Blog do Jornal Dois Irmãos


30 de ago. de 2013

No país das bicicletas


 O estudante do curso de Publicidade e Propaganda Christiaan van Hattem está morando na Holanda para um in­tercâmbio de estudos, promovido pela parceria entre a Unisinos e o Ciência sem Fronteiras. Christiaan chegou ao país em janeiro de 2013 e, desde então, muitas coisas mudaram em sua vida.
Antes da viagem, ele tinha uma roti­na bem intensa, estudando e trabalhan­do como fotógrafo na Unisinos. Hoje a rotina se mantém agitada e é marca­da por novas descobertas. “Cada vez que boto o pé na rua eu aprendo algo novo”, conta. O olhar de quem vê a vida através das lentes de uma objetiva Christiaan levou junto para a Holanda, observando de forma bastante peculiar cada pôr do sol, os campos de tulipas e as ruas lotadas de bicicletas. “O país é sensacional, a fama de chuvoso e frio não condiz com a energia que se en­contra aqui”, relata o dois-irmonense.
A capital holandesa, Amsterdam, voa alto no cenário mundial, sendo uma das potências comerciais e culturais mais importantes da Europa. O estudante, que é descende de holandeses, tem um apre­ço especial pela cultura do país, retratada por meio de museus, parques, concertos e festivais internacionais. Além da bagagem cultural que está acumulando ao longo da viagem, o grande ganho da experiência, para Christiaan, é a chance de poder, futu­ramente, compartilhar seu aprendizado para ajudar no desenvolvimento do Brasil.
Apegado às tradições, o bom e velho chimarrão é seu companheiro inseparável de viagem, e recentemente ganhou a com­panhia de uma bicicleta. Os três percorrem diariamente as ruas do país, onde Christiaan segue atento a cada detalhe, buscando eter­nizar cada momento. Leia a entrevista:

Como era sua rotina antes da viagem?
Christiaan: A minha rotina antes da via­gem era bem intensa. Todos os dias eu ia de Dois Irmãos para São Leopoldo, trabalhava como fotógrafo na Unisinos e fazia cinco dis­ciplinas do curso de Publicidade e Propaganda.

Por que você resolveu participar do Pro­grama Ciência sem Fronteiras?
Christiaan: Os principais motivos foram o interesse em fazer um intercâmbio, aper­feiçoar o inglês, conhecer o mundo e, con­sequentemente, adquirir uma bagagem cul­tural, valorizando a experiência acadêmica. Buscava encontrar uma forma de cursar par­te da minha graduação no exterior, e o CSF contemplava exatamente o que eu procurava: um ano de estudos na Ho­landa com aproveitamento no retorno ao Brasil, na universidade de origem. O propósito do programa também é um dos meus pontos motivadores. Viajar ao exterior para trazer para o Brasil conhecimento que, aplicado e compartilhado, pode, de alguma forma, ajudar no desenvolvimento do país.

Quais eram suas expectativas?
Christiaan: Havia grandes expec­tativas, especialmente em relação ao estudo, ao curso escolhido. Também em relação às diferenças culturais e dúvidas a respeito da adaptação. Essa é minha primeira experiência morando sozinho e longe da família e amigos.

Como está sendo a experiência de morar e trabalhar na Holanda?
Christiaan: A Holanda não foi um acaso na minha escolha de país, eu já vinha tendo vontade de morar aqui há muito tempo. O país é sensacional, a fama de chuvoso e frio não condiz com a energia que se encontra aqui, seja nos cam­pos de tulipas, nos canais, nos moinhos de vento ou na cidade icônica e que não para, Amsterdam. Sim, aqui é o país das bicicletas. São milhões! Às vezes, a quantidade delas nas ruas é maior do que o número de habitan­tes. Eu, nas primeiras semanas, já comprei a minha eterna companheira. Uso todo dia para ir e voltar da faculdade, pedalo cerca de 15 quilômetros. Estou estudando na Hogeschool van Amsterdam ou Amsterdam University of Applied Sciences, uma das maiores da Ho­landa, com mais de 30.000 alunos. Vou fazer dois cursos neste ano, no primeiro semestre estou cursando Global Trendwatching; no segundo, International Journalism. A expe­riência de estudar com pessoas dos quatro cantos do mundo é única e muito interes­sante. Cada dia é cheio de novas curiosida­des e aprendizados com outra cultura. Não trabalho, porque o programa não permite.

O que você aprendeu de mais importan­te para sua vida profissional e pessoal?
Christiaan: O aprendizado aqui, tanto pro­fissional quanto pessoal, é constante. Cada vez que boto o pé na rua eu aprendo algo novo. Mas principalmente na questão de sair da zona de conforto e ver o mundo de formas diferen­tes. Recomendo essa experiência para todos os estudantes, o programa vem sendo uma iniciativa louvável do governo e acredito que vá trazer ótimos resultados para o país.

Qual sua expectativa para o retorno?
Christiaan: É retomar os estudos na Uni­sinos, compartilhar meu conhecimento ad­quirido aqui de alguma forma com o meio acadêmico e, principalmente, aproveitar as amplas oportunidades que o Brasil possui.


O que mais está gostando na Holanda e o que sente mais falta daqui do Brasil?
Christiaan: Acredito que é difícil sinte­tizar o que mais gosto daqui, a experiência toda está sendo excelente, mas a Holanda su­perou minhas expectativas. Um país bonito, bem organizado, com o sistema de transporte público altamente completo, com um povo peculiar e uma língua um tanto complicada de se aprender. Ah, claro, o país com o me­lhor queijo do mundo. Do Brasil, o que mais sinto falta são as pessoas, em especial família e amigos. O chimarrão me acompanha aqui, mas um churrasco me faz uma falta danada.

