Blog do Jornal Dois Irmãos


29 de mar. de 2014

Para 65% da população, mulher de roupa curta merece ser atacada, diz pesquisa

Causou espanto entre os próprios pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o fato de que 65% dos entrevistados disseram concordar com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”, algo que deixa claro para autores do trabalho a forte tendência de culpar a mulher nos casos de violência sexual. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, é batizada de Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS). O trabalho se baseou na entrevista de 3.810 pessoas, residentes em 212 municípios brasileiros no período entre maio e junho de 2013.
Para autores, um número significativo de entrevistados parece considerar a violência contra a mulher como uma forma de correção. A vítima teria responsabilidade, seja por usar roupas provocantes, seja por não se comportarem “adequadamente”. A avaliação tem como ponto de partida o grande número de pessoas que diz concordar com a frase: se mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros. O trabalho indica que 58,5% concordam com esse pensamento. A resposta a essa pergunta apresenta variações significativas de acordo com algumas características.
Residentes das regiões Sul e Sudeste e os jovens têm menores chances de concordar com a culpabilização do comportamento feminino pela violência sexual. A pesquisa não identifica características populacionais que determinem uma postura mais tolerante à violência, de forma geral.
Os primeiros resultados, no entanto, indicam que morar em metrópoles, nas regiões mais ricas do País, ter escolaridade mais alta e ser mais jovem aumentam a probabilidade de valores mais igualitários e de intolerância à violência contra mulheres. Autores avaliam, porém, que tais características têm peso menos importante do que a adesão a certos valores como acreditar que o homem deve ser cabeça do lar, por exemplo.
A pesquisa do Ipea também revela que a maior parte dos brasileiros se incomoda em ver dois homens ou mulheres se beijando. Dos entrevistados, 59% relataram desconforto diante da cena. A relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo também não tem uma aceitação expressiva. Das pessoas ouvidas, 41% disseram concordar com a frase “um casal de dois homens vive um amor tão bonito quando entre um homem e uma mulher” e 52% concordam com a proibição de casamento gay. O levantamento identificou, no entanto, um avanço na aceitação do princípio da igualdade dos direitos de casais homossexuais e heterossexuais. Metade dos entrevistados concorda com a afirmação de que casais de pessoas do mesmo sexo devem ter mesmos direitos de outros casais.

Brasileiro acredita que marido que bate na esposa deve ir para a cadeia
A pesquisa ainda mostra que 91% dos entrevistados concordam total ou parcialmente com a prisão dos maridos que batem em suas esposas. O estudo alerta, no entanto, que é prematuro concluir, com bases nesses dados, que a sociedade brasileira tem pouca tolerância à violência contra a mulher. “Há uma ambiguidade do discurso”, afirmam os autores. Dos entrevistados, 63% disseram concordar com a ideia de que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre membros da família”. 

28 de mar. de 2014

Passe Livre deve funcionar a partir da próxima semana em Dois Irmãos

Encontro ocorreu na Santa Cecília
Na noite desta quinta-feira, cerca de 100 pessoas participaram da Audiência Pública sobre o Passe Livre, na Sociedade Santa Cecília. A reunião contou com a presença da prefeita Tânia da Silva, da secretária de Educação, Adriana Trierweiler, do representante da Associação dos Estudantes Universitários de Dois Irmãos (AUDI), Lázaro Ribeiro, do Técnico da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Hélio Schreinert Filho, do Diretor de Transportes Metropolitanos, Marcos Damiani, do presidente da UGES (União Gaúcha dos Estudantes Segundaristas), Rodrigo Rodrigues, e do presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes), Fábio Kucera. A audiência foi realizada com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Passe Livre e, principalmente, dar explicações sobre o atraso na entrega das carteirinhas e dos tickets, que garantem o transporte gratuito para os estudantes até as instituições de ensino. As carteirinhas eram para ter sido entregues até o dia 15 de fevereiro, porém, muitos dos alunos - passado mais de um mês da data, ainda não receberam as suas.

