Blog do Jornal Dois Irmãos


5 de mar. de 2015

Feminicídio deve virar crime hediondo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, o projeto de lei que torna o feminicídio um crime hediondo. Essa punição mais severa vai valer toda vez que uma mulher for morta por causa de violência doméstica, sexual ou familiar. Para virar lei, este projeto precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
Em Dois Irmãos são raros os casos de mulheres serem assassinadas. O caso mais recente aconteceu em 9 de fevereiro de 2013, no bairro Bela Vista, quando o pedreiro Jaime Gilberto Nunes assassinou a tiros a companheira Dercilda Pereira. Ele matou a companheira na frente da própria filha e da vizinha. Jaime fugiu do local do crime e foi até a casa da irmã no bairro São João, onde cometeu suicídio. A nova lei aprovada torna hediondo o crime de feminicídio, que é o assassinato de mulheres. A lei também inclui esse tipo de crime no Código Penal. O feminicídio é definido como crime de gênero, ou seja, quando há violência doméstica, sexual e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher.
Simone Arenhardt Ries, policial responsável pelo Cartório da Mulher na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, acredita que a legislação brasileira existente, se efetivamente aplicada, seria suficiente para inibir e punir todo e qualquer tipo de crime. “Entretanto, os índices nacionais de mulheres mortas por companheiros e ex-companheiros ainda é muito alto e preocupante, justificando a adoção de medidas específicas para o seu enfrentamento. Concordo que situações de vulnerabilidade precisam ser tratadas de forma especial pela legislação e que a rigorosidade na punição, em tese, deveria inibir a prática dos crimes e preservar as vítimas”, afirma ela.
A policial destaca que certamente o principal objetivo do Projeto de Lei que prevê o Feminicídio é a tentativa de inibir e diminuir os índices de violência contra as mulheres, especialmente buscando preservar suas vidas.

12 a 30 anos de prisão

O projeto prevê pena de prisão de 12 a 30 anos. A penalidade pode ser aumentada de um terço até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou até três meses após o parto ou, ainda, se for cometido na frente de filhos ou parentes da mulher.

Lei Maria da Penha


Estudo do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea) diz que a Lei Maria da Penha reduziu em 10% o número de casos de homicídio de mulheres dentro de casa no Brasil. Para o Ipea, a lei ainda precisa atingir de forma mais uniforme todo o território brasileiro. A lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, está em vigor desde 2006. Ela tenta coibir a violência contra a mulher. Em Dois Irmãos, apenas em janeiro e fevereiro de 2015 foram registrados 44 casos de violência doméstica. A mulher vítima de violência deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima.

Choco Circus se expande e começa a ganhar a região

Faltam apenas 21 dias para a abertura da segunda edição da Choco Circus –Um Doce de Páscoa, que acontece entre os dias 26 de março e 5 de abril, no Largo Felippe Seger Sobrinho, no Centro de Dois Irmãos.
A idéia da organização do evento é regionalizar a Choco Circus. E, para isso, vários municípios da região estão sendo convidados a participar da programação, trazendo para Dois Irmãos apresentações artísticas e culturais de suas cidades.
Ontem o prefeito de Ivoti, Arnaldo Kney, confirmou presença do seu municípios com diversas apresentações. E, na manhã de hoje, foi a vez do prefeito de Morro Reuter, Adair Ricardo Bohn, informar que vai igualmente trazer talentos locais de Morro Reuter para apresentarem-se no palco da Choco Circus. E, mais que isso, o próprio prefeito Adair e seu filho, que é um excelente gaiteiro, farão uma apresentação especial no palco da Choco Circus.
No ano passado, em sua primeira edição a Choco Circus viu mais de 450 talentos locais de Dois Irmãos apresentarem-se no palco, durante os 10 dias do evento. Foram cantores acústicos, corais, danças, folclores gaúcho e alemão, bandas, teatro, street dance, acrobacias aéreas e uma infinidade de talentos locais que são de Dois Irmãos mas não tinham onde mostrar seu talento e encontraram as portas da Choco Circus abertas para recebê-los. Foi o mais intenso e popular evento cultural já ocorrido na cidade.
Este ano, a Choco Circus terá novamente todos os talentos locais, agregando desta vez os vários municípios da região que mandarão para cá o que tiverem de melhor na cultura de suas cidades. O evento terá horário como no ano passado: horário de circo. Iniciando todos os dias às 17 horas e encerrando às 22 horas. Em sábados e domingos o horário será também na parte da tarde. O circo será o da família Torricelli, que tanto sucesso fez na edição passada.
A programação ainda tem espaço. Se você tem algum talento musical, teatral, de dança, canto ou qualquer outra área, ligue para 9603-3486 e se inscreva. Mostre seu talento. E ajude a criar o maior evento cultural da região.