(Michelli Machado / Unisinos)

MORRO REUTER

Escola Rui Barbosa investe
no FUTURO dos estudantes

 A escola municipal Rui Barbosa, da localidade de Walachai, é a segunda a dar um passo impor­tante no aprendizado dos seus alunos. Na última terça-feira, dia 27, foi oficialmente fundada a Uni­somos, cooperativa escolar de Morro Reuter. Os 12 associados do 6º ao 9º ano aprovaram o estatu­to e elegeram a diretoria. “A ideia da cooperativa surgiu após uma visita de estudos a Sunchales, na Argentina, onde foram visitadas várias escolas que possuem cooperativas escolares. Também foi importante o apoio da Casa Cooperativa”, diz Pa­trícia Konrath, professora de Geografia e orienta­dora da Cooperativa Unisomos e da Coope Frans Weiler, da escola municipal Francisco Weiler, da localidade de Picada São Paulo.
O principal objetivo da cooperativa, segundo a pro­fessora, é a aprendizagem, com trabalhos de valores, resgate de valores e ajuda mútua, além de trabalhos em grupo. As atividades da cooperativa iniciaram em março, abordando temas como a história, princípios do cooperativismo, elaboração de atas e editais, e organização do sistema financeiro. Como primeiro projeto, os alunos optaram democraticamente pela fabricação de trufas de diferentes sabores, como ga­nache, coco, nozes. As delícias são comercializadas na comunidade escolar e nos eventos do município, como a Feira do Livro e Festa da Lavanda.
A cooperativa funciona na terça-feira à tarde, no turno inverso das aulas da garotada. “O principal objetivo do trabalho não é o lucro da comercia­lização, mas a aprendizagem de todo o processo e o funcionamento de uma empresa no dia a dia. Os alunos saem daqui preparados para o mercado de trabalho”, ressalta a professora. Para Mayara Quadro, 13 anos, do 8º ano, a cooperativa escolar é de extrema importância. “Acho muito bom, pois aprendemos a trabalhar muitas coisas que pode­mos utilizar futuramente no mercado de trabalho”, diz a jovem.

Vivência empreendedora
O secretário de Edu­cação e Cultura, Márcio Malgarin, destaca a im­portância dos alunos terem uma cooperativa no ambiente escolar. “É um momento de propor­cionar uma vivência empreendedora. Eles têm a oportunidade de administrar um produto produ­zido por eles mesmos”. Prestigiaram a fundação da cooperativa escolar o prefeito em exercício, Harri Becker, o secretário de Educação, Márcio Malgarin, o vereador Guido Dilkin, coordenado­res pedagógicos, o coordenador do curso de co­operativismo Everaldo Marini, a conselheira da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Magdale­na Hillebrand, e demais autoridades. Foi eleita presidenta da cooperativa Daniele Weber e para vice-presidente Gustavo Pelatti.


Festa da Lavanda já tem atrações confirmadas
 O perfume de lavanda já pode ser sentido mais intensamente em Morro Reuter, com a proximida­de da 2ª Festa Nacional da Lavanda, que aconte­cerá do dia 14 até 17 de novembro. Nesta semana, o secretário do Turismo, Rodrigo Goettems, já divulgou algumas atra­ções da programação, que promete atrair ainda mais visitantes ao município. Rodrigo confirmou as principais atrações que estarão marcando presença no evento, entre eles, Cairon e Gustavo, The Travellers, Acústicos e Valvulados, Armandinho, Megaloucos e Gabriel Valim.
O evento ainda terá atrações paralelas, como exposição comercial, industrial e agropecuária, Feira de Artes e Artesanato; exposição de máquinas agrícolas; palestras e oficinas sobre lavanda e derivados; oficinas de gastronomia e perfumaria; artesanato com lavanda; arena de shows; praça de alimen­tação; serviços gratuitos de saúde; roteiros turísticos diários; Exposição de Carros An­tigos; Encontro de Motociclistas; Passeio ci­clístico; Mateada Artística e Cultural; Baile de Terceira Idade; 5ª Caminhada Noturna e brinquedos infláveis para a garotada.

MÁQUINAS do passado vão invadir Dois Irmãos


 O 8° Encontro de Carros Antigos de Dois Ir­mãos vai movimentar Dois Irmãos neste domin­go, dia 1º, junto à Praça do Imigrante.
A expectativa dos organizadores do Clube de Carros Antigos de Dois Irmãos (CCADI) é superar a marca de 240 veículos expostos no último encon­tro. O evento é aberto ao público e ainda tem atra­ções artísticas e brinquedos infláveis para a garota­da. Todos que possuem veículos (carros, caminhões, motos, vespas...) com mais de 25 anos de fabrica­ção podem participar. São esperados expositores de várias cidades do Rio Grande do Sul, inclusive de fora do Estado. A inscrição para expor é feita na hora e custa R$ 30,00. Os 200 primeiros receberão kit com troféu, camiseta, certificado e adesivo.

A programação do 8º Encontro de Carros Anti­gos inicia às 9h e a partir das 14h haverá apresen­tação da banda Los Puvis, de Ivoti, seguida do show Meu Amigo Elvis, com Jairo Melo. Também haverá sorteio de brindes entre os participantes do evento. Mais informações sobre o evento você encontra nos sites www.ccadi.com.br, www. facebook.com/ccadi.ccadi, no e-mail contato@ccadi.com.br ou no telefone 9609-3560.

Semana da Pátria começa domingo

 Neste domingo, dia 1º, acontece a abertura ofi­cial da Semana da Pátria em Dois Irmãos. A ceri­mônia de acendimento do fogo simbólico e haste­amento das bandeiras será realizada em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, a partir das 8h, com a presença de autoridades e alunos das três re­des de ensino. Haverá apresentação da Banda Mar­cial da Felippe Wendling. No dia 1º, o fogo simbó­lico será guardado pelo Corpo de Bombeiros, e nos demais dias da semana passará pelas escolas: dia 2 no Projeto Global, dia 3 na Arno Nienow, dia 4 na Carlos Rausch, dia 5 na 10 de Setembro e dia 6 no Imaculada Conceição. O Desfile Cívico, que este ano tem como tema “Vivenciando a Diversidade”, acontece no dia 7 de setembro, a partir das 8h, na Av. 25 de Julho. O evento reunirá escolas, entida­des, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e grupos de terceira idade, entre outros. Em caso de chuva, o desfile será cancelado. Já no dia 10, quando Dois Irmãos completa 54 anos de emancipação, aconte­ce o Juramento à Bandeira, a partir das 10h, no gi­násio da escola municipal Arno Nienow, no bairro Navegantes. Até agora, 234 jovens já realizaram o Alistamento Militar. Ainda faltam 17 se alistarem. Os que ainda estão pendentes devem realizar o alistamento até o dia 9 de setembro, na prefeitura.