Prefeita destacou parceria com a AUDI
Autoridades expuseram a situação
A prefeita Tânia deu início à audiência e destacou a boa parceria mantida com a AUDI. “Ajudar os alunos a seguir nos estudos, procurar uma formação melhor sempre foi um dos objetivos da administração, por isso a parceria entre prefeitura e AUDI, auxiliando no transporte dos alunos. É um incentivo para estudar, desde o início foi uma parceria que deu certo”, disse ela, destacando que nem prefeitura, nem AUDI e nem o Estado estão contentes com a situação, se referindo ao atraso na entrega das carteirinhas e dos tickets. “Quem está sendo prejudicado é o aluno, que está tendo que pagar a passagem em valor integral, tendo que tirar do seu bolso”, acrescentou. O técnico da Metroplan ressaltou que o programa está iniciando, e por isso a demora na entrega. “É um programa que está iniciando, é novo, e a gente não tinha experiência”, explicou ele, se referindo ao Governo do Estado. “A população não tem culpa do que ocorreu. Foi problema nosso, do serviço público. Muita coisa ainda vai ter que melhorar”, completou Hélio. 
O representante da AUDI, Lázaro Ribeiro, também mostrou descontentamento com a situação. “Vejo que nós nos encontramos, pais e alunos, em uma situação complicada, e queremos uma resposta. Nos mobilizamos, nos organizamos, e as carteirinhas eram para ser entregues até fevereiro, mas as aulas começaram, as mensalidades já estão aí, todo mundo está tentando se virar como dá, fazendo trabalhos extras, enfim, todo mundo quer que isso se resolva da melhor maneira possível”, destacou o estudante dois-irmonense. 


27 de mar. de 2014

Morre Anastácio Braga

E com sua partida Dois Irmãos perde um de seus mais lúcidos filhos por opção

Nascido em 24 de agosto de 1941, em Fortaleza, Ceará, Anastácio Walber Rocha Braga graduou-se em engenharia agronômica no Paraná. Trabalhou durante anos em São Paulo e em 1972 escolheu o Rio Grande do Sul como morada. Aqui se tornou empresário no ramo de fertilizantes, fundando a Maxifértil, em Porto Alegre, e em todos esses anos foi sempre citado como um dos nomes mais respeitados do agrobusiness gaúcho.
Proprietário de uma propriedade modelo em Dois Irmãos, Braga, como era conhecido pelos amigos, resolveu abrir a Cachaçaria Dom Braga, no Travessão Rübenich, uma empresa de aguardente que logo se tornou um marco no setor.
Casado com dona Maximiliana Braga, teve os filhos Patrícia (engenheira química), Walber (engenheiro mecânico) e Alexandre (médico). Braga tinha uma ligação umbilical de quase 30 anos com a cidade de Dois Irmãos, e aqui colecionou grandes amigos, principalmente no Armazém do Scholles, o famoso “Iguate-Miro”, onde integrava o Clube da Linguiça e ia de quando em quando fazer um peixe ou jogar schoofkoopf com os amigos. Além de empresário, Anastácio Braga era envolvido na comunidade, e chegou a presidir o Partido Progressista, o PP, em Dois Irmãos.
Em abril de 2006, ministrou uma palestra para funcionários do JDI, destacando a importância do trabalho em equipe para o sucesso de todos.
- Uma empresa é como um órgão vivo, que não pode parar em nenhum setor. Todos os funcionários devem ter preocupação com o patrimônio dela, devem se interessar quando algo está errado – disse Braga, na época.
Sobre Dois Irmãos, dizia ele:
- Família não se escolhe. Amizade, sim. Por isso escolhi Dois Irmãos para fundar a Cachaçaria Dom Braga. Assumi o compromisso de fazer alguma coisa aqui, tornar minha propriedade produtiva. Estou há mais de 25 anos em Dois Irmãos, um local estratégico, muito importante. Sempre defendo que aqui poderia se criar um mega-projeto, pois não se pode esperar que as coisas venham, é preciso buscar – ensinou ele, naquela palestra.
Nos últimos anos Anastácio Braga passou a ter problemas cardíacos e chegou a sofrer uma cirurgia, e se recuperou. Mas no início deste ano novas complicações relativas ao coração voltaram a lhe afetar a saúde. No período do Carnaval, Braga novamente se sentiu mal e foi levado às pressas ao hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Sofreu outra intervenção cirúrgica e precisou ser recolhido na UTI, onde permaneceu por 25 dias, quase sempre entubado.
Ontem à noite as complicações cardíacas se agravaram e hoje pela manhã, em torno de 5 horas, o organismo não suportou e o coração de Anastácio Braga parou, aos 73 anos de idade. É grande perda para Dois Irmãos, pois Braga era um homem amigo de todos e sempre disposto a dar conselhos lúcidos e inteligentes.
Segundo a filha Patrícia, a família receberá os pêsames em seu velório, que ocorrerá amanhã, sexta-feira, 28 de março de 2014, entre 14 e 18 horas, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. Após as 18 horas, o corpo será levado pela família ao crematório. (Por Alan Caldas)