A promoção conta com a participação ativa da Associação Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos. E, ao que tudo indica, nos próximos anos essa se tornará uma das maiores festas culturais e populares da Grande Porto Alegre.

4 de mar. de 2015

Torneio de Verão tem rodada equilibrada

Nesta terça-feira, dia 3, foi disputada a segunda rodada pela 2ª fase do Torneio de Verão 2015. Quatro partidas agitaram o Ginásio Santa Cecília, que esteve praticamente lotado.
No primeiro confronto, pela chave E, vitória do Continental sobre o Santa Catarina por 5 a 2, com gols de Ramon, Sidnei e Maikel (3). Cassiano e Rudnei descontaram. Na segunda partida, pelo grupo G, o Maluca venceu o Arsenal por 4 a 1, com gols de Everton, Alexandro e Luciano, descontando Jader. No terceiro confronto, pelo grupo F, o Auto Lavagem MM fez 3 a 2 no Motoca, com gols de  Emmanuel, Marcelo e Aldair. Rafael descontou duas vezes para o Motoca. Finalizando a rodada, o Gunners derrotou o Los Guapos por 5 a 3. Os gols foram de Luizinho, Edo, Júnior, Schoolinha e Thiago Haupenthal. Rudinei, Alan e Rodrigo descontaram.

A terceira e última rodada da 2ª fase será disputada nesta sexta-feira, dia 6, com mais quatro jogos no Ginásio Santa Cecília, a partir das 19h45: Auto Lavagem MM x Nativus (Chave F), Maluca x Real Betis (G), Gunners x Vai Sabê (D) e Continental x Unidos da Campina (E).

Fila por vaga na hidroginástica

Começaram nesta quarta-feira, dia 4, as inscrições para o Projeto Hidroginástica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Departamento de Desporto. As aulas são destinadas a pessoas a partir dos 55 anos.
O primeiro dia de inscrições foi de movimento intenso no Ginásio Santa Cecília, com a fila se estendendo até a calçada. De acordo com Astério Mombach, do Departamento de Desporto, 162 pessoas já se inscreveram na manhã de hoje. Neste ano, estão sendo disponibilizadas 210 vagas e a seleção para participar do projeto será feita a partir dos mais idosos. Posteriormente, os selecionados passarão por exames de saúde. Caso algum não possa participar, serão chamados os nomes da lista de espera.

Para quem ainda não se inscreveu, ainda dá tempo. Nesta quinta-feira, dia 5, as inscrições estarão sendo realizadas no Clube União, das 14h30 às 16h30. Já no dia 10 de março, serão no Ginásio Santa Cecília, das 14h30 às 16h30. O último dia será na próxima quarta, dia 11, também no Santa Cecília, das 9h às 10h30. As aulas acontecerão nas academias N’Ativa, no bairro Primavera, e Vidativa, no Floresta.