29 de ago. de 2013

Separação do lixo nas escolas será analisado na Usina de Reciclagem

A partir de hoje, dia 29 de agosto, um novo projeto de educação ambiental será desenvolvido nas escolas municipais de Dois Irmãos. O projeto “Lixo Transparente” terá duração de três meses e vai analisar os resíduos produzidos nas escolas municipais e como está sendo feito o descarte pelos próprios alunos. 
O objetivo é buscar uma separação do lixo mais efetiva em todo o município, além de promover uma atenção maior dos alunos a respeito da destinação correta do lixo, de forma generalizada. “Não queremos que ele se transforme em uma competição entre as escolas, mas que todas estejam unidas na defesa de um ambiente mais sustentável”, completa Ivana Collet, coordenadora do projeto.
Durante o projeto, todas as quintas-feiras, um caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos passará para coletar os sacos de lixo devidamente separados e identificados em secos e orgânicos. Na Usina de Reciclagem, na Picada Verão, o lixo será medido, pesado e analisado separadamente em diversos índices, como a qualidade da separação e a quantidade de cada material (papel, plástico, metal, orgânico, entre outros). “Queremos saber se nossos alunos estão, naturalmente, separando corretamente o lixo. De uma forma ou de outra, isso reflete o que é feito em casa também”, comenta Ivana. 
Ainda de acordo com coordenadora do projeto “Lixo Transparente”, por amostragem será feito um levantamento qualitativo e quantitativo. Cada escola receberá mensalmente os dados referentes à sua unidade e, a partir dos resultados, poderá elaborar outros projetos voltados à melhoria da qualidade na separação do lixo.

BENDITO SOL

Após cinco dias de chuva, é hora de arejar a casa

Nelsi Scholles também comemora a volta
do sol: "Parece que dá outro
 cheiro as coisas"
Finalmente, depois de quase uma semana ininterrupta de chuva, o sol brilhou forte nesta quinta-feira. Quem ficou feliz, principalmente, foram as donas de casa, que puderam estender roupas no varal e colocar para fora roupas de cama, travesseiros, cobertas e até mesmo colchões.
Vone Ponne Hennemann, 63 anos, moradora do bairro Beira Rio, foi uma delas. Hoje pela manhã, ela aproveitou a quinta-feira de sol para estender as mantas de sofás. “Nos dias de chuva, o jeito foi colocar as roupas na secadora. Aí, quando o sol resolve aparecer, aproveitamos e colocamos tudo para fora”, diz ela. Os cobertores e travesseiros da aposentada Nelsi Scholles, 56 anos, do bairro Vila Rosa, também voltaram a ver o sol. “Com chuva, o jeito era colocar tudo na secadora”, conta. “Hoje temos que aproveitar o tempo bom e colocar as cobertas e travesseiros no sol. Faço isso sempre que tem tempo bom. Parece que dá outro cheiro para as coisas”, acrescenta ela.
Nessas horas, os homens também assumem o serviço de casa. Aposentado há mais de 20 anos, Roque Petry, 65, é um dos que ajuda nos serviços de casa. “A minha esposa ainda trabalha fora, e eu ajudo no que posso aqui em casa. Hoje de manhã aproveitei a volta do tempo bom e coloquei os travesseiros e cobertores no sol”, comenta ele, também morador do bairro Vila Rosa.

28 de ago. de 2013

10º Encontro da Arte será no dia 21 de setembro em Dois Irmãos

Encontro de arte 2012 foi no município de Bom Principio.
Começou a contagem regressiva para o 10º Encontro da Arte, que este ano será no dia 21 de setembro, em Dois Irmãos. Faltando menos de um mês para o grande evento do Espaço da Arte, os preparativos estão a mil. Mais de 500 alunos, pais e convidados irão comemorar os 10 anos do Espaço da Arte com uma programação especial, repleta de atividades culturais, artísticas e de desenvolvimento humano. A realização é do Espaço da Arte, com apoio do Colégio Imaculada Conceição.
Os participantes terão a oportunidade de fazer oficinas, assistir apresentações e conviver com integrantes dos grupos de teatro e dança das 17 cidades onde há unidades do Espaço da Arte. O evento inicia às 9h, no ginásio do Imaculada Conceição, e encerra às 22h20. “Será uma verdadeira maratona cultural em que crianças, jovens e adultos terão um dia de aprendizado, troca, integração e festa”, explica Fernando Tepasse, diretor executivo do Espaço da Arte. Haverá muitas surpresas durante o dia para festejar a 10ª edição do Encontro da Arte, que já foi realizado em nove cidades diferentes ao longo destes anos, contando com 3.700 participantes.  

A programação contará com 25 oficinas artísticas das mais variadas modalidades, como tecido acrobático, dança de rua, malabarismo, música, jogos teatrais, contação de histórias, dança do ventre, palhaço e sombra, improvisação teatral, maquiagem, entre outras. As refeições serão realizadas na Sociedade Santa Cecília e a festa na Sociedade Atiradores.

NO OLHO DA RUA

Chuvas dos últimos dias afetaram ainda mais as ruas asfaltadas da cidade


Situação precária também na Av. 10 de Setembro
Com as chuvas contínuas nas últimas semanas, a formação de buracos nas estradas, seja nas de chão batido ou nos asfaltos, é inevitável. Em Dois Irmãos, por exemplo, buracos são visíveis nas principais avenidas da cidade, como Irineu Becker, 25 de Julho e João Klauck. As vias asfaltadas estão entre as mais precárias.
Buraqueira na rotula da Av. Irineu Becker
De acordo com o secretário de Obras, Renato Dexheimer, as chuvas são realmente as maiores inimigas do asfalto. “São as chuvas que fazem com que isso aconteça. Há pouco tempo consertamos buracos nestas avenidas e em outras ruas da cidade. Mesmo assim, hoje estamos enfrentando novamente problema nos mesmos lugares”, comenta o secretário, destacando que nos próximos dias deve iniciar mais uma Operação Tapa Buracos na cidade. “Dependemos da empresa contratada pela prefeitura, que é a Encopav. Falei com eles ainda ontem. Disseram que estão com muito serviço, em razão dos problemas causados pela chuva em toda a nossa região, e que pretendem iniciar o trabalho no próximo sábado. Mas também disseram que não podem nos dar nenhuma garantia. Esperamos que seja possível”, acrescenta Renato. Para ele, a situação ainda não é crítica se comparada a situação de outros municípios. “Olhando para as outras cidades, ainda estou satisfeito”, afirma o secretário.
Na BR-116, buracos também dificultam a vida dos motoristas. No local, as obras de conserto são de responsabilidade do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Segundo Renato, desde a semana passada a prefeitura está entrando em contato com o DNIT, pedindo que os problemas da via sejam resolvidos. “Entramos em contato na semana passada, esta semana novamente, e por enquanto, nada foi feito”, completa o secretário.

