Blog do Jornal Dois Irmãos


13 de nov. de 2013

Natal dos Anjos começa a ganhar forma na cidade

O trabalho de decoração do 18º Natal dos Anjos será intensificado no feriado de sexta-feira. Funcionários da prefeitura e voluntários estarão nas ruas do Centro para colocação dos enfeites. O projeto de decoração leva a assinatura da artista plástica Ana Kuhn. Entre os destaques deste ano, estão a volta do tapete vermelho em parte da Av. São Miguel e as novas árvores patrocinadas pelo comércio junto ao Largo Felippe Seger Sobrinho.
Hoje pela manhã, começou a ser montada a grande Árvore Símbolo do Natal Gaúcho, com mais de 30 metros de altura. A árvore surgiu em 2002, idealizada por Alan Caldas e pelo grupo do Natal formado ainda por Inês Feltes da Silveira, Celestino Graeff, Clari Seger e Dora Hahn. O trabalho de montagem deve ser concluído no final de semana. “A decoração da árvore terá surpresas e ela será acessa somente no dia 23 de novembro. Queremos fazer o mais belo Natal dos últimos tempos”, diz Letícia Schumacher, chefe do Departamento de Turismo.
O Natal dos Anjos deste ano estará focado no espírito cristão de confraternização em família. Para tanto, o secretário de Turismo, João Luiz Weber, pede que o comércio e os moradores também se empenhem na sua decoração natalina. “Natal é um momento de muita alegria, de integração das famílias. A ideia é que pais e filhos possam juntos enfeitar suas casas e que todos aproveitem para se aproximar mais”, comenta João Luiz. 
Em razão do trabalho na sexta, a Av. São Miguel será fechada no trecho entre as sociedades Atiradores e Santa Cecília, das 6h30 da manhã até o final da tarde.

Rompimento de cano gera transtorno na João Klauck

Na madrugada de hoje ocorreu o rompimento de uma canalização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na Av. João Klauck, no bairro Primavera, em Dois Irmãos. O problema foi próximo à filial da indústria de calçados H. Kuntzler e causou transtorno no fluxo de veículos em direção ao Centro. Carros, ônibus e caminhões tiveram que trafegar em sentido contrário. 
Conforme o gerente da unidade da Corsan de Dois Irmãos, Nelson Boniatti, dois funcionários trabalhavam no local esta manhã e a expectativa era de que o problema fosse solucionado até as 14h. “O rompimento pode ter ocorrido por vários motivos. Talvez foi por causa da fadiga dos canos ou do movimento do solo”, diz Nelson.  Moradores do bairro Moinho Velho, da Av. João Klauck e  da Rua Walter Birck tiveram o abastecimento interrompido durante o dia, mas até o final da tarde seria normalizado. Ainda segundo Nelson, foram afetadasa de 400 a 500 economias na região. 
O trabalho contou com a ajuda de uma retroescavadeira e de uma caminhão-caçamba.

12 de nov. de 2013

Comissão propõe alterações na Lei Municipal de Tombamento


Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira o relatório final da Comissão Especial do Patrimônio Histórico de Dois Irmãos. O documento agora será encaminhado ao Poder Executivo com sugestões de adequação à Lei 1.939 de 2 de julho de 2002, que dispõe sobre o tombamento de imóveis antigos na cidade. 
O assunto gerou grande polêmica nos últimos meses, principalmente por conta da rigidez da Lei criada na administração do ex-prefeito Juarez Stein. A comissão fez diversas reuniões com proprietários de casas antigas, arquitetos e integrantes do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos.
- Foi importante ouvirmos todas as partes, tanto pessoal do conselho quanto as pessoas que têm bens tombados. O que a gente mais percebeu foi a falta de comunicação entre o conselho e os proprietários dos imóveis. Esperemos que, a partir das sugestões que a gente fez, o Poder Executivo faça as adequações solicitadas – afirmou Sérgio Fink (PTB), presidente da comissão.
O relator Jailton Proença (PDT) esteve hoje à tarde no Jornal Dois Irmãos para entregar cópia do relatório final. A comissão ainda contou com os vereadores Paulinho Quadri (PMDB), como vice-presidente; e Léo Büttenbender (PT) e Paulo Cezar Gehrke (PP), como demais integrantes.
- Verificamos que uma das grandes dificuldades dos proprietários é quanto à manutenção e conservação dos bens tombados, pois as famílias não dispõem de recurso suficiente para tal. E que a mera isenção do IPTU, por parte da prefeitura, não é suficiente. As famílias alegam que desde que foi criado o Fundo Municipal para Preservação do Patrimônio Histórico nunca foi disponibilizado recurso para este fim. Também solicitam que seja previsto urgentemente recurso no referido fundo, para distribuição conforme grau de necessidade às famílias que já não sabem mais o que fazer para enfrentar essa situação – comentou o relator no documento final.
O trabalho da Comissão Especial foi realizado de julho a novembro. No quadro abaixo, as principais sugestões encaminhadas ao Poder Executivo em relação à Lei Municipal de Tombamento.