3 de mar. de 2015

Quase 50 casos de Maria da Penha em dois meses

Mal se passaram dois meses de 2015 e o número de registros da Lei Maria da Penha já chega a quase 50 na Polícia Civil de Dois Irmãos. De acordo com dados do Cartório da Mulher, pelo menos 44 mulheres já foram vítimas de violência doméstica neste ano. Na maioria dos casos, elas já foram ameaçadas ou agredidas outras vezes pelo mesmo homem.
Só em janeiro foram 25 registros. Do total, 33 vítimas solicitaram medida protetiva – 17 em janeiro e 16 em fevereiro. “Não esperávamos que o número de registros fosse tão expressivo já nesse início de ano. Além disso, até agora tivemos três prisões em flagrante, duas em janeiro e uma em fevereiro”, destaca a policial Simone Ries, responsável pelo Cartório da Mulher. Ela ressalta ainda o número de lesões, que aumentou nestes primeiros meses. “Especialmente no mês de fevereiro, tivemos mais registros de lesão corporal, diferente de outros meses, quando eram, em grande parte, registros de ameaça”, reforça a policial.

Segundo Simone, não é possível traçar um perfil dos agressores. “O que constatamos pelos depoimentos de muitas das vítimas é o fato de os agressores terem alguma dependência química, muitas vezes, de álcool. Porém, há casos em que o agressor é usuário de drogas”.

Caminhada Pelos Caminhos da Colônia 2015

A Durch die Strassen der Kolonie já é tradição em Dois Irmãos há 14 anos e nos próximos dias 28 e 29 de março irá reunir mais uma vez pessoas em busca de esporte, turismo e lazer. Neste ano, a Caminhada Pelos Caminhos da Colônia, promovida pelo Departamento de Desporto, terá como destino a cidade de Gramado. Até lá, serão 45 km de caminhada pelo interior de Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Gramado. Nos dois dias, serão 15 horas de caminhada, a maior parte, por estradas de chão batido.
De acordo com Astério Mombach, foram disponibilizadas 200 vagas e são esperadas pessoas de todo o Estado. Os caminhantes partirão para a aventura no dia 28, com saída às 8h30 da Praça do Imigrante. Antes, às 7h30, será feito o cadastramento e o embarque da bagagem dos participantes no caminhão de apoio. Na sequência, o grupo segue pelas ruas de Dois Irmãos até as localidades de Walachai, em Morro Reuter, e Boa Vista do Herval e Nova Renânia, em Santa Maria do Herval, onde irão pernoitar. No dia seguinte, a caminhada segue para Tapera Italiana e Alemã, em Gramado, destino final do evento. A chegada à Praça Central Major Nicoletti está prevista entre as 12h e 13h do domingo. Durante todo o percurso, o grupo será acompanhado por três carros de apoio e uma ambulância.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da prefeitura (www.doisirmaos.rs.gov.br) ou diretamente no Departamento de Desporto, na prefeitura. Vale lembrar que evento é limitado a 200 participantes. A inscrição custa R$ 55,00 e dá direito a lanche, janta e café da manhã, além da camiseta do evento. Mais informações pelo telefone 3564-8857.

Dissídio dos servidores em debate na Câmara

Grande número de servidores públicos lotou a Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira para tratar do dissídio da categoria. Com cartazes e manifestações contundentes na tribuna, o grupo reivindica um reajuste de 10,42%, com aumento real de 4%. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Bruno Rodriguez, disse que a luta está apenas começando e que outras ações estão programadas.
- Nosso salário está na UTI, estamos cansados de abraços e beijinhos. Em todos os setores se fala em greve. Hoje trabalhamos sob um regime de submissão e perseguição. Isso é inadmissível. Sem contar que nosso Plano de Carreira está na gaveta – afirmou Bruno. 
A oposição entrou na onda e não poupou a administração municipal.
- Não está havendo diálogo, falta capacidade de gestão neste governo que gasta mal. Agora só falta dizer que a culpa na questão dos salários é do governo passado. O Miguel (Schwengber) deu mais de 6% de aumento real. O Renato (Dexheimer), em quatro anos deu 1,87%; e agora a Tânia (da Silva), em dois anos, apenas 0,9% – comentou Márcio Goldschmidt (PT).
Jair Quilin (PDT) foi mais incisivo, atacando o secretário da Fazenda, Juarez Stein.
- A Tânia é da mesma administração que não conversava com os servidores. Vocês votaram na Tânia achando que votavam nela, mas acabaram votando na administração Juarez Stein. Está na hora dela começar a ser prefeita e abrir o diálogo com os servidores, mas deixando o Juarez de lado, ou não vai ter aumento nenhum – alfinetou o pedetista.
Sérgio Fink (PTB) lembrou que o cidadão brasileiro vem sendo penalizado por uma série de aumentos para sustentar a roubalheira em Brasília.
- O país está na UTI, o Estado está na UTI, muitos municípios já estão na UTI. Acho justo ter aumento real, mas dentro da realidade do município. Temos que ter cuidado para não politizar e pessoalizar essa questão. Antes de fazer greve, deixem a prefeita Tânia apresentar sua proposta. É preciso achar um equilíbrio entre o que vocês merecem e o que pode ser pago.
Por fim, acatando a sugestão do colega Márcio, o presidente da Câmara, Joracir Filipin (PT), prometeu trancar a votação de projetos a partir da próxima semana, caso a prefeita não negocie com a categoria. Os projetos de ontem ainda foram votados e aprovados. Após sua participação na sessão, os servidores foram colar seus cartazes na porta da prefeitura.


