Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de jun. de 2015

“Nosso trabalho é nota 9”, diz Tânia



Eleita em 7 de outubro de 2012, Tânia Terezinha da Silva, de 51 anos, é a primeira prefeita negra a administrar uma cidade gaúcha, e de colonização alemã. Ganhou as eleições com 610 votos de diferença. “Eu e o Jerri (Meneghetti) focamos em aprender ‘debate e correr rua’. Fomos a cantos que vocês nem imaginam. Unidos, entramos na campanha com a convicção de que éramos o melhor para Dois Irmãos. Entre nós, e todo o nosso grupo, tínhamos a mesma fala. Claro que houve discussões, mas foram para o bem”, conta ela, lembrando com detalhes as vésperas da eleição. “No sábado, quando cheguei em casa, tive a sensação de que tinha feito tudo dentro do possível e do imaginável”, diz Tânia, que horas mais tarde se tornaria a primeira prefeita negra em uma cidade gaúcha.
No dia da eleição, uma mistura de sentimentos. “A apuração foi tão rápida que saiu quase que simultânea à nossa. Pedia a todo momento que Deus fizesse o que era melhor para Dois Irmãos”, relembra ela, que chegou ao máximo do nervosismo. “Os números oscilavam a cada momento e o nervosismo já não cabia mais em mim. Teve um momento em que precisei ficar sozinha. Fui para o banheiro, me ajoelhei e disse ‘Deus, tu disse que íriamos ganhar, não vai tirar isso de mim agora’. Na hora em que saiu o resultado oficial, me deu um vazio imenso, parecia que tudo o que estava acontecendo não era comigo. Parecia que tudo a minha volta era um filme e eu fazia parte dele. Eu não tinha apoderamento daquela conquista. Foi um sentimento de euforia. Todo mundo gritando, pulando e se abraçando”, comenta Tânia, que se disse abençoada pelos céus. “Saí e vi aquelas nuvens cobrindo o céu, e veio muita chuva. Até o céu me abençoou”. Leia mais na entrevista a seguir:



Que avaliação faz do seu mandato até aqui?
Prefeita Tânia- A avaliação que faço do nosso trabalho dentro da prefeitura é 9. Estamos conseguindo manter os trabalhos em funcionamento, honrando com os compromissos financeiros sem atraso, ampliando a rede de atenção básica e incluindo especialidades. Também assumimos as crianças de mais de cinco anos e as de 0 a 4 anos do município, apoiamos e seguimos apoiando as empresas, para que fiquem aqui, e também atraindo novas empresas. Enfim, estamos conseguindo contemplar vários segmentos e, apesar da crise no país e no Estado, com o apoio da comunidade estamos conseguindo fazer um bom governo. Também diminuímos em cerca de 50% o número de famílias que recebem o Bolsa Família, e isso graças ao trabalho do serviço social, atuando em rede. Nestes 10% que ainda podemos e queremos avançar está, em especial, a mobilidade urbana. Porém, precisamos dar prioridade a três coisas: educação, saúde e segurança pública.

 O que mudou no município 29 meses depois da sua posse?
Prefeita Tânia- Na saúde, sem dúvida, foi o momento em que compramos, efetivamente, o Hospital São José, e estamos fazendo gestão através de uma empresa licitada. E outra grande mudança é o cuidado com a manutenção dos espaços públicos, o cuidado em manter os lugares acolhedores para a comunidade de Dois Irmãos e para as pessoas que nos visitam. Enfim, a prefeitura está mais leve. Outra coisa que me deixa muito feliz, é quando as pessoas me elogiam ou me criticam, porque é sinal de que a comunidade tem liberdade de chegar em mim e falar, e se as pessoas conseguem me encontrar na rua, é porque a pessoa tem acesso a mim.

E o que mudou na pessoa da Tânia Terezinha da Silva?
Prefeita Tânia- Posso sair do espaço físico da prefeitura, mas a prefeitura não sai de dentro de mim. Isso eu trago dentro de mim. Mas, quando vou a algum lugar, não deixo de me divertir e procuro sentar perto de pessoas que não falem de política. Os compromissos aumentaram e o tempo ficou mais curto, mas sempre encontro uma maneira de estar com minha mãe e meus filhos. Ou sair para almoçar, ou tomar um chimarrão. Não podemos abrir mão dessas coisas. Também fiquei mais madura, tive que me apropriar de mais coisas. Uma coisa é se apropriar da saúde, e outra coisa é se apropriar de todos os outros setores. E talvez eu tenha perdido muitos amigos nessa caminhada, porque quando entramos aqui, precisamos pensar no coletivo.

