Blog do Jornal Dois Irmãos


12 de ago. de 2015

Acordes para Música Instrumental no Travessão


O artista Carlos Badia (foto) é a próxima atração do projeto Acordes para Música Instrumental, em Dois Irmãos. O show acontece no próximo domingo, dia 16, no Centro Comunitário do Travessão. Ele estará no palco com Marquinhos Dê (bateria), Everson Vargas (baixo) e Matheus Kleber (piano e acordeon). A programação inicia às 15h e também terá apresentações especiais da Banda Escolar Albano Hansen e do Grupo Artístico de Dança do Clube Reviver. A entrada é franca. O projeto Acordes para Música Instrumental foi contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural, realização da Cida Planejamento Cultural com patrocínio da AES Sul. É uma parceria do Clube de Idosos Reviver e da Kunst Empresa de Cultura, e têm como objetivos principais descentralizar a cultura na cidade, oportunizar que um grupo de melhor idade se insira na produção cultural e formar plateia para música instrumental. A primeira apresentação aconteceu no dia 12 de julho, e depois deste domingo serão mais três shows.

AGENDA DE SHOWS
Dia 16 de agosto: Carlos Badia / Centro Comunitário do Travessão
Dia 13 de setembro: Cristiano Varisco / Centro Comunitário do São João
Dia 18 de outubro: Barlavento / Centro Paroquial do São Miguel

Dia 15 de novembro: LL Hamonnd Trio / Praça CEUs - Bairro Bela Vista

Concurso de logotipo da 18º Olimpíada Escolar


Foi divulgado oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 12, o desenho vencedor do concurso do logotipo da 18º Olimpíada Escolar de Dois Irmãos.
O desenho foi desenvolvido por Maila Diovana Esser, de 16 anos, aluna do 9º ano da escola estadual João Gräwer Filho, do bairro Travessão, durante as aulas de Educação Artística, coordenadas pela professora Teresinha Venzo. “Fiz o desenho pensando no que os alunos querem ao disputar os jogos: ganhar medalha”, diz Maila, contente com o resultado. O desenho feito por ela consiste em uma mão segurando uma medalha de ouro. E ela pensou em detalhes. No cordão que sustenta a medalha, ela escreveu a frase “A dor é passageira, mas o orgulho é eterno”. “Isso também chamou muito a atenção da comissão avaliadora”, destaca Astério Mombach, do Departamento de Desporto.
A comissão foi formada pela prefeita Tânia da Silva, a Secretária de Educação Adriana Trierweiler, Cristina Stoffel Görgen, representante dos professores de Educação Física, e um membro da empresa Eixo Design, que trabalhará a arte criada por Maila. “Poderíamos contratar uma empresa para fazer o logotipo, mas buscamos envolver os alunos, para que eles façam parte deste processo também”, comenta a prefeita. Ainda de acordo com Astério, o desenho estará estampado nas camisetas da competição, nos troféus e medalhas, nas súmulas dos jogos e nos banners de divulgação do evento esportivo. Como prêmio, a aluna Maila e a professora Teresinha foram presenteadas pela Loja Kinei com um par de tênis cada uma.
A 18ª Olimpíada Escolar de Dois Irmãos começa no dia 1º de outubro. A abertura oficial da competição será no Ginásio Arno Nienow, no bairro Navegantes.




Cantando Herval é neste sábado




Neste sábado, dia 15, acontece a 11ª edição do Cantando Herval, que este ano vem com o tema “Bem Social e Qualidade de Vida em Forma de Música”. O evento trará coros de grandes empresas da região e do Estado com o objetivo de difundir o canto coral trazendo um emocionante encontro de música e vozes nas diferentes culturas. O encontro de coros será realizado no Auditório do Grupo Herval, a partir das 20h, e contará com apresentações do anfitrião Vocal Herval, Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, do Grupo Vocal Dakota de Nova Petrópolis, Coro Expressões RGE de Caxias do Sul e Coro do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) de Porto Alegre. O Cantando Herval é promovido pela Associação dos Funcionários do Grupo Herval e Vocal Herval, com o apoio do Grupo de Empresas Herval e do Conselho Municipal de Cultura. A entrada é franca. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível, que será revertido a uma entidade.

