Blog do Jornal Dois Irmãos


2 de ago. de 2013

Eles venceram juntos essa luta

   Em 8 de julho de 1998, o Jornal Dois Irmãos divulgava uma matéria sobre um garoto de 16 anos, vítima de paralisia cerebral. O trauma no parto atingiu sua parte motora, os senti­dos e o intelecto. Na reportagem, ele, ao lado da mãe, contou sobre suas dificuldades, mas sempre fazia questão de destacar a vontade em progredir, em superar os desafios que lhe foram lançados desde pequeno.
Hoje, quase 16 anos depois, essa história já traz novas vitó­rias e uma série de superações. Rafael Alles hoje tem 31 anos. Os progressos, tanto na parte motora quanto nos sentidos, são impressionantes. Admirado por quem o conhece desde peque­no e também aqueles que o conhecem ha pouco tempo.

Nesta semana, anos depois da primeira conversa com o JDI, ele e a mãe Hilária Alles lembram emocionados de tudo o que já viveram. “Ele começou a caminhar aos 8 anos de idade, depois de quatro cirurgias. Tinha muita dificuldade na fala, nos movimentos. Fez fisioterapia durante muitos anos, frequentou a APAE de diversas cidades, inclusive Dois Ir­mãos. Uma das coisas que mais me chocou, mas que também foi uma das que mais me deu força para continuar lutando pelo progresso dele, foi quando uma moça me disse, na cara dura, que eu não podia ter pena dele”, conta Hilária. O pai de Rafael, José Remi, é falecido há quase oito anos. “Desde então, cumpri os papéis de pai e mãe. Superamos tudo juntos. Eu faria tudo de novo, é uma lição de vida”, completa Hilária, com um belo sorriso no rosto.

Campeão nos ringues da vida, e quem sabe um futuro campeão do Muay Thai
 A conversa entre o JDI e a mãe de Rafael aconteceu na Academia Xtre­me, em Morro Reuter, onde Rafael treina Muay Thai. Isso mesmo. Ele so­nha em ser um campeão dos ringues. Após o início nas aulas, uma melhora significativa foi percebida nele. Rafael iniciou os treinos em janeiro deste ano, e já recebe elogios do treinador e dos colegas. “Tenho muito orgulho de ver como o Rafa progrediu. Quanto mais difícil o desafio, mais gratificante. As limitações dele não impedem que ele faça atividades. O primeiro cruzado que ele deu foi emocionante. A cada conquista dele, a gente vibra junto. É um exemplo de superação. Além de tudo, ele tem uma força impressio­nante”, destaca o treinador Rossano Weber. “Depois de começar as aulas, ele teve melhora em tudo”, diz a mãe. “Ele não conseguia deixar o braço reto, hoje já consegue. Também tinha pro­blemas na movimentação do punho, hoje já não tem mais. A melhora dele é impressionante, e um motivo de orgu­lho para todos nós aqui da academia”, completa Rossano.

Rafael também agradece ao treina­dor e aos colegas pela paciência e de­dicação. “Nestes 7 meses vejo que sou outra pessoa. Eu não conseguia fazer quase nada. Hoje já faço o jeb direto, cruzado, apoio. Tenho um pouco de di­ficuldade no polichinelo, mas vou me­lhorar aos poucos. Meu pulso era tor­to, quase não conseguia mexer. Hoje, graças a Deus e ao meu treinador, já melhorei muito. Tudo isso ajudou tam­bém no meu trabalho”, diz Rafael, que trabalha no Mercado Piá, em Morro Reuter, há quase 3 anos. Com um sorriso meio tímido, ele fala do seu sonho. “Um dia ainda vou entrar no ringue e lutar como os meus colegas, como o meu amigo Ali­seu”, diz ele, emocionando a to­dos que estavam ali perto. “Ele nos acompanha em todos os eventos”, diz Rossano. “No primeiro, quando o Pin­ga entrou no ring, gri­tei tanto que quando ele saiu eu estava sem voz. Em todas as lutas, quando um da nossa equipe en­tra no ringue, eu fico muito nervoso”, conta Rafael, aos risos.

No trabalho...
    As aulas de muay thai refletiram também em melhoras no trabalho de Rafael, que é elogiado pela gerente Adriana Acker. “Ele tem melhorado na disciplina, assim como em todos os outros aspectos. Nunca tivemos pro­blemas com ele, bem pelo contrário, o Rafa é muito querido por todos aqui. É muito educado, respeita de maneira incisiva”, elogia Adriana, destacando que sempre há uma pessoa para dar suporte ao colega. “Ele trabalha no abastecimento de prateleiras e está sempre disposto a ajudar. É muito forte, inclusive. Além de tudo, ele acaba se socializando cada vez mais. Os meninos daqui gostam muito de conversar com ele sobre futebol”, diz ela.
Ah... disseram também que o Rafael não dei­xa mais cair garrafas de refrigerante pelo mer­cado. Quando questionado, ele dá risada.

Depois do calor, chuva volta ao RS

 A frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul vinda do Uruguai traz chuva para todo o Estado. Desde a meia-noite, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorolo­gia (Inmet) registram chuva na metade Sul do Estado.
Em Dois Irmãos, há possibilidade de chuva ainda nesta sexta-feira. Para o sábado, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. As tempe­raturas variam entre 8ºC e 18ºC. Já no domingo, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A mínima será de 7ºC e a máxima não passa de 15ºC.

Nas outras regiões do Estado, diversas cidades já regis­traram chuva na manhã desta sexta-feira. Somente em Chuí, foram registrados 27,8 mm de chuva, o que representa 22% da média mensal de agosto. Antes das 8h, já tinha começado a chover em toda a Metade Sul e Fronteira Oeste. O Inmet emitiu alerta que há condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e ra­jadas de vento entre (60 a 90 km/h). Em Rio Grande, foram registradas rajadas 51,5 km/h. A mínima do Estado nesta manhã também foi registrada em Chuí, e a máxima em San­ta Maria, onde os termômetros marcaram 20,7°C.