O que dá mais prazer em ser prefeita?
Prefeita Tânia- Nos tempos de escola, os professores diziam ‘tenho certeza que dessa sala vão sair muitos líderes, governadores, prefeitos, empresários’. Mas eu nunca imaginei que seria prefeita um dia. Fico muito feliz em ser um dos orgulhos da minha família e em saber e ter certeza que estou fazendo diferença em muitas vidas. Me enche de prazer e orgulho quando vejo que pessoas tentam se espelhar em mim e percebem que quando a gente trabalha e luta pelo que quer, a gente dá passos que nem imaginava. Não me acho com poder, e nem tenho. Sou igual a todo mundo na rua. Minha essência continua a mesma. Sou a mesma Tânia, que gosta de sair e se divertir, usar vestido e salto alto. A mesma técnica de enfermagem, mas com uma caminhada a mais.

E o que dá mais dor de cabeça?
Prefeita Tânia- Numa gestão, é preciso pensar no coletivo, com ações dentro da lei, do que prevê a legislação, e muitas vezes não conseguimos atender pedidos individuais em razão disso. Quando dizemos SIM ou dizemos NÃO, dizemos sempre baseados nas leis. Não perpassa pela nossa vontade, mais sim por toda a legislação, e isso às vezes me entristece.

Sobre o Postão 24h, qual será o caminho a seguir?
Prefeita Tânia- Isto está sendo debatido com o Conselho Municipal de Saúde. A situação vem se arrastando desde 2006, quando eles pediram a devolução do prédio, alegando que precisavam de mais espaço para a Previdência Social, e agora, ou nós tomamos uma atitude ou deixamos que eles entrem através de via judicial. Mas, se a situação existe e está posta, precisamos enfrentar e não fugir. O prédio do hospital é da prefeitura, e um estudo está sendo feito para avaliar se é ou não viável trazer a emergência e a urgência para dentro do hospital. Este estudo avalia onde fazer, quais as adaptações necessárias e o fluxo desse atendimento, por exemplo. Com essa situação, percebemos que é através das dificuldades que encontramos o crescimento, só depende da nossa atuação.

Vai ser candidata à reeleição em 2016?
Prefeita Tânia- Em primeiro lugar, a gente precisa trabalhar, pois as eleições são em outubro de 2016, e temos muito o que fazer até junho do ano que vem. E, essa decisão não é decisão minha, é dos três partidos (PP, PTB e PMDB), é uma decisão em colegiado. Até lá, temos planos e muitas metas a serem atingidas, como por exemplo, na mobilidade urbana, como já citei. E quando falo em mobilidade urbana, não me refiro só a asfaltamento. Sobre as eleições, na primeira vez em que concorri, foi uma solicitação da base. Agora, vou respeitar, também, o que escutarmos nas ruas. Quero ver nos olhos das pessoas que elas estão felizes com meu trabalho e da administração. Quero perceber o orgulho que eles têm em me ver como prefeita. Eu preciso acreditar em mim.

O mundo de outro ângulo num paramotor



Movidos pela insatisfação de enxergar tudo sempre do mesmo jeito, cada vez mais as pessoas buscam se aventurar e descobrir novas maneiras de ver tudo. Os mergulhadores, por exemplo, submergem em busca de outro olhar da vida, uma vida submarina. Já os montanhistas preferem uma visão panorâmica, subindo até o ponto mais alto de um monte.
Assim como os montanhistas, Dari Thomas, 53 anos, que é aposentado, também prefere uma visão aérea do mundo. Mas o “carango” dele é radical, e conhecido como paramotor, que permite que ele voe a mais de 2.000 metros de altura. Apesar da altitude que o veículo atinge, a segurança é enorme, assim como a atenção que Dari sempre tem na hora dos voos, “eu importei o meu paramotor da França, ele tem protetor de coluna e um paraquedas reserva. É muito seguro, os acidentes que acontecem normalmente são por descuido do piloto”, explica.
Dari já voou em diversos lugares, como por exemplo Rondônia, Mato Grosso, a região das Missões, em praias e até no Chile,  mas é sobre Dois Irmãos que ele costuma voar.