Tradição alemã de enfeitar casquinhas de ovos é mantida com senso artístico


A tradição de pintar casquinhas de ovos de galinha é mantida pela professora de arte Geni Golembieski, 56 anos, que leciona para 18 turmas do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal de Dois Irmãos. A tradição de pintar as casquinhas é mantida na Alemanha e deve ter sido trazida com os imigrantes germânicos para o Brasil.

A professora conta que herdou a veia artística de seu pai que sempre foi muito criativo em seus projetos. É por isso, que Geni não se contenta somente com a pintura das casquinhas. “Eu faço mosaico com a própria casquinha triturada, decoro com crochê, biscuit, tranças de papel crepom e até missangas”, conta Geni, detalhista com cada casquinha de ovo que vira uma verdadeira obra de arte. Enfeitar casquinhas de ovos não era tradição de família, mas Geni conheceu a ideia e acabou se apaixonando e adquirindo paciência para enfeitar cada casquinha de ovo. Depois de enfeitadas, elas são recheadas com amendoim ou chocolate para presentear. “Acho importante resgatar a tradição das casquinhas, para não cair no esquecimento o verdadeiro sentido da Páscoa”, diz Geni, que produz as obras de arte nas suas horas livres em seu ateliê improvisado em sua residência.
A programação da 1ª Choco Circus – Um Doce de Páscoa, promovida pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC) quer resgatar a tradição e valorizar as manifestações culturais/gastronômicas da cidade. Na última semana, lançaram dois concursos: “Concurso de Ovos de Páscoa” e “Concurso de Ninhos de Páscoa”.
Os concursos são destinados para o público em geral, em especial a comunidade escolar e os grupos da terceira idade. Cada participante pode participar quantas vezes quiser.

Prazo de entrega e premiação
Em qualquer uma das categorias, o ovo ou o ninho deverão ser envolvidos em papel celofane ou plástico, transparente, e identificado, com cartão, contendo, nome do autor, endereço e telefone. Além disso, deve citar a associação, grupo ou escola, se integra alguma delas. A data de entrega será no dia 9 de abril, das 14h às 18h, no Espaço Cultural da Antiga Igreja Matriz São Miguel. Os trabalhos inscritos serão avaliados e escolhidos por uma comissão da AAPHeC. Os cinco primeiros lugares de cada categoria receberão um diploma de honra ao mérito por participar do concurso, no dia 12 de abril, às 20h, no espaço montado junto ao Largo Felippe Seger Sobrinho. Além disso, todos os trabalhados premiados serão fotografados e publicados em edição especial do Jornal Dois Irmãos. Todas as cestas inscritas no concurso serão comercializadas ao público, revertendo sua renda para a entidade promotora do evento.

Confira as categorias no concurso de Ninhos de Páscoa:
1ª- Cestas de vime ou similar, enfeitados com fitas e tecidos;
2ª- Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com fitas e tecidos em franja;
3ª- Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com papel em franja;
4ª- Ninhos feitos em dobradura e/ou outro tipo de criação artesanal.
Todos os ninhos deverão conter ovos de páscoa artesanalmente elaborados, a partir de cascas de ovos de galinhas/patas, exclusivamente.

Confira as categorias no concurso de Ovos de Páscoa:
1ª – Cascas vazias de ovos, pintadas individualmente, artesanalmente, recheados com amendoim açucarado ou similar;
2ª – Cascas de ovos, revestidas artesanalmente com qualquer material decorativo (não pintadas), recheadas com amendoim açucarado ou similar;
3ª – Cascas vazias de ovos, pintadas em misturas de tintas, com efeito rajado, recheados com amendoim açucarado ou similar;
4ª – Ovos inteiros de galinhas/patas, cozidos em líquido similar.

26 de mar. de 2014

JDI distribuirá 10 ingressos para “Primeiro As Damas 2”


A comédia Primeiro As Damas 2 é atração nesta quinta e sexta-feira, às 20h, no Teatro Adriano Schenkel (Curto Arte). O ingresso custa 25 reais e inclui um DVD do espetáculo.