De mão-beijada

  Responsável pela chave do caixa na prefeitura de Morro Reuter, o Secretário de Fazenda Afonso Bastian anda “pora­qui!” com o Governo Federal.
Segundo Afonso, as prefeituras estarão quebradas dentro de 3 ou 4 anos se a divisão do bolo financeiro arrecadado pelo Brasil continuar a ser feita prestigiando União e Estado enquanto massacra e desconsidera os municí­pios.
Para explicar o desres­peito da União com os Municípios, Afonso cita a reforma dos estádios de futebol Mané Gar­rincha, em Brasília, e o Maracanã, no Rio de Janeiro.
“Para reformar esses dois estádios, a presidente Dilma gastou 3 bilhões de reais. E quando os prefeitos foram a Brasília, nos dias 9 a 11 de julho, reclamar da falta de ver­ba na saúde, educação, saneamento e outras necessidades municipais, a presidente simplesmente liberou os mesmos 3 bilhões para os municípios”.
Dar aos 5 mil 565 municípios (que representam 200 mi­lhões de brasileiros) os mesmos 3 bilhões que gastou com a reforma de dois estádios de futebol “é um desrespeito e uma provocação da presidente Dilma”, diz Afonso.
E o secretário conclui, dizendo:

- Isso mostra que a saúde e a educação dos brasileiros não tem mínima importância para o Governo Federal. E o que irrita mais ainda quem atende diretamente as pessoas nos municípios, é o fato do governo Dilma dar o Maracanã de mão-beijada para o bilionário Eike Batista explorar e fa­turar, enquanto as filas espicham sem parar na saúde e em
outras necessidades municipais.

Faltam 55 dias para o Kerb 2013

 O Kerb de São Miguel é o evento que mais atrai visitan­tes da região a Dois Irmãos. A 55 dias da festa tradicional alemã, a expectativa já toma conta de parte da cidade. Neste ano, a festa traz o tema “O Ano da Alemanha no Brasil”.
Para alguns, é o momento de reviver lembranças do pas­sado, de reunir toda a família em volta da mesa farta, com as comidas típicas da culinária germânica, como linguiça, cuca, spritz bier, chucrute, entre outras receitas. Para ou­tros, principalmente para os integrantes de grupos festivos de Dois Irmãos, é também o momento de reunir os amigos e conhecidos, e comemorar com um chopp gelado, embala­dos ao som de bandinhas típicas e outros tantos ritmos. Mas, é, principalmente, o momento de homenagear os imigrantes alemães, destacando, além da culinária e da bandinha típica, toda a tradição que trouxeram ao nosso município, onde a história é preservada e contada pelos antigos até hoje.
A festa será nos dias 27, 28 e 29 de setembro, tomando conta das principais ruas da cidade e também com parte da programação distribuída no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante. A expectativa da Secretaria de Turismo é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelo Kerb de São Miguel. A programação da festa será divulga­da até o dia 10 de agosto, de acordo com o Secretário de Turismo, João Luiz Weber. Uma das principais atrações do Kerb será a volta do Bierwagen. Para quem não lembra, o Bierwagen é um caminhão todo decorado com as cores da Alemanha e que distribuía chopp aos festeiros.

Kerb dos grupos festivos será nos dias 28 e 29
Na grande maioria dos grupos festivos, o Kerb será nos dias 28 e 29 de setembro. Em Dois Irmãos, são cerca de 13 grupos, que estarão distribuídos nas principais avenidas da cidade. Os horários ainda não foram definidos.

De acordo com o secretário de Turismo João Luiz We­ber, a última reunião entre o departamento de turismo e grupos festivos foi na última segunda-feira, dia 29. Nesta reunião estava prevista a presença de representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, porém, não puderam comparecer. “Como não tivemos a presença da Brigada e bombeiros, aproveitamos para relembrar alguns assuntos importantes, quanto à organização dos espaços”, diz João Luiz, informando já que a próxima reunião deve ser realizada, no máximo, daqui a duas se­manas. “É importante que todos os grupos participem das reuniões, principalmente quando contarem com a presença de BM e bombeiros. Após a tragédia em San­ta Maria, no início deste ano, as exigências do Corpo de Bombeiros serão ainda maiores, e todas as orientações serão dadas nessa reunião”, destaca o secretário, ressaltando ainda

Vereadores voltam a ter sessão na segunda-feira

Última sessão foi marcada por discursos pesados
Depois de uma semana sem sessão, a Câmara de Vereadores de Dois Ir­mãos volta aos trabalhos nesta segun­da-feira, dia 5. A reunião começa às 19h. A maior expectativa é quanto aos debates entre situação e oposição. Na última sessão, dia 22, o presidente Jair Quilin (PDT) cobrou com veemência uma posição da prefeita Tânia da Sil­va em relação à construção da Unida­de de Pronto-Atendimento (UPA) e ao futuro da gestão do Hospital São José.

A prefeita Tânia da Silva deve en­caminhar pelos menos seis projetos de Lei para apreciação na segunda-feira. A propósito, desde o início do ano o Executivo encaminhou ao Legislativo 164 projetos de Lei. Os vereadores, por sua vez, já apresentaram 260 pedidos de providências, 47 pedidos de infor­mações e 46 requerimentos. O suplente Leonel Dornelles (PTB) assumirá a ca­deira de Paulo César Gehrke (PP), que estará de licença em agosto e setembro.

Consulta Popular terá votação nos dias 6 e 7

COMISÃO esteve reunida nesta quinta
A Comissão Organizadora da Con­sulta Popular em Dois Irmãos esteve reunida na manhã desta quinta-feira para realizar os ajustes finais antes da ativida­de, que ocorre na próxima semana.
A votação das prioridades para o município e também para a região do Vale do Sinos ocorre nos dias 6, pela internet (www.participa.rs.gov.br), e 7 de agosto pela internet e em 18 urnas dispostas em vários locais da cidade. To­dos os eleitores de Dois Irmãos podem participar. Quanto maior for o número de votos, maior será o recurso destinado pelo Estado para a cidade. Nos últimos anos, Dois Irmãos teve muitas conquis­tas através da Consulta Popular.
Na terça-feira, 6 de agosto, a votação será apenas pela internet. A comunida­de terá à disposição computadores para registrar seu voto em alguns pontos da cidade, como na Brigada Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal. Para votar pela internet é necessário cadastrar o nú­mero do Título de Eleitor e o RG.
No dia seguinte, 7 de agosto, a co­munidade tem a opção de votar pela in­ternet ou presencialmente em uma das 18 urnas espalhadas pela cidade, preci­sando apresentar apenas um documento original. Confira a seguir os locais de votação da Consulta Popular e participe:

LOCAIS E HORÁRIOS DE VOTAÇÃO
8h às 18h: Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Posto 24h, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Emater, Associa­ção de Moradores Navegantes, Grupo Herval
8h às 17h: Secretaria Municipal de Saúde, nos Postos de Saúde do Centro, São João, Travessão e Bela Vista
8h às 13h30: Prefeitura Municipal
11h30 às 13h30: Usaflex
A partir das 17h30: Em alguns supermercados a serem definidos

A partir das 18h: Escolas Affonso Wolf e Paulo Arandt

1 de ago. de 2013

Lideranças lamentam a morte do ex-prefeito

Sabá tinha 57 anos
Faleceu no final da tarde desta quarta-feira, por volta das 17h15, o ex-prefeito de Morro Reuter José Paulo Sabá Meyrer, 57 anos.
Sabá, como era conhecido, foi encontrado caído na pista de corrida do Complexo Esportivo do SESI, no bairro Vila Rosa. A ambulância do SAMU chegou a ser acionada, mas quando chegou ao local, constatou o óbito do ex-prefeito. A suspeita é de que ele tenha sofrido um ataque cardíaco fulminante.
Segundo sua filha Sara, Sabá realizou exames de rotina há duas semanas, quando seu médico teria comentado sobre a possibilidade da realização de um cateterismo. “O médico havia solicitado novos exames, que seriam feitos no próximo dia 8 de agosto. Enquanto isso, pediu que meu pai seguisse se cuidando e fazendo caminhadas. Ele ainda disse que não era para se preocupar, porque não era nada grave”, comentou ela. O corpo foi encaminhado ainda ontem ao Instituto Médico Legal (IML) e só foi liberado no final da manhã desta quinta.
Natural de Gravataí, Sabá morava há quase 50 anos em Morro Reuter. Foi motorista da empresa Maide, de Dois Irmãos, e há quatro anos era dono de uma loja de perfumes importados na BR-116, em Morro Reuter. Sabá deixa enlutada a mãe Edilce, os filhos Sara e Simão – do casamento de 25 anos com Liana Maria Backes – e Augusto e Mateus – do relacionamento atual com Jaqueline Scholles.
O velório aconteceu na Câmara de Vereadores de Morro Reuter e o enterro seria à tarde no Cemitério Católico do município.

HOMEM DE VISÃO
A morte de Sabá Meyer surpreendeu a todos na região, principalmente figuras ligadas à política. Ele foi o primeiro prefeito de Morro Reuter, no período de 1993 a 1996, e o terceiro, de 2001 a 2004. Antes, havia sido vereador em Dois Irmãos, no mandato de 1989 a 1992, quando Morro Reuter ainda era distrito. Lideranças locais lamentaram sua morte.

DECISÃO do Municipal começa sábado na Baixada Setembrina

Gunners chega à final com melhor camanha
Está chegando a hora da grande final do Campeonato Municipal de Futebol 2013. O primeiro jogo da decisão é neste sábado, às 15h, na Baixada Setembrina. De um lado, o União, com cinco títulos municipais na bagagem. De outro, o estreante Gunners, que logo na sua primeira participação já briga pelo título. O segundo jogo da final deve acontecer no dia 10, no Parque Antártica.
União vai em busca do sexto título municipal
Para Valdir Schmitt, o Ninho, presidente da Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (LIFADI), o Campeonato Municipal 2013 pode ser considerado um dos melhores dos últimos anos. “E as duas equipes que se credenciaram para a grande final foram merecedoras, pois souberam usar a experiência nos momentos decisivos. Será um

a disputa da ‘cria’ contra o ‘criador’, pois a base do Gunners se criou jogando no União e outros também tiveram passagem pelo clube. É um duelo da experiência contra a juventude”, comenta o presidente.
O Gunners teve a melhor campanha da fase classificatória, passando direto para as semifinais. Em 11 jogos até aqui, obteve sete vitórias, um empate e três derrotas. O ataque marcou 23 gols e a defesa sofreu 19. Os artilheiros da equipe são Cleidison (6 gols) e Márcio Anacleto (5). Já o União, que disputou as quartas de final, completou 13 partidas com seis vitórias, quatro empates e três derrotas. O time fez 29 gols e levou 20, tendo como goleadores os atacantes Hauly (7 gols) e Maiquel Pontes (6).
O presidente Ninho destaca mais alguns números do Municipal 2013. Em 53 jogos até o momento, foram marcados 189 gols, média de 3,56 por partida. Foram distribuídos 296 cartões amarelos (média de 5,58 por jogo), 16 vermelhos e 29 vermelhos com punição.
EM TEMPO - A final deste sábado vai deixar o presidente do União, Roque Blume, o Lins, de coração dividido, já que o filho Joe é atleta do Gunners.

Sipatq Herval reúne mais de 1.000 colaboradores

Lúcia e Alvicia, personagens da Companhia de Teatro Curto Arte,estiveram na empresa para convidar
a todos os colaboradores para participar das atividades
O Grupo Herval chega em 2013 10ª edição do Sipatq Herval - Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Qualidade, contando com a participação de mais de mil colaboradores da empresa.
Neste ano o evento traz o tema “Segurança no Trabalho. A ação é sua. O apoio é nosso. O resultado é de todos”. As atividades iniciaram na última segunda-feira, dia 29, e seguem até o sábado, dia 3.
Durante toda a semana diversas oficinas sobre importantes temas para vida profissional e pesso­al dos colaboradores estão sendo realizadas nos setores internos da empresa, entre elas: Prevenção e Combate a Incêndios, Alimenta­ção Saudável, Primeiros Socorros, Esporte Saudável e Finanças Pessoais. Entre outros temas abordados du­rante a Sipatq estão: Fumar porquê? Razões para não beber em excesso, Separação do lixo. Também estão sendo distribuídas mudas de árvores entre os partici­pantes, que recebem dicas de cuidados de plantio.
O encerramento da semana será no sábado, quando acontece uma gincana de integração na Sede da Asso­ciação dos Funcionários. Durante a gincana serão arre­cadados alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados a entidades de Dois Irmãos e região.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
De acordo com a organização, o objetivo do evento é proporcionar aos colaboradores uma semana de ati­vidade de integração cultural e social para a prática de assuntos ligados à segurança, saúde, qualidade e meio ambiente, onde os colaboradores são orientados da importância de hábitos saudáveis e de segurança para o bem estar, qualidade de vida pessoal e profissional.
A comissão organizadora é formada pelos setores de SESMT (Serviço de segurança e medicina do traba­lho), Qualidade, RH e Marketing da empresa.