Tribu di Arteiros representará o Estado em Festival na Bahia

A Tribu di Arteiros, fundada no ano de 2010 no município de Morro Reuter, tem um novo desafio pela frente. Após levar alegria e encantar plateias em diversos palcos do Rio Grande do Sul, o grupo segue agora para a Bahia, onde irá mostrar seu trabalho no palco da 7ª edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro - FIT 2013. O evento iniciou nesta segunda-feira, dia 11, e continua com apresentações até sábado, dia 16. A apresentação da Tribu di Arteiros ocorre na quinta-feira, dia 14 de novembro, às 15h. Eles embarcam para Salvador amanhã, dia 13.
O grupo de Morro Reuter levará ao público baiano o espetáculo Todos Por Uma Coisa Só, baseada na obra “Guerreiros da Bagunça”, de Guto Greco. Este foi o primeiro trabalho do grupo, que estreou em 2011 com direção e concepção de Rosmeri Lorenzon. Desde então, já passou por transformações, inclusive no elenco, mas manteve a essência. Já foi premiado em diversos festivais pelo Estado, com premiações de Melhor Espetáculo, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Caracterização, Melhor Figurino, Melhor Direção e prêmios individuais. Para eles, ter sido selecionado para o festival na Bahia é o início da realização de um dos seus grandes objetivos: levar o teatro para muitas regiões do Brasil e do mundo. 
- A troca com outras culturas nos instiga, e este festival proporciona uma troca com o povo da cidade de Lauro de Freitas, vizinha imediata de Salvador e com todos os grupos dos outros cantos do país. Fazer teatro é nossa vida, e conseguir este reconhecimento nacional é a resposta que estamos fazendo um bom teatro. Posso usar as palavras de uma de minhas mestras Tatiana Cardoso, professora da Uergs: “Não precisamos nós levar o teatro para lugar algum, pois se fizermos ‘um bom teatro’, ele é que nos levará para muitos lugares”. Com isto, sabemos que para fazer teatro, não basta subir no palco, é preciso abdicar de muitas coisas e estudar muito para que o teatro que fazemos nos leve, nos faça alçar voos maiores, como este – destaca a diretora Rosmeri Lorenzon. 

POTENCIAL DO INTERIOR
A diretora ressalta o orgulho em representar Morro Reuter, onde a Tribu começou.  
- Nós honramos a cidade que representamos e que nos acolheu com carinho. Sendo um grupo de uma cidade do interior é possível notar a descentralização acontecendo, isto é incentivo para nós e para outros também. Normalmente para estes festivais nacionais, ou mesmo os grandes festivais que acontecem dentro do nosso estado, são os grupos de Porto alegre que tem mais visibilidade, queremos quebrar isso e mostrar o potencial de teatro que existe no interior do estado gaúcho também – ressalta ela. 
Todos os integrantes são graduandos da Uergs, exceto a diretora e atriz fundadora do grupo, Rosmeri Lorenzon, que já é graduada pela Uergs. O elenco ainda conta com John Becker, Diones Leidens, Thaís Backes e Raquel Backes.
Todos Por Uma Coisa Só é um espetáculo infantil que tem como tema central a fome. Num lugar, que mais parece uma selva de lixo, dois bandos de mendigos separados por uma cerca disputam cada migalha para sobreviver. Em meio a esta guerra pelo alimento, dois jovens de lados opostos se apaixonam. É este amor que vai transformar essa disputa em união.

