para atividades artísticas culturais, (re)adaptando e (re)interpretando os textos teatrais do livro.
O lançamento oficial da obra será no dia 8 de agosto, as 19h, no Teatro Adriano Schenkel, para convidados.

O livro, da editora Oikos, já está à venda no Teatro Adriano Schenkel, no valor de R$ 20,00.

Seminarista será ordenado Diácono no próximo dia 4

O seminarista Cezar Luis Morbach, 28 anos, se prepara para um dos momentos mais importantes de sua vida religiosa. No dia 4 de agosto acontece sua Ordenação Diaconal, a partir das 15h30, na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.
Desde muito cedo, Cezar esteve envolvido com atividades religiosas onde morava em Linha Níquel, uma comunidade de Campina das Missões. “Meus pais sempre foram muito religiosos e sempre estavam envolvidos com as atividades da Igreja. Fui me apegando cada vez mais as questões de Deus e em 1998, ainda muito jovem, participava de encontros vocacionais em um seminário de Cerro Largo”, conta. Porém, num segundo momento, outros anseios passaram a fazer parte da vida do seminarista. “Acompanhado da minha irmã, vim para Dois Irmãos em 1999, em busca de mais oportunidades de trabalho e estudo. Trabalhei na Herval, tinha um círculo de amigos, namorada, mas sentia um vazio. Sentia que faltava algo dentro de mim. Um dia, durante uma janta, um amigo meu que já era padre me pediu se eu não tinha vontade de entrar em um seminário, e depois daquele dia isso ficou dentro de mim. Uns dias depois saí de férias e, quando voltei, já estava com tudo decidido. Só dependia da liberação do pessoal da empresa, que foi muito gentil”, conta o seminarista. “Minha mãe foi a primeira a saber da minha decisão e uma coisa que ela me disse nunca vou esquecer: 'O barco passa uma vez. Ou a gente embarca, ou perde de vez'. Meus pais nunca induziram minha decisão, mas sempre me incentivaram em todas elas”, diz Cezar.
Em agosto de 2006, Cezar ingressou no Seminário Propedêutico da Diocese de Novo Hamburgo. Em 2007 e 2008, cursou Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Em 2009, retornou ao Rio Grande do Sul, para Viamão, mais precisamente ao Seminário Maior São Luiz Gonzaga, da Diocese de Novo Hamburgo. Iniciou o curso de teologia na PUC-RS. No ano de 2012, realizou o Estágio Pastoral na cidade de Monte Negro, em Rondônia. “Conheci 47 comunidades. Em um dia, eu e um padre andamos 300 km para visitar três comunidades. Participávamos das atividades com os grupos de jovens e das celebrações. Foi um período de grande aprendizado”, ressalta ele. Em janeiro deste ano retornou a Viamão, onde irá concluir no final deste ano a faculdade de Teologia.
O seminarista fala da grande expectativa para o dia 4 de agosto. “O coração está quase saindo pela boca. Se for olhar para o mundo de hoje, ele precisa de pessoas que tragam Deus para a vida das pessoas. Como sempre dizem, “Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos”. Só seremos felizes se dissermos 'SIM' ao chamado de Deus”, conclui Cezar.

Vale em CENA é atração dia 27

Desde maio, o Projeto Vale em Cena está levando a cinco cidades da região uma série de espetáculos infantis e adultos. O objetivo é a formação de uma plateia cultural nas cidades participantes, que são Dois Irmãos, Sapiranga, Novo Hamburgo, Três Coroas e Nova Hartz.
Neste mês de julho, o primeiro espetáculo da série foi em Novo Hamburgo, com a peça “As Perigosas Peripécias de Punduca”. Até o final do mês, mais dois espetáculos teatrais levarão cultura aos palcos de Sapiranga e Dois Irmãos. No próximo dia 26 (sexta), “O Maravilhoso Show de Variedades da Família Gentil”, do grupo Teatro Luz e Cena, sobe ao palco do Centro de Cultura de Sapiranga, a partir das 20h. Já no dia 27 (sábado), “Quando Chegar a Hora”, da produtora 2 por 2, é atração no Teatro Adriano Schenkel, em Dois Irmãos, também a partir das 20h. O projeto segue até outubro, e acontece sempre nas últimas semanas do mês. Ingressos antecipados na Curto Arte e lojas taQi por 8 reais. Na hora, é 10. Idosos e estudantes pagam 5.