Assistido por mais de 50 mil espectadores em 150 shows, o grupo adota um modelo diferente dos tradicionais stand-up’s. As piadas escrachadas e os palavrões, tão comuns hoje em dia no humor, foram abandonadas. A risada está nas situações e no ritmo ditado pelo elenco. Emerson Magro, Rafael Albuquerque e Mariana Del Pino – presença feminina que costuma ser raridade neste tipo de espetáculo – apresentam personagens engraçadíssimos qu
e, ao mesmo tempo em que são absurdos, lembram figuras reais do nosso cotidiano. O público vai conhecer uma palestrante motivacional com técnicas inovadoras de auto-ajuda, um taxista malandro e super sincero, um turista argentino tentando conquistar garotas no litoral do Rio Grande do Sul, um jogador de futebol de várzea que quer se tornar profissional e uma repórter que não tem medo do ao vivo, dona de perguntas super alternativas para seus entrevistados.
Em 2013, o grupo Primeiro As Damas 2 gravou o seu primeiro DVD ao vivo. A peça tem direção de Eduardo Holmes, criador dos personagens que viraram febre na primeira versão do show, com 14 milhões de acessos no YouTube. O roteiro é assinado por Renato Pereira, um dos grandes nomes do humor brasileiro.

PROMOÇÃO PARA ASSINANTES
O Jornal Dois Irmãos vai distribuir 10 ingressos para o espetáculo entre seus assinantes. Para ganhar um ingresso com o DVD do espetáculo, você precisa comparecer ao JDI (Av. São Miguel, 1286) nesta quinta-feira, a partir das 8h, com o comprovante da assinatura em dia. É válido somente um ingresso por assinatura.

Nova viatura para a Brigada Militar

No início da tarde desta quarta-feira, foi realizada a entrega de uma nova viatura à Brigada Militar de Dois Irmãos. É um Fiat Pálio Adventure, que agora se soma às outras seis viaturas da BM do município. O veículo veio através da Consulta Popular de 2012 e foi entregue oficialmente ao Tenente Francisco Antônio Maria em frente à prefeitura municipal. A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades municipais e do Estado, membros da Brigada Militar e do Conselho de Segurança Pública.
O Tenente Francisco agradeceu a presença de todos e destacou a importância da vinda de mais uma viatura. “Lamento por ser uma cerimônia simples, mas precisamos desta viatura nas ruas o quanto antes”, destacou o comandante da BM.
A prefeita Tânia da Silva também destacou a importância de mais uma viatura para a BM, e elogiou a participação da comunidade na votação popular. “A cerimônia de entrega não é importante, o que importa é a comunidade receber aquilo que votou na Consulta Popular”, ressaltou ela. O Coordenador Regional do Vale dos Sinos, da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Pedro Engelmann, agradeceu a confiança do município, às pessoas que votaram na consulta, e destacou que dois veículos ainda devem vir em 2014. “De 2013 até agora, 50 milhões de reais já foram destinados aos municípios, das demandas desde 2010. Independente de quem estiver no governo, o que foi prometido e conquistado pela população será cumprido”, garantiu Pedrinho.
O secretário João Luiz Weber ressaltou a participação da comunidade nas votações populares. “Em 2013, no dia da votação, alcançamos um índice de participação muito expressivo. Independente de Dois Irmãos ser um município grande ou pequeno, é importante que a população vote, pois isso nos traz a garantia de recursos”, acrescentou.
VIATURA DOS BOMBEIROS
Na próxima quarta-feira, dia 2 de abril, acontece a entrega de uma nova viatura ao Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos (caminhonete Chevrolet S-10). A solenidade será no quartel, às 9h, e deve contar com autoridades municipais e do Estado.