“É preciso cautela e pés no chão”, diz prefeita

A prefeita Tânia da Silva ainda não fez proposta aos servidores públicos. Ela afirmou que a administração está analisando os índices de inflação e a possibilidade de aumento real.
- Trabalhamos com três índices (IGP-M, INPC e IPCA) e tivemos que esperar fechar o mês de fevereiro para ter o índice real. A partir daí, veremos até que ponto nós podemos chegar, mas sempre com os pés no chão – disse Tânia.
Sobre a proposta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que pleiteia reajuste de 10,42%, com 4% de aumento real, a prefeita foi taxativa:
- Não quero tirar o tesão de ninguém, mas já posso dizer que esse valor é impossível. Vemos muitos municípios com dificuldade para pagar salário, décimo terceiro e férias, e essa realidade não pode chegar a Dois Irmãos. Tudo precisa ser analisado com muita cautela – comentou.
Tânia disse que deve formular sua proposta até o final desta semana ou início da semana que vem, e então marcar uma reunião com o Sindicato dos Servidores.

- Ainda não temos uma ideia de aumento real. Quando tivermos uma proposta, vamos chamar a comissão representante para conversar – declarou a chefe do Poder Executivo.

Motoristas sofrem com muitos buracos

Buracos em ruas e estradas são um dos principais motivos de reclamação dos motoristas. Alguns novos e outros velhos “furos” nas vias sempre acabam prejudicando o trânsito. Mesmo sendo um tormento para os motoristas, os buracos abertos também servem para solucionar problemas com abastecimento de água, escoamento da chuva e esgoto da cidade.
Segundo gerente da Corsan em Dois Irmãos, Oneide Adel da Silva Castro, a população precisa ter paciência. “Não podemos tapar um buraco de um dia pro outro, é preciso compactar a terra. Se abrirmos um buraco num dia e fecharmos no outro, o asfalto vai ceder e o dinheiro vai ser colocado fora”, ressaltou Oneide. Já no bairro Travessão, o problema é de responsabilidade da prefeitura. De acordo com o secretário de Obras, Carlos Arnold, uma licitação para o fechamento dos buracos foi assinada pela prefeita na sexta-feira. O secretário de Planejamento, Nei Fernando Ferraz, também explica que no bairro existem quatro fornecedores de água, e cada um deles é responsável pelos consertos e obras feitas nas ruas.

Ainda no Travessão, porém na BR-116, os buracos não foram abertos de propósito, mas precisam de reparos por causa da ação do tempo. A responsabilidade no local é do DNIT, que até o fechamento da edição não deu retorno à reportagem do Jornal Dois Irmãos.

Projeto Hidroginástica abre inscrições

Começam nesta quarta-feira, dia 4 de março, as inscrições para o Projeto Hidroginástica, promovido pela Secretaria de Saúde com apoio do Departamento de Desporto. Neste ano, serão disponibilizadas novamente 210 vagas e as aulas acontecerão nas academias N’Ativa, no bairro Primavera, e Vidativa, no bairro Floresta. De acordo com Astério Mombach, do Departamento de Desporto, serão selecionados os 210 mais idosos que, posteriormente passarão, ainda, pelos exames de saúde para atestar que estão aptos para a prática da hidroginástica. Qualquer pessoa a partir dos 55 anos pode se inscrever. As inscrições serão realizadas nos dias 4, 5, 10 e 11 de março, em horários alternados. Para se inscrever, é necessária apenas a apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.