Também quer voar?
Para quem quer começar a voar de paramotor é necessário uma habilitação, que pode ser feita na Companhia do Ar, em Sapiranga. Dari conta que o valor é alto, mas que já nas primeiras aulas é impossível não se apaixonar pelo voo.

Carona para urubu
“O melhor lugar para voar é onde os urubus voam, quando decolamos e avistamos os pássaros, costumamos nos aproximar deles. Uma coisa que eu nunca ouvi ninguém contar é de acontecer um choque com esses animais no ar, mas comigo já aconteceu. Logo que comecei a voar um urubu voou na minha direção e se prendeu nas cordas do aparelho, então eu resolvi pousar. Quando estava próximo ao solo ele se soltou e seguiu o rumo”, conta Dari.

Do potreiro ao Vila

Apesar de ter um “passaporte recheado” de lugares diferentes, a rota tradicional de Dari é quase sempre a mesma. Decolando de um potreiro, no final da rua onde mora, e pousando no campo do Vila Rosa, “essa é minha rota em 99% das vezes que passeio aqui por Dois Irmãos. Mas algumas vezes eu já tive que pousar em roças, por algum imprevisto”, relata Dari.

Clientes reclamam da demora em bancos


Já esperou quanto tempo em uma fila de banco? 20 minutos, 30 minutos ou até uma hora? Você sabia que o tempo máximo de espera, desde o momento em que o consumidor entra na fila até ele ser atendido, não deve passar de 20 minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico, conforme acordo firmado entre as empresas e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban)? As instituições também devem divulgar o tempo máximo de espera para atendimento, em local visível, em mural ou cartaz com dimensão mínima de 60 cm de altura por 50 cm de largura, conforme a Lei Municipal 2.466, de 2007.
Infelizmente, os bancos muitas vezes descumprem esse tempo de espera. A funcionária pública Leila Giehl, 42 anos, utiliza os caixas somente quando sente dificuldades nos caixas eletrônicos. “Fui num dia normal ao Banco do Brasil e esperei mais de 30 minutos até ser atendida. Percebo que os bancos têm os caixas prioritários, mas, geralmente, um funcionário do banco atende as duas demandas nos horários de meio-dia, quando a procura do público é maior”, diz Leila. Ela ressalta que deveria ter uma lei que regulamente um caixa único e exclusivo para atendimento prioritário. “Tem que haver uma regra que beneficie o maior número possível de pessoas”, conclui. A professora Keina Backes, 30 anos, usa frequentemente o Banco do Brasil devido aos recursos federais repassados para a escola. “Inúmeras vezes fiquei esperando mais do que o tempo previsto em lei. Justo na hora de maior fluxo de pessoas, ao meio-dia, por vezes tem apenas um funcionário nas mesas de atendimento. Muitas pessoas desistem durante a espera”, comenta.
Outros clientes procuraram a redação do Jornal Dois Irmãos para reclamar, mas não queriam se identificar, por medo de represálias e de se expor. Em diferentes tentativas de contato com as agências do Banco do Brasil e Banrisul, de Dois Irmãos, após reclamações dos próprios clientes, nenhuma das instituições deu retorno.

Reclamações no Protocolo da Prefeitura
Segundo Francesca Thomas, do Setor da Fiscalização da prefeitura de Dois Irmãos, não foram registradas reclamações contra as instituições bancárias nos últimos 18 meses. “Após receber uma denúncia, a fiscalização adverte o banco, já na segunda reclamação, a instituição é multada em o equivalente a 10 BCM (base de cálculo do município), que corresponde a R$ 2.728. Caso o banco não resolva o problema após a notificação e a multa, o valor da multa dobra na terceira reclamação”, explica Francesca.


Dudu Gaiteiro vai aparecer no “Legendários”


Neste sábado, dia 6, o jovem músico dois-irmonense Dudu Gaiteiro, 11 anos, estará no palco do programa “Legendários”, da Rede Record. Com audiência nacional, a atração é comandada pelo apresentador Marcos Mion e promete trazer muita música e diversão para os espectadores. A gravação do programa, que aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de maio, em São Paulo, contou com a presença do grupo Os Piás, da Grande Porto Alegre, que, juntamente com Dudu, levaram toda cultura gaúcha em forma de música para o público.