Organizadores detalham projeto da Choco Circus

Representantes da equipe que está à frente da Choco Circus – Um Doce de Páscoa estiveram na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira. Convidados pelo presidente Jailton Proença de Lima, eles deram detalhes do evento que ocorre de 10 a 20 de abril. Participaram o secretário municipal de Turismo, João Luiz Weber; o tesoureiro da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC), Ladislau Cochlar; e o idealizador da Choco Circus – Um Doce de Páscoa, Alan Caldas.
O secretário João Luiz destacou a necessidade de Dois Irmãos ter mais um evento para atrair turistas e fortalecer a economia local. “Vimos nesta ideia coisas muito positivas. A organização e a execução do projeto estão a cargo de um grupo de voluntários, sob o comando da Associação dos Amigos do Patrimônio. Estamos apoiando. É uma semente lançada que poderá dar muitos frutos”, disse o secretário, destacando a importância do envolvimento da comunidade local.
Para Ladislau Cochlar, a Páscoa tem perdido um pouco das suas características com o passar dos anos, e a Choco Circus vem justamente com o objetivo de fortalecer as tradições. “É uma festa para o povo e para o progresso de Dois Irmãos. Ela chega para preencher um vácuo que existe no primeiro semestre, época em que o município não tem nenhuma promoção”, afirmou Ladislau.


“Um evento de mãos dadas com a questão litúrgica”


Alan Caldas é o idealizador do evento que acontece
de 10 a 20 de abril na cidade
A Choco Circus – Um Doce de Páscoa nasce do mesmo espírito que criou o Natal dos Anjos, há 18 anos. Alan Caldas, que também foi um dos idealizadores da festa natalina, ressaltou o caráter cristão e a simplicidade do novo evento. “A criação do Natal dos Anjos também se deu de forma humilde, dentro de uma proposta cristã, familiar e mais romântica. É com este intuito que queremos fazer da Choco Circus um evento de Páscoa que certamente vai crescer”, comentou ele.
O objetivo é envolver toda a comunidade, valorizando talentos locais e a força do trabalho voluntário. “Nos fundos da Antiga Matriz, será montada uma grande e colorida lona de circo. Todo o espaço no entorno receberá decoração especial, que está a cargo de dona Ana Kuhn. Teremos apresentações artísticas, brinquedos para crianças, praça de alimentação e espaço para chocolateiros. Estamos envolvendo os alunos e fazendo parcerias com as Igrejas. Este ano, farremos um evento modesto, mas no ano que vem pretendemos criar um forte projeto teatral voltado para a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, afirmou Alan Caldas.
Por fim, destacou a importância da Choco Circus – Um Doce de Páscoa para fortalecer e incrementar a economia local. “Dois Irmãos tem uma geografia imbatível na região. A Grande Porto Alegre conta com 4 milhões e meio de habitantes. Se pelo menos 1% desta população visitar Dois Irmãos, teremos 45 mil pessoas passando pela cidade. Quero crer que, de mãos dadas com a questão litúrgica, a gente consiga fazer um evento grandioso, a partir da forma humilde com que estamos começando”, concluiu ele, agradecendo o convite dos vereadores.

25 de mar. de 2014

Consepro empossa nova diretoria

Na manhã desta terça-feira, foi empossada oficialmente a nova diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dois Irmãos. O encontro ocorreu na sala de reuniões da prefeitura, e contou com a presença de autoridades políticas e da segurança pública, entre outros membros da comunidade.
O novo presidente é Marco Aurélio Alles, que dará sequência ao trabalho que vinha sendo realizado pelo então presidente Luiz Schaumloeffel. A prefeita Tânia da Silva destacou a parceria entre prefeitura e o Conselho de Segurança Pública. “Em Dois Irmãos temos exemplo de uma parceria que funciona”, diz ela, agradecendo ao trabalho realizado pelo ex-presidente Luiz e desejando boa sorte à Marco, que assume este ano.