Quando chegar a hora
Musical que aposta no humor para promover a reflexão a respeito da situação atual dos jovens. A peça conta a história da família do adolescente Júnior, que enfrenta uma série de incertezas quanto ao seu futuro. A montagem aborda as relações envolvendo escola, traficantes, família, amigos e tudo o que circunda este universo nos dias de hoje. Os valores que se perdem, os sonhos frustrados, as drogas, a sexualidade, as amizades e o bullyng são algumas das situações enfocadas nesta produção voltada ao público adolescente. 60 minutos

Mulheres na Matriz volta dia 4

Andréa Cavalheiro brilhou no palco da Antiga Matriz no último domingo, na segunda atração do projeto “Mulheres na Matriz – Circuito Musical Acústico”. A ex-integrante da The Hard Working Band interpretou canções de grandes divas da MPB com sua presença forte e visceral. No próximo dia 4, às 18h30, a Monica Tomasi abre a programação de agosto, fazendo a pré- -estreia de seu novo trabalho autoral, no show Intermitente, que transita pelo samba, pop e rock. Vibrante e suave, Monica transporta para o palco o equilíbrio entre o experimentalismo sonoro e sua bagagem estética da música brasileira. A entrada é franca.

24 de jul. de 2013

Geada deixa em alerta agricultores da região

 A plantação de mandioca de Isolde não foi prejudicada pela geada
As baixas temperaturas desta semana já preocupam os agricultores de Dois Irmãos, principalmente em relação ao frio intenso que castiga as plantações. A geada, por exemplo, provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso, assim, atingindo economicamente os trabalhadores que precisam tirar da terra o seu sustento.
De acordo com a agricultora do bairro Travessão Rübenich, Isolde Terezinha Kronbauer, 57 anos, apenas ontem e hoje a geada atingiu as suas plantações, mas não foi forte o suficiente para causar prejuízos. "Plantamos mandioca, milho, batata-doce, cebola, salsa e outras hortaliças e legumes. Espero que as novas geadas não venham forte para não estragar a florada de pessegueiros", diz ela. Se na madrugada o frio é intenso, durante o dia a ação dos raios solares provoca um choque térmico nas folhas que em pouco tempo mata a planta.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Dois Irmãos, Heitor Menna Barreto Filho, ainda é cedo para contabilizar se ocorreram estragos, pois os sinais da geada aparecem as vezes só depois de uma semana. "Acredito que não tenha ocorrido tantos estragos, porque nossos agricultores programam as suas culturas de inverno. E é muito relativo de região em região a geada estragar ou não", diz Heitor.
As alternativas, segundo ele, é cobrir as plantas tropicais com plásticos para que a geada não pegue diretamente na planta. Hortaliças como, por exemplo, alface deve ser plantado dentro de estufa. "As pessegueiras se forem atingidas pela geada, isso não significa que o pé vai morrer, somente diminuir a produtividade das frutas", explica ele.

23 de jul. de 2013

DP identifica dois envolvidos em assalto em Picada São Paulo


O setor de investigação da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos identificou na semana passada dois dos cinco bandidos envolvidos em um assalto à residência em Picada São Paulo, em Morro Reuter. A ação aconteceu na noite de 28 de outubro do ano passado, às margens da BR-116. Os dois assaltantes foram identificados pelas vítimas e o pedido de prisão preventiva foi encaminhado nesta segunda-feira, dia 22, ao Fórum de Dois Irmãos. Os indivíduos identificados foram: Joel Luis dos Santos, de 32 anos, e Vinício Viana de Oliveira, de 22 anos. A ação dos bandidos iniciou por volta das 21h e durou cerca de meia hora. A Brigada Militar de Morro Reuter foi acionada ainda durante o assalto, e chegou ao local, onde ainda conversou com um dos assaltantes, que estava em frente à residência e se passou por vítima. Conseguiu mentir para os policias e acabou fugindo com os outros quatro assaltantes. O que conversou com os policiais foi Joel, um dos identificados pela polícia de Dois Irmãos. No roubo foi levado dinheiro e dois telefones celulares.


Joel Luis dos Santos
32 anos, vulgo “Batatinha”. Morador de São Leopoldo, tem antecedentes por furto, estelionato e roubo. Está no Presídio Regional de Santa Cruz desde 20 de novembro de 2012









Vinício Viana de Oliveira
22 anos, morador de Bom Retiro do Sul, tem antecedente por roubo. Está preso na Penitenciária Estadual do Jacuí desde 20 de novembro de 2012

Polícia encontra 135 pedras de crack dentro do banco de veículo usado em assalto


O assalto a um mercado do bairro Moinho Velho, na última quinta-feira, resultou na prisão em flagrante de três indivíduos - um deles, menor de 17 anos. Eles foram presos durante perseguição policial na BR-116, no bairro Travessão, na altura do Shopping Portal da Serra. 