Durante a atração, Dudu Gaiteiro também lançará seu novo CD “Simples do Meu Jeito”, e em sua visita ao JDI, na manhã da última quarta-feira, dia 3, ele já deixou um convite muito especial: “Peço que todos meus amigos e admiradores do meu trabalho assistam ao programa ‘Legendários’ no próximo sábado, às 22h, pois vai estar muito legal. Quero também agradecer a todos meus apoiadores, que estão sempre me dando muita força”. Na foto, Dudu aparece entre Hulk Magrelo e Blade, integrantes do programa “Legendários”.

13º Kerb da Bergamota é neste domingo


Acontece neste domingo, dia 7, o tradicional Kerb da Bergamota promovido pela Associação da Rota Colonial, no Travessão Rübenich, em Dois Irmãos. A programação da 13ª edição do evento inicia com missa festiva às 9h30, no Centro Comunitário Jacob Feiten, com participação do Coral Travessão São Luís. Após, às 11h30, será servido o almoço (churrasco, galeto, carne de porco, aipim, saladas e cuca de bergamota). A reunião dançante será animada pela Banda Real, de Nova Petrópolis.
Segundo Alcindo Berlitz (foto), 47 anos, presidente da Associação da Rota Colonial, a expectativa é receber mais de 400 pessoas para o almoço. “Convido todos da cidade e região a prestigiarem a nossa festa. A entrada é franca”, diz Alcindo. Além dos festejos, haverá expositores de artesanato, produtos coloniais e muitas delícias feitas com bergamota. Na ocasião, também será oferecido erva e água quente pela Natumate, é só levar cuia e térmica.
O cartão de almoço custa R$ 25,00, podendo ser adquirido na Pastelaria Spaço Raro ou em um dos nove estabelecimentos conveniados a Rota Colonial. Reservas ou mais informações pelo telefone (51) 9185-8787, com Alcindo.

Missa de Corpus Christi reúne multidão




Fé, dedicação e criatividade.
Essas três palavras resumem o que levou centenas de fiéis para a Av. 25 de Julho, no Centro de Dois Irmãos, na manhã desta quinta-feira, dia 4, para confeccionar os tapetes em comemoração ao Corpus Christi. Décio Weber, da Comunidade Católica São José, do bairro Vale Verde, esteve na avenida desde às 5h da manhã. “Ajudei a instalar a lona, depois demarcamos os 30 metros para os grupos e, após, começamos a fazer os desenhos com serragem, areia e outros materiais”, conta Décio. Os tapetes somaram cerca de 600 metros de comprimento e dois metros de largura, chamando atenção dos moradores.
Na parte da tarde, grande público participou da procissão e da missa de Corpus Christi. A Praça do Imigrante ficou lotada, numa bela demonstração de fé.

2 de jun. de 2015

Inscrições para cursos técnicos abrem nesta quarta


A escola estadual Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, em Dois Irmãos, abre nesta quarta-feira, dia 3, as inscrições para os cursos técnicos em Design de Móveis e de Química. De acordo com Rosmeri Ceconi, coordenadora dos Cursos Técnicos, as inscrições ocorrem entre os dias 3 e 10 de junho, através do site www.educacao.rs.gov.br. Já as matrículas deverão ser feitas na própria escola, de 17 a 24 de junho. As aulas iniciam no mês agosto. Informações podem ser obtidas na escola, pelo telefone 3564-1059. Conheça um pouco mais dos cursos:

QUÍMICA
O que faz? Um técnico atua em planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.
Possibilidades de atuação: Indústria; empresas de comercialização e assistência técnica; laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade ambiental; entidades de certificação de produtos; tratamentos de água e de efluentes.
* A carga horária do curso é de 1.520 horas profissionalizantes e mais 520 horas de estágio.

DESIGN DE MÓVEIS
O que faz? Um técnico em design de móveis desenvolve esboços, perspectivas e desenhos normatizados de móveis. Realiza estudos volumétricos e maquetes convencionais e eletrônicas. Aplica aspectos ergonômicos ao projeto. Pesquisa e define materiais, ferragens e acessórios. Elabora documentação técnica normatizada. Acompanha processos de produção de móveis. Aplica os conceitos de sustentabilidade ao desenvolvimento de móveis.
Possibilidades de atuação: Escritórios de design; indústrias moveleiras; lojas de móveis e de decoração; representações comerciais.
* A carga horária do curso é de 1.200 horas profissionalizantes e mais 240 horas de estágio.