Projeto vai levar técnicas de teatro para sala de aula

A partir deste mês de agosto, a Secretaria de Educação de Dois Irmãos dará início ao projeto “Teatro e Educação – Possibilidades para a Sala de Aula”. A atividade foi criada com a preocupação de atualizar e instrumentalizar os professores e tem como objetivo mostrar que a aula pode ir além do quadro e do livro didático, alcançando a imaginação dos alunos e reforçando o conhecimento ensinado através de recursos teatrais. “Estamos atendendo a um pedido dos professores, para que se tenham pessoas capacitadas nesta área em cada escola”, diz a secretária de Educação Adriana Trierweiler. O curso inicia no dia 15 de agosto e segue até o dia 31 de outubro, com aulas nas quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Projeto Global. É aberto a professores formados, ou em formação, das três redes de ensino, e será ministrado por Edmar Galiza. “Nos primeiros encontros, serão definidas as atividades que serão desenvolvidas durante as aulas. Estamos na expectativa. Tudo o que aprenderem no curso, poderão aplicar em suas aulas, em diversas disciplinas, ou ainda criar um grupo de teatro na escola onde atuam”, destaca a secretária. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 na Secretaria de Educação, ou pelo telefone 3564-8844.

Dia 10 de agosto tem Express Loucura

Organizadores já no clima da festa
No próximo dia 10 de agosto, a Express Loucura volta a agitar a Sociedade Atiradores. Em 2013, o tema será “A Volta do Cachorro Louco”, em razão do mês de agosto, que é justamente conhecido como “o mês do cachorro louco”. O evento já foi famoso em toda a região e considerado uma das melhores festas à fantasia. Neste ano, promete colocar todo mundo para dançar aos embalos dos Dj’s Vadão e Alemão, que levarão para a pista todos os gêneros musicais.
De acordo com os organizadores, que são a Fábrica do Som e a Ativa Produtora de Eventos, o objetivo é reunir pessoas de toda a região, resgatando o histórico da festa e promovendo novamente uma noite de muita loucura. “Queremos resgatar muitas das festas que aconteciam na Sociedade Atiradores, proporcionando novamente noites de muita diversão na cidade”, diz Charles Rohr, destacando que para o próximo ano uma parceria também já foi firmada. “Vamos trabalhar já a partir de agora para promover uma festa ainda melhor em 2014”, comenta.
Como nas edições anteriores, as melhores fantasias serão premiadas. O primeiro prêmio será 500 reais em dinheiro, e os demais são prêmios surpresa. “Também teremos sorteios de brindes durante toda a festa”, ressalta Charles.
Os ingressos serão vendidos na hora, masculino a 10 e feminino a 7. “Se você não for, você será o único que não irá”, diz Eduardo Georg. Mais informações pelo 9279-3126 ou 9659-6663.

31 de jul. de 2013

Grupo de Dois Irmãos que participou da JMJ 2013 voltou nesta terça-feira

A 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que acon­teceu na cidade do Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho, encerrou sua programação no último do­mingo, com a participação entu­siasmada de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo. Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de fiéis no Rio de Janeiro e em Apareci­da, interior de São Paulo. Caris­mático, bebeu mate, abraçou as pessoas, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adul­tos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos du­ros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições. Em uma intensa agenda de eventos, também pediu empenho na renovação da Igreja. A Jornada Mundial da Juventude chegou a reunir 3,5 milhões de pessoas em Copacabana, segundo a organização. O Papa anunciou que a próxima será em 2016 na Cracóvia, Polônia.

- Eu peço a vocês que sejam re­volucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são ca­pazes de assumir responsabilida­des, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes! – disse o pontífice.


MENSAGEM TOCANTE
Missa do Envio em Copacabana reuniu mais de 3 milhões de fiéis
De Dois Irmãos, 42 pessoas participaram do evento e retornaram à cidade na madrugada desta terça-feira, por volta das 3h. Além do Rio de Janeiro, os viajantes também conheceram as cidades paulistas de Aparecida e Cachoeira Paulista, onde fica localizada a Comunidade Católica Canção Nova. De acordo com um dos membros do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Paróquia São Miguel e um dos organizadores da viagem, Anderson dos Santos, 21 anos, o evento foi bastante produtivo. “Tudo valeu a pena. O contato com pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo e, apesar de falarmos diferentes idiomas, todos se entendiam, em função dessa sintonia, dessa comunhão entre as culturas”, destaca o jovem.
Sobre o discurso do Papa, Anderson destaca que a mensagem do Pontífice sobre a fraternidade foi bastante tocante, mostrando que o que deve prevalecer é o amor e união entre todos. Além disso, outro ponto ressaltado por ele foi a exclamação do Papa de que “jovem que não protesta não me agrada”. “Ele nos mostra que nós somos responsáveis pelas mudanças que queremos. A nossa viagem, se formos avaliar, traduz bem esse sentimento. Foi difícil organizá-la, com cada um tendo que doar um pouco de si para fazê-la acontecer, mas nós queríamos fazer parte”, ressaltou Anderson.


MOMENTO DE REFLEXÃO
Segundo Décio Weber, 50 anos, que também participou do evento, mesmo com todos os contratempos enfrentados, como a questão da mobilidade com o transporte público, e também a espera em filas para participar do evento, onde chegaram a ficar mais de 10 horas, Décio define a JMJ como extraordinária, levando a todos a mensagem de respeito com o próximo que conseguiu penetrar no coração daqueles que estavam presentes. “Todo o jovem, seja de idade ou de espírito, deve ser missionário. A rebeldia, como o próprio Papa colocou, pode ser benéfica, desde que sejamos humildes e responsáveis em nossas ações, sabendo pelo o que lutamos, prezando pelos preceitos humanos e cristãos”, declara ele.

Sobre o Santo Padre, Décio o descreve como uma figura acolhedora e simpática, que chama a atenção por sua simplicidade e preocupação com o próximo. “Ele é absolutamente humilde. Tem respostas autênticas e verdadeiras, e seu discurso consegue chamar a atenção para o que precisa ser dito, sem ser agressivo ou hostil, comovendo quem o escuta”, define Décio.