Encontro de Carros Antigos é atração no final de semana

No próximo domingo, dia 1º, acontece o 8° Encontro de Carros Antigos de Dois Irmãos, junto à Praça do Imigrante. O evento é aberto ao público, que poderá conferir a exposição de carros e peças de várias marcas, além de atrações artísticas e brinquedos infláveis para as crianças. O evento resgata um pouco da história do automobilismo, trazendo a riqueza dos detalhes, motores e cores dos veículos de outras décadas.
A organização é do Clube de Carros Antigos de Dois Irmãos (CCADI), que espera superar os 240 veículos expostos no encontro passado. Todos aqueles que possuem veículos (carros, caminhões, motos, vespas...) com mais de 25 anos de fabricação podem participar. São esperados expositores de todas as cidades, inclusive de fora do Estado. A inscrição para expor no evento é feita na hora ao valor de R$ 30,00, sendo que os 200 primeiros receberão um kit com troféu, camiseta, certificado e adesivo. Os interessados em expor no tradicional mercado de pulgas (peças e objetos), devem se inscrever antecipadamente.
A programação do 8º Encontro de Carros Antigos inicia às 9h e a partir das 14h haverá apresentação da banda Los Puvis, de Ivoti, seguida do show Meu Amigo Elvis, com Jairo Melo. Posteriormente, também haverá sorteio de diversos brindes entre os participantes do evento. Mais informações pelos sites www.ccadi.com.br, www.facebook.com/ccadi.ccadi, pelo e-mail contato@ccadi.com.br ou pelo telefone (51) 9609-3560.

Semana da Pátria será aberta neste domingo

Destile Civico será no dia 7 de Setembro,
a partir das 8h da manha
Neste domingo, dia 1º, acontece a abertura oficial da Semana da Pátria. A cerimônia será em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, a partir das 8h, e deve contar com a presença de autoridades locais e alunos de escolas das três redes de ensino.
No dia 1º, o fogo simbólico será guardado pelo Corpo de Bombeiros e nos demais dias da semana, passará por escolas das três redes de ensino. No dia 2 de setembro, a chama simbólica será levada ao Projeto Global. Já no dia 3, o fogo simbólico será guardado por alunos da Arno Nienow. No dia 4, será levado a escola Carlos Rausch. Já no dia 5, chega a escola 10 de Setembro e no dia 6 ao Colégio Imaculada Conceição. No sábado seguinte, dia 7 de setembro, acontece o tradicional desfile cívico, a partir das 8h, na Av. 25 de Julho, contando com a presença de escolas, entidades, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, grupos de terceira idade, entre outros. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.
Já no dia 10, quando Dois Irmãos completa 54 anos de emancipação, acontece o Juramento à Bandeira, a partir das 10h, no ginásio da escola municipal Arno Nienow, no bairro Navegantes. Até agora, 234 jovens já realizaram o Alistamento Militar. Ainda faltam 17 se alistarem. Os que ainda estão pendentes devem realizar o alistamento até o dia 9 de setembro, na prefeitura.

MULTIVACINAÇÃO vai até sexta-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou no último sábado e segue até sexta-feira, dia 30, nos postos de saúde do município, das 7h30 às 16h30. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é de que em todo o Brasil sejam atendidas 1.100.000 crianças. As vacinas disponíveis são BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
No sábado, quando aconteceu o “Dia D” da campanha, 306 crianças foram levadas aos postos de saúde de Dois Irmãos. Destas, 106 foram vacinadas. No posto do Centro, de 164 crianças, 49 foram vacinadas. No bairro São João, de 32, 10 foram vacinadas. Já no bairro Bela Vista, de 60, 27 foram vacinadas. No posto do São Miguel, de 14, 10 foram vacinadas, e no Travessão, de 36, 10 foram vacinadas. Segundo a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, a campanha está dentro das expectativas. “No Dia D tivemos grande procura e durante a semana também estamos dentro das expectativas”, conclui ela.
Denise Johann, 31 anos, aproveitou a manhã desta quarta-feira para deixar em dia a vacinação dos filhos Pedro, 7 anos, e Liandra, 3. “Acho muito boa esta campanha para atualizarmos a carteirinha de vacinação das crianças”, disse ela, que é moradora do bairro Travessão. A vacina foi aplicada pela técnica em enfermagem Sirlei Lottermann, no posto de saúde do Centro. Liandra recebeu as vacinas contra hepatite B e contra febre amarela. Pedro foi vacinado contra a Hepatite B.

Sapateiros paralisam e fecham BR-116 por dissídio de 8,5%

Sindicato Patronal propõe reajuste de 
7,5% e sapateiros terão assembleia hoje
Trabalhadores fecharam o trânsito na rótula da Av. Irineu Becker
Grupo também fechou a BR e
seguiu até a entrada da Henrich
A terça-feira foi de paralisação e protestos dos sapateiros em Dois Irmãos, por conta do Dissídio de 2013. De acordo com o Sindicato dos Sapateiros, a categoria reivindica reajuste de 8,5% (6,38% de reposição da inflação + 2,12% de aumento real). O Sindicato Patronal, no entanto, ofereceu 7,5%, com 1,12% de aumento real. “Tivemos uma reunião no final de julho e não chegamos a um acordo. Ontem à tarde estivemos reunidos novamente, e até agora não nos apresentaram uma proposta salarial decente”, declarou Romeo Schneider, presidente do Sindicato dos Trabalhadores. “Amanhã (hoje) teremos a nossa Assembleia Geral a partir das 18h, no sindicato, para novamente discutir esta questão”, acrescentou ele.
Os protestos já começaram na tarde de segunda-feira. Na Usaflex, os funcionários que trabalham de dia paralisaram das 15h às 17h. “O turno da noite também paralisou e, terça pela manhã  estivemos na empresa em novo ato de manifestação”, disse Romeo. Na Calçados Pegada, parte dos funcionários também paralisou nesta segunda-feira, das 15h às 17h. Já na manhã terça, das 7h às 8h15, houve manifestação na H. Kuntzler. A partir das 12h30, novos protestos foram realizados em frente à Usaflex e à Pegada. Muitos funcionários seguiram paralisados mesmo depois do horário de início de trabalho. Outros optaram por seguir trabalhando. Na Usaflex, a grande maioria participou do ato. Por volta das 13h20, trabalhadores fecharam a Av. Irineu Becker, junto a rotula, com gritos de ordem como “queremos aumento” e “trabalhadores unidos jamais serão vencidos”. Dez minutos depois, os portões da empresa foram fechados.
Pouco depois das 14h, trabalhadores da Pegada se juntaram ao protesto na Av. Irineu Becker. O grupo, então, seguiu para a BR-116, com o objetivo de integrar funcionários da Henrich à mobilização. Chegando ao local, pediram que a diretoria liberasse os trabalhadores. A iniciativa não teve sucesso. Só depois de meia hora alguns funcionários saíram do prédio e vieram em direção ao grande grupo. Em nenhum momento os portões principais da indústria calçadista foram abertos. Alguns manifestantes, então, arrancaram parte da cerca da empresa para que os funcionários pudessem sair. A Brigada Militar esteve no local, mas não houve incidentes.
A Pegada informou que cerca de 450 funcionários aderiram à paralisação. Na Usaflex não foi possível confirmar o número até o fechamento da edição, às 16h30. No entanto, sabe-se que a empresa não produziu nesta terça, apesar de alguns trabalhadores permanecerem no local. O presidente do Sindicato dos Sapateiros calcula que a mobilização reuniu 1.500 pessoas.