Prédio do Paradouro está em reformas


A administração municipal de Morro Reuter, através da Secretaria de Obras, iniciou há uma semana as obras no prédio onde funcionava o Restaurante Paradouro, em Morro Reuter. O local passa por reformas para receber o Centro Administrativo. Na manhã de hoje, o prefeito em exercício Harri Becker e o secretário municipal de Obras, Marcelino Durings, estiveram visitando o prédio.
De acordo com Harri, as obras serão para adequar as instalações da nova prefeitura e a previsão é de que sejam concluídas até o final deste ano. “Estamos com funcionários da Secretaria de Obras trabalhando nas reformas. A maior reforma será realizada na sala de reuniões, com conserto do telhado e pintura. Após, terá que ser feita a instalação elétrica e a colocação das divisórias”, explica. A área pública do Paradouro é de 9.682m², tendo 561,25m² de área construída. No andar térreo ficará a recepção e os setores administrativos como Meio Ambiente, Tributos e Fiscalização, Protocolo, Tesouraria, Empenho e Patrimônio, Engenharia, Departamento Pessoal e Secretaria da Fazenda; cozinha e uma ampla sala de reuniões. No segundo pavimento ficará o gabinete do prefeito, setor jurídico e salas de arquivos.
Conforme o secretário Marcelino, ainda não existe uma previsão do valor total que será investido. “Estamos tentando fazer grande parte das obras com os funcionários da secretaria”, comenta. A intenção da atual administração é instalar futuramente outras secretarias e a Câmara de Vereadores no local.

EM TEMPO
O atual prédio da prefeitura, às margens da BR-116, é alugado. O Paradouro pertence à prefeitura e, recentemente, havia sido aberta licitação para concorrer ao espaço, que deveria ser usado para fins gastronômicos e atividades do ramo turístico, mas não houve propostas.

11 de ago. de 2015

Acusados de sequestro têm audiência em Dois Irmãos


Na tarde desta terça-feira, dia 11, ocorreu a segunda audiência com os oito acusados de sequestrar uma adolescente de 14 anos em junho do ano passado, em Dois Irmãos.
Os acusados – seis homens e duas mulheres – foram trazidos por agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), divididos em duas viaturas. Eles chegaram ao Fórum do município por volta das 13h45, para a audiência que começou às 14h, comandada pela juíza da Comarca de Dois Irmãos, Ângela Roberta Paps Dumerque. A primeira audiência com os acusados foi no dia 27 de fevereiro.

O sequestro ocorreu no dia 10 de junho de 2014. A garota foi pega pelos bandidos no final da tarde, por volta das 17h, quando voltava da escola, no bairro Primavera. As negociações se estenderam até por volta das 20h do dia seguinte e cerca de duas horas após o pagamento do resgate, ela foi libertada. Três homens foram presos na mesma noite, e os demais, na sequência. A quadrilha é suspeita de outro sequestro, ocorrido em Campo Bom, um mês antes.

Morro Reuter é destaque na educação infantil


Morro Reuter foi lembrado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul por sua atuação de destaque na educação infantil no ano de 2014. O diploma foi entregue na última semana, em Porto Alegre. Quem comemora o reconhecimento do trabalho é o prefeito em exercício Harri Becker. Ele assumiu o comando da prefeitura nesta segunda-feira, dia 10, e segue até o dia 28 de agosto, quando o prefeito Adair Bohn retorna de férias.

Na solenidade realizada na Capital, foram homenageados 52 municípios gaúchos que criaram creches no período de 2011 a 2014, bem como as 44 cidades que tiveram atuação de destaque no atendimento à educação infantil no ano passado. O levantamento realizado junto aos 497 municípios do Rio Grande do Sul baseou-se no censo escolar e no Plano Nacional da Educação. “Nossa gestão sempre priorizou a educação. O reconhecimento deste prêmio nos mostra que está valendo a pena o empenho e esforço feitos na área”, afirma Harri, destacando que a atual administração está sempre em busca de novas ideias e recursos para investir na educação.

Voluntárias fazem doação ao Hospital São José


O Grupo de Voluntárias Nossa Senhora Aparecida, que atua em prol do Hospital São José, de Dois Irmãos, realizou nesta segunda-feira, dia 10, a entrega das doações arrecadadas com seu 1° Chá Beneficente. Foram doados os seguintes materiais e equipamentos: uma cafeteira (doada pelo Grupo de Professores Aposentados de Dois Irmãos), jogos de panelas (doados pela Tramontina) e equipamentos hospitalares adquiridos por um doador anônimo.
Além disso, o grupo arrecadou R$ 20.083,00 com o Chá Beneficente, promovido no dia 1° de agosto, na ACTG Portal da Serra. O dinheiro será revertido para melhorias na estrutura do hospital ou na compra de equipamentos hospitalares, o que ainda será definido em reunião. “O trabalho e o empenho deste grupo de voluntárias é importante para o hospital e para toda a comunidade”, comenta o diretor administrativo Karison Furtado, que recebeu as doações ao lado do prefeito em exercício Jerri Meneghetti.

