Blog do Jornal Dois Irmãos


13 de ago. de 2014

Que tal adotar um animal de estimação?

A situação dos animais de rua no Brasil está cada vez mais delicada e representa hoje um problema de saúde pública. Cães e gatos magros, famintos e doentes, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de comida, vivem no relento sob o sol forte ou o frio intenso. São maltratados e rejeitados até que finalmente são recolhidos e encaminhados para locais como a Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos. A entidade recebe animais de todos os tamanhos e raças, muitos deles abandonados por quem um dia já lhes prometeu amor e proteção. São animais que, por um motivo ou outro, foram rejeitados pelos seus donos, se é que podemos chamar assim. As razões são muitas, cresceram demais, adoeceram, não foram educados o suficiente, geraram gastos e aborrecimentos, enfim, todas essas são desculpas usadas por pessoas que acabam cometendo esse tipo de atrocidade.
Quando adquirimos um animal de estimação, seja ele da espécie que for, estabelecemos com ele um vínculo poderoso, e devemos estar preparados para uma relação duradoura de talvez, 15 a 20 anos. Durante este tempo, devemos arcar com uma série de responsabilidades para com o nosso animal, que inclui, por exemplo, educá-lo e protegê-lo. Devemos ter em mente que cães crescem e que nem sempre o bichinho terá o temperamento que desejamos. Em função disso, muitas pessoas não conseguem entender a real responsabilidade de ter um animal de estimação. Tratam seus bichinhos como objetos, se desfazendo deles diante do primeiro obstáculo. Ao adotarmos um animal, não sentimos apenas aquela sensação indescritível de dever cumprido, mas também ganhamos um companheiro leal e carinhoso que nos protegerá sempre. Um amigo de verdade que nos trará felicidade e nos dará o privilégio de sermos amados incondicionalmente, nos transformando em pessoas melhores e ainda mais humanas. 
É com esse apelo que a Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos pede a colaboração de todos. A casa abriga hoje 58 animais em sua sede principal, que fica localizada na  rua Padre Valentin Weschenfelder, 137, bairro Industrial. Mas conta ainda com casas de extensão e voluntários que oferecem suas próprias residências para abrigar alguns animais.Sara Capeletti Braun, voluntária da Associação, conta que as principais demandas são de serviço voluntário, que inclusive, oferece certificado de horas complementares para estudantes, ração, medicamentos, água sanitária e sabão em pó para higienização do local.

12 de ago. de 2014

Bandido é preso em Dois Irmãos após roubo de carga de cigarros

Na manhã desta terça-feira, um motorista com uma carga de cigarros foi abordado por um indivíduo armado em frente a um supermercado na rua Albino Hugo Muller, no bairro Cidade Nova, em Ivoti.

Conforme relato da vítima durante o registro de ocorrência na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, ele foi abordado por um sujeito armado com um revólver calibre 38. Os bandidos estavam em dois carros, um Uno branco e um Corsa azul. “Ele apontou a arma para mim e mandou seguir o Uno até a rua Pedro Enzweiler, no bairro Travessão (Dois Irmãos). Andamos uns dois quilômetros até entrarmos numa propriedade particular”, conta o motorista do furgão que pertence à empresa Souza Cruz. Ainda segundo a vítima, um agricultor que estava próximo ao local foi ordenado pelos ladrões a sentar e eles perguntaram se ele tinha um telefone celular. Os ladrões passaram a carga de cigarros para os dois carros. Uma testemunha presenciou a ação suspeita e acionou a Brigada Militar. Os três suspeitos se depararam com a guarnição e fugiram. Houve troca de tiros. O sujeito que estava no furgão junto com a vítima fugiu para o mato, mas foi preso em seguida numa construção civil. “O ladrão tentou fingir que trabalhava na obra”, conta um policial militar que ajudou na prisão do indivíduo. Os outros dois não foram localizados e a carga não foi recuperada. A ação mobilizou viaturas de Dois Irmãos e Ivoti.

O homem detido pela BM no Travessão é Alexandro de Oliveira Silva, de 35 anos, que saiu do Presídio Central, em Porto Alegre, no último dia 10 de junho. Ele já tem antecedentes criminais por dois homicídios, latrocínio, posse/porte ilegal de armas, corrupção de menores e roubo. Alexandro foi encaminhado novamente ao Presídio Central.

11 de ago. de 2014

Mateada da Ciência reúne grande número de alunos

O grupo da Mateada da Ciência proporcionou na manhã de sábado a primeira palestra aos estudantes da escola estadual Affonso Wolf. Mais de 60 jovens estiveram presentes para debater temas como ciência, pesquisa e feiras. Nos próximos três sábados estarão ocorrendo oficinas de acordo com o cronograma apresentado a eles.