Inscrições para o Conselho Tutelar vão até dia 12


Estão abertas, até o dia 12 de junho, as inscrições para quem deseja concorrer a conselheiro tutelar em Dois Irmãos. Os interessados devem procurar o setor de protocolo da prefeitura municipal (Rua Berlim, nº 240, Centro), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h. Os eleitos terão mandato de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2016.
De acordo com a conselheira tutelar Cátia da Rosa, a exigência para haver eleição é que tenha, no mínimo, 10 candidatos inscritos. Caso isso não aconteça, será aberto um novo edital. Conforme o item 3.4 do edital 002/2015 e 004/2015 que se encontra no site da prefeitura e no site da Objetiva Concursos, todos os documentos devem ser cópia autenticada no cartório. O processo de escolha dos novos conselheiros será realizada em três etapas: inscrição de candidatos; prova escrita, de caráter eliminatório; eleição dos candidatos através de voto direto. O conselheiro exercerá suas funções durante o horário de expediente do Conselho Tutelar, que é das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, completando 30 horas semanais, além do plantão nos dias de semana, à noite, sábados, domingos e feriados, durante as vinte e quatro horas do dia, conforme escala de horários.
Os conselheiros titulares receberão, a título de remuneração mensal, o valor de R$ 1.608,27. Além disso, são assegurados aos profissionais: gozo de férias anuais remuneradas, licença-maternidade pelo período de seis meses; licença-paternidade de cinco dias; décimo terceiro no mês de dezembro de cada ano.

Futuro do Postão em debate na sessão da Câmara


O secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, esteve na sessão da Câmara desta segunda-feira (foto). Ele destacou conquistas recentes e respondeu a diversos questionamentos dos vereadores. Um dos principais temas de discussão foi a possível transferência dos atendimentos de emergência para dentro do Hospital São José. A prefeitura ganhou prazo de 180 dias para desocupar o prédio do Postão 24h, que pertence à Previdência Social (governo federal). Jerri confirmou que transferir para o hospital é a intenção, mas não deu garantias de que irá acontecer imediatamente.
- Não temos 100% de certeza que esse é o caminho. Estamos fazendo um levantamento sobre a possibilidade. Caso não seja possível, uma alternativa seria manter o Postão no lugar onde está até se construir um anexo junto ao hospital – comentou.
A respeito do posto de saúde do bairro São João, Jerri reconheceu algumas dificuldades no atendimento e pediu a compreensão dos moradores.
- Estamos investindo mais de 300 mil reais na ampliação do posto de saúde, que praticamente vai dobrar de tamanho. Com certeza o atendimento vai melhorar – afirmou o secretário.
Mais tarde, depois que Jerri já havia deixado a Câmara, a oposição voltou ao assunto.
- A gente percebe que ele não está seguro de que o pronto-atendimento no hospital vai ser a melhor solução para a cidade. Desde que a minha família veio para Dois Irmãos, em 1994, a estrutura do Postão é a mesma. Agora, sinto esse imediatismo em querer resolver as coisas e não planejar a cidade a longo prazo – disparou Márcio Goldschmidt (PT).
Joracir Filipin (PT) lamentou o município ter ficado sem UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e cobrou um projeto da administração.
- O Postão está sem pai, sem mãe e sem teto. Talvez passar a emergência para o hospital seja a solução mais rápida, mas não vai resolver o problema. Temos que ter um projeto para construir uma nova unidade de pronto-atendimento no município – declarou o presidente.
Paulinho Quadri (PMDB) não gostou da expressão “sem pai, sem mãe e sem teto”:
- O senhor precisa lembrar que o Postão já salvou muitas vidas e é importante para a cidade.