AMOR AO VOLUNTARIADO
O Grupo de Voluntárias surgiu em março de 2013, quando as amigas Neusa Meurer Hansen e Adélia Zilles, tinham um objetivo em comum: ajudar alguma instituição de caridade. A dupla ganhou novas parceiras e hoje já são 12 as integrantes do Grupo de Voluntárias Nossa Senhora Aparecida. “Tínhamos a vontade de ajudar, mas não sabíamos a quem. Até que um dia o Monsenhor Izidoro Bruxel nos disse: ‘vocês tem que trabalhar por um objetivo’. Foi quando surgiu a ideia do hospital”, comenta Adélia. As voluntárias se reúnem todas as segundas-feiras, das 13h30 às 17h, em uma sala improvisada dentro do hospital. “Nós ajudamos na confecção e conserto de fronhas, roupas de camas e o que for necessário”, conta Marli Brandt, destacando que muitas vezes elas levam trabalho para fazer em casa. Neusa Meurer Hansen agradeceu por todas as doações. “Já estamos pensando no segundo chá”, diz ela, bastante entusiasmada.

Veranico de agosto esquenta debate entre vereadores


Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais, a tendência é que o debate político se acirre em Dois Irmãos. O aperitivo fica por conta da Câmara de Vereadores.
Na sessão de ontem, polêmicas requentadas e trocas de farpas marcaram a noite. Saúde pública – como sempre – foi o estopim de algumas discussões acaloradas. Primeiro a subir na tribuna, Márcio Goldschmidt (PT) se disse surpreso com a saída do vice-prefeito Jerri Meneghetti da Secretaria de Saúde. Em entrevista ao JDI, semana passada, Jerri confirmou que deve deixar a pasta após a transferência do Posto 24h para junto do Hospital São José. Anelise Steffen, do Departamento de Saúde, é a mais cotada para o seu lugar.
- Não sei qual é o motivo da saída, só sei que o município gasta mais de R$ 515 mil por mês com o hospital e não encontra soluções para problemas sérios, inclusive de limpeza. Na visita que fizemos recentemente, encontramos muita sujeira. De acordo com ex-servidores do hospital, antes havia oito pessoas trabalhando na limpeza; hoje são apenas três. Talvez ele esteja saindo porque não conseguiu resolver os problemas na saúde – declarou Márcio.
O petista também disse que faltam remédios, como insulina e fraldas para pessoas com necessidades especiais, e criticou a atual administração:
- Esse governo se elegeu com a promessa de revolucionar a saúde. A população acreditou que essa administração resolveria os problemas na saúde, mas não é o que estamos vendo – alfinetou.
Eliane Becker (PP) rebateu na sequência:
- Estamos muito bem se a preocupação de vocês é com a saída do Jerri... Seria bom voltar e olhar os jornais de 2009, 2010, 2011 e 2012 para ver como era o caos na saúde. Hoje, o município investe mais de 19% na saúde. É um custo bem alto, ainda mais porque o governo federal e o governo estadual não estão cumprindo com sua parte. Só do Governo do Estado, Dois Irmãos tem mais de R$ 1 milhão a receber. Talvez, na cabeça, governar seja o que vocês fizeram com o Rio Grande do Sul – disparou.
Léo Büttenbender (PT) foi ponderado:
- Não quero saber por que ele está saindo; quero que as coisas continuem acontecendo com mais energia e mais força. Quero que as pessoas que estão na fila de espera por cirurgias, exames e consultas recebam atendimento – afirmou.
Jair Quilin (PDT), por sua vez, foi incisivo:
- Não entendi por que o PT está preocupado com a saída do Jerri. Eu aplaudo que ele esteja saindo. Ele sempre foi uma pessoa de fino trato, mas, nos últimos tempos, anda muito estressado. Já disse que ele deveria ter saído de férias no lugar da Tânia.
O pedetista também fez duras críticas à gestão do Hospital São José:
- Conversamos com ex-funcionários e eles contaram que a prefeitura sabia dos atrasos nos depósitos de FGTS e INSS, mas que pediram para não fazer alarde. O município repassa de 500 a 600 mil todo mês para o Instituto Vida e os problemas não são resolvidos. Esse deve ser um dos motivos para a saída do Jerri. O hospital está uma bagunça, ninguém sabe quem comanda – concluiu Jair.