Confira as datas, horários e locais de inscrição:

4 de março (quarta)
Local: Ginásio Santa Cecília
Horário: 8h30 às 11h30
5 de março (quinta)
Local: Ginásio AECB União
Horário: 14h30 às 16h30
10 de março (terça)
Local: Ginásio AECB União
Horário: 14h30 às 16h30
11 de março (quarta)
Local: Ginásio Santa Cecília

Horário: 9h às 10h30

Prefeita diz que buscará reduzir gastos

Durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, na prefeitura de Dois Irmãos, a prefeita Tânia da Silva anunciou que, durante viagem a Brasília, conquistou um caminhão com coletor e compactador e uma retroescavadeira com pá carregadeira, através de recursos da Fundação nacional da Saúde (FUNASA), no valor de R$ 487 mil.
No entanto, o motivo principal da coletiva é o atual cenário de recessão e as incertezas e dúvidas sobre a economia brasileira e os efeitos do ajuste fiscal prometido pela presidente Dilma Roussef. “Em Brasília, parece que houve transição do governo Dilma. Ocorreram mudanças de funcionários. Além disso, os funcionários da Casa Civil, chefes de gabinetes estão inseguros e apreensivos, com toda a situação que está sendo noticiada na mídia. Achei que tudo fosse exagerado, mas pude ver com meus próprios olhos que a situação não está nada bem no país. Os cortes de repasses estão acontecendo pelos Ministérios. Em Dois Irmãos, por exemplo, estamos sendo afetados com a falta de repasses para a saúde”, disse ela, que viajou ao lado da vereadora Eliane Becker e a secretária de Administração, Maria Elena Engelmann.
Ela também destaca que visitou os deputados da bancada gaúcha, indiferente de partido político, como Osmar Terra (PMDB), Renato Molling (PP), Bohn Gass (PT), Covatti Filho (PP), Giovani Cherini (PDT), para buscar recursos ao município. “Não importa de quem vem. Os deputados federais eleitos pela primeira vez em 2014, cada um terá até R$ 10 milhões para destinar em emendas parlamentares. Fizemos a nossa parte de semear e precisamos esperar a colheita. Apesar da atual situação, não podemos perder as esperanças”, diz a prefeita.

SITUAÇÃO ESTÁVEL

A situação econômica de Dois Irmãos é estável até o momento. “Estamos conseguindo pagar as despesas do município até aqui. No entanto, dependemos de cerca de 70% dos repasses dos governos federal e estadual. Nossa preocupação é se ocorrerem novos aumentos”, afirma Juarez Stein, secretário de Fazenda. “Este ano mantivemos o desconto de 30% no IPTU e o reajuste foi de apenas 5,29%. Com aumentos onde não podemos interferir, como reajuste dos combustíveis e alta na tarifa de energia elétrica, precisamos frear as contas e adotar medidas em todas as secretarias para conseguir pagar os fornecedores e os servidores públicos”.

REDUÇÃO DE GASTOS


Atualmente, o município tem 43% da receita destinada à folha dos servidores. Segundo a prefeita, nestes dados não estão incluídos os salários dos profissionais do Hospital São José. “O salário destes funcionários está sendo pago dentro do convênio repassado para o Instituto Vida, que administra a casa de saúde, e não é contabilizado na porcentagem dos 43%”, explica. Tânia pretende convocar uma reunião com os secretários e chefes de departamento, para buscar medidas de corte de gastos em todas as pastas. “Nós vamos reduzir os gastos nas secretarias, principalmente na questão da água, energia elétrica e combustível. A situação financeira do país é preocupante. Estamos trabalhando com cautela. Não é choradeira, nem acusação contra ninguém, corremos o risco iminente da volta da inflação”, conclui Tânia.