O ex-presidente Luiz Schaumloeffel destacou o papel do Consepro e o trabalho que foi realizado durante a sua gestão. Para a Brigada Militar, foram adquiridas duas novas viaturas, GPS para viaturas, móveis e coletes a prova de bala, além da construção de um alojamento feminino e a reforma da ala masculina. Também foi realizada a manutenção das câmeras de segurança e a construção de uma garagem meia água. Para a Polícia Civil, foi adquirido um veículo, roupas especiais e coletes a prova de bala, além de reformas e a construção de uma garagem meia água. No Corpo de Bombeiros, entre as conquistas estão também a aquisição de veículos, a construção do prédio e custeios com manutenção. “Agradeço a todos que colaboraram durante a gestão, e desejo boa sorte ao Marco e sua equipe”, completou Luiz.
Presidente Marco Alles com a prefeita Tânia da Silva
O novo presidente, Marco Alles, agradeceu a toda a equipe que aceitou o desafio de compor o novo conselho. “Vamos fazer o possível para melhorar ainda mais o que foi feito na gestão passada. Vamos batalhar, vamos em frente”, diz Marco.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, Ademir Berlitz, que também é membro do Consepro, falou em nome do comércio. “Nosso comércio é organizado, e nosso cliente é bom pagador. Nas reuniões que fizemos, sinto que eles estão satisfeitos com a segurança. Hoje, se a empresa tem lucro, é importante que invista em segurança pública, pois é o nosso maior desafio. É importante abrir o seu negócio pela manhã e saber que está sendo vigiado por pessoas do bem”, completou ele. “Vamos caminhar juntos, para que seja uma boa gestão. Quem ganha é a comunidade de Dois Irmãos”, ressaltou o Tenente Maicá Severo, Comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos. 

NOVA DIRETORIA
Marco Aurélio Alles - Presidente                              
Leandro Wendling- Vice-Presidente       
Angela Bender- 1ª Tesoureira   
Ana Bentz- 2ª Tesoureira             
Cláudia Wingert- Secretária                                        
Vitor Schneider- 2º Secretário
André Kunz- 3º Secretário                           
Carlos Alberto Klein- Conselho Fiscal      
Leandro Blaudt- Conselho Fiscal                               
Roque Feiten- Conselho Fiscal  
Carlos Petry- Conselho Técnico 
Idi Silveira- Conselho Técnico     
Elio Schneider- Conselho Técnico                                             
Alan Caldas- Conselheiro                             
Luciano Schuh- Conselheiro                       
Jorge Luis Soares- Conselheiro  
Miguel Engelmann- Conselheiro                              
Herbert Kuntzler- Conselheiro                  

Ademir Berlitz- Conselheiro        

Concursos culturais são atração na Choco Circus

O Concurso de Ovos de Páscoa e o Concurso de Ninhos de Páscoa foram lançados na última semana pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos. A iniciativa faz parte da programação da Choco Circus - Um doce de Páscoa. Ambos os co ncursos são para valorizar as manifestações culturais/gastronômicas da comunidade. Os concursos são destinados para o público em geral, em especial a comunidade escolar e os grupos da terceira idade. Cada participante pode participar quantas vezes quiser. Em qualquer uma das categorias, o ovo ou o ninho deverão ser envolvidos em papel celofane ou plástico, transparente, e identificado com cartão, contendo nome do autor, endereço e telefone. Além disso, deve citar a associação, grupo ou escola, se integra alguma delas. A data de entrega será no dia 9 de abril, das 14h às 18h, no Espaço Cultural da Antiga Igreja Matriz São Miguel.

PREMIAÇÃO

Os trabalhos inscritos serão avaliados e escolhidos por uma comissão da AAPHeC. Os cinco primeiros lugares de cada categoria receberão um diploma de honra ao mérito por participar do concurso, no dia 12 de abril, às 20h, no espaço montado junto ao Largo Felippe Seger Sobrinho. Além disso, todos os trabalhados premiados serão fotografados e publicados em edição especial do Jornal Dois Irmãos. Todas as cestas inscritas no concurso serão comercializadas ao público, revertendo sua renda para a entidade promotora do evento.

Categorias no concurso de Ovos de Páscoa:
1ª. Cascas vazias de ovos, pintadas individualmente, artesanalmente, recheados com amendoim açucarado ou similar;
2ª. Cascas de ovos, revestidas artesanalmente com qualquer material decorativo (não pintadas), recheadas com amendoim açucarado ou similar;
3ª. Cascas vazias de ovos, pintadas em misturas de tintas, com efeito rajado, recheados com amendoim açucarado ou similar;
4ª. Ovos inteiros de galinhas/patas, cozidos em líquido similar.

Confira as categorias no concurso de Ninhos de Páscoa:
1ª. Cestas de vime ou similar, enfeitados com fitas e tecidos;
2ª. Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com fitas e tecidos em franja;
3ª. Caixas de papelão ou madeira, ornamentadas com papel em franja;
4ª. Ninhos feitos em dobradura e/ou outro tipo de criação artesanal.
Todos os ninhos deverão conter ovos de páscoa artesanalmente elaborados, a partir de cascas de ovos de galinhas/atas, exclusivamente.