Oficina de marcenaria diverte e ensina uma profissão

Nos encontros semanais, criativi­dade não falta e os retalhos de madeiras se transfor­mam em porta panelas, porta papel toalha, carri­nhos, aviões, carroça com junta de bois, porta cuias, porta chaves e molduras.
Ainda segundo César, em cada encontro é propos­to um tema em que os alunos desenvolvem o objeto e outras vezes eles têm a liberdade de por em prática as suas ideias. “Os mais de 20 participantes nos dois dias de oficina são todos talentosos e se quiserem te­rão futuro na profissão”.
Segundo a assistente social, Daniele Gaedicke, a comunidade da localidade de Picada São Paulo tam­bém já solicitou a oficina. “Não temos a oficina em todas as localidades em função da disponibilidade de uma sala específica para as atividades e também o maquinário”, diz Daniele.
Assim, como na oficina de artesanato, há a inten­ção de expor os produtos feitos nesta oficina na 2ª Festa da Lavanda que deve acontecer de 14 a 17 de novembro. Alguns deles produtos já estão expostos na sede do CRAS.
Os materiais utilizados nas aulas são doados pelas empresas da região como Esquadrias Inor, Grupo Herval, Esquadrias Deimling, DLC Móveis, Arma­zém do Sofá, Malharia Werle.
O estudante da 7ª série da escola João Wagner, Lu­cas Matheus Weber, 13 anos, aproveita a tarde livre para aprender algumas técnicas de marcenaria na oficina. “As aulas são ótimas. Quando comecei, no início do ano, não sabia nada sobre a marcenaria e agora até já fiz um carrinho e um avião”, conta. Para o colega de Lucas, Roberto Olbermann, de 38 anos, as aulas são uma verdadeira terapia. “Como estou aposentado e não tinha o que fazer em casa participo das aulas desde o início. É bom para ocupar a cabeça e faz bem para a autoestima”, diz Roberto.

Quer participar das oficinas?
Os interessados em aprender um pouco mais sobre as técnicas de mar­cenaria ou artesanato, podem realizar sua inscrição diretamente na As­sistência Social ou pelo telefone 3569-2305.
“As aulas são gratuitas e não tem restrição de idade. Basta ter vontade de aprender”, convida o oficineiro César.

A oficina acontece às terças-feiras, das 13h30 às 16h, no galpão locali­zado nos fundos do CRAS (Rua Travessa 21 de Abril, 60, Centro) e nas quartas-feiras, das 13h30 às 16h, na escola Tiradentes (localidade de São José do Herval).  

Artesanato com bom humor

 
Grupo iniciou atividades no mês de março ejá mostra grande habilidade na confecção dos itens de artesanato

O Centro de Referência de As­sistência Social (CRAS) de Morro Reuter desenvolve três oficinas: ar­tesanato, marcenaria e dança.
Durante as aulas, elas aprendem
 e se divertem
A oficina de artesanato é desenvolvi­da há quase quatro anos e conta com a participação de jovens e mulheres. As aulas são sempre nas terças-feiras, das 13h às 16h30, nos fundos do CRAS. Hoje o grupo conta com cerca de 18 alunas.
Com muita dedicação, as aulas são ministradas pela artesã Leci Klein, que já trabalha no ramo do artesanato há 12 anos. Ela trabalhou durante anos em fábrica de calçados e diz que nos últimos anos “faz o que realmente gos­ta”. Todos os seus trabalhos são feitos a partir de madeira, vidro e metal.
Nas aulas, as alunas aprendem a tra­balhar com revistas, criando belos ca­chepôs ou lixeiras; com tecidos, dando forma a fuxicos, porta-joias, agulhei­ros; com garrafas, trabalhando com barbantes e criando belos enfeites de­corativos para a casa, enfim, uma série de itens artesanais para qualquer am­biente da casa ou local de trabalho.
Além de Leci, as aulas também con­tam com visitas da assistente social Daniele Gaedicke e da psicóloga Ana Cabral. A assistente social destaca que, além de aprenderem a fabricar produ­tos artesanais e estimular a criativida­de, a oficina possibilita que as alunas tenham uma nova fonte de renda e ainda se divirtam. “Muitas das alunas vêm aqui para ter um passatempo, para conversar com as pessoas, para ouvir histórias. É muito mais do que apren­der artesanato. Elas se sentem melhor, com mais autoestima. Além de tudo, proporcionamos uma autonomia na vida dessas mulheres”, destaca ela.

Os enfeites feitos pelas alunas da oficina estão expostos na entrada do CRAS e à venda por preços acessíveis. De acordo com Daniele, todo o lucro será destinado a um passeio que será feito por elas no final do ano. Muitos dos itens criados também serão expos­tos na segunda edição da Festa da La­vanda, que acontece em novembro em Morro Reuter.  

Simpósio Catequético será realizado de 5 a 8 de agosto

 Na próxima semana, de 5 a 8 de agosto, será realizado o 1º Simpósio Catequético da Paróquia São Miguel de Dois Irmãos. O evento acontece no auditório do Centro de Pastoral. Serão quatro dias de encontros de estudo, aprofundamento na doutrina e ensinamentos da Igreja Católica, seus aspectos práticos, pastorais e jurídicos. O simpósio é voltado para catequistas, ministros extraordiná­rios da sagrada comunhão, membros das pastorais e movimentos da paróquia. A programação será dividida por temas e a inscrição pode ser feita gra­tuitamente na secretaria paroquial. As vagas são li­mitadas. As palestras terão início sempre às 19h30.
Segunda, dia 5
Tema: Os Sacramentos Dão à Vida do Cristão Origem e Crescimento, Cura e Missão
Palestrante: Pe. Pedro Alberto Kunrath, da PUC de Porto Alegre
Terça, dia 6
Tema: O Múnus de Santificar da Igreja - Sa­cramentos e Direito Canônico


Palestrante: Mons. Inácio José Schuster, Vigá­rio Geral da Diocese de Novo Hamburgo
Quarta, dia 7
Tema: As Pastorais e Movimentos Devem Estar em uma Constante Atitude de Vigilância para Manterem­-se Unidas na Vivência da Fé e do Amor
Palestrante: Pe. Rafael Luís Groth, Coordenador de Pastoral da Diocese de Montenegro
Quinta, dia 8
Tema: A Comunicação Humana como Canal de Co­municação com Deus e os Irmãos

Palestrante: Pe. Attílio Inácio Hartmann  

Hoje foi dia de volta às aulas no Imaculada


Após quase 15 dias de férias, os 485 alunos do Colégio Imaculada Conceição retornaram às aulas nesta quarta. 