Jonathan Batista Flores, 27 anos, e Douglas da Silva, 26, já tinham passagem pela polícia e estão presos no Presídio Central de Porto Alegre. O menor, que não tinha passagem, foi apresentado a Promotoria de Justiça do município na tarde da última sexta-feira, onde foi decretada a sua internação provisória, por um período de 45 dias na Case, em Campo Bom. Na fuga, os assaltantes utilizaram o Corsa azul placas AJI-2744, de Chapecó, Santa Catarina. No dia da prisão, dentro do veículo foram encontrados os produtos do roubo e ainda pertences pessoais dos bandidos. 
Já na tarde de ontem, durante uma nova vistoria, desta vez realizada por policiais da Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, foram localizadas 135 pedras de crack dentro do banco do motorista e 2 toucas ninjas, um simulacro de placa de veículo e o revólver calibre 38 utilizado no roubo, municiado com 6 cartuchos, dentro do banco dianteiro do caroneiro. “Agora vamos avaliar o tráfico de entorpecentes e a questão da arma encontrada”, destaca o inspetor de polícia Evair John. Para localizar a droga, a arma e os demais itens, os policiais tiveram que cortar os estofados do veículo. 

Jovens de Dois Irmãos embarcaram sábado para a Jornada Mundial

Acima, jovens reunidos antes da viagem em frente à Matriz. Abaixo,
 dois-irmonenses e argentinos em clima de confraternização
O grupo de 43 dois-irmonenses embarcou no último sábado, dia 20, rumo a Jornada Mundial da Juventude, que iniciou hoje, dia 23, e segue até o dia 28, no Rio de Janeiro. O grupo é formado por jovens e pais e tios do CLJ de Dois Irmãos, e antes de seguirem para o Rio de Janeiro, passarão também por Aparecida e Canção Nova.
No sábado, antes de embarcarem para a viagem, os dois-irmonenses participaram de diversas atividades com os 16 peregrinos argentinos que estiveram hospedados em casas de Dois Irmãos até este domingo, quando também viajaram para participar da JMJ. Durante a manhã, estiveram reunidos para uma roda de chimarrão no Centro de Pastoral.
Além deles, os 28 seminaristas do Seminário Maria Auxiliadora de Dois Irmãos também irão à JMJ. Eles embarcam nesta terça-feira, acompanhados do Padre Alex Graminho Boardman e do seminarista assistente Maicon Graeff.

Mais de 600 motoristas na procissão de São Cristóvão

Pe. Dirceu deu a bênção
Carros formaram fila
Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, é o Dia de São Cristóvão, santo protetor dos colonos e motoristas. A festa em homenagem aos motoristas foi já neste domingo, dia 21, e reuniu bom público durante toda a programação da festa, que iniciou com missa festiva pela manhã na Igreja Matriz de São Miguel.
Após a missa, motoristas seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade, com destino a Comunidade São Cristóvão, no bairro Moinho Velho, onde a festa seguiu com almoço e reunião dançante durante a tarde, com animação da Banda LS8. Na tradicional procissão, 630 veículos receberam a benção do Padre Dirceu Ritter, pároco da Igreja Católica. A benção aconteceu na esquina da rua São Leopoldo com a Av. João Klauck.
Segundo a diretoria da comunidade São Cristóvão, foram vendidos 453 cartões de almoço.
- Apesar do frio, a festa reuniu muita gente. Foi um sucesso - destacam os organizadores.

Gremistas da região se despedem do Olímpico

Gremistas de Dois Irmãos
No último sábado, dia 20, gremistas de Dois Irmãos e Morro Reuter participaram de jogos festivos no Estádio Olímpico, que será implodido em outubro. As partidas aconteceram no campo oficial do estádio e reuniram consulados do tricolor de diversas cidades do Estado. O consulado de Dois Irmãos enfrentou a equipe de Guaíba e perdeu de 3 a 0. Para aumentar ainda mais a expectativa dos dois-irmonenses, a partida contou com a presença do ex-goleiro Danrlei, que jogou na linha. A equipe de Morro Reuter também não levou sorte e perdeu para o São Marcos por 2 a 1.