DINHEIRO DO PETROLÃO
Muito irritado com a manifestação de Márcio, Paulinho Quadri (PMDB) relembrou a última campanha eleitoral, dizendo que o ex-prefeito Miguel Schwengber (PT) recebeu doação de uma empresa que tem contratos milionários com a Petrobras.
- Talvez com esse dinheiro que o Miguel ganhou do Petrolão daria para comprar as fraldas e a insulina que faltam. Ele ganhou 25 mil de uma empresa e mais 7,5 mil em dinheiro vivo. Vocês deveriam estar preocupados com esse dinheiro sujo, e não com a saída do Jerri.
O peemedebista não poupou o governo federal:
- Sabe por que pode faltar remédio? Porque o governo federal cortou mais de R$ 20 bilhões da saúde. Quem quebrou o país foi o PT, o Lula e a Dilma.
Joracir Filipin (PT) não gostou e contra-atacou:
- Se tem crise da Dilma e do Sartori, tem crise da Tânia também, com o Jerri saindo da Saúde. Não vou nem entrar nessa discussão (sobre a administração passada), pois as contas do ex-prefeito foram aprovadas pelo Tribunal de Contas, passaram por esta casa e também foram aprovadas. Temos que nos preocupar com as coisas do dia a dia – cobrou.
Márcio cobrou que Paulinho comprove o que está dizendo:
- Vou pedir que a Câmara faça um requerimento para ele provar o que está dizendo. Se não comprovar, o Miguel deve entrar com uma interpelação contra ele.
Paulinho retrucou, citando um documento sobre a empresa que teria feito a doação para a campanha eleitoral do ex-prefeito em 3 de outubro de 2012.


DISCURSOS INFANTIS
Sérgio Fink (PTB) não perdoou Márcio:
- É um discurso infantil, de criança que saiu da creche. Parece que são catequizados, que fazem cursos para destruir reputações. Eu podia muito bem ler aqui toda a manifestação do Tribunal de Contas sobre a gestão do hospital na administração anterior, mas no que isso vai melhorar? Estão preocupados com a saída do Jerri, mas o que me preocupa é saber quem botou fogo nos prontuário médicos de 2011... Isso, sim, é muito estranho – afirmou.
O petista voltou à tribuna:
- Para mim, a política é coisa séria. Esse mesmo vereador já contou piadas aqui na tribuna e foi acusado de agressão – cutucou Márcio.
Sérgio ficou indignado e o clima esquentou:
- O Márcio mentiu em uma audiência e só não foi preso porque não estava como testemunha, apenas como informante. Na semana que vem vou trazer aqui o processo do qual fui absolvido. Ele usa do cargo público para denegrir a imagem dos outros e fazer acusações levianas – devolveu.

Do seu lugar, Márcio pediu questão de ordem. O presidente Filipin foi obrigado a intervir. Depois do intervalo, ninguém mais se pronunciou.

10 de ago. de 2015

Gunners é tetracampeão no Municipal de Futsal


O Gunners mostrou superioridade e garantiu o tetracampeonato do Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão de Dois Irmãos após golear o Santa Catarina/ Táxi do Betinho por 10 a 3, na última sexta-feira, dia 7, no Ginásio Albano Hansen, no Travessão. O 3º lugar ficou com o Arcanjos/ Farina Motos, que empatou em 5 a 5  com o Nativus. A equipe tinha a vantagem do empate por ter vencido o primeiro jogo. Coquinha (3) e Marcos (2) garantiram o 3º lugar, enquanto que Gabriel (3), Fábio e Willian empataram.
Na disputa pelo título, o Santa Catarina/ Táxi do Betinho entrou em quadra com o dever de, pelo menos, empatar com o Gunners, e levar a decisão para a prorrogação. A equipe até tentou, mas o Gunners foi melhor e começou a construir o resultado com menos de dois minutos de jogo. A equipe comandada pelo técnico Nhonho, e empurrada pelos gritos da torcida, foi melhor nas finalizações e aplicou uma bela goleada, comandada por Schollinha, Vepo (3), Edo (3), Thiago Haupenthal (2) e Marcelo. Dindo, Maiquel e Nereu descontaram.