Conforme Cleiton Luís Boufleuher, pesquisador do grupo e diretor regional da Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência, foi possível ver um feedback positivo nos olhos dos jovens. “Para nós, da Mateada, ser pesquisador não é apenas realizar as nossas pesquisas, mas também poder espalhar para mais jovens todo esse mundo e as inúmeras portas que ela pode abrir”, comenta Cleiton. Ainda segundo o jovem, a tentativa é fazer que com o aprendizado que adquirem não apenas os beneficie, mas sim, tente também beneficiar as pessoas ao seu redor. “Sempre queremos mudar o mundo, mas é uma tarefa difícil, porém tentar o mundo de algumas pessoas já é um começo e quem sabe esse sentimento não se torne uma reação em cadeia e aos poucos vamos atingindo mais e mais pessoas. As pessoas que atingimos e auxiliamos é a nossa maior recompensa”, conta ele.

Em parceria com a escola, a Mateada se fará presente na 1º Multitec Affonso Wolf, onde os jovens apresentarão os trabalhos desenvolvidos. O grupo também começará a desenvolver trabalhos em escolas de São Leopoldo e está aberto a convites de instituições, escolas e eventos que se interessam pelo mundo das ciências e da pesquisa. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail mateadadaciencia@outlook.com ou adicione seu perfil do Facebook.

PRÓXIMAS ATIVIDADES
Dia 16/8: Trabalhos com os grupos de acordo com a sua área e Facilitador da Mateada. Tema abordado: Pesquisa bibliográfica e caderno de campo;
Dia 23/8: Trabalhos com os grupos, conforme edição anterior abordando o tema: Como fazer objetivo, problema e hipóteses;
Dia 30/8: Trabalhos em grupos com o tema: Apresentação e montagem de banner para feiras científicas.

DOIS IRMÃOS inaugura nova Unidade Educativa Primavera

Em uma cerimônia com mais de uma hora e meia, foi inaugurada na sexta-feira, dia 8, a nova Unidade Educativa Primavera. O espaço de quase 700m² tem capacidade para atender até 120 crianças de 0 a 3 anos e é uma conquista muito comemo
rada pela administração municipal.
O prédio foi alugado pela prefeitura, que investiu 430 mil reais para reformas de adaptação e 100 mil reais para manutenção e pagamento de funcionários até o final do ano. A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) é responsável pela administração da unidade, que já recebe diariamente 75 crianças e conta com 17 funcionários. A coordenadora é Daiana Stiehl Dexheimer.

A superintendente FADI, Líxia Stoffel, fez um pronunciamento emocionado, lembrando os primórdios da entidade e o convite do então prefeito Romeo Benício Wolf (já falecido), no distante ano de 1983. “Temos um passado humilde e de muito trabalho. Ao longo dos anos, foram tirando muitas pedras do caminho e construindo pontos”, comentou. Hoje, a FADI administra dez unidades educativas – nove em Dois Irmãos e uma em Morro Reuter – e atende cerca de 1.400 crianças nas modalidades creche (de 0 aos 4 anos) e pré-escola (de 4 aos 5 anos), e no contra turno escolar (de 5 aos 12 anos). A equipe de trabalho conta com cerca de 220 profissionais.

O presidente da FADI, Aírton Kaiser, destacou o esforço das indústrias locais em colaborar na manutenção de um serviço de primeiro mundo na educação infantil. A secretária de Educação, Adriana Trierweiler, afirmou que a administração municipal tem trabalho com afinco para diminuir a demanda por creche no município. Última a se pronunciar, a prefeita Tânia da Silva fez, inicialmente, um elogio rasgado ao vereador Sérgio Fink, por seu empenho para conseguir um prédio no bairro Primavera. “Mais do que paredes, temos que destacar o valor das pessoas, de todos que trabalham na FADI e procuram dar o melhor para as nossas crianças”, disse ela, lembrando que, como muitas mães, também precisou contar os serviços em um momento importante da sua vida.

Após os pronunciamentos, o padre Neimar Pies e os pastores Oscar Zimmermann e Robson Neu abençoaram o novo espaço. A solenidade encerrou com o corte da fita e o descerramento da placa inaugural. Em seguida, todos foram convidados para conhecer as novas instalações e prestigiar um coquetel com apresentações dos pequenos. Entre as autoridades, também estiveram presentes o vice-prefeito Jerri Meneghetti, o presidente do Poder Legisltivo, Jailton Proença de Lima, e o promotor Wilson Grezzana.