ESGOTO NO SÃO JOÃO
A questão do esgoto a céu aberto no bairro São João, oriundo do novo Residencial das Flores, também entrou na pauta do Poder Legislativo. O problema já foi noticiado pelo JDI, na semana passada, a partir das reclamações de moradores das proximidades. Para o vereador Paulinho Quadri (PMDB), é preciso convocar a Caixa Econômica Federal e a construtora responsável pela obra (Zecon Zechlinski Engenharia) para dar explicações.
- Estive lá e o fedor é danado – afirmou.
Jailton Proença de Lima (PDT) também cobrou providências em relação ao esgoto no local.
- Temos que apurar as responsabilidades e resolver rápido. O problema é seriíssimo e vai custar de 200 mil pra cima. A prefeitura não pode arcar com isso – disse ele.
O colega Jair Quilin (PDT) enfatizou que a responsabilidade é da Caixa e da construtora.
- É um problema que não afeta só o residencial, mas todos os moradores na volta – comentou.
O presidente Joracir Filipin (PT) disse que conversou com a gerência da Caixa Econômica e que a empresa responsável pela obra já foi notificada do problema.

PROJETOS APROVADOS
Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite de ontem, um importante projeto na defesa dos direitos de quem tem necessidades especiais. O documento 075/2015, encaminhado pelo Poder Executivo, dispõe sobre a política municipal da pessoa com deficiência, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dois Irmãos (COMPEDI) e o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência (FUMPEDI).
Também foi aprovado o projeto 058/2015, que altera a Lei 1.425/1996, sobre parcelamento do solo urbano. O documento recebeu duas emendas. Além disso, os vereadores ainda encaminharam quatro pedidos de informações, sete indicações e 12 pedidos de providências.

CHEQUE PRONTO
O presidente Joracir Filipin (PT) afirmou, na segunda-feira, que já está com o “cheque pronto” para devolver R$ 156 mil dos recursos do Poder Legislativo. A ideia é fazer com que a prefeitura repasse R$ 13 mil ao Conselho de Pais e Mestres (CPM) de cada escola municipal.

- Estivemos reunidos com os conselhos e as direções das escolas, que pediram para marcar uma reunião com a prefeita. Espero que a base governista sensibilize a Tânia (da Silva). Se esse recurso não for para as escolas, eles disseram que a Câmara não deve devolver – comentou.

1 de jun. de 2015

Sargento Edson assume comando dos bombeiros


O Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, que atende também Morro Reuter e Santa Maria do Herval, está sob novo comando desde a última sexta-feira, dia 29 de maio. O novo comandante é o 1º Sargento Edson Domingues Mendes, de 44 anos.

Há 25 anos atuando como Bombeiro Militar, o sargento já atuou em diversas cidades da região metropolitana e interior do estado, e há exatos cinco anos atua no quartel dois-irmonense. “A rotina segue a mesma, porém, com mais responsabilidade e comprometimento com a corporação e a comunidade”, diz ele, destacando que um dos grandes objetivos como comandante é aumentar o efetivo do município. “Hoje contamos com 13 bombeiros militares e cerca de 20 voluntários e a última vez em que recebemos efetivo foi em 2013. Todo comandante luta por mais efetivo, e nós seguimos em busca de mais soldados também”, ressalta o comandante, ressaltando os grandes avanços do quartel nos últimos anos. “Temos uma boa estrutura, se comparada com outros municípios. Acompanhei os avanços nos últimos anos e sabemos o quanto o quartel melhorou, principalmente, em questão de infraestrutura”, diz ele, destacando o bom relacionamento do comando com a comunidade e a administração pública.

Começa a Semana do Meio Ambiente


Foi aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira, dia 1ª, a 18ª Semana do Meio Ambiente de Dois Irmãos. O evento aconteceu no Complexo Esportivo do SESI, no Vila Rosa, e reuniu autoridades do município, membros da Corsan e alunos das três redes de ensino.
Este ano o tema é “Sustentabilidade- Água”, e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar das águas. O tema traz ainda a hashtag #essaÁGUAnãoésósua. A chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rejane Juver, destacou que o problema nas águas também atinge o município. “O Arroio Feitoria não está muito bem e a partir de agora precisamos cuidar um pouquinho mais dele”, diz ela, sugerindo que trabalhos sigam sendo realizados nas escolas, visando disseminar em toda a comunidade atitudes que melhorem a qualidade das nossas águas. A prefeita Tânia da Silva também ressaltou a importância da água e questionou, em especial as crianças, sobre os cuidados, sobre as consequências de quando falta água e, principalmente, o desperdício.

A abertura contou ainda com apresentação dos alunos da escola Mário Sperb, do bairro Travessão Rübenich, que cantaram e interpretaram a música “Planeta Água”, e o espetáculo “Sustentabilidade Viva!”, do grupo Tem Gente Teatrando, de Caxias do Sul.