A seleção do campeonato ficou assim: Miraguaí (Arcanjos), Tiago Haupenthal (Gunners), Milico (Arcanjos), Rudinei (Los Guapos) e Márcio Anacleto (Santa Catarina). O atleta Pinho, do São Beiçado, terminou como artilheiro da competição, com 23 gols.

Municipal de Futebol tem rodada com 11 gols


No último sábado, dia 8, foi disputada a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2015. As partidas aconteceram sob um sol forte e teve até parada técnica para tomar água. Foram dois jogos no campo do União e um no campo do Vila Rosa, com 11 gols e duas goleadas. No primeiro jogo no Parque Antártica, o Hooligans estreou com uma vitória de 3 a 0 sobre o Gunners. O jovem Patrick abriu o placar no primeiro tempo. Diego e Márcio Anacleto ampliaram na segunda etapa. Já na segunda partida, o União venceu o SER Campinas por 2 a 0, com gols de Mattheus e Marcelo “Bob” já no primeiro tempo. Jogando na Baixada Rubra, o Balança Rede goleou o Minuano por 5 a 1. No primeiro tempo, empate em 1 a 1. Já na segunda etapa, o Balança deslanchou, e ampliou no placar. Os gols do Balança saíram dos pés de Fabinho (2), Tiago Renz e Fusca (2). Ivan teve a chance de ampliar a goleada em uma cobrança de pênalti, mas o goleiro defendeu. Paulinho Callai descontou para o Minuano.
A terceira rodada do campeonato será disputada no próximo sábado, dia 15. Serão dois jogos no União e um no 7 de Setembro. No Parque Antártica, às 13h30 jogam União x Hooligans, e às 15h30, Balança Rede x Gunners. Fechando a rodada, às 13h30, Vila Rosa x SER Campinas se enfrentam na Baixada Setembrina. O Minuano folga na rodada.


MUNICIPAL DO MORRO
No sábado, dia 8, três partidas foram disputadas pela segunda rodada do Campeonato Municipal de Clubes Festivos de Morro Reuter, em Picada São Paulo. Na primeira partida, o Unidos do Morro venceu o C.F. 69 por 2 a 1, com gols de José Luciano e Maico. Maikel descontou. Já no segundo jogo, vitória de 3 a 1 do 20 de Março sobre o São José. A vitória foi comandada por Ramon, Natanael e Edmilson. Felipe descontou para o São José. Encerrando a rodada, o São Paulo venceu o 11 de Maio por 3 a 2, com gols de Jaime, Abel e Alexandre. Paulo Felipe descontou as duas vezes para o 11 de Maio. O líder até aqui é o São Paulo com 6 pontos, seguido de 20 de Março com 4, São José com 3, Unidos do Morro com 3 e C.F. 69 com 1. O 11 de Maio ainda não pontuou na competição. No próximo sábado, dia 15, será disputada a terceira rodada, no Campo do Morro. Ao meio dia jogam C.F. 69 x São Paulo, às 14h se enfrentam 11 de Maio x 20 de Março e às 16h entram em campo Unidos do Morro x São José.


ESTADUAL MASTER
No sábado, dia 8, o E.C. Morro Reuter empatou em 1 a 1 com o Grêmio Porto Alegrense em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Estadual de Futebol Master. Jogando em casa, o time do Morro saiu na frente já na primeira etapa, com gol de Zoinho. O Grêmio empatou no 2º tempo. O Morro ainda teve um gol legítimo anulado. O próximo confronto do Cinquentão será sábado, dia 15, contra o Triunfo, fora de casa.


Motoristas são surpreendidos por operação da PRF


Todos os domingos, o movimento é intenso na rua lateral da BR-116, próximo da Casa da Vovó e da empresa Henrich, em Dois Irmãos. O movimento se estende durante toda a tarde, até o início da noite. Muitas já foram as reclamações de moradores que moram perto do local. Entre as mais frequentes estão o som alto, as manobras perigosas, principalmente de motocicletas, o consumo de álcool e, inclusive, de entorpecentes. Tem ainda a alta velocidade, que também já foi pauta nas páginas do Jornal Dois Irmãos.
Neste domingo, dia 9, mais uma vez a lateral da BR-116 estava lotada. E já era por volta das 17h quando pelo menos quatro viaturas da Polícia Rodoviária Federal de São Leopoldo chegaram ao local, e fecharam a rua durante cerca de três horas para desencadear a Operação Casa da Vovó. Ninguém entrava e ninguém saia. Carros foram recolhidos, motoristas foram autuados e mais de 130 testes do bafômetro foram feitos. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Eduardo Aita, o número de denúncias de moradores vem aumentando e as ações serão intensificadas no local. “90% das pessoas que estão ali se reúnem para tomar chimarrão. É lamentável que tenha uma meia dúzia que vai só para fazer algazarra. A partir de agora, vamos intensificar as operações no local”, diz Eduardo, alertando ainda sobre o risco que correm as pessoas que ficam sentadas no canteiro central. “É extremamente perigoso, tem um fluxo de veículos muito grande”, completa.