O que diz o Sindicato Patronal
De acordo com Vicente Bender, presidente do Sindicato das Indústrias, as negociações com o Sindicato dos Sapateiros estão sendo feitas, apesar de ainda faltarem alguns ajustes. Ele explica que é preciso enxergar a crise pela qual passa o setor calçadista, a fim de evitar que em Dois Irmãos aconteça o mesmo que em outros municípios que precisaram reduzir sua produção. “Estamos tentando manter nossa estrutura de produção. Estamos esperando a contraproposta do Sindicato dos Sapateiros e acredito que até hoje à tarde (quarta-feira) já tenhamos chegado a um acordo”, afirma ele, destacando ainda que não vê razões para a paralisação. “Nossa proposta não está fora dos padrões. Esse alarme não se justifica”, acrescentou Vicente.

Pedido de 10% na Usaflex
De acordo com a funcionária Joice de Souza, que também integra a diretoria do Sindicato dos Sapateiros, na indústria de calçados Usaflex o pedido é que o aumento seja de 10%, indiferente do dissídio. “O aumento proposto pelo Sindicato Patronal é muito baixo, quase igual ao que foi dado no ano passado. Além disso, estamos reivindicando mais uma vez sobre a forma de reajuste aqui da empresa. Muitos não concordam com o aumento paralelo. Ele deve ser o mesmo para todos”, informou Joice.

Acidente entre carro e moto na Av. Florestal


Um acidente, envolvendo uma motocicleta e um carro, deixou uma pessoa ferida. O fato aconteceu por volta das 14h10, na avenida Florestal, no bairro Floresta. De acordo com populares que trabalham nas proximidades, a condutora Deise Smaniotto Dias, da Biz, placa IUF-4683, de Dois Irmãos trafegava na avenida Florestal em direção a Rua Santo Antônio da Patrulha, quando colidiu contra o Livina, com placas IRO-9181, de Dois Irmãos, conduzida por Tatiana Fontella Alves, que vinha no sentido contrário da avenida Florestal. A motoqueira foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Posto de Saúde 24h. A Brigada Militar também esteve no local.

Espetáculo de Morro Reuter é premiado em Arroio dos Ratos

Premiação em Arroio dos Ratos: Rosmeri, John, o prefeito da cidade,
José Carlos Garcia de Azeredo; Raquel, Thaís e Diones.
 No último dia 21 de agosto, o Grupo Tribu di Arteiros, de Morro Reuter, participou do 8º Festi­val Estadual de Teatro Amador da Região Carbo­nífera (Festcarbo), realizado no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos, que aconteceu de 19 a 23 de agosto. O Festcarbo é promovido em conjunto entre a Companhia Teatral do Carvão e a Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos, através da Secretaria de Educação e Cultura e Coordena­ção de Cultura.
O festival contou com a participação de 11 espe­táculos, de 10 cidades diferentes. Além destes, duas peças convidadas completaram a programação: “A Cotovia e a Rosa”, de Guaíba, vencedor do 7º Fest­carbo, e “História Portoalegrense”, da capital.

Com o espetáculo “Todos por Uma Coisa Só”, mais uma vez o grupo teve um desempenho exce­lente e trouxe na bagagem oito premiações: Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Cenário, Melhor Ma­quiagem, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante para os atores John Becker e Rosmeri Lorenzon, Melhor Atriz e Melhor Ator para Thaís Backes Klein e Dio­nes Leidens e Melhor Direção para Rosmeri Lo­renzon. O espetáculo ainda foi indicado a Melhor Trilha Sonora e Melhor Iluminação. “Em nome da Tribu di Arteiros, agradeço aos nossos pais pelo apoio, por todo incentivo que recebemos”, ressalta a atriz Thaís Backes Klein.

184º Kerb de São Miguel será lançado no dia 4 de setembro

A 184ª edição do Kerb de São Miguel, o mais antigo do Estado, será lançado oficialmente no próximo dia 4 de setembro, às 18h30, em um evento para convidados na Sociedade Atiradores. O lançamento contará com autoridades locais e da região, imprensa, entidades e representantes de grupos festivos.
Durante o encontro também será lançada oficialmente a programação do Kerb 2013, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, nas principais ruas de Dois Irmãos. A festa de lançamento contará com bandinha típica, comidas e bebidas. Outra atração será o Chopp da Brahma, que este que será vendido no “lonão” da prefeitura - travessa da Santa Cecília e Largo Felippe Seger Sobrinho - durante a festa. O valor ainda não foi definido. De acordo com o Departamento de Turismo, a expectativa é de que cerca de 80 mil pessoas prestigiem o Kerb de São Miguel. “Tudo depende do tempo, mas a nossa expectativa continua sendo muito boa, com média de público como nos últimos anos”, destaca Letícia Schumacher, chefe do Departamento de Turismo.
Os banners, folders e cartazes do 184º Kerb de São Miguel também vão para as ruas a partir do dia 4 de setembro, juntamente com o lançamento oficial da festa.

26 de ago. de 2013

Melhores do Ano 2013


 E você, já preencheu seu formulário do prêmio “Os Melhores do Ano 2013”? Está nas ruas desde quinta, dia 22, a pesquisa que escolherá empresas e profissionais de maior destaque na cidade.

Ao todo, são 105 categorias para votar. Depois de responder ao questionário e preencher com seusdados, basta depositar na urna na sede do Jornal Dois Irmãos. Além de ajudar a escolher através do seu voto quem são os melhores, você concorre a 20 prêmios. Participe e boa sorte!