Aposentados têm novas regras para consignados

Mudança impede que empréstimos superem 30% do benefício,
 mesmo em casos de anulação

Na tentativa de inibir golpes e abusos no empréstimo consignado, o governo federal passou a adotar novas regras para o crédito com desconto em folha para os aposentados do INSS. Com a mudança, aumenta a restrição para contratar uma segunda operação depois de pedir a anulação  da primeira por alegação de fraude. Segundo o Ministério da Previdência Social, estavam se tornando cada vez mais comuns situações em que, após obter empréstimo legalmente limitado a 30% do valor do benefício, aposentados ou golpistas pediam a anulação do crédito.
Com isso, mesmo que o aposentado já tivesse recebido o dinheiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixava de fazer o desconto em folha. Assim, era possível contratar novo empréstimo
equivalente a até 30% do benefício, aumentando a dívida. Em muitos casos, os aposentados eram induzidos por intermediários a pedir o cancelamento sob a alegação de que não teriam de cumprir com a obrigação contratada. Pelas novas regras, o aposentado ou pensionista que alegar fraude não terá direito a comprometer 30% do benefício. Isso impede que a soma dos empréstimos ultrapasse esse percentual de renda. Se a primeira operação comprometeu 20% do benefício, o teto da segunda será de 10%. O limite só será renovado no fim da investigação, caso o golpe seja comprovado. Com a nova orientação, a margem fica bloqueada por 60 dias.

Centro de Assistência à Mulher Vítima de Agressão atende quase um caso por dia

                            Mulheres vítimas de 
violência agora podem ser acolhidas



Desde o dia 1º de julho, Dois Irmãos conta com o Centro de Assistência à Mulher Vítima de Agressão. O local é coordenado pelo Multiplicar, que é a Associação de Mulheres do Rio Grande do Sul, que atua em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIN) do município, Delegacia de Polícia, Brigada Militar e Fórum de Dois Irmãos. O objetivo principal do Centro é dar assistência à vítima de violência doméstica, e também desenvolver um trabalho junto aos familiares e até mesmo com o próprio agressor. Só neste primeira quinzena de julho, 16 casos já foram atendidos. Em três dos casos, a própria vítima procurou o centro, e os demais foram registrados na delegacia ou chegaram ao conhecimento dos coordenadores através de denúncias anônimas.
As agressões são físicas e verbais e atingem, principalmente, mulheres entre 30 e 40 anos. Nos casos, a vítima mais jovem tem 20 anos de idade. De acordo com as coordenadoras - nenhuma delas será identificada nesta reportagem por questão de segurança -, não há como traçar um perfil das mulheres e jovens agredidas. “São mulheres de diversos bairros e de diversas classes sociais. Porém, as vítimas da classe média e alta relutam mais a denunciar as agressões, até pela questão do status.
Nestes casos, sabemos que quando denunciam, é porque já não suportam mais a situação”, explicam elas.
Segundo a coordenação, antes de existir o Centro de Assistência, o número de agressões já era alto, e a partir de agora a demanda deve ser ainda maior. “Além disso, com o centro em funcionamento poderemos fazer um levantamento mais preciso dos casos e incluir nos índices do Estado”, destaca.

Agressões ligadas ao álcool e drogas
Entre os casos registrados até o momento, uma das coordenadoras destaca que há algumas semelhanças. “Em todos os casos, o agressor estava sob efeito de álcool ou de drogas. Outra coisa que identificamos nos casos que atendemos é que quase todas as vítimas já tinham sido agredidas, e a grande maioria delas já contava com medida protetiva a seu favor. Das que ainda não tinham medida, agora algumas já tem”, diz ela, destacando os medos enfrentados pelas vítimas ao denunciar as agressões. “Muitas das mulheres que nos procuram e não querem registrar ocorrência ou pedir medida protetiva, é porque não querem romper o vínculo afetivo que tem com o agressor”, explica a coordenadora.

Três mulheres já foram abrigadas
Desde o dia 1º, três mulheres agredidas já ficaram abrigadas no Centro de Assistência de Dois Irmãos. Das três, apenas uma das vítimas já tinha medida protetiva, mas todas já tinham sofrido outras agressões. Duas delas estiveram abrigadas no último domingo. Eram mãe e filha. O agressor, marido de uma e genro da outra. A filha foi agredida física e verbalmente e a mãe, verbalmente. As duas procuraram ajuda no centro.
“A filha precisou passar por atendimento no Posto 24h, em razão das agressões. Agora, seguem com acompanhamento psicológico”. Em nenhum dos casos, as vítimas tem filhos.