Motociclistas serão autuados
Segundo Eduardo, os motociclistas que empinavam motos momentos antes da chegada da PRF também serão autuados. “As placas foram filmadas, todos já foram identificados e posteriormente será emitido o auto de infração”, ressalta.

Números da Operação Casa da Vovó
- 50 autos de infração de trânsito (entre eles, carro rebaixado, película fora do padrão, motocicleta sem retrovisor, pneus lisos demais);
- 7 veículos recolhidos;
- 15 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos;
- 2 CNH’s recolhidas (motoristas que se negaram a fazer o teste do bafômetro);
- 133 testes do bafômetro realizados;
- 200 veículos abordados;

- 280 pessoas identificadas.

Paralisação por mais segurança no trânsito em Morro Reuter





Com bandeiras brancas e munidos de cartazes com frases do tipo “Travessia Segura”, “Queremos + segurança na saída da Linha Görgen”, “Chega de Acidentes. Precisamos de solução urgente” e “Queremos mais segurança. DNIT, por favor nos ajude”, o vereador de Morro Reuter Airton Bohn, do PP, e moradores do município, principalmente  da Linha Görgen, promoveram no último domingo, dia 9, uma paralisação em busca de mais segurança na BR-116, entre as 15h e 17h. De acordo com Airton, só no mês de julho, pelo menos três acidentes foram registrados próximo à entrada da VRS -873, que dá acesso a Santa Maria do Herval. 
Segundo o vereador, o objetivo da paralisação foi chamar a atenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que providências sejam tomadas. “Todos os dias ônibus escolares e trabalhadores precisam atravessar a BR-116 para ir à escola ou ao trabalho. A pé ou de carro, os transtornos são muitos, além da alta velocidade que é registrada aqui. Estamos promovendo esta paralisação para evitar que tragédias aconteçam”, diz o vereador Airton, destacando que inúmeras vezes já foram encaminhados pedidos por mais segurança ao DNIT. “O mais rápido e fácil, e que diminuiria o risco de acidentes, é a colocação de redutores de velocidade, mas a construção de um trevo seria o mais correto”, completa Airton.
Em razão do grande fluxo de veículos, principalmente no sentido interior/capital, a BR-116 ficou bloqueada apenas cerca de 10 minutos. Para controlar o trânsito, os manifestantes contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Pelo menos três carros tentaram furar o bloqueio, mas foram impedidos pelos manifestantes.

O QUE DIZEM OS MANIFESTANTES
Geórgia Rohr, de 30 anos, também é moradora da Linha Görgen, e foi para a rua pedir mais segurança, com a esperança de que a filha, a pequena Clara Sofia Backes, de 8 meses, não enfrente o mesmo problema.
- O DNIT precisa fazer algo para solucionar. O turismo em cidades da Serra como Nova Petrópolis e Gramado está aumentando cada vez mais, motos passam por aqui todo final de semana para ir à Tenda do Umbú, se precisa atravessar a BR, como vamos ficar com tanto movimento? Nenhuma mãe fica tranquila sabendo que o filho terá que passar por aqui - completou.
Nelson Krein, de 48 anos, lamentou o descaso do DNIT, enquanto participava da paralisação ao lado do filho Júlio Cezar Krein, de 6 anos.
- Algo precisa ser feito. Temos muita dificuldade em atravessar a BR-116, principalmente em dias de neblina, quando não se vê nada - disse Nelson.
Maria Elisa Hoff, 30 anos, esteve no protesto com a filha Milena Beatriz Schneider, 4 anos.
- Todos os dias é o mesmo transtorno para atravessar a BR. É perigo de segunda a segunda - comentou.
O garoto Ruã Henrique Jung, de 11 anos, é aluno do 6º ano da escola estadual João Wagner, e precisa atravessar a BR-116 de segunda a sexta para ir à aula. Ele também participou da manifestação, levando um cartaz “Chega de acidentes”.