Durante a tarde, a turma da Educação Infantil já aproveitou para brincar no pátio, sob os olhares da professora Neusa Teloecken. Entre a turma, uma duplinha não via a hora de se reencontrar, mesmo tendo se visitado durante as férias escolares. As pequenas Giovana e Júlia (foto menor) passearam na casa uma da outra e ainda visitaram a professora Neusa. “Ontem estiveram lá em casa passeando”, diz ela.

Aulas nas escolas municipais recomeçam nesta quinta-feira

 Os estudantes da rede municipal de Dois Irmãos retornam às aulas nesta quinta-feira, dia 1º de agosto. São quase 3 mil alunos nas nove escolas (ver abaixo) e no Projeto Global.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que os alunos voltem para o segundo semestre ainda mais motivados. A secretária Adriana Trierweiler, reafirma a importância deste momento. “A escola é um dos locais que a gente aprende a crescer. Reencontrar os amigos e adquirir novos conhecimentos fazem parte disso. Desejo um bom início de semestre para todos”, diz ela.
Enquanto a garotada curtia o último dia das férias de inverno, funcionários da rede municipal trabalhavam para deixar tudo pronto. No Projeto Global, por exemplo, cinco dos seis serventes faziam a limpeza do espaço que abriga cerca de 385 alunos no contra-turno. “Hoje foi a vez de limpar a cozinha e adiantar algu­mas saladas para as refeições das crianças”, diz a servente Carmem Marmitt, ao lado dos colegas Dárcio Werle e Geovane Joner.
ESCOLAS MUNICIPAIS

Arno Nienow (Navegantes), Paulo Arandt (São João), Matheus Grimm (Portal da Serra), Albano Hansen (Travessão), Felippe Wendling (Bela Vista), Mário Sperb (Travessão Rübenich), Carlos Rausch (Vale Direito), 29 de Setembro (Moinho Velho) e Primavera  

Calor volta ao Estado

Desde o dia 18 de julho as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não registram a mínima acima dos 4°C. Apesar da baixa temperatura nesta manhã, a máxima desta terça-feira chegou aos 30°C na fronteira do Estado. A mínima foi de 3,2°C em Chuí.
A névoa que cobriu o leste gaúcho nesta manhã deu lugar a uma tarde ensolarada e com baixa umidade relativa do ar nas regiões da Campanha, Serra, Centro e Oeste.
— A umidade pode ficar abaixo dos 30%, sendo que o ideal é acima de 60%. Somente a partir de quinta-feira teremos chuva pelo Estado, devido a uma frente fria que entra pelo sul — afirmou Diogo Arsego, meteorologista da Somar.

A média no Estado ficou acima dos 20°C na maioria das regiões.
- Quarta-feira: O calor aumenta, o que faz as temperaturas se elevarem. Será o típico dia de primavera. Em Dois Irmãos, máxima de 25°C.
- Quinta-feira: O ápice do calor no Estado será na quinta-feira. As temperaturas devem ficar próximas dos 30°C. Na Fronteira Oeste, aumenta a nebulosidade e a intensidade dos ventos com a entrada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul. Em Dois Irmãos fará 26ºC.
- Sexta-feira: Tem chuva prevista para todas as regiões. Haverá risco de temporal, com ventos fortes de até 100 km/h. As temperaturas diminuem, mas não há previsão de frio intenso para os próximos dias. Os termômetros devem ficar na casa dos 16°C na região do Litoral Sul.
- Sábado e domingo: O tempo fica instável até o próximo domingo, com temperaturas mais amenas. Meteorologistas apontam para a entrada de uma massa de ar polar intensa a partir do dia 10 de agosto.

Dois Irmãos continua arrecadando garrafas pet para Natal dos Anjos

Em poucos meses será realizada mais uma edição do Natal dos Anjos, evento que movimenta e atrai muitos turistas para Dois Irmãos. Com muitas luzes e enfeites, a cidade fica ainda mais bela e volta seus olhos para a decoração nas ruas e à tradicional árvore montada no Largo Felipe Seger Sobrinho.
Sempre preocupada com o meio ambiente e sendo destaque na reciclagem de materiais descartados, a cidade de Dois Irmãos precisa do apoio e colaboração de todos os moradores. A prefeitura, através do Departamento de Turismo coordena uma campanha de arrecadação de garrafas PET transparentes (incolores) para serem utilizadas na decoração desta festa natalina. Podem ser doadas garrafas plásticas de qualquer tamanho sendo, preferencialmente, incolores e estando limpas. Elas podem ser entregues nos postos de coleta, localizados nas escolas das redes municipal, estadual e particular.
A campanha de arrecadação de garrafas pet segue até o próximo dia 31 de agosto. “Estamos contando com a colaboração de toda a comunidade para fazer deste Natal dos Anjos mais uma vez uma linda e grande festa. Se cada um puder ajudar, será ainda melhor e mais bonito”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, João Luiz Weber.

30 de jul. de 2013

Turno integral inicia atividades na escola municipal Dom Bosco

Escritor Caio Riter contou a história "O Pequeno Polegar"

As crianças são divididas em duas turmas,
conforme a idade. Turma nível 4 e turma nível 5 (acima)
 Um serviço diferenciado está sendo ofe­recido aos estudantes pela primeira vez na escola de educação infantil Dom Bosco (Li­nha Görgen), em Morro Reuter. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, atendendo 25 crianças de 4 e 5 anos, com o objetivo de pro­porcionar aos estudantes um espaço de con­vivência e aprendizagem em turno integral e desafogar a lista de espera de crianças na Cre­che Gente Miúda, administrada pela Funda­ção Assistencial de Dois Irmãos (FADI).
As atividades desenvolvidas no turno da ma­nhã são as oficinas como dança e teatro (segun­da-feira), informática e ginástica (terça-feira), xadrez e alemão (quarta-feira), artes e hora do conto (quinta-feira), jogos e música (sexta-fei­ra). À tarde, além dos 25 alunos do turno integral, outras 33 crianças de ensino regular foram recebidas de­pois de um recesso escolar de duas semanas.
Diretora Morgana acompanhando a estudante
Ana Carolina Bier da Silva, seis anos, escrevendo
uma carta para o escritor Caio Riter
A diretora da escola, Morgana Engelmann, ficou impressionada com a tranquilidade das crianças em outro ambiente escolar. “Imaginei que as crianças vies­sem tímidas, mas todas chegaram bem ani­madas. Funcionou muito bem. Acho que os professores estavam mais ansiosos com este novo desafio do que os próprios alunos”, diz Morgana.
Os estudantes também tiveram a honra de receber o padrinho da biblioteca, o escritor Caio Riter. “É uma grande honra ser padri­nho desta biblioteca deste 2007 e poder con­fraternizar esta conquista para os estudantes, que é o turno integral”, diz Caio, que também contou a história “O Pequeno Polegar” para as crianças.
Foram contratadas duas estudantes de Peda­gogia que auxiliam as professoras no ensino.