Ação Entre Amigos para ajudar menina é sorteada

No início da tarde de hoje, dia 12, estiveram no Jornal Dois Irmãos a dona de casa, Nair Ristov, acompanhada do vereador Jailton Proença. Eles estiveram no JDI para realizar o sorteio dos prêmios da Ação Entre Amigos, que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para a aquisição de dois aparelhos auditivos para a filha de Nair, que custam 8.000 reais. “Infelizmente não foi possível comprar os dois, apenas um deles. O outro vamos precisar continuar alugando”, destacou a dona de casa, que fez questão de agradecer a colaboração das pessoas que contribuíram. “Quero agradecer a todos que nos ajudaram, em especial ao vereador Jailton Proença, que foi fundamental para a realização dessa Ação Entre Amigos”, completou Nair. Ao todo, foram sorteados cinco prêmios, que podem ser retirados na residência de Nair, no endereço Rua Alfredo Grimm, n.º 111, no bairro Travessão. Contato através do fone: 3564.7557.

Confira quem são os ganhadores: 
1º Prêmio: 1 batedeira: 
Ganhador: Claudio Demoliner 
2º Prêmio: 1 cafeteira: 
Ganhador: Mauro de Paula
3º Prêmio: 1 liquidificador: 
Ganhador: Elsa Roos
4º Prêmio: 1 ferro elétrico: 
Ganhador: Roseana Pessy
5º Prêmio: 1 secador de cabelo: 
Ganhador: Sandra Ferreira

11 de nov. de 2013

Água e barro alagam garagem de moradora do Vale Direito

Depois que a rua Pedro Gregórius, no Vale Esquerdo, recebeu asfalto, surgiu um problema para uma moradora da rua 11 Amigos, no bairro Vale Direito. 
Ana Peiter, 44 anos, teve a garagem da sua casa invadida pelas águas oriundas da rua recentemente asfaltada, localizada nos fundos do terreno. As águas das canaletas em ambos os sentidos vão para a boca de lobo. A água corre até perto de algumas residências por uma valeta, mas quando a chuva é forte demais acaba invadindo a casa da moradora e causando infiltrações em outra casa. “Quando ocorrem chuvas fortes, a água e o barro entram na minha garagem. O problema já se repete há bastante tempo. Já foi feito abaixo-assinado, os vereadores Joracir Filipin e Léo Büttenbender também estão engajados para ajudar, mas até agora nenhuma providência foi tomada”, conta a moradora, que mora há quatro anos no bairro. Seu maior medo é que a água possa danificar sua residência e os móveis, caso entre nos outros cômodos.
Conforme o secretário de Obras, Renato Dexheimer, o problema do caimento da água já vinha acontecendo, mas deve ter aumentado a velocidade da água com o asfalto. “A única solução seria a instalação de tubulações grandes. O problema será verificado juntamente com o setor de engenharia”, afirma o secretário.

Susto em capotamento na BR

Na manhã desta segunda-feira, por volta das 7h20, um capotamento foi registrado na BR-116, próximo à divisa entre os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter. 
De acordo com informações da Brigada Militar de Dois Irmãos, que controlou o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal de São Leopoldo, o condutor do Gol prata placas IRM-6552, de Morro Reuter, Lucas Sander Schneider, seguia no sentido Morro Reuter/Dois Irmãos quando perdeu o controle do veículo na curva, colidiu contra uma pedra na beira da estrada e capotou. No veículo estava ainda Janaína Meyrer, de 28 anos. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e equipe do SAMU de Dois Irmãos. Ambos já estavam fora do veículo quando o socorro chegou ao local. Janaína foi socorrida pelo SAMU ao Posto 24h. Ela passou por raio-X, mas felizmente teve apenas escoriações. Foi medicada, permaneceu em observação e foi liberada. Lucas foi socorrido pela ambulância do Posto 24h de Dois Irmãos e encaminhado ao Posto de Saúde de Morro Reuter. Na manhã de hoje, ele passava por raio-X. 
Em razão do acidente, o trânsito no sentido Morro Reuter/Dois Irmãos ficou interrompido por mais de meia hora esta manhã.