E quando há filhos?
De acordo com as coordenadoras, se a vítima tiver filhos de até 12 anos 11 meses e 29 dias, estes poderão ficar abrigados no Centro de Assistência, junto com a mãe. No local, diversos brinquedos estão a disposição das crianças.

Quem são os agressores?
Nos 16 casos que chegaram ao conhecimento do Centro de Assistência, em 14 deles os agressores foram os próprios companheiros das mulheres. Em um caso, o agressor foi o genro e em outro, o agressor é o próprio filho da vítima, um garoto de 15 anos. Neste caso, há o envolvimento do Conselho Tutelar, já que o agressor é um menor. “Na maioria dos casos, o agressor foi criado em uma cultura onde as mulheres devem ser submissas aos homens, e nós queremos conscientizar a sociedade de que a mulher está ao lado dos
homens, e não abaixo deles”, conclui uma das coordenadoras.


Como denunciar?
Para denunciar casos de agressão, o telefone de contato é 3564-1692. O serviço está disponível durante 24h. A partir da próxima semana, um número de celular também estará a disposição da comunidade e será divulgado posteriormente.

Festa da Lavanda já está sendo planejada pelo prefeito e secretário do Turismo

Prefeito Adair e o secretário Rodrigo estão planejando todos
os detalhes para 2ª edição da Festa da Lavanda que será
entre os dias 14 e 17 de novembro
O Secretário de Turismo, Agricultura, Indústria, Comércio e Desporto, Rodrigo Goettems, bem como o prefeito, Adair Bohn, estão com muita expectativa e boas projeções para a segunda edição da Festa da Lavanda.
O evento de feira e exposição voltado para a flor símbolo da cidade, será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, no entorno do Ginásio Municipal.Haverá exposição de diversos produtos de Lavanda e seus derivados, além de estandes comerciais, artesanato, artes, brinquedos, revendas, máquinas agrícolas, produtos coloniais e exposição agropecuária, com animais e aves, além de shows para todos os gostos e idade. A programação já está sendo planejada para atender a todos os gostos e públicos. Assim como as inscrições para os expositores locais estão abertas e vão até o final deste mês. As reservas podem ser feitas através do e-mail industriaecomercio@morroreuter.rs.gov.br para efetivar a reserva do seu estande para o evento, mediante desconto por ser empresa ou empreendedor do município. Empresas de outras cidades também já podem realizar o cadastro a fim de preencher as vagas da exposição que são destinadas aos segmentos de exposição de outros municípios. Informações: 3569-2458, com Gabriela.
Além disso, foi lançado ontem o audiovisual da Festa da Lavanda, que segundo Rodrigo, tem como objetivo mostrar como foi a primeira edição do evento e como será. Para quem quiser visualizar o vídeo, basta entrar no Facebook na página de Morro Reuter ou também no You Tube. As novidades da festa também podem ser acompanhadas no site www.festadalavanda.com.br.

Eduardo Martins no programa Mais Você

O ator e apresentador mirim Eduardo Martins, de Dois Irmãos, é destaque nas telinhas. Atualmente ele apresenta o programa “Tem Criança na Cozinha”, no canal Gloob, ao lado dos colegas e amigos Luísa, Eduardo e Luigi. No programa infantil, eles contam a origem das guloseimas, preparam os quitutes e se divertem para valer.
Na manhã da última sexta-feira, dia 19, os três participaram do programa Mais Você, da Rede Globo, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga. Ela recebeu o trio para preparar um Sorvete Caseiro Pra Já, e a palavra de ordem foi diversão. “Eu já era ator há muito tempo, desde os três anos. Fiz um teste e passei com o Eduardo, que era o meu amigo”, contou Luigi, que arrancou suspiros da apresentadora com seus cachinhos ruivos. Luisa, a mais velha e única menina, disse que se diverte no trabalho. “É muito bom porque eles são o máximo, a gente se dá muito bem. Aprendi a cozinhar com a minha avó, que é professora, mas teve uma fase doceira”. Depois de produzirem juntos a receita, os três presentearam a apresentadora com uma cesta de piquenique. “Tem uma camiseta, a nossa primeira união. Olha, que lindo, estamos todos aqui! Ter criança na cozinha realmente é muito bom”, agradeceu ela.