Também estiveram presentes na escola o secretário de Educação e Cultura, Márcio Mal­garin, o secretário de Administração, Patrício Stoffel e a pedagoga Sandra Castro.

Dois postos de saúde afetados pela paralisação dos médicos

Atendimento foi normal no Posto de saúde do Centro
Com a paralisação dos médicos marcada para ocorrer nesta terça, dia 30, e quarta-feira, dia 31, em protesto às recentes iniciativas do governo federal na área da saúde, como a extensão do curso de medicina em mais dois anos, sendo eles voltados para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e também com a vinda de médicos estrangeiros para o país.
Em conversa com o secretário municipal da Saúde, Jerri Meneghetti, ele explicou que apenas dois dos cinco postos de saúde dos bairros de Dois Irmãos sofreram alterações em razão da paralisação dos médicos, que iniciou nesta terça-feira e segue até amanhã, dia 31. De acordo com ele, os únicos postos que foram afetados foram os dos bairros Bela Vista e Travessão. Ainda de acordo com o secretário, a princípio, esse mesmo sistema de atendimento deve ser mantido amanhã. “Ainda assim, pode ser que nesta quarta-feira haja novas alterações”, destacou Jerri. Além disso, todas as consultas que foram canceladas em função da paralisação serão reagendadas.

POSTO DO BELA VISTA
Não houve atendimento clínico geral nesta terça, já que o médico que estava na escala aderiu à manifestação. O serviço de pediatria também sofreu alterações, sendo atendidos apenas os casos de urgência e emergência.

POSTO DO CENTRO
A princípio estava prevista apenas a paralisação do serviço pediátrico no posto de saúde do Centro, tanto que alguns pacientes que já estavam com consultas agendadas foram alertados sobre a paralisação. No entando, de acordo com informações da própria unidade de saúde, em razão da grande demanda de pais com filhos no local na manhã desta terça-feira, a pediatra optou por atender. Além deste serviço, o atendimento ginecológico também ocorreu normalmente.

POSTO DO TRAVESSÃO
O serviço pediátrico foi o único a sofrer alterações no posto do Travessão em razão da paralisação dos médicos, tendo funcionado apenas para os casos de urgência e emergência.

POSTO DO SÃO JOÃO
O atendimento do clínico geral aconteceu normalmente nesta terça-feira.

POSTO DO SÃO MIGUEL
Como o atendimento clínico acontece apenas nas segundas, a paralisação não afetaria o atendimento.

POSTO 24H
O atendimento foi normal nesta terça-feira e deve acontecer normalmente também nesta quarta-feira.

MORRO REUTER
Na Unidade de Saúde de Morro Reuter, localizada no Centro, os atendimentos de clínico geral e pediatra foram apenas para casos de urgência e emergência nesta terça-feira. O serviço ginecológico atendeu às consultas marcadas normalmente. Nesta quarta-feira, dia 31 de julho, os atendimentos de clínico geral e pediatria devem seguir atendendo apenas casos de urgência e emergência.

29 de jul. de 2013

Motociclista morre em acidente na BR-116 em DOIS IRMÃOS

Um acidente de trânsito na BR-116 fez mais uma vítima fatal na tarde do último sábado, dia 27. Daniel Alexandre Ghesla, de 31 anos, era de Porto Alegre, e seguia no sentido Novo Hamburgo/Dois Irmãos, quando perdeu o controle da moto Ninja placas ITZ-4605, de Porto Alegre. Ele foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e SAMU, e levado ao Posto 24h, onde deu entrada por volta das 14h. Vítima de politraumatismo, ele sofreu diversas paradas cardíacas durante o socorro. Não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por volta das 14h45 de sábado. “Fizemos todas as manobras possíveis, mas foi irreversível”, lamenta uma técnica que ajudou no socorro. No local do acidente, diversas marcas de freio e marcas de onde o motoqueiro se chocou. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de São Leopoldo, Daniel se perdeu na curva, e acabou se chocando contra o guard-rail e o barranco.

Semana de volta às aulas

Desde as duas últimas semanas que escolas das três redes de ensino de Dois Irmãos começaram seu período de recesso escolar, permitindo a estudantes e professores o merecido descanso. O frio intenso da última semana também foi bastante oportuno, já que muitos, principalmente aqueles que estudam no turno matutino, não precisaram encarar as manhãs quase congelantes dos últimos dias. Nesta semana, porém, aos poucos escolas de Dois Irmãos e de Morro Reuter devem retornar às salas de aula.

Na manhã dessa segunda-feira, dia 29, foi a vez de estudantes e professores das escolas estaduais darem início ao novo semestre letivo. As escolas 10 de Setembro, Affonso Wolf, no bairro Vale Verde, e João Gräwer Filho, no bairro Travessão, iniciaram suas atividades. Nesta quarta-feira, dia 31, será a vez do Colégio Imaculada Conceição. E, por fim, na quinta-feira, dia 1º de agosto, escolas da rede municipal de ensino devem retomar suas atividades. O estudante Davi Arthur Justen, 8 anos, estava ansioso com a volta às aulas, depois das férias de inverno. Ele, que aproveitou as férias para visitar a madrinha e o primo, disse que o frio foi bom e ruim ao mesmo tempo. “O bom do frio era que a gente podia dormir até mais tarde. Mas quando a gente queria brincar fora de casa, não podia”, relata ele.