Anjinhos são ótima dica para decoração de Natal

 A pouco mais de um mês do Natal, muitos comércios e residências já começam a ser enfeitados para as festas de fim de ano. Pinheiros, luzes, guirlandas e outros tipos de adornos relativos à data trazem um colorido e um brilho especial à cida­de. E foi pensando justamente na magia do Natal, que a artesã Tania Regina Bor­ba Kern, 57 anos, começou a sua confecção de anjinhos de Natal. Pequenos, médios ou grandes. Dourados, prateados ou da cor que preferir, o enfeite é uma ótima dica para quem está atrás de uma decoração que traz a simplicidade do Natal, mas também o diferencial da exclusividade, por ser ar­tesanal.
Artesã há 10 anos, Tânia relembra que começou com esse trabalho depois de se aposentar, como uma forma de passatempo. A produção dos anjinhos, porém, é mais recente, e ela vem realizando nos últimos quatro anos. “Minha irmã, Denise, tem uma clínica em Porto Alegre e ela os levava e oferecia para as amigas e colegas dela. Quando eu vi, todos estavam atrás dos anjinhos”, lembra Tania. Agora Tânia, que reside em Dois Irmãos há 5 anos, está trazendo o seu trabalho para a cidade. “Já saí de ‘porta em porta’ no comércio de Dois Irmãos oferecendo o fruto do meu trabalho. Foi uma boa manei­ra de poder conhecer novas pessoas aqui na cidade, que sempre são muito hospitaleiras”, destaca ela.

Além dos tradicionais anjinhos de Natal, a artesã confecciona outros tipos de objetos de decoração, sempre com o seu toque diferencial. Aqueles que estão em busca de um produto dife­renciado, como os anjinhos, para decorarem sua empresa ou residência, podem entrar em contato com a artesã pelos fones 3564-7645 ou 9884-0755. “Espero que cada um desses anjinhos leve muita saúde e sorte às pessoas”, deseja Tania.

CFC Dois Irmãos abre inscrições para fazer carteira de habilitação GRATUITA


Jair esteve no JDI para dar detalhes dos
 procedimentos necessários para se inscrever
 Desde quarta-feira, dia 6, os gaúchos inte­ressados em concorrer a uma vaga para fazer a Carteira Nacional de Habilitação Social podem se inscrever em um dos 274 Centros de Forma­ção de Condutores credenciados ao Detran-RS. O programa do Governo do Estado vai forne­cer habilitação gratuita para 7 mil gaúchos a partir do início de 2014.
De acordo com o diretor geral do CFC Dois Irmãos, Jair Quilin, esta é uma ótima opor­tunidade para quem quiser tirar a primeira habilitação ou fazer adição de categoria. “Os interessados devem se inscrever até dia 29 de novembro, no CFC, e posteriormente será feita uma seleção através de sorteio”, explica Jair. O sorteio ocorre em 11 de dezembro. As ins­crições podem ser feitas no CFC Dois Irmãos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h. O objetivo do Governo do Estado com a CNH Social é oferecer à população de baixa renda mais e melho­res oportunidades no mercado de trabalho. O beneficiário pode obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria. As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, do curso teórico-técnico, do curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exa­mes teórico e prático. Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantindo um acréscimo de oito aulas práticas.

CONDIÇÕES
De acordo com o Decreto 50.749, que regulamenta a CNH Social, o beneficiário poderá obter primeira habili­tação, adicionar ou mudar de categoria. Com a adição ou mudança de categoria, quem tem habilitação para automó­vel pode acrescentar habilitação para moto, por exemplo, ou mudar para as categorias de transporte de cargas ou pas­sageiros. Poderão requerer o benefício maiores de 18 anos residentes no Estado há pelo menos dois anos, com renda familiar mensal de até três salários mínimos (ou até dois mí­nimos para desempregados há mais de dois anos). Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é realizado na Assistência Social. Quinze por cento das vagas serão destinadas à popu­lação negra e 50% das vagas de mudança de categoria para mulheres.