Chuva não para e frio chega com força

Cuidado redobrado no Km 219 da BR-116, em Dois Irmãos
A chuva que iniciou na sexta-feira ain­da não deu trégua. Em Dois Irmãos, não ocorreram estragos, nem transtornos nas residências das famílias. Em todo o Esta­do, porém, o número de pessoas atingidas pela chuva aumentou para 2.655, confor­me o boletim divulgado na manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. São 1.440 desabrigados e 1.213 desalojados, além de um ferido e um desaparecido.
Na altura do Km 219 da BR-116, em Dois Irmãos, ocorreram pelo menos qua­tro quedas de barreira na tarde de ontem, fazendo com que o trânsito que segue em direção a Novo Hamburgo tivesse que ser desviado para a pista contrária. O trânsito nesse ponto requer cuidado pelos motoris­tas pela grande quantidade de água sobre a pista em decorrência dos deslizamentos que trancaram as valetas. Em alguns pontos da cidade como na Av. 25 de Julho e na Iri­neu Becker, a grande quantidade de chuvas chegou a abrir buracos no asfalto.

VISITAÇÃO DOS BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos esteve visitando as proximidades dos arroios e balneá­rios para ver se a água não atingiu as residências das famílias e essas tivessem que ser removidas.
De acordo com os soldados Kieling e Me­nin, as águas dos rios ainda estão dentro de seu leito normal, com uma pequena eleva­ção de cerca de 2 metros em alguns pontos da cidade. “Mas as pessoas não precisam se preocupar”, diz Kieling.
Em uma residência localizada na Rua João de Queiroz, bairro Portal da Serra, a água do Arroio Feitoria chegava até o po­rão e o galinheiro. A mãe do proprietário da casa, que reside próximo, Maria Sibila Dias Peres, 69 anos, ressalta que na última semana a água também chegou até a casa. “Mas nós não temos medo enquanto que o nível não aumentar mais. Residimos aqui neste local há 40 anos e o último alagamen­to onde tivemos que sair das casas foi há 4 anos”, diz Maria.

TEMPO NOS PRÓXIMOS DIAS
As temperaturas devem cair ainda nesta segun­da-feira. Segundo o Instituto Nacional de Me­teorologia (Inmet), há possibilidade de neve na região dos Campos de Cima da Serra. Em Dois Irmãos as temperaturas variam entre 5°C e 0°C nesta segunda-feira. A chuva prossegue na Serra, no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre. O Inmet avisa que há risco de desli­zamento de encostas e transbordamentos em fun­ção do elevada quantidade de chuvas acumulado das últimas horas. O volume nesta segunda deve ser maior no Litoral Norte, em torno de 37 mm. Deve chover cerca de 28 mm na Serra, 24 mm no Alto Uruguai, 15 mm na Região Metropolitana de Porto Alegre e 3 mm na Região Central.


Uma hora a mais de festa

Kerb dos grupos agora vai até as 20h30 
no sábado e até as 19h no domingo

Tenente Francisco pediu a colaboração dos grupos
A polêmica sobre o horário do Kerb de São Miguel acabou. Pelo menos no que diz respeito aos grupos festivos de Dois Irmãos. A polêmica veio à tona no último dia 16, durante reunião na prefeitura, quando foi anunciado pela Brigada Militar o horário da festa: no sábado das 10h às 19h30 e no domingo das 10h às 18h. Os grupos chiaram e, na sexta-feira, dia 23, uma nova reunião foi realizada no quartel da Brigada Militar. Na pauta, além da mudança no horário, o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).
O encontro contou com a participação do tenente José Francisco Antônio Maria, comandante da BM de Dois Irmãos; do tenente Edson Maicá, comandante do Corpo de Bombeiros; da prefeita Tânia da Silva, do vice-prefeito Jerri Meneghetti e de representantes dos grupos festivos. Após quase uma hora de reunião, autoridades e grupos chegaram a um acordo sobre o novo horário: no sábado, o Kerb será das 10h às 20h30, e no domingo, das 10h às 19h. Após a batida do martelo, as autoridades foram aplaudidas pelos grupos festivos.

MUDANÇA NO HORÁRIO
No início do encontro, o tenente Francisco afirmou que é preciso um trabalho de parceria e comprometimento entre BM, prefeitura e grupos festivos. A prefeita Tânia destacou o trabalho da polícia e sugeriu aumentar o número de seguranças contratados pela prefeitura. “Sabemos que a maioria das brigas acontece fora dos grupos e que os maiores problemas se concentram nas avenidas 25 de Julho e São Miguel. Sei que há seguranças particulares nos grupos, que ninguém entra sem identificação. A sugestão é aumentar o número de seguranças nas ruas. Estes seriam contratados pela prefeitura e espalhados pela festa”, comentou Tânia.
Ela também lembrou que muitas pessoas trabalham até as 17h no sábado e só depois podem aproveitar o Kerb, por isso a necessidade de ampliar o horário. O tenente, então, confirmou a alteração. “Se é pedido seu e da comunidade, vamos acatar. Todos gostam do Kerb, vivem meses aguardando esta festa, que é tradição em Dois Irmãos. No entanto, precisamos contar com o comprometimento dos grupos para que a dispersão aconteça às 20h30 no sábado e às 19h no domingo. É a partir do término da festa que começam a se intensificar as ocorrências, e preciso contar com o meu efetivo para isso”, disse ele. “Eu preciso da ajuda de vocês. Vou deixar para os grupos a questão da dispersão nas avenidas 25 de Julho e São Miguel. Neste momento, quando acaba o som, a Brigada deve estar nas entradas e saídas do município para proteger quem está indo embora, retornando as suas casas”, acrescentou o comandante.

GRUPOS DE FORA
O vereador Léo Büttenbender chamou atenção para os grupos que vêm de fora. “O problema do Kerb não são os grupos, não são as famílias que vêm de fora. O problema são os grupos de fora da cidade que chegam com bebidas”, disse ele. O tenente concordou, lembrando que não será permitido som fora dos grupos. “Tem pessoas que vêm para cá só para tirar vantagem, e a cada ocorrência é uma viatura a menos para a segurança da nossa comunidade”, concluiu o tenente Francisco.