Consulta Popular será dias 6 e 7 de agosto

A votação da Consulta Popular, que elege prioridade no Orçamento de 2014 do Governo do Estado, será realizada nos dia 6 e 7 de agosto. Quatro demandas foram escolhidas para Dois Irmãos em assembleia municipal realizada em junho. São elas: Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil; Educação Básica, Profissional e Técnica; Esporte, Lazer e Turismo. Também é possível escolher duas entre as cinco prioridades para a demanda estadual. “A participação de todos é muito importante. Dentre as demandas de cada região, a verba será destinada para aquelas que receberem o maior número de votos proporcionalmente ao número de eleitores de cada cidade”, explica o secretário da Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, João Luiz Weber. Ele também lembra que o município já teve muitas conquistas através da Consulta Popular. A votação ocorre nos dias 6 - só pela internet (www.participa.rs.gov.br) - e 7 de agosto - pela internet e em urnas espalhadas pela cidade. Para votar é necessário apresentar a carteira de identidade ou o título de eleitor. As urnas estarão localizadas na Prefeitura Municipal; Secretaria de Saúde; Posto 24h; nos Postos de Saúde dos bairros Centro, São João, Travessão e Bela Vista; Câmara de Vereadores; Corpo de Bombeiros; Associação de Moradores dos bairros Navegantes e São Miguel; fábrica de calçados Wirth; Grupo Herval; Emater; e no Sindicato de Produtores Rurais de Dois Irmãos; além de uma urna itinerante.

UNIÃO e GUNNERS vão decidir o Municipal 2013


Será uma final inédita no Campeonato Municipal de Futebol de Dois Irmãos. Estreante na competição, o Gunners venceu o SER Campinas no último sábado e garantiu vaga na grande final do Municipal, e encara a experiente equipe do União no próximo sábado, dia 3, pelo jogo de ida da decisão. A primeira partida será na Baixada Setembrina. O horário ainda não foi definido. Já o União perdeu por 3 a 1 do Arcanjos, mas mesmo assim garantiu a classificação, já que venceu o jogo de ida por 4 a 1. Sobre a grande final, o técnico do União, Miguel Engelmann, já destaca a expectativa de grandes jogos. “Vão prevalecer dois jogos muito equilibrados”, afirma ele.
O primeiro jogo da semfinal foi entre União e Arcanjos. Precisando vencer por uma diferença de três gols para se classificar, o Arcanjos foi para cima e não deu trégua para o União. Aos 46 minutos do primeiro tempo, o primeiro gol. Gustavo, do União, marcou contra e deixou o Arcanjos na frente no placar. No segundo tempo, logo aos 8 minutos, Paulo empatou para o União. Aos 43 da segunda etapa, em outro lance, Gustavo tentou colocar a bola para a linha de fundo, mas chutou em gol, marcando o segundo contra e o segundo do Arcanjos. Dois minutos mais tarde, Deividi marcou o terceiro do Arcanjos. Em busca do gol da classificação, o Arcanjos foi persistente, e buscou o resultado até o final da partida, mas não conseguiu o quarto gol. Os destaques foram Gustavo (União) e Cesar (Arcanjos). União na final.
No segundo jogo, o Gunners tinha a vantagem do empate, mas mesmo assim não deu espaço para o SER Campinas. Pressionando já no início da partida, o Gunners marcou os dois gols nos 15 primeiros minutos de jogo. Luizinho marcou aos 13 e Cleidson ampliou aos 15. Precisando da vitória, o Campinas foi para cima, e descontou com Cordinha aos 28 da primeira etapa. O jogo seguiu com diversas chances de gol para as duas equipes, mas o resultado permaneceu assim até o final da partida. Os destaques foram Márcio Anacleto (Gunners) e Lucas (SER Campinas). Gunners na final.

Dois Irmãos pode ser afetada pela paralisação dos médicos

Médicos e estudantes de medicina de todo o Brasil devem participar da paralisação nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de julho. No Rio Grande do Sul, a paralisação foi aprovada na última terça-feira, dia 23, em assembleia que reuniu a categoria na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.
A ação é um protesto contra as recentes medidas do governo federal na área da saúde. Sindicatos, conselhos e demais entidades médicas do Estado são contrários à lei do Ato Médico e ao programa “Mais Médicos”, que prevê a contratação de profissionais estrangeiros e também aumenta o tempo do curso de medicina em dois anos. Dois Irmãos já fez seu cadastro no programa. Segundo o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o movimento integra calendário nacional com foco na derrubada da Medida Provisória 621.
De acordo com Ernani Galvão, médico atuante em Dois Irmãos e presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, a categoria reivindica também mais recursos para a área de saúde e um plano de carreira que ofereça incentivos para a fixação de profissionais em pequenas cidades do interior. “Sem dúvida, a falta de estrutura na área da saúde é uma das nossas maiores reivindicações. Temos diversos serviços de saúde abertos, mas com falhas, deficiências. Preferem colocar mais médicos do que estrutura para trabalhar”, destaca o presidente.
Ainda segundo ele, os serviços de urgência e emergências serão mantidos. “Pessoas em risco de vida devem ser atendidas”, ressalta o profissional de saúde, destacando que 100% da categoria foi chamada a participar da paralisação, mas 50% permanece no trabalho. “Vamos organizar diversos mutirões de saúde, medindo pressão, fazendo testes de glicose, fazendo encaminhamentos e marcando consultas. Também vamos ter a oportunidade de conversar com as pessoas”, diz ele, destacando locais onde serão realizados os mutirões, como postos de saúde, prefeituras e hospitais. “Em Dois Irmãos, a ideia é fazer mutirões no Posto 24h e no Hospital São José”, completa. Os mutirões ainda não foram confirmados em Dois Irmãos.
De acordo com o secretário de Saúde, Jerri Meneghetti, as consultas que não puderem ser realizadas amanhã e quarta, se houver de fato os mutirões, serão remanejadas pela Secretaria Municipal de Saúde.


“Problema é a falta de estrutura”, diz pediatra
 Apesar de não aderir à paralisação, o pediatra Jorge Pereira destaca que a mobilização é justa. Ele explica que, devido à escassez de profissionais na área pediátrica de Dois Irmãos, preferiu não paralisar. “Eu vejo o programa ‘Mais Médicos’ mais como uma estratégia política. O grande problema da saúde pública não é a falta de médicos, mas sim a falta de estrutura adequada para o exercício da profissão por esses profissionais. Nenhum médico vai querer colocar seu registro profissional em risco ao ir para cidades do interior onde as condições de trabalho são precárias e não é possível oferecer um serviço de qualidade ao paciente, podendo, até mesmo, colocá-lo em risco”, destaca ele. Para ele, não é trazendo médicos estrangeiros que esse problema será resolvido, ainda mais com esses não precisando revalidar o diploma.

Outro ponto ressaltado pelo médico é o tratamento ao qual muitos profissionais acabam sendo expostos em hospitais públicos. “A comunidade se revolta e com razão. Porém, muitas vezes, acabam atacando os médicos e outros profissionais da saúde injustamente, sendo que esses não são os culpados pelo que está acontecendo”, afirmou o médico.