NÚMEROS

Os benefícios serão distribuídos em 1,4 mil primeiras ha­bilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria, sendo 840 destinados à mudança para catego­ria “C”, 2.940 destinados à mudança para categoria “D” e 420 destinados à mudança para categoria “E”. Não poderão participar da seleção aqueles que já estejam com serviço de habilitação aberto no Detran/RS, nem quem tenha cometido crimes na condução de veículo ou quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa. Para se inscre­ver, basta levar o Número da Inscrição Social (NIS), que deve ser solicitado na Assistência Social; comprovante de residência atual e documento de identificação (RG, identi­dade militar, carteira profissional, passaporte).

Natal dos Anjos, a grande festa cristã de celebração em família

Decoração de Natal já está ganhando as ruas de Dois Irmãos
 Um Natal cristão, como deve ser o Natal. Uma festa em família, como deve ser a celebração pelo nascimento do Menino Jesus. É com este espírito que o XVIII Natal dos Anjos vai encher de fé, alegria e esperança os cora­ções de quem passar por Dois Irmãos a partir do dia 23 de novembro. Aos poucos, as ruas da cidade começam a se enfeitar de anjos, árvores e detalhes que prometem mexer com os melhores sentimentos de todos nós.
A ideia central é fazer do Natal dos Anjos 2013 um momento especial de integração, trazendo a comuni­dade para confraternizar nas ruas. O projeto de deco­ração leva a assinatura da artista plástica Ana Kuhn, que trabalha ao lado de um grupo de aproximadamen­te 15 voluntários. Na linha de frente ainda estão Clari Seger, Dora Hahn e Lourdes Rohden.
- Queremos proporcionar uma grande festa em família, que desperte os sentimentos natalinos mais primários. É por isso, também, que a decoração será nas cores tradicionais do Natal, com muito verde, vermelho e dourado – destaca Ana Kuhn.
Uma das novidades estará na presença de pessoas vestidas de anjo e corais se apresentando ao longo de ruas e calçadas do Centro, como forma de envolver os visitantes.
- Natal é momento de ficar de bem com as pessoas, de refle­tir sobre as nossas atitudes e pedir perdão. É com esse espírito que queremos envolver todos – comenta Dora Hahn.
A integração destacada pelas voluntárias está na essência do Natal dos Anjos. O trabalho de preparação para a festa envolve pessoas da comunidade que se doam pelo bem comum e um grupo de funcionários da prefeitura que se dedica com afinco.
- Esse envolvimento da comunidade a gente percebe no traba­lho com as garrafas pet, que continuam fazendo parte da decora­ção. Aliás, estamos reaproveitando todas as estruturas, inclusive guirlandas e festões das primeiras edições do Natal dos Anjos. Não se pode cortar o veio anterior; é preciso sempre continuar e agregar ao que já foi feito – diz Ana.

DECORAÇÃO ESPECIAL
A decoração do Natal dos Anjos vai tomar conta das principais avenidas de Dois Irmãos, com enfeites espalhados pela São Miguel, Irineu Becker e 25 de Julho; além de uma parte da Rua 10 de Setembro.
A grande estrela da festa, a Árvore Símbolo do Natal, começa a ser montada na segunda-feira, dia 11, no Largo Felippe Seger Sobrinho. A estrutura continua a mesma dos anos anteriores, com 35 me­tros de altura. A decoração, porém, será totalmente nova, baseada na temática cristã. A Praça do Imi­grante também receberá tratamento especial.
Uma das grandes novidades na parte decorativa será o retorno do famoso tapete vermelho, que vai em­belezar as calçadas da Av. São Miguel, no trecho entre as sociedades Atiradores e Santa Cecília, e o túnel na travessa entre o Palco Móvel e a Praça do Imigrante.
- A decoração terá harmonia, com uma coisa pu­xando a outra. O próprio tapete vermelho é um diferencial que sempre agradou todo mundo, por isso está de volta – afirma Dora.

TRABALHO INTENSIFICADO
O trabalho de montagem será intensificado a partir do dia 15 de novembro, quando o Centro passará a ter vigilância à noite para evitar a ação de vândalos. Também merecem destaque as novas árvores decoradas por estabelecimentos comerciais. Ao todo, serão 30 com mais de 2 metros de altura, que ficarão na quadra entre a Antiga Matriz e a Igreja Matriz de São Miguel.

- Queremos que as famílias se deixem envolver pelo espírito cristão e que acreditem na beleza do Natal. Essa é a nossa grande motivação para o Natal dos Anjos – conclui Ana.