Festa dos 22 anos de Morro Reuter

Descerramento da fita inaugural da academia reuniu autoridades locais e da região
Morro Reuter comemorou 22 anos de emancipação com um bolo de 22 metros montado por entidades e voluntários. Cada metro representa um ano da cidade.

Cristina Hoff, Leonardo Boufleur e Carmem Ramminger
Grande público prestigiou as atrações que ocorreram à tarde, no Ginásio Municipal. A programação iniciou às 9h, com o 11° Trilhando os Caminhos de Morro Reuter, que teve a participação de mais de 150 caminhantes. À tarde, das 13h às 18h, teve a exposição fotográfica “Olhares sobre Morro Reuter”, de Leonardo Boufleur. Às 14h30, foi inaugurada a academia de ginástica ao ar livre, pelo prefeito Adair Bohn, primeira dama Isolde Bohn, vice-prefeito Harri Becker e a presidente do Poder Legislativo, Carla Chamorro. Em seguida, ocorreram os pronunciamentos das autoridades.
O presidente da Comissão Emancipadora de Morro Reuter, Leopoldo Kochhann, lembrou a trajetória da cidade nestes 22 anos. O prefeito Adair Bohn destacou a alegria que sente por estar à frente do município e por ter sido o primeiro prefeito reeleito na história do município. “É um orgulho trabalhar por esta cidade. Um prefeito não consegue fazer tudo o que gostaria de fazer ou o que as pessoas pedem, porque todos os municípios estão passando por dificuldades em todas as partes do Brasil. Mesmo assim, sempre buscamos fazer as prioridades e o melhor para toda a comunidade”, disse ele, que também lembrou a família Reuter, primeiros moradores que viviam em um dos morros que deu origem ao nome da cidade. O vice-prefeito Harri contou que sempre teve o sonho de morar em Morro Reuter. “Muitos sonhos se realizaram aqui, e eu e o prefeito queremos sempre o melhor para todos”, declarou ele.
Corte do bolo: Prefeito Adair
com esposa Isolde e Harri

A presidente da Câmara de Vereadores disse que Morro Reuter ainda é jovem e tem muito a crescer. “Precisamos ousar para inovar e crescer mais”, disse Carla Chamorro, agradecendo a todos os prefeitos que administraram a cidade ao longo destes 22 anos. O pároco católico, César Augusto Worst, e o pastor Robson Neu, IECLB, abençoaram a festa. A programação ainda teve Banda Municipal, Dudu Gaiteiro e Banda Portal da Serra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Dois Irmãos.

24 de mar. de 2014

Mulher com malote é assaltada em frente a um banco no Centro

A Brigada Militar fez buscas no local
Na manhã desta segunda-feira, por volta das 10h40, uma mulher foi assaltada em frente a uma agência bancária no Centro de Dois Irmãos. Ela é funcionária de um estabelecimento comercial e carregava um malote de dinheiro, que depositaria no banco, de acordo com informações da Brigada Militar. Armado, ele fugiu levando o malote e um celular. À espera dele, na mesma rua, estava um comparsa. Os dois fugiram em uma motocicleta vermelha, com placas de Taquara.

Segundo testemunhas, a fuga teria sido em direção ao bairro União. A polícia fez buscas pelo bairro e demais ruas próximas da ação, mas os bandidos não foram localizados. A motocicleta usada por eles foi encontrada abandonada na rua Osmar Bastos, no bairro Floresta. A rua é sem saída, tem apenas uma escadaria que liga o bairro à rua Novo Hamburgo, no Primavera. Um agricultor estava trabalhando na roça e viu os indivíduos abandonando a motocicleta e subindo a escadaria. “Eles chegaram aqui, largaram a moto, tiraram os capacetes e os jogaram no arroio. Subiram a escadaria correndo”, conta. A Brigada Militar suspeita que um carro estivesse a espera dos dois homens na rua Novo Hamburgo. De acordo com o agricultor, ele não conseguiu ver se os ladrões carregaram algo.
Bandidos abandonaram moto e capacetes
Em consulta ao sistema, a moto não consta como roubada ou furtada, mas está com o licenciamento vencido desde 2011. Conforme testemunhas, um dos assaltantes estava usando blusão branco e o outro um blusão preto. O que rendeu a vítima usava um boné preto. O valor roubado não foi divulgado.