GRUPOS poderão apresentar um
Plano de Prevenção Simplificado
O tenente Maicá esteve na reunião para tirar dúvidas a respeito do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI). De acordo com o comandante dos bombeiros, todo evento temporário deve ter um PPCI. “É o que diz a Lei, principalmente quem colocar tenda ou uma pirâmide. Não temos efetivo para fiscalizar os lugares, mas pedimos aos grupos que colocarem pirâmides para procurar o Corpo de Bombeiros e pedir orientações”, declarou Maicá. Ele explicou ainda que, no caso de pirâmides de até 100m², pode ser feito um Plano de Prevenção Simplificado. Porém, por ser uma estrutura metálica, o Plano Simplificado deve ter RT (Reserva Técnica) de um engenheiro. Ele também lembrou que qualquer grupo, independente do espaço que ocupar, deve ter dois extintores – item mínimo de prevenção. “O bombeiro tem poder de interdição. Se houver denúncia de algo irregular, teremos que verificar. Sabemos que a comunidade de Dois Irmãos espera pelo evento o ano inteiro, que todos gostam, mas devemos trabalhar em sintonia para que a gente não fique a mercê de problemas. Precisamos trabalhar para que não aconteçam tragédias como a registrada em Santa Maria”, completou Maicá.

Mau tempo atrapalhou presença do público na FEIRA DO LIVRO

                         Crianças aproveitarambem a Feira do Livro
A chuva intensa e o frio acabaram tornando-se um empecilho para aqueles que desejavam prestigiar a 24ª edição da Feira do Livro, que ocorreu na área coberta da Praça do Imigrante, entre os dias 21 e 25. Para a chefe do Departamento de Cultura, Solange Kamphorst, o clima atrapalhou apenas a quantidade de público presente, já que a programação do evento aconteceu dentro do que estava previsto. “A nossa avaliação com relação à feira foi extremamente satisfatória. Sem dúvida que o mau tempo atrapalhou, mas o público que foi até o local prestigiar o evento pôde conferir toda a programação”, afirma ela.
Com relação aos números da Feira, Solange explica que, por enquanto, não há a relação completa e concreta de todos os dados, mas que eles devem ser levantados nos próximos dias. Porém, ela adianta que nos três primeiros dias do evento, cerca de 6.000 estudantes estiveram no local, acompanhados das escolas. O cálculo de venda das obras será apresentado nos próximos dias.

MUDANÇAS
A chefe do Departamento de Cultura destacou que a escolha da Praça do Imigrante para a realização do evento ao invés do Largo Felippe Seger Sobrinho, onde ocorreram as outras edições da Feira, agradou não apenas os organizadores, mas também o público, que, na ocasião, ficou protegido da chuva. “Nós tivemos um retorno positivo do público, que disse ter ficado satisfeito com a escolha desse novo local. Em razão disso, para as próximas edições da Feira, pretendemos seguir realizando o evento na Praça”, afirma Solange.
Ainda de acordo com ela, outra mudança que deve ocorrer com relação à Feira é a época em que é realizada. Segundo a chefe do Departamento de Cultura, essa questão ainda será discutida junto ao Grupo de Trabalhos da Cultura (GT da Cultura), Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SEMEC) e a prefeita Tânia da Silva, mas a intenção é de que aconteça em uma época em que o clima seja favorável.

ELES SÃO FORTES!

Mais 211 crianças estão prontas
para dizer NÃO ÀS DROGAS

Com gritos entusiasmados de “Você é forte”, mais de 200 crianças participaram da formatura do Pro­grama Educacional de Resistência às Drogas (PRO­ERD), na última sexta-feira, dia 23. A solenidade foi na Praça do Imigrante, junto à programação da 24ª Feira do Livro, e contou com grande número de pais e professores. A formatura deste primeiro semestre reu­niu as turmas do 5º ano de nove escolas: Affonso Wolf, Imaculada Conceição, Car­los Rausch, Albano Han­sen, Paulo Arandt, Matheus Grimm, Felippe Wendling, Primavera e Arno Nienow. Esta edição do programa também teve a participação dos alunos de educação in­fantil da escola Mário Sperb.
O PROERD em Dois Irmãos é comandando pelo soldado Josiel das Neves e as aulas também são mi­nistradas pelos soldados Gilson Borges dos Santos e Viviane Keller. Além de aprender a dizer não às drogas e à violência, a garotada desenvolve a capacidade de interação de forma muito sadia. O tenente José Fran­cisco Antônio Maria, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, elogiou o trabalho voluntário realiza­do pelos três soldados e puxou o coro “Você é forte” com a galerinha. “A gente é forte e juntos seremos cada vez mais fortes, levando os ensinamentos do PROERD para toda a comunidade”, disse o tenente Francisco.
A prefeita Tânia da Silva destacou que a polícia militar é amiga da população e pediu que os pais procurem conversar com seus filhos. “Muitas vezes, as pessoas que nos oferecem coisas ruins são aquelas que nós achamos mais bonitas. Por isso, é importante os pais conversarem com seus filhos”, afirmou. A juíza da Comarca de Dois Irmãos, Ângela Roberta Paps Du­merque, lembrou que a maioria dos casos que che­gam ao Poder Judiciário tem relação com drogas e parabenizou a garotada. “O entusiasmo de vocês é contagiante. Isso mostra que todos estão preparados para dizer não às drogas”, comentou.A secretária de Educação, Adriana Trierweiler, enal­teceu o trabalho dos soldados e a importância da fa­mília. “A Brigada Militar é uma grande parceria, assim como os pais, que devem continuar conversando com seus filhos sobre o que eles aprenderam neste programa”.
Turminha da educação infantil da Mário Sperbroubou a cena, esbanjando alegria

Final do Municipal ficou para dia 14 de setembro

A chuva que não dá trégua desde sexta-feira adiou a grande final do Campeonato Municipal de Futebol 2013. Gunners e União jogariam sábado, no Parque Antártica. O cancelamento da partida só foi confirmado no final da tarde de sexta-feira pelo presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), Valdir Schmitt, o Ninho. A nova data para o confronto já está definida: dia 14 de setembro, às 14h30. No próximo sábado, dia 31, não haverá jogo porque a sede da AECB União já tem evento programado, com a realização do 25º Kerb de Casais. Já na semana seguinte, tem o feriado de 7 de setembro, por isso a partida ficou para o próximo dia 14. Vale lembrar que Gunners e União empataram o primeiro jogo em 0 a 0. Agora, quem vencer fica com o título. Novo empate leva a decisão para os pênaltis. O União tenta a sexta conquista e o Gunners busca o título inédito. Em Morro Reuter, a segunda rodada pelo Campeonato Municipal também acabou transferida.


ESPORTE

Rodada com 24 gols na Segundona
O Campeonato Municipal de Futsal de Dois Irmãos – 2ª Divisão teve mais quatro partidas na última sexta-feira, no Ginásio Felippe Wendling (Bela Vista). No primeiro jogo, pela chave A, Amigos do Manteiga / Embutidos Spengler e Los Guapos empataram 1 a 1, gols de Leandro para o Amigos do Manteiga e de Daninho para o Los Guapos. Na sequência, pela chave B, o Assim Tá Bom fez 4 a 3 no Milan B, com gols de Mrás (2) e Coti (2). Para o Milan B, marcaram Cordinha, Deivid e Tiquito. No outro jogo do grupo, abrindo a segunda rodada, o Los Hermanos derrotou o Totsteham por 5 a 3, com gols de Cleidison (3) e Maninho (2), descontando William (2) e Kelvin. Fechando a noite, pela chave A, o Paraná venceu o Faquestass por 4 a 3. Lucas (3) e Tripa marcaram para o Paraná, enquanto que Felipe fez os três gols do Faquestass e assumiu a artilharia da competição com cinco. Na próxima sexta-feira, dia 30, a rodada será no Ginásio Santa Cecília, iniciando às 19h30. Os confrontos serão os seguintes: Três Passos x Os Pioneiros, Sempre Amigos x DC United, Milan B x Pinga Fogo e Los Guapos x Fussball Bund.

Futsal Sub-18
Sábado foi disputada a 3ª rodada pelo Campeonato Municipal de Futsal Masculino Sub-18, no Ginásio Felippe Wendling (Bela Vista). Apenas o jogo entre União São João e Arsenal não foi disputado porque a equipe do Arsenal não compareceu. O Molekes fez 3 a 1 no Amigos do Plets, com gols de Gabriel (2) e Felipe, descontando Douglas. O Milan goleou o Green Brush por 6 a 1, com gols de Jéferson (3), Emerson (2) e Wesley. Rodrigo fez o gol de honra do Green. Já o Ouro Verde aplicou 7 a 0 no Catuaba, com gols de Cassiano (4), Ricardo (2) e Cléber. Fechando a rodada, o Shiver derrotou o Martini FC, com gols de Roger (2), Marcelo e Gustavo, descontando Renan e Jaimir. Com os resultados, o Milan lidera a chave A com 9 pontos, seguido de Green Brush com 6, União São João e Molekes com 4 e Amigos do Plets com 3. O Arsenal, em razão do WO, está desclassificado. A chave B tem Ouro Verde, Shiver e Catuaba empatados com 6 pontos. Martini FC e Newcastle ainda não pontuaram.

Futsal Feminino
O Campeonato Municipal de Futsal Feminino teve sua 2ª rodada no sábado, com dois jogos. No primeiro, o Ágatra goleou as Amigas da Vila por 6 a 0, com gols de Mônica (2), Luana (2), Simone e Catarina. Na sequência, As Parceiras fizeram 3 a 1 no Quibola, com gols de Cleci, Leni e Bruna, descontando Miriam. Ágatra, As Parceiras e PGT lideram com 3 pontos; Amigas da Vila e Quibola têm 1 ponto.

Estadual Master 2013
O Campeonato Estadual de Futebol Master 2013 também não teve rodada neste domingo em razão do mau tempo. O EC Morro Reuter, que lidera a chave A com 22 pontos, jogaria em Canoas, contra o Frigosul, confronto que agora ficou para o final da tabela. No próximo domingo, dia 1º, a equipe estará de folga e só volta a jogar no dia 8 de setembro, contra o São José, em Morro Reuter. Já o Vila Rosa, que enfrentaria o Chopp Eisenbruck, em Feliz, volta a campo no domingo, às 10h, contra a equipe do Frigosul, em Canoas. A equipe dois-irmonense está com 13 pontos.

Morro Reuter
A Segundona do Futsal de Morro Reuter teve sua 10ª rodada na sexta-feira, com os seguintes resultados: Galácticos do Mazembe 3 x 4 Penãrol, CSKA 4 x 1 Hannover, Pienza 6 x 3 Felzakop e Xavante 3 x 3 Fênix. A 11ª e última rodada da fase de classificação será disputada nesta terça-feira, a partir das 19h30, no Ginásio Municipal, com 5º Reduzida x Felzakop, Xavante x Penãrol, River Plate x Os Mercenários e B-10 x Quinta Feira 13. Os oitos times classificados para a próxima fase já estão definidos: Xavante (13 pontos), Peñarol (9), B-10 (8) e Galáticos do Mazembe (8) na chave A; Pienza (13), 5ª Reduzida (10), Felzakop (10) e River Plate (9) na B. A última rodada definirá a ordem de classificação e os confrontos.

POLÍCIA

Dois acidentes provocados
por motoristas embriagados
Entre a tarde da última sexta-feira, dia 23, e a noite deste domingo, dia 25, dois acidentes de trânsito foram causados por motoristas embriagados em Dois Irmãos. Os dois foram detidos pela Brigada Militar por embriaguez ao volante e foram liberados após pagar fiança.
O primeiro acidente foi registrado por volta das 13h, na rua Pernambuco, no bairro São João. De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, o motorista do Fusca colidiu contra uma pilha de tijolos que estava no pátio de uma residência. Ele foi socorrido ao Posto 24h, onde recebeu atendimento, e em seguida foi registrada a ocorrência na DP local. O motorista foi detido em flagrante por embriaguez ao volante, mas pagou fiança de 700 reais e foi liberado. Não foi feito o teste do bafômetro, mas o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez.
O segundo caso aconteceu na rua Anita Garibaldi, no bairro Bela Vista, por volta das 18h deste domingo. Segundo a DP, o condutor do Gol colidiu contra um Sentra que estava estacionado na via. O teste do bafômetro acusou 1,18ml por litro de sangue, constatando a embriaguez. Ele foi detido pela BM por embriaguez ao volante e encaminhado a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foi registrada a ocorrência. Ele pagou fiança de 700 reais e foi liberado.

FURTO DE VEÍCULO - Na última sexta-feira, dia 23, foi registrado um furto de veículo na Travessa Atiradores, no Centro de Dois Irmãos. O veículo furtado foi a Fiorino branca, placas IHJ-5851, de Dois Irmãos. O proprietário teria deixado o veículo no local por volta das 12h15 e percebeu o furto quando retornou, por volta das